Sunteți pe pagina 1din 5

FACULDADES INTEGRADAS CLARETIANAS

COMUNICAO SOCIAL

PROPAGANDA POLTICA

MICHELE BREDARIOL TEIXEIRA RA 2010861

A Comunicao poltica no Brasil

RIO CLARO 2013

A Comunicao Poltica no Brasil

Sabemos que, depois de estudos em sala de aula e de livros pesquisados, a comunicao poltica no Brasil no aconteceu no mesmo ritmo dos Estados Unidos, e mesmo sendo uma democracia diferente, nos Estados Unidos temos uma diviso entre Democratas e Republicanos e o Brasil um pas pluripartidrio, muitas dessas aes comportamentais foram trazidas aqui para o Brasil. Mas somente depois da redemocratizao no pas que de fato, essa comunicao comeou a ser utilizada atravs de mais estudos, pesquisas e planejamentos.

A Comunicao Poltica no Brasil segundo Adolpho Queiroz Segundo Queiroz (2006, p. 19) o continente latino-americano comeou a experimentar, ao longo dos anos, diferentes aes comunicacionais no marketing poltico. Essa expresso, que comeou a ser usada pelos norteamericanos, a definio de estratgias de comunicao e permite que um perfil tcnico e uma produo cientfica seja desenvolvida. Na Amrica Latina o desenvolvimento dessas aes sofreu presses e indiferenas peculiares aos tipos de regimes implantados, a maioria dos pases ainda vivia em regime militar, portanto os jornais publicavam receitas de bolos para preencher os espaos de matrias censuradas.
S um tempo depois que publicitrios, relaes pblicas e socilogos, com suas pesquisas de opinio pblica, empresrios de segmentos como grficas e fbricas de brindes, alm de compositores populares, passaram a prestar ateno propaganda poltica como atividade de mercado. (QUEIROZ, 2006. p. 21)

Depois que essas aes comearam a ter importncia, teve outro fator que tambm contribuiu para a expanso do tema, que foi o universo virtual, onde sites especializados em propaganda poltica comeam a circular pelo mundo e at hoje esse mundo virtual muito importante no marketing virtual, atravs da internet podemos saber mais sobre o candidato, pesquisando seu

passado e at mesmo os profissionais de marketing conseguem timos artigos sobre o marketing poltico o que facilita na profissionalizao dos mesmos. Os primeiros estudos sobre marketing poltico no Brasil aconteceu por publicaes de especialistas da rea, jornalistas e publicitrios, que comearam a colocar no papel experincias profissionais j vividas. Como Queiroz (2006, p. 23) nos explica, dos anos 1980, vrias contribuies foram balizadoras e permanecem bastante atuais para o estudo do marketing poltico e da comunicao especializada nesta rea. Vrios livros foram publicados e traduzidos no Brasil, como manuais de campanha poltica, como confeccionar materiais de campanha, a importncia do marketing poltico e eleitoral e grandes nomes se destacaram como o de Gaudncio Torquato. J nos anos 90, onde as eleies foram diretas, os acadmicos e profissionais da rea foram se especializando e deixando contribuies valiosas para o assunto. J se discutia slogan, a construo da imagem, os bastidores de uma campanha poltica. O marketing poltico no sculo XXI j era considerado mais profissional, era possvel se afirmar com bases cientficas que algumas eleies so decididas bem antes do prprio eleitor ir s urnas, como exemplificou Vencio Lima em seu livro Mdia, teoria e poltica (2001), citando as eleies de Fernando Collor. criado tambm revistas especializadas e diversas contribuies trazidas pela internet, jornais especializados, institutos de pesquisa de opinio pblica e partido polticos.
As mudanas da comunicao poltica na Amrica Latina tm sido evidentes. E a exportao de tcnicas de pesquisa, produo televisiva e radiofnica, abordagens de relaes pblicas, publicidade, imprensa e marketing poltico tem conquistado grande pblico especializado e audincia em pases que somente agora comearam a construir rumos democrticos mais slidos (QUEIROZ, 2006, p.32)

