Sunteți pe pagina 1din 108

UNIVERSIDADE DE SO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM FILOSOFIA

Alberto Moniz da Rocha Barros Neto

Sobre o Crtilo de Plato

So Paulo 2011

Alberto Moniz da Rocha Barros Neto

Sobre o Crtilo de Plato

Tese apresentada ao programa de PsGraduao em Filosofia do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo, para obteno do ttulo de Doutor em Filosofia sob a orientao do Prof. Dr. Marco Zingano.

So Paulo 2011

Agradecimentos

Agradeo ao professor Marco Zingano pela orientao e pela amizade. Um agradecimento especial tambm devido ao Professor Jos Arthur Giannotti (USP) e aos professores John M. Cooper e Bem Morisson (meus orientadores na Universidade de Princeton). Na USP tambm gostaria de agradecer aos professores Daniel Rossi, Luiz Henrique Lopes dos Santos, Moacyr Noaves, Oswaldo Porchat e Roberto Bolzani Filho com quem tive oportunidades de discutir esta tese. Em Princeton gostaria de agradecer aos professores Alexander Nehamas, Andrew Ford, Christian Wildberg e Hendrick Lorenz pelos mesmos motivos acima. Tambm aprendi muito e tive o apoio afetivo dos meus amigos e colegas do Grupo Temtico de Filosofia Antiga, coordenado pelo professor Zingano, com especial destaque ao Eduardo Wolf, Paulo Ferreira e Vitor Schvartz. Em Princeton pude contar com um grupo anlogo a esse enquanto freqentei o Classical Philosophy Program. Um agradecimento especial devido aos amigos do Greek Room. Essa tese no teria sido possvel sem o apoio irrestrito da minha famlia (Elizabeth, Elias, Maria Fernanda e Joo) e de inmeros amigos ntimos. Por fim, agradeo a FAPESP pelo financiamento da pesquisa e a CAPES por ter me concedido apoio para um estgio doutoral de um ano na Universidade de Princeton, EUA.

Resumo
BARROS NETO, Alberto Moniz da. Sobre o Crtilo de Plato. 2011 108 f. Tese de Doutoramento Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas. Departamento de Filosofia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2011.

A pesquisa prope uma leitura do Crtilo de Plato. O interesse central est na estrutura argumentativa do dilogo com nfase nas teses do naturalismo e convencionalismo lingstico. O trabalho busca demonstrar que Plato concede vitria a um convencionalismo moderado.

Palavras-chave: Plato - Crtilo Nomes Linguagem

Abstract
BARROS NETO, Alberto Moniz da. On Platos Cratylus. 2011 108 p. Doctoral Dissertation Philosophy Department at the University of So Paulo, Brazil, Filosofia, Letras e Cincias Humanas, 2011

The dissertation at hand offers a reading of Platos Cratylus with emphasis on its argumentative structure, particularly with what pertains to the doctrines of linguistic naturalism and linguistic conventionalism. The research strives to show that Plato credits victory to a moderate version of conventionalism.

Key-words: Plato Cratylus Names Language.

ndice

Introduo Sobre o Crtilo de Plato............................................................................................ Bibliografia.................................................................................................................. Apndices: Apndice I: Estrutura Argumentativa do Crtilo........................................................ Apndice II: Estrutura Temtica do Crtilo................................................................ Apndice III: Bibliografia Comentada.......................................................................

p. 6 p.17 p.60

p.64 p.67 p.68

Introduo: O Crtilo de Plato um dos textos mais antigos da tradio filosfica ocidental a explorar a racionalidade por trs da nomeao. O texto questiona se os nomes em circulao so apropriados para designar aquilo que eles designam e, indiretamente, quais seriam os procedimentos a serem seguidos para nomear o que quer que seja. A pergunta geral que ronda o Crtilo : A que ttulo n (onde n representa um item qualquer) leva o nome N? O Crtilo examina duas hipteses que podem conduzir a uma justificao. A primeira dessas hipteses a mais longeva e intuitiva delas: a hiptese de que a relao entre o nome e o nomeado fundamentalmente arbitrria, fruto da conveno humana1. A justificao nesse caso assume a forma: N o nome correto de n quando a correlao N: n for aquela estabelecida por uma determinada comunidade lingstica. Ou seja, dado que a linguagem como um todo um sistema de regras convencionais, as regras de nomeao so tambm convencionais e seguem os padres do sistema (nome correto aquele em acordo com os padres do sistema). Ocorre que essa hiptese apresenta alguns problemas, sendo o mais interessante o problema da origem da linguagem. Em paralelo com a indagao pelo instante do contrato social, a pergunta pela origem contratual da linguagem nos leva a uma cena primitiva que no nitidamente identificvel no tempo e no espao e cuja justificao geral um tanto tnue (pesando os prs e os contras falar mais vantajoso do que no falar, mas isso no explica a adoo do sistema de regras x ao invs do sistema de regras y). Ainda mais misterioso do que a cena original do contrato social (onde se passa de um estado apoltico a um estado poltico), a cena do pacto original da linguagem pressupe uma coletividade de no-falantes que subitamente decidem falar. Em suma, a tese convencionalista da nomeao ( esse o rtulo adotado na literatura secundria contempornea sobre o Crtilo) mantm sem resoluo as seguintes indagaes:

1 A tese de que a relao entre o signo lingstico e seu significado convencional j est estabelecida desde Aristteles (De Interpretatione 16a20-21) e um dos princpios gerais da Lingstica moderna: cf. Saussure (1916), Primeira Parte, Captulo 1, pargrafo 2. Tipicamente a pluralidade das lnguas naturais e a mutabilidade da relao signo/significado so apontados como os indcios gritantes da arbitrariedade da relao nome/nomeado. por essas razes que chamo essa hiptese de intuitiva.

1. Dizer que o lao que liga o nome ao nomeado fundamentalmente arbitrrio diferente de dizer que ele absolutamente arbitrrio. Por que alguns nomes so adotados ao invs de outros? 2. O que faz com que as nomeaes tenham certa fixidez e permanncia? Que tipo de autoridade impera sobre a nomeao? 3. Quem deu os nomes s coisas? Como e quando?

A segunda hiptese examinada no Crtilo para assegurar que um nome possa ser considerado justo, genuno, ou apropriado para designar aquilo que ele designa (no jargo do dilogo, para que a atribuio de N a n seja considerada uma atribuio correta), aquela que pressupe que o nome seja uma espcie de espelho do nomeado; ou seja, pressupe que deve haver um lao ntimo ou, na formulao agora clssica de Bernard Williams, deve haver uma relao complexa2 que una o signo lingstico quilo que ele nomeia - no qualquer seqncia de marcas grficas ou articulaes sonoras que servem. No Crtilo essa tese traduzida em duas possibilidades: ou bem o nome de algum modo descreve o nomeado ou bem o nome imita algum aspecto essencial do nomeado ( um mimma do nomeado). Na medida em que o nome descritivo, por ser analisvel em termos de uma combinao de outros sinais que descrevem, sugerem ou evocam aspectos relevantes ou essenciais do nomeado. A anlise admite graus diferentes de complexidade e no h necessariamente um resultado nico possvel. Assim, o nome aluno poderia ser analisado, consistentemente quilo sugerido no Crtilo, de dois modos: a. aluno = a (o alfa privativo grego) + lumen (latim para luz ou brilho) => aluno que no tem brilho => Logo, o nome aluno contm uma descrio condensada apropriada para designar aquele que ainda no foi iluminado plenamente pela luz do conhecimento.

Bernard Williams (1982), p. 84.

b. aluno = derivado do latim alumnus (criana lactente, discpulo) = derivado do verbo alre (desenvolver, nutrir, fazer crescer, fortalecer => aluno aquele que est em desenvolvimento, requerendo nutrio => Logo, o nome aluno pode ser analisvel numa segunda descrio condensada (i.e. aquele que ainda depende de outros) que to apropriada quanto a primeira para designar um aluno.

Por vezes os nomes so descries altamente condensadas e as anlises exigem interpretaes elaboradas. Encontramos no Crtilo decomposies que seguem um padro anlogo ao seguinte: c. malevolncia = aquilo que traz o mal, lesa e voluntariamente engendra violncia Nos exemplos (a)-(c) acima de nomes enquanto descries condensadas, importante notar um princpio geral e um aspecto inusitado da tcnica de interpretao ou decodificao dos nomes. O princpio geral o que poderamos batizar de princpio da superioridade da descrio profunda com relao superficialidade material do signo. Isso significa, em primeiro lugar, que nomes podem ser analisados de modos distintos (o nome aluno foi decomposto acima em sentidos levemente diferentes: (a) aquele que ainda est no processo de receber a luz do conhecimento; (b) aquele que ainda depende da nutrio dos mais sbios) desde que produzam descries igualmente vlidas ou relevantes: pouco importa qual aspecto saliente do nomeado esteja contido na descrio, basta que seja suficiente para discriminar (diakrinein) aquele item de outros. Em segundo lugar, o princpio da superioridade da descrio profunda tambm implica que as variaes das prticas de nomeao atravs das lnguas naturais (o fato que aluno em portugus e student em ingls serem seqncias sonoras bem diferentes) de pouca monta. O importante que a captao e condensao de aspectos essncias do nomeado esteja preservada, isto , que os nomes possuam um valor ou poder [descritivo] (dynamis) equivalente. Assim, seguindo um exemplo presente no Crtilo, os nomes Astanax (que significa senhor da cidade) e Hektor (Heitor, isto , aquele que possui), embora seqncias sonoras distintas e com contedos descritivos

10

distintos, so ambas igualmente cabveis e apropriadas para designar pessoas com um poder especial sobre uma comunidade poltica. Tambm quero chamar a ateno para a tcnica de extrao dos contedos descritivos dos nomes que empregada no Crtilo. Os exemplos (a)-(c) so, evidentemente, meus, mas foram cunhados para facilitar a apreciao daquilo que aparece no dilogo. A tendncia seria dizer que o tipo de anlise utilizada para obter as descries de estirpe etimolgica. Mas h dois problemas em afirmar isso. Em primeiro lugar, caracterizar a tcnica como etimolgica nos leva a questionar se a etimologia vlida ou no, se, por etimologia, entendermos o esforo moderno de identificar evidncias seguras sobre a origem e o desenvolvimento histrico dos nomes. Do ponto de vista da etimologia moderna, a anlise contida em (a) ingenuamente plausvel, mas falsa3 e aquela empregada em (c) um absurdo completo, enquanto que o exemplo (b) aponta a etimologia fornecida pelos bons dicionrios. Em segundo lugar, evidncias sugerem que o termo etimologia, enquanto rtulo utilizado para referir a uma tcnica, tardio (estico) e o termo no mencionado nem uma nica vez no Crtilo4. Com isso quero apenas afastar de incio uma tendncia nos estudos modernos do Crtilo de focar excessiva ateno na validade das suas anlises etimolgicas5. A prtica de lanar mo de etimologias imaginativas ou conotativas (no histricas) antiga e transcultural6. Ela sobrevive em textos filosficos modernos, reconhecidamente em Heidegger, por exemplo7. Para engajar frutiferamente com o dilogo, o leitor do
3 Gostaria de agradecer ao amigo Eduardo Wolf por me sugerir esse exemplo clssico de uma falsa etimologia. 4 O testemunho mais antigo do termo etimologia vem do ttulo de um trabalho de Crisipo (c. 280-207 a.C.), preservado num testemunho de Digenes Larcio (Vidas Ilustres, VII, 200). Para uma apreciao do lugar das anlises etimolgicas no pensamento estico, ver James Allen (2005). 5 David Sedley (1998), pp. 140-141.
Discusses sobre a correo dos nomes, sobre a relao entre os signos da linguagem e as coisas por eles designadas, bem como o uso de mtodos etimolgicos para acessar o verdadeiro significado, a histria ou dimenses msticas ou mgicas das palavras aparecem, desenvolvidas em discursos ricos, em diversas culturas. Cf.: Johannes Bronkhorst, Etymology and Magic: Yskas Nirukta, Platos Cratylus and the Riddle of Semantic Etymologies, Numen, vol. 48, no.2, 2001, pp. 147-203; Gershom Scholem, Le nome de Dieu ou la thorie du langage dans la Kabale: mystique du langage in: G. Scholem, Le nom et les symboles de Dieu dans La mystique juive, Paris: ditions Du Cerf, 1983, pp. 5599 ; Chad Hansen, Language and Logic in Ancient China (Michigan Studies on China), Ann Arbor: University of Michigan Press, 1983; Maan Singh, The Upanisadic Etymologies. Nova Deli: Nirmal, 1994. Exemplos de etimologias semnticas em outras culturas so indicadas na bibliografia de Bronkhorst (2001; ver nota 2, p.148).
7
6

Sedley (2003), p.29.

11

Crtilo precisa aceitar apenas dois aspectos das anlises etimolgicas que abundam em suas pginas:

I.

Em primeiro lugar, o leitor precisa aceitar a fora retrica das etimologias. Isso , a quantidade e variedade das etimologias, bem como o engenho necessrio para produzir muitas delas, geram um corpo de evidncia nada desprezvel a favor da tese de que nomes possuem contedos descritivos. Em segundo lugar, o leitor precisa aceitar que, dada a tese de um lao ntimo entre nome e nomeado, razovel investigar se nomes nada mais so que descries condensadas de seus nomeados. O emprego da anlise etimolgica nada mais do que um tipo de decodificao das informaes criptografadas nos nomes.

II.

At este ponto mencionei que o Crtilo examina duas hiptese a respeito da relao entre nome e nomeado. A primeira delas a tese convencionalista. A segunda hiptese aparece sob duas guisas: nome enquanto descrio condensada e nome enquanto mimma (imitao). J apresentei as linhas gerais do que constitui a idia de um nome com contedo descritivo. Agora devemos nos voltar ao nome enquanto imitao. O elemento central aqui o da sonoridade sugestiva. importante notar que Plato descarta a semelhana onomatopica como elemento constitutivo do nome enquanto imitao. O tipo de mimesis presente no nome est em algum lugar entre a imitao musical e a pictrica. Ela prxima da musical por se expressar mediante sons, mas nem todo item emite algum som caracterstico e, em se tratando de itens que so facilmente reconhecveis mediante os barulhos a eles tipicamente associados (o canto do galo, por exemplo), no h razo prevalente para preferirmos elementos sonoros a elementos de outra natureza (e.g. formais: a crista do galo to tpica quanto seu canto, por exemplo). O tipo de mimesis presente no nome prxima da representao pictrica por dois motivos: (1) por aquilo que vou chamar de seu isomorfismo e (2) pelo que vou chamar de seu aspecto transcriativo. Uma representao pictrica, como Plato a entende no Crtilo, preserva relaes comuns quelas presentes no objeto real: a representao figurativa e o item figurado compartilham aspectos relevantes8. com base nisso que somos autorizados a falar em um isomorfismo. Por outro lado, tanto a
8 Ver Luiz Henrique Lopes dos Santos (1994), pp. 61-63.

12

representao sonora de algo quanto a representao pictrica se configuram de maneiras materialmente distintas daquilo que elas representam. Caso a representao e o representado fossem idnticos nada mais teramos do que uma duplicao do real9. No entanto, a idia do contedo descritivo do nome nunca est distante dos interesses de Plato nesse dilogo. Assim, o que o nome e a figurao tem em comum que ambos so transcriaes de um objeto em outro meio (da realidade material ou conceitual, por exemplo, para a diagramao pictrica ou lingstica). E ambos os tipos de representao (sonora e pictrica) podem ser objetos de novas descries ou podem se articular significativamente com outras representaes. Um exemplo extremo do Crtilo o seguinte. Algumas consoantes, como as fricativas e as vibrantes, podem, em tese, ser emitidas continuamente e indefinidamente (e.g. o r, o s, o l). Nisso elas compartilham algo em comum com a idia de uma ontologia em movimento perptuo: o mundo onde nada est em repouso sugerido como sendo isomrfico emisso sonora contnua de letras como o r e o s, que possuem a mesma dynamys para representar o fluxo incessante. Um outro (exemplo moderno) do que constitui um nome-imitativo de acordo com o Crtilo aparece no pargrafo inicial do romance Lolita (1955) do Nabokov:

Lolita, luz de minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da lngua descendo em trs saltos pelo cu da boca para tropear de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta.10

O nome Lolita apropriado pelo valor conotativo do l, associada ao sexo (o l est presente no nome lngua e articula-se mediante o uso aqui, quase ertico da lngua, em si um instrumento de prazer sexual), mas tambm sugestivo da paixo (luz de minha vida; labareda em minha carne), at mesmo em seus aspectos destrutivos (minha lama).

9 Iden. p. 62 e Crtilo, 432b-c. 10 A traduo do Jorio Dauster que foi publicada pela Biblioteca Folha (de So Paulo). No h referncias data de publicao.

13

Com isso creio ter apresentado as marcas gerais da segunda hiptese sobre a racionalidade por trs da nomeao: nomes enquanto descries e nomes enquanto imitaes. Essa hiptese recebe um rtulo filosoficamente carregado no Crtilo: a tese segundo a qual nomes so por natureza11. So dois os argumentos centrais contra essa tese levantados no dilogo: 1. O primeiro argumento sugere que a tese convencionalista capaz de explicar um nmero maior de fatos lingsticos do que a tese naturalista. Ou seja, mesmo que o naturalismo tenha alguma validade, a parte do leo, por assim dizer, deve ficar para o convencionalismo. E.g. mesmo que o l (ou a seqncia l-o-l) em Lolita seja altamente sugestivo, no parece haver nada de relevante na seqncia i-t-a; alm disso, a letra l est tambm associada coisas que nada tem a ver com a paixo (considerem os nomes lesma e loligindeo, que designa a classe das lulas). Em outras palavras impossvel explicar a relao entre nome e nomeado sem postular a influncia de convenes, enquanto que perfeitamente vivel desenvolver uma hiptese sobre a arbitrariedade do signo lingstico sem postular qualquer naturalismo. 2. O segundo argumento o seguinte: mesmo que o naturalismo seja apenas parcialmente vlido, ele incapaz de nos dar acesso a insights proveitosos sobre o real. O naturalismo nos sobrecarrega com
11 O rtulo filosoficamente carregado pela ambigidade potencial da palavra natureza, o que j foi notado por comentadores antigos do Crtilo. Prclo, no In Platonis Cratylvum Commentaria (LVIII, 25.28-26.3) diz que aquilo que natural, assim como aquilo que convencional, dito de dois modos. Ele no nos oferece esclarecimentos maiores. Felizmente, encontramos o esclarecimento no comentrio ao De Interpretatione feito por Amnio (In De Interpretatione Commentaria, 34.20-37.13). Em resumo, o que dito o seguinte: Nomes so por natureza pode significar: (1) Que nomes so produtos (demiourgemata)) de operaes naturais, como as sombras e os reflexos. Ou (2) Que nomes so apropriados natureza da coisa nomeada, como as imagens artsticas. Nomes so por conveno pode significar: (I) que qualquer particular pode instituir nomes s coisas ou alterar, ao bel prazer, os nomes das coisas; Ou (II) 0 que nomes so por conveno pois so estabelecidos pelos legisladores dos nomes.

14

informao e est atravessado por contradies (e.g. o l em labareda e o l em lama). Nisso ele no tem nada a nos oferecer para alm do convencionalismo e a cognio da realidade deve dar pouca ateno aos nomes.

Eis um resumo do modo como a tese naturalista e convencionalista so desenvolvidas no Crtilo. A estrutura geral do dilogo a seguinte 12 . Scrates convidado a participar de uma discusso entre Hermgenes e Crtilo. Crtilo sustenta que nomes so por natureza; Hermgenes sustenta uma verso radical da tese de que nomes so por conveno13. A estratgia geral de Scrates , a um s tempo, mostrar os limites do convencionalismo radical e reconstruir a tese naturalista em sua roupagem mais elaborada. Em seguida, por meio de uma longa srie de exerccios etimolgicos, ele busca mostrar a realidade do naturalismo14. Aps ter convencido Hermgenes de que a tese naturalista aceitvel, ele vira o jogo e, agora tendo Crtilo como interlocutor, aponta os limites da tese de que nomes so por natureza 15 . Por fim, Scrates prope que qualquer que seja a tese correta, no fim das contas, a compreenso da realidade no se d por meio da linguagem, mas pelas coisas por elas mesmas16. Existe um elemento a mais no dilogo, que ainda no mencionei diretamente e que apresenta dificuldades para todos os comentadores do dilogo: a associao da tese naturalista s doutrinas (heraclticas) do fluxo perptuo. A ontologia do fluxo introduzida sub-repticiamente por Scrates17 e, depois de introduzida, d um twist na tese naturalista. Agora o naturalismo passa a ter uma contraparte metafsica: nomes encerram (ou ocultam) uma verdade metafsica, que pode ser decodificada por um expert nos nomes a doutrina de que no h qualquer estabilidade no real. Qual a funo de Herclito aqui? Creio que ela seja tripla. E o ponto onde essas mltiplas funes convergem a moral final do dilogo, de que a verdadeira cognio
12 Os apndices I e II deste trabalho fornecem um quadro geral da estrutura argumentativa e da estrutura temtica do dilogo. 13 Crtilo, 383a1-384e2. 14 Crtilo, 385a1-427d3. 15 Crtilo, 427d4-437d7. 16 Crtilo, 437d8-440e7 17 Crtilo, 401c-e.

15

do real depende do reconhecimento da metafsica do estvel e da superao do lastro na linguagem. Como que a doutrina fluxista autoriza isso? Em primeiro lugar, ela serve como um argumento por reduo ao absurdo: se a identidade do nomeado est em constante mutao e se os nomes preservam a essncia do nomeado, ou bem a nomeao impossvel, por ser ineficaz, ou bem os nomes devero possuir a mesma mutabilidade de seus nomeados, o que tornaria a comunicao impensvel. Em segundo lugar, a possibilidade de representar (conceitualmente ou lingisticamente) um mundo em perptuo fluxo exige algum eixo estvel de representao. Por fim, o Crtilo talvez preserve dramaticamente a narrativa de um desencanto filosfico. Sabemos, por Aristteles, algo interessante sobre o destino dos partidrios do fluxo:

Ademais, vendo que toda a realidade sensvel est em movimento e que do que muda no se pode dizer nada de verdadeiro, eles [os partidrios do fluxo] concluram que no possvel dizer a verdade sobre o que muda em todos os sentidos e de todas as maneiras.Dessa convico derivou a mais radical das doutrinas
mencionadas, professada pelos que se dizem seguidores de Herclito e aceita tambm por Crtilo. Este acabou por se convencer de que no deveria nem sequer falar, e limitava-se a simplesmente mover o dedo, reprovando at mesmo Herclito por ter dito que no possvel banhar-se duas vezes no mesmo rio: Crtilo pensava no ser possvel nem mesmo uma vez.18

O Crtilo tambm menciona aqueles que apostaram na doutrina do fluxo e acabaram caindo numa espcie de turbilho19. Juntando essas duas passagens, talvez tenhamos no dilogo a narrativa da queda de Crtilo em extrema confuso. Por fim, para examinar o Crtilo proponho que ele seja dividido em duas partes, com extenses desiguais. A primeira metade do Crtilo (do incio do dilogo, em 383a1, at 437d720), desproporcionalmente mais longa do que a segunda, tece uma reflexo a respeito dos nomes e da nomeao. A segunda parte (de 437d8 at o final, em 440e7) representa uma ruptura com a discusso anterior e prope alguns princpios gerais que possibilitam a cognio da realidade.
18 Aristteles, Metafsica, Livro Gama, 1010a7-15.
19 20

Crtilo, 439c-d. Ao longo de todo o trabalho sigo a paginao Stephanus na edio da Oxford Classical Texts (1995).

16

Sobre o Crtilo de Plato

17

1. Preldio historiogrfico: O Crtilo retrata uma reflexo filosfica sobre a correo dos nomes, iniciada por Crtilo e Hermgenes, a qual Scrates convidado a participar. No contexto do dilogo, a pergunta pela correo das palavras relacionada a uma segunda indagao que tem anterioridade lgica a ela: qual a relao entre nome e nomeado? Crtilo sustenta que N o nome correto de n se e somente se N pertencer a n por natureza ( a tese segundo a qual existe um isomorfismo ou uma afinidade ntima entre nome e nomeado); Hermgenes da opinio de que para N ser o nome correto de n basta que N seja empregado como nome de n ( uma verso radical da tese segundo a qual a relao entre nome e nomeado arbitrria e depende exclusivamente da vontade humana). No mundo antigo, o modo sucinto de referir ao contaste entre as posies de Crtilo e de Hermgenes sobre a relao nome/nomeado era referir a uma como a tese segundo a qual nomes so physis (dados por natureza) e a outra como a tese segundo a qual nomes so thesis (estabelecidos [por uma comunidade lingstica]); entre os comentadores contemporneos fala-se de uma tese naturalista e uma tese convencionalista sobre a nomeao. Temos dois aspectos conexos da questo da nomeao presentes no dilogo. Uma indagao sobre a correo dos nomes, apresentada como a rubrica geral que caracteriza a temtica dilogo, se desdobra numa indagao sobre o estatuto da relao entre nome e nomeado, que forma o ncleo da discusso. No Crtilo est claro que as teses naturalista e convencionalista fornecero critrios distintos de correo21. Antes de examinarmos o dilogo em detalhe, relevante notar que essas questes estavam vivas numa tradio filosfica anterior redao do Crtilo. Portanto, pretendo apresentar, muito sucintamente, os aspectos do status quaestionis que
21 Em 383a4-5 a posio de Crtilo caracterizada como aquela segundo a qual o nome correto de algo aquele que lhe pertence por natureza; em 384d1 Hermgenes declara no conseguir se convencer de que a correo dos nomes dependa de outra coisa que da conveno e do acordo. Sobre a correo dos nomes como rubrica geral, ou maneira standard de caracterizar a discusso do Crtilo como um todo (o tema do dilogo por assim dizer), ver 384a6-7 onde Hermgenes pede que Scrates lhe diga o que pensa sobre a correo dos nomes . Por fim, em 384b6-c1 Scrates aponta Prdico como aquele capaz de dizer a verdade (...) sobre a correo dos nomes.

18

enriquecem a leitura do dilogo. Existem indcios textuais de que tal exerccio preparatrio seja pertinente. Em primeiro lugar, embora a discusso a respeito da correo esteja configurada nos termos nos quais Hermgenes e Crtilo a entendem (entrelaando-a com o contraste entre naturalismo e convencionalismo), o texto associa imediatamente o tema da correo ao sofista Prdico (nativo da ilha de Ceos 22 ), conhecido por seu interesse em palavras. Vejo isso como uma aluso ao trnsito que a reflexo sobre a nomeao tinha na cultura grega da poca. Em segundo lugar, a discusso entre Hermgenes e Crtilo no retratada dramaticamente (ela transcorre antes do encontro com Scrates) e Hermgenes admite ter discutido sobre a natureza da relao entre nome e nomeado muitas vezes e com muitas pessoas23. Isto sugere que o tema no seja tipicamente platnico-socrtico e que o Crtilo no estava inaugurando um campo novo de investigao, mas respondendo a uma tradio.de reflexo sobre a nomeao, tornando valiosa uma recuperao, mesmo que breve, de um corpo de temas e de argumentos ligados essa reflexo. Portanto, a primeira tarefa esboar os mltiplos significados da correo dos nomes e os principais argumentos a favor e contra as duas teses sobre a nomeao.

1.1. Sobre os nomes e sua correo: Pretendo nesta seo destacar quatro aspectos da questo sobre a correo dos nomes: 1. Caracterizar o sentido da expresso no Crtilo e sugerir que ela esteja sendo utilizada em um sentido malevel, no tcnico (por assim dizer). 2. Mostrar que o sentido comum da expresso bem como outros temas que aparecem no Crtilo j estavam enraizados na cultura grega e podem ser vislumbrados na tradio filosfica anterior e contemporneas ao Crtilo.

