Sunteți pe pagina 1din 19

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

WEBERSON SOUSA SILVA

ELETRNICA DE POTNCIA

CHOPPERS E INVERSORES DE FREQUNCIA

BELO HORIZONTE 2013

SUMRIO
1. CHOPPERS ............................................................................. 3 1.1 APLICAO ...................................................................... 3 1.2 PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO .................................. 3 1.2.1 Modulao por largura de pulso (PWM pulse-width modulation)...................................................................................... 4 1.2.2 Modulao por frequncia de pulso (PFM pulsefrequency modulation) ..................................................................... 4 1.3 CHOPPERS STEP-DOWN (BUCK) ................................... 5 1.4 CHOPPERS STEP-UP (BOOST) ...................................... 6 1.5 TIPOS ................................................................................ 7 1.5.1 Chopper classe A.................................................... 7 1.5.2 Chopper classe B.................................................... 7 1.5.3 Chopper classe C ................................................... 8 1.5.4 Chopper classe D ................................................... 9 1.5.5 Chopper classe E.................................................... 9 2. INVERSORES ........................................................................ 10 2.1 APLICAO .................................................................... 10 2.2 PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO ................................ 11 2.3 TIPOS .............................................................................. 12 2.3.1 Inversores Monofsicos em Ponte ........................ 12 2.3.2 Inversores Trifsicos ............................................. 13 2.4 TCNICAS DE CONTROLE ............................................ 16

2.4.1 Controle da tenso de entrada DC fornecida para o inversor ......................................................................................... 16 2.4.2 Controle da tenso de sada AC do inversor ......... 17 2.4.3 Controle da tenso no inversor ............................. 17 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .............................................. 18

1. CHOPPERS
1.1 APLICAO
Existem muitas aplicaes industriais onde necessrio converter uma fonte de tenso CC estvel para uma fonte de tenso CC varivel. O conversor DC para DC, ou chopper utilizado quando desejamos obter uma tenso DC varivel a partir de uma fonte de tenso DC constante. Um chopper pode ser considerado o equivalente CC de um transformador CA com uma relao de espiras continuamente varivel. Assim com os transformadores, ele pode ser utilizado para abaixar ou elevar a tenso de uma fonte, porm em CC. So aplicados com bastante frequncia para controle de trao de motores em automveis eltricos, trolebus, guindastes marinhos, empilhadeiras de almoxarifados e transportadores em minas. Tem como principais caractersticas o fornecimento de controle de acelerao suave, alta eficincia e resposta dinmica rpida. Tambm so aplicados em na frenagem regenerativa de mquinas de corrente contnua (MCC), para devolver energia fonte de alimentaao, resultando assim, em economia de energia para sistemas de transporte com paradas frequentes. So utilizados em reguladores de tenso CC, especialmente para os inversores do tipo fonte de corrente.

1.2 PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO


O prncipio de funcionamento bsico de um chopper baseia-se na modificao do estado de uma chave em ligado e desligado, onde esta colocada em um circuito alimentado com CC, conforme figura abaixo. Assim consegue-se variar a tenso mdia disponibilizada na carga. Esta variao realizada atravs do tempo em que a chave S aberta e fechada, por exemplo.

A chave S pode ser subtistuda por transistores ou SCRs e o tempo de conduo e corte destes componentes so controlados por circuitos eletrnicos. A tenso mdia de sada pode ser controlada atravs de duas formas:

1.2.1 Modulao por largura de pulso (PWM pulse-width modulation)


Neste mtodo, a largura do pulso Ton varia enquanto o perodo de chaveamento total T constante. A figura abaixo mostra como as formas de onda de sada variam de acordo com o ciclo de trabalho aumenta.

1.2.2 Modulao por frequncia de pulso (PFM pulse-frequency modulation)


Neste mtodo, Ton mantido constante enquanto o perodo varia. Conforme a figura abaixo, a tenso de sada reduzida a medida que a frequncia diminui e alta nas frequncias mais altas.

1.3 CHOPPERS STEP-DOWN (BUCK)


O circuito baixo fornece uma corrente DC linear para cargas prticas, como um motor DC. O circuito inclui um indutor e um diodo, objetivando eliminar as pulsaes de corrente.

