Sunteți pe pagina 1din 8

336

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. A educao permanente em enfermagem: subsdios para a prtica profissional. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336-43.

ARTIGO

A EDUCAO PERMANENTE EM ENFERMAGEM: subsdios para a prtica profissionala


Amarlis Schiavon PASCHOALb Maria de Ftima MANTOVANIc Maria Ribeiro LACERDAd

RESUMO Em sua prtica, o enfermeiro est em constante processo educativo. Para a conscientizao desse fato, este necessita desenvolver suas aes com reflexo crtica, curiosidade, criatividade e investigao. Inseridas nesse processo esto a educao permanente, a continuada e a em servio. Assim, esta reflexo terica objetiva subsidiar as discusses da continuidade de capacitao dos profissionais de enfermagem, tendo em vista que, na graduao, h exigncia no sentido de formar profissionais crticos, reflexivos e competentes em aprender a aprender. Assume-se aqui que a importncia da educao permanente se efetiva na busca de propostas educativas que motivem ao autoconhecimento, aperfeioamento e atualizao. Descritores: Educao continuada em enfermagem. Prtica profissional. Enfermagem. RESUMEN En su prctica, el enfermero est un constante proceso educativo. Para que se conciencie de este hecho debe desarrollar sus acciones con reflexin crtica, curiosidad, creatividad e investigacin. Como parte de este proceso se encuentran la educacin permanente, la continua y la en servicio. Por este motivo, esta reflexin terica tiene como meta ofrecer herramientas para las discusiones sobre la continuidad de la capacitacin de los profesionales de enfermera, teniendo en mente que la formacin de grado exige formar profesionales crticos, reflexivos y competentes en aprender a aprender. Se asume aqu que la importancia de la educacin permanente se concretiza en la bsqueda de propuestas educativas que motiven al auto-conocimiento, el perfeccionamiento y la actualizacin. Descriptores: Educacin continua en enfermera. Prctica profesional. Enfermera. Ttulo: La educacin permanente en enfermera: subsidio para la prctica profesional. ABSTRACT In their practice, nurses are in constant educational process. To become aware of this process, they need to perform their actions with critical reflection, curiosity, creativity, and investigation by means of permanent, continuing and in-service education. Thus, this theoretical reflection aims at supporting discussions relative the continuity of nurses professional training, keeping in mind that undergraduate Nursing students are expected to become critical, reflective, and competent professionals in learning how to learn. The assumption is that the importance of permanent education is realized in the search of educational proposals that encourage selfknowledge, improvement, and modernization. Descriptors: Education, nursing, continuing. Professional practice. Nursing. Title: Permanent education in nursing: support for professional practice.

Estudo apresentado na disciplina Enfermagem e sua Prtica Profissional, do curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Paran (UFPR). Enfermeira, diretora do Centro de Educao Profissional Evanglico, coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Evanglica do Paran, membro do Grupo de Estudos Multiprofissional em Sade do Adulto (GEMSA), Mestre em Enfermagem pela UFPR, ps-graduada em Metodologia do Ensino Superior. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da UFPR, coordenadora do GEMSA, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo (USP). Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da UFPR, coordenadora do Ncleo de Estudos, Pesquisa e Extenso do Cuidado Humano e da Enfermagem (NEPECHE), doutora em Enfermagem pela UFSC.

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. La educacin permanente en enfermera: subsidio para la prctica profesional [resumen]. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336.

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. Permanent education in nursing: support for professional practice [abstract]. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336.

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. A educao permanente em enfermagem: subsdios para a prtica profissional. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336-43.