22 Prdico de Cos (c. 465- c. 395) era um sofista contemporneo de Scrates. 23 Entre as linhas 383a4-384c9 Hermgenes descreve o que ele e Crtilo estavam discutindo. Em 384c10-11 ele diz que j discutiu a questo da correo dos nomes com Crtilo diversas vezes.

19

3. Listar evidncias de que a expresso correo dos nomes, e variaes dela, passam a adquirir uma dimenso tcnica partir dos sofistas e que Plato recorrentemente associa Prdico a reflexes sobre a nomeao. 4. Caracterizar os modos como a questo sobre a correo dos nomes aparece em Prdico e aventurar razes para explicar que ttulo ele mencionado na abertura do Crtilo.

1.1.1. O sentido de nome correto no Crtilo: No Crtilo, a questo da correo dos nomes primeiramente aludida como conseqncia da tese naturalista24. A tese naturalista afirma existir um isomorfismo ou afinidade ntima entre nome e nomeado. Nomes so descries condensadas ou imitaes do item nomeado ou de aspectos essncias do item nomeado. Isso significa que, dado um item n qualquer, a natureza objetiva de n impe certas restries sobre a gama de possibilidades de nomes que lhe podem ser atribudos (no qualquer combinao de emisses sonoras ou sinais grficos que valem como instanciaes de nomes possveis para n). Isso nos permite distinguir atribuies vlidas de atribuies invlidas, com base na teoria da nomeao natural. Um paralelo aparece com relao teoria convencionalista: N o nome de n se N for o nome estabelecido pelo arbtrio humano para designar n. Mas tanto Crtilo quanto Hermgenes vo um passo mais longe. Para Crtilo ou bem um nome realiza sua natureza descritiva ou imitativa ou nem mesmo chega a configurar um nome25; para Hermgenes no existem nomes falsos pois todo nome , por definio, nome que foi atribudo a algo (se um indivduo ou um grupo decidir atribuir o nome N para n ento N o nome de n). Tanto para Crtilo quanto para Hermgenes nome correto de n equivalente expresso nome de n e todos os nomes so eo ipso corretos. Isso significa que a expresso correo dos nomes no est indicando nenhuma teoria precisa de correo, mas adquirindo sentidos distintos no interior de cada uma das teses sobre a relao nome/nomeado.

24 A primeira ocorrncia de correo dos nomes vem do relato de Hermgenes sobre as teses de Crtilo. Segundo Hermgenes, Crtilo sustenta: que existe uma correo dos nomes, que a correo dos nomes est dada por natureza e que nem todo nome o nome correto daquilo que ele designa. 25 429b4-430a7.

20

Mas existe algo em comum entre as duas teses j que ambas podem falar em nome (onoma) correto (orthos). Muito foi escrito sobre as complexidade de traduzir a palavra grega onoma (onomata, no plural): nome, palavra, termo? Tradutores modernos do Crtilo tendem a optar por nome. O nico empecilho que exemplos de onomata apontados ao longo do dilogo incluem verbos, nomes prprios, nomes comuns, adjetivos e at particpios. A razo disso simples e o excesso de escrpulos sobre questes de traduo do termo grego desnecessria. A nica coisa que o leitor do dilogo precisa ter em mente que Plato est abordando os nomes pela perspectiva da funo lingstica que eles desempenham, isto , enquanto termos lexicais (content words): itens lingsticos que possuem um contedo semntico estvel e pretenso referencial (e.g. substantivos, adjetivos e verbos nomeiam itens, qualidades, aes)26. Pouco importa usar nome, termo ou palavra o melhor adotar a traduo mais clara e interessante para cada contexto. J o adjetivo orthos, cujo sentido comum correto ou acertado, possui tambm um sentido mais intenso, qualificando algo como objeto de reflexo cuidadosa, isto , aquilo que preciso, acurado, em oposio ao comum, impreciso banal27. Para o contexto da discusso do Crtilo, tambm interessante notar que orthos podia significar genuno ou verdadeiro28. Reforo que correo dos nomes no Crtilo evoca essa riqueza de sentidos e que a frmula no est ligada a nenhuma agenda especfica.

1.1.2. A questo da correo dos nomes na tradio grega: Com algum esforo possvel vislumbrar um interesse incipiente em questes de correo terminolgica e no poder revelador das palavras entre os filsofos
26 Na terminologia lingstica moderna, termos lexicais (content words) so contrastados com os termos funcionais (function words), que desempenham um papel puramente sinttico (e.g. conjunes etc.). 27 Cf. LSG, verbete orthos, III.2. e Andrew Ford (2001), p. 100. 28 O clacissita Ulrich von Wilamowitz-Moellendorf aponta um sentido lgico do adjetivo orthos que aquele que aparece na expresso orthos philos com o valor de o verdadeiro amigo, ou amigo genuno: cf. Ulrich von Wilamowitz-Moellendorf, (1895), volume I, pp.18-19. Devo essa referncia a Jonathan Barnes (1982), nota 16 p.603. Tenho quase certeza de que Rachel Barney (2001) tambm fornece essa referncia, mas no consegui encontrar a localizao exata. Nome correto o mesmo que nome verdadeiro no Crtilo: cf. 430d5. Para outros sentidos de orthos, ver: Pierre Chantraine (1984), vol. II, pp. 818-819. Ver tambm Ford (2001), p. 100, nota 49.

21

chamados pr-socrticos 29 . Alguns exemplos so interessantes por anteciparem o esprito e o vocabulrio da reflexo presente no Crtilo. Xenfanes (c. 570c.475 a.C.), no fragmento DK 21 B32, questiona se Iris, um nome de uma divindade na tradio pica (Homero) e teognica (Hesodo), seria o nome apropriado para o arco-ris, j que o fenmeno por natureza apenas uma nuvem (nephos kai touto pephyke), colorida de certa maneira 30 . Herclito (c. 535 c.475 a.C.) jogava com o duplo sentido da palavra bios (vida e arma31, um instrumento letal)32. Perceber essa ambigidade no nome significa decodificar uma verdade metafsica inscrita no nome: a metafsica dos contrrios que Herclito elegeu como a descrio fundamental da realidade. Empdocles (c.490- c. 430 a.C.) protesta contra o uso da palavra genesthai (vir-a-ser), sugerindo que o termo imprprio para designar o fenmeno. No entanto ele resigna-se a seguir a conveno (nomos)33 adotada entre os homens. Semelhantemente Anaxgoras (c. 500- c. 428 a.C.) escreveu que os Gregos no definiram corretamente (ouk orths nomizdoysin) vir-a-ser e perecer por no terem compreendido a natureza profunda desses fenmenos (para Anaxgoras, assim como para Empdocles, a gerao e a destruio so, em certa medida, ilusrias). Mas, diferentemente da atitude resignada de Empdocles, ele prope um modo correto (orthos) de chamar (kalein) esses fenmenos: associao e dissociao34. A descoberta, em 1962, do chamado Papiro de Derveni (c. 340-320 a.C) revelou paralelos surpreendentes com o Crtilo35: (a) a idia de um legislador dos nomes original (no caso, Orfeu), que estabelece os nomes da maneira mais perfeita (kallista) 36 , isto , de acordo com a definio precisa de cada item
29 Para uma apreciao sucinta e cautelosa da filosofia da linguagem pr-socrtica, ver De Jonge & van Ophuijsen (2010), pp. 487-488, de onde muitos desses exemplos foram extrados. 30 Cf. os comentrios de John Lesher (1992), pp. 142-144. Lesher tambm chama a ateno para o fato de que Xenfanes evita caracterizar o arco-ris como um fenmeno espantoso, manifestao da deusa Iris Thaumantias, contra a tradio hesidica que havia traado a genealogia da deusa, identificando-a como filha do Espanto, thauma: Teogonia, vv. 265-266. Essa interpretao parece acertada principalmente pelo fato de que a frmula thauma idesthai (contemplar algo maravilhoso) aparece com freqncia em Hesodo e Homero e substituda no fragmento pela frmula nphos (ktl.) idesthai (contemplar uma nuvem colorida): assim, o nome apropriado para o arco-ris aquele que o inscreve no registro dos fenmenos naturas e no dentre os fenmenos sobrenaturais (cf. Lesher, id. Pp.143-144). 31 Literalmente, arco (lana-flechas). 32 DK 22 B48 33 DK 31 B9 34 DK 59 B 17 35 Sobre a relao entre o Crtilo e o Papiro de Derveni ver o apndice A.VI. 36 Papiro de Derveni (ed. Theokritos Kouremenos et al.), col. XXII, 1.

22

nomeado (kata ton auton logon)37; (b) a crena de que nomes, quando adequadamente interpretados, revelam verdades profundas sobre a realidade (i.e. nomes so cdigos que somente podem ser quebrados por um expert)38; (c) por vezes o autor do Papiro de Derveni utiliza anlises etimolgicas para decodificar o sentido oculto dos nomes39; (d) por fim, dados os paralelos j listados, curioso encontrar tanto no Papiro de Derveni quanto no Crtilo referncias filosofia heracltica40. 1.1.3. A correo dos nomes entre os sofistas Evidncias de um interesse sistemtico em questes de linguagem provm do sculo IV. No perodo ureo daquilo que se convencionou chamar de movimento sofstico o estudo formal e autnomo da gramtica ainda no estava consolidado, mas j era incipiente41; existem testemunhos de que Protgoras e Prdico, em particular, tinham pesquisas em questes de linguagem42 e que, dando continuidade a uma tradio secular, o est. Quando Plato comeou a escrever seus dilogos, as classes atenienses intelectualizadas j estavam familiarizadas com empreitadas intelectuais (sob a forma de tratados, pesquisas e exibies sofsticas) que eram referidas por rtulos como onomastikon (Dos nomes ou tratado sobre nomes) 43 , orthoepeia (correo do

37 Id. Col. XIX, 2-3. 38 Kahn (1997), p. 61 e nota 18 na mesma pgina. 39 Tanto o Scrates do Crtilo quanto o autor do Papiro de Derveni derivam Dmtr de mtr (Derveni, col. XXII, 9-10; Crtilo, 404b8) e Kronos de nous (Papiro de Derveni, col. XIV, 7; Crtilo, 396b5-7). Essas derivaes no so surpreendentes em e por si mesmas (as conexes so um tanto auto-evidentes), o que surpreendente a crena simultnea de que nomes encerram ou ocultam mensagens sobre a realidade e que decodificaes etimolgicas conduzidas por um expert no assunto uma arte que conduz compreenso profunda do Real. 40 Kahn (1997), pp. 60-61. Kahn tende, a meu ver, a dar nfase demasiada a esse paralelo. Nem a metafsica do fluxo, nem a refutao da mesma esto em jogo no Papiro de Derveni. O autor do Papiro tambm no conecta nenhuma etimologias s doutrinas de Herclito. Se no fossem os outros paralelos, eu tenderia achar que a referncia a Herclito no Derveni indicaria apenas a influncia de Herclito no mundo antigo. 41 Sobre a origem dos estudos gramaticais no mundo Grego, ver : Goldschmidt (1940), p. 7 (e a bibliografia sugerida na nota 4 da mesma pgina); bem como meu Apndice (seo II: O Nascimento da Gramtica no Mundo Antigo.). 42 Prdico me interessa particularmente e ser tratado com maior detalhe em breve. O interesse de Protgoras em questes de linguagem atestado por Plato (DK 80 A26), Aristteles (DK 80 A27-29) e Digenes Larcio (DK 80 A1, 254,13-17). 43 Um Onomastikon atribudo a Grgias por Jullius Pollux (em seu Onomastikon, IX, 1).

23

discurso ou correo da fala) 44 e orthots onmatn (correo dos nomes) 45 . provvel que houvesse grande variao e plasticidade nos projetos por trs dessas diversas investigaes, afinal, ningum detinha o monoplio sobre o estudo da linguagem46. Eu quero frisar que correo dos nomes, e variaes dessa expresso, circulavam em dois registros: um registro mais comum e um registro sofstico. As evidncias extradas dos pr-socrticos, mesmo que escassas, precisam ser levadas a srio.

1.1.4. Prdico e a correo dos nomes A meno a Prdico no Crtilo um tanto paradoxal. Por um lado, nos Dilogos de Plato ele recorrentemente destacado como um especialista em nomes e rapidamente apontado no Crtilo como uma espcie de autoridade bvia a ser consultada sobre a questo; por outro, ele rapidamente esquecido durante a discusso que se desenvolve. Por que? Os sofistas ocupam um papel reduzido no Crtilo e so sumariamente dispensados. Nem Hermgenes, nem Crtilo, so apontados como simpatizantes deles, e
44 Protgoras , sem dvida, associado a esse termo (cf. Plato, Fdro, 267c6), mas no h evidncias de que ele tenha escrito um tomo com o ttulo orthoepeia (cf. Andrew Ford, 2001, p. 101). 45 Protgoras tambm parece ter lecionado sobre a correo dos nomes: Crtilo, 391b9-c5 46 O leitor atento deve ter percebido minhas dificuldades e hesitaes na traduo dos ttulos dos tratados e disciplinas Gregas sobre a linguagem. Tais hesitaes refletem as particularidades e a flexibilidade do grego que, como outras lnguas, possui um vocabulrio rico para designar o fenmeno da linguagem. Como no havia na Grcia Antiga uma disciplina consolidada sob a rubrica Filosofia da Linguagem, no estranho que no encontremos um equivalente exato. Mas posso apontar a terminologia bsica sobre o assunto. Distribuo o vocabulrio em quatro conjuntos: (1) um primeiro conjunto terminolgico para lngua/linguagem so os termos glssa (lngua) e phn (emisso sonora articulada, voz, idioma); (2) o segundo conjunto terminolgico inclui logos (discurso, afirmao, expresso racional; mas tambm clculo, razo etc. ) e os derivados do verbo eipein (dizer, falar); (3) neste conjunto, aponto lexis (modo de expresso; estilo) e dialektos (maneiras de falar; dialtica); 4) onoma (designa um termo com estabilidade lexical; gramaticalmente, o substantivo ou o sujeito) e rhema (designa um termo que atribui qualidades a onomata; gramaticalmente, verbo ou predicado). Cf. de Jonge & van Ophuijsen (2010), pp. 485-487; p. 489 in finis para epos e eipein; p. 490 para onoma e rhema.

24

Scrates quem menciona Prdico como especialista paradigmtico no tema da correo dos nomes. Alm disso a expresso orthots onomatn (correo dos nomes) introduzida por Hermgenes47 , que no fornece qualquer indicao de estar sob a influncia dos sofistas48, mas evidentemente a toma como a maneira standard (isto , aludindo ao sentido comum de correo dos nomes) de aludir ao tipo de discusso que ele estava tendo com Crtilo 49 . Isso nos leva a indagar se a referncia a Prdico significativa ou representa apenas mais uma oportunidade para envenenar a fama pblica dos sofistas, um dos esportes favoritos de Plato. A troa existe e Scrates a utiliza como um modo humorstico de introduzir seu tradicional pleito de ignorncia (ver T1 abaixo). Mas no devemos dispensar Prdico to rapidamente. Prdico mencionado em nada menos do que quatorze dilogos platnicos50, alm do Crtilo, e, em muitos deles, representado como tendo como mtier principal pesquisas em nomeao51. A referncia a ele pode ser, dentre outras coisas, um convite a uma comparao entre o tipo de discusso sobre a nomeao desenvolvida no Crtilo e as famosas palestras de Prdico sobre o assunto. Em suma, o que me parece estar ocorrendo por trs da referncia um jogo entre um sentido mais tcnico e um sentido menos tcnico da frmula orthots onomatn: por um lado havia um interessa antigo em questes de propriedade terminolgica, por outro, havia uma figura (Prdico) que se apresentava como um especialista no assunto e tinha uma agenda bem delineada sobre como proceder com respeito a essa reflexo.
47 Crtilo 383a4-5; 384a6-7. 48 Muito pelo contrrio: logo aps Scrates mencionar Prdico como sendo a pessoa mais apropriada com quem discutir o assunto, Hermgenes simplesmente responde que j debateu a questo com freqncia com Crtilo e outros (Crat. 384c10-d2). Caso ele acreditasse que seu modo de formular a questo fosse prxima do modo sofstico, aqui estaria a golden opportunity de afirmar a conexo. 49 A minha concluso de que se trata de uma maneira standard de se referir a esse tipo de discusso baseia-se na repetio da frmula em 383a4-5 e 384a6-7. 50 Apologia Socratis, 19e3; Axiochus, 366c e 369b; Charmides, 163d; Eryxias, 397c e seguintes; Euthydemus, 277e, 305c; Hippias Maior, 282c; Laches, 197d; Meno, 75e; Phaedrus, 267b3; Protagoras, 314c, 315d e seguintes, 316a, 337a-c, 339e-341c, 357e e seguintes, 358a; Respublica, X, 600c; Symposium, 177b; Theaetetus, 151b5; Theages, 127e-128b. 51 Em 7 dos 15 dilogos nos quais aparece ele apresentado como especialista em questes de linguagem. No, Eutidemo, por exemplo, para esclarecer uma obscuridade gerada pela homonmia que cerca a palavra manthanein (aprender mas tambm compreender), Scrates prope uma consulta Prdico que defende a primordial necessidade de aprender sobre a correo dos nomes (pri onomton orthtetos mathen; cf. Eutidemo, 277e)

25

Por outro lado, a expresso assume um sentido especfico quando atrelada aos trabalhos de Prdico de Cos, recorrentemente caracterizado como um especialista em nomeao nos Dilogos de Plato. Logo no de se estranhar que, no contexto dramtico do Crtilo, assim que Scrates informado do tema da discusso que ocupava a ateno de Crtilo e Hermgenes ele imediatamente se lembra do sofista e de seu domnio sobre o assunto. Leiamos o trecho no qual a meno aparece:

(T1): Crtilo, 384b2-c252


SCRATES: (...) Ora, se eu j tivesse ouvido a exposio53 (epideixis) de cinqenta dracmas de Prdico [sobre a correo dos nomes] e, segundo ele prprio, quem a tiver Todas as citaes do Crtilo em portugus seguem a seguinte traduo: Plato: Crtilo. Traduo de Mara Jos Figueiredo e introduo de Jos Trindade dos Santos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. Em alguns lugares, fao pequenas modificaes. As nfases so minhas. 53 Epideixis tambm usualmente traduzido por demonstrao. Existem diversas teorias sobre o contedo exato dessas exposies e a razo delas (seu objetivo poltico, moral ou pedaggico, por exemplo). Existe tambm alguma incerteza a respeito do nmero de eventos compreendidos pelo termo epideixis: um nico encontro ou uma srie? Alguns tradutores optam por verter epideixis (um substantivo singular) por curso, substantivo singular que encerra um pluralidade de eventos ( a opo C.D.C. Reeve); outros traduzem por a lio ou a aula, apontando para a singularidade do evento (Carlos Alberto Nunes, Catherine Dalimier, Lon Robin, Louis Mridier); por fim, H.N.Fowler o nico a deixar explcito sua crena de que se trata de uma seqncia de prelees (fifty-dracma course of lectures). Prclo v justamente na singularidade da exposio um indcio da arrogncia do sofista: pretender explicar um assunto to complexo quanto a nomeao em apenas uma nica exposio sinal de enorme pretenso (In Platonis Cratylum Commentaria, XXIV). O valor de 50 dracmas tende a favorecer um evento singular, por representar um preo alto, mas nada exorbitante: salgado para apenas algumas horas de ensino, mas um preo razovel para vrios dias (ver G.B. Kerferd, The Sophistic Movement, pp.27-28). No Alcibades (199a) nos dito que Zeno cobrava 100 minas por suas lies. Como 1 mina = 100 dracmas, tal quantia era mais que exorbitante e o preo da exposio de Prdico deixa de impressionar. O curioso que a idia de uma exibio intelectual de 50 dracmas de Prdico era quase proverbial: cf. Aristteles, Rhetorica, III, 1415b15; DK 84A11; Quintilano, Instituies Oratrias, IV, 1,73-74 . Um dracma era o soldo dirio mdio de um arteso qualificado na Atenas do sculo Va.C. (cf. Michel Austin e Pierre Vidal-Naquet, conomies et Socit en Grce Ancienne, Paris, 1972). Na Apologia (26d-e), Scrates alude a lies que podiam ser adquiridas por uma dracma no teatro e em nota sua traduo desta passagem, Luc Brisson sugere que aqui tenhamos uma referncia ao preo do ingresso cobrado em leituras pblicas de livros (Apologie de Socrate, traduo, introduo e nota de Luc Brisson, Paris: Flamarion, 1997, nota 129, pp.143-144). No impossvel que Prdico oferecesse exposies privadas (encontros nicos ou um curso completo) para um grupo seleto de pagantes dos altos crculos sociais e tivesse uma verso popular da demonstrao, lida publicamente a preos mais modestos. Seja como for, do ponto de vista dramtico-filosfico, o que temos nesta passagem parece ser uma ironia calculada: Prdico ou qualquer um de seus alunos sabem 50 vezes mais sobre a correo dos nomes do que Scrates, o que aumenta o valor de sua reflexo (improvisada?) sobre os nomes.
52

26 escutado ficar informado sobre este tema , nada te impediria de, neste mesmo instante, conheceres a verdade acerca da correo dos nomes; porm eu no ouvi essa exposio, mas apenas a de um dracma; por isso no sei qual possa ser a verdade acerca dessas coisas.

No que consistia a epideixis de Prdico? Informaes (poucas mas valiosas) encontram-se espalhadas tanto pelo Corpus Platonicum quanto em alguns outros testemunhos. Com base na anlise das passagens relevantes vou propor que devemos distinguir dois projetos de investigao sobre os nomes que faziam parte da agenda de Prdico e que so relevantes para o estudioso do Crtilo: compreender o significado preciso das palavras em uso e identificar imperfeies e limitaes do nosso vocabulrio, propondo reformas e revises. Para fins de clareza, vou tratar cada um desses projetos individualmente e batiz-los (mantendo-me o mais fiel possvel terminologia usada nos testemunhos) de: (i) a distino dos termos e (ii) a correo dos nomes.

(i) A distino dos termos: Um conjunto de referncias em Plato relatam que Prdico enfatizava a importncia de distinguir (diairen) os nomes 54 . Nos casos nos quais esse verbo mencionado de modo saliente, o que est em jogo so problemas ligados ao campo restrito da distino entre verdadeiros-sinnimos (ou quase-sinnimos) e pseudosinnimos: no Crmides, trata-se de distinguir fazer (poien) de realizar (prattein) 55 ; no Lques, distinguir o corajoso (to andreon) do destemido (to aphobon)56; no Mnon, distinguir o limite (peras) da extremidade (eschaton)57e, no Protgoras, distinguir querer (boulesthai) de desejar (epithymein) 58 . Creio que Prdico estava operando com a hiptese de que a riqueza do nosso vocabulrio possui
54 Consultar a discusso sobre as distines de Prdico no comentrio de C.C.W. Taylor ao Protgoras: Plato: Protgoras (Clarendon Plato Series), traduo e comentrios de C.C.W. Taylor, edio revisada, 1991, pp. 136-140. Goldschmidt (1940, p. 8) sugere que diarein pode ser um termo tcnico utilizado pelo Prdico histrico. 55 Crmides, 163b-d. 56 Lques, 197b-d. 57 Mnon, 75e. 58 Protgoras, 340a.

27

uma afinidade ntima com a complexidade da realidade; em outras palavras, que existe uma correspondncia (mais ou menos) perfeita entre as palavras e aquilo que elas designam59. Assim, em alguns casos potencialmente ambguos - e.g. onde a existncia de sinnimos potenciais demandam uma investigao acerca do modo correto de empregar os termos para obter uma descrio acurada do real - , a regra que define a correo de um termo no apenas uma regra de uso do termo (determinada por uma prtica particular 60 ), mas da identificao de sua designao especfica. Ou seja, a proposta de Prdico a de que o problema da correo do nomes dever ser resolvido no plano da realidade e no no plano da linguagem (que vista como sintomtica do real): Ill teach you differences (Rei Lear, I, iv, 94) chegou a ser considerado por Wittgenstein como mote para as Investigaes Filosficas, mas cairia bem para Prdico. Os casos dos quase-sinnimos so distintos do tipo de correo proposta por Anaxgoras substituir gerao e destruio por associao e dissociao pois l (em Anaxgoras) estamos lidando com pares de palavras com sentidos claramente distintos. Prdico poderia querer dar conta dos casos ambguos. Se existem duas ou mais palavras para designar aquilo que aparenta ser um nico fenmeno, devemos sempre considerar a possibilidade de haver mais de um estmulo no real demandando mltiplos modos de referncia. Distinguir os termos um modo condensado de designar um recurso que perfaz quatro etapas: 1. Em primeiro lugar identificar os termos que os homens dizem compartilhar o mesmo campo semntico (os supostos sinnimos).

59 Prodicus (...) seems to have operated on the hypothesis that there were no genuine synonyms, that where there were two words, there were two meanings (Norman Kretzmann, 1967, p. 359). Caso a tese de Prdico seja a de que para cada item da realidade corresponde um termo da linguagem, ento estaramos diante de tese legitimamente metafsica. 60 E.g. em Portugus temos tica e moral. Alguns argumentam que ambos significam fundamentalmente a mesma coisa e apenas convenes estabelecem quando devemos usar um ou outro termo; mas existem aqueles que traam distines entre as duas palavras. Outro exemplo divertido a distino entre grafite e pichao. Lembro de um comentrio num jornal que dizia que pichao vandalismo, mas grafite arte quando algum poderia argumentar que ambos designam a mesma coisa (street art, por exemplo) e que a nica distino relevante est na atribuio de valor esttico a alguns casos e no outros.

28

2. Depois, indagar a respeito das realidades relevantes e confront-las com a lista de termos. 3. Em seguida, distinguir as designaes especficas dos termos vis-vis s realidades relevantes; isto , correlacionar a lista de termos lista dos recortes do real; 4. Por fim, fazer uso correto dos termos apropriados nos contextos apropriados.

Podemos ilustrar o mtodo com um exemplo: 1* Corajoso, bravo ou destemido so termos atribudos a indivduos que agem de determinado modo (e.g. com vigor ou persistncia) em determinadas situaes (e.g. no combate); 2* Existe uma distino entre (e.g.) (i) o vigor ou persistncia no combate guiado pela razo e (ii) o vigor ou persistncia no combate regido pelo impulso ou pela indiferena com relao prpria sorte; 3* Corajoso designa (i) e destemido designa (ii). 4* Logo, devemos empregar o termo corajoso em circunstncias (ou contextos) c e bravo ou destemido em circunstncias (ou contextos) c. Seguir essas regras instanciar empregos corretos dos termos corajoso, bravo e destemido. O elemento problemtico do modelo acima explicao da correlao expressa em (3*), isto , a racionalizao do porqu da atribuio de corajoso a (i) e destemido a (ii). O que garante que obtivemos a correlao correta? Tudo indica que o que permite a Prdico a traar suas distines : (a) a pr-existncia de um escopo semntico relacionado a cada um dos termos; (b) um conjunto de regras de uso (estabelecidas pela tradio) e (c) a beno de alguma autoridade (no caso o prprio Prdico) para legitimar as correlaes. O partidrio do naturalismo cratiliano poderia insistir na arbitrariedade dessas associaes e alegar que faltam a elas bases objetivas que assegurem as distines: corajoso, bravo, destemido so distines acidentais da lngua e a aplicabilidade (correta) dos nomes no consiste em outra coisa que a obedincia a normas (um tanto arbitrrias) de uso - a riqueza semntica dos termos um

29

fato da linguagem, no um fato da realidade. Veremos que a rejeio de uma autoridade mundana que estabelece a relao nome/nomeado bem como a exigncia de um isomorfismo so temas centrais da posio naturalista no Crtilo.

