Sunteți pe pagina 1din 14

[1]

Os interesses empresariais dos gestores pblicos da indstria extractiva

Alianas com selo de trfico de influncias e conflitos de interesses


Por Milton Machel * Gozando do privilegiado acesso informao sobre os recursos naturais do pas, um grupo de gestores pblicos de topo do sector extractivo em Moambique tem constitudo alianas empresariais entre si, seus excolegas e com ex-ministros. na Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), empresa pblica, e no Ministrio dos Recursos Minerais (MIREM) que mais pontificam essas conexes entre gestores tcnicos e polticos. mais uma das configuraes, com selo de conflitos de interesses e trfico de influncias, que caracterizam as estratgias empresariais da elite do sector pblico nacional. A indstria extractiva em Moambique bastante apetecvel. No so s generais na reserva, ex-ministros, ministros em exerccio, manda-chuvas e testas-de-ferro da Nomenklatura e suas famlias, os interessados em investir e lucrar do sector.

[2]

Numa terra em que os polticos so o mais flagrante exemplo de falta de tica na constituio de seus negcios privados, amide lesa-Estado, a indstria extractiva afigura-se tanto mais apetecvel quanto se tenha acesso privilegiado informao mais precisa sobre recursos naturais do pas. aqui onde entram os gestores tcnicos. Ao mesmo tempo que defendem o interesse pblico, h anos que gestores tcnicos deste sector vm estabelecendo uma tica prpria de fazer negcio: aliam-se entre si, associam-se a ex-ministros, conectam-se a seus ex-colegas e coligam-se com outros gestores dos sectores mineiro e energtico do pas para constiturem sociedades comerciais viradas a investimentos nas reas em que eles so servidores do Estado Moambicano. Uma exaustiva investigao do CIP permite vislumbrar os contornos das alianas entre gestores seniores do Estado e polticos. Essas alianas se entrecruzam no Ministrio dos Recursos Minerais, o mais poderoso dos ministrios econmicos do Governo de Moambique, e na Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).

A frente dos quadros tcnicos da ENH Criada pelo Decreto nmero 18/81, de 3 de Outubro, como Empresa Estatal, a ENH tem como objecto social pesquisa, desenvolvimento, produo, transporte, processamento e distribuio de petrleo e gs natural, bem como a execuo da poltica petrolfera nacional. Em 1997, a ENH transformada em Empresa Pblica atravs do Decreto 39/97, passando desde ento a dispr de autonomia administrativa e financeira e a sua gesto feita atravs de um Conselho de Administrao. A partir desta altura a ENH comeou a funcionar como brao comercial do Governo moambicano para a rea de pesquisa e produo de hidrocarbonetos. A ENH participa, em associao com companhias petrolferas, em todas as actividades de explorao.

[3]

Dentro da ENH, salientam-se os seguintes quadros com interesses empresariais na rea de hidrocarbonetos: o Administrador Paulino Gregrio, o ex - Administrador Victor Julien, o engenheiro de Petrleos (assessor tcnico) Guilhermino Fortes e a actual Chefe de Departamento Jurdico Iolanda Matsinhe. Eles fazem parte do extenso grupo de indivduos que, em 2007, criou a IH - Investimentos & Hidrocarbonetos, Limitada. Constituda como sociedade por quotas, a IH tem como objecto social, de entre outros: a aquisio e gesto de participaes sociais, sob qualquer forma, em sociedades comerciais, industriais ou de prestao de servios, constitudas ou a constituir, em qualquer parte do territrio nacional ou no estrangeiro; a prestao de servios e consultoria multidisciplinar, na rea dos hidrocarbonetos . Victor Julien, Guilhermino Fortes e Iolanda Matsinhe j se tinham lanado, em 2004, na senda empresarial, quando criaram a Sociedade de Desenvolvimento e Hidrocarbonetos, S.A.R.L (SDH) em parceria com outras figuras, de entre elas um importante quadro snior do MIREM comprometido com a transparncia na indstria extractiva: Benjamin Chilenge. Apesar da sua designao explcita, s de forma indirecta se pode inferir a interveno da SDH no sector dos hidrocarbonetos, j que o seu objecto social prev o investimento directo e gesto de empresas comerciais, industriais ou de prestao de servios ou a deteno de participaes sociais () em sociedades comerciais, industriais ou de prestao de servios (). Iolanda Matsinhe h vrios anos Secretria da Assembleia-Geral da CMH, empresa dominada pela ENH e pelo Estado Moambicano. Outra figura no menos ligada pblica ENH e associada s privadas IH e SDH Issufo Dauto Anuar Abdul. Issufo Abdul ex-PCA da ENH e ex Administrador da Companhia Moambicana de Hidrocarbonetos (CMH), sociedade annima de direito privado detida em 70 por cento pela ENH e em 20 por cento pelo Estado Moambicano.