337

1 INTRODUO A educao dos profissionais de enfermagem merece maior ateno, uma vez que h necessidade de preparar as pessoas para as mudanas no mundo e no contexto do trabalho, procurandose conciliar as necessidades de desenvolvimento pessoal e grupal com as da instituio e as da sociedade. Ao identificar as atividades desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem no desempenho de suas funes, verifica-se a necessidade de reafirmar a questo educativa como compromisso com o crescimento pessoal e profissional, visando a melhorar a qualidade da prtica profissional. Tambm, constata-se que, no contexto da formao e do desenvolvimento profissional, tal questo pode ser percebida sob diferentes vertentes, tais como: educao permanente, educao em servio e educao continuada. Assim, compreende-se que a formao profissional de qualidade deve ter slida base de formao geral, que no se completa na escola, mas sim dentro do processo evolutivo do ser humano, por meio da educao permanente. Desse modo, ocorre a complementao para a formao integral do indivduo. Evidencia-se tambm, nesse contexto, a educao em servio, entendendo-se que, nas instituies, ela no atividade e responsabilidade de um grupo especfico, e sim de todos os envolvidos nesse processo, com a misso de criar espaos, propor estratgias e alocar recursos para que os profissionais dominem as situaes, a tecnologia e os saberes de seu tempo e de seu ambiente, de forma que isso lhes possibilite o pensar e a busca de solues criativas para os problemas. Ainda, inserida nesse processo educativo encontra-se a educao continuada, compreendida aqui como atividades de ensino desenvolvidas aps a graduao, objetivando a atualizao e a reciclagem. Frente ao que se exps e segundo a experincia profissional das autoras deste estudo que atuam como docentes em instituies que contemplam unidades de sade, de ensino profissionalizante e superior e hospital-escola que, dentre inmeras funes, visa obteno de condies favorveis ao desenvolvimento profissional, para a melhoria da qualidade dos servios prestados, assim como integrao entre academia e ser-

vio , observou-se a necessidade de prosseguir com os estudos dos profissionais de enfermagem, tendo em vista a aquisio da competncia profissional quanto relao entre teoria e prtica, a humanizao do cuidado e a constante busca pelo conhecimento da enfermagem. Cabe esclarecer que se entende competncia profissional como um conceito poltico-educacional abrangente, um processo de articulao e mobilizao gradual e contnua de conhecimentos gerais e especficos, de habilidades tericas e prticas, de hbitos e atitudes e de valores ticos, que possibilita ao indivduo o exerccio eficiente de seu trabalho, a participao ativa, consciente e crtica no mundo do trabalho e na esfera social, alm de sua efetiva auto-realizao(1). A partir disso, neste estudo, pretende-se refletir sobre a questo da educao permanente na enfermagem e suas conseqncias no desenvolvimento da prtica profissional consciente e responsvel. Compreende-se que fazem parte desse processo a educao permanente, a em servio e a continuada. Espera-se demonstrar a importncia e a necessidade de encontrar propostas educativas que motivem a busca do autoconhecimento, do aperfeioamento e da atualizao, de forma a levar ao aumento da competncia e da valorizao pessoal e profissional, bem como contribuir para a melhoria da assistncia prestada ao cliente, comunidade e s instituies onde atuam os profissionais de enfermagem e, conseqentemente, para uma prtica profissional de qualidade. 2 CONCEPES TERICAS Algumas consideraes so importantes para refletir sobre a relao educao-prtica profissional. Primeiramente, deve-se entender o que prtica profissional; qual a dominante; qual a essncia dessa prtica; como vem ocorrendo a atuao do profissional em sua prtica e por qu; quais so as dificuldades de trabalhar, visando ao processo educativo; e como transformar a prtica, por meio da educao permanente, em busca da identidade e da competncia profissional. A histria mostra que a enfermagem fundamentou-se na caridade, na religiosidade, na intuio e na submisso ao saber mdico, sendo prtica rotineira e mecanicista. Ainda hoje, a enfermagem fortemente influenciada pela viso

338

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. A educao permanente em enfermagem: subsdios para a prtica profissional. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336-43.