(ii) A correo dos nomes:

Existe outra dimenso das reflexes de Prdico sobre a nomeao que pode ser chamada de correo dos nomes, no sentido estrito de uma demanda pela reforma das prticas de uso existentes. Os argumentos aqui so ou argumentos baseados na demanda por coerncia sistemtica no uso dos termos ou argumentos baseados na afinidade (etimolgica) entre as palavras. A demanda pela coerncia sistemtica depende de uma crena numa ligao rgida entre o nome e o seu sentido. Assim, no Protgoras61, Scrates faz meno constante vigilncia de Prdico no uso apropriado do adjetivo terrvel (deinos). No grego tico, assim como no portugus contemporneo, a palavra terrvel podia ser utilizada em alguns contextos contraditrios: falamos em um monstro terrvel (algo ruim; um mal), mas tambm uma pessoa pode ser qualificada como terrivelmente inteligente (algo bom; uma virtude). Ocorre que nunca falamos em uma terrvel sade ou numa paz terrvel. A demanda uma demanda por coerncia: j que terrvel pode sempre ser atribudo a coisas ruins mas somente em alguns casos a coisas boas, o prefervel seria uniformizar o uso. O segundo recurso o mais interessante. No Protgoras 62 , aps algumas distines do tipo que acabamos de discutir, Prdico utiliza um recurso curioso para distinguir os verbos euphrainesthai e hedesthai, que podem ser traduzidos como derivar prazer de ou aprazer-se com. Vamos aplicar novamente o modelo inspirado em Prdico:

61 Protgoras, 340e-341b. 62 Protgoras, 337a-c.

30

(1)** Tanto euphrainesthai quanto hedesthai designam estados de prazer; (2)** existem estados de prazer: (i) tipicamente associados ao corpo e (ii) tipicamente associados a estados mentais; (3)** euphraneisthai est ligado ao exerccio da inteligncia (phronsis), logo, deve designar (ii)63; portanto, hedesthai deve designar (i). (4)** Logo, devemos usar o termo euphraneisthai em circunstncias (ou contextos) nos quais estamos nos referindo a prazeres mentais e hedesthai em circunstncias (ou contextos) nos quais estamos nos referindo a prazeres corporais. A ligao entre euphraneisthai e phronsis , presume-se, de natureza etimolgica. O raciocnio etimolgico operante pode ser desdobrado do seguinte modo: i. ii. iii. iv. v. euphrainesthai um verbo derivado do substantivo euphrosun; euphrosun = eu + phrosun; eu + phrosun = eu (bom/ bem) + phronsis (mente/ inteligncia) Logo, euphrosun designa um estado mental positivo (i.e. um prazer ligado mente) euphrosun um nome correto ou apropriado, em virtude de seu contedo descritivo, para designar um prazer da alma (ou da mente)

Notem que agora o mtodo para distinguir os termos tem por autoridade informaes contidas nos prprios nomes. O mais interessante que esse no o nico testemunho que temos de um recurso etimolgico atribudo a Prdico. O segundo exemplo foi preservado por Galeno 64 . No trecho no qual o testemunho se encontra, Galeno est tecendo alguns comentrios a respeito da terminologia dos humores (chumoi) resultantes da

63 Protgoras, 337c2-4 (edio Burnet). 64 De virtutibus (facultatibus) naturalibus, II, ix, 130 (= DK 77 B4):

31

combinao (em certas quantidades e sob certas condies) dos temperamentos (syzygiai). A tradio hipocrtica preserva a seguinte correlao:

1. o quente e o mido geram aquilo a chamamos sangue; 2. o quente e o seco geram aquilo a que chamamos bile amarela; 3. o frio e o mido geram aquilo a que chamamos flegma; 4. o frio e o seco geram aquilo a que chamamos bile negra. Mas Prdico aponta a necessidade de corrigir esta terminologia. Ele conecta a palavra phlegma (flegma) ao verbo phlegesthai (ser queimado). Como aquilo que foi objeto da ao do calor intenso resulta em algo quente e seco, segue-se que phlegma o nome correto daquilo que atualmente chamamos bile amarela. A correo da terminologia, no entanto, gera um espao vazio: qual o nome apropriado ao resultado da combinao do frio e do mido? Ocorre que h um termo no vocabulrio mdico que pode ocupar a antiga posio ocupada por phlegma: muco (blenna), que uma substncia viscosa que, como nota Prdico, encontrada entre aqueles acometidos por certas infeces, ou seja, expostos ao frio e secura do inverno (em Portugus dizemos resfriado). O termo bile amarela passa a ser considerado um termo infeliz e expulso do vocabulrio cientfico. Com esses reajustes, Prdico acredita ter aperfeioado (corrigido) a terminologia mdica. Em suma, creio ter identificado dois interesses gerais de Prdico que so interessantes quando comparados ao Crtilo: a. O estudos dos nomes enquanto investigao metafsica: Prdico poderia avanando uma hiptese sobre a transparncia da linguagem. Isto , a riqueza terminolgica poderia ser produto de riquezas do mundo. b. O estudo dos nomes enquanto reforma racional: um projeto de purificao da linguagem.

1.2. As duas teses sobre a nomeao:

32

O Crtilo apresenta duas teses sobre a relao entre nomes e os itens por eles nomeados. De acordo com uma tese, a relao natural; de acordo com a segunda tese, a relao convencional. A tradio filosfica antiga assimilou o contraste65. Um modo simplificado de introduzir cada uma dessas posies o seguinte:

A tese naturalista aposta na idia de que a razo humana desempenha um papel limitado no surgimento ou estabelecimento dos nomes; os nomes que utilizamos so substancialmente determinados por foras que esto aqum da estipulao humana. A tese convencionalista aposta na idia de que nomes so, primordialmente, signos arbitrrios resultantes de pactos sociais (conscientes ou no; explcitos ou no) e/ou acidentes histrico-culturais.

Dois problemas me parecem evidentes nas caracterizaes acima. Em primeiro lugar, as expresses natureza e conveno so potencialmente ambguas, podendo adquirir significados bastante distintos; em segundo lugar, as teses no so necessariamente opostas nem mutuamente excludentes. Algum poderia argumentar que nenhuma das posies isoladamente pode explicar satisfatoriamente todos os aspectos da relao nome-nomeado. A seguinte analogia poderia ser exemplificadora: a enorme variao lnguas naturais, a possibilidade humana de manipular e moldar a lngua de maneiras imprevisveis, a mngua contribuio do signo para a constituio do significado dos nomes66 so todos fatores que apontam para os aspectos convencionais da linguagem, mas a predisposio humana para a linguagem um dado da natureza
65 No mundo grego o contraste usualmente expresso pelos rtulos abreviados physys (posio naturalista ou naturalismo onomstico) e thesis (posio convencionalista ou convencionalismo onomstico): cf. Alcnoo, Didaskalikos, 160.3-5; Prclo, In Platonis Cratylum Commentaria, passim.; Amnio, Ammonii in Aristotelis De Interpretatione commentarius, 37, 10-13; Simplcio, In Aristotelis Categorias, passim..; Orgenes, Contra Celsum, I, 24, 9-10. Reencontramos o contraste no mundo moderno: e.g. Leibniz, Nouveaux Essais sur lEntendement Humaine, III, ii onde dito que o significado (significations) das palavras (mots) arbitrrio (arbitraires; ex instituto: Leibniz utiliza tanto a expresso francesa quanto a latina) e no por necessidade natural (necessit naturelle). Juliet: "What's in a name? That which we call a rose By any other name would smell as sweet." (Shakespeare, Romeo&Juliet, II, ii, 1-2).
66

33

humana (isto , um dom natural). til mencionar tambm uma segunda analogia. bem conhecido o projeto liderado por alguns sofistas de distinguir quais elementos da realidade humana so predeterminados (ou esto dados) por natureza e quais so fundamentalmente fenmenos culturais (convencionais), no sentido de admitirem maleabilidade67. Assim, e.g., a organizao poltico-social pode ser um impulso (ou uma predisposio) natural dos homens, mas as formas particulares de instituies poltico-sociais que cada agrupamento humano adota so resultantes de processos histrico-culturais, que podem ser rotulados como foras convencionais. Mas o contraste entre as teses se tornou lugar comum no mundo antigo. No captulo XVI de seu comentrio ao Crtilo, Prclo produz um levantamento dos partidrios de cada uma dessas posies:

Da opinio de Crtilo eram tanto Pitgoras quanto Epicuro, [enquanto] Demcrito e Aristteles [eram da opinio] de Hermgenes.68

O recorte de Prclo no to simplista ou reducionista quanto pode parecer primeira vista. Prclo no est sugerindo que Pitgoras e Epicuro diziam (ou diriam) as exatas mesmas coisas que Crtilo dizia (ou diria) tampouco que Crtilo e Hermgenes, na citao acima, fazem s vezes de tese naturalista e tese convencionalista (respectivamente). Creio que o que est em jogo seja algo mais instigante e em sintonia com a progresso dialtica do Crtilo. O que temos na verdade uma coleo de argumentos que apontam os limites de cada um dos modelos (convencionalistas ou naturalistas) de pensar a relao entre nomes e itensnomeados.

67 Discusses sobre o contraste sofstico entre nomos (i.e. aquilo que institudo pela razo) e physis (aquilo que est dado pela natureza das coisas) aparecem em: Felix Heinimann, Nomos und Physis, Basilia: 1945 ( reepublicado em Darmstadt pela Wissenschaftliche Buchgesellschaft em 1987; ver, em especial, as pginas 53-54 da edio de 1987, que comentam o Crtilo); E.R.Dodds, The Greeks and the Irrational. Berkeley, Los Angeles e Londres: University of California Press, 1951, pp.182-189; M.Pohlenz, Nomos und Physis, Hermes, lxxxi, 1953, pp.418-438; W.K.C.Guthrie, The Sophists. Reino Unido: Cambridge University Press, 1971, pp.55-135; J. e Romilly, La Loi dans la pense grecque. Paris, 1971, pp.58-114; G.B.Kerferd, The Sophistic Movement. Reino Unido: Cambridge University Press, 1981, pp.111-13. 68 Procli Diadochi In Platonis Cratylum Commentaria, XVI.

34

Existem dois argumentos longevos contra o convencionalismo. O primeiro deles, o argumento da impossibilidade de se identificar o instante do pacto; o segundo deles o perigo da arbitrariedade radical no estabelecimento dos nomes.

(1) O problema da instituio inicial da conveno pode ser encontrado numa passagem de um texto de juventude de Russell:

Bertrand Russell, The Analysis of Mind (1921):

natural pensar que o significado de uma palavra algo convencional. No entanto, isso s verdade com grandes limitaes. Uma nova palavra pode ser introduzida em uma lngua existente por mera conveno, como ocorre, por exemplo, com novos termos cientficos. Mas a base de uma lngua no convencional, nem do ponto de vista do indivduo nem do da comunidade. Uma criana que est aprendendo a falar est aprendendo hbitos e associaes que so to determinados pelo ambiente quanto o hbito de esperar que cachorros latam e galos cantam. A comunidade de falantes de uma lngua a aprendeu e a modificou por meio de processos que, em sua esmagadora maioria, no foram deliberados, antes resultaram de causas que operavam segundo leis identificveis. Se remontarmos s origens remotas de qualquer lngua indoeuropia, chegaremos, ao menos hipoteticamente (de acordo com certas autoridades) a um estgio no qual a lngua era composta apenas pelas razes a partir das quais as palavras subseqentes foram construdas. Como essa razes adquiriram seu significado no sabido, mas uma origem convencional to mtica quanto o contrato social por meio do qual Hobbes e Rousseau supuseram que o governo civil se estabeleceu. No plausvel imaginar um parlamento de ancies at ento afsicos reunindo-se para decidir chamar a vaca de vaca e o lobo de lobo. A associao entre as palavras e os seus significados deve ter sido o produto de algum processo natural, embora a natureza desse processo nos seja hoje desconhecida.69

69

It is natural to think of the meaning of a word as something conventional. This, however, is only true with great limitations. A new word can be added to an existing language by a mere convention, as is done, for instance, with new scientific terms. But the basis of a language is not conventional, either from the point of view of the individual or from that of the community. A child learning to speak is learning habits and associations which are just as much determined by the environment as the habit of expecting dogs to bark and cocks to crow. The community that speaks a language has learnt it, and modified it by processes almost all of which are not deliberate, but the results of causes operating according to more or less ascertainable laws. If we trace any Indo-European language back far enough, we arrive hypothetically (at any rate according to some authorities) at the stage when language consisted only of the roots out of which subsequent words have grown. How these roots acquired their meanings is not known, but a conventional origin is clearly just as mythical as the social contract by which Hobbes and Rousseau

35

(2) O problema do relativismo radical (relativismo anything goes) tem seu locus classicus numa passagem de Lewis Carroll:

When I use a word, Humpty Dumpty said, in rather a scornful tone, it means just what I choose it to mean neither more nor less. 70

J os argumentos contra o naturalismo so classicamente encontrados em Demcrito71:

natureza, haveramos de ter uma lngua nica entre os homens72.

1. O argumento chamado polusmon: Uma vez que coisas distintas recebem o mesmo nome (nas diferentes lnguas) prova de que a linguagem no natural. Esse argumento reaparece em Leibniz, por exemplo: Se nomes pertencessem s coisas por

2. Nomes podem ser alterados pela vontade humana. Ou seja, a atribuio dos nomes motivada, logo, no pode ser natural. 3. O terceiro argumento baseado na limitao das derivaes. Se a nomeao fosse natural, seria de se esperar que o sistema como um todo fosse mais coerente do que .

2. Preparando o jogo (Crtilo 383a1-384e2): Agora que esquentamos os nossos motores, estamos preparados para apreciar as sutilezas dos argumentos que aparecem no Crtilo. hora de examinarmos o texto em detalhe.

supposed civil government to have been established. We can hardly suppose a parliament of hitherto speechless elders meeting together and agreeing to call a cow a cow and a wolf a wolf. The association of words with their meanings must have grown up by some natural process, though at present the nature of the process is unknown. (Bertrand Russell, The Analysis of Mind, edio de Thomas Baldwin, Londres: Routledge, 1995, pp. 158-159)
70

No sexto captulo de Through the Looking-glass, de Lewis Carroll, 1871, vrias edies. O Hupty Dumpty muito frequentemente lembrado pelos estudiosos como exemplo caricatural da posio de Hermgenes (Robinson, 1956, p. 334; Kahn, 1973, pp.158-159; Baxter, 1992, pp.18-19, dentre outros). Ademollo (2003).

71

72 Este argumento apresentado por Leibniz como o primeiro argumento contra o naturalismo nos Nouveaux essais sur l'entendement humain, Livro III, captulo ii: ...on peut demander dabord comment ces mots y ont este determine; et lon convient que cest non par aucune connexion naturelle quil y ait entre certains sons articuls et certaines ides (car en ces cas il ny auroit quune langue parmy les hommes)

36

O contexto dramtico do Crtilo indeterminado, podemos inferir apenas que estamos em Atenas. Scrates convidado a participar (anakoinsmetha 73 ) de uma discusso em andamento entre Hermgenes e Crtilo. O tema, como j sabemos, a correo dos nomes (tn orthotn onomatn 74 ) e Hermgenes, membro do crculo ntimo de Scrates, pede auxlio ao amigo para interpretar (sumbalein75) o o orculo de Crtilo (tn Kratylou manteian76), isto , as coisas obscuras e esquivas que Crtilo diz acerca da nomeao:

(T2): Crtilo, 383a4-384a7


HERMGENES: Crtilo aqui, Scrates, dizia que cada um dos seres (hekastoi tn ontn) tem um nome correto que lhe pertence por natureza (physei pephykyian), e que no nome aquilo a que alguns chamam (kalsi) nome, acordando (synthemenoi) em chamar-lhes (kalein) assim, e enunciando uma parcela da sua voz (ts hautn morion epiphteggomenoi), mas que pertence (pephykenai) aos nomes uma certa correo, que a mesma para todos, sejam Gregos ou brbaros. Por isso eu perguntei-lhe se o seu nome verdadeiramente (ti altheiai onoma) Crtilo. E ele assentiu. E o de Scrates? perguntei-lhe. Scrates , disse ele. Quer dizer que, relativamente a todos os outros homens, aquilo que lhes chamamos o nome de cada um deles, e esse , para cada um, o seu nome? disse eu. Bem, o teu no Hermgenes , respondeu ele, apesar de todos os homens te chamarem assim. Mas embora eu o interrogue e esteja cheio de vontade de conhecer o que pode ele querer dizer, ele nada esclarece e ironiza comigo, afetando possuir em seu ntimo qualquer coisa que ele conhece, e que, se quisesse expor claramente, me faria concordar com ele e dizer as mesmas coisas que ele diz. Ora, se tu [Scrates] puderes interpretar (sumbalein) o orculo de Crtilo, ouvir-te-ei com prazer; mas ainda com mais prazer ouviria aquilo que pensas sobre a correo dos nomes (peri onomatn orthottos), se quiseres me dizer.

Vamos listar as coisas que Crtilo diz: C.1. Que existe um nome correto (ou genuno77) para cada nomeado78; C.2. Que o nome correto (ou genuno) de cada nomeado est dado por natureza (physei pephykyian)79;

73 Crtilo 383a1-2 74 Iden ibiden 384a6-7 75 Iden ibiden 384a5 76 Iden ibiden 384a5 77 No Crtilo, nome correto (orthots) e nome verdadeiro (aleths) so expresses equivalentes: cf. 383b2-3 (ti altheiai onoma) e 430d5. 78 383a4-5. Ao longo do Crtilo, Plato utiliza um vocabulrio frouxo para se referir quilo que o nome nomeia: ser ou realidade (to on; 383a5), coisa (pragma) ou essncia (ousia). No necessrio aquilo que designado pelo nome
79

383a5.

37

C.3.

Que o nome correto (ou genuno) de cada coisa no aquilo que convencionamos (synthemenoi) chamar (kalein) os itens nomeados80;

C.4. Que a correo dos nomes a mesma para todos (gregos e brbaros)81.

E agora vamos passar para a posio de Hermgenes: (T3): Crtilo, 384c10-d7


HERMGENES: Quanto a mim, Scrates, muitas vezes conversei com ele [Crtilo] e com muitos outros, e no sou capaz de me deixar persuadir de que a correo dos nomes seja outra coisa para alm da conveno e do acordo (synthk kai homologia). Parece-me que aquele nome que algum estabelecer (thtai) para uma coisa, esse ser o nome correto; e se de novo o mudar, e j no lhe chamar aquele, o segundo em nada ser menos correto do que o primeiro, como nos mudamos os nomes dos nossos escravos domstico, sem que o nome para o qual mudamos seja menos correto do que aquele que primeiramente lhes fora posto. De fato, nenhum nome pertence por natureza a nenhuma coisa, mas [o nome] estabelecido pela regra e pelo uso (nomi kai ethei) daqueles que o estabeleceram, chamando [o nomeado] desse modo.

A posio de Hermgenes: H.1. A correo dos nomes no depende de nada alm da conveno e do acordo; H.2. O nome correto de um item aquele que foi estabelecido como o nome do item; H.3. Convenes podem mudar H.4. Nenhum nome pertence por natureza a nenhum nomeado H.5. Nomes so estabelecidos pelo uso e pelo costume.

A possibilidade de alterar os nomes dos escravos era uma prtica grega. Olimpiodoro escreve: Alm do mais, os homens livres se distinguem dos escravos pelo nome e pelo corte de cabelo; os escravos portam nomes como o Geteu, o Dvio, o Firgiano; mas em nossos dias, a confuso tambm reina nesse domnio82. Isto , havia na antiguidade o costume de trocar o nome dos escravos, designando-os pela
80 383a5-7. 81 383a7-b2. 82 Olympiodorii in Platonis Alcibiadem Commentaria, 149, 3

38

procedncia83 . Tambm havia o costume de conferir aos escravos nomes puramente fantasioso84. Hermgenes parece estar propondo um modelo radical de convencionalismo. As nicas restries nomeao parecem ser:

(1) nome tem que ser um som (o Crtilo trata fundamentalmente de uma cultura oral) (2) tem que ser um som articulvel/pronuncivel (3) tem que ser um som voluntrio

3. O convencionalismo radical (Crtilo, 385a1-385e3)85: A fortuna crtica ambivalente com relao ao convencionalismo de Hermgenes. Enquanto alguns a descartam como bobagem ou a julgam como de qualidade desigual, h certa tendncia contempornea em reabilitar seu valor 86 . A avaliao da tese exige pacincia e cuidado. A contenda gira em torno da interpretao da passagem em 385a: (T4): Crtilo, 385a1-385e3.
SCRATES: (...) Aquele nome que algum estabelea para chamar (thi kalein)87 uma coisa, ser o nome da coisa? HERMGENES: o que me parece. SCRATES: Quer tenha sido um particular (idiotes) ou uma cidade (polis) a chamar (kali) [a coisa] por meio desse nome? HERMGENES: Sim. SCRATES: Mas ento, se eu chamar (kal) uma coisa qualquer, por exemplo, se eu chamar cavalo quele a que agora chamamos (kaloumen) homem e homem quele que chamamos cavalo, ser o nome disso homem para as pessoas em geral (dmosiai) e cavalo para mim em particular (idiai)? E, no outro caso, homem para mim em particular e cavalo para as pessoas em geral? isso que queres dizer? 83 ver O. Masson, Les noms des esclaves dans la Grce antique in Actes du Colloque de 1971 sur lesclavage, Paris, 1973, pp. 9-21 84 fantasiososAmmonius, In De Interpretatione, 38, 17-20; Simplcio, In Aristotelis Categorias, 27, 15-24. 85 importante notar que estou seguindo agora a edio OCT (1995), ou seja, estou aceitando a transposio da passagem 385b2-d1 para depois de 387c5. 86 A respeito disso, ver Barney (2003). 87 H alguma variao entre os manuscritos nessa passagem.

39 HERMGENES: o que me parece.

So essas palavras que condenam Hermgenes na opinio de alguns exegetas. Afinal, estariam abertas as portas para uma radical nomenclatura privada: cada um chama o que quiser do que quiser. Mas trs aspectos precisam ser levados em conta: 1) as palavras so de Scrates e no de Hermgenes; 2) a tese s se torna absurda na oposio demsios idis; 3) no haveria alguma situao imaginvel na qual a nomenclatura privada pudesse ser admitida? Rachel Barney88 hbil em delinear com extrema cautela a tese do convencionalismo. O fundamental perceber o uso que Hermgenes faz de dois verbos gregos: kalein e tithemi. O verbo tithemi comporta longos verbetes nos dicionrios, mas aqui significa, sobretudo, fixar ou estabelcer. Por sua vez, kalein chamar. Logo, Hermgenes distingue dois tempos da nomeao: 1) o batismo (tithemi) e 2) o uso (kalein). No momento de atribuio de um nome a algo, estamos no terreno da pura arbitrariedade: todos os nomes so corretos; no h nenhum critrio natural que nos aponte uma direo. E esta etapa da nomeao que o foco da ateno de Hermgenes. O uso do nome algo diferente e deve ser regrado de acordo com o batismo do objeto. Cito a ltima pea que completa o quebra-cabeas da tese convencionalista: (T5): Crtilo, 385d2-e3.
SCRATES: E o nome que cada um diz (phi) ser o nome de cada coisa, esse ser o nome dessa coisa? HERMGENES: Sim. SCRATES E cada nomes que algum diz (phi) ser o nome de cada coisa, esse ser o nome dessa coisa? HERMGENES: De fato, Scrates, tenho para mim que no h outra correo dos nomes seno esta: posso chamar (kalein) cada coisa pelo nome que eu lhe pus (ethemn), e tu, por outro nome que tu lhe puseste; E da mesma maneira vejo as cidades atriburem nomes particulares s mesmas coisas, e os gregos darem nomes diferentes dos que do outros gregos, e os gregos darem nomes diferentes dos que do os brbaros.

Ethemn o aoristo de tithemi na primeira pessoa do singular. Ou seja, continuamos a ter a nomeao em dois tempos. No existe critrio de correo do batismo ( arbitrrio) e qualquer modificao do nome (metatithemi) ser um novo batismo. Da decorre o exemplo da mudana dos nomes dos escravos em TH1. Scrates
88 Barney (1997).

40

compreende o par tithemi-kalein que a espinha dorsal do convencionalismo de Hermgenes: ele utiliza nitidamente a expresso thei kalein em TH2. Mas ele fora Hermgenes a admitir uma situao absurda ao permitir um livre batismo e um livre uso dos nomes por particulares dentro do contexto comunitrio. Goldschmidt, no entanto, est correto em defender que, para a teoria convencionalista, idis (o particular) e demosis (o pblico) no esto em oposio89. Isto est claro em TH3 onde cada cidade (cada cidade particular) produz seus nomes particulares (idis). Aqui a cidade tratada como o indivduo: cada pessoa ou comunidade est livre para batizar o que quer que seja aleatoriamente; o que deve conformar correo dos nomes o uso que se faz deles. No se deve conferir fora exagerada nomeao particular. Vimos at agora que a querela sobre a nomeao pode ser expressa, em sua verso mais geral, pela oposio physei sunthmenoi (nomeao natural - nomeao convencional). At aqui, pouco nos foi dito a respeito da tese naturalista e suas implicaes, mas j vimos que a teoria convencionalista opera via a relao tithemikalein.

4. Contra o relativismo (Crtilo, 385e4-387c5): O foco da ateno agora a derrocada do relativismo em duas de suas modalidades: o de Protgoras90 e o de Eutidemo (em 386d eles so apresentados como correlatos). O objetivo do argumento garantir uma essncia (ousia) estvel prpria para todas as coisas e alcanado por meio da tradicional tese que atenta para os perigos da admisso de um relativismo moral via o relativismo epistemolgico ou ontolgico. Mas por que o relativismo? Parece-me uma decorrncia da interpretao que v no convencionalismo a abertura para uma liberdade irrestrita de nomeao; um mundo no qual homens teriam o poder de atuar numa esfera particular (idis) como deuses, fabricando cosmologias prprias e conflitantes. O significativo aqui a apresentao de um dos grandes temas de todo o dilogo: o conflito entre a estabilidade

89 Goldschmidt (1940), p.46.


90

O perigo do relativismo protagrico aparece tambm em Teeteto, 152a.

41

e a instabilidade ontolgica e epistemolgica91. Inicialmente, o convencionalismo de Hermgenes interpretado como uma abertura para o relativismo de Protgoras e Eutidemo; mas, mais para frente no dilogo, ser o relativismo de Herclito o grande obstculo a ser combatido por Scrates (contra o heraclitismo radical de Crtilo92) e a contraprestao metafsica de toda a seqncia etimolgica seu leitmotiv filosfico ser a confirmao recorrente do fluxo universal. O argumento contra o relativismo o seguinte: P.1: Uma vez que o relativismo inaceitvel, algumas coisas devem estar investidas de regularidade; P.2. Uma vez que existe alguma regularidade, as aes correlatas a essas regularidades devem se conformar a essas regularidade; deve se C.: Logo nomear, na medida que nomear uma prtica correlata regularidades, submeter a regularidades.

5. A relevncia da distino entre nome falso e nome verdadeiro (Crtilo, 385b2d1):

Este trecho visto como extremamente problemtico. Ele contm o seguinte argumento: P1: Existe o discurso verdadeiro e o discurso falso; P2: Nomes so partes do discurso; P3: As partes do discurso verdadeiro so tambm verdadeiras; as partes do discurso falso so tambm falsas; C: Logo nomes podem ser verdadeiros ou falsos.

91 Segundo Goldschmidt, o grande tema do diologo: ver Goldschmidt (1940), pp.56-57. 92 Aristteles, Metafsica, Livro Gama, 1010a10-14.

42

A validade desta inferncia discutvel93. Ela tem todos os ares de uma falcia da diviso. A premissa P1, conforme entoam aqueles versos para crianas, incomoda muita gente. Incomoda o prprio Plato, pois implica a bipolaridade das partes do discurso (os nomes). Ora, no Sofista (262-264) h a colocao de que com relao s sentenas, que se pode falar em verdade ou falsidade94. Parece ntido que Hermgenes exclui a bipolaridade do batismo, mas nada sugere at agora que ele tambm a exclua do uso (ou seja, quando nomes passam a figurar em sentenas discursivas). O argumento, em realidade, parece dirigido Crtilo. Afinal, se todo nome essencialmente (naturalmente) correto, ou o nome trivialmente verdadeiro, ou ele nem mesmo chega a se constituir enquanto tal (excluindo, assim, a questo da falsidade). Tal tese exposta com vigor por Crtilo, mas somente em 429b-430a 95 . Ento fica a pergunta: o que esta tese est fazendo neste momento do dilogo?