A Comunicao Poltica no Brasil segundo Paulo Csar DElboux De acordo com o autor, logo no Imprio era possvel identificar a comunicao poltica, como Dom Pedro II fez ao cultuar sua imagem e desenvolvendo-a durante o seu reinado como a de um rei popular. Mas foi no final de 1860 que a propaganda poltica comeou no Brasil e em 1870 ela se tornou significante nas campanhas eleitorais. E segundo Queiroz (1998, p. 111) foi aps a Proclamao da Repblica que a imprensa ganhou novo estmulo. Prudente de Moraes em 1894 usou as cartas para fazer propaganda poltica e Vargas foi o que percebeu a importncia do rdio para propagar suas ideias e ento na chamada Era de Vargas o rdio teve sua capacidade ampliada e regras para seu funcionamento. Getlio tambm teve sua agncia de propaganda, era atravs dela que ele controlava todos os veculos de comunicao de massa. Juscelino em seu governo 1956/60 foi o responsvel por um crescimento econmico no pas e que instituiu a propaganda eleitoral gratuita, recebendo duras crticas da imprensa. Na dcada de 60, Jnio Quadros surgiu com um novo tipo de poltico, um antipoltico, que usava como smbolo uma vassoura que varreria toda a sujeira no pas. Mas a comunicao no pas ficou ameaada depois do perodo de governo de Joo Goulart que levou o pas ao fim da democracia e dando incio a ditadura militar onde Castelo Branco assumiu o poder. A censura existia, mas o governo militar ainda precisava dos veculos de comunicao de massa para expandir as ideias do governo. E por todo o tempo de regime militar onde passara Castelo Branco, Costa e Silva, Emlio Mdici, Ernesto Geisel Joo Batista Figueiredo, sendo este o ltimo presidente militar no Brasil. O governo militar foi perdendo foras. A Igreja Catlica apoiava a iniciativa das Diretas J e a OAB tambm deu seu apoio causa. E o jornal Folha de So Paulo foi o primeiro grande veculo de comunicao a dar publicamente seu apoio. Depois da movimentao do povo pelo fim do regime militar, foi imposta ento uma eleio indireta com a candidatura de Tancredo Neves e Jos Sarney como vice, e isso empolgou a populao pois eram feitos comcios que arrastavam multides.

Em 1989 ocorreu a primeira eleio direta depois do regime militar, e a populao no estava contente com o governo de Sarney, que assumiu aps a morte de Tancredo, foi preciso ento que Fernando Collor de Mello comeasse com o que chamado hoje de primeiro marketing poltico moderno. O

candidato passava a imagem de jovem, de mudana, ele usou, positivamente, seu espao na televiso e planejou sua campanha atravs de pesquisas. Fernando Henrique Cardoso fez um grande trabalho poltico e venceu j no primeiro turno a eleio de 1994 e 1998. Em 2002, depois de tentar por 3 vezes Lula finalmente ganhou a eleio, depois de uma reestruturao na imagem do Presidente, que antes era agressiva, e depois at ganhou o apelido de Lulinha paz e amor ele conseguiu, atravs do marketeiro Duda Mendona, mudar sua imagem diante da populao e assumir uma campanha leve, sem acusar nenhum de seus adversrios.

Opinio da Aluna A comunicao poltica no pas tende a crescer cada vez mais, pois o estudo da mesma adquiriu importncias significativas no Brasil. Os polticos citados neste trabalho conseguiram no somente se eleger, mas tambm a marcar a histria. So exemplo, nem sempre de bom poltico mas sim de bons comunicadores, para qualquer marketeiro que hoje em dia deseje planejar uma campanha eficiente. Mesmo nos tempos onde os meios de comunicao de massa no eram to fortes como hoje em dia, esses polticos tinham a rara sensibilidade em fazer muito com o pouco que tinham. No desejo de conquistar um voto, muito se tem feito durante toda histria poltica no Brasil. Eles usam das ferramentas disponveis para chegar at o eleitor e exercer seu poder de persuaso e convencimento. Cada um deles, do seu jeito, conseguiu, com criatividade e recursos, conquistar o voto e a confiana dos eleitores brasileiros.

Referncias Bibliografias QUEIROZ, Adolpho (org). Na Arena do Marketing Poltico: Ideologia e Propaganda nas Campanhas Presidenciais Brasileiras , So Paulo: Summus, 2006.

S-ar putea să vă placă și