cartesiana do homem, caracterizada pela separao entre corpo e alma, e pelo modelo biologicista, com pouca preocupao no que se refere a outros fatores que interferem no estado de sade e doena das pessoas, como os emocionais, psicolgicos e sociais. Atualmente, muitas crticas so feitas ao exerccio dessa prtica delimitada por velhos paradigmas, condicionada ao biologismo e fragmentao do indivduo, e que ainda dominante. O processo de trabalho em enfermagem tambm sofre essa influncia cartesiana, pois a assistncia fragmentada, a responsabilidade pelo planejamento e gerenciamento do cuidado do enfermeiro e a execuo dos procedimentos realizada pelos tcnicos e auxiliares. A diviso tcnica uma caracterstica do processo de trabalho na enfermagem, no qual a prtica parcelada em tarefas, procedimentos e responsabilidades, entre seus agentes. Por conseguinte, a prtica de enfermagem no tem sido exercida em sua totalidade pelo enfermeiro, identificando-se, dessa maneira, uma crise na enfermagem, caracterizada pelo afastamento do enfermeiro de seu objeto de trabalho, ou seja, o cuidado de enfermagem. O enfermeiro passou a gerenciar o processo de trabalho, que foi subdividido entre o pessoal auxiliar, representado geralmente por trabalhadores alienados ao processo de trabalho(2). A partir dessas consideraes e compreendendo a complexidade do trabalho em enfermagem, uma vez que nele esto envolvidas aes gerenciais, assistenciais e educativas(2), entende-se que cabe ao enfermeiro prestar assistncia ao indivduo sadio ou doente, famlia ou comunidade, no desempenho de atividades de preveno, promoo, recuperao e reabilitao. Sendo assim, a prtica profissional a aplicao dos conhecimentos tcnico, cientfico e comportamental adquiridos na formao, em vista da preveno doena e promoo, recuperao, reabilitao e manuteno da vida. comprometida com o atendimento das necessidades do paciente e sua famlia, da comunidade, da equipe de enfermagem e multiprofissional e das instituies onde se desenvolve e deve estar compromissada com a atividade de educar e cuidar. Esse compromisso aumenta, medida que o enfermeiro compreende a importncia de seu trabalho, a dimenso transformadora de sua ao educadora, a importncia social, cultural e poltica de sua prtica profissional(3).

Dessa forma, a prtica profissional requer profunda e permanente percepo de seu propsito e sua direo, de um espao especfico de objetivos e critrios, o que demanda envolvimento, motivao, compromisso, responsabilidade, autonomia e colaborao de todos os envolvidos em sua produo. H tendncia de seguir modelos de prticas profissionais, e isso se deve, em parte, insegurana terica dos profissionais de enfermagem, que tem dificultado a crtica dos paradigmas vigentes e a construo de modelos alternativos(4). Existe necessidade de fortalecer o enfoque humanstico nos currculos de enfermagem, valorizando a interdisciplinaridade, formando um profissional atuante, crtico e preparado cientificamente, a fim de poder relacionar teoria e prtica em seu processo de trabalho, posto que isso leva ao desenvolvimento tcnico-cientfico da profisso. Nesse contexto complexo, deve-se repensar a prtica profissional da enfermagem, a qual, tendo em vista os meios sofisticados de uma tecnologia triunfante e veloz, requer raciocnio rpido, agilidade, mobilidade e desenvoltura dos profissionais(5), sendo que:
precisamos teorizar nossa prtica, pensar, refletir nossas aes do/no cuidado e fundament-las. Por isso, a importncia e a necessidade de envolver e sensibilizar cada vez mais os enfermeiros para a pesquisa como modo de estar sempre em permanente renovao(6:241).

A prtica profissional da enfermagem traduz-se pelo cuidado (que pode ser o cuidado como ao), ensino do cuidado e por gerenciar o cuidado(7). Nesse sentido, a enfermagem a arte de cuidar e de ensinar a cuidar(8). Entender o cuidado e como ele inserido na enfermagem tem sido preocupao que leva os profissionais a tentar compreender a abrangncia da extensa amplitude do cuidado. O cuidado natural da espcie humana, faz parte de seu perceptvel como humano, mas tambm faz parte das aes prticas do profissional de enfermagem, pois ambos tm nascedouro comum e uma intercesso de cuidado humano e cuidado de enfermagem, que se d quando a enfermeira incorpora o cuidado humano e o decodifica em atividades e atitudes profissionais(9:21).

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. A educao permanente em enfermagem: subsdios para a prtica profissional. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336-43.