Garantida a estabilidade das essncias (bebaiteta ts ousas; 386a3), as coisas devem se adequar cada qual sua physis e no nossa dxa (para onde apontavam Protgoras e Eutidemo). Mas dentre as coisas do mundo h as aes (prxeis), alm dos objetos; elas tambm so maneiras de ser (386e6-9): Logo, as aes se realizam segundo sua prpria natureza (physin), no conforme a opinio (dxan) que dela fizermos. (387a1-2). Mais especificamente, Plato est descrevendo o modus operandi das artes tcnicas96, nas quais a prxis regulada com vistas a um fim. Isto significa que as aes comportam, cada qual, um ndice especfico de adequao: o cortar e o queimar (os exemplos so de Plato) demandam seus modos prprios de realizao. Quem deseja cortar deve cortar algo com algo e de uma determinada maneira. uma viso regrada do mundo: tanto prticas quanto objetos se desenvolvem num horizonte que no admite anomalias e a normatividade inerente a cada ser.
93 Ver Robinson (1955), p.328. 94 Em Aristteles vemos isso claramente: De Interpretatione, 16a 10-13. 95 Uma tese anloga defendida por Trasmaco na Repblica, Livro I, 340c-341a: o governante que comete um erro no verdadeiramente um governante.

43

Agora o falar apresentado como uma espcie de ao com relao a certas coisas (prxis tis n peri ta prgmata; 387c10-11) e o nomear parte do falar (387c6-7). Portanto, o nomear tambm uma espcie de ao (387c9-11) e quem deseja nomear deve nomear algo com algo e de uma determinada maneira. Camos numa estrutura comum s techns: algo realizado com algo, de certa maneira e em vista de um determinado fim. Se agora a pouco os exemplos eram o cortar e o queimar, agora temos tambm o tecer, o furar e o nomear. Para furar, o instrumento adequado o furador; para tecer, o instrumento adequado a lanadeira; para nomear, o instrumento adequado o nome: o nome um instrumento (rganon). Dentre as artes tcnicas, o tecer e, sobretudo, seu instrumento, a lanadeira (kerks) passam de exemplo a paradigma do funcionamento da nomeao: Scrates: E o que fazemos quando tecemos? No separamos a trama da urdidura, que esto misturadas? (...) Se dizemos que o nome instrumento, que fazemos quando designamos alguma coisa? Hermgenes: No sei como responder. Scrates: No instrumos [didaskomn] uns aos outros, e no distinguimos [diakrnomen] as coisas [t prgmata], conforme sejam constitudas? Hermgenes: perfeitamente. Scrates: O nome, por conseguinte, instrumento [rganon] para instruir [didaskalikn] e para separar [diakritikn] a realidade [ts ousas], tal como a lanadeira [kerks] separa os fios da teia. (388c; traduo modificada).

Goldschmidt traa habilmente a distino entre o exemplo e o paradigma em Plato97: o paradigma no serve para formular uma regra geral que abarca o objeto investigado, mas para estudar esse objeto mesmo, sob uma forma reduzida, mais simples e abordvel98. A lanadeira em 387d 388a era um exemplo dentre outros; ela se torna paradigmtica partir de 388b. At agora temos: 1) A estabilidade das essncias das coisas e a regra interna a cada uma delas, ditadas por sua natureza.

97 GOLDSCHMIDT, pp.58-61. A definio platnica de paradigma est no Poltico, 277d 278e (sobretudo, em 278c). 98 Ibid. p.60.

44

2) Dentre o mobilirio do mundo (as coisas, compreendidas de maneira ampla) temos os objetos e as aes. 3) O nomear uma ao ligada ao falar. 4) O nomear se realiza por meio de um instrumento prprio: o nome. 5) O nome um instrumento que possui uma dupla funo: didtica e diacrtica99. 6) O nomear tem como paradigma o tecer, assim como o nome tem como paradigma a lanadeira. Para o argumento seguinte, os exemplos retornam: Scrates: E agora, de quem o trabalho de que o tecelo se serve bem, quando faz uso da lanadeira? Hermgenes: Scrates: Do carpinteiro. Scrates: E todo homem carpinteiro, ou apenas o que conhece a arte da carpintaria? Hermgenes: Apenas esse. Scrates: E de quem o trabalho de que se serve o homem que fura alguma coisa, quando faz uso do furador? Hermgenes: Do ferreiro. Scrates: E todo mundo ferreiro, ou apenas quem possui essa arte? Hermgenes: Quem possui essa arte. Scrates: Muito bem. E agora, de quem o trabalho de que faz uso o professor [didaskaliks], quando emprega o nome? Hermgenes: A isso, tambm, no sei responder. (388c-d).

Algumas coisas so curiosas nesse trecho. Em primeiro lugar, pelos exemplos, existe uma relao de anterioridade entre certas tcnicas: a arte do tear depende da lanadeira, e esta, por sua vez, depende da arte do carpinteiro. Essa anterioridade simultaneamente lgica e cronolgica: a arte do tecelo s possvel mediante a arte do carpinteiro. Em segundo lugar, devemos observar que Scrates est tratando de apenas uma das funes do nome: a instruo. Logo, a arte de instruir, realizada mediante o instrumento nome, depende de alguma arte anterior. Hermgenes no capaz de identificar esta arte. Mais que isso, ele no capaz de identificar como os nomes dos quais nos servimos chegaram at ns. Essa segunda questo, colocada por Scrates em 389b destoa da lista de exemplos. L, em nenhum momento houve a indagao a respeito de como chegou a lanadeira nas mos do tecelo. No importa a obviedade possvel daquela resposta, aqui a soluo a seguinte: foi a lei (nmos) que fez com que
99 A relao entre essas funes precisa ser melhor averiguada.

45

os nomes chegassem at ns e, portanto, quando o professor instrui (utilizando o instrumento nome), utiliza o trabalho do legislador (nomottes). Somos testemunhos agora da importante introduo do par nmos-nomottes no dilogo. importante acompanhar os diferentes papis que o legislador assume, no apenas no decorrer do Crtilo, como tambm pelo opus platnico em geral100. Aqui, ele colocado lado a lado com os outros artesos. O fundamental : 1) a existncia de uma anterioridade lgica e cronolgica entre o ato de batismo e o uso do nome; entre o arteso do nome e o usurio do nome; 2) o legislador opera como o arteso, ou seja, ele segue uma regra que inerente sua prtica101 e inerente ao mundo; 3) o legislador o instaurador da lei, que o meio pelo qual o nome entra em circulao. Portanto, qual o significado de nmos? O termo central para o dilogo, pela sua dupla acepo: lei e costume. Hermgenes fez uma oposio entre nmos e physis, apontando assim para o aspecto convencional do termo (aquilo que os homens firmam entre si). Neste contexto, no entanto, Scrates est praticamente reduzindo a nmos physis, pois o estabelecimento dos nomes se d por meio de regras ditadas pela natureza das coisas102. Por que chamar o trecho de teoria da linguagem ideal (Goldschmidt)? Porque a eupraxia depende de uma relao entre a singularidade e a forma perfeita. O arteso realiza sua tcnica com vistas a um modelo ideal. Nos textos de Plato e no decorrer do Crtilo isso costuma estar sinalizado por expresses do tipo fixar os olhos em (formadas partir do verbo grego blepo, eu vejo). Assim, o legislador fabrica o nome, com os olhos voltados para o nome ideal.

2) O xtase de Eutifro: a anlise etimolgica (396d-426b) Com o estabelecimento de uma essncia fixa do mundo e a identificao da figura rara do arteso dos nomes, que age em conformidade com a natureza das coisas, temos o terreno preparado para a longa anlise etimolgica. O estudo particular das
100 GOLDSCHMIDT, pp.64-67. 101 Ibid. p.64. 102 A possibilidade dessa reduo de um de termo no outro no encontra no Crtilo sua nica instncia. Pode-se conferir tambm ocorrncia similar nas Leis, Livro X, 891 (888e-890a) e seguintes; Grgias, 483a e seguintes.

46

etimologias seria tarefa mais apropriada a um fillogo ou helenista. Nosso objetivo aqui apontar para algumas caractersticas e funes filosficas desta seco. De um modo geral, podemos dizer que a anlise etimolgica um exemplo de um argumento levado s suas ltimas conseqncias, culminando num limite radical. Afinal, em 426c, Scrates produz a teoria da imitao direta, segundo a qual as letras imitam as essncias das coisas. Tal teoria j apresentada por Scrates com certa desconfiana (ele a chama de exagerada e ridcula, em 426b) e ser definitivamente descartada a partir de 427d. Como vimos, toda a defesa da linguagem natural realizada por Scrates ocorre em trs movimentos: 1) o estudo preparatrio; 2) a anlise etimolgica; 3) a teoria radical da imitao. A anlise etimolgica encontra-se elegantemente emoldurada por duas extremidades opostas: por um lado, o solo comum das teses que surgem no estudo preparatrio (teses aceitas pelos trs interlocutores); por outro, a viso radical final (que s ser aceita por Crtilo). Mas o que deve ser necessariamente descartado na radicalizao gradual da defesa socrtica da linguagem natural sua contraprestao metafsica. A anlise etimolgica e, especialmente seu clmax final, representa uma confirmao da metafsica de Herclito, em especial da tese do fluxo perptuo. E aqui surge uma das maiores dificuldades do dilogo. Se o estudo preparatrio tinha como base a estabilidade das essncias (386a3), como conciliar isso com a fluidez heraclitiana? Como uma tese poderia culminar na outra? Uma parte dessa dificuldade vem da famosa obscuridade de Herclito 103 ; outra decorre da necessidade da reconstruo da leitura platnica dessas teses. Nesse sentido seria interessante comprar as passagens do Crtilo, com as passagens do Teeteto que lidam com a doutrina de Herclito104. Seria igualmente revelador estabelecer um contraste entre o Protgoras, contra quem foi firmada a essncia fixa, e as teses do fluxo contnuo. Por ora, basta salientarmos as duas marcas da anlise etimolgica: o heraclitismo e a inspirao oracular de Eutifronte. Em 396c-d, lemos: Scrates: (...) Se eu pudesse relembrar a genealogia de Hesodo e os antepassados mais remotos dos deuses, continuaria a investigar se foram corretos os nomes atribudos a todos eles, at ver se tem algum valor e para que serve essa sabedoria [sofas] que caiu
103 BARNES, pp. 65-69. 104 Teeteto, 179d-183b.

47

repentinamente sobre mim, no sei de onde. (396c-d; traduo modificada, mas que precisa reviso). Uma sabedoria que cai repentinamente e no se sabe de onde no de esprito socrtico. No geral, essas ocorrncias so o signo de alguma influncia externa: Fedro, 235c, 238d, 241e. Quando livre destas foras, Scrates mais sbrio. No Eutidemo, por exemplo, ele diz que a sabedoria [sofa] comunicvel por meio da instruo e no vm aos homens bruscamente, por si prpria (Eutidemo, 282c). Ou seja, em algum momento do Crtilo, Scrates recebeu alguma sorte de influncia que gradualmente reconhecida e admitida. Hermgenes sensvel em perceber o novo estado de esprito de seu interlocutor e, imediatamente comenta: ds me a impresso, Scrates, de que enuncias orculos, como profeta de inspirao recente. O filsofo reconhece sua condio: Scrates: Sim, Hermgenes; e estou convencido de que apanhei isso de Eutifronte, pois passei grande parte da manh a ouvi-lo. bem possvel que seu entusiasmo no somente tivesse me deixado os ouvidos cheios com sua sabedoria, como tambm se apoderasse de minha alma. A meu ver, devemos proceder da seguinte maneira: aproveitemos neste resto de dia essa influncia para concluirmos o que falta dizer sobre o significado dos nomes; mas, amanh, caso estejas de acordo, expulsemo-la por meio de esconjuros e purifiquemo-nos, se porventura encontrarmos algum que entende de purificao, quer seja sacerdote, quer sofista. (396d-397a). Eutifronte personagem de um dilogo que leva seu nome. Em Eutifronte 3c, ele se compara a Scrates: ambos seriam profetas e mestres da verdade. Eutifronte se apresenta como um homem piedoso, um profundo conhecedor do sagrado e das regras que separam a pureza da poluio. Scrates revelar como falaciosa a definio de sagrado adotada pelo seu interlocutor, com isso, marcar a diferena que existe entre eles. Portanto, Scrates no um grande admirador da sabedoria de Eutifronte. O defeito desta, claro, seu aspecto meramente opinativo. O combate opinio (dxa) e a passagem ao conhecimento realizado por meio da purificao (katarse). No Sofista, a sexta definio da arte sofstica a apontava como aquela que purifica as almas, afastando as opinies que impedem o aprendizado (231e). Mas ateno, pois o ardiloso lobo demasiadamente semelhante ao co, nosso fiel companheiro: o sofista no passa de um falso purificador (Sofista, 231a). Para a anlise do Crtilo, a passagem 231b do Sofista de grande interesse, por vincular a purgao arte didtica e diacrtica, que so

48

as funes dos nomes: a nomeao est ligada purificao105. Mas dentre aqueles que dominam a arte da purificao, quem a realiza adequadamente? O sofista e o sacerdote so candidatos, mas sero descartados. Eutifronte, com seu carter piedoso, talvez desempenhe o papel do sacerdote; j a desqualificao do sofista (que, para Scrates, no passa de um embusteiro), atravessa a obra de Plato. Ou seja, no trecho citado acima temos uma promessa futura de purgao. Tal promessa ser mantida, mas no ser realizada amanh e muito menos com um sacerdote ou sofista. Ser Scrates que iniciar o processo de purificao em 428d 106 , em sua recapitulao geral das teses apresentadas e posterior derrocada da teoria da linguagem natural. Mas o que podemos dizer das etimologias em si? Vamos primeiro esboar a estrutura geral por trs delas: 1) A ordem teolgica (397c-400d): i) os semoventes: o nome deuses ii) o nome espritos iii) o nome heris iv) o nome homens v) o nome alma vi) o nome corpo vii) os nomes individuais dos deuses 2) A ordem csmica (400d-411a): Os nomes sol, lua, astros, terra, ter, ar, fogo, gua, estaes (do ano), ano. 3) A ordem moral (411a 421a): Nomes dos vcios e das virtudes. 4) As coisas mais nobres (421a-c): Os nomes: verdade, mentira, ser e nome.

105

ArelaoentrenomeaoepurificaonoCrtiloprecisasermaisexplorada. GOLDSCHMIDT,p.107,nota2.

106

49

Goldschmidt faz uma diviso tripartite da seco: nome dos deuses; nomes dos fenmenos cosmolgicos e nomes das noes morais107. Tal diviso espelharia aquela do livro de Herclito, que continha, segundo a tradio, uma parte cosmolgica, outra poltica e outra teolgica108. factvel encontrar uma simetria perfeita nas etimologias, por meio de seu tema recorrente o mobilismo universal que est expresso nas extremidades do catlogo etimolgico. No incio da anlise dos semoventes lemos: Scrates: parece-me que os primitivos habitantes da Grcia no reconheciam outros deuses alm dos admitidos por muitos povos brbaros do nosso tempo: o sol, a lua, a terra, os astros e o cu. Por terem observado que todos eles se movem perpetuamente em seu curso, deram-lhes o nome de deuses [theoi] por causa dessa faculdade natural de correr [thein]. (397d).

A tese do movimento est presente, bem como a frmula de Crtilo tanto entre os Gregos, quanto entre os brbaros109. No final das etimologias, o vocbulo noma (nome) interpretado como uma sentena concentrada que significa a existncia do ser (t on) que investigamos. E temos: Scrates: A Verdade [althia] significa o movimento divino do ser [thia al]. A Falsidade [pseudos] indica o contrrio de movimento. Nesse passo, aquilo que um empecilho ao movimento ou que fora o repouso condenado. (421b).

A prpria verdade aponta tanto para o esprito religioso, que marcou toda a anlise etimolgica (via a inspirao proftica de Eutifronte), como tambm para a metafsica do movimento, sua contraparte filosfica. Esta longa seco um belo exerccio estilstico de Plato, um canto cosmolgico que atravessa uma ampla gama das coisas do universo (os nomes das plantas, dos animas e dos artefatos humanos ficam de fora), nomeando-as uma a uma. A teoria da imitao (422a-426a):
GOLDSCHMIDT,pp.109142. DigenesLarcio,AVidadeHerclito,IX,5. VerTCH,naprimeirapginadopresentetexto.

107

108

109

50

Scrates est disposto a levar seu mtodo s suas ltimas conseqncias, o que contribui e muito para a elegncia de sua argumentao. Um nome pode ser composto por outros nomes, elementos ou sentenas althia thia al que, por sua vez, tambm so passveis de anlise. Logo, deve haver algum limite na decomposio dos nomes: os nomes elementares ou primitivos, prton onomton (422b-c). Como deve haver um nico princpio para determinar a correo dos nomes, tal princpio deve ser aplicvel a todos os nomes, tantos os primitivos, quanto os derivados. Logicamente, a correo dos derivados, depende da correo dos nomes primitivos. Portanto, a pergunta: qual a relao estabelecida entre um nome primitivo e o nomeado? Tal problemtica j indica o trmino do xtase proftico: Scrates retoma seu estilo ponderado de investigao. A teoria do nome como imitao proposta. O nome a imitao vocal da coisa imitada (423b). Esta soluo descartada como incompleta: aquele que bale como o carneiro, estaria nomeando tal animal? (423c). A imitao necessita de alguma qualificao. Duas artes so contrapostas aqui arte da nomeao: a msica e a pintura. O mundo dotado de sonoridade, forma e cor. Cabe a estas artes imit-lo; a nomeao opera diferentemente: ela imita a essncia prpria das coisas, para mostrar claramente o que cada coisa (423e). O contraste, sugere Goldschmidt, est na distino entre a imitao de acidentes (som, forma e cor) e a imitao de essncia110. Isso no anula a relao tensa entre nomeao e pintura que passa a figurar no Crtilo aps a introduo da doutrina da mmesis.

3) A teoria radical da imitao (426b-427d):

Munido da teoria da imitao essencial, Scrates analisar as palavras rho (aquilo que corre ou escorre; fluxo); inai (ir) e schsis (deter) (424a). A primeira dessas palavras est fortemente vinculada frmula de Herclito tudo flui citada

110

GOLDSCHMIDT,pp.147152,masespecialmentep.149.

51

pelo prprio Plato no Crtilo (402a)111. As outras tambm fazem parte do vocabulrio que compe a teoria do movimento. As unidades ltimas da linguagem so as letras e slabas (423e, in finis). Elas so como o espectro de cores disponveis ao pintor. Ao compr um retrato, algumas vezes o pintor utilizar uma cor pura, outras vezes ter de preparar misturas para atingir o efeito desejado. O mesmo se d com os nomes (424c-425a): do mesmo modo que o pintor reproduziu uma figura por meio da pintura, aqui, tambm, criaremos a linguagem por meio da arte de nomear ou de falar (425a). Devemos lembrar que o nomear e o pintar no imitam as coisas da mesma maneira. Scrates insiste nessa diferena em 430b. Mas em ambos os casos existe um olhar de arteso, que ordena as coisas, seus insumos e seus instrumentos na busca por uma adequao entre eles. H muito de acidental num nome: a evoluo histrica da lngua, a flexibilidade da linguagem, a influncia de dialetos estrangeiros. A investigao sobre a correo dos nomes tarefa rdua e Scrates contempla desistir; talvez os nomes nos foram entregues pelos deuses ou sejam a herana de algum povo brbaro antigo (425e). Evases como essas precisam ser evitadas; no passam de um deus ex machina, algo aceitvel apenas entre os poetas trgicos. Assim, sem um corpo de argumentos suficientemente seguro e reconhecendo a possvel precariedade de sua tese parecem impertinentes e ridculas as reflexes que tenho formulado acerca dos nomes primitivos (426b in finis) Scrates apresenta a teoria radical da imitao: a letra rh aquela que mais faz a lngua vibrar em sua pronunciao, assim apta a imitar o movimento em palavras como rhein (correr) e rho (aquilo que escorre); a letra iota imita tudo que sutil e veloz temos inai. O silncio quase completo de Goldschmidt na anlise desta passagem sugestivo. A teoria radical falha: Scrates no capaz de cobrir todo o alfabeto e nem todas as letras indicam o movimento perptuo, o que compromete as etimologias. Da, talvez, a rapidez com que o assunto seja encerrado.

111

BarnessustentaquesetratadeumacitaodiretadolivrodeHerclito.VerBARNES,p.65.

52

Crtilo e a refutao da tese naturalista: Crtilo finalmente convidado a comentar o que foi dito e aprova tudo sem restries (428c). A postura de Scrates imediatamente muda: Scrates: Acho de bom aviso, portanto, fazermos uma reviso geral em tudo que eu disse. No h nada pior do que enganar a si mesmo; quando o enganador no se afasta uma linha de ns mesmos, mas se encontra sempre mo, poderia haver algo mais terrvel [deinn]? Precisamos, segundo penso, voltar uma e mais vezes ao que dissemos antes e tentar olhar para diante e para trs, como nos aconselha Homero. (428d).

O problema do enganar a si mesmo um tema socrtico. No h nada pior do que acreditar ter conhecimento e estar equivocado: Sofista, 229c. O produto de tal erro uma filosofia terrvel. E esta sentena final que paira sobre o que foi dito at agora a respeito da linguagem natural. Para evitar os erros do gemetra, que se espalham por suas demonstraes produzindo verdades coerentes entre si, mas apenas aparentes, necessrio refletir bem sobre o comeo do assunto (436d), olhar para frente e para trs. Ento, Scrates retoma as teses basilares: 1) A correo dos nomes consiste em mostrar como constituda a coisa: todos os nomes so corretos; 2) nomes tm por finalidade a instruo (428e). Ao lanar estas teses para o escrutnio de Crtilo, finalmente somos oferecidos uma amostra do pensamento autntico deste ltimo. A estrutura geral da argumentao de Scrates seguir o seguinte plano geral:

I) Contra a tese: todos os nomes so corretos: (1) A imitao necessariamente comporta imperfeio e a possibilidade do erro. a) Seja pela possibilidade do erro na atribuio dos nomes s coisas. b) Seja pela imperfeio necessria de toda e qualquer imitao. (2) impossvel no reconhecer algum convencionalismo nos nomes. II) Contra a tese: os nomes instruem: (3) Contradio: os nomes no apontam para uma viso comum do mundo. (4) A instruo est nas coisas e no nos nomes.

53

I) Contra a tese da correo necessria dos nomes: A refutao da tese de que a correo dos nomes consiste na revelao da essncia das coisas se faz em dois tempos. Em primeiro lugar (1), Scrates mostrar que toda mmesis , por definio, imperfeita e incompleta. Em segundo lugar (2), mostrar que impossvel no reconhecer algum papel desempenhado pelo convencionalismo no estabelecimento dos nomes (o que derruba o naturalismo como um todo). 1) A imitao necessariamente comporta imperfeio e a possibilidade do erro Dentre os pintores, existem aqueles melhores e aqueles piores, o que Crtilo aceita; Scrates arrisca uma comparao com o legislador: Scrates: E entre os legisladores, uma parte executar melhor o trabalho, e outra o apresentar com defeitos? Crtilo: Nesse ponto estou em desacordo. Scrates: No admites que algumas leis sejam melhores e outras piores? Crtilo: Tambm no. Scrates: Pelo que se v, no admites tambm que em relao aos nomes uns tenham sido atribudos com mais propriedade que outros? Crtilo: De forma alguma. Scrates: Nesse caso, todos os nomes foram aplicados com acerto? Crtilo: Uma vez que so nomes... Scrates: Como! E nosso amigo Hermgenes, a que nos referimos h pouco, diremos que no recebeu esse nome, visto no ter ele nada de comum com a descendncia de Hermes, ou que o recebeu, porm indevidamente? Crtilo: Segundo minha maneira de pensar, Scrates, esse nome no lhe foi dado; apenas parece que foi. Mas de fato nome de outra pessoa com as caractersticas a ele inerentes. (429b-c).

Scrates e Crtilo esto claramente tomando o legislador em sua dupla acepo o instituidor dos nomes e o instituidor das leis. Assim como no argumento de Trasmaco com relao s leis112, ou um nome correto ou ele nem mesmo chega a se constituir como um nome: todo nome verdadeiro e todos os nomes so igualmente

112

Repblica,LivroI,340c341a.VertambmTeeteto,167ce172b.

54

verdadeiros. Isso abre para o problema do erro, do engano e da falsidade. Crtilo categrico: Crtilo: De que modo, Scrates, poderia algum dizendo aquilo que diz, dizer o que no ? Dizer algo falso no seria dizer o que no ? (429d). Crtilo est filiado ao poema de Parmnides que impossibilita o discurso falso. Este antigo problema da mentalidade grega definitivamente refutado por Plato no Sofista (260a-264b), atravs da noo de participao (o ser no necessita ser absoluto). Aqui o mesmo problema sofre ataques por outro ngulo: a imperfeio natural da imitao. O campo de batalha o problema do nome de Hermgenes. No a primeira vez que esse problema surge ao longo do dilogo. A primeira ocorrncia dele est nas primeiras pginas do texto: Hermgenes: Perguntei-lhe [Crtilo] ento, se, em verdade, Crtilo era ou no o seu nome [noma], ao que ele respondeu afirmativamente, que assim, de fato, se chamava. E Scrates? Perguntei. Scrates mesmo, respondeu. E para todos os outros homens, o nome que aplicamos a cada um seu verdadeiro nome? E ele: No; pelo menos o teu, replicou, no Hermgenes, ainda que todo o mundo te chame desse modo. (383a)113. Inicialmente Scrates toma essa afirmao em esprito jocoso: Hermes o patrono dos bons negcios e Hermgenes filho de Hermes no muito atinado ao sucesso financeiro. Sob a influncia do xtase de Eutifronte, Scrates oferece outra etimologia para Hermes, tentando com isso apaziguar Hermgenes, estupefato pela sugesto de Crtilo de que esse pudesse no ser seu nome (407e-408d). Hermes seria uma corruptela da fuso de duas palavras falar (eirein) e inventar (emsato) que gerou o nome Eiremes, posteriormente embelezado para Hermes, o deus que inventou o discurso e mensageiro entre os deuses e os homens. E seu filho legtimo Pan: Scrates: Como sabes, o discurso indica todas as coisas [pan], e circula e se movimenta sem parar, alm de ser de natureza hbrida, verdadeira e falsa ao mesmo tempo. (...) Logo, o que h nele de verdadeiro macio e divino, e reside no alto com os deuses; por outro lado, o que h de falso mora embaixo com a multido dos homens, e
113 A traduo deste trecho delicada e precisaria ser revista.