Quando a chave S fechada, o diodo D ficar desligado, pois est inversamente polarizado e ficar assim enquanto S estiver ligada. A configurao do circuito equivalente mostrada abaixo. A corrente na entrada cresce de maneira exponencial e flui atravs do indutor L e da carga. A tenso de sada igual a Vi. A chave S mantida ligada por um tempo e depois passa para o estado desligado.

Quando a chave S aberta, a corrente no indutor comea a cair at se anular. Assim, no indutor, gerada uma tenso induzida de polaridade oposta.

6 A tenso no indutor polariza o diodo diretamente e a corrente, agora fluindo no indutor, atua como retorno atravs do diodo D e da carga. A configurao do novo circuito mostrada abaixo.

A tenso na carga nula e a corrente cai a zero durante todo o tempo em que S estiver desligada. A energia armazenada em L entregue carga.

1.4 CHOPPERS STEP-UP (BOOST)


No circuito step-up, a tenso de sada pode variar desde a fonte de tensao at diversas vezes o valor desta. O circuito bsico do chopper step-up mostrado na figura abaixo. O indutor L fornece uma corrente linear na entrada.

Quando a chave S ligada o indutor ficar conectado alimentao. A tenso no indutor pular no mesmo instante para a fonte de tenso, mas a corrente no indutor aumentar de maneira linear e armazenar energia no campo magntico. Quando a chave for aberta, a corrente cair de modo violento e a energia armazenada no indutor ser transferida para o capacitor, atravs do diodo D. A tenso induzida no indutor mudar de polaridade e a tenso no indutor se somar fonte de tenso, para assim aumentar a tenso de sada. A corrente que estava fluindo por S, fluir agora atravs de L, D, e C para a carga. Portanto, a energia armazenada no indutor ser liberada para a

7 carga. Quando S for fechada, D se tornar inversamente polarizado, a energia do capacitor fornecer a tenso na carga e o ciclo se repetir. A figura abaixo ilustra o circuito equivalente do chopper step-up.

1.5 TIPOS
Com a variao dos sentidos dos fluxos da corrente e da tenso, os choppers podem ser classificados em cinco tipos:

1.5.1 Chopper classe A


A corrente de carga flui para dentro da carga. A tenso e a corrente da carga so positivas, como mostrado na figura abaixo. denominado chopper de um quadrante e sua operao pode ser considera como a de um retificador.

1.5.2 Chopper classe B


A corrente de carga flui para fora da carga. A tenso da carga positiva, mas a corrente negativa, como mostrado na figura abaixo. Este tambm um chopper de um quadrante, porm opera no 2 quadrante e sua operao como a de um inversor. A figura abaixo mostra um chopper classe B, em que a bateria E faz parte da carga, podendo ser a fora contraeletromotriz (fcem) de uma mquina de corrente contnua.

1.5.3 Chopper classe C


A corrente da carga tanto positiva quanto negativa, conforme mostrado nafigura abaixo. A tenso na carga sempre positiva. Este conhecido com um chopper de dois quandrantes. Os choppers classe A e B podem ser unidos para formar um chopper classe C, como mostrado abaixo. CH1 e D2 operam como um chopper classe A. CH2 e D1 operam como um chopper classe B. As duas chaves no podem ser ligadas ao mesmo tempo, evitando que a tenso de alimentao Vs seja curto-circuitada. Este chopper pode operar tanto como retificador ou inversor.

1.5.4 Chopper classe D


A corrente da carga sempre positiva. A tenso na carga pode variar entre positiva e negativa, como mostrado na figura abaixo. Este tipo tambm pode operar como retificador ou inversor. Caso CH1 e CH4 estiverem ligadas, vL e iL sero positivas. Caso estas sejam desligadas, a corrente da carga iL ser positiva e circular atravs de uma carga altamente indutiva. Os diodos D2 e D3 fornecem um caminho para a corrente de carga e vL ser invertida.

