Sunteți pe pagina 1din 26

Geometria e medidas

O experimento

Experimento
Curvas de nvel
Objetivos da unidade 1. Desenvolver experimentalmente a ideia de projeo ortogonal; 2. Aprimorar a capacidade de visualizao e associao de figuras tridimensionais a uma representao plana; 3. Aplicar o conhecimento geomtrico a situaes de carter prtico por meio da construo de curvas de nvel.

licena Esta obra est licenciada sob uma licena Creative Commons

Secretaria de Educao a Distncia

Ministrio da Cincia e Tecnologia

Ministrio da Educao

Curvas de nvel

O experimento
Sinopse Este experimento prope o estudo das curvas de nvel e suas aplicaes, usando massa de modelar. A partir da construo de um relevo, possvel desenhar suas curvas de nvel e seu perfil topogrfico. Ocaminho contrrio tambm pode ser feito: a partir de um conjunto decurvas, podemos obter o formato do acidente geogrfico. Contedos Geometria Plana; Geometria Espacial, Paralelismo entre Planos, Projees Ortogonais.

Objetivos 1. Desenvolver experimentalmente a ideia de projeo ortogonal; 2. Aprimorar a capacidade de visualizao e associao de figuras tridimensionais a uma representao plana; 3. Aplicar o conhecimento geomtrico a situaes de carter prtico por meio da construo de curvas de nvel. Durao Uma aula dupla.

Introduo
Olhando para um mapa topogrfico, podemos notar diversas curvas de cor castanho. So as chamadas curvas de nvel, que mostram pontos do mapa de mesma altitude. As curvas de nvel so usadas por vrios tipos de profissionais como gelogos, engenheiros, cartgrafos, agrnomos etc e suas aplicaes vo desde anlise de eroses at manobras militares. Namate mtica tambm so usadas noestudo de funes, quando queremos transformar grficos com 3 dimenses em figuras planas. Este experimento prope aos alunos que construam curvas de nvel, identifiquem umrelevo a partir desse tipo de representao ediscutam sobre suas aplicaes.

Curvas de nvel

O Experimento

2 / 14

E;nf[h_c[dje
Material necessrio

Massa de modelar; Palitos de sorvete; Linha de costura (ou linha de anzol); Rgua.

fig. 1

9khlWiZ[dl[b

Preparao

Divida a sala em grupos de 4 alunos. Cada equipe dever receber duas pores de massa (aqui foi utilizado 200 g de massa por poro), dois palitos de sorvete, um pedao de linha de costura (em torno de 30 cm) e uma Folha do Aluno. A quantidade de alunos por grupo pode variar conforme a disponibilidade de massa de modelar.

Tipos de relevos

etapa

'
Pea aos alunos para dividir a massa recebida entre todos do grupo. Assim, cada aluno poder fazer a sua construo nessa etapa.

Esta etapa consiste na apresentao de alguns tipos de relevos a seus alunos. interessante iniciar com uma discusso sobre quais relevos eles conhecem. Aqui esto sugeridos cinco acidentes geogrcos. Pea para que os alunos os construam rapidamente com a massa, enquanto discute sobre o formato de cada um.

E;nf[h_c[dje

) % '*

Espiges Este tipo de relevo tem como principal caracterstica a presena de um sequncia de morros com formas topogrcas convexas.

Caso seja necessrio, relembre o que signica uma gura ser convexa.

fig. 2

Vales em formato "V"

fig. 3

9khlWiZ[dl[b

Vales abertos em formato U

fig. 4

Selas
O crculo vermelho na gura indica o relevo em questo.

fig. 5

E;nf[h_c[dje

* % '*

Morros Redondos

fig. 6

Curvas de nvel

etapa

Nesta etapa, os alunos aprendero sobre as curvas de nvel e como constru-las. As curvas de nvel so as linhas que representam pontos de mesma altitude no relevo em um mapa. As figuras 7, 8 e 9 mostram exemplos dessas curvas.

9khlWiZ[dl[b

300 150 200 fig. 7

350

300

250

fig. 8

200 150 100 50

fig. 9

E;nf[h_c[dje

+ % '*

Observe que as curvas de nvel so obtidas pela interseco do relevo com planos paralelos que mantm a mesma distncia entre si. Essas interseces, projetadas ortogonalmente sobre um plano, determinam as curvas de nvel, conforme indicado na gura abaixo.