55

spero como o bode trgico, pois, em realidade, o maior nmero das fbulas e das mentiras se encontra justamente no domnio da tragdia. (408c)114. Bipolaridade? No. Essas so as palavras de um Scrates piedoso, temente aos deuses e filiado linguagem natural. O que temos o retrato de um mundo cindido ao meio, parte tragicamente humano, parte gloriosamente divino. Uma antecipao da posterior etimologia da palavra verdade o movimento divino do ser. O discurso ou absolutamente verdadeiro ou absolutamente falso: dizer a verdade se elevar para o alto, dizer o falso cair em fbulas e mentiras. Crtilo ainda mais extremo: o discurso falso vazio, incuo, nem chega a ser discurso. Assim, caso algum o confundisse ao longe na rua e chamasse Hermgenes, tal pessoa estaria falando algo totalmente sem sentido (429e), a pessoa s produziria um rudo, como quando batemos contra algum objeto de metal (430a)115. So dois os golpes que derrubam esta tese e possibilitam o erro; e a batalha travada no terreno de analogias entre a pintura e a nomeao. O primeiro golpe depende da noo de atribuio (dianom) 116 , que vale tanto para a relao nomes-coisa nomeada, quanto para a relao retrato-coisa retratada: em cada uma dessas duas espcies de imitao (o nome e a pintura), h a possibilidade de um gesto ostensivo de comparao. O retrato de um homem pode ser colocado diante de um homem ou diante de uma mulher e uma avaliao de adequao pode ser realizada, porque haveria de ser diferente com os nomes? Veja bem, o argumento aqui externo constituio ntima do nome e diz respeito aos usurios dos nomes: mesmo que os nomes fossem imitaes perfeitas das coisas nomeadas, haveria a possibilidade do erro na atribuio, no casamento entre linguagem e mundo. A segunda investida se direciona para a prpria constituio dos nomes e para o ato de batismo, por parte do legislador: nomes no so imitaes perfeitas das coisas que eles nomeiam, existe um grau de imperfeio (de falsidade) interna a eles. O argumento elegante:

Scrates: Se fossem postos juntos dois objetos diferentes: Crtilo e a imagem de Crtilo, e uma divindade no imitasse apenas a tua figura e tua cor, como fazem os
114 Curiosamente Goldschmidt mantm silncio a respeito deste trecho. 115 Para uma anlise do aspecto falacioso presente em 429b-430a, ver SPRAGUE, pp.46-64. 116 WILLIAMS, pp.32-33 e GOLDSCHMIDT, pp.161-162.

56

pintores, mas formasse todas as entranhas iguais s tuas, (...), alm de movimento, alma e raciocnio, tal como h em ti; em uma palavra: tudo exatamente como s, e colocasse ao teu lado essa duplicata de ti mesmo: tratar-se ia de Crtilo e uma imagem de Crtilo, ou de dois Crtilos? Crtilo: Parece-me, Scrates, que seriam dois Crtilos. Scrates: (...) Percebes, amigo, quo longe esto as imagens de possuir todas as propriedades dos originais que elas imitam? Crtilo: Percebo. Scrates: E como seria risvel, Crtilo, o efeito dos nomes sobre as coisas que elas designam, se em tudo elas fossem reproduo exata dessas coisas! Tudo ficaria duplicado, sem que ningum fosse capaz de dizer qual era a prpria coisa e qual o nome. (432b-d). Mesmo que os nomes fossem imagens perfeitas das coisas nomeadas, o que impediria o usurio do nome de atribu-los erroneamente? Por outro lado, caso a relao de imitao que existe entre o nome e o nomeado fosse perfeita, teramos um mundo duplicado e nada poderamos dizer a respeito dele (pois todo ato de nomeao seria mais um ato de duplicao)117. 2) impossvel no reconhecer algum convencionalismo nos nomes. O argumento de 433b-435c no dos mais fceis e mira a teoria radical da imitao. A sugesto curiosa. A palavra para aspereza sklrots, no grego tico, e sklrotr, entre os eretrienses. A diferena est na substituio de um rh por um sigma no final. Ora, foi visto que o rh indica movimento, translao e aspereza. Isto indicaria um acerto do legislador na escolha de um sigma inicial para a palavra e uma equivalncia entre o rh e o sigma no final da mesma: essas letras devem ter o mesmo valor, se foram substitudas com tanta facilidade. O problema a existncia da palavra sklern (spero) e do lmbda presente nas trs (o lmbda indica aquilo que macio; o contrrio da aspereza). Era possvel explicar racionalmente pelo sistema da imitao radical o fato do rh e do sigma serem intercambiveis, mas como explicar a presena do ny no mesmo local (o final da palavra)? Ele no indica movimento ou aspereza. Teramos nesse caso uma exceo ou motivos para desconfiar da equivalncia entre o rh e o sigma? Talvez, o final da palavra parece no ser central para a indicao da sua natureza. Uma sada possvel mas no proposta seria analisar o incio da palavra,

117

Sobreaimperfeionaturaldaimitao,compararcomFedon,73e74a.

57

mas duas objees seriam imediatas: 1) por que a aleatoriedade do final da palavra no poderia valer para a letra inicial? (objeo mais fraca) e 2) uma vez desconfiados da equivalncia entre o rh e o sigma, como continuar aceitando que o sigma inicial indica aspereza? H um outro problema tambm: como explicar a presena do lmbda (que indica o contrrio da aspereza) no meio da palavra? Diante deste quadro e da existncia de trs palavras (levemente) diferentes para designar idias em torno do spero, como possvel compreend-las, caso estivermos sob o jugo de uma rigorosa lei de nomeao natural? Crtilo sucumbe: Crtilo: Graas ao costume [thos], meu caro. Scrates: E por falar em costume, achas que disseste algo diferente de conveno [synthkes]? (434e). O vocabulrio aquele do convencionalismo de Hermgenes e Crtilo no v sada a no ser aceitar alguma dose de convencionalismo. Essa abertura para a aceitao de uma influncia, mesmo que mnima, do convencionalismo, interessante. Seria como se a tese naturalista tivesse diante de um tribunal no qual um nico voto dissidente de um membro do jri fosse suficiente para virar o veredicto.

II) Contra a tese: os nomes instruem: A preciso do problema est em 435d-436a. Scrates pergunta pela propriedade dos nomes e o que de belo conseguimos por meio deles. Crtilo: Sou de parecer, Scrates, que os nomes instruem [didskein], sendo nos lcito afirmar com toda a simplicidade que quem conhece [epstetai] as palavras, conhece tambm as coisas [pragmata]. Scrates: Certamente, Crtilo, queres dizer que quando algum sabe o que realmente um nome, sendo este tal qual a coisa, conhecer tambm a coisa, visto ser esta igual ao nome, valendo uma nica arte [tchne] para todas as coisas semelhantes entre si. nesse sentido, me parece, que afirmas que quem conhece o nome conhece tambm a coisa. (435d-e). Esta me parece uma das teses mais fecundas do dilogo, por produzir duas vises polarmente distintas sobre as relaes entre linguagem e ontologia. Existiria um mundo dos nomes e um mundo das coisas, radicalmente distintos? Para Crtilo, h uma coincidncia entre eles. E sendo os nomes iguais as coisas, h apenas uma nica cincia do universo. Neste caso, o privilgio humano da linguagem um dom poderosssimo: o cosmos nos foi entregue de bandeja. Conhecer os nomes no apenas um mtodo de

58

investigao a respeito do ser; para Crtilo, a etimologia assume a posio de Filosofia Primeira.

3) Contradio: os nomes no apontam para uma viso comum do mundo. Mas o que aconteceria caso o legislador tivesse cometido algum erro no estabelecimento dos nomes? Como garantir que o retrato do mundo que a linguagem nos oferece seja um conhecimento do mundo e no apenas uma opinio, por sorte errnea? Crtilo contra-argumenta: h consistncia universal nos nomes todos apontam para o fluxo perptuo. Scrates rebate: a consistncia universal no ndice de acerto. Poderamos ter a situao do gemetra equivocado: um diminuto engano penetra seu sistema, gerando conformidade e consistncia, embora baseadas em premissas falsas. Scrates mostrou que, com alguns truques etimolgicos, possvel fazer uma palavra significar o contrrio do movimento, como a contradio inscrita em sklrots, ou na ambigidade da prpria palavra conhecimento (epistme; 437a). Crtilo ento sugere que ao menos a maioria dos nomes aponta na direo do fluxo perptuo. A sugesto no desenvolvida, mas poderia ter um carter cientfico: uma confiana na evidncia total. A rplica de Scrates utiliza uma analogia poltica: Scrates: E isso que importa, Crtilo? Iremos agora contar os nomes como fazemos com as pedrinhas de votar, para decidirmos, de acordo com a maioria, a respeito de sua correo? O processo que obtiver maior nmero de votos que ser o verdadeiro? (437d). Essa recusa de seguir a maioria no incomum em Plato: ver Laches, 184d; Teeteto, 170e-171a. E Scrates pode ter, propositadamente, recusado a ouvir Crtilo com cuidado. Afinal, existe uma diferena entre o fato da maior parte dos nomes apontarem para uma determinada configurao do mundo (uma evidncia racionalmente obtida nesse sentido), da necessidade de aprovar uma ou outra posio a respeito da relao linguagem-mundo diante de um maior nmero de filiados a ela. 4) A instruo est nas coisas e no nos nomes. J vimos que h uma contradio interna aos nomes: nem todos apontam para a metafsica do fluxo perptuo. Mas ainda resta combater a tese de Crtilo segundo a qual

59

apreendemos as coisas pelos nomes. No limite seria impossvel explicar o estabelecimento dos nomes mais antigos. Como que o legislador primordial poderia ter conhecimento do mundo se ainda no haviam nomes, que so a chave do mundo? Crtilo no consegue fornecer uma resposta aceitvel: talvez os primeiros nomes vieram dos deuses. Nesse caso teramos de cometer uma blasfmia e aceitar que os deuses pudessem errar118, uma vez que existe patente contradio nos nomes. Para descobrir a natureza das coisas faz-se necessrio um critrio outro que o nome. E mesmo que os nomes fossem imitaes perfeitas, por que ir rplica e no buscar a verdade no modelo original? (438a-439b).

No Eutifronte, 7b, Scrates aceita que possa haver discordncia entre os deuses. Talvez essa discordncia seja apenas em matria moral e nunca em cosmologia ou ontologia. Ver GOLDSCHMIDT, pp.174175.
118

60

Bibliografia:
Edio do Crtilo utilizada:

Platonis, Cratylus. In: Platonis Opera, tomo I, tetralogias I-II. Edio de E.A. Duke, W.F. Hicken, W.S.M. Nicoll, D.B. Robinson e J.C.G. Strachan: Oxford Classical Texts, 1995.
Traduo utilizada:

Plato: Crtilo. Traduo de Mara Jos Figueiredo e introduo de Jos Trindade dos Santos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. A traduo baseada na de Louis Mridier. Paris: Les Belles Lettres, 1931. Autores Modernos e Estudos sobre o Crtilo:
ACKRILL, J.L. Language and Reality in Platos Cratylus. Publicado originalmente em: Studi di Filosofia Antica, 1994, pp.9-24. Republicado em: J.L. Acrill, Essays on Plato and Aristotle. Oxford: Claredon Press, 1997; e tambm em: FINE, Gail (ed.). Plato 1: Metaphysics and Epistemology, Oxford: Oxford University Press, 1999. ADEMOLLO, Francesco. Democritus B26, On Names, In: Christos Nifadopoulos (Ed.), Etymologia: Studies in Ancient Etymology. Mnster: Nodus Publikationen, 2003, pp. 33-42. ALLEN, James. The Stoics on the origin of language and the foundation of etymology. Em: Dorothea Frede & Brad Inwood (eds.), Language and Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005, pp. 14-35. BARNES, Jonathan. The Presocratic Philosophers, Londres e Nova York: Routledge &

Keegan Paul, edio revisada, 1982.


BARNEY, Rachel. Names and Nature in Platos Cratylus. Garland Press, 2001. BRONKHORST, Johannes, Etymology and Magic: Yskas Nirukta, Platos Cratylus and the Riddle of Semantic Etymologies, Numen, vol. 48, no.2, 2001, pp. 147-203.

CHANTRAINE, Pierre. Dictionaire tymologique de la langue grecque, Paris, editions Klincksieck, 198, em trs volumes. De JONGE, Casper & Johannes M. van Ophuijsen, Greek Philosophers on Language, in E.J. Bakker (ed.), A Companion to the Ancient Greek Language, Oxford: Blackwell, pp. 485-497.

61

FEHLING, Detlev. Zwei Untersuchungen zur Griechischen Sprachphilosophie, Rheinisches Museum fr Philologie, Band 108, Heft 3, 1965, pp. 212-229. FORD, Andrew, Sophists without Rhetoric: The Arts of Speech in Fifth-Century Athens, in Y. L. Too (ed.), Education in Greek and Roman Antiquity, Leiden: Brill, 2001, pp. 85-109. FORD, Andrew, The Origins of Criticism: Literary Culture and Poetic Theory in Classical Greece, Princeton & Oxford: Princeton University Press, 2002.
GEACH, Peter T. Mr. Ill-Named, Analysis, Vol. 9, No. 1 (Outubro, 1948), pp. 14-16. GOLDSCHMIDT, Victor. Essai sur le Cratyle. Paris: Vrin, 1940 (republicado em 1982). GREENE, Thomas M. Language, Signs and Magic, In: Peter Schfer & Hans G. Kippenberg (eds.), Envisioning Magic: a Princeton Seminar and Symposium.Leiden: Brill, 1997, pp. 255272.

JOWETT, Benjamin, Introduction to the Cratylys in Benjamin Jowett, The Dialogues of Plato Translated into English with Analyses and Introductions (In Five Volumes). Oxford: Clarendon Press, 1a edio, 1871; 2a edio, 1875, Vol. II.
KAHN, Charles. Language and Ontology in the Cratylus in Mourelatos & Rorty (eds.), Exegesis and Argument: Studies in Greek Philosophy Presented to Gregory Vlastos; Phronesis, supplementary volume 1, Van Gorcum, Assen, 1973.

KAHN, Charles. Was Euthyphro the Author of the Derveni Papyrus?. Em Studies on the Derveni Papyrus. Edio organizada por Andre Laks e Glenn W. Most. Oxford: Oxford University Press, 1997.
KIPLING, Rudyard. Just So Stories (1902), edio, introduo e notas de Lisa Lewis. Oxford: Oxford University Press (Oxford World Classics), 1995 (Captulo How the Alphabet was Made). KRETZMANN, Norman. Sematics, History of. In: The Encyclopedia of Philosophy, New York, The Macmillan Company, 1967, pp. 358-406. KRETZMANN, Norman. Plato on the correctness of names, American Philosophical Quarterly, vol.8, no. 2 (April, 1971), pp.126-138.

LANATA, Giuliana. Poetica Preplatonica: Testimonianze e frammenti, com texto, traduo e comentrio. Florena: La Nuova Italia, 1963.

62

LESHER, J. H. Xenophanes of Colophon: Fragmens. Edio, traduo, comentrio de J.H. Lesher, Toronto: University of Toronto Press, 1992.
LORENZ, K & MITTELSTRASS, J. On Rational Philosophy of Language: the Program in Platos Cratylus Reconsidered, Mind, 76, 1967, pp.1-20. LOCKE, John. An Essay Concerning Human Understanding (1689). Edio de Peter H. Nidditch. Oxford: Clarendon Press (Clarendon Edition of the Works of John Locke), 1975. MORISON, Ben. Language, In: R.J. Hankinson (ed.), The Cambridge Companion to Galen, edited, Cambridge: Cambridge University Press, 2008, captulo 5, pp. 116-156. MOURA, Carlos Alberto Ribeiro de. Nietzsche: civilizao e cultura. So Paulo: Martins Fontes: 2005, PP. 35-51. NIETZSCHE. F. ber Wahrheit und Lge im aussermoralischen Sinne (1872/1873). Publicado no volume 6 do Friedrich Nietzsche: Gesammelte Werke, Munique: Musarion Verlag, 1922 NOVAES, Moacyr. Gramtica e Filosofia (o De Magistro), in: Moacyr Ayres Novaes Filho, A Razo em Exercio: Estudos sobre a filosofia de Agostinho. So Paulo: Discurso Editorial, 2007, pp. 27-92. ROBINSON, Richard. The Theory of Names in Platos Cratylus. Revue Internationale de Philosophie, vol.9, 1955, pp.221-236. This paper was republished in: Richard Robinson, Essays in Greek Philosophy. Oxford, 1969, pp.118-138. ROBINSON, Richard. A Criticism of Platos Cratylus, The Philosophical Review, vol.65, no. 3, July, 1956, pp.324-341. This paper was republished in: Richard Robinson, Essays in Greek Philosophy, Oxford, 1969, pp.118-138. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Essai sur lorigine des langues. Texto estabelecido e apresentado por Jean Starobinsky. Paris: ditions Gallimard, 1990. Traduo brasileira de de Fulvia M.L.Moretto e apresentao de Bento Prado Jr. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1998. SANTOS, Luiz Henrique Lopes dos. A Essncia da Proposio e a Essncia do Mundo, em: Ludwig Wittgenstein, Tractatus Logico-Philosophicus (1921/1922), traduo, apresentao e ensaio introdutrio de Luiz Henrique Lopes dos Santos. So Paulo: EDUSP, 2 edio revista e ampliada, 1994, pp. 11-112. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingstica Geral (1916). Traduo de Antnio Chelini, Jos Paulo Paes e Izidoro Blikstein. So Paulo: Editora Cultrix, S.D.

63 SEDLEY, David. The Etymologies in Platos Cratylus, Journal of Hellenic Studies, 118 , 1998, pp. 140-154. SEDLEY, David. Platos Cratylus. Cambridge University Press, 2003.

Wilamowitz-Moellendorf, Ulrich Von. Euripides: Herakles, Berlim: 1895, em dois volumes (disponvel online no Google books).
WILLIAMS, Bernard. Cratylus theory of names and its refutation, Nussbaum&Schofield (eds.), Language and Logos: Studies in Ancient Greek Philosophy Presented to G.E.L. Owen. Cambridge University Press, 1982, pp.82-93.

64

Apndice I: Estrutura Argumentativa do Crtilo

Parte I: Nomes e o Problema da Atribuio (383a1-437d7) Prlogo: 383a1-384e2 Scrates, Hermgenes e Crtilo discutem sobre a correo dos nomes. Duas teses so propostas: (1) Tese naturalista (defendida por Crtilo): O critrio que determina a correo de um nome natural. A nomeao no est lastreada vontade humana, mas sim natureza objetiva do item nomeado: Se N o nome correto de um item n, ento N revela ou imita a natureza de n. (2) Tese convencionalista (defendida por Hermgenes): O critrio que determina a correo de um nome puramente convencional e depende apenas da vontade humana. Se N for o nome empregado (por um indivduo isolado ou uma comunidade lingstica) para designar n, ento N o nome correto de n.

A. A Interpretao do orculo de Crtilo e a Refutao da tese convencionalista: 385a1-427d3 Em 384a4-7Scrates convidado por Hermgenes a fazer duas coisas: interpretar o orculo de Crtilo (384a4-5); fornecer sua prpria opinio sobre a correo dos nomes (384a6-7) A interpretao do orculo de Crtilo e a refutao de Hermgenes transcorre entre 385a1-427d3. Na minha interpretao, Scrates apresenta sua prpria opinio sobre os nomes apenas na segunda parte do dilogo (437d8-440e7). Scrates contra Hermgenes: Primeiro argumento contra o convencionalismo: o perigo do relativismo (385a1-

65

1 etapa da contestao: 385a1-e3 pertinente a distino entre verdade e falsidade, entre discurso verdadeiro e discurso falso (385b2-d1). 2 etapa da contestao: 385e4-386e5 (A) Contra Protgoras: ao contrrio do que acarreta o relativismo protagrico, possvel distinguirmos graus de sabedoria entre os homens. (B) Contra Eutidemo: se todas as propriedades estivessem onipresentes em cada indivduo a um s tempo, no haveria sentido a distino entre homens bons e homens maus. Ora, a identificao de tipos morais um recorte pertinente. (C) Concluso ontolgica: as coisas possuem alguma essncia fixa (au}ta\ au{tw~~n ou}si/na e!conta/ tina be/baio/n e}sti ta\ pra/gmata). 3 etapa da contestao: 386e6-388c2 Definio: nomear uma prtica regrada (pra~~xij), maneira da arte do tear, que tem no nome seu instrumento (o!rganon). Este instrumento tem como funo enunciar (dida/skein) e distinguir (dia/krinein) as essncias (ai{ ou}si/ai). 4 etapa da contestao: 388c3-391b3 Sendo uma prtica desta natureza, o nomear deve ser realizado por um arteso habilitado para tanto: o legislador dos nomes (nomoqe/thj) que fabrica os nomes sob a superviso do dialtico (dialektiko/j), o usurio dos nomes. O arteso dos nomes, o legislador, deve deter a capacidade (du/namij) de fixar (tiqe/nai) a forma (to\ ei#doj) de cada um dos seres (e{ka/st+ tw~~n o!ntwn) nas letras e slabas. Concluso: 390d11-e1 Crtilo diz a verdade ao afirmar que os nomes pertencem s coisas por natureza. Parte 2: 391b4-427d3 Scrates e a lista ordenada das etimologias: a) Etimologia dos nomes homricos. b) Etimologia das categorias cosmolgicas gerais:

66

deuses, espritos, heris, homens, alma, corpo. c) Etimologia dos nomes divinos (lista dos deuses do Olimpo). d) Etimologia dos fenmenos cosmolgicos. e) Etimologia das noes morais. f) Etimologia dos termos metafsicos: nome, verdade, falsidade, ser, essncia. B. A Refutao da tese naturalista: 427d4-437d7 Scrates contra Crtilo - limites do naturalismo: I) Contra a tese todos os nomes esto corretos: (1) Nome enquanto imagem (mi/mhsij) da coisa nomeada necessariamente comporta imperfeio e a possibilidade do erro, a) seja pela possibilidade do erro na atribuio dos nomes s coisas. b) seja pela imperfeio necessria de toda e qualquer imitao. (2) impossvel no reconhecer algum convencionalismo nos nomes. II) Contra a tese: os nomes enunciam: (3) Contradio: os nomes no apontam para uma viso comum do mundo. (4) O conhecimento est nas coisas e no nos nomes. Parte II: A Possibilidade da Cognio e o Emblema do Real (437d8-440e7) Eplogo: 438e5-440e7 Dois paradigmas ontolgicos: Qual a estrutura ltima da realidade? Fluxo Perptuo ou Essncias Imveis?

67

Apndice II: A Estrutura Temtica do Crtilo

Buy SmartDraw!- purchased copies print this document without a watermark . Visit www.smartdraw.com or call 1-800-768-3729.

68

Apndice III: Bibliografia Comentada


Edies do Crtilo (em ordem cronolgica de publicao): 1. Platonis Cratylum. In: Platonis omnia opera, Vol. V. Sect. II. Texto estabelecido e anotado por Gottfried Stallbaum. Gotha und Erfurt, 1835. 2. Platonis, Cratylus. In: Platonis Opera, volume I. Edio de John Burnet. Oxford: Oxford Classical Texts, 1900. 3. Platon, Cratyle. In: Platon, Oeuvres Compltes, Tome V: 2e. Partie. Edio, traduo, introduo e notas de Louis Mridier. Paris: Les Belles Lettres, 1931. (Tambm conhecida como Edio Bud). 4. Platonis, Cratylus. In: Platonis Opera, tomo I, tetralogias I-II. Edio de E.A. Duke, W.F. Hicken, W.S.M. Nicoll, D.B. Robinson e J.C.G. Strachan: Oxford Classical Texts, 1995. O texto utilizado ao longo do trabalho o da OCT (Duke et al.1995). Questoes textuais: 1. DORANDI, Tiziano. Le Stylet et la Tablette: Dans le Secret des Auteurs Antiques. Paris: Les Belles Lettres, 2000, pp. 169-172. 2. SCHOFIELD, Malcolm. A Displacement in the text of the Cratylus, The Classical Quarterly, New Series, vol.22, no.2, November, 1972, pp.246-253. 3. SLINGS, S.R..Cratylus, 417c, Mnemosyne, Fourth Series, vol. 29, fasc. 1, 1976, pp.42-51. 4. VALENTI, V. Una variante dautore: Plat. Crat. 437d10-438a2, Studi Classici e Orientali, Vol. 46, No. 3, 1998, pp. 769-831. 5. de VRIES, G.J. Notes on Some Passages of the Cratylus, Mnemosyne, Fourth Series, Vol. 8, Fasc. 4, 1955, pp. 290-297. Uma seleo de tradues do Crtilo: Sempre que possvel, registro a edio do texto grego utilizado como base para a traduo. Para o espanhol: 1. Platn, Cratilo o del lenguaje. Traduo, introduo e notas de Atilano Domnguez, Madrid: Editorail Trotta, 2002. (Domnguez justifica explicitamente - pp.58-60 - sua opo por seguir a edio de Mridier).

69

O interesse de Atilano Domnguez pelo Crtilo remonta ao ano de 1988, quando iniciou uma pesquisa (ainda indita) sob o ttulo La filosofa del lenguaje em la obra de Platn, apresentada Universidade de CastillaLa Mancha. Domnguez um hbil e renomado tradutor das obras de Espinosa. Sua traduo do Crtilo bastante til por vir acompanhada de um ndice analtico e uma lista alfabtica das etimologias do dilogo; a bibliografia contm uma longa lista das tradues espanholas existentes. Para o francs: 1. Platon, Cratyle. In: Platon, Oeuvres Compltes, Tome V: 2e. Partie. Edio, traduo, introduo e notas de Louis Mridier. Paris: Les Belles Lettres, 1931. (= [3] acima). 2. Platon, Cratyle. Traduo, introduo e notas de Catherine Dalimier. Paris: Flammarion, 1998. (Dalimier baseia sua traduo na edio da OCT2, mas assinala, nas pginas 61-64, suas discordncias com o texto da Oxford Classical Texts). Para o ingles: 1. George Burges, The Cratylus no volume III de George Burges, The Works of Plato: a new and literal version. Londres: 1850. Burges utilize a edio de Stallbaum. As notas textuais dessa edio so teis, embora a edio seja raramente mencionada nos estudos contemporneos. 2. Benjamin Jowett, Platos Cratylus. In: Benjamin Jowett, The Dialogues of Plato Translated into English with Analyses and Introductions (In Five Volumes). Oxford: Clarendon Press, 1a edio, 1871; 2a edio, 1875, Vol. II. 3. Plato, Cratylus. In: Plato: Cratylus, Parmenides, Greater Hippias, Lesser Hippias. Traduo de H.N. Fowler. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press (Loeb Classical Library, volume 167; Plato, volume IV), 1926. (Harold N. Fowler estabelece o texto grego que traduz). 4. Plato, Cratylus. Traduo, introduo e notas de C.D.C. Reeve. Indianapolis/Cambridge: Hackett, 1998. Originalmente publicado em Plato: the complete works, edio de John M. Cooper. Indianapolis/Cambridge: Hackett, 1997. (Reeve segue OCT1 controlada por OCT2). A traduo de C.D.C. Reeve foi discutida com Rachel Barney, Myles Burnyeat, David Seadley e Paul Woodruff, antes de ser publicada. Ao menos Barney e Sedley esto dentre os estudiosos que trabalharam com o Crtilo nos ltimos anos. a primeira traduo inglesa em setenta ano (prefcio, p.ix). Embora tendo se baseado, sobretudo, na edio de John Burnet, Reeve pioneiro em abraar uma sugesto de Malcolm Schofield (1972) e deslocar a passagem 385b2-d1 para depois de 387c5. A edio OCT2 a primeira a fazer aluso a tal possibilidade,

70

sinalizando-a em seu aparato crtico e colocando a passagem entre colchetes no corpo textual. Uma resenha desta traduo apareceu na Bryn Mawr Classical Review de 1999.03.12, assinada por Robin Waterfield. Para o portugus (Brasil): 1. Plato: Teeteto-Crtilo. Traduo de Carlos Alberto Nunes, Belm: 1973. Reepublicada em Belm: Editora da Universidade Federal do Par (EDUFPA), 3 edio revista sob coordenao de Benedito Nunes. Uma curiosidade: embora professe seguir Burnet, em diversas passagens Carlos Alberto Nunes se aparta tanto da edio OCT1, quanto da Edio Bud (Mridier). Portanto preciso ler sua traduo com cautela, comparando com mais de uma edio do texto grego. Para o portugs (Portugal): 1. Plato: Crtilo. Traduo de Mara Jos Figueiredo e introduo de Jos Trindade dos Santos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. A traduo baseada na de Louis Mridier. Paris: Les Belles Lettres, 1931 Comentrios antigos ao Crtilo: Procli Diadochi in Platonis Cratylum commentaria. Edio de G. Pasquali. Leipzig: Teubner, 1908. (reedio Stuttgart: Teubner, 1994). A primeira edio moderna do comentrio de Prclo ao Crtilo foi realizada por J.F. Boissonade e publicada como: Ex Procli scholiis in Cratylum Platonis excerpta, Leipzig, Weigel, 1820. Esta edio foi profundamente criticada por Pasquali em sua edio e foi totalmente suplantada. O comentrio de Proclo ao Crtilo foi traduzido como: On Platos Cratylus. Traduo, introduo e notas de Brian Duvick; editor especialmente convidado, Harold Tarrant. Estados Unidos: Cornell University Press, 2007. A base original da traduo de Brian Duvick foi sua tese de doutorado defendida na universidade de Chicago, com o ttulo: A Translation and Analysis of Proclus In Platonis Cratylum Commentaria, University of Chicago, 1992.