339

Na educao, o cuidado deve ser visualizado como eixo principal na elaborao dos currculos, porque tudo gira em torno da prtica do cuidar, no somente a construo do conhecimento profissional, como tambm o envolvimento em todas as atividades docentes, discentes e administrativas da escola(10). O cuidado visto, ao mesmo tempo, como elemento a ser investigado e elemento de investimento, uma vez que no se ensina com receitas, manual de tcnicas, mas sim oferecendo modelos para reflexo na ao do cuidado e procurando atuar em uma realidade, pois o cuidado um comportamento interativo, que construdo por meio das experincias vivenciadas pelos indivduos envolvidos nele. uma forma de relacionarse e respeitar o outro integralmente. No exerccio de sua profisso, o enfermeiro enfrenta vrias dificuldades que o afastam do cuidar, como: o modelo que a instituio quer que ele assuma, o qual lhe determina espaos administrativos que muitas vezes no contemplam a coordenao da assistncia ao paciente; o cuidado gerencial; ou a acumulao de atividades burocrticas, que o distancia do paciente, dificultando seu desempenho no cuidado como ao direta ao paciente ou no ensino do cuidado ao paciente e a sua famlia e equipe de enfermagem. Assim, entende-se que a competncia do enfermeiro est na essncia da profisso, no cuidado, na complexidade de saberes, e no na quantidade de atividades desenvolvidas por ele. Outro fator importante para o afastamento do enfermeiro do cuidado direto com o paciente est na insegurana de prestar cuidados, a qual decorre de formao deficiente, em que ensino e prtica so vistos separadamente, sem relao entre ambos. Muitas vezes, falta na formao dos futuros profissionais uma mxima que diz: aprende-se a enfermagem, cuidando-se, e ensina-se enfermagem, ensinando-se o cuidado(8). As atividades profissionais no campo da prtica devem ser entendidas como eixo integrador para onde convergem os contedos tericos, que se concretizam nas situaes reais, havendo uma retro-alimentao dinmica. Os desafios do cotidiano geram tenso e impulsionam para a busca, criatividade e tomada de deciso em direo ao alcance de solues, para o que as experincias anteriores servem de respaldo terico-prtico. Es-

se processo reflete a reflexo-ao-reflexo, que constitui a prxis profissional, mediante a interligao do pensar e do fazer(11). No entanto, a realidade mostra-se diferente, pois o cuidar em enfermagem no tem sido exercido em toda sua extenso pelo enfermeiro. A dicotomia entre teoria e prtica, a diviso do trabalho entre os diferentes membros da equipe e o desvio de sua real funo como exigncia da instituio fazem com que o enfermeiro se distancie de seu espao ou tenha dificuldade de conquist-lo(12). O cuidado no pode ser pensado sem um referencial terico-filosfico explicitado, fruto de reflexes pessoais e coletivas dos enfermeiros(13). Para que se conquiste essa relao do enfermeiro com sua prtica, preciso uma base terica que alimente a prtica, por meio da pesquisa, que se torna construo do conhecimento da enfermagem, e que, em contrapartida, sustenta a prtica, e assim sucessivamente, num crculo: prtica, pesquisa, teoria. A fundamentao terica ferramenta bsica para as intervenes da enfermagem(14). Considerando-se que, na prtica profissional de enfermagem, ocorre uma diviso de trabalho e que essa diviso interna origina duas modalidades no trabalho da enfermagem: o trabalho auxiliar, desenvolvido pelos tcnicos, auxiliares e outras categorias da enfermagem; e as atividades de ensino, superviso e administrao, desenvolvidas pelos enfermeiros(15), verifica-se que existe uma rgida diviso do trabalho do enfermeiro e do trabalho auxiliar, pois h fragmentao entre os momentos de concepo e execuo do cuidado. Quem executa o cuidado de enfermagem no participa diretamente de seu planejamento, embora fornea informaes dirias sobre as observaes e as intervenes executadas, material que colabora na fundamentao do planejamento. A complexidade existente no trabalho da enfermagem devida ao envolvimento das aes gerenciais, assistenciais e educativas, portanto, as atividades de gerncia do cuidado e da unidade esto implcitas no cotidiano do trabalho, e acabam ocasionando constantes interrupes das atividades do enfermeiro. Sendo assim, ele deve buscar, por meio da competncia profissional, modos de atuao condizentes com a realidade que se encontra, mas sem se distanciar do compromisso assumido diante de sua profisso, pois, no processo de