Manter a mesma distncia durante o corte garante que informaes, como inclinao do relevo, por exemplo, no sejam perdidas.

Maiores informaes sobre projeo ortogonal so encontradas no Guia do Professor.

456 440 432 20m 420 416 400 20m equidistncia vertical

400 420 440 456

416

432

fig. 10

Os nmeros mostrados nas linhas se referem altura do plano que contm aquela linha. O  indica o local do pico de um morro e o ponto mais baixo de um vale. Tambm

9khlWiZ[dl[b

indicado o valor de sua altura, j que os cortes feitos podem no mostrar exatamente sua localizao. Neste momento, os alunos devem construir as curvas de nvel de um relevo. Eles devem seguir o roteiro abaixo, como na Folha do Aluno: Construa com a massa um tipo de relevo. Fica a critrio do professor se ser feita uma construo por grupo ou se cada aluno far a sua.

fig. 11

Marque nos palitos de sorvete, com a ajuda de uma rgua, intervalos de 1,5 cm. Esse valor uma sugesto para construes com 200 g de massa. Valores maiores para a distncia entre os planos fornecem poucas curvas, o que impossibilita uma descrio adequada, e distncias menores dicultam o corte.

Varie a distncia entre as marcas nos palitos de acordo com a quantidade de massa disponvel para cada grupo.

E;nf[h_c[dje

, % '*

fig. 12

Amarre as pontas da linha, uma em cada palito.


! No amarre a linha muito forte, pois ela tem que deslizar pelo palito.

fig. 13

Faa cortes em sua montanha, comeando de baixo, de 1,5 em 1,5 centmetros (segure a massa caso o relevo ameace desmoronar durante o corte).

9khlWiZ[dl[b

fig. 14 Corte prximo da base.

fig. 15 Corte prximo do topo.

Desenhe os cortes em seu caderno.


Diga aos alunos para comear a desenhar as curvas de baixo. Isso facilita a visualizao da localizao dos outros cortes.

fig. 16

E;nf[h_c[dje

- % '*

fig. 17

Mea a altura dos picos (ou vales) que caram entre os cortes e marque-os com um  na curva.

Para uma medida mais precisa, marque com um lpis a distncia do pico (ou do vale) e mea com a rgua.

fig. 18

9khlWiZ[dl[b

fig. 19

Ateno! Nas formas mais comuns de relevo, as curvas de nvel no se cruzam! Os relevos que gerariam cruzamento so rarssimos. Tente imaginar uma situao em que isso ocorra.

Reconstruo e comparao de relevos


Nesta etapa, pea para que cada grupo faa uma construo de um tipo de relevo usando apenas uma poro da massa recebida, guardando o restante para ser usado posteriormente. Instrua-os a no mostrar para os outros grupos o relevo construdo.

etapa

E;nf[h_c[dje

. % '*

fig. 20

Como na Etapa 2, cada grupo dever seccionar o relevo e construir as curvas de nvel que devero ser desenhadas numa folha separada e entregues ao professor. O relevo construdo dever ser guardado para comparao futura.

fig. 21

9khlWiZ[dl[b

As folhas entregues devero ser redistribudas entre os grupos e, para que a atividade que mais interessante, eles no devem saber a origem das construes. Agora, cada grupo tem em mos as curvas de nvel de um relevo desconhecido. Os alunos devem tentar reconstruir este relevo a partir das curvas de nvel recebida. A figura 22 ilustra uma etapa da reconstruo. Ateno! Use uma das massinhas recebidas para fazer o relevo inicial, e a outra para a fase de reconstruo. Isto , cuide para que o relevo inicial no desmanche!

Lembre os alunos que a distncia entre os cortes deve ter o mesmo valor da espessura da massa no molde.

fig. 22

A figura 23 mostra como caria o relevo da figura 21 reconstrudo. possvel chegar bem prximo do relevo original.

E;nf[h_c[dje

/ % '*

fig. 23 Reconstruo do relevo da fig. 21.

O professor pode reunir em sua mesa os relevos originais de cada grupo. Assim, terminada a reconstruo, os alunos podero tentar identicar qual foi o modelo que originou o desenho.

Perl topogrco

etapa

*
O relevo do exemplo o Po de Acar e o Morro da Urca, ambos localizados no Rio de Janeiro. Podem ser mostrados outros pers de lugares famosos como motivao aos alunos.

