Sunteți pe pagina 1din 4

Quadro comparativo Competncia dos Tribunais (de acordo com a CR/88)

STF STJ Tribunais Regionais Federais Todas as causas de membros do Ministrio Pblico da Unio, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral (art. 108, I, a) Juzes Federais as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho (art. 109, I)

Processar e Julgar originariamente

nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, os o Presidente da Repblica, o desembargadores dos Vice-Presidente, os membros Tribunais de Justia dos do Congresso Nacional, seus Estados e do Distrito prprios Ministros e o Federal, os membros dos Procurador-Geral da Tribunais de Contas dos Repblica, alm dos Estados e do Distrito Infraes penais Comandantes da Marinha, do Federal, os dos Tribunais comuns Exrcito e da Aeronutica, os Regionais Federais, dos membros dos Tribunais Tribunais Regionais Superiores, os do Tribunal de Eleitorais e do Trabalho, Contas da Unio e os chefes os membros dos de misso diplomtica de Conselhos ou Tribunais carter permanente. (art. 102, de Contas dos Municpios I, b, c) e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais (art. 105, I, a) os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos os Ministros de Estado e os Tribunais de Contas dos Comandantes da Marinha, do Estados e do Distrito Exrcito e da Aeronutica, Federal, os dos Tribunais ressalvado o disposto no art. Regionais Federais, dos Crimes de 52, I, os membros dos Tribunais Regionais responsabilidade Tribunais Superiores, os do Eleitorais e do Trabalho, Tribunal de Contas da Unio os membros dos e os chefes de misso Conselhos ou Tribunais diplomtica de carter de Contas dos Municpios permanente (art. 102, I, c) e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais (art. 105, I, a).

os juzes federais da rea de sua jurisdio, includos os da Justia Militar e da Justia do Trabalho e os membros do Ministrio Pblico da Unio, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral (art. 108, I, a).

Os juzes federais da rea de sua jurisdio, includos os da Justia Militar e da Justia do Trabalho e os membros do Ministrio Pblico da Unio, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral (art. 108, I, a).

HABEAS CORPUS

Sendo paciente o Presidente da Repblica, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o Procurador-Geral da Repblica, alm dos Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da Unio e os chefes de misso diplomtica de carter permanente (art. 102, I, d); e quando o coator for Tribunal Superior ou quando o coator ou o paciente for autoridade ou funcionrio cujos atos estejam sujeitos diretamente jurisdio do Supremo Tribunal Federal, ou se trate de crime sujeito mesma jurisdio em uma nica instncia (art. 102, I, i).

quando o coator ou paciente quando a autoridade for Governadores dos coatora for juiz federal Estados e do Distrito Federal, (art. 108, I, d). os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais ou quando o coator for tribunal sujeito sua jurisdio, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral (art. 105, I, c)

Em matria criminal de sua competncia ou quando o constrangimento provier de autoridade cujos atos no estejam diretamente sujeitos a outra jurisdio (art. 109, VII).

HABEAS DATA

Contra atos do Presidente da Repblica, das Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da Unio, do Procurador-Geral da Repblica e do prprio Supremo Tribunal Federal (art. 102, I, d Contra atos do Presidente da Repblica, das Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da Unio, do Procurador-Geral da Repblica e do prprio Supremo Tribunal Federal (art. 102, I, d Quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio do Presidente da Repblica, do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, da Mesa de uma dessas Casas Legislativas, do Tribunal de Contas da Unio, de um dos Tribunais Superiores, ou do prprio Supremo Tribunal Federal (art. 102, I, q) Entre o Superior Tribunal de Justia e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal (art. 102, I, o)

Contra ato de Ministro de Contra ato do prprio Estado, dos Comandantes Tribunal ou de juiz da Marinha, do Exrcito e federal (art. 108, I, c) da Aeronutica ou do prprio Tribunal (art. 105, I, b).

Contra ato de autoridade federal, excetuados os casos de competncia dos tribunais federais (art. I09, VIII)

MANDADO DE SEGURANA

Contra ato de Ministro de Contra ato do prprio Estado, dos Comandantes Tribunal ou de juiz da Marinha, do Exrcito e federal (art. 108, I, c) da Aeronutica ou do prprio Tribunal (art. 105, I, b).