[4]

Ex-Ministros e ex-quadros seniores do MIREM Na sociedade comercial IH figuram tambm, como scios daqueles gestores tcnicos da ENH, dois ex-ministros e recm-ex-deputados da Assembleia da Repblica. So eles John William Kachamila, que foi Ministro dos Recursos Minerais (de 1987 a 1994) e Ministro da Coordenao da Aco Ambiental (2000 a 2004), e Ussumane Aly Dauto (ex - Ministro da Justia). Ex-deputado da Assembleia da Repblica e Antigo Combatente da Luta de Libertao Nacional, John Kachamila actualmente PCA da CMH, subsidiria da para-estatal ENH. Gelogo de formao e profundo conhecedor das riquezas minerais do pas ( um veterano quadro do sector, praticamente desde o ano de 1979), para alm dessa coligao empresarial com seus exsubordinados no MIREM, Kachamila criou em 2011 a CCM General Mining, Limitada. Esta firma, com um capital social de trs milhes e duzentos mil meticais, tem ainda como associada a CONSTRUES C.C.M., LIMITADA e dedica-se a: elaborao de projectos de engenharia; financiamento e projecto energticos; actividade industrial; explorao e processamento dos recursos minerais. Ussumane Aly Dauto, antigo Ministro da Justia e ex-chefe da comisso de assuntos jurdicos e legalidade na Assembleia da Repblica, tambm associado da Investimentos & Hidrocarbonetos (IH) , desempenhando igualmente a funo de Presidente do Conselho Fiscal da CMH. Antiga directora geral adjunta da ENH, para onde foi afectada pelo Ministrio dos Recursos Minerais, Miquelina Menezes registou em 2004 seus interesses empresariais no sector dos minerais, quando junto com outros associados criou a MIMOC - Minerais Industriais de Moambique, Limitada i. De seu nome completo Miquelina Menezes Lopes de Carvalho Julien, ela actualmente PCA do Fundo Nacional de Energia (FUNAE), instituio

[5]

subordinada ao Ministrio da Energia (ME) note-se: no passado, o MIREM e o ME eram apenas um nico ministrio, tendo sido separados em 2005. O FUNAE uma instituio pblica dotada de personalidade jurdica, autonomia administrativa e financeira, que visa: o desenvolvimento, produo e aproveitamento de diversas formas de energia a baixo custo; promover a conservao e gesto racional e sustentvel de recursos energticos. Ex-quadro snior do MIREM, investidor e representante de interesses privados estrangeiros no sector da minerao, Estvo Toms Rafael Pale igualmente associado da IH e da MIMOC - Minerais Industriais de Moambique, Limitada. Actual Director-Executivo da Companhia Moambicana de Hidrocarbonetos, Estvo Pale tem cerca de 30 anos de experincia na indstria mineira, durante os quais serviu de 1996 a 2005 como Director Nacional de Minas no MIREM. Nesta qualidade, Pale era responsvel pela superviso e controle das actividades minerais no pas e pela formulao e implementao de polticas mineiras e geolgicas aprovadas pelo Governo de Moambique. Mestrado em Engenharia de Minas e em Economia Financeira, Estvo Pale actual Administrador No-Executivo da firma britnica de direito moambicano Ncondezi Coal Company Mozambique, Limitada, a qual detm quatro licenas de explorao e prospeco de carvo na provncia de Tete e ao longo da Bacia do Zambeze. Na sua prpria capacidade, Estvo Pale tem interesses empresariais em reas diversificadas praticamente desde finais da dcada de 1990 e, em 2010, constituiu o seu mais recente empreendimento direccionado ao sector mineral: a ZAME - Zambeze Mineral Empreendimento, Limitada, tendo como scio Mussa Mahomedali. Com um vastssimo objecto social, a ZAME empreende e investe em reas como o turismo; a indstria; o comrcio; a informtica; a agro-indstria; a engenharia, a arquitectura, as obras pblicas; a explorao e engarrafamento

[6]

de gua de fontes naturais, sua comercializao e distribuio; os transportes martimos, ferrovirios e rodovirias; e o fabrico de garrafas e derivados plsticos.

