Sunteți pe pagina 1din 13

3 EXPERINCIA -

ESTUDO DAS BOMBAS APLICAO DA ANLISE DIMENSIONAL E DA TEORIA DA SEMELHANA

1 INTRODUO AO ESTUDO DAS MQUINAS DE FLUXO ( BOMBAS, TURBINAS, COMPRESSORES, VENTILADORES) As mquinas que fornecem ou extraem energia de um fludo de modo contnuo, sob a forma de um conjugado de um eixo rotativo, so denominados mquinas de fluxo. As mquinas de fluxo podem ser classificadas segundo vrios critrios. Citamos dois: a) Conforme o sentido da transformao de energia. a1) O fludo cede energia mquina, que transforma esta energia em trabalho mecnico. Ex.: turbinas, moinhos de vento, etc a2) A mquina cede energia ao fludo, resultando um aumento de energia do fludo. Ex.: bombas, ventiladores, compressores, etc.

MQUINA DE FLUXO

ENERGIA MECNICA

Fig.1- Esquema de operao das mquinas de fluxo, conforme o sentido da transformao da energia.

TURBINAS, MOINHOS DE VENTO

ENERGIA HIDRULICA
BOMBAS, VENMTILADORES

b) Conforme direo do escoamento ( fig. 2 ) b1) RADIAIS: o escoamento predominantemente radial Ex.: bombas centrfugas b2) MISTAS: o escoamento dito diagonal, isto , parte axial e parte radial. Ex.: turbina Francis. b3) AXIAIS: o escoamento axial. Ex.: ventiladores axiais, hlices.

b1) b2) b3) Fig. 2- Classificao das Mquinas de Fluxo, segundo a direo do escoamento. 2 PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA CENTRFUGA

Fig. 3- Princpio de funcionamento de uma bomba centrfuga radial


2

3 FUNDAMENTOS TORICOS Algumas das grandezas que intervm no fenmeno de escoamento de um fludo, atravs de uma turbo-mquina, so:


D N Q c E = g Hm W

massa especfica do fludo viscosidade dinmica do fludo dimetro do rotor da turbo-mquina rotao do rotor vazo em volume velocidade do som nas condies de operao energia por unidade de massa fornecida ou retirada do fludo potncia consumida ou desenvolvida pela turbo-mquina.

Pode-se ento escrever a funo representativa do fenmeno:


f ( , , D, N , E ,W , Q , c ) = 0

Atravs do Teorema dos de Buckingham a funo pode ser simplificada para :

ND 2 ND gHm Q W , , , , =0 C N 2 D 2 ND 3 N 3 D 5
Onde : gHm 1 = 2 2 = CH N D Q 2 = = CQ ND 3 W 3 = = CW N 3D5

- coeficiente manomtrico coeficiente de vazo coeficiente de potncia nmero de Reynolds nmero de Mach

ND 2 4 = =R 5 =
ND =M c

Constata-se, porm que no estudo das mquinas de fluxo o emprego da , combinao dos adimensionais CW, CQ e CH, isto , o adimensional 3 ,
, 3 =

CW = CQ . C H

, mais importante que a utilizao de Cw, uma vez que 3 caracteriza a eficincia da turbo-mquina. Este adimensional denominado rendimento ( ) e considerada as perdas de potncia que ocorrem nas turbo-mquinas.

Cw W = (turbina) CQ CH HmQ

ou

QHm
W

(bomba)

Para mquinas hidrulicas ( as que operam com fludos incompressveis ) tem-se os seguintes fenmenos que iro permitir uma simplificao na anlise do escoamento: a) As mquinas operam com nmeros de Reynolds elevados ( regime turbulento ) e suas variaes no tem praticamente nenhuma influncia nos demais adimensionais, b) Devido ao fludo incompressvel, a velocidade do som ( c ) no um parmetro relevante na anlise do fenmeno. Portanto para o estudo das mquinas hidrulicas devem ser analisados os seguintes adimensionais CH, CQ e .

Para caracterizar o funcionamento de uma mquina hidrulica so feitos ensaios em laboratrio para a obteno de suas curvas caractersticas, isto , Hm = f ( Q ) e para caracterizar o funcionamento de uma famlia de mquinas hidrulicas dinamicamente semelhantes, levantam-se as curvas de CH = f ( CQ ) e = f ( Q ) conforme mostrado na Fig.3.

