Sunteți pe pagina 1din 3

Curiosidades dos anos 1600 a 1700

Quando se visita o Palcio de Versailles, em Paris, observa-se que o sumptuoso palcio no tem casas de banho. Na Idade Mdia, no existiam dentfricos ou escovas de dentes, perfumes, desodorizantes, muito menos papel higinico. As excrescncias humanas eram despejadas pelas janelas do palcio. Em dia de festa, a cozinha do palcio conseguia preparar banquete para 1.500 pessoas, sem a mnima higiene. Vemos, nos filmes de hoje, as pessoas sendo abanadas. A explicao no est no calor, mas no mau cheiro que exalavam por debaixo das saias (que propositadamente eram feitas para conter o odor das partes ntimas, j que no havia higiene). No havia o costume de se tomar banho devido ao frio e a quase inexistncia de gua canalizada. O mau cheiro era dissipado pelo abanador. S os nobres tinham empregados para os abanar, para dissipar o mau cheiro que o corpo e a boca exalavam, alm de, tambm, espantar os insectos. Quem j esteve em Versailles admirou muito os jardins enormes e belos que, na poca, no eram s contemplados, mas "usados" como vaso sanitrio nas famosas baladas promovidas pela monarquia, porque no existia WC. Na Idade Mdia, a maioria dos casamentos ocorria no ms de Junho (para eles, o incio do vero). A razo simples: o primeiro banho do ano era tomado em Maio; assim, em Junho, o cheiro das pessoas ainda era tolervel. Entretanto, como alguns odores j comeavam a incomodar, as noivas carregavam ramos de flores,

junto ao corpo, para disfarar o mau cheiro. Da termos Maio como o "ms das noivas" e a origem do "ramo de noiva" explicada. Os banhos eram tomados numa nica banheira enorme, cheia de gua quente. O chefe da famlia tinha o privilgio do primeiro banho na gua limpa. Depois, sem trocar a gua, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, tambm por idade e, por fim, as crianas. Os bebs eram os ltimos a tomar banho. Quando chegava a vez deles, a gua da banheira j estava to suja que era possvel "perder" um beb l dentro. por isso que existe a expresso em ingls " don't throw the baby out with the bath water ", ou seja, literalmente, "no despeje o beb juntamente com a gua do banho", que hoje usamos para os mais apressadinhos. O telhado das casas no tinha forro e as vigas de madeira que os sustentavam era o melhor lugar para os animais ces, gatos, ratos e besouros se aquecerem. Quando chovia, as goteiras foravam os animais a saltarem para o cho. Assim, a expresso "est a chover a potes " tem seu equivalente em ingls em "it's raining cats and dogs" (chovem gatos e ces). Aqueles que tinham dinheiro possuam pratos de estanho. Certos tipos de alimento oxidavam o material, fazendo com que muita gente morresse envenenada (lembremo-nos de que os hbitos higinicos da poca eram pssimos). Os tomates, sendo cidos, foram considerados, durante muito tempo, venenosos.

Os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou whisky. Essa combinao, s vezes, deixava o indivduo "no cho" (numa espcie de narcolepsia, induzida pela mistura da bebida alcolica com xido de estanho). Algum poderia pensar que ele estivesse morto e, assim, preparava o enterro. O corpo era, ento, colocado sobre a mesa da cozinha por alguns dias e a famlia ficava em volta, em viglia, comendo, bebendo e esperando para ver se o morto acordava ou no. Da surgiu o velrio, que a viglia junto ao caixo. Em Inglaterra, alguns anos aps um cadver ser enterrado, os caixes eram abertos, os ossos retirados e postos em ossrios e o tmulo utilizado para outro cadver. s vezes, ao abrirem os caixes, percebia-se que havia arranhes nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo. Surgiu, assim, a ideia de, ao se fechar o caixo, amarrar uma tira no pulso do defunto, pass-la por um buraco feito no caixo e amarr-la a um sino. Aps o enterro, algum ficava de planto ao lado do tmulo, durante uns dias. Se o indivduo acordasse, o movimento de seu brao faria o sino tocar. E ele seria "saved by the bell ", ou " salvo pelo sino", expresso usada at os dias de hoje.

S-ar putea să vă placă și