Sunteți pe pagina 1din 6

Leitura e Produo de Texto - Nara Sgarbi - UNIGRAN

Aula 03
VARIAO LINGUSTICA

Caro(a) aluno(a), Estamos iniciando a nossa terceira aula, em que, como tema central, temos a variao da linguagem enquanto instrumento de interao social. Assim, nos acompanhem nesse contexto lingustico presente neste contedo que contempla as variaes da linguagem em uso. Bom trabalho!

Que tal!? Disposto a comear?? Comecemos, ento, analisando os objetivos e verificando as sees que sero desenvolvidas ao longo desta aula. Bom trabalho!

Objetivos de aprendizagem Ao trmino desta aula, voc ser capaz de: Compreender a amplitude do processo de comunicao; Entender e reconhecer que na lngua h vrias formas de se comunicar. Sees de estudo Seo 1 A linguagem e suas particularidades sociais e regionais Seo 2 As variedades lingusticas
69

Leitura e Produo de Texto - Nara Sgarbi - UNIGRAN

Carta de Pero Vaz de Caminha, trecho em que Caminha se refere ao primeiro encontro com os ndios. O capito, quando eles vieram, estava assentado em uma cadeira e uma alcatifa aos ps por estrado, e bem vestido, com um colar douro mui grande ao pescoo. (...) Um deles ps olho no colar do capito e comeou dacenar com a mo para a terra e depois para o colar, como que nos dizia que havia em terra ouro... A carta de Caminha o primeiro texto sobre o Brasil. No apresenta intenes artsticas, mas muito significativa por registrar as condies de vida dos primeiros colonizadores e habitantes da terra descoberta. Ela no s informa as caractersticas dessa terra, como mostra a viso de mundo dos portugueses, apresentando a cultura dos ndios por oposio dos europeus.
Disponvel em http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/propostas.html

Seo 1 A linguagem e suas particularidades sociais e regionais


O Brasil sem dvida o pas mais pluralizado do mundo. Alm do grande nmero de culturas estrangeiras que j fazem parte do cotidiano do brasileiro, temos ainda peculiaridades de regies do prprio pas que incrivelmente variam de acordo com a regio. Ento, vamos ver se voc consegue decifrar o causo do mineirim que segue.

Figura 5.1 A linguagem e suas variaes


70

Fonte: http://guiblogado.blogspot.com.br/2009/11/dicionario-mineiro.html. Acessado em 15 de julho de 2012, s 18 horas.

Leitura e Produo de Texto - Nara Sgarbi - UNIGRAN

Veja como a linguagem interessante, pois ela o que nos diferencia dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinio frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa insero ao convvio social. E dentre os fatores que a ela se relacionam destacam-se os nveis da fala, que so basicamente dois: O nvel de formalidade e o de informalidade.
O padro formal est diretamente ligado linguagem escrita, restringindo-se s normas gramaticais de um modo geral. Razo pela qual nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Este fator foi determinante para a que a mesma pudesse exercer total soberania sobre as demais. Quanto ao nvel informal, este por sua vez representa o estilo considerado de menor prestgio, e isto tem gerado controvrsias entre os estudos da lngua, uma vez que para a sociedade, aquela pessoa que fala ou escreve de maneira errnea considerada inculta, tornando-se desta forma um estigma (disponvel em http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm, acessado em 15 de julho, s 20 horas).

Compondo o quadro do padro informal da linguagem, esto as chamadas variedades lingusticas, as quais representam as variaes de acordo com as condies sociais, culturais, regionais e histricas em que utilizada.

Seo 2 As variedades lingusticas


Vejamos agora algumas das variaes lingusticas recorrentes no dia a dia. Dentre elas destacam-se: 2.1 Variaes histricas Dado o dinamismo que a lngua apresenta, a mesma sofre transformaes ao longo do tempo. Um exemplo bastante representativo a questo da ortografia, se levarmos em considerao a palavra farmcia, uma vez que a mesma era grafada com ph, contrapondo-se linguagem dos internautas, a qual fundamenta-se pela supresso do vocbulos. (disponvel em
http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm, acessado em 15 de julho, s 20 horas).

Analisemos, pois, o fragmento exposto:


Antigamente, as moas chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. No faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapages, faziam-lhes p-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. (Carlos Drummond de Andrade) (Disponvel em http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm, acessado em 15 de julho, s 20 horas).

Comparando-o modernidade, percebemos um vocabulrio antiquado.