1.5.5 Chopper classe E


A corrente e a tenso na carga tanto positiva como negativa, conforme figura abaixo. Este conhecido como um chopper de quatro quadrantes. Atravs de dois choppers classe C podemos formar um chopper classe E, de acordo com a imagem. As polaridades da tenso e da corrente na carga e os dispositivos que esto operando nos diferentes quadrantes esto ilustrados na figura abaixo. Operando no quarto quadrante, o sentido da bateria E tem de ser invertido. Este tipo de chopper a base para o inversor monofsico em ponte.

10

2. INVERSORES
2.1 APLICAO
Inversores de freqncia so equipamentos de baixo custo para o controle da velocidade de motores de induo trifsicos, o que gera uma economia de energia sem prejudicar a qualidade final do sistema. Os processo Inversores quanto de Freqncia existem tanto tais como em indstrias de de montagem,

em manufaturas,

linhas

automobilsticas, bebidas e alimentcias, papel e celulose e petroqumicas. A grande vantagem de utilizao de inversores que alm de gerar economia de energia tambm reduz o custo de instalao do sistema. Os inversores variam as velocidades dos motores de acordo com a maior ou menor necessidade de vazo ou presso ou temperatura de cada zona de controle. Ao diminuir a velocidade, os inversores proporcionam grande economia de energia. Tal efeito no ocorre com as vlvulas tradicionais onde a vazo reduzida, porm, o motor continua operando na mesma velocidade pressionando o fludo sobre a entrada da vlvula, absorvendo a mesma potncia. Outra vantagem que se pode obter utilizando inversores de

freqncia a possibilidade de reduo dos custos de manuteno. Os

11 inversores possibilitam que os motores sejam acionados suavemente, sem trancos. Com isso, reduz-se a quebra de elementos de transmisso como correntes e rodas dentadas, ocorrncias freqentes em virtude do esforo adicional provocado pelos motores com partida direta. Existem vrias empresas que fabricam inversores de freqncias, que apresentam caractersticas e funcionamento semelhantes, mas que podem variar de acordo com a faixa de atuao, tanto da freqncia quanto da potncia. Alguns exemplos de empresas fabricantes so: Weg, Mitsubishi Electric, Siemens, Hitachi, Fuji Electric, General Electrics, dentre vrias outras. Quase todos fabricantes fazem seus inversores com um resistor de freio dinmico, que dissipa a energia produzida pelo motor quando esse se encontra freando. O resistor de freio dinmico conectado no bloco DC e pode chegar a receber tenses de at 800V durante o processo de frenagem.

2.2 PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO


O inversor ligado na rede eltrica, que pode ser monofsica ou trifsica, e em sua sada h uma carga que necessita de uma freqncia

diferente daquela da rede. Para tanto, o inversor tem como primeiro estgio, um circuito retificador, responsvel por transformar a tenso alternada em contnua. Aps isso, existe um segundo estgio capaz de realizar o inverso, ou seja, a transformao de uma tenso CC para uma tenso CA (conversor), e com a freqncia desejada pela carga. Na rede de entrada a freqncia fixa (60 Hz ou 50 Hz) e a tenso transformada pelo retificador de entrada em contnua pulsada

(retificao de onda completa). O Capacitor (filtro) transforma-a em tenso contnua pura de valor aproximado de Vrede x sqrt2. Esta tenso contnua conectada ciclicamente aos terminais de sada pelos dispositivos semicondutores do inversor, transistores ou tiristores, que funcionam como chaves estticas. O controle desses dispositivos semicondutores feito pelo circuito de comando, de modo a obter um sistema de tenso pulsada, cujas freqncias fundamentais esto defasadas de 120. A tenso escolhida de modo que a relao tenso/freqncia seja constante, resultando em operao com fluxo constante e, por via de conseqncia, manuteno da mxima

12 capacidade de sobrecarga momentnea do motor. A figura abaixo ilustra o diagrama de blocos simplificado de um inversor que alimenta um motor.

2.3 TIPOS
Geralmente os inversores so classificados em dois tipos: inversores monofsicos e inversores trifsicos. Cada tipo pode usar dispositivos com disparo ou bloqueio controlados (por exemplo BJTs, MOSFETs, IGBTs, MCTs, SITs, GTOs) ou tiristores em comutao forada, dependendo das aplicaes. Esses inversores em geral usam sinais de controle PWM para produzir uma tenso CA de sada.

