Sunteți pe pagina 1din 3

VIDA ADULTA - FASE COGNITIVA Na idade adulta no surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivduo caminha ento para

um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo, em profundidade, e para uma maior compreenso dos problemas e das realidades significativas que o atingem. Isto influencia a sua maneira de estar no mundo e os contedos afetivos e emocionais.
Jean Piaget (1896 - 1980)

Consideramos ento uma fase onde acontece vrias mudanas como por exemplo: Adultos no pensam do mesmo modo que as crianas e os adolescentes; Eles se envolvem em diferentes tipos de conversas, compreendem material mais complicados e usam sua maior experincia para resolver problemas prticos. Inteligncia fluida Novas exigncias do contexto- assimilao rpida de novos contedos Aprendizagem de contedo aprendizagem de habilidades de adaptao Testes de raciocnio indutivo testes de raciocnio dedutivo Baseia-se na intuio e na lgica Inteligncia cristalizada Nvel de desenvolvimento cognitivo se mantm estvel e num bom nvel at os 75 anos em mdia Os primeiros anos da idade adulta so muitas vezes uma poca de descoberta de si mesmo.(Pensamento ps formal)/ Pensamento relativista. Que ocorre com ou sem educao superior. Mudar de marcha: Capacidade de transitar do raciocnio abstrato para consideraes prticas do mundo real; Causalidade mltipla,solues mltiplas: Conscincia de que a maioria dos problemas tem mais do que uma causa e mais do que uma soluo,e que algumas solues tm mais chances de funcionar do que outras; Pragmatismo: capacidade de escolher a melhor entre diversas solues possveis e reconhecer critrios para escolher; Conscincia de paradoxos: reconhecimento de que um problema ou soluo envolve conflitos inerentes.(fazer isso ir dar-lhe o que quer,mas acabar lhe trazendo infelicidade.

Elementos da Inteligncia/ Inteligncia prtica: Elemento componencial ( com que eficincia as pessoas processam as informaes (aspecto analtico da inteligncia); Ele diz as pessoas como resolver problemas, como monitorar solues e como avaliar os resultados. Elemento experiencial: como as pessoas abordam tarefas familiares ou novas(esse o aspecto de insight da inteligncia) Ele nos permite comparar nova informaes com o que j sabemos e criar novas maneiras de interpretar os fatos pensar com originalidade- facilita o insight porque libera a mente para trabalhar com material desconhecido.

Elemento contextual: como as pessoas lidam com seu ambiente> esse o aspecto prtico da inteligncia. a habilidade de avaliar uma situao de decidir o que fazer: adaptar-se a ela, mud-la ou encontrar um ambiente novo mais adequado.

Conhecimento Ttico: Informaes internas ou compreenso que no formalmente ensinada ou abertamente expressa; Adquirido por nossa prpria conta; Conhecimento til de como agir para atingir metas pessoais; " o senso comum" de como avanar,como ganhar uma promoo,ou evitar burocracias; Inclui o conhecimento de si mesmo( saber como motivar a si e organizar o tempo e a energia O gerenciamento de tarefas (saber, por exemplo, como escrever uma solicitao de financiamento O gerenciamento do outro (saber quando recompensar ou criticar os subordinados).

Inteligncia emocional: (QE) Capacidade de compreender e regular as emoes: reconhecer e lidar com nossos prprios sentimentos(Peter Salovey e John Mayer,1990) No se aplica apenas a adultos, mais na vida adulta que os desafios com qual as pessoas usam na sua mente que podem ou no desapont-las. A inteligncia emocional no o oposto da inteligncia cognitiva. O sucesso est relacionado com a autoestima. As qualidade emocionais influenciam ou no no xito humano. A autoconscincia permite autocontrole e a capacidade de lidar com a rejeio e o desencorajamento. A inteligncia emocional pode cumprir um papel na capacidade de adquirir conhecimento ttico.Que permite o autocontrole e a capacidade de lidar com as rejeies e o desencorajamento.

Empatia, controle de impulsos e capacidade de retardar a gratificao so outros elementos. Essas capacidades podem ser mais importantes para o sucesso, no trabalho e em outros ligares, do que o QI. A inteligncia emocional e o conhecimento ttico parecem ser importante para o xito na vida, tanto ou mais do que as capacidades"puramente" cognitivas. Embora o papel das emoes no comportamento inteligente tenha sido confirmado por muitas pesquisas, o conceito de inteligncia emocional controverso. Se a inteligncia cognitiva j difcil ser avaliada, a inteligncia emocional pode ser ainda mais difcil de medir.Misturar as emoes pode ser enganoso,como podemos avaliar algum que pode enfrentar o medo ,mas no a culpa, ou pode lidar melhor com o estresse do que com o tdio? Alm disto a utilidade de certa emoo pode depender das circunstncias. A raiva por exemplo, pode levar tanto a um comportamento destrutivo quanto construtivo. A ansiedade pode alertar uma pessoa para o perigo mas tambm pode bloquear a ao efetiva.

S-ar putea să vă placă și