Sunteți pe pagina 1din 5

Pragmatismo: Modernismo Reciclado?

John MacArthur

O pragmatismo realmente uma sria ameaa?


Estou convencido de que o pragmatismo apresenta precisamente a mesma sutil ameaa para a igreja em nosso tempo que o modernismo representou h quase um sculo. O Modernismo foi um movimento que abraou a chamada alta crtica e a teologia liberal enquanto negava quase todos os aspectos sobrenaturais do Cristianismo. Mas o modernismo no se apresentou primeiramente como um ataque evidente doutrina ortodoxa. Os modernistas mais antigos pareciam preocupados principalmente com a unidade interdenominacional. Eles estavam dispostos a subestimar a doutrina em prol daquela meta, porque eles acreditavam que a doutrina era inerentemente divisionista e que uma igreja fragmentada seria irrelevante nos tempos modernos. Para aumentar a relevncia do Cristianismo, os modernistas procuraram sintetizar ensinos cristos com os mais recentes insights da cincia, filosofia, e crtica literria.

" freqentemente esquecido que o alvo dos primeiros modernistas simplesmente era tornar a igreja mais "moderna", mais unificada, mais relevante, e mais aceitvel para uma ctica era moderna."
Modernistas viam a doutrina como um assunto secundrio. Eles enfatizavam a fraternidade e a experincia e minimizavam as nfases nas diferenas doutrinrias. Doutrina, eles acreditavam, deveria ser fluida e adaptvel - certamente no alguma coisa pela qual valha e pena lutar. Em 1935 John Murray fez esta avaliao do modernista tpico:
"O modernista muito freqentemente orgulha-se na suposio de que ele se preocupa com a vida, com os princpios de conduta e com a colocao em prtica dos princpios de Jesus em todas as reas da vida: individual, social, eclesistica, trabalhista e poltica. Seu slogan tem sido que o Cristianismo vida, no doutrina, e ele pensa que a ortodoxia Cristo ou fundamentalista, como ele gosta de chamar, simplesmente est preocupada com a conservao e perpetuao de dogmas desgastados de convico doutrinria, uma preocupao que faz da ortodoxia, na opinio dele, uma petrificao

fria e inanimada do cristianismo. ["A Santidade da Lei Moral", Escritos Selecionados de John Murray 4 vols. (Edimburgo: Banner of Truth, 1976), 1:193.]

Quando os precursores do modernismo comearam a surgir no fim do sculo XIX, poucos cristos ficaram preocupados. As controvrsias mais quentes naqueles dias eram reaes relativamente pequenas contra homens como Charles Spurgeon homens que estavam tentando advertir a igreja sobre a ameaa que pairava sobre ela. A maioria dos cristos - particularmente lderes das igrejas - no estavam nem um pouco abertos para tais advertncias. Afinal de contas, no era como se estranhos estivessem impondo ensinos novos na igreja; estas eram pessoas de dentro das denominaes - e grandes estudiosos do assunto. Certamente eles no tinham nenhum plano para arruinar o ncleo da teologia ortodoxa ou atacar o prprio corao do cristianismo. Divisionismo e cisma pareciam perigos muito maiores que a apostasia. Mas quaisquer que tenham sido os motivos dos modernistas no princpio, as idias deles representaram uma ameaa sria ortodoxia, como a histria provou. O movimento gerou ensinos que dizimaram praticamente todas as principais denominaes na primeira metade do sculo XX. Subestimando a importncia da doutrina, o modernismo abriu a porta para o liberalismo teolgico, o relativismo moral, e a acentuada incredulidade . A maioria dos evanglicos hoje tende a comparar a palavra "modernismo" com a negao completa da f. freqentemente esquecido que o alvo dos primeiros modernistas simplesmente era tornar a igreja mais "moderna", mais unificada, mais relevante, e mais aceitvel para uma ctica era moderna.

"No entanto, se a histria de igreja nos ensina alguma coisa, ela ensina que as agresses mais devastadoras contra a f sempre comearam com erros sutis que surgem de dentro."
O alvo o mesmo dos pragmatistas de hoje. Como a igreja de cem anos atrs, ns moramos em um mundo de mudanas rpidas - grandes avanos na cincia, na tecnologia, na poltica mundial, e na educao. Como os irmos daquela gerao, os cristos hoje esto abertos, at mesmo ansiosos, por mudanas na igreja. Como eles, ns ansiamos por unidade entre os crentes. E como eles, somos sensveis hostilidade de um mundo incrdulo. Infelizmente, h pelo menos um outro paralelo entre a igreja de hoje e a igreja do fim do sculo dezenove: muitos cristos parecem completamente inconscientes - se no pouco dispostos a enxergar - que srios perigos ameaam a igreja, vindo de dentro. No entanto, se a histria de igreja nos ensina alguma coisa, ela ensina que as agresses mais devastadoras contra a f sempre comearam com erros sutis que surgem de dentro.

Vivendo em uma era instvel, a igreja no pode se dar ao luxo de ficar vacilando. Ministramos a pessoas desesperadas por respostas, e no podemos minimizar a importncia da verdade ou atenuar o Evangelho. Se nos tornamos amigos do mundo, posicionamo-nos como inimigos de Deus. Se confiamos em dispositivos mundanos, automaticamente renunciamos ao poder do Esprito Santo. Essas verdades so repetidamente afirmadas na Bblia: "No sabeis que a amizade do mundo inimizade com Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg 4:4). "No ameis o mundo, nem o que h no mundo. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele." (1 Jo. 2:15). "No h rei que se salve com a grandeza de um exrcito; no h valente que se livre pela muita fora. O cavalo vo para a segurana; no livra a ningum com a sua grande fora." (Ps. 33:16, 17). "Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, que se estribam em cavalos, e tm confiana em carros, porque so muitos, e nos cavaleiros, porque so poderosssimos, mas no atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao Senhor." (Is 31:1). "No por fora nem por poder, mas pelo meu Esprito, diz o Senhor dos Exrcitos." (Zc. 4:6).

