Sunteți pe pagina 1din 8

Ernesto Pinto____________________________Projecto, Melhoria e Medio de Terras

4. Medio da resistividade do solo: Mtodo de Wenner


Como mtodo de medida da resistividade do solo usa-se o ARRAY DE WENNER ou Mtodo de Wenner, mtodo este que tem como base o Teorema de Helmholtz (interaco entre tomadas de terra1).

Fig. 46 - Montagem do array de Wenner. e, espaamento, M, profundidade medida

O mtodo, como conhecido, consiste na colocao de 4 elctrodos numa linha que atravessa a parte do terreno onde se pretende medir a resistividade do solo ( ). Os elctrodos devero ser colocados em linha, respeitando escrupulosamente a distncia e entre eles, que dever ser constante. Existe uma sequncia correcta para os elctrodos do Array de Wenner que dever ser absolutamente respeitada, sob pena de as medies obtidas virem incorrectas. Para isso ser indispensvel a leitura atenta do manual do fabricante do equipamento.

O Teorema de Helmholtz postula que existe sempre uma interaco entre as chamadas tomadas de terra. Define coeficientes de resistncia que medem essas interaces e entra em linha de conta com as elevaes de potencial que acontecem pela passagem de corrente no seio de um solo de resistividade x.

Relatrio Final (PSTFC)________________________________________________ 65

Ernesto Pinto____________________________Projecto, Melhoria e Medio de Terras

Array de Wenner

e
c1 P1

e
P2

e
c2

A corrente de teste ser injectada entre c1 e c2 (retorno efectuado pelo interior do solo). Essa corrente que circula pelo interior do terreno, vai provocar um diferente aumento do potencial nos elctrodos P1 e P2, essa diferencia de potencial ser interpretada pelo instrumento como uma tenso Ux, dividindo essa tenso pela corrente Ix que est a ser injectada em c1 (ou c2) , obtm-se uma Resistncia (o aparelho convenciona chamar-lhe resistncia de terra Rt).

Fig. 47 - Riba de ncora: Tcnico montando o Array Wenner.

A resistividade do solo ser ento da forma:

=2. .e.Rt
Em que e o espaamento entre os elctrodos, espaamento esse que ser proporcional profundidade a que se refere a resistividade medida.

Fig. 48 - Roem (Freguesia da Oliveira): Aparelho utilizado (Metter)

Relatrio Final (PSTFC)________________________________________________ 66

Ernesto Pinto____________________________Projecto, Melhoria e Medio de Terras

Fig. 49 - Riba de Ancora: Um dos elctrodos enterrado no solo.

Muita literatura refere essa relao como 75% do valor do espaamento (P=0,75.e).

Fig. 50 - Paos (Valena) : Conector para os cabos dos elctrodos (marcados com cores)

Os aparelhos digitais modernos, fornecem directamente o valor de (s a indicam se for solicitado pelo operador).

e no Rt

Tive a oportunidade no terreno de trabalhar com dois aparelhos. Nos dois o procedimento para obter as medidas era o mesmo: - Montar os elctrodos - Introduzir o espaamento utilizado (e) - Carregar em start - Obter leitura

Relatrio Final (PSTFC)________________________________________________ 67

Ernesto Pinto____________________________Projecto, Melhoria e Medio de Terras

4.1 Medio da resistividade do solo: Eiras (Lugar do Pinheiro)


No dia 8 de Junho tive oportunidade de me deslocar ao terreno para efectuar medidas da resistividade do terreno na zona de Lugar do Pinheiro, perto de Arcos de Valdevez.

Fig. 51 - Local da montagem do PT

Como procedimento de abordagem questo de medies de terras, criei uma pequena ficha, feita em Excel, para se preencher antes de se efectuar as medies, FMRT / CL Ficha de Medies de Resistividade do Terreno / Caracterizao do Local. Na parte da frente, preenche-se com a localizao, endereo, condio climatrica, temperatura do solo e caracterizao do tipo de solo2. Na parte de trs, regista-se as medidas. Para me auxiliar nas medidas, concebi uma corda marcada de 1 em 1 metro para controlar melhor o espaamento e entre os elctrodos.

