Sunteți pe pagina 1din 4

EXAME 130 CIVIL

PONTO 1 Deustmio, de posse de uma sentena estrangeira condenatria contra Zlio, devidamente homologada perante o Superior Tribunal de Justia, prope a competente execuo perante uma das Varas Cveis da Comarca de So Paulo, local onde reside o devedor, tendo sido distribuda para a 30. Vara Cvel. Ocorre que o bem penhorado no da propriedade de Zlio, pois trata-se de veculo de propriedade da empresa em que ele trabalha, estando na sua posse para exerccio da profisso. Alm do mais, os clculos elaborados pelo credor esto em desconformidade com o disposto na sentena. QUESTO: Como advogado de Zlio, elabore a defesa cabvel.

PONTO 2 Horcio prope contra Aldo ao de reintegrao de posse, pelo rito ordinrio. Em contestao, Aldo alega a ilegitimidade do autor, pois s quem poderia propor a demanda seria o seu pai, legtimo proprietrio e possuidor do imvel (arts. 926; 267, inc. VI, CPC). No mrito, alega que estaria na posse de forma regular em razo de comodato. O juiz de primeiro grau rejeita a alegao de ilegitimidade, tendo Aldo interposto agravo na forma retida. Meses depois, a demanda vem a ser julgada procedente, tendo Aldo interposto apelao, requerendo que o Tribunal conhea preliminarmente do agravo retido. Ao julgar a apelao, o Tribunal de Justia de So Paulo nega provimento por maioria de votos ao agravo retido, apreciado preliminarmente e, por unanimidade de votos, nega provimento apelao, tendo apreciado integralmente todas as questes debatidas. QUESTO: Como advogado de Aldo, interponha o recurso cabvel.

PONTO 3 Alcides emprestou a Horcio a quantia de R$ 100.000,00 (cem mil reais), aos 15 de maro de 2006, tendo Horcio se comprometido a devolver o referido valor at o dia 20 de outubro de 2006, devidamente corrigido monetariamente pelos ndices do IPC e juros de 1% (hum por cento) ao ms. Referido emprstimo foi celebrado verbalmente em Campina Grande/MT, apesar de ambos residirem em So Paulo. Ocorre que aos 28 de agosto de 2006, Alcides recebe uma carta de Horcio em que este informa que est de mudana definitiva para a Espanha, em virtude de problemas pessoais, mas que tentar honrar o pagamento da dvida, na data aprazada, tal como combinado anteriormente, tendo anexado uma nota promissria. Alguns dias aps receber a carta, um outro amigo em comum afirma que encontrou Horcio e que este informou que estava se separando da esposa e que todo o patrimnio construdo ao longo desses anos ficaria para a sua esposa e seus dois filhos. QUESTO: Diante desses fatos, como advogado de Alcides, tome a providncia judicial cabvel para resguardar os seus direitos.

QUESTES PRTICAS

1. Toms solteiro, sem descendentes ou ascendentes, e deseja realizar uma doao a um de seus sobrinhos, mas no quer que o negcio surta efeitos imediatamente, mas sim no futuro. O cliente sabe que a condio o evento futuro e incerto, e que o termo o evento futuro e certo, porm, explique juridicamente a ele qual a outra diferena prtica alm da incerteza da condio e da certeza do termo entre inserir uma condio suspensiva ou um termo inicial em seu contrato de doao.

2. Joo tem apenas um tio vivo (Mrio) e outro que j faleceu (Roberto). Cada um desses tios tem um filho vivo (primos, portanto, de Joo). Perfeitamente lcido, mas sabendo que tem uma doena grave e incurvel, Joo procura-o em seu escritrio para saber como ser a distribuio de sua herana, caso falea sem realizar testamento. Explique juridicamente para Joo como ser a distribuio patrimonial aps sua morte e o que ele poder fazer para alterar a situao.

3. Por conta de um levssimo descuido na direo do seu veculo, Marcos causou um dano material de R$ 100.000,00 (cem mil reais) a Roberto. Como advogado de Marcos, qual seria a tese jurdica mais apropriada a fim de reduzir o montante da indenizao?

4. J.J. aluguis de carros para festas adquire da multinacional LX um veculo zero quilmetro, a fim de incrementar seu negcio. Depois de certo tempo de utilizao do veculo, e por conta de pequenos dissabores com este, a empresa J.J. move ao em face de LX, inteiramente baseada no Cdigo de Defesa do Consumidor. Como advogado da empresa multinacional, LX, demonstre ao seu cliente qual a tese que lhe mais favorvel a respeito da aplicao, ou no, do Cdigo de Defesa do Consumidor para esta relao: a corrente maximalista ou a corrente finalista, explicando ambas.

5. Por fora de um contrato escrito, Caio, fazendeiro no Mato Grosso do Sul, deveria restituir o cavalo de Jos (cujo stio encontra-se no interior de So Paulo) no dia 02 do ms de julho. At o ms de agosto, Caio ainda no havia restitudo o cavalo por pura desdia, quando uma forte chuva imprevisvel causou a morte do cavalo, que foi inevitvel, devido altura atingida pela gua, bem como sua fora. Como advogado de Jos, demonstre os argumentos jurdicos que podem levar Caio a alguma condenao.