71

Estudos acadmicos contemporneos sobre o Crtilo: 1. ACKRILL, J.L. Language and Reality in Platos Cratylus. Publicado originalmente em Studi di Filosofia Antica, 1994, pp.9-24. Republicado em: J.L. Ackrill, Essays on Plato and Aristotle. Oxford: Clarendon Press, 1997; e tambm em: Gail Fine (ed.), Plato 1: Metaphysics and Epistemology, Oxford: Oxford University Press, 1999, pp.125-142. (Eu utilizo a edio de 1997). O ensaio de Ackrill tem por origem duas palestras ministradas em Florena em 1990. O artigo est elegantemente enraizado na tradio Analtica e sua ampla circulao garantiu que ele conquistasse estatuto de verdadeiro clssico dentre os trabalhos contemporneos dedicados ao Crtilo no seio da tradio anglo-americana. Apesar de dedicar muitas pginas refutao da posio de Hermgenes, o artigo de Ackrill ambicioso e oferece uma interpretao global do dilogo. O ttulo, Linguagem e Realidade no Crtilo de Plato, chama a ateno do leitor para aquilo que mais intriga Ackrill: a ausncia de conexes necessrias ou racionais (p.34) entre as questes lingsticas do dilogo (naturalismo e convencionalismo) e as teorias ontolgicas que so invocadas em seu curso (doutrina heracltica do Fluxo e doutrina platnica das Formas). A discusso a respeito dos nomes uma discusso a respeito de como nomes nomeiam o que quer que haja no mundo; por sua vez, o confronto entre as duas posies ontolgicas sobre a realidade uma discusso a respeito daquilo que h no mundo. O nexo que liga estes dois planos de investigao impreciso. Ao lado da aparente lacuna entre as teorias semnticas e as teorias ontolgicas existe um segundo problema: a alternativa bvia ao lema heracltico - tudo est em perptuo movimento - no necessita ser a ambiciosa Doutrina Platnica das Idias, mas sim o slogan bem mais modesto, h algo de estvel no mundo. A principal inteno de Ackrill explorar como estas teses dspares se inter-relacionam. Mais da metade do artigo dedicado a examinar a refutao do chamado convencionalismo de Hermgenes (385e-391a). Ackrill contrasta a tese dos nomes ideais (ideal names), apresentada por Scrates, com a tese dos nomes naturais, sustentada por Hermgenes (acredito que nome natural seja uma boa traduo para o portugus, o original proposto por Ackrill ordinary names). A primeira delas aborda a nomeao pela perspectiva do conceito (name-as-concept); a segunda aborda a nomeao pela perspectiva de sua expresso particular nas diversas lnguas naturais. Assim, co, dog, chien, cane representam quatro nomes naturais distintos, mas

72

que convergem para um nico e mesmo nome ideal, a saber, uma nica e mesma idia que se manifesta diferentemente em diferentes lnguas. Para Ackrill aqui que reside aquilo que h de mais refinado no Crtilo em termos de Filosofia da Linguagem: o fato de Plato ter percebido que entre o nome e a coisa faz-se necessrio um terceiro elemento intermediador, um conceito. Nesta perspectiva, qual o sentido das expresses por natureza e por conveno? Aqui til pensarmos no modelo do dicionrio. Quando lemos que dog significa co no estamos equacionando um nome do ingls com um nome do portugus, mas sim um signo convencional de uma lngua particular (por acaso a lngua inglesa) com um conceito. Nesta pgina do nosso dicionrio, diramos que dog por conveno e co por natureza. diante do quadro acima que surge a contraparte ontolgica da discusso em jogo no Crtilo. A funo de um nome instruir por meio da diviso dos seres (Crtilo, 388b10-11). E so dois os elementos presentes nesta funo: a comunicao e a expresso da verdade (a diviso dos seres que so e como eles so). Dois problemas aparecem aqui, o primeiro primordialmente epistemolgico enquanto o segundo rigorosamente ontolgico. (1) Que garantia temos de que cada um dos usurios de um certo nome natural (co, por exemplo) esto referindo-se a um mesmo nome ideal (o conceito de co)? Em outras palavras, que garantia temos de que nomes realizam a tarefa de comunicar idias com sucesso? Nomes so realmente capazes de instruir? (2) Que garantia temos que um nome ideal reflete algo com preciso? Ou seja, como saber se um conceito captura a essncia de algo que realmente e como ? Nomes ideais conseguem expressar a verdade? Segundo Ackrill, o problema (1) no tratado no Crtilo, mas resolvido por Plato, no Fdon, por meio da doutrina da anamnesis: a predisposio inata dos seres humanos de correlacionar certos nomes com certos conceitos garante a viabilidade da comunicao. O segundo problema, embora no inteiramente solucionado, tambm depende de uma noo fundamental em Plato: a noesis: a dialtica leva o filsofo a ver, contemplar intelectualmente o mundo como ele realmente .

73

2. ALLAN, D.J. The Problem of Cratylus, The American Journal of Philology, vol. 75, n.3, 1954, pp.271-287. O artigo de D.J.Allan uma reao ao texto homnimo de G.S.Kirk (1951). Allan se declara convencido de que o problema postulado por Kirk ilusrio e que outra verso da personalidade de Crtilo e de sua influncia, bem como da origem das informaes de Aristteles a seu respeito, precisa ser elaborada (p.272). Qual era o principal problema levantado por Kirk? A incompatibilidade lgica entre a tese da linguagem natural e a ontologia heracltica; portanto, a incongruncia entre o Crtilo de Plato (primordialmente um defensor do nominalismo natural) e o Crtilo de Aristteles (fundamentalmente um partidrio radical da doutrina do fluxo). Como dar conta de tal incongruncia? Kirk sugeriu que o retrato elaborado por Aristteles poderia ter em sua origem uma leitura equivocada do Crtilo, e no um contato de primeira mo com o Crtilo histrico. Contra tal tese, D.J.Allan apresenta os seguintes pontos: (i) A estria atribuda a Aristteles (Metaphysica, A, 6, 987a32-b1) de que Crtilo teria sido o primeiro instrutor de Plato no paradigma heracltico pode ter como origem uma leitura errnea da passagem e}k ne/ou sunh/qhj geno/menoj. A palavra sunh/qhj, na poca clssica, servia para indicar familiaridade, mas adquiriu o significado de pupilo no neo-platonismo. Assim, uma leitura anacrnica de Aristteles, elaborada pelos comentadores neo-platnicos, deu origem a uma lenda. (pp.275-277). (ii) Allan defende que os eventos do Crtilo, do ponto de vista dramtico, ocorrem no mesmo dia dos eventos narrados no Teeteto, por volta de 399 a.C.. Crtilo retratado como sendo ainda jovem neste ano (Cratylvs, 429d; 440d), logo, no h nada que indique que ele fosse mais velho que Plato. (pp.272-275). (iii) As biografias antigas de Plato (de Digenes Larcio, Olimpiodoro de Alexandria e do autor annimo do Prolegomena in Platonis Philosophiam) preservam uma tradio segundo a qual Plato foi influenciado pelo heraclitismo de Crtilo aps a morte de Scrates. Isso soa incompatvel com o e}k ne/ou sunh/qhj geno/menoj de Aristteles, que sugere que Crtilo teria sido o primeiro professor de Plato nas doutrinas do fluxo. Mas, levando em considerao a juventude de Crtilo em 399 a.C. (ponto ii) e o significado fraco de sunh/qhj (ponto i), podemos reconstruir uma cronologia mais suave da evoluo intelectual do Crtilo histrico: Crtilo teria sido um conhecido de Plato, sendo de idade muito prxima e caracterizado por uma paixo juvenil por

74

doutrinas de Herclito; com o passar dos anos tal encanto amadureceu em uma posio intelectual rigorosa, a respeita da qual lemos em Metaphysica, G, 1010a12-15. No haveria incompatibilidade entre o Crtilo e a Metafsica, apenas dois retratos de diferentes momentos do desenvolvimento filosfico de Crtilo. (pp.277-279). (iv) Alguns argumentos de cunho filolgico levam Allan a concluir, contra Kirk, que o Crtilo do dilogo platnico no primordialmente um defensor do naturalismo nominal, mas sim um defensor de duas doutrinas simultneas: naturalismo lingstico e doutrina do fluxo. Ocorre que, poca dos eventos do Crtilo, ele ainda no havia adotado uma heraclitismo radical arraigado, nem percebido que a doutrina do fluxo total implica tambm uma instabilidade nominal (Teeteto, 180a; 183a-b). justamente a conjuno dessas teses que o levaro, 30 anos mais tarde ( a estimativa de Allan), ao silncio registrado por Aristteles (Metaphysica, G, 1010a12-15). (pp.279-284). Assim, no h um Crtilo de Plato e um Crtilo de Aristteles, nem mesmo uma incompatibilidade lgica entre o naturalismo nominal e a doutrina do fluxo: Metaphysica, A retrata um Crtilo juvenil, contemporneo e conhecido de Plato, que flerta com certas doutrinas heraclticas; o Crtilo apresenta um Crtilo testando suas inclinaes intelectuais adolescentes e, em Metaphysica, G, encontramos o Crtilo maduro, adulto, ctico e professoral. [22] ANAGNOSTOPOULOS, Georgios. Platos Cratylus: the two theories of the correctness of names, The Review of Metaphisics, vol.XXV, no.4, Junho, 1972, pp.691-736.

Georgios Anagnostopoulos declara que sua interpretao do Crtilo radicalmente distinta daquela de Ronald B. Levinson (1957) e de Rudolf H. Weingartner (1970) (Anagnostopoulos, p. 693, nota 4). Portanto, interessante ler seu artigo em contraste com esses trabalhos. Alm de Levinson e Weingartner, os principais interlocutores de Anagnostopoulos so Richard Robinson (1955, 1956), Lorenz & Mittelstrass (1967) e o livro de I.M. Crombie, An Examination of Platos Doctrines (1963). O artigo est inserido neste eixo interpretativo. O texto est dividido da seguinte maneira:

75

Introduo: O autor aponta a excentricidade do Cratylus: ele aparentemente lida com uma questo singular na obra de Plato, que no aparece em nenhum outro dilogo. Seo I: Apoiando-se no artigo de Gilbert Ryle, Letters and Syllables in Plato (Philosophical Review, LXIX, 1960), Anagnostopoulos procura definir o problema do texto. Plato raramente reflete a respeito da natureza do signo grfico, logo, os nomes do Crtilo devem ser entendidos como sons proferidos, isto , fonemas (phoneme, no ingls). A questo do dilogo, ento, a relao entre um fonema S (um nome) e a coisa T por ele nomeada; ou seja, quais so as condies necessrias e suficientes para o fonema S ser o nome correto de T? Seo II: Anagnostopoulos examina a primeira tese do dilogo: o

convencionalismo. Segundo ele, comentadores costumam negligenciar a pluralidade de argumentos implcitos na posio defendida por Hermgenes (nota 8, p. 695). Hermgenes no defende apenas que nomes so por conveno, mas sim trs pontos muito mais sofisticados: a) que a conveno e o acordo em utilizar o fonema S para designar a coisa T condio suficiente para S ser nome de T; b) que qualquer fonema arbitrrio S serve para designar qualquer coisa; e c) que permissvel nomear por desgnio (one can name by fiat), i.e., que possvel, mediante pura determinao individual, utilizar um nome previamente estabelecido na lngua L para designar o objeto T para designar outro objeto (U,por exemplo). Segundo Anagnostopoulos, os argumentos contidos em 385b-d estariam direcionados unicamente contra este ltimo ponto (c), e no contra o convencionalismo em geral, o que costuma passar desapercebido pelos comentadores (p.701, nota 16). Seo III: O longo argumento que vai de 386d at 391b realmente notvel, argumenta Anagnostopoulos, pois demonstra que Plato efetivamente compreendeu que a questo como so corretos os nomes? somente pode ser respondida mediante a investigao do qu vem a ser um nome. A resposta de Plato : o nome um instrumento, cunhado para realizar uma funo. Uma das caractersticas centrais deste artigo justamente o peso argumentativo que Anagnostopoulos confere noo de funo, pois Richard Robinson, dentre outros, j argumentaram que o termo e!rgon no tem no Crtilo nem o sentido e nem a relevncia que ter em dilogos posteriores (Robinson, 1956). Seja como for, Anagnostopoulos invoca Repblica I, 352d-353a para

76

defender que a correo dos nomes deve ser decidida com base na funo dos nomes, isto , com base nas condies necessrias e suficientes para que cada nome realize sua funo. Uma das conseqncias desta posio a deciso por descartar qualquer doutrina das Formas do horizonte do Crtilo: o olhar do nomoqe/thj (o legislador dos nomes) volta-se apenas para a funo dos nomes e as condies necessrias para que eles realizem esta funo. Qualquer meno s Formas sinal de uma leitura demasiadamente forte. Seo IV: Nesta seo, Anagnostopoulos reconstri a teoria naturalista do Crtilo: A condio necessria e suficiente para que um fonema S seja o nome de T (para S significar T, shmai/nein o verbo utilizado no dilogo) que S revele (dhlou~~n) a natureza de T; e S revelar a natureza de T se, e somente se, houver alguma relao de correspondncia entre S e T, de tal forma que S imite (mimei~~sqai) foneticamente a natureza de T. Durante toda esta exposio, Anagnostopoulos opta por um vocabulrio de claro sabor wittgensteiniano. Assim: est claro que a tese que demanda a existncia de nomes simples que no podem mais ser analisados, em conjuno com a demanda por um simbolismo perspcuo, implica na necessidade da existncia de objetos simples (p.728); ento temos [no Crtilo] um completo isomorfismo entre a estrutura e a natureza do mundo e a estrutura e natureza da linguagem. A Linguagem (...) uma figurao [picture] do mundo (p.729) etc. Seo V: Em face crtica socrtica nomeao natural, Anagnostopoulos prepara o caminho para seu artigo seguinte. Por que Plato prefere uma linguagem constituda por nomes naturalmente estabelecidos, mesmo quando a correo natural no condio suficiente da nomeao? E por que Plato levanta a questo das condies da nomeao? Compreender o significado (the significance) do Crtilo depende das respostas a essas perguntas.

[23]

ANAGNOSTOPOULOS, Georgios. The Significance of Platos Cratylus, The Review of Metaphisics, vol. XXVII, no.2, dezembro de 1973, pp.318-345.

Complementa e desenvolve o artigo anterior, publicado no mesmo peridico.

77

Anagnostopoulos pretende refutar duas interpretaes tradicionais a respeito do significado geral do Crtilo: (1) O Crtilo um dos primeiros documentos a tratar da questo da origem da Linguagem. (2) O Crtilo tem apenas um magro valor filosfico. Tanto (1) quanto (2) foram sustentadas por um rol de notveis comentadores, dentre os quais: A.E. Taylor. Paul Shorey, W. Lutoslawski, U. WilamowitzMoellendorff e Paul Friedlnder. O sabor da abordagem adotada por Anagnostopoulos admiravelmente condensado na seguinte passagem do artigo: [The Cratylus] is perhaps the earliest attempt to solve a perennial philosophical problem about the relation between the nature and structure of language and the nature and structure of the world in order to use our knowledge of the former to arrive at knowledge of the nature and structure of the latter. (p.319). Seo I: Nesta primeira seo, Anagnostopoulos busca refutar a interpretao (1). O Crtilo no se configura como um dilogo sobre a origem da linguagem, mas sim um dilogo sobre um problema lgico: quais so as condies necessrias e suficientes da nomeao? Seo II: Agora Anagnostopoulos busca lidar com a interpretao (2). No artigo de 1972 o autor j havia sinalizado que o Crtilo parece abordar um problema que no tratado em nenhum outro dilogo de Plato. Encontrar valor filosfico para este dilogo seria equivalente a inseri-lo no seio do platonismo. A soluo de Anagnostopoulos mostrar que o Crtilo est intimamente conectado com problemas metafsicos e epistemolgicos que marcam outros dilogos de Plato. Nos dilogos de juventude, Scrates procura fornecer uma glosa ou definio da natureza de algum objeto (piedade, temperana, coragem etc.). E todas as tentativas culminam em algum fracasso. No Crtilo, Plato explora a possibilidade de utilizar o nome do objeto como forma de acessar sua natureza. Das duas teorias da nomeao propostas, uma delas inviabiliza tal possibilidade (o convencionalismo), mas a outra (o naturalismo) sugere uma soluo metodolgica: no modelo da nomeao natural, o isomorfismo entre linguagem e mundo garante que a cincia da natureza dos nomes tambm a cincia da

78

natureza das coisas. Assim, Plato levanta a questo das condies da nomeao como parte de um projeto amplo por delinear os mtodos possveis de acesso ao conhecimento das coisas. Ocorre que Scrates, no decorrer do dilogo, demonstra que a correo natural no condio necessria da nomeao. Diante de um nome qualquer, no temos como saber se ele naturalmente correto, a no ser que j saibamos algo a respeito da natureza da coisa por ele nomeada. A concluso, portanto, que o conhecimento deve partir das coisas, e no dos nomes. Mas o que Plato quer dizer por o conhecimento deve partir das coisas? Para Anagnostopoulos, isso provavelmente significa algum tipo de saber por contato direto (knowledge by direct acquaintance). O movimento do Crtilo seria semelhante ao do Mnon: algum gnero de conhecimento anterior (por rememorao ou percepo) condio necessria para o indagar e o descobrir respeito do mundo. O legado do dilogo negativo: nenhum mtodo infalvel foi identificado, mas aos menos certos exerccios possveis foram expostos como infrutferos (439b). O artigo de Anagnostopoulos refere-se constantemente aos textos de Richard Robinson a respeito do Crtilo e, portanto, deve ser lido em contraste com os trabalhos deste ltimo. [26] BARNEY, Rachel. Socrates Agonistes: The case of the Cratylus Etymologies. Em Oxford Studies in Ancient Philosophy, volume XVI, 1998, pp.63-98.

A principal e mais inovadora tese defendida por Barney neste artigo a tese de que as etimologias representam um tipo especfico de escrita platnica, um gnero com importantes conseqncias metodolgicas: o a}gw/n, um estilo de composio competitiva, cunhado nos moldes da competio atltica, especialmente da corrida de biga do livro 23 da Ilada (p.77). Na Ilada, Nestor ensina seu filho Antloco a melhor conduzir sua biga utilizando sua inteligncia e corretamente interpretando os sinais. Esta corrida de biga acabou por se transformar, na cultura grega, em modelo para o percurso epistemolgico. Barney justifica sua hiptese de um uso consciente deste gnero de escrita, identificando no dilogo instncias de vocabulrio tipicamente agonstico, em especial, na passagem 407d7-8 (pp.75-76)

79

As etimologias devem ser lidas como preenchendo trs funes simultneas: (1) elas so uma reconstruo racional da tese sobre a nomeao natural; (2) so um episdio de inspirao proftica; (3) seguem o modelo do a}gw/n. (1) Reconstruo racional. A capacidade de Scrates de reconstruir ou reproduzir o que Crtilo diz ou diria emblemtico da prpria prtica de Plato como autor de dilogos (p.70). Em algum sentido relevante, todo dilogo platnico uma reconstruo racional do carter, opinies e das atitudes dos personagens neles contidos. Especificamente no Crtilo, o que reconstrudo um tipo de prtica intelectual bastante difundida poca de Plato, inclusive pelo prprio Crtilo Ainda mais, existe alguma evidncia de que Eutfron fosse conhecido na Antiguidade por suas proezas etimolgicas. (2) Episdio da inspirao. No corpus Platnico no incomum a correlao entre a inspirao proftica e o furor poeticus (p.72); no Crtilo, por exemplo, o episdio imediatamente antecedido por uma anlise dos nomes homricos. Estes estados de xtase carregam um significativo poder de atrao (on, 535c-536d). Assim, para Barney, diferentemente do que ocorria na leitura das etimologias como pardia, a funo da inspirao de Eutfron no desmascarar o ceticismo com o qual elas devem ser lidas, mas reforar seu carter sedutor, bem como sua distncia com relao ao estilo socrtico. E este um passo importante para o a}gw/n: indicar que se trata de um estilo de argumentao que prprio de outrem (pp. 71-74, especialmente p.74). (3) as etimologias como a}gw/n. O Crtilo no singular na utilizao do gnero. Ele j foi identificado dentre os estilos de escrita de Plato, aparecendo no argumento contra Zeno do Parmnides, na orao fnebre do Menexeno, na interpretao dos versos de Simonidas no Protgoras e na reconstruo do discurso de Lsias, no Fdro. Em todos esses casos, o a}gw/n direcionado para gneros discursivos especficos a retrica pblica ou privada, as etimologias, a interpretao potica para sinalizar uma deficincia metodolgica que os trespassa: todos compartilham o defeito fatal de no serem dialtica, sendo, portanto, incapazes de gerar conhecimento sobre a natureza das coisas. (p.83). Uma vez caracterizado as etimologias como a}gw/n, cabe perguntar a qual propsito filosfico elas servem? A resposta de Barney a seguinte: as etimologias

80

desempenham uma funo metodolgica (p.85). Elas podem ser levadas a srio, na medida em que revelam uma duplicidade que prpria da nomeao humana em geral. A linguagem conceitual utilizada de maneira ambgua, tanto para se referir ao reino divino das Formas, como para designar, por eponmia, o fludo mundo onde se desenrola a trgica existncia humana (pp.96-97). interessante comparar esse artigo com o de David Sedley (1998).

[27]

BARNEY, Rachel. Names and Nature in Platos Cratylus. Garland Press, 2001.

Rachel Barney atualmente integra o departamento de filosofia da Universidade de Chicago. Seu livro sobre o Crtilo baseado em sua tese de doutorado, defendida na Universidade de Princeton em 1996, sob orientao de John M. Cooper. O aspecto que mais se destaca na anlise de Barney sua inclinao por localizar temas polticos e morais no dilogo. Isto se deve aos paralelismos supostamente existentes entre as atividades de nomeao e a instituio de leis. Assim, o horizonte do Crtilo seria, eminentemente, poltico (p.13), no sentido de se enquadrar num grupo de dilogos que compartilham um projeto comum: o projeto do sentido estrito. Este se caracteriza por uma investigao conceitual em busca de uma definio daquilo que pode verdadeiramente contar como uma instncia de algum termo politicamente relevante (a coragem, no Laques; o governo, no Poltico etc.). Por trs deste projeto est em operao a tradicional diviso do conhecimento entre doxa e epistm. O projeto do senso estrito tipicamente revisionista, por demonstrar que a natureza genuna do objeto sob anlise muito mais rara e restrita do que normalmente reconhecida. Tanto o convencionalismo de Hermgenes, quanto o naturalismo de Crtilo, por assumirem igualmente que todos os nomes esto corretos, ao menos enquanto nomes, esvaziam qualquer crtica da atividade de nomeao, o que inaceitvel para Scrates. No tocante s etimologias, Barney pretende contornar a anntese Scherz oder Ernst. Deveramos antes perguntar: que gnero de escrita platnica so as etimologias? O aspecto mais inovador de sua monografia justamente interpretar a seo etimolgica

81

como uma exibio maneira de um a}gw/n, nos mesmos moldes da interpretao dos versoso de Simnidas, no Protgoras, e da orao fnebre do Menexeno. A funo do a}gw/n vencer o oponente em seus prprios termos, revelando drasticamente suas insuficincias. Uma resenha do livro de Rachel Barney foi realizada por Malcolm D. Hyman (Bryn Mawr Classical Review, 2003.03.35). O livro de Barney foi antecipado por dois artigos de sua autoria: (1) Plato on Conventionalism, Phronesis, 42, 1997, pp.143-162. Este artigo pretende resgatar o personagem de Hermgenes da acusao (comum na bibliografia recente) de ser um Hupty Dumpty lingstico. (2) Socrates agonistes: the case of the Cratylus etymologies, ver o item 36 desta bibliografia.

[28]

BAXTER, Timothy M.S. The Cratylus: Platos Critique of Naming. Leiden: E.J. Brill, 1992.

um estudo pioneiro por ser o primeiro de um trptico de livros sobre o Crtilo publicados em lngua inglesa nos ltimos 15 anos, inaugurando uma linhagem de novos trabalhos : o livro de Rachel Barney foi publicado em 2001; o de David Sedley, em 2003. Os trs livros devem ser estudados juntos. O livro de Baxter teve sua origem numa tese de doutorado defendida na Universidade de Cambridge em 1991, sob orientao conjunta de Myles Burnyeat e Malcolm Schofield (no deixa de ser curioso que David Sedley tenha sido um dos examinadores!). Mais do que tudo, um balano da literatura acadmica sobre o Crtilo, publicada entre 1950 e 1990, com destaque quase exclusivo lngua inglesa (exceo feita, por exemplo, monografia de Goldschmidt). Baxter um herdeiro confesso da linha de interpretao adotada por Goldschmidt, especialmente nas seguintes teses: 1) A "teoria" da linguagem esboada por Scrates durante todo o dilogo prescritiva e no descritiva; 2) As etimologias so um exerccio de ironia e pardia direcionado a certas tendncias do meio intelectual

82

grego (Baxter procura identificar essas tendncias em seu longo captulo 5); 3) Demonstrar a possbilidade do conhecimento o princpio que atravessa o dilogo (v.p.175). Resenhas do livro de Baxter foram realizadas por Matthew K. McCoy (The Review of Metaphysics, junho, 1994, pp.798-799) e (uma resenha mais crtica) por R. J. Ketchum (Ancient Philosophy, No.15, 1995, pp.211-214).

[29]

CALVERT, Brian. Forms and Flux in Platos Cratylus, Phronesis, XV, 1970, pp.26-47.

um texto que se ope ao de J.V. Luce (1965).

[30]

DERBOLAV, Josef. Platons Sprachphilosophie im Kratylos und in den Spteren Schriften. Darmstadt, 1972.

Debolav um dos mais importantes e citados comentadores contemporneos do Crtilo. Seu primeiro estudo sobre o dilogo de 1953: Josef Derbolav. Der Dialog Kratylos im Rahmen der platonischen Sprach und Erkenntnisphilosophie. Sarrebruck, 1953. Este livro foi, e continua sendo, criticado por ser menos um estudo do Crtilo do que uma tentativa de construo de uma filosofia da linguagem, pensada em termos heideggerianos. Em 1962, o professor Derbolav reviu algumas de suas posies num artigo: Josef Derbolav. Das Metasprachliche in Platons Kratylos . In Lebendiger Realismus. Festschrift J. Thyssen, Bonn, 1962, pp.181-210. Mas foi em 1972 que ele publicou o estudo aqui citado. um texto central que oferece uma bibliografia quase exaustiva do comentrio acadmico ao Crtilo de 1804 at 1972. Resenhas do livro de Derbolav de 1972 apareceram nas seguintes revistas: (1)Mind, New Series, vol.84, no.335, julho de 1975, pp.459-460 (resenha de Justin Gosling). (2) The Classical Review, New Series, vol.25, no.2, novembro de 1975, pp.193194 (resenha de Pamela M. Huby).

83

(3) Journal of Hellenic Studies, vol.101, 1981, pp.155-156 (resenha de G.B.Kerferd).

[33]

FINE, Gail. Plato on Naming. Publicado pela primeira vez em Philosophical Quarterly, 27, 1977; republicado no livro de Gail Fine, Plato on Knowledge and the Forms: selected essays. Oxford: Claredon Press, 2003, pp.117-131. (Eu utilizei esta ltima edio).