Envolvimento de um decano das Finanas Pblicas e quadro do judicirio Quem tambm faz parte destas alianas e conexes empresariais do sector extractivo nacional o decano quadro das Finanas Pblicas e actual Juiz Conselheiro do Tribunal Administrativo, Aboobacar Zainadine Dauto Changa. Veterano do Fisco, enquanto com uma mo ajudava o Estado a colectar impostos (num dos pelouros da Autoridade Tributria de Moambique ) com a outra mo Aboobacar Changa assinava a escritura pblica de sua participao na Investimentos & Hidrocarbonetos (IH) em 2007, associando-se assim a vrios quadros da ENH e do Ministrio dos Recursos Minerais nas suas investidas empresariais. Aboobacar Changa serviu de 2007 a Agosto de 2009 como Administrador da Companhia Moambicana de Hidrocarbonetos (CMH) , a afiliada da ENH onde trabalham muitos dos seus scios na IH. Changa , igualmente, desde Dezembro de 2008, Juiz Conselheiro do Tribunal Administrativo, nomeado por despacho presidencial. Ou seja, Aboobacar Changa foi em simultneo (pelo menos de Dezembro de 2008 a Agosto de 2009) um dos auditores das contas do Estado e administrador de uma das participadas pelo Estado alvo dessas auditorias. O Presidente da Repblica (PR), Armando Emlio Guebuza, nomeou-o na altura interinamente para aquele cargo, aps ouvir o Conselho Superior da Magistratura Judicial. Juiz Conselheiro da 2. Seco do Tribunal Administrativo (TA), a Seco do Contencioso Fiscal e Aduaneiro, Aboobacar Changa viria a ser nomeado PCA do Cofre do Tribunal Administrativo, por

[7]

despacho do Juiz Presidente do TA, Machatine Munguambe, a 21 de Abril de 2010. Em Novembro de 2011, o PR confirmou Changa como Juiz Conselheiro do TA, ao emposs-lo junto com outros seus colegas do TA e do Ministrio Pblico. Como Juiz Conselheiro do TA, Aboobacar Changa participou em 2009 e 2010 na fiscalizao e auditoria das contas das empresas pblicas e participadas pelo Estado, o que significa que no Parecer Sobre a Conta Geral do Estado de 2008 e de 2009 ele pde analisar o seu trabalho e de seus pares na CMH e gestores da ENH que so seus scios na privada IH. Interessante!

O grupo empresarial do MIREM A outra frente de servidores pblicos envolvida nestas conexes empresariais entre a Investimento & Hidrocarbonetos (IH) e a Sociedade de Desenvolvimento e Hidrocarbonetos est posicionada no Ministrio dos Recursos Minerais (MIREM). So eles Afonso Samuel Sanso Mabica, Inspector-Geral do MIREM, Marta Vieira Jacob Pecado, Chefe de Departamento dos Recursos Humanos no MIREM, Lus Jossene, Assessor, e Benjamim Jos de Samussone Chilenge , Director Nacional de Planificao e Desenvolvimento no MIREM. Trs deles so scios na IH, nomeadamente Afonso Mabica, Marta Pecado e Benjamin Chilenge. Afonso Mabica e Marta Pecado tm actualmente assentos nos rgos sociais da participada pelo Estado CMH: como Vogal do Conselho Fiscal e Secretria da Assembleia-Geral, respectivamente. Lus Jossene, quadro do MIREM h mais de 30 anos, iniciou as suas investidas empresariais em 1991, quando na provncia de Tete constituiu a Sociedade Milamor, Limitada, tendo como scios Mateo Castiano e Alexandre Boide - ,