340

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. A educao permanente em enfermagem: subsdios para a prtica profissional. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336-43.

trabalho, esto presentes os mecanismos de reproduo de rgida hierarquia, os quais limitam a possibilidade de democratizao do saber. Preparado para ocupar cargos de chefia nos servios de sade, treinamento e superviso de pessoal, o enfermeiro afasta-se de seu objeto de trabalho o cuidar em enfermagem , iniciando o processo de marginalizao de seu espao profissional(3). Diante disso, entende-se que a competncia do enfermeiro no abrange apenas ter conhecimento e saber utiliz-lo nas situaes que se apresentam. Mais do que isso, competncia a interao de habilidades interpessoais e tcnicas com pensamento crtico. Para ser competente, necessrio desenvolver as capacidades do saber, saberfazer, saber ser e estar e saber interagir, entendendo-se o saber como conhecimento, saber-fazer como conhecimento e ao, saber ser e estar como postura tica e saber interagir como capacidade de socializao, de influncia no meio em que se est inserido(16). Nesse contexto, o enfermeiro um educador em assuntos de sade. No tem como desenvolver suas funes sem realizar atividades educativas junto ao paciente, seus familiares e ao pessoal de enfermagem(17:108), sendo que educar conduzir o indivduo, sem prejuzo de sua iniciativa e liberdade, e valorizar as pessoas como seres humanos. A educao concebida como fenmeno social e universal, sendo atividade humana necessria existncia e ao funcionamento de toda a sociedade, posto que cada sociedade precisa cuidar da formao de seus indivduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades fsicas e espirituais e prepar-los para a participao ativa e transformadora nas vrias instncias da vida social(18). Apesar disso, a educao no apenas exigncia da vida em sociedade, tambm o processo para prover os sujeitos do conhecimento e das experincias culturais, cientficas, morais e adaptativas que os tornam aptos a atuar no meio social, mundial e planetrio. Desse modo, ela depende da unio dos saberes, corresponde a toda modalidade de influncias e inter-relaes que convergem para a formao de traos de personalidade social e do carter, implicando uma concepo de mundo, ideais, valores e modos de agir, que se traduzem em convices ideolgicas, morais, polticas, princpios de ao frente a situaes e desafios da vida prtica.

A educao implica busca contnua do homem em ser mais, portanto, o homem deve ser sujeito de sua prpria educao, no pode ser objeto dela(19:28). Ele deve ser ativo na construo de seu saber e recusar as posies passivas. Nesse sentido, o homem responsabiliza-se por sua educao, procurando meios que levem ao crescimento e aperfeioamento de sua capacidade. A educao transforma a prtica social de maneira indireta, pois age sobre os sujeitos dessa prtica, portanto, a educao uma atividade mediadora entre o indivduo e a sociedade(20). Dessa maneira, a educao desenvolve-se no sujeito, e ele, por meio de seu conhecimento, age e transforma o meio em que vive. Assim, percebe-se a educao como processo dinmico e contnuo de construo do conhecimento, por intermdio do desenvolvimento do pensamento livre e da conscincia crtico-reflexiva, e que, pelas relaes humanas, leva criao de compromisso pessoal e profissional, capacitando a pessoa para a transformao da realidade em que vive. O enfermeiro, em sua prtica, est em constante processo educativo, entretanto, para tornlo consciente desse fato, necessrio haver no desenvolvimento de suas aes a reflexo crtica, a curiosidade, a criatividade e a investigao. A aquisio disso possvel por meio da educao permanente do indivduo, na qual ele desenvolve a habilidade de aprender a aprender. A educao em enfermagem deve garantir ao futuro profissional o conhecimento essencial prtica teraputica em todos seus nveis. Assim, deve promover as capacidades intelectuais e as competncias para a investigao, avaliao crtica do exerccio profissional e dos planos de ao poltica, como a valorizao dos princpios humanos e da cidadania. de suma importncia, para o processo de ensino-aprendizagem, que a prtica se realize confirmando a teoria e no a contradizendo, como se tem vivenciado(17). Nesse contexto, entende-se que a teoria vem da prtica e fundamenta essa prtica, assim como a prtica fundamentada pela teoria. Sabe-se da dicotomia existente entre escola e academia e servio e prtica, a qual reforada pela dificuldade de se estabelecer a integrao entre o conhecimento terico e as situaes prticas vivenciadas, que exigem a aplicao rpida do conhecimento terico, acrescido do conhecimento

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. A educao permanente em enfermagem: subsdios para a prtica profissional. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336-43.