Gail Fine est escrevendo contra as interpretaes que tratam da naturza do nominalismo platnico, cujos representantes paradigmticos seriam G.E.L. Owen (no artigo Notes on Ryles Plato, de 1971) e Richard Robinson (no artigo A criticism of Platos Cratylus, de 1956). Ambas estas interpretaes foram desenvolvidas para justificar, de uma maneira ou de outra, como Plato pde articular a questo da falsidade com o problema da nomeao. Segundo Owen, Plato partidrio de um atomismo semntico, reduzindo sentenas nomes (elas nada mais seriam do que uma cadeia de nomes), e como tudo que podemos fazer com um nome nomear (designar, apontar), a complexidade sinttica das proposies desaparece. Por outro lado, para Robinson, Plato faz o contrrio: ao postular que todos os nomes possuem contedo descritivo, ele trata todo nome como se fosse uma proposio ( a mesma intepretao de Goldschmidt). Em ambos os casos, Plato fracassa na tentativa de distinguir nomes e proposies. O objetivo do artigo demonstrar que a teoria dos nomes desenvolvida no Crtilo mais sofisticada do que reza as suposies usuais. A estratgia de Fine a seguinte: em primeiro lugar ela precisa derrubar as verses de Owen e Robinson, para depois reconstruir a teoria da nomeao que, segundo ela, apareceria no Crtilo. Contra Owen, ela colhe evidncia terminolgica do Sofista, Teeteto e Crtilo para sugerir que as palavras to\ r{h~~ma e to\ o!noma recobrem um campo semntico amplo, sendo at mesmo intercambiveis: o dito platnico segundo o qual toda sentena um nome nada mais quer dizer do que toda sentena ou nome possui um contedo descritivo (contra Owen). Contra Robinson, Gail Fine sugere que Plato no defende que nomes sejam verdadeiros do mesmo modo que sentenas so verdadeiras: nomes

84

so corretos ou incorretos e podem ser verdadeiramente ou falsamente aplicados s coisas, assim, nomes no so como proposies (que tem no sentido expresso o foco da verdade). Em sua reconstruo da teoria da nomeao do Crtilo, Fine sugere que estejamos diante de uma teoria de tupos, similar a de Searle: a correo do nome depende do quo adequada sua descrio (e nem toda descrio uma proposio). E a teoria do dilogo to sofisticada quanto a do Sofista ao compreender que a falsidade depende de um processo duplo: a constituio do sentido e comparao do sentido com aquilo ao qual ele pretende se refeirr. No Crtilo este duplo processo seria realizado pelo prmbulo este seu nome em conjunto com algum recurso ostensivo.

[34]

GOLDSCHMIDT, Victor. Essai sur le Cratyle. Paris: Vrin, 1940 (reeditado em 1982).

a primeira publicao de Goldschmidt. Catherine Dalimier, em introduo sua traduo do Crtilo identifica nos textos de Goldschmidt e Grote um esforo por defender uma coerncia funcional de conjunto do dilogo (Dalimier, p.14, nota 7). At a publicao do estudo de Goldschmidt, havia, por tradio, o Crtilo dos filsofos e o Crtilo dos fillogos (ibidem, p.14). O efeito imediato disso era que os comentadores de formao filosfica tendiam a tratar as etimologias como pura digresso literria (exerccios estilsticos), desprovidas de interesse filosfico. Goldschmidt um dos pioneiros em tratar as etimologias como filosoficamente relevantes, mesmo que insistindo no carter pardico delas: afinal, a ironia filosfica tem outro andamento que o humor puramente literrio. As etimologias representariam um levantamento exaustivo de diversos pensadores e ramos do conhecimento (Anaxgoras, os poemas rficos, Herclito, os poetas, a exegese de Homero, os telogos etc.), com vistas demonstrar como a doutrina do fluxo estava onipresente na epistemologia grega. Assim, as duas notas caractersticas da seo etimolgica seriam: 1) o carter enciclopdico; 2) o tom irnico e pardico. (Sobre as etimologias, ver as pp.90-142).

85

As pginas 5-37 oferecem um panorama histrico bastante til e erudito do pensamento grego sobre a linguagem poca de Plato e Goldschmidt insiste que a oposio que atravessa o dilogo a clssica controvrsia entre no/moj e fu/sij (pp.1516; pp.40-41). Para o autor, o tema e problema central de todo o dilogo : a estabilidade das coisas e do conhecimento (pp.56-57). As etimologias so um exerccio pardico e irnico para atacar o relativismo oriundo das prticas sofsticas, bem como as teses do fluxo peptuo em suas mltiplas expresses. A monografia de Goldschmidt omnipresente nas bibliografias sobre o dilogo.

[35]

GROTE, George. Plato and the other companions of Sokrates volume II, chapter XXIX. London: Thoemmes Press, 1865 (consultei uma edio de 1998).

Para Grote, no admissvel que as etimologias sejam pura pardia ou caricatura (p.521), uma sugesto que marcou a interpretao do dilogo no mundo moderno. O Crtilo percorre um caminho comum a outros dilogos de Plato: na Repblica e no Poltico comeamos com uma impresso inicial de que a Cidade seja fruto de processos arbitrrios e histricos, para, gradualmente, percebermos que, ao contrrio disto, Plato favorece o modelo de um arteso-demiurgo. O que Plato faz para sistemas sociais no Poltico, ele faz para os nomes no Crtilo (p.547). [36] GUTHRIE, W.K.C. A History of Greek Philosophy: volume V. Cambridge: Cambridge University Press, 1978, pp.1-31.

Uma caracterstica da leitura de Guthrie a importncia que ele confere para o fundamento teleolgico (prtico) de todo o socratismo e platonismo (p.21). Plato um realista e isto pode ser verificado em sua compreenso daquilo que vem a ser um nome: uma definio eidtica e no simblica de alguma coisa. A linguagem de Plato uma linguagem de essncias. Guthrie se apresenta como herdeiro da leitura de Francis M. Cornford e sugere duas linhas possveis de interpretao para a o dilogo como um todo. Segundo uma linha possvel, o texto seria revisionista: a direo da induo socrtica, nos dilogos de

86

juventude, caminhava dos nomes para as coisas (usamos o termo coragem para recobrir uma gama de instncias particulares deve haver alguma coisa em comum todas elas). O Crtilo teria sido cunhado para corrigir esse equvoco e devolver a primazia da coisa sobre o nome (pp.25-26). Segunda outra leitura possvel, Plato jamais teria cometido tal equvoco. Desde os dilogos de juventude, a nomeao sempre foi subordinada s Formas o Crtilo seria uma vindicao desta crena contra ataques mal fromulados (pp.27-28). Ambas as possveis linhas de interpretao dependem, em alguma medida, de como intrepretamos a passagem da Repblica, Livro X, 596a. Um resultado positivo do dilogo que nomes podem nos informar sobre essncias, contanto que essas essncias sejam conhecidas anteriormente. Devemos nos interrogar, portanto, sobre como aprender as coisas diretamente, sem os nomes: devemos aprend-las umas por meio das outras, se forem de mesma natureza, e a cada uma por si mesma (Cratylvs, 438e). Tal projeto final fica por conta do Teeteto e do Sofista. Com isso, Guthrie tacitamente confirma uma tradio de leitura do dilogo, classificando-o como propedutico para esses dois ltimos (pp.28-29).

[37]

KAHN, Charles. Language and Ontology in the Cratylus. Em Mourelatos & Rorty (eds.). Exegesis and Argument: Studies in Greek Philosophy Presented to Gregory Vlastos; Phronesis, supplementary volume 1, Van Gorcum, Assen, 1973.

Est entre os artigos mais citados e discutidos na bibliografia especializada. Os principais interlocutores de Kahn neste texto so Richard Robinson (1955) e Norman Kretzmann (1971). A leitura de Kahn est na vertente da tradio analtica que encontra ecos do Tractatus Logico-Philosophicus de Ludwig Wittgenstein no Crtilo (...Plato desenvolve uma teoria da linguagem particularmente interessante, e que guarda uma profunda semelhana com a concepo de Wittgenstein no Tractatus., p.166). Por outro lado, Charles Kahn aposta bastante em uma noo central da semitica de Peirce:

87

a noo de sign relation (relao sgnica, a traduo comum). Segue abaixo um resumo do artigo. A oposio naturalismo-convencionalismo apenas um mote para que Plato levante as duas questes que realmente lhe interessam: 1) quais so as condiles mnimas que a funo simblica de qualquer lngua natural deve cumprir para que ela possa comunicar algo sobre a realidade, isto , para que a distino entre o verdadeiro e o falso seja possvel? 2) qual a relevncia do estudo das palavras para o exame da natureza das coisas (do Real)? A concluso geral do dilogo ser uma tese positiva, posteriormente reafirmada no Parmnides (135b-c): o discurso filosfico e o conhecimento racional requerem objetos cognitivos estveis e imutveis. Kahn inicia sua anlise com uma digresso histrica: uma interprretao da anttese no/moj-fu/sij que atravessa o dilogo. Para ele, devemos compreender o termo no/moj sob uma tica eletica, que remonta Parmnides e Demcrito. O ponto central desta perspectiva eletica da nomeao que, por serem produto da atividade humana com todas as suas limitaes, os nomes nos apresentam um falso retrato da realidade (apenas uma do/xa), o que conduz o filsodo concluso de que a evidncia fornecida pela linguagem enganosa. Ao longo do dilogo, Scrates converte o convencionalismo de Hermgenes em termos desta interpretao de no/moj, o que fica evidente na seo etimolgica, especialmente em 401a, quando o exame caminha para a anlise da do/xa humana que revela a crena na onipresena do fluxo. Qual a razo de Plato ter introduzido a possibilidade da verdade/falsidade nominal, especialmente diante da posio to diferente que exposta no Sofista ? Para Kahn a doutrina do Crtilo decorre de uma necessidade de reagir contra a inclinao do personagem Crtilo em negar tanto a falsidade nominal, quanto a falsidade em geral (429c-e). Diante disso, Scrates obrigado a resguardar a bipolaridade de modo amplo. Do ponto de vista da interpretao da verdade/falsidade nominal, Kahn se declara simptico posio de Lorenz & Mittelstrass (1967): ela pode ser interpretada como uma relao predicativa concebida semanticamente, na qual o sujeito um objeto extralingstico e o predicado um nome isolado. Com esta tese segundo a qual a verdade nominal depende de um acordo entre algo interno linguagem (o nome) e algo externo a ela (a coisa nomeada), Plato prepara a ontologia do Crtilo. O fundamental aqui, a

88

distino entre nomes enquanto configuraes fonticas particulares (Forma do nome particular) e nomes enquanto veculos para a realizao da funo sgnica (sign function) da Linguagem (Forma do Nome em geral). Assim, a configurao fontica Astanax aponta para a forma desse nome particular (designando aquele que senhor da cidade), assim como Heitor aponta para uma forma particular (designando aquele que detentor). Heitor e Astanax so manifestaes particulares de uma mesma Forma do Nome, isto , so signos que apontam uma nica e mesma Forma: rei. Segundo Kahn, a noo de Forma do Nome, no Crtilo, cunhado para afastar nossa ateno do plano fontico da linguagem para seu plano simblico. Da lingstica caminhamos at a ontologia: de uma configurao fontica particular, vamos ao seu significado especfico, que, por sua vez, pode ser subsumido em outro mais geral, que aponta uma Forma. As etimologias servem como testemunho do erro de permanecermos apenas no plano lingstico. O verdadeiro confronto do dilogo se d entre as mais diversas doutrinas do fluxo (no apenas a heracltica) e certas marcas de concepes neo-eleticas. A defesa slida das Formas ocorrer na Repblica e no Fdon, mas o Crtilo j prepara o terreno, afastando outras doutrinas sobre as relaes entre linguagem e ontologia que eram tidas como as principais rivais das teses platnicas.

[38]

KAHN, Charles. Les mots et les formes dans le Cratyle de Platon.. Em Philosophie du Langage et Grammaire dans lAntiquit. Grenoble: Universit des Scienses Sociales de Grenoble, Cahiers de Philosophie Ancienne, no.5, 1986. Para Charles Kahn, o Crtilo figura entre os dilogos da fase intermediria de

Plato, sendo contemporneo ao Banquete, Fdon e Repblica. Tal localizao suficiente para supormos que nele no encontraremos uma etapa da Teoria das Formas muito diferente da que encontramos nesses outros dilogos. As Formas aparecem por duas vezes no texto: logo no incio e nas pginas finais. O Crtilo foi composto de modo simtrico e sua estrutura literria apresenta a doutrina das Formas como o quadro filosfico no interior do qual sero tratados certos problemas de linguagem. Kahn deseja examinar 3 teses do texto, sendo que o enfoque primordial a segunda delas: I) Uma tese negativa: o estudo das palavras impotente para nos ensinar o que quer que seja respeito da realidade das coisas a moral do dilogo que devemos

89

abandonar a lingstica em favor da dialtica. Sintomtico disso a seo etimolgica do dilogo, onde Plato se diverte empregando livremente sua imaginao lingstica, para provocar e tapear seu leitor com o mtodo arbitrrio e quimrico das etimologias, este exerccio totalmente vo. Mas so quatro as razes que produzem esta tese negativa, duas razes de ordem filosfica, duas de ordem histrico-literrias: 1) Plato no chegou a elaborar uma distino clara e sistemticas entre o uso (lemploi) do nome e sua imposio ou atribuio (limposition) a uma coisa. 2) Ainda mais grave a ausncia no Crtilo de qualquer distino entre sentido e referncias, entre Sinn e Bedeutung, entre a funo denotativa e a funo descritiva das palavras. provvel que nenhum filsofo antes de Frege tenha sido inteiramente lcido sobre esse ponto: e foi Plato quem avanou os primeiros passos, no Sofista, mediante a distino entre onoma e rhema (p.96). 3) Plato foi formado pela doutrina eletica da palavra, que remonta a Parmnides e que prega que todas as palavras so produto da conveno e costume entre os homens e que exprimem, portanto, uma viso essencialmente falsa da realidade. O leitor contemporneo Plato, mais familiarizado com essa doutrina, seria mais sensvel para perceber a inteno irnica das etimologias. 4) Tal ironia fica ainda mais realada diante do Papiro de Derveni, testemunho de uma prtica de teosofia alegrica contra a qual escrevia Plato. II) Uma tese positiva: a funo da linguagem como portadora da verdade pressupe uma Forma do nome. O que h de comum entre as teses de Crtilo e de Hermgenes que as duas posies tornam inexplicvel a distino entre logos verdadeiro e logos falso. Assim, o grande problema filosfico do Crtilo essencialmente o mesmo do Sofista, mas Plato ainda no estava apto a elaborar a soluo satisfatria da noo do "entrelaamento das Formas" (sumplokh\ tw~~n ei}dw~~n ), embora, em alguma medida chega a antecipar tal caminho atravs da doutrina da "forma dos nomes". Plato supe que existe uma Forma do Nome em geral (definida pela funo essencial de todo e qualquer ato de nomear, seja em qual lngua for) e uma Forma de cada nome, tomado especificamente. Assim, a correo dos nomes pensada no quadro da relao entre as Formas: a Forma do nome (de cada nome particular em cada lngua) depender da relao entre a Forma do Nome e a Forma da coisa em questo.

90

III) Uma tese problemtica: a hiptese de uma linguagem ideal, uma linguagem filosfica que apresenta, em sua prpria estrutura, um espelho perfeito da realidade. Tal projeto ser levado cado por Frege, no Begriffschrift e por Wittgenstein, no Tractatus. Para Plato, tal projeto no possvel e tem apenas a importncia epistemolgica de reforar a tese negativa.

[39]

KIRK, G.S. The Problem of Cratylus, American Journal of Philosophy, LXXII, 1951, pp.225-253.

Selecionei um grupo de artigos que tem como objetivo refletir a respeito da relao entre Plato, Crtilo e as doutrinas de Herclito. Alm do artigo de Kirk, sugiro a leitura de T.H.Irwin (1977) e Barbara Cassin (1987) e, contra Kirk, D.J.Allan (1954). Geoffrey Kirk aponta que todas as informaes que chegaram at ns sobre o carter e as posies filosficas do Crtilo histrico dependem, em ltima instncia, de dois autores: Plato (no Crtilo) e Aristteles (Metaphysica, A, 6, 987a32-b1; G, 1010a12-15 e Rhetorica, G, 16, 1417b1-2). Somos impelidos a comparar essas fontes e nos perguntar se existe algum modo de conciliar o retrato platnico ao retrato aristotlico. Para Kirk, a marca distintiva do Crtilo de Plato a tese do naturalismo nominal; enquanto que o Crtilo de Aristteles se sobressai por seu heraclitismo radical. Mas o problema que essas posies no podem ser simultanetamente defendidas. A tese da nomeao natural demanda uma relao nome-coisa estvel e permanente; e tal posio no compatvel com a crena num fluxo perptuo de todas as coisas. H uma inconsistncia lgica, ou uma verdadeira ilogicidade, em sustentar ambas as posies ao mesmo tempo. Plato estaria perfeitamente consciente disto. Seu Crtilo no , inicialmente, um heraclitiano, mas levado a simpatizar com as doutrinas do fluxo por meio das etimologias de Scrates, que oferecem uma imagem consistente de um mundo em perptua alterao. Ao final do dilogo, Scrates denuncia o equvoco lgico que Crtilo foi levado a abraar. Kirk sustenta sua tese mediante uma traduo das passagens 440c-d e 440d-e que, segundo ele, fogem da leitura ortodoxa do Crtilo. Para a leitura dita ortodoxa, em 440c-d, o recado de Scrates simplesmente no confiar por demais nas palavras, pois elas revelam uma falsa

91

imagem de um mundo submetido ao fluxo; enquanto que, para Kirk, o que est sendo efetivamente condenado a crena no fluxo como simultnea crena na predisposio natural dos nomes. Ou seja, so trs os objetivos centrais de Kirk em seu artigo. Em primeiro lugar, mostrar que Plato estava consciente da impossibilidade de um defensor da nomeao natural ser simultaneamente um heraclitiano. Tal resultado significativo para os estudos sobre o Crtilo que recorrentemente se perguntam sobre a relao entre a tese lingstica de Crtilo e sua contraparte ontolgica. Em segundo lugar, Kirk acredita ter demonstrado que o Crtilo de Plato no fundamentalmente um heracliticano, mas um heracliticano de ocasio. Em terceiro lugar, caso concordemos com Kirk, somos obrigados a constatar uma assimetria entre o relato platnico e o relato aristotlico do Crtilo histrico: o Crtilo de Plato e o Crtilo de Aristteles no podem ser idnticos. Por fim, para explicar tal assimetria, Kirk chega a sugerir, com extrema cautela e alguma reticncia, que Aristteles pode ter construdo sua imagem do Crtilo por meio de uma interpretao errnea do Crtilo.

[41]

LORENZ, K & MITTELSTRASS, J. On Rational Philosophy of Language: the Program in Platos Cratylus Reconsidered. Em Mind, 76, 1967, pp.1-20.

Este trabalho desenvolve idias defendidas em um artigo anterior dos mesmos autores, que lidava com problemas especficos do Sofista: Theaitetos fliegt, Archiv fr Geschichte der Philosophie, vol.48, 1966. A tese que os une : tanto o Crtilo quanto o Sofista esto engajados num mesmo projeto de racionalizao da linguagem, o primeiro busca estabelecer como nomes revelam seus contedos semnticos; o segundo, como sentenas revelam seus contedos sintticos. O texto sobre o Crtilo se divide em trs partes:

Parte I: Lorenz & Mittelstrass mostram que a Filosofia da Linguagem vive num impasse artificial entre uma posio realista, que postula a existncia de entidades extra-

92

lingsticas que so designadas pelas palavras; e uma posio nominalista, que prega que a linguagem que projeta sua estrutura prpria sobre uma realidade desprovida de distines. Ambas as posies so radicais e limitantes. O Crtilo um dos documentos fundacionais desta tradio e, ao mesmo tempo, oferece meios para contornar esta oposio. Parte II: O antagonismo tradicional entre realismo e nominalismo nada mais do que uma variao da oposio entre o naturalismo e o convencionalismo do Crtilo. Os autores pretendem oferecer uma interpretao do dilogo como um programa racional para uma filosofia da linguagem (p.4). Tal programa teria na sua base a subsuno da enunciao e da nomeao classe das aes, que, por sua vez, podem ser julgadas como adequadas ou inadequadas, uma distino que nada mais do que uma especializao da disjuno entre o racional (fro/nhsij) e o irracional (a}frosu/nh). Assim, Plato estaria bastante afinado dimenso pragmtica da linguagem (p.8). O que enunciados e nomes fazem revelar contedos (Sofista, 262a-e; Crtilo, 422d). Sentenas como Teeteto aprende, na verdade, devem ser tomadas como uma sentena primitiva SP (homem aprende) para a metavarivel t (Teeteto), que fornecida contextualmente. Assim, a sentena,

SP t (Homem aprende, para a metavarivel Teeteto) analiticamente reduzida a: t e S t e P

pode ser

No caso de sentenas falsas, a segunda parte (t e P ) incorreta, mas a primeira parte (t e S) deve ser verdadeira ex definitione, pois toda sentena revela algo sobre algum sujeito (Sofista, 262e) (p.6). Sentenas necessariamente revelam contedos sintticos: S necessariamente uma verdadeira parte de SP. J a correo dos nomes depende da correo das sentenas elementares associadas (t e S), isto , depende dessas sentenas elementares revelarem corretamente que o indivduo com o nome prprio t recoberto pelo conceito representado por S (p.10). Os nomes do Crtilo so, na

93

verdade, predicados! A tentativa de Plato em reduzir analiticamente tais predicados at chegar em predicados bsicos irredutiveis representa a primeira pgina na histria de uma ars combinatoria que fundamenta o que pode ser considerado o programa do atomismo lgico (p.9). As etimologias, embora certamente irnicas (p.10) servem apenas como exemplo do tipo geral de procedimento a ser adotado, uma vez que este programa for aceito. Seu trao fundamental postular que a anlise lingstica dos nomes deve comear por nomes primitivos que precisam ser estabelecidos como corretos, independentemente da linguagem; caso contrrio um regressus in infinitum contaminaria a racionalidade do modelo. Parte III: Nesta terceira parte, Lorenz & Mittelstrass defendem que Plato, no Crtilo, estava esboando uma teoria prescritiva da linguagem, um projeto de reconstruo racional da linguagem tradicional para alm da oposio naturalismo/convencionalismo. Nas pp.13-20 eles procuram formalizar os traos gerais desta linguagem reformada.

[43]

LUCE, J.V. The Theory of Ideas in the Cratylus. Em Phronesis, X, 1965, pp.21-36.

Seo I (pp.21-22). J.V.Luce acredita que o Crtilo seja anterior ao Fdon e Repblica. Uma evidncia disso seria o estatuto da doutrina das Formas no dilogo. Uma marca das Formas do Fdon e Reblica o fato delas serem separadas (cwrismo/j), que , segundo Aristteles, o trao distintivo entre as filosofias de Scrates e Plato. No Crtilo a doutrina das Formas encontra-se ainda em um estgio de evoluo, embora exista grande proximidade terminolgica entre Crtilo, 389a5-390e4 e Repblica, 596b; e Crtilo, 439b10-440e7 e Fdon, 65d. Luce pretende focar sua ateno nessas duas passagens do Crtilo, geralmente tidas como as passagens do dilogo nas quais surge a doutrina das Idias. Seo II (pp.22-24). evidente que h uma larga controversa acadmica sobre a existncia ou no, em Plato, de Formas de artefatos humanos. Independentemente dessa discusso, haveria um paralelismo entre Repblica, 596b-597d e Crtilo, 389a-

94

390e: as i}de/ai de Cama e Mesa na Repblica so comparveis ao ei#doj de lanadeira do Crtilo. Mas, segundo Luce, uma comparao cuidadosa entre as duas passagens revela que as semelhanas so superficiais. A doutrina do Crtilo mais vaga e menos completa, o que indicaria que a Repblica um texto posterior, com uma doutrina bem mais desenvolvida. Seo III (pp.24-28): Em Crtilo, 439b10-440e7, encontramos a conhecida frmula au}to\ to\ X (o Bem em si; o Belo em si). Au}to\ to\ X o correlato natural e necessrio de gnw~~sij, declara Luce (p.24). O contexto no qual a expresso aparece no Crtilo de natureza epistemolgica: a necessidade da estabilidade do objeto de conhecimento. apenas nessa medida que as Formas so aludidas. Ainda mais, Scrates menciona a frmula como algo sobre o qual ele sonha muitas vezes (439c7). Os sonhos socrticos, no mais das vezes, indicam a familiar distino entre doxa e epistm. Concluso: a passagem indica apenas uma intuio das Formas, mas no as postula rigorosamente. Seo IV (pp.28-36): Cwrismo/j , segundo J.V.Luce, a principal marca da doutrina madura das Idias ou Formas (p.28), conforme apresentada no Fdon. No encontramos nenhum indcio de cwrismo/j no Crtilo. Para Luce, Aristteles oferece a melhor explicao da sntese que Plato realiza entre Scrates e Crtilo. As posies opostas (estabilidade x fluxo) valem para dimenses ontolgicas distintas: mundo sensvel (Flux Perptuo), mundo inteligvel (Formas Estveis). A composio do Crtilo talvez tenha revelado a Plato a urgncia de uma separao ontolgica radical entre ai}sqhta/ e nohta/; e justamente essa distino a base essencial para cwrismo/j. Mas o Crtilo ainda no realiza esse passo fundamental.

[44]

LUCE, J.V. Plato on Truth and Falsity in Names. Em Classical Quarterly, New Series, vol.19, no.2, novembro de 1969, pp.222-232.

Para compreender este texto de J.V.Luce interessante estar familiarizado com os artigos de Richard Robinson (1956) e Lorenz & Mittelstrass (1967). Afinal, a concluso de Luce ser a de que os nomes do Crtilo funcionam no formato proposto

95

por Lorenz & Mittelstrass, embora o autor considere exageradamente sofisticada a noo de proposio que eles atriburam a Plato. O artigo est dividido em 4 sees. Seo I (pp.222-223): Expe brevemente as posies de Robinson e Lorenz & Mittelstrass.

Seo II (pp.223-227): O verbo le/gein no grego recobre tanto a acepo significar (querer dizer; mean, no ingls), quanto dizer; assim, o conceito dizer um nome (o!noma le/gein; stating a name) implica na aplicao de um som a uma coisa, de um modo significativo. Tal relao seria suficiente para se pensar em nomes verdadeiros e nomes falsos. Isso no quer dizer que Plato defendia que nomes adquirem valores de verdade in vacuo, mas tambm no quer dizer que nomes somente adquirem bipolaridade enquanto partes de um logos constitudo por sujeito-predicado: nomes, para serem verdadeiros ou falsos, precisam ser enunciados (le/gesqai), isto , precisam ser usados para indicar algum objeto. axiomtico para Plato que nomes operam numa relao com a coisa nomeada. Nomes so predicados, comprimidos ou abreviados, que descrevem e revelam a essncia (ei#doj ou ou}si/a) da coisa nomeada. O juzo da correo ou incorreo depender da aplicao do instrumento (o!ranon) apropriado ou, para usar a outra metfora ou definio de nome do Crtilo, da reta representao (mi/mhma). De qualquer forma, esta concepo da nomeao atravessa o dilogo sem sofrer alteraes.

Seo III (pp.227-231): J.V.Luce argumenta que esta concepo do nome operando como um predicado no singular ao Crtilo. A mesma concepo aparece em dilogos anteriores (Protgoras, 311e; Apologia, 23a e Fdro, 278d), bem como em dilogos tardios (Filebo, 12b e 18b-d). O mais impressionante encontrarmos no Sofista a idia de que nomes revelam essncias (peri\ th\n ou}si/an dhlw/mata, Sofista, 261e). O termo dh/lwma aparece trs vezes (sic.) no Crtilo e indica o modo prprio dos nomes de se prestarem a ser verdadeiros ou falsos. Que a seo 261d-263d do Sofista atribui funes especficas ao o!noma e ao r{h~~ma, indica apenas as intenes especficas de Plato nessa passagem. Prova disso que no Poltico, 265c, temos

96

evidncias de que Plato nunca reconheceu na prtica uma distino absoluta entre lo/goj e o!noma. Seo IV (pp.231-232): J.V.Luce conclui que a concepo da verdade e da falsidade nominal do Crtilo no nenhuma aberrao no platonismo.