[8]

os quais se apartariam da sociedade em 2006, quando Jossene passaria ter como nova scia Eugnia Augusta Fernandes Beny. A Milamor, Limitada tem como objecto social: pesquisa, explorao e comercializao de durmortierite e gatas, bem como a realizao de actividades de consultoria de estudos e projectos mineiros e afins, podendo exercer qualquer outra actividade industrial ou comercial conveniente aos interesses sociais mediante deliberao da assembleia-geral e desde que previamente autorizada para o efeito. altura da criao da Milamor, Lus Jossene servia como Director-Geral da Empresa Nacional de Carvo de Moambique - CARBOMOC, Empresa Estatal, cargo para o qual foi confiado por Despacho Ministerial em 1984. Jossene viria a ser confiado, em 2006, novamente por Despacho Ministerial, como um dos membros da Comisso Liquidatria da CARBOMOC, com plenos poderes para alienar o patrimnio desta empresa estatal e cobrar as dvidas que outras instituies tenham contrado para com esta carbonfera. A CARBOMOC, ento sedeada em Tete, controlava praticamente todas as minas de carvo que hoje esto a ser exploradas por mineradoras multinacionais como a Vale e a Riversdale e outras reas de ocorrncia deste e outros minrios cujas licenas foram concedidas pelo Estado a empresas como a britnica Ncondezi e a indiana Jindal. Quadro muito confiado no MIREM , Lus Jossene viria, novamente, por Despacho Ministerial datado de 27 de Junho de 2008, a ser nomeado membro de uma Comisso Liquidatria: neste caso, da decretada extinta Companhia de Desenvolvimento Mineiro, SARL. Jossene e seus outros colegas desta comisso foram ento investidos de poderes especiais para a alienao do patrimnio da Companhia de Desenvolvimento Mineiro, SARL, cobrana de dvidas bem como representar a empresa em juzo ou fora dele. Lus Jossene tambm um dos scios e fundadores da MIMOC - Minerais Industriais de Moambique, Limitada, criada em 2004. Este economista do MIREM um dos scios fundadores da Associao Moambicana de

[9]

Operadores Mineiros (AMOMINE), agremiao constituda em 2006, tendo como parte do seu objecto social as seguintes atribuies: - Defender os interresses gerais dos seus membros atravs da sua aproximao e do apoio iniciativa privada participao destes no desenvolvimento das actividades econmicas, nomeadamente nos domnios tcnicos, financeiros e comerciais; - Promover a formao profissional dos seus membros e sua integrao no meio empresarial nacional e internacional; - Dinamizar novos projectos e relaes comerciais e promover a aco dos seus membros do mercado nacional e internacional; - Criar uma fora dialogante junto dos organismos oficiais, governamentais, econmicos, sociais, culturais, e perante o ministrio de tutela em especial; - Contribuir para o conhecimento e divulgao das actividades dos membros, incrementado a colocao dos seus produtos no mercado nacional e internacional; - Colaborar activamente no aperfeioamento de legislao que vise os interesses dos seus membros e do sector em geral ; Ou seja, como quadro do MIREM, Lus Jossene presta assessoria tcnica nas decises do ministrio, por um lado; e, por outro, na AMOMINE defende interesses de uma agremiao de interesse privado que muitas vezes interage e at pode entrar em conflito com o prprio organismo governamental. Benjamin Chilenge j foi, de 2007 a 2009, Administrador na CMH e tambm um dos scios da SDH junto com alguns seus colegas do sector afectos ENH. Chilenge, junto com seus familiares directos e outros associados criou em Maro de 2010 a Chaambankuuya Investimentos, Limitada. Trata-se de uma sociedade por quotas cujo objecto social abrange, de entre outras actividades, o investimento directo e gesto de sociedades

[10]

comerciais, industriais, mineiras, imobiliria, turismo, agro-pecuria, avicultura ou de prestao de servios sociais. Como um dos representantes do Governo, Benjamin Chilenge o Coordenador do Comit de Coordenao da Iniciativa de Transparncia na Indstria Extractiva em Moambique (ITIEM). Em 2011, Moambique publicou o primeiro relatrio nacional sobre os pagamentos e recebimentos da indstria extractiva, o qual se reportava ao ano de 2008. Uma das companhias analisadas nesse relatrio foi a CMH, empresa na qual em 2008 Benjamin Chilenge servia como Administrador. Fica claro como o privilgio de acesso informao e de influncia sobre decises estratgicas relativas a gesto pblica dos recursos naturais pode se consubstanciar em uma mercadoria valiosa para a alavancagem de iniciativas privadas empresariais em Moambique. MM