341

prtico ou pessoal. A habilidade de integrar a teoria com as situaes do cotidiano exige aproximao, relacionamento, comunicao e compreenso desse processo por parte do enfermeiro. Essa talvez seja a maior dificuldade que o enfermeiro enfrenta ao trabalhar com a educao em servio, pois, como visto, ele mantm-se afastado das aes do cuidado, desenvolvendo atividades administrativas burocrticas, sem interagir com a realidade do cuidado. Nesse contexto, a educao em servio na enfermagem visualizada como objeto de transformao do processo de trabalho, que o cuidar, partindo da reflexo sobre o que est acontecendo no servio e sobre o que precisa ser transformado. Neste estudo, considera-se que a educao em servio, entendida como processo educativo a ser aplicado no interior das relaes humanas do trabalho, tem como intuito desenvolver capacidades cognitivas, psicomotoras e relacionais dos profissionais, levando-os a melhorar sua competncia e ter maior satisfao no trabalho, com a valorizao profissional e institucional. A importncia da educao em servio para a enfermagem vista como sendo um esteio para a assistncia eficaz ao paciente, pois, por meio de um processo educativo atualizado e coerente com as necessidades especficas da rea, ela mantm o seu pessoal valorizado e capaz de apresentar um bom desempenho profissional(17:88). Neste contexto apontam-se quatro reas de atuao da educao em servio: orientao ou introduo ao trabalho; treinamento; atualizao, reciclagem ou educao continuada; e aperfeioamento, aprimoramento ou desenvolvimento. Dessa forma, compreende-se que a educao em servio pode ser desenvolvida por meio da educao continuada, que englobaria as atividades de ensino aps o curso de graduao ou o curso profissionalizante, com finalidades mais restritas de atualizao, aquisio de novas informaes, atividades de durao definida e por meio de metodologias tradicionais(21). Na organizao dos projetos sobre educao continuada na enfermagem, devem-se considerar prioritrios os programas de incluso, atualizao, treinamento, ps-graduao, pesquisa, eventos, produo, gerncia e integrao docncia-assistncia todos conduzidos e fundamentados no cuidado humano e no cuidado profissio-

nal da enfermagem. Para haver efetiva educao continuada, necessita-se direcion-la a um desenvolvimento global de seus integrantes e da profisso, tendo como meta a qualidade da assistncia de enfermagem. Essa tarefa no se resume a ensinar, pois engloba desenvolver com o pessoal de enfermagem a conscincia crtica e a percepo de que capaz de aprender sempre e buscar, em sua vida profissional, situaes de ensino-aprendizagem. De acordo com a Organizao Panamericana da Sade (OPS), a educao contnua um processo dinmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente, destinado a atualizar e melhorar a capacidade de pessoas, ou grupos, face evoluo cientfico-tecnolgica, s necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais(22:24). Considerando-se a exposio feita sobre educao continuada, percebe-se que ela est contemplada no interior da educao permanente, pois a educao permanente ocorre durante a formao do indivduo pelo desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, da conscientizao do processo de trabalho e de seu processo de viver. A educao permanente, mais do que atualizao, um compromisso pessoal a ser aprendido, conquistado com as mudanas de atitudes que emergem das experincias vividas, mediante a relao com os outros, com o meio, com o trabalho, na busca da transformao pessoal, profissional e social(23). Para o desenvolvimento da prtica da enfermagem, h necessidade de investimento na qualificao do profissional. O enfermeiro precisa estar preparado para atingir, desenvolver e ampliar sua competncia tcnica, crtica e interativa, tanto no ensino formal de enfermagem como nos processos de educao permanente, de forma a adquirir assim a capacidade de aprender a aprender e de aprender a conviver. A diversidade de informaes recebidas pela rpida evoluo do mundo, bem como a ampla gama de necessidades de conhecimento nas mais diversas reas profissionais, leva constatao de que difcil para a educao formal garantir adequada formao do indivduo. Outro fator que dificulta a educao permanente a prpria formao do enfermeiro, a partir de currculos caracterizados pelo modelo biomdico e baseados nas concepes cartesianas e no biologicismo.