[45]

MACKENZIE, Mary Margaret [= Mary Margaret McCabe]. Putting the Cratylus in its place. Em Classical Quarterly, vol.36 (i), 1986, pp.124-150.

Trata-se de um artigo composto com engenho, cuidado e que oferece uma inteligente alternativa s leituras ortodoxas do Crtilo. Mackenzie prope uma leitura contraposta quela de Charles Kahn (1973). A interpretao de Mackenzie toma Plato como o filsofo dos impasses: o platonismo seria marcado por um uso, cada vez mais acirrado de impasses filosficos e paradoxos lgicos, que atingem seu ponto culminantes nos chamados dilogos crticos. Para Mackenzie o Cratylus caminha por meio de uma poderosa estrutura aportica. Ele est organizado em torno de trs paradoxos, aos quais correspondem, um a um, uma pergunta metafsica: Paradoxo 1: Hermgenes no o nome de Hermgenes. => O que um Nome? Paradoxo 2: O Falso no pode ser dito => O que a Verdade? Paraoxo 3: Nomes ensinam, mas como? => O Conhecimento possvel? O dilogo poderia ser dividido em duas partes: uma que trata da nomeao e a outra que trata da realidade. Na primeira parte, realismo (o naturalismo de Crtilo) e relativismo (o convencionalismo representado por Hermgenes) so postos em confronto direto, enquanto constituindo duas alternativas para a soluo do paradoxo do nome de Hermgenes: o que autoriza a formulao da bizarra construo Hermgenes no o nome de Hermgenes ? inevitvel que esse impasse seja reduzido questo da definio da falsidade, j que tanto Hermgenes quanto Crtilo esto unidos em abraar o postulado todos os nomes esto corretos! (ou seja, negam a existncia de nomes falsos). Argumentos so formulados, tanto contra a teoria

97

relativista da falsidade, quanto contra a teoria realista, preservando o impasse (elas se cancelam mutuamente). A nica sada no a confeco de alguma terceira teoria da nomeao, mas sim um voltar-se para o nomeado, isto , para as coisas. Passamos do plano lingstico para o plano ontolgico. Aqui um novo par de alternativas exaustivas e exclusivas esto espreita: Formas Imveis ou Fluxo Perptuo. Assim como as duas teorias opostas da nomeao implicavam num absurdo a impossibilidade de se dizer o falso; as duas alternativas ontolgicas implicaro em outro contra-senso, a saber, a impossibilidade do conhecimento. Afinal, do ponto de vista heracltico, o conhecimento de algo em perptuo fluxo demanda, logicamente, que esse conhecimento tambm esteja em fluxo. Obtemos, assim, um absurdo: um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, conhecimento de x e no-conhecimento do mesmo x. Por sua vez, do ponto de vista das Formas, Mackenzie argumenta que h um postulado platnico que estipula que as Formas sofrem mudanas reais, e no meras mudanas de Cambridge, ao serem conhecidas. Logo, ou h um conhecimento absoluto das Formas ou a total ausncia de conhecimento delas. logicamente inaceitvel um vir a conhecer das Formas, o que revela um crescente resguardo e ceticismo de Plato com relao solidez da doutrina filosfica construda pelos dilogos da chamada fase intermediria. Concluso: o dilogo termina numa retumbante aporia. Mary M. Mackenzie insiste que os temas e argumentos do Crtilo o colocam na fase tardia de Plato, ao lado de dilogos como Teeteto, Sofista e Filebo. O Crtilo um dilogo da chamada fase crtica e testemunho de uma desconfiana de Plato quanto s Formas. Mary Margaret Mackenzie continua a publicar trabalhos de Filosofia Antiga, especialmente sobre Plato, sob o nome de Mary Margaret McCabe. Atualmente professora do Kings College de Londres.

98

[47]

RIJLAARSDAM, J.C. Platon ber die Sprache: ein Kommentar zum Kratylos. Utrecht: 1978.

Resenhas deste livro podem ser encontradas nos seguintes peridicos: (1) The Classical Review, New Series, vol.30, no.1, 1980 (resenha de Justin Gosling). (2) Journal of Hellenic Studies, vol.101, 1981, pp.155-156 (resenha de G.B.Kerferd).

[48]

ROBINSON, Richard. The Theory of Names in Platos Cratylus. Em Revue Internationale de Philosophie, vol.9, 1955, pp.221-236. Este artigo foi republicado na coletnea de ensaios de Richard Robinson, Essays in Greek Philosophy. Oxford, 1969, pp.118-138. Eu cito a primeira edio do artigo.

Arrisco dizer que, apesar de ter dedicado dois longos artigos clssicos ao dilogo, Richard Robinson o intrprete que mais insiste em denunciar, sem qualquer inibio, o que ele entende por ser as principais fraquezas ou at mesmo erros do Crtilo. Ele parece relutar em aceitar que Plato tenha redigido tal texto e sua leitura marcada por uma aguda sincronia: as teses do Crtilo so diretamente repudiadas, sem qualquer considerao histrica, no artigo de 1956, como se as teses do dilogo estivessem disponveis in natura nossa avaliao contempornea (distinguindo as teses boas das teses ruins); e Robinson trata interpretaes de perodos muito distintos (e.g. Proclo e Leky artigo de 1955, p.230; Peter Strawson, Plato e Aristteles, no artigo de 1956) como logicamente equiparveis. Tendo dito isso, os dois artigos de Richard Robinson esto entre os mais mencionados nas bibliografias especializadas e so de leitura obrigatria ao estudioso do dilogo. O objetivo desse primeiro artigo de 1955 demarcar certas notas que caracterizam a discusso sobre os nomes tal qual ela aparece no dilogo. Podemos sugerir a seguinte diviso ao texto de Robinson, de acordo com seus movimentos argumentativos:

99

(A) (pp.221-224). Robinson comea por assinalar aspectos semnticos do termo grego o!noma, que recobre um campo mais vasto do que o termo ingls name ou o equivalente portugus nome e contm os seguintes significados: nome prprio, nome (termo geral), palavra, substantivo, sujeito (da predicao). Uma vez que seu artigo sobre a teoria dos nomes do Crtilo, compreensvel tal passo inicial. (B) (pp.224-226). O Crtilo no deve ser considerado um dilogo sobre a origem dos nomes, como chegou a defender A.E.Taylor, sendo exclusivamente sobre a correo dos nomes. (C) (pp.227-229). Robinson examina algumas marcas das teorias da nomeao que esto em jogo. Em tom ctico, Robinson apresenta trs proposies sobre do convencionalismo nominal que so tratadas como equivalentes: 1) um nome correto sempre que for estabelecido por conveno e acordo (Cratylvs, 384d1); 2) um nome correto sempre que for estabelecido por uma imposio individual (Cratylvs, 384d2); 3) um nome correto sempre que for estabelecido pela norma e pelo hbito (Cratylvs, 384d8). Robinson pouco hbil em esconder sua antipatia pela suposta equivalncia entre tais proposies: de 384d1 at d8 Hermgenes passa de uma para a outra como se elas estivessem expressando a mesma teoria de trs modos distintos (p.229). (D) (pp.230-236). Em seguida, Richard Robinson lista 4 teorias que seriam recorrentemente e erroneamente interpretadas como instncias ou conseqncias da teoria da nomeao natural: (d1) (pp.230-231). A oposio que atravessa o dilogo (naturalismo x convencionalismo) no pode ser considerada como equivalente oposio fu/sij-qe/sij, que foi consagrada por um nmero razovel de autores antigos. Muitos comentadores do Crtilo de Proclo (sculo V d.C.) M. Leky (sculo XX d.C.) erraram (p.230) ao localizar tal oposio no dilogo. O erro poderia ser decorrente da leitura de Epicuro e Demcrito, que tecem certas consideraes sobre a relao entre fu/sij e qe/sij. Essa relao est ausente das pginas do Crtilo. (d2) (pp.231-234). Robinson nos brinda com uma contribuio rara dentre os estudos dedicados ao dilogo: um combate noo de que o Crtilo tenha qualquer vnculo com a notria oposio no/moj x fu/sij (pp.231-234). Para Robinson, natureza

100

e norma esto do mesmo lado no dilogo: [] a norma que fornece o nome natural das coisas (388d12) (p.231). O principal indcio para essa concluso a figura mtica (p.225) do nomoqe/thj, que fabrica os nomes em acordo com a natureza das coisas nomeadas. Alm disso, as outras ocorrncias da palavra no/moj no dilogo (384d, 388d, 400e, 401b, 417e, 429b, so as passagens levantadas por Robinson), ou esto gravitando num campo semntico distante do relevante ( o caso de 401b e 417e), ou no ope o termo nitidamente fu/sij. A nica exceo seria 384d, mas at mesmo nessa passagem o peso de no/moj enfraquecido mediante o emprego de uma srie de outros termos. Na literatura grega, a oposio no/moj-fu/sij utilizada para distinguir o real (em si mesmo) da crena ou da opinio dos homens a respeito do real. Essa seria uma formulao quase abstrata do problema, que assume instncias mais concretas no domnio jurdico-moral (as leis e os costumes vigentes reproduzem ou no reproduzem as normas naturais?) e no domnio cognitivo (aquilo que e/ou existe por si mesmo versus aquilo que e/ou existe atravs dos pensamentos e percepes dos homens). Plato utiliza os termos no/moj-fu/sij em aluso ao mbito legal e moral em outros dilogos (Grgias, passim; Leis, 889e-892c; Protgoras, 337 e Repblica, 358-359). No Crtilo temos, na melhor das hipteses, uma variao da questo cognitiva, na medida em que a correo natural dos nomes independe da vontade humana. (d3) (p.235). A teoria da correo natural no implica que para cada coisa exista um nico nome correto. Robinson batiza isso de a doutrina da indiferena das silabas, ou seja, o fato de diferentes combinaes de slabas poderem designar uma mesma essncia (Astanax e Heitor designam corretamente o rei da cidade). Tal doutrina estaria apresentada em Crtilo, 389d-390a e 393a-394. [tal doutrina] parece converter o nome num fantasma que pode assumir qualquer forma; Eu [i.e.Richard Robinson] tenho dificuldade em aceitar que Plato tenha considerado relevante chamar a ateno para tamanho absurdo. (d4) (p.236). Por fim, Robinson argumenta que a teoria da nomeao natural no implica que seja possvel conhecermos as coisas mediante seus nomes. A parte final do dilogo, a parte mais sria do texto, demonstra a impossibilidade de tal ambio.

101

[49]

ROBINSON, Richard. A Criticism of Platos Cratylus, The Philosophical Review, vol.65, no. 3, julho de 1956, pp.324-341. Este artigo foi republicado na coletnea de ensaios de Richar Robinson, Essays in Greek Philosophy. Oxford, 1969, pp.100-117. Eu cito a primeira edio do artigo.

um dos textos mais citados e debatidos em toda a bibliografia especializada. O artigo dividido em duas partes: na primeira parte (pp.324-330), Robinson investiga se Plato acreditava ou no na teoria da nomeao natural e conclui pela negativa; na segunda parte (pp.330-341), o autor elabora uma crtica do Crtilo, expondo seus equvocos filosficos. Primeira parte: A pergunta : Plato poderia ter realmente acreditado em alguma teoria da nomeao natural? Para responder, preciso apartar as inclinaes ou sentimentos (feelings) de Plato de suas efetivas convices (views). Em algumas passagens de certos dilogos (Fdro, 244d; Repblica, 387b; Filebo, 12c), Plato expressa um sentimento de reverncia aos nomes que poderia sugerir uma inclinao em favor de algo que poderia ser vagamente chamado de naturalismo lingstico. Ocorre que, ao mesmo tempo, h passagens notveis que sugerem uma desconfiana com relao aos nomes (Repblica, 454a; Teeteto, 177d-e e 184c; Sofista, 218c; Poltico, 261e). A noo de uma correo natural dos nomes aparece nica e exclusivamente no Crtilo, enquanto que a tese convencionalista defendida na Carta VII e adotada pelo maior discpulo de Plato: Aristteles, no De Interpretatione. A concluso de Richard Robinson : as evidncias sugerem que, mesmo que Plato tenha contemplado o nautralismo em algum momento de sua vida, ele gradualmente progrediu em direo tese contrria. Tal movimento j poderia ser antecipado no Crtilo: os argumentos em favor da nomeao natural so fracos ou ruins, os argumentos em favor do convencionalismo so incontestveis (p.330). Embora Robinson no tenha realizado uma anlise minuciosa desses argumentos fracos ou ruins em favor do naturalismo lingstico (apenas as pginas 328-329 so dedicadas a isso!), sua denncia de que o notoriamente polmico argumento em 385b2d1 constituiria uma falcia da diviso (p.328 e pp.335-336) acabou gerando grande

102

debate entre os comentadores: Charles Kahn (1973, pp.159-161), Lorenz& Mittelstrass (1967, p.6) e J.V. Luce (1965, passim.) contestaram a posio de Robinson.

Segunda Parte: A maior parte do artigo de Robinson no dedicada a uma anlise interpretativa do Crtilo, mas sim construo de uma crtica direta s teses que nele aparecem, buscando, sem modstia, uma verso melhor da correo dos nomes (p.332). Essa crtica encontra sua inspirao filosfica e seu fundamento no clssico artigo On Referring de Peter Strawson (Mind, LIX, 1950 e republicado em vrias coletneas), bem como no livro Definition (Oxford, 1950) do prprio Robinson. A noo de uma correo natural dos nomes expressa nada menos do que o anseio humano de se tomar por um ser racional; assim, o naturalismo lingstico do Crtilo pode ser visto como parte daquilo que poderamos chamar de racionalismo grego (p.331), isto , a esperana de que as aes humanas so controladas pela razo: Nunca mais poderemos acreditar na razo com a mesma confiana que os filsofos gregos. Mas ainda tentamos esconder de ns mesmos o elemento acidental prprio da linguagem de forma to pattica quanto os personagens do Crtilo de Plato (p.331). O grande erro do Crtilo no distinguir a funo e o propsito dos nomes como algo distinto da funo e do propsito das proposies. Ao tomar o nome como sendo um pequeno enunciado (little statement, p.335) Plato confere ao nome a mesma funo descritiva das proposies. Mas, na verdade, a funo do nome apenas referencial: nomes nomeiam seus nomeados, isto , se referem a eles, mas no os descrevem. O papel descritivo e assertivo pertence unicamente s proposies. Plato parte da premissa que nomes so instrumentos cujo propsito so a comunicao humana e a distino dos objetos do mundo. Tal afirmao um equvoco decorrente de uma falcia da diviso. Seria igualmente equivocado dizer que um carburador um instrumento cujo propsito a locomoo humana. o carro que tem como propsito a locomoo humana, embora seja verdade que o carburador seja parte do carro; mas o propsito do carburador no o mesmo que o propsito do carro. De forma anloga, a proposio que tem como propsito a comunicao humana e a

103

distino dos objetos do mundo. Embora os nomes sejam parte da proposio, no verdade que o propsito dos nomes seja o mesmo que o propsito das proposies (pp.335-336).

[50]

ROSS, David. The date of Platos Cratylus. Em Revue International de Philosophie, volume 9, 1955, pp.187-196.

Ross inicia seu artigo destacando as correntes dominantes a respeito da datao do Crtilo: (1) A grande maioria dos pesquisadores suspeita que o dilogo tenha sido redigido por volta de 390 a.C.. Uma importante evidncia para essa teoria provm dos estudos filolgicos de Hans von Arnim. (2) Werner Jaeger e M. Warburg esto frente entre aqueles que defendem uma data tardia para a redao do Crtilo, por volta de 380-370 a.C..

A primeira metade do artigo de Sir David Ross (pp.187-191) tece uma reflexo sobre as concluses obtidas por von Arnim. O professor von Arnim fez um levantamento estatstico das expresses de assero e concordncia de Plato nai\, pa/nu ge, pa/nu me\n ou#n para levantar hipteses no que diz respeito ordem de composio dos dilogos. O uso de tais mtodos estatsticos e filolgicos aponta que o Crtilo teria sido escrito prximo dos dilogos (listados em ordem de proximidade): Mnon, Fdon, Lsis, Repblica III, Grgias, Repblica II, Crton, Hpias Maior, Laques. A concluso geral a de que o Crtilo foi redigido, provavelmente, logo aps o primeiro livro da Repblica, em 388 a.C.. A segunda metade do artigo (pp.191-196), confronta as especulaes levantadas por aqueles que defendem um Crtilo tardio. Werner Jaeger postulou sua concluso com base na coincidncia entre o vocabulrio das atividades mentais do Crtilo (411d4412b8) e do Filebo (19d4-5). Ocorre que apenas 3 termos so comuns s duas listas. Ainda mais, a lista do Crtilo no tem qualquer pretenso de estabelecimento de um

104

vocabulrio tcnico, trata-se apenas de um levantamento randmico da terminologia grega usual das qualidades mentais. Assim, as listas no seriam comparveis. David Ross aplaude as crticas de M. Warburg s opes metodolgicas de von Arnim, mas considera inaceitvel a principal tese de Warburg em defesa de uma data tardia: o Crtilo do dilogo no seria o mesmo Crtilo citado por Aristteles, mas sim um personagem que teria vivido 50 anos depois, a saber, Heraclides Pntico. Diegens Larcio fornece anedotas de que Heraclides teria sido discpulo de Plato e Aristteles e ainda teria defendido posies heraclticas (De vita et moribus philosophorum, V, 86 e 88). Warburg acrescenta evidncias de que ele teria praticado a arte etimolgica. David Ross contesta esta hiptese mediante trs argumentos: 1) no h qualquer evidncia de que o Crtilo do dilogo platnico fosse, simultaneamente, um defensor de Herclito e algum afeito s etimologias Scrates quem prope todas as etimologias; 2) por outro lado, uma vez que to pouco sabemos do Crtilo histrico, no h tambm evidncias de que ele no fosse propagador do paradigma heracltico e tambm um especialista em anlise etimolgica; 3) Plato nunca disfarou o nome de uma personagem histrica. Ou seja, Ross argumenta que no h razo para no supormos que o Crtilo histrico preencha os requisitos do Crtilo retratado no dilogo no haveria razo para o esforo descomunal de Warburg por identificar o verdadeiro Crtilo. A concluso de Ross conservadora: o Crtilo deve ter sido composto por volta de 388 a.C. Este artigo foi criticado por G. S. Kirk (1951) e por Harold F. Cherniss (1955).

[52]

SCHOFIELD, Malcolm. A Displacement in the text of the Cratylus. Em The Classical Quarterly, New Series, vol.22, no.2, novembro, 1972, pp.246-253.

O objetivo deste artigo argumentar que o trecho do Crtilo 385b2-d1 (sobre a possibilidade do discurso falso) no est corretamente localizado nos MSS e deveria ser deslocado para entre as linhas 387c5 e 387c6. A importncia desta sugesto de Schofield pode ser constatada pelo fato da nova edio Oxford (OCT2, bibliografia item

105

3) ter signalizado-a em seu aparato crtico e at ter colocado o trecho sob escrutnio entre colchetes (embora mantendo seu posicionamento convencional). Reeve (item 9) o nico dentre os tradutores recentes (que eu conheo) a ter abraado o deslocamento. No meu entender, por mais persuasiva que seja a tese de Schofield, o nus da prova inevitavelmente excessivo para ele. Em primeiro lugar, as trs famlias de manuscritos (b, d e T) nas quais as edies do dilogo esto baseadas reproduzem a passagem em seu local original - no h um nico caso de divergncia entre os manuscritos, ou problemas textuais significativos na passagem. Em segundo lugar, Schofield invoca a autoridade de Proclo de maneira pouqussimo convincente: a passagem 385b2-d1 problemtica, uma vez que Proclo nada menciona respeito dela, haveria um argumentum ex silentio, para supr que ele houvesse tido acesso uma edio do dilogo na qual a filipeta 385b2-d1 estivesse em outro local. Malcolm Schofield tambm autor de outro artigo sobre o dilogo: The dnouement of the Cratylus, publicado em Nussbaum & Schofield, Language and Logos, Cambridge University Press, 1982, pp.61-83.

[53]

SEDLEY, David. The Etymologies in Platos Cratylus. Em Journal of Hellenic Studies, 118, 1998, pp.140-154.

O artigo The Etymologies in Platos Cratylus de David Sedley inaugura a distino entre uma etimologia exegeticamente correta e uma etimologia filosoficamente correta. Uma vantagem desta distino que ela transfere o nus da prova para aquele comentador que duvida da seriedade do excurso etimolgico. Que as etimologias devam ser lidas como srias significa apenas que Plato as considerava como um esforo autntico de recuperar o pensamento dos antigos instauradores dos nomes e, nesse sentido, muitas delas mereceriam respeito e conteriam verdades sobre o mundo. O defeito de interpretar a seco etimolgica como pardia, que ela nos obriga a tomar todas as etimologias como sendo apresentadas ironicamente. Ora, existem boas razes para suspeitarmos de um respeito de Plato pelo uso da anlise etimolgica. Apresento as teses de David Sedley que me parecem mais centrais:

106

(1) No Crtilo, 384e-390e, Scrates desenvolve de forma meticulosa toda uma teoria sobre a fundamentao da nomeao. neste trecho que aparece a noo do nome como instrumento e do legislador dos nomes como aquele que confecciona os nomes sob a superviso do dialtico, o usurio dos nomes. Estes conceitos fundamentam as etimologias e so todos termos com conseqncias srias para o pensamento de Plato. Seria estranho utiliz-los to somente para preparar o terreno para um longo exerccio de zombaria. (p.141). (2) Em 439c1-4, Scrates diz: caso os instituidores dos nomes os formaram a partir do pressuposto de que todas as coisas esto em perptuo movimento e fluxo pois esta a idia que eu fao de sua maneira de pensar... Nesta passagem j estamos longe da seco etimolgica e parece que Scrates est sendo sincero: as etimologias revelam um saber antigo. (p.141). (3) Plato utiliza a etimologia em muitos outros dilogos, em contextos onde no h nenhum sinal de ironia. O mesmo pode ser dito de Aristteles. (p.141-146). (4) Importantes escritores do mundo antigo tomaram as etimologias do Crtilo como perfeitamente razoveis. No h registro de que a Antigidade tenha lido o dilogo como um exerccio irnico. (p.142-143). (5) Aristteles, em Metafsica, A, 6, 987a30-987b1 nos relata que Plato teria sido discpulo de Crtilo, com quem teria aprendido a doutrina do fluxo perptuo dos objetos sensveis, doutrina esta que manteve at idade avanada. Logo, o esprito heracltico das etimologias no absolutamente anti-platnico. (p.146). (6) A lista etimolgica altamente ordenada, embora o significado exato desta ordem possa ser questionado. David Sedley nota nela uma antecipao da tradicional diviso da Filosofia em lgica, fsica e tica. Mais instigante ainda, ele repara numa clivagem em 410e2-411c5 entre a seco cosmolgica e a seco tica e lgica. A Filosofia seria ento, para Plato, bipartite, sendo a lgica uma subdiviso da tica. Ainda mais, tal bipartio corresponderia distino operada no Timeu entre dois tipos de logos, um fornecendo doxa e o outro, epistheme (Timeu, 29b-c) . A soluo de Sedley enfatizar esta clivagem. O cosmos , em algum sentido relevante, ontologicamente fluido e assim as etimologias cosmolgicas so capazes de realizar

107

algo que , a um s tempo, exegeticamente e filosoficamente correto: expressar imageticamente esta fluidez. O mesmo no transcorre quando passamos para os verdadeiros objetos do conhecimento: os valores. (pp.148-152). O artigo de Sedley merece ser lido ao lado do de Rachel Barney, do mesmo ano (item 36 desta bibliografia).

[54]

SEDLEY, David. Platos Cratylus. Cambridge University Press, 2003.

Esse livro de Sedley inaugurou a srie Cambridge Studies in the Dialogues of Plato. Com relao data de redao do dilogo, Sedley defende uma tese singular: de modo geral, o Crtilo tem as marcas da fase intermediria de Plato, especialmente no que toca a teoria das Formas, mas pode ter sido reescrito num perodo tardio. Sedley sustenta isso por meio de trs indcios: 1) a presena de duas passagens intrusas (437d10-438a2, surprida pelo codex Vindobonesis, talvez seja uma variao de 438a3b4; e 385b2-d1 parece estar fora de lugar); 2) a incluso do aithr dentre os elementos bsico, em 408d (tal introduo singular do Epinomis); 3) a postulao da terra como um dos corpos semoventes, em 397c-d, uma crena tardia de Plato. Agora qual seria o projeto central do dilogo? Para arriscar uma resposta, Sedley toma proveito da tradio que relata que Crtilo teria sido um dos primeiros mestres de Plato. O autor sugere ento que o Crtilo tem como objetivo retratar uma mudana de perspectiva filosfica de Plato, da cratiliana para a socrtica; mostrar dramaticamente a razo pela qual, num confronto intelectual entre dois de seus maiores mentores, Scrates se sai vencedor (p.23). A razo a tendncia e a inclinao de Crtilo em assumir a posio heracltica, uma tentao qual o prprio Plato teria sucumbido, caso no houvesse sido resgatado por Scrates; e o terreno de embate entre essas perspectivas encontra-se nas etimologias Seguindo tendncias interpretativas contemporneas, David Sedley foca sua ateno nas etimologias, que considera como sendo fundamentalmente srias (contra

108

Goldschmidt e Baxter, sobretudo). Esta seriedade deve ser entendida dentro de um quadro histrico particular: a cultura grega clssica tomava como um postulado que a linguagem uma herana que foi passada aos homens por deuses ou por antepassados sbios. O autor sugere ento que a principal distino a ser feita na leitura das anlises dos nomes aquela entre uma etimologia exegeticamente correta (que revela a opinio do arteso dos nomes) e uma filosoficamente correta (que retrata o mundo de modo acurado). Plato aprova apenas a primeira delas, o que fica patente no decorrer do texto: as etimologias cosmolgicas so exegeticamente e filosoficamente corretas, ao atestarem a doutrina do fluxo; mas as etimologias das noes morais revelam as opinies equivocadas dos legisladores: inaceitvel para Plato a aplicao da perspectiva heracltica na esfera tica, assim, ela precisa ser reconsiderada. Resenhas do livro de Sedley: Victor Caston para a Notre Dame Philosophical Reviews, 2004.07.07; Zina Giannopoulou para a Bryn Mawr Classical Review de 2004.10.12; Rosamond Kent Sprague para The Journal of the History of Philosophy, volume 42, no. 4, outubro de 2004, pp. 490-491.

Estudos acadmicos sobre o Crtilo publicados no Brasil:

[55]

BENOIT, Hector. Estrutura e Tempo Dramtico no Crtilo de Plato. Publicado no Boletim do CPA, Campinas, no. 15, janeiro/junho, 2003, pp.101121. MACEDO, Dion Davi. Plato e Crtilo: do noma ao logos. So Paulo: Humanitas/FFLCH/USP: Letras Clssicas, ano 2, nmero 2, 1998, pp.47-57. MEDINA RODRIGUES, Antonio. Em defesa de Crtilo. So Paulo: Humanitas/FFLCH/USP: Letras Clssicas, ano 2, nmero 2, 1998, pp.39-47. MONTENEGRO, Maria Aparecida de Paiva. Linguagem e Conhecimento no Crtilo de Plato. Belo Horizonte: Revista Kriterion, vol.48, no.116, julho/dezembro, 2007. NEVES, Maria Helena de Moura. A Vertente Grega da Gramtica Tradicional. Braslia: Hucitec, Editora UnB, 1987; 2 edio revisada e atualizada, So Paulo: Editora UNESP, 2005, pp.19-64 (utilizei a 2 edio).

[56] [57] [58]

[59]

S-ar putea să vă placă și