A relevncia do Pacote Legal Anti-Corrupo


Em Junho do ano passado, o Conselho de Ministros aprovou a proposta do chamado Pacote Legal Anti-Corrupo e endossou-o Assembleia das Repblica, para a sua aprovao e instituio como lei. O Cdigo de tica do Servidor Pblico um dos instrumentos legais desse pacote que limitar estas conexes e alianas empresariais deste conjunto de gestores pblicos do sector extractivo nacional. O Cdigo de tica do Servidor Pblico ir estabelecer as bases e o regime jurdico relativo moralidade pblica e ao respeito pelo patrimnio pblico, por parte do servidor pblico. Este Cdigo define como servidores pblicos, dentre vrios, os titulares de cargos polticos e cargos pblicosii. Este Cdigo, no seu Captulo II, estabelece, entre vrios, como Deveres ticos do Servidor Pblico: lealdade; probidade pblica; supremacia do interesse pblico; responsabilidade; justia; respeito pelo patrimnio pblico; conhecimento das proibies e regimes especiais aplicveis; escusa de participao em actos em que incorra num conflito de interesse; declarao de patrimnio.

[11]

O Cdigo define: ocorre conflito de interesses quando o servidor pblico se encontra em circunstncias em que os seus interesses pessoais interfiram ou possam interferir no cumprimento dos seus deveres de iseno e imparcialidade na prossecuo do interesse pblico. Esta proposta de lei tipifica e categoriza, no seu Artigo 42, como conflitos de interesses: - Relaes de parentesco e de afinidade; - Relaes patrimoniais; - Ofertas e gratificaes - Uso ilegtimo da qualidade de agente pblico em benefcio prprio; - A situao de ex-titular de servidor pblico. Esse artigo do futuro Cdigo de tica do Servidor Pblico estabelece ainda, no seu ponto 2: ainda que a presente lei no se refira expressamente a alguma situao correspondente a qualquer dos tipos ou categorias referidas no nmero anterior, o servidor pblico deve suscitar a dvida perante a Comisso de tica do sector, nos termos desta lei, ou, na sua ausncia, perante os respectivos superiores hierrquicos sempre que, potencialmente, os seus interesses possam conflituar com os da entidade pblica ou servio no qual se encontra.

Com a cumplicidade dos camaradas deputados O estabelecimento do Pacote Legal Anti-Corrupo e do Cdigo de tica do Servidor Pblico como Lei depende da vontade poltica do partido Frelimo, com maioria absoluta na Assembleia da Repblica e do qual so membros muitos destes quadros gestores pblicos e do Estado. O Cdigo ir afectar tambm os interesses de detentores de cargos polticos, como actuais deputados da Assembleia da Repblica (AR) que so igualmente administradores/gestores de empresas e entidades pblicas e ou participadas pelo Estado. Alguns destes gestores tcnicos so colegas de Eduardo Joaquim Mulmbw na CMH. Ex Presidente da AR, Mulmbw substituiu em 2010 Vernica Macamo no cargo de Administrador No-Executivo da CMH, quando a sua camarada foi eleita para o suceder como Presidente da AR. Mulmbw, membro do Comit Central e da Comisso Poltica do

[12]

Partido Frelimo, igualmente Presidente da Comisso Ad-Hoc de Reviso da Constituio da Repblica. Outros deles so colegas do porta-voz do partido e membro do Comit Central Edson Macucua, Administrador na ENH e membro da Comisso Permanente do Parlamento. Estes so os casos de polticos com ligaes profissionais directas esta coligao de gestores pblicos e investidores privados do sector extractivo. No se pode, contudo, menosprezar o papel preponderante de outros deputados em situao de conflitos de interesses, nomeadamente: - Teodoro Waty, Presidente da Comisso de Assuntos Jurdicos, Direitos Humanos e Legalidade e PCA da LAM; - Manuel Tom, Membro da Comisso Permanente da AR e Administrador na HCB; - Mateus Katupha, Porta-Voz da Comisso Permanente da Assembleia da Repblica e PCA da Petromoc; - Margarida Talapa, Chefe da bancada da Frelimo no Parlamento, membro da Comisso Permanente e Administradora na mCel; - Isidora Faztudo, deputada e PCA da Cervejas de Moambique; - Casimiro Huate: Membro da Comisso de Agricultura e Desenvolvimento Rural na AR e PCA do Fundo do Ambiente (FUNAB) - Virglia Matabele: Membro da Comisso do Ambiente na AR, e Vice-PCA do Instituto Nacional de Turismo. MM