342

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. A educao permanente em enfermagem: subsdios para a prtica profissional. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336-43.

Essa realidade tende a mudar, em decorrncia das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Enfermagem, elaboradas pelo Conselho Nacional de Educao, Cmara do Ensino Superior, em 2001, aps a aprovao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB 9394/96)(24). Na LDB foram extintos os currculos mnimos dos cursos de graduao e preconizadas as competncias como aspecto fundamental na conformao dos projetos pedaggicos e seus currculos, que agora norteiam a formao de novos profissionais de enfermagem no Brasil. As Diretrizes Curriculares, que tencionam apontar outro direcionamento formao do enfermeiro, so orientaes gerais para as instituies de ensino superior e buscam ajud-las a alcanar seu objetivo, que levar os alunos dos cursos de graduao em sade a aprender a aprender, o que engloba aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer. Tambm, elas objetivam capacitar profissionais para assegurar a integridade da ateno e a qualidade e humanizao do atendimento prestado aos indivduos, s famlias e comunidades. Nos cursos de graduao, deve-se buscar no somente desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes indispensveis profisso, mas tambm promover o preparo do enfermeiro como cidado, para atuar como crtico social. O papel do professor de enfermagem, dessa forma, muito importante, pois, alm de organizar e desenvolver um ensino tcnico e cientfico, ele deve integrar contedos e experincias que favoream a formao do enfermeiro cidado competente e crtico. Isso somente ocorrer com a aplicao da conscincia crtica, pois com ela se avana para a busca da cidadania profissional comprometida com a transformao social e por meio dela o compromisso com a educao permanente torna-se primordial para que ocorram as mudanas de comportamento em relao enfermagem e aos profissionais que atualmente a desempenham. Assim se determina o crescimento da enfermagem, sua evoluo como cincia e arte e, conseqentemente, sua valorizao. 3 CONSIDERAES FINAIS A contribuio da educao permanente na prtica profissional evidencia-se por meio das ati-

tudes que o profissional assume enquanto cuida, dentre as quais est o compromisso firmado consigo mesmo, mediante a motivao pela busca do autoconhecimento, do aperfeioamento e da atualizao, e prevendo melhorar o cuidado prestado ao cliente e comunidade. A educao permanente leva ao entendimento de que o indivduo deve ter no auto-aprimoramento uma meta a ser seguida por toda sua vida. Na enfermagem, a busca pela competncia, pelo conhecimento e pela atualizao essencial para garantir a sobrevivncia tanto do profissional quanto da prpria profisso. Existe necessidade de buscar a participao de todos os envolvidos nas questes educativas na enfermagem: educadores, educandos, instituies, contexto social, poltico, econmico e outros, para que, em sua relao de troca, indispensvel prtica profissional, alcance-se o desenvolvimento pessoal e profissional. Precisa-se estimular a superao do sentimento de descrena que impede o esforo para a concretizao de mudanas com relao educao permanente na enfermagem. O primeiro passo em direo a essa mudana acreditar que ela possvel, construda gradativamente e, ainda, reconhec-la como infinita. Ento, caracteriza-se como um processo que acontece sob a influncia das interaes com o indivduo, com o grupo social, com o ambiente e a organizao. Nesse contexto, visualiza-se a educao permanente, compreendida como constante busca pelo aprender, como uma das aes que possibilitam o desenvolvimento desse processo de mudana, visando qualificao profissional da enfermagem e conseqentemente realizao da prtica profissional competente, consciente e responsvel. REFERNCIAS
1 Ministrio da Sade (BR). Projeto de profissionalizao dos trabalhadores da rea de Enfermagem. Formao 2001;(2):5-15. 2 Almeida MCP, Rocha SMM. O trabalho de enfermagem. So Paulo: Cortez; 1997. 3 Duarte MJRS. O compromisso social e o espao profissional do enfermeiro. In: Santos I. Enfermagem fundamental, realidade, questes, solues. So Paulo: Atheneu; 2001. p. 111-22.