A partir das informaes fornecidas por uma curva de nvel, possvel obter uma linha conhecida por perl topogrco do relevo. Essa linha representa as declividades e altitudes (cotas) do terreno, como mostrado no exemplo abaixo.

9khlWiZ[dl[b

50 100 150 200 250 300 350 400

50 100 150

po de acar

200

morro da urca

urca

400

300

200

100

fig. 24

Os alunos podem representar o perl topogrco de uma linha horizontal do terreno, isto , representar os aclives e declives que encontrariam se percorressem essa linha. Perceba que o perl nada mais que um grco que relaciona distncias horizontais com as cotas dos pontos. Cada aluno deve fazer o perl de um dos conjuntos de curvas de nvel construdos por ele. Para isso, siga os seguintes passos:

E;nf[h_c[dje

'& % '*

1. Escolha a linha  que determinar o perl a ser representado;

fig. 25

2. Trace perpendiculares reta  pelas interseces com as curvas de nvel. Pode j ser construdo um eixo cartesiano onde ser construdo o perl. O eixo  ter o valor das alturas;

9khlWiZ[dl[b

fig. 26

3. Esboce retas paralelas equidistantes , indicando em cada uma o valor da cota correspondente; 4. Determine a interseco de cada paralela com as perpendiculares relativas curva de nvel correspondente;

E;nf[h_c[dje

'' % '*

fig. 27

5. Una os pontos determinados.

fig. 28

9khlWiZ[dl[b

Interpretao das curvas O que indicam as curvas de nvel consecutivas muito afastadas? E as muito prximas?

Podemos observar que curvas de nvel prximas signicam terrenos mais ngremes, e, quanto mais distantes as curvas de nvel, mais suave a inclinao do relevo em questo.

<[Y^Wc[dje
Aplicaes Discuta com seus alunos as aplicaes das curvas de nvel e pers topogrcos. Ambos so temas essenciais para gelogos, cartgrafos, agrnomos e outros prossionais, podendo ser utilizados para interpretao de evoluo de eroses do terreno, clculos de volume de terra ou aplicaes militares. Proponha a seus alunos o seguinte problema de aplicao: Na gura a seguir, temos um trecho da carta topogrca de uma certa regio. No ponto  localiza-se uma torre de transmisso de TV e no ponto  encontra-se uma casa. As curvas de nvel representam diferenas de cota de 20 m.

E;nf[h_c[dje

'( % '*

+275 casa +347 A rio verde

30

0
casa

br an

co

+305

rio

30

igreja

+270

fig. 29

Interpretao das curvas Construa o perl da linha  do terreno. Sugesto: adote 1 cm = 20 m como escala vertical.

Note que, a partir da curva de nvel de cota 300, possvel saber a cota de todas as outras curvas.

Feito o perl, questione-os: Pense e responda No ponto  existe uma torre de TV. A casa situada em  recebe esse sinal?

Para resolver essa questo, os alunos devem fazer o perl topogrco como mostrado na figura 30.

9khlWiZ[dl[b

30 rio o gr ne

fig. 30

O trao azul representa o sinal de TV. Pode-se observar que este no alcana . Assim, podemos concluir que a casa localizada em  no recebe o sinal de TV da torre localizada em .

E;nf[h_c[dje

') % '*

Ficha tcnica
Autores Miriam Sampieri Santinho, Rosa Maria Machado e Wilson Roberto Rodrigues Coordenao de redao Rita Santos Guimares Redao Mariana Sacrini Ayres Ferraz Revisores Matemtica Antnio Carlos Patrocnio Lngua Portuguesa CarolinaBonturi Pedagogia ngela Soligo Projeto grfico Preface Design Ilustrador Lucas Ogasawara de Oliveira Fotgrafo Augusto Fidalgo Yamamoto Universidade Estadual deCampinas Reitor Fernando Ferreira Costa Vice-Reitor Edgar Salvadori de Decca Pr-Reitor de Ps-Graduao Euclides de Mesquita Neto Matemtica Multimdia Coordenador Geral Samuel Rocha de Oliveira Coordenador de Experimentos Leonardo Barichello Instituto de Matemtica, Estatstica e Computao Cientfica (imecc unicamp) Diretor Jayme Vaz Jr. Vice-Diretor Edmundo Capelas de Oliveira

licena Esta obra est licenciada sob uma licena Creative Commons

Secretaria de Educao a Distncia

Ministrio da Cincia e Tecnologia

Ministrio da Educao

S-ar putea să vă placă și