2.3.1 Inversores Monofsicos em Ponte


Um inversor monofsico em ponte mostrado na figura abaixo.

13 Este consiste de quatro choppers. Quando os transistores Q1 e Q2 conduzem simultaneamente, a tenso de entrada Vs aparece sobre a carga. Se os transistores Q3 e Q4 conduzem ao mesmo tempo, a tenso sobre a carga invertida e Vs. A forma de onda para a tenso de sada mostrada na figura abaixo.

Quando os diodos D1 e D2 conduzem, a energia devolvida para a fonte CC, e eles so conhecidos como diodos de realimentao. A figura abaixo mostra a forma de onda da corrente de carga para a carga indutiva.

2.3.2 Inversores Trifsicos


Estes so normalmente utilizados para aplicas de potncia elevada. Trs inversores monofsicos de meia-ponte (ou completa) podem ser conectados em paralelo, como mostra a figura abaixo, para formar a configurao de um inveror trifsico.

14

Os sinais de comando dos inversores monofsicos devem ser adiantados ou atrasados em 120 um em relao ao outro, para se obterem tenses trifsicas (fundamentais) equilibradas. Os enrolamentos primrios dos transformadores devem ser isolados uns dos outros, enquanto os enrolamentos secundrios podem ser conectados em estrela ou em tringulo. Uma sada trifsica pode ser obtida a partir de uma configurao com seis transistores e seis diodos, como mostrado abaixo. Dois tipos de sinais de controle podem ser aplicados aos transistores: conduo por 180 ou conduo por 120.

Na conduo por 180 cada transistor conduz por 180. Trs transistores permanecem conduzindo em qualquer instante de tempo. Quando o transistor Q1 entra em conduo, o terminal a conectado ao positivo da tenso CC de entrada. Quando o transistor Q4 entra em conduo, o terminal a levado ao negativo da fonte CC. Existem seis modos de operao em um ciclo e a

15 durao de cada modo de 60. Os transistores so numerados em sua sequncia de comando (por exemplo, 123, 234, 345, 456, 561, 612). Os sinais de comando mostrado na figura abaixo so defasados de 60 uns dos outros para se obterem tenses trifsicas (fundamentais) equilibradas.

J na conduo por 120 cada transistor conduz por 120. Somente dois transistores esto conduzindo em qualquer instante de tempo. Os sinais de comando so mostrados na figura abaixo. A sequncia de conduo dos transistores 61, 12, 23, 34, 45, 56, 61).

16

2.4 TCNICAS DE CONTROLE


A maioria das aplicaes de inversores requer algum modo de controle da tenso de sada AC. Vrios mtodos usados para isso podem ser classificados em trs grandes categorias: controle da tenso de entrada DC fornecida para o inversor, controle da tenso de sada AC do inversor e controle da tenso no inversor.

2.4.1 Controle da tenso de entrada DC fornecida para o inversor


Para um determinado padro de chaveamento, a tenso de sada do inversor diretamente proporcional tenso de entrada. Assim, a variao da tenso de entrada DC fornecida a maneita mais simples de controlar a tenso de sada. Se a fonte de potncia DC, ento o uso de um chopper ser o

17 mtodo principal para a obteno de uma tenso DC varivel. Porm, se a tenso for AC, basta utilizar retificadores (controlados ou no) para conseguir, com um chopper, um tenso de sada DC varivel.

2.4.2 Controle da tenso de sada AC do inversor


Este mtodo mais simples, onde a introduo de um regulador AC entre o inversor e a carga controla a tenso AC e, assim, tambm controla a tenso de sada do inversor.

2.4.3 Controle da tenso no inversor


A modulao por lagura de pulso (PWM) o mtodo mais comum para controlar a tenso. Nela, a tenso de sada uma onda modulada por largura de pulso, controlada pela variao da durao dos pulsos.

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Ahmed, Ashfaq. Eletrnica de Potncia. 1 ed. Pearson, So Paulo: 2000; Rashid, Muhammad H. Eletrnica de Potncia Circuitos, Dispositivos e Aplicaes. 2 ed. Makron Books, So Paulo 1999.

S-ar putea să vă placă și