O mundanismo ainda um pecado?


Mundanismo at mesmo raramente mencionado hoje, muito menos identificado pelo que realmente . A prpria palavra est comeando a soar esquisita. Mundanismo o pecado da pessoa permitir que seus apetites, ambies, ou conduta sejam moldados de acordo com valores terrestres. "Pois tudo o que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscncia, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 Jo. 2:16, 17). Entretanto hoje ns vemos o extraordinrio espetculo dos programas de igreja projetados explicitamente para suprir o desejo carnal, apetites sensuais, e o orgulho humano; " a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida." Para alcanar esse apelo mundano, as atividades da igreja vo freqentemente alm do meramente frvolo. Durante vrios anos um colega meu tem colecionado um "arquivo de horrores" com recortes que informam como igrejas esto empregando inovaes para impedir que os cultos de adorao tornem-se tediosos. Na ltima meia dcada, algumas das maiores igrejas evanglicas dos Estados Unidos empregaram esquemas mundanos como comdias "pastelo", shows de variedades, exibies de luta livre, e at mesmo strip-tease simulado, para apimentar as suas reunies de domingo. Nenhum tipo de grosseria, ao que parece, ultrajante demais para ser trazido ao santurio. O entretenimento est rapidamente se tornando a liturgia da igreja pragmtica.

"Pregar a Palavra e corajosamente confrontar o pecado so vistos como meios arcaicos, ineficazes de ganhar o mundo.

Afinal de contas, essas coisas na verdade afugentam a maioria das pessoas."


Alm disso, muitos na igreja acreditam que este o nico meio de alcanarmos o mundo. Se as multides de sem-igreja no querem hinos tradicionais e pregao bblica, dizem-nos, temos que lhes dar o que eles querem. Centenas de igrejas seguiram precisamente essa teoria, chegando ao ponto de promover pesquisas entre os incrdulos para aprender o que os levaria a comparecerem. Sutilmente o alvo maior vem se tornando a freqncia igreja e a aceitao por parte do mundo em vez de uma vida transformada. Pregar a Palavra e corajosamente confrontar o pecado so vistos como meios arcaicos, ineficazes de ganhar o mundo. Afinal de contas, essas coisas na verdade afugentam a maioria das pessoas. Por que no atra-las ao aprisco oferecendo o que elas querem, criando um ambiente amigvel, confortvel, e suprindo exatamente aqueles desejos que so os mais prementes? Como se pudssemos fazer com que eles aceitem Jesus tornando-O de alguma forma mais agradvel ou fazendo a mensagem dEle menos ofensiva. Esse tipo de pensamento provoca um grave desvio na misso da igreja. A Grande Comisso no um manifesto de marketing. Evangelismo no requer vendedores, mas profetas. a Palavra de Deus, no alguma seduo terrena, que planta a semente para o novo nascimento (1 Pe 1:23). Ns ganhamos nada mais que o desprazer de Deus se buscamos remover a ofensa da cruz (Gl 5:11).

Toda inovao errada?


Por favor no entendam mal minha preocupao. No inovao em si que eu me oponho. Eu reconheo que estilos de adorao esto sempre em transformao. Tambm percebo que se o Puritano tpico do dcimo stimo sculo entrasse na Grace Community Church (onde eu sou o pastor) ele poderia ficar chocado com nossa msica, provavelmente espantado por ver homens e mulheres sentados juntos, e muito possivelmente perturbado por ns usarmos um sistema de alto-falantes para falar igreja. O prprio Spurgeon no apreciaria nosso rgo. Mas eu no sou a favor de uma igreja estagnada. No estou preso a nenhum estilo musical ou litrgico em particular. Essas coisas por si s so assuntos que as Escrituras sequer abordam. Tambm no penso que minhas preferncias pessoais em tais assuntos so necessariamente superiores s preferncias de outros. No tenho nenhum desejo de fabricar algumas regras arbitrrias que governam o que aceitvel ou no em cultos da igreja. Fazer assim seria a essncia do legalismo.

"Eu creio que anti-bblico elevar o entretenimento acima da pregao e da adorao no culto da igreja. E eu me oponho

queles que acreditam que tcnicas de vendas podem trazer as pessoas ao reino mais efetivamente do que um Deus soberano."
Minha queixa quanto a uma filosofia que relega a Palavra de Deus a um papel secundrio na igreja. Eu creio que anti-bblico elevar o entretenimento acima da pregao e da adorao no culto da igreja. E eu me oponho queles que acreditam que tcnicas de vendas podem trazer as pessoas ao reino mais efetivamente do que um Deus soberano. Essa filosofia abriu a porta para o mundanismo na igreja. "No me envergonho do evangelho", escreveu o apstolo Paulo (Rom. 1:16). Infelizmente, "envergonhado do evangelho" parece cada vez mais uma hbil descrio de algumas das igrejas mais visveis e influentes do nosso tempo. Eu vejo impressionantes paralelos entre o que est acontecendo na igreja hoje e o que aconteceu cem anos atrs. Quanto mais eu leio sobre aquela poca, mais a minha convico reforada de que estamos vendo a histria se repetir.

S-ar putea să vă placă și