Paschoal AS, Mantovani MF, Lacerda MR. A educao permanente em enfermagem: subsdios para a prtica profissional. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 set;27(3):336-43.

343

4 Rizzotto MLF. Histria da enfermagem e sua relao com a sade pblica. Goinia: AB; 1999. 5 S LD. E a enfermagem no sculo XXI? Revista Brasileira de Enfermagem 1999;52(3):375-84. 6 Santiago LC, Silva ALAC, Tonini T. Semiologia: teorias e tecnologias do/no cuidado com o corpo. In: Santos I. Enfermagem fundamental, realidade, questes, solues. So Paulo: Atheneu; 2001. p. 227-44. 7 Kirchhof ALC. O trabalho da enfermagem: anlise e perspectivas. Revista Brasileira de Enfermagem 2003; 56(6):669-73. 8 Carvalho V. Cuidando, pesquisando e ensinando: acerca de significados e implicaes para a prtica da enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem 2004;12(5):806-15. 9 Lacerda MR. Tornando-se profissional no contexto domiciliar: vivncia de cuidado da enfermeira [tese de Doutorado]. Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2000. 222 f. 10 Pereira RCJ. Refletindo e escrevendo sobre as experincias vivenciadas no contexto da escola e do cuidado. In: Waldow V. Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prtica profissional. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1995. p. 135-49. 11 Pereira RCJ, Galperim MRO. Cuidando-ensinandopesquisando. In: Waldow V. Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prtica profissional. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1995. p. 189-203. 12 Waldow VR. Cuidado humano: o resgate necessrio. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto; 1998. 13 Leopardi MT, Gelbcke FL, Ramos FRS. Cuidado: objeto de trabalho ou objeto epistemolgico da enfermagem? Texto e Contexto: Enfermagem 2001;10 (1):32-49.

14 Cegano D, Siqueira HCH, Vaz MRC. Falando sobre pesquisa, educao e sade na enfermagem. Revista Gacha de Enfermagem 2005;26(2):154-60. 15 Peduzzi M, Anselmi ML. O processo de trabalho de enfermagem: a ciso entre o planejamento e execuo do cuidado. Revista Brasileira de Enfermagem 2002; 55(4):392-8. 16 Lopes A, Nunes L. Acerca da trilogia: competncias profissionais: qualidade dos cuidados: tica. Nursing (Ed. Portuguesa) 1995;8(90/91):10-3. 17 Dilly CML, Jesus MCP. Processo educativo em enfermagem: das concepes pedaggicas prtica profissional. So Paulo: Robe; 1995. 18 Morin E. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: UNESCO/Cortez; 2002. 19 Freire P. Educao e mudana. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2001. 20 Saviani D. Escola e democracia: teoria da educao, curvatura da vara: onze teses sobre educao e poltica. 18a ed. So Paulo: Cortez; 1987. 21 Ribeiro ECO, Motta JIJ. Educao permanente como estratgia na reorganizao dos servios de sade. Divulgao em sade para Debate 1996; (12):1-12. 22 Oguisso T. A educao continuada como fator de mudanas: viso mundial. Nursing (So Paulo) 2000; 3(20):22-9. 23 Paschoal AS. O discurso do enfermeiro sobre educao permanente no grupo focal [dissertao de Mestrado em Enfermagem]. Curitiba: Universidade Federal do Paran; 2004. 113 f. 24 Conselho Nacional de Educao (BR). Resoluo 03, de 07 de novembro de 2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Enfermagem. Braslia (DF); 2001.

Endereo da autora/Authors address: Maria de Ftima Mantovani Rua Rio Iriri, 20, Bloco 1, Apt 21 Bairro Alto/Atuba 82.840-310, Curitiba, PR. E-mail: mantovan@ufpr.br

Recebido em: 06/07/2005 Aprovado em: 15/03/2006

S-ar putea să vă placă și