GABARITO

PONTO 1 Zlio deve apresentar impugnao (cumprimento de sentena, lei 11.232/05, art. 475, J) perante a 30. Vara Cvel de So Paulo alegando (a) incompetncia absoluta, pois a execuo de sentena estrangeira deve ser processada perante a Justia Federal, devendo os autos ser remetidos ao juzo competente, anulando-se os atos decisrios; (b) excesso de execuo, em razo da execuo estar se processando em valor diverso daquele constante no ttulo, devendo o devedor indicar qual o valor devido e demonstrar os valores apresentando os clculos. Com relao ao referido argumento deve requerer que a execuo se processe pelo valor apontado por ele; e (c) nula a penhora, por se tratar de bem de terceiro, devendo assim ser levantada a mesma e constritos bens de propriedade do devedor.

PONTO 2 O recurso cabvel o recurso especial que deve ser interposto perante o Tribunal de Justia, alegando violao a dispositivos infra-constitucionais, arts. 926 e 267, inc. VI, CPC (art. 105, inc. III, a, CF), requerendo o seu conhecimento e remessa ao STJ para a apreciao do mrito, com a finalidade de reformar o V. acrdo. Deve ainda demonstrar que os dispositivos legais foram devidamente prequestionados e que no necessria a reapreciao das provas (smulas 5, 7 e 282).

PONTO 3 Alcides deve propor demanda cautelar de arresto em face de Horcio, perante uma das Varas Cveis da Comarca de So Paulo, alegando fumus boni iuris, existncia de ttulo executivo lquido e certo (ainda no exigvel) e periculum in mora representado pelo fato de que o ru est tentando ausentar-se furtivamente, alm de estar alterando as condies patrimoniais. Deve requerer liminar para que sejam arrestados bens indeterminados, suficientes para a garantia do crdito e deve ainda indicar qual a ao principal a ser proposta (art. 806, CPC), que no caso ser o processo de execuo por quantia certa contra devedor solvente, cujo prazo de 30 (trinta) dias comear a fluir a partir da data do vencimento da dvida no paga. Valor da causa nesse caso pode ser estimativo ou o valor do dbito, por isso no relevante tal fato. Deve ainda requerer que seja designada audincia de justificao ou determinada a prestao de cauo caso o juiz entenda que os requisitos do art. 813, CPC, no esto presentes. Deve ainda requerer a citao do ru e caso seja arrestado bem imvel que a esposa seja intimada. Por fim, todos os demais requisitos de uma petio inicial devem estar presentes.

RESPOSTAS S QUESTES PRTICAS

1. A diferena prtica entre condio suspensiva e o termo inicial encontra-se no fato de que aquela configura uma mera expectativa de direito, enquanto este configura um direito adquirido, conforme preceituam os arts. 125 e 131 do Cdigo Civil. Assim, se uma nova lei proibir a doao ao sobrinho aps a assinatura de contrato sob termo inicial, o contrato estar garantido, pois o direito adquirido est a salvo de alteraes legais.

2. A hiptese trata do direito de representao em favor de filhos de tios, que no existe em nosso ordenamento. De acordo com o art. 1853 do Cdigo Civil, filhos de tios que j morreram no representam e a herana ser entregue inteiramente (100%) ao tio Mrio. Para alterar a situao, Joo pode livremente elaborar um testamento, dispondo da integralidade de seu patrimnio, j que no possui herdeiros necessrios (1.845) e, portanto, no tem que respeitar o limite de 50% do patrimnio para testar.

3. Aplica-se no caso o art. 944, pargrafo nico do Cdigo Civil. Portanto, ser possvel solicitar a diminuio da indenizao por conta da excessiva desproporo entre a gravidade da culpa e o dano sofrido. a aplicao da teoria dos graus de culpa que foi incorporada ao Cdigo Civil com a finalidade de evitar eventuais despropores entre um dano imenso decorrente de uma culpa leve.

4. Ambas as correntes nascem do art. 2, que pode ter diferentes interpretaes, porque o Cdigo no explicou o que seria destinatrio final para fins de considerar a pessoa fsica ou jurdica como consumidora. Da surgirem duas fortes correntes. A corrente finalista a mais adequada para defender os interesses da empresa multinacional LX, porque sustenta que s consumidor final aquele que retira economicamente o produto do mercado, esgotando-o economicamente. Quem adquire a fim de aplicar em seu negcio, aumentando a produtividade ou as vendas, no retira o bem economicamente do mercado e, portanto, no pode se beneficiar do CDC. Por sua vez, a corrente maximalista diz que todos que retiram faticamente o produto do mercado j so considerados consumidores e, portanto, passveis de utilizar o CDC. Sua utilizao seria mais adequada para a parte contrria, que poderia se valer de todo sistema protetivo do CDC.

5. A impossibilidade da prestao ocorreu durante a mora do devedor. Por conta disso, nem mesmo o caso fortuito capaz de isent-lo de responder pela impossibilidade da mesma. A configurao da mora (desdia do devedor) aumenta a responsabilidade do devedor, que passa a responder inclusive nessa situao. Duas hipteses poderiam afastar tal responsabilidade. A primeira seria provar que no houve culpa na mora, ou seja, que a mora se deu por uma situao inevitvel e imprevisvel ao devedor. A segunda seria alegar a exceo de dano inevitvel, a saber, que o dano sobreviria mesmo que o cavalo fosse entregue na data combinada, o que no parece ser o caso da situao relatada. Logo, est configurada a responsabilidade de Caio em responder civilmente e pagar pelas perdas sofridas por Jos, segundo determina o artigo 399 do Cdigo Civil.

S-ar putea să vă placă și