Sunteți pe pagina 1din 16

Mdulo I Razes mediterrnicas da civilizao europeia cidade, cidadania e imprio na Antiguidade Clssica

O modelo romano

Contedos

Um mundo de cidades O poder imperial A codificao do direito A progressiva extenso da cidadania A cultura romana: pragmatismo e influncia helnica A romanizao da Pennsula Ibrica

Aprendizagens
Localizar o espao imperial romano Reconhecer o carcter urbano da civilizao romana Explicar a importncia do imperador como elemento de coeso poltica Salientar a riqueza e a utilidade do direito Interpretar a extenso do direito de cidadania romana como processo de integrao Identificar na romanizao da Pennsula Ibrica os instrumentos de aculturao das populaes submetidas Distinguir formas de organizao do espao nas cidades do Imprio

Cidades
Com os objetivo de melhor administrarem o Imprio, os Romanos remodelaram ou fundaram cidades. Estas atraam as populaes indgenas, que a se adaptavam ao modo de vida romano. O Imprio revestiu a forma de uma federao de cidades que, apesar de submetidas a Roma, dispunham de estruturas administrativas prprias que lhes conferiam autonomia.

O culto a Roma e ao imperador Divinizaram a figura do imperador e, com ela, a autoridade do Estado. Adorado como um deus em todas as regies do Imprio, o imperador tornou-se o garante da paz e da prosperidade dos povos, detentor de um poder supremo e inconstestado.

Organizao poltica do estado romano no perodo imperial

Exrcito e a imigrao Os legionrios romanos que se estabeleciam nos territrios conquistados eram portadores e, portanto, difusores da cultura romana. Os membros do exrcito que eram recrutados entre a populao indgena, uma vez reformados, regressavam s suas terras com uma nova maneira de pensar. No sculo I a. C., quando a crise poltica em Roma, vrios dos seus habitantes da classe alta vieram viver para a Hispnia, reforando, pela sua presena, a romanizao da Pennsula Ibrica.

As autoridades provinciais Os governadores e magistrados estabeleceram um clima de paz, confiana e tolerncia entre os nativos, o que favoreceu a atraco destes pela civilizao romana. Paralelamente, fundaram escolas onde os filhos dos chefes indgenas eram educados maneira romana para se tornarem, mais tarde, as elites locais.

A lngua, a religio e o Direito Todos os habitantes do Imprio passaram, de forma gradual, a falar o latim; os deuses romanos eram adoptados a par das divindades locais, e todos prestavam culto ao imperador. Todo o Imprio se regia pelas mesmas leis, as quais reflectiam a mentalidade romana.

O desenvolvimento econmico Os Romanos exploraram e desenvolveram as regies ocupadas: enquanto nas villae (grandes propriedades rsticas) se produzia, numa agricultura intensiva, os cereais, o vinho e o azeite e se praticava a pecuria (bovinos e sunos), nas cidades proliferavam as forjas, olarias, tecelagens e a indstria conserveira.

As estradas As estradas romanas, muitas das quais pavimentadas e pontuadas por marcos milirios, complementadas pelas pontes, foram essenciais para a administrao do territrio e para o desenvolvimento do comrcio, criando-se, pela primeira vez na Histria, um espao econmico livre de barreiras escala europeia.

A progressiva extenso da cidadania A plena cidadania romana implicava um conjunto de direitos civis e polticos. Em 212 a.C. o imperador Caracala concedeu plena cidadania romana a todos os habitantes livres do Imprio. Participantes dos mesmos direitos e da mesma dignidade dos seus conquistadores, os habitantes do Imprio deixaram de se sentir sbditos e passaram a olhar-se como verdadeiros romanos.

S-ar putea să vă placă și