Fig. 52 - Corda utilizada para medir espaamento (Espores-Braga)


2

Ver ANEXO D

Relatrio Final (PSTFC)________________________________________________ 68

Ernesto Pinto____________________________Projecto, Melhoria e Medio de Terras

Fig. 53 - Aparelho para medies em Eiras (Pinheiros)

Eis as medidas obtidas:


Espaamento (e) 1 2 3 5 7 Profundidade (m) 0,75 1,5 2,25 3,75 5,25 Resistividade( .m) 470 550 793 1058 1684

Resistividade (Lugar do Pinheiro) (ohm.m) 1800 1600 1400 1200 1000 800 600 400 200 0 0,75 1,5 2,25
Profundidade (m)

3,75

5,25

Como se pode verificar, a resistividade vai aumentando com a profundidade, sugerindo a utilizao de um elctrodo horizontal colocado aos 0,80 m. O estudo da resistividade do solo serve exactamente para isso: Definir a melhor soluo a adoptar, enquadrando-a nas caractersticas do terreno. Isso ser patente nos Case Studys mais frente.

Relatrio Final (PSTFC)________________________________________________ 69

Ernesto Pinto____________________________Projecto, Melhoria e Medio de Terras

5. O Tratamento qumico do solo


Uma das possibilidades de baixar RE para os valores pretendidos envolver os elctrodos com aditivos qumicos que alterem as caractersticas do solo em seu redor. Na realidade crua do terreno, existem casos extremos onde as caractersticas do solo tornam quase impossvel efectuar um circuito de terras com valores aceitveis de RE3. A adio de qumicos ao solo torna-se ento a ultima hiptese. A EDP usa o carvo vegetal. No caso do elctrodo ser horizontal, as valas so enchidas, por regra, com uma camada de 10 30 cm de carvo, no caso de varetas enterradas em furos artesianos, os furos so enchidos a todo o seu comprimento com carvo vegetal.

Fig. 54 - Marinhas: Adio de carvo vegetal a um furo artesiano

Fig. 55 - Paos: Adio de carvo vegetal

Est tambm amplamente documentado o efeito do sal como redutor de RE, mas impraticvel o seu uso porque se dilui com facilidade com o passar do tempo.

Ver o case study de Espores (Braga)

Relatrio Final (PSTFC)________________________________________________ 70

Ernesto Pinto____________________________Projecto, Melhoria e Medio de Terras Durante o meu estgio, alguns tcnicos falaram-me na utilizao de sulfato de cobre como aditivo qumico com bons resultados, mas no encontrei documentao que suporta-se este facto, nem eu tive oportunidade de testemunhar caso algum em que tenha sido usado.

Relatrio Final (PSTFC)________________________________________________ 71

Ernesto Pinto____________________________Projecto, Melhoria e Medio de Terras

6. A Corroso
A corroso induzida aos elctrodos deve tambm ser ponderada devidamente, sabendo-se do facto de alguns solos serem propcios a este tipo de fenmenos.

Fig. 56 - Paos: Elctrodo corrodo (note-se a camada de oxido de cor esverdeada)

Em 14 de Junho de 2005, tive oportunidade de testemunhar os efeitos no terreno da corroso quando visitei um PT que estava montado h 1 ano sensivelmente. Tiveram de ser substitudos 6 elctrodos (em 12 que estavam montados). Como resposta pode-se optar por abandonar os elctrodos em cobre e considerar outros materiais mais imunes corroso (como ligas em inox), que apesar do seu alto preo, garantem menor varincia de RE com o tempo. Tudo depende do que est em jogo, e dos preos dos equipamentos a salvaguardar (pergunte-se: Quanto custa uma antena para telemveis?). Deve-se tambm programar inspeces peridicas aos locais onde tenham sido instalados elctrodos de terra mais de 1 ano e substitui-los se for caso disso.

Relatrio Final (PSTFC)________________________________________________ 72

S-ar putea să vă placă și