Notas de rodap
i

No confundir com a Minerais de Moambique, Limitada (MIMOC, Limitada), sociedade criada em 2008 pelo influente empresrio beirense Ganha Ah Kom, pelo General da Nomenklatura e ex-Ministro da Defesa Alberto Joaquim Chipande e o ex - Governador da provncia de Manica e actual de Gaza, Raimundo Maico Diomba
ii

A proposta de Lei do Cdigo de tica do Servidor Pblico qualifica algumas das seguintes figuras como as de Servidor Pblico: Juzes e magistrados do Ministrio Pblico de todos os tribunais, sem excepo; Inspector de Estado; Funcionrio e agente do Estado; gestor pblico; administrador designado por entidade pblica em pessoa colectiva de direito pblico ou em sociedade de capitais pblicos ou de economia mista; gestores, responsveis e funcionrios dos tribunais e das procuradorias; gestores, responsveis e funcionrios ou trabalhadores dos institutos pblicos, dos fundos ou fundaes pblicas, das empresas pblicas e das empresas

[13]

participadas pelo Estado; gestores, responsveis e trabalhadores de empresas privadas investidas de funes pblicas mediante concesso, licena, contrato ou outros vnculos contratuais; funcionrios pblicos e trabalhadores do sector pblico-administrativo e empresarial, integrados na administrao directa ou indirecta do Estado ou administrao autnoma do Estado.

Referncias: - Sobre a Sociedade de Desenvolvimento e Hidrocarbonetos, S.A.R.L.: BR n 22, III Srie de 2 de Junho de 2004 - pg. 950 - Sobre a IH - Investimentos & Hidrocarbonetos, Limitada: BR n 37, III Srie, 2 Supl. de 14 de Setembro de 2007 - pg. 756-(33) a 3 - Sobre a CCM General Mining, Limitada: BR n 23, III Srie, Supl., de 9 de Junho de 2011 - pg. 566- (9) a 2 - Sobre a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH): url: http://www.enh.co.mz/; url: http://www.enh-mz.com/ - Sobre a Chaambankuuya Investimentos, Limitada: BR n 25, III Srie, 2 Supl. de 28 de Junho de 2010 - pg. 504-(28) a 3 - Sobre a MIMOC - Minerais Industriais de Moambique, Limitada: BR n 25, III Srie, Supl., de 24 de Junho de 2010 - pg. 504-(16) a 1 - Sobre a Ncondezi Coal Company Mozambique, Limitada: BR n 42, III Srie de 20 de Outubro de 2010 pg. 862 a 1; url:http://www.ncondezicoal.com/boardofdirectors.aspx; url: http://www.ncondezicoal.com/about-us.aspx - Sobre a ZAME - Zambeze Mineral Empreendimento, Limitada: BR n 40, III Srie, 3 Supl. de 11 de Outubro de 2010 - pg. 820-(56) a 2 - Sobre a Sociedade Milamor, Limitada: BR n 8, III Srie de 19 de Fevereiro de 1992 pg. 76; e BR n 51, III Srie de 20 de Dezembro de 2006 - pg. 2991 Sobre a Companhia Moambicana http://www.cmh.co.mz/por/CMH/Perfil; de Hidrocarbonetos (CMH): url:

url: http://www.cmh.co.mz/por/CMH/Estrutura-Organizativa/Orgaos-Sociais;

[14]

- Sobre Associao Moambicana de Operadores Mineiros (AMOMINE): BR n 25, III Srie de 20 de Junho de 2007 - pg. 522 * Jornalista Investigativo no Centro de Integridade Pblica (CIP)

_________________________________ CENTRO DE INTEGRIDADE PBLICA CENTER FOR PUBLIC INTEGRITY Boa Governao-Transparncia-Integridade Good Governance-Transparency-Integrity Rua Frente de Libertao de Moambique (ex-Pereira do Lago), 354, r/c. Tel: (+258) 21 49 23 35 Fax:(+258) 21 49 23 40 Caixa Postal: 3266 Email: cip@cip.org.mz Web: www.cip.org.mz Facebook: http://www.facebook.com/Centro-de-Integridade-Publica-CIP/ Twitter: http://www.twitter.com/CIPMoz/ Maputo-MOCAMBIQUE

S-ar putea să vă placă și