71

Leitura e Produo de Texto - Nara Sgarbi - UNIGRAN

2.2 Variaes regionais


So os chamados dialetos, que so as marcas determinantes referentes a diferentes regies. Como exemplo, citamos a palavra mandioca que, em certos lugares, recebe outras nomenclaturas, tais como: macaxeira e aipim. Figurando tambm esta modalidade esto os sotaques, ligados s caractersticas orais da linguagem. (disponvel em http://www.brasilescola.com/
gramatica/variacoes-linguisticas.htm, acessado em 15 de julho, s 20 horas).

2.3 Variaes sociais ou culturais


Esto diretamente ligadas aos grupos sociais de uma maneira geral e tambm ao grau de instruo de uma determinada pessoa. Como exemplo, citamos as grias, os jarges e o linguajar caipira. As grias pertencem ao vocabulrio especfico de certos grupos, como os surfistas, cantores de rap, tatuadores, entre outros. Os jarges esto relacionados ao profissionalismo, caracterizando um linguajar tcnico. Representando a classe, podemos citar os mdicos, advogados, profissionais da rea de informtica, dentre outros. (disponvel em http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm,
acessado em 15 de julho, s 20 horas).

Agora que conhecemos sucintamente as variaes da linguagem, vamos fazer uma pequena interpretao a fim de exercitarmos nosso conhecimento. Para tal, utilizaremos o texto apresentado no incio desta aula, vejamos:

Causo de mineirinho
Sapassado, era sessetembro, taveu na cozinha tomano uma picumel e cuzinhano um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quasca desusto quanduvi um barui vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandop midipipocadenda galinha prass. O forno isquent, o mistor e o fiof da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quineim um lidileite. Foi um trem doidimais! Quasca dendapia! Fiquei sem sab dondecovim, proncov, oncont. Oiprocev quelocura! Grazadeus ningum semaxuc! (http//bacaninha.cidadeinternet.com.
br/home/mensagens/engraadas).

a) O textos apresenta aspectos interessantes de variao lingustica. Que dialeto utilizado para construir o texto? b) Observando a escrita de certas palavras do texto, deduza: O que caracteriza esse dialeto?
72

Leitura e Produo de Texto - Nara Sgarbi - UNIGRAN

c) Tambm possvel observar no texto variaes de registro, especialmente quanto ao modo de expresso. O texto apresenta marcas da linguagem escrita ou da linguagem oral? D exemplos que justifiquem sua resposta.
O exerccio disponibilizado aqui est disponvel em http://aulasdelinguaportuguesaeliteratura.blogspot.com.br/2011/03/atividade1-variacoes-linguisticas.html. Acessado em 24 de julho de 2012, s 18 horas.

Ufa, acabamos!? No, ainda no! Vamos, no item Retomando a Conversa Inicial, fazer um breve resumo dos contedos estudados nesta quinta aula!?

Retomando a Conversa Inicial


Chegamos, assim, ao final da quinta aula. Esperamos que voc tenha compreendido um pouco mais sobre a riqueza da linguagem, sobretudo quanto s suas varries lingusticas.

Seo 1 A linguagem e suas particularidades sociais e regionais O Brasil sem dvida o pas mais pluralizado do mundo. Alm do grande nmero de culturas estrangeiras que j fazem parte do cotidiano do brasileiro, temos ainda peculiaridades de regies do prprio pas que incrivelmente variam de acordo com a regio, denominadas de variaes lingusticas. Seo 2 As variedades lingusticas Compondo o quadro do padro informal da linguagem, esto as chamadas variedades lingusticas, as quais representam as variaes de acordo com as condies sociais, culturais, regionais e histricas em que utilizada.

Sugestes De Leituras E Sites:


Leituras: ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1996.
73

Leitura e Produo de Texto - Nara Sgarbi - UNIGRAN

ECO, Umberto; ANGONESE, Antonio (Tradutor). A busca da lngua perfeita. Bauru: EDUSC, 2002. KOCH, Ingedore G. Villaa; TRAVAGLIA, Luiz Carlos (Colaborador). A coerncia textual. Editora Contexto, 2001. SITES: http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0102/05.htm http://semioticacom102.blogspot.com/2008/10/como-se-definem-os-signos-2-signo.html. http://www.partes.com.br/ed39/teoriasignosreflexaoed39.htm

OBS: No esqueam! Em caso de dvidas, acessem as ferramentas Frum ou Quadro de avisos para se comunicar com o(a) professor(a) ou com seus colegas! Lembre-se, voc o protagonista da sua aprendizagem! Bons estudos.

74

S-ar putea să vă placă și