Contra ato de autoridade federal, excetuados os casos de competncia dos tribunais federais (art. I09, VIII)

MANDADO DE INJUNO

CONFLITO DE COMPETNCIA

CAUSAS E CONFLITOS

o litgio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio (art. 102, I, e); e as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta (art. 102, I, f).

quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio de rgo, entidade ou autoridade federal, da administrao direta ou indireta, excetuados os casos de competncia do Supremo Tribunal Federal e dos rgos da Justia Militar, da Justia Eleitoral, da Justia do Trabalho e da Justia Federal (art. 105, I, h). entre quaisquer tribunais, Entre juzes federais ressalvado o disposto no vinculados ao Tribunal art. 102, I, o, bem como (108, I, e). entre tribunal e juzes a ele no vinculados e entre juzes vinculados a tribunais diversos(art. 105, I, d) os conflitos de atribuies As causas entre Estado entre autoridades estrangeiro ou organismo administrativas e internacional e Municpio judicirias da Unio, ou ou pessoa domiciliada ou entre autoridades residente no Pas (art. 109, judicirias de um Estado e II) administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da Unio (art. 105, I, g).

REVISO CRIMINAL E AO RESCISRIA GARANTIA DA SMULA VINCULANTE

OUTROS

a reviso criminal e a ao as revises criminais e as as revises criminais e rescisria de seus julgados aes rescisrias de seus as aes rescisrias (art. 102, I, j) julgados (art. 105, I, e). de julgados seus ou dos juzes federais da regio (art. 108, I, b). a reclamao para a a reclamao para a preservao de sua preservao de sua competncia e garantia da competncia e garantia da autoridade de suas decises autoridade de suas (art. 102, I, l). decises (art. 105, I, f). a ao direta de - a homologao de inconstitucionalidade de lei ou sentenas estrangeiras e ato normativo federal ou a concesso de estadual e a ao exequatur s cartas declaratria de rogatrias (art. 105, I, i). constitucionalidade de lei ou ato normativo federal (art. 102, I, a); - o pedido de medida cautelar das aes diretas de inconstitucionalidade (art. 102, I, p); - a extradio solicitada por Estado estrangeiro (art. 102, I, g); - a execuo de sentena nas causas de sua competncia originria, facultada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais (art. 102, I, m); - a ao em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados (art. 102, I, n); - as aes contra o Conselho Nacional de Justia e contra o Conselho Nacional do Ministrio Pblico (art. 102, I, r).

- as causas fundadas em tratado ou contrato da Unio com Estado estrangeiro ou organismo internacional (art. 109, III); - os crimes polticos e as infraes penais praticadas em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas, excludas as contravenes e ressalvada a competncia da Justia Militar e da Justia Eleitoral (art. 109, IV); - os crimes previstos em tratado ou conveno internacional, quando, iniciada a execuo no Pas, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente (art. 109, V); - as causas relativas a direitos humanos a que se refere o 5 do artigo 109 (art. 109, V-A); - os crimes contra a organizao do trabalho e, nos casos determinados por lei, contra o sistema financeiro e a ordem econmico-financeira (art. 109, VI); - os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competncia da Justia Militar (art. 109, IX); - os crimes de ingresso ou permanncia irregular de estrangeiro, a execuo de carta rogatria, aps o exequatur, e de sentena estrangeira, aps a homologao, as causas referentes nacionalidade, inclusive a respectiva opo, e naturalizao (art. 109, X); - a disputa sobre direitos indgenas (art. 109, XI).

STF JULGAR, EM RECURSO ORDINRIO

STJ

Tribunais Regionais Federais Todas as causas decididas pelos juzes federais e pelos juzes estaduais no exerccio da competncia federal da rea de sua jurisdio (art. 108, II)

HABEAS CORPUS

decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso (art. 102, II, a)

Decididos em nica ou ltima instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso for denegatria (art. 105, II, a)

HABEAS DATA

MANDADO DE SEGURANA

decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso (art. 102, II, a) decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso (art. 102, II, a)

Decididos em nica instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando denegatria a deciso (art. 105, II, b).

MANDADO DE INJUNO

OUTROS

decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso (art. 102, II, a) O crime poltico (art. 102, II, b) As causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas (art. 105, II, c)

Outros julgamentos: julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: STF a) contrariar dispositivo desta Constituio; (RECURSO EXTRAORDINRIO) b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio. d) julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. (art. 102, III) julgar, em recurso especial, as causas decididas, em nica ou ltima instncia, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia; b) julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal; c) der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal. (art. 105, III)

STJ (RECURSO ESPECIAL)

Obs.: Os artigos citados referem-se Constituio da Repblica de 1988, atualizada at 14 de fevereiro de 2012. Estudo feito por Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp, ainda passvel de reviso.

S-ar putea să vă placă și