Hm W CH

(a)

(b)

CQ

Fig.4 - ( a ) Curvas caractersticas de uma bomba ( b ) Curvas de uma famlia de bombas semelhantes

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O equipamento ( ver fig.4 ) constitudo por: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. uma bomba centrfuga operando com rotao constante, N = Const. um manmetro na seco de sada de bomba; um vacumetro na seco de entrada de bomba; uma balana; uma vlvula de trs vias; um registro regulador de vazo; um ampermetro um voltmetro

6 - REGISTRO

5 - VLVULA DE TRS VIAS

7 AMPERMETRO & 8 - VOLTMETRO 2 - MANMETRO

3 - VACUMETRO

1.2 - MOTOR 4 - BALANA 1.1 - BOMBA

Fig. 5- Esquema da instalao com os equipamentos.

Fig. 6- Instalaes no laboratrio

A experincia consiste em levantar as curvas caractersticas da bomba centrfuga: Hm = f( Q ) e W = f ( Q ) atravs do seguinte procedimento: a) Vazo: Medir cinco valores de vazo pelo mtodo das pesagens, atravs do registro regulador de vazo ( sendo os valores extremos obtidos com o registro totalmente fechado e totalmente aberto ).

b) Carga Manomtrica Hm = Hs He Onde


Hs = He = Ps

+ +

s Vs2
2g

+ zs + ze

( carga tot al mdia na seco de sada da bomba) ( carga tot al mdia na seco de entrada da bomba)

2g com s = e = 1

Pe

e Ve2

Substituindo as equaes e os valores de , temos:

Vs2 Ve2 Hs- He= + +z -z 2g 2g s e Ps Pe Vs2 Ve2 Hm = + + h 2g 2g Ps Pe

Observaes:b1) As presses devero ser lidas no manmetro e no vacumetro. b2) As velocidades mdias sero obtidas a partir dos valores das vazes e dos dimetros da tubulao de entrada e sada da bomba. b3) A diferena de cotas ( h = zs instalao, conforme ANEXO-1.

ze ) ser medida na

c) Potncia consumida, conforme ANEXO-2


W = 3 U i cos

Onde : U = voltagem de alimentao do motor i = amperagem da linha cos = fator de potncia As leituras de U e i devero ser feitas no voltmetro e ampermetro existentes na instalao.

4 QUESTES PROPOSTAS a) Levantar as curvas caractersticas da bomba. b) Levantar as curvas representativas semelhantes ensaiada. das bombas dinamicamente

c) A bomba que foi ensaiada com gua destinada a transportar leo de peso especfico = 800 kgf/m3 temperatura = 20C. Traar as curvas caractersticas que se alteram com a mudana de fludo. d) Levantar as curvas caractersticas de uma bomba ( prottipo ) dinamicamente semelhante ensaiada ( modelo ) com DP = 1/3 DM e NP = 2NM, para o mesmo fludo. 5 - BIBLIOGRAFIA Citar a bibliografia utilizada.

ANEXO 1
MTODO GERAL DE MEDIO DO h (DIFERENA DE COTAS zs ze ) EM FUNO DO POSICIONAMENTO E DAS RESPECTIVAS INDICAES EM MANMETROS METLICOS

(3 EXPERINCIA - ESTUDO DAS BOMBAS )

MANMETRO DE
SAIDA

MANMETRO DE
(VACUMETRO)
ENTRADA

Ms

Me

h = zs ze

10

ANEXO 2 (3 EXPERINCIA - ESTUDO DAS BOMBAS ) ENSAIO DE BOMBA HIDRAULICA ACIONADA POR MOTOR ELTRICO

Na determinao da potncia fornecida ao eixo de acionamento de uma bomba por um motor eltrico necessrio medir as grandezas eltricas envolvidas e conhecer a curva para o rendimento do motor. Apresenta-se a seguir alguns conceitos envolvidos e um roteiro para clculo dessa potncia no eixo, denominada Potncia til ( Ptil ), considerando-se conhecidas as curvas caractersticas para o motor eltrico [Fator de Potncia (cos ), Rendimento ( ) ].

Fig. 1- Curvas caractersticas tpicas de motores eltricos de induo trifsicos (Ref. : Manual de Motores Eltricos WEG)

Descrio abreviada sobre as Potncias Eltricas envolvidas:


11

Potncia Ativa ( Pativa ): Aquela que convertida em trabalho mecnico Determinada atravs do watmetro ( kW ) Potncia Reativa ( Preativa ): Utilizada para produzir campos magnticos ( no produz trabalho ) Potncia Aparente ( Paparente ): Resulta da soma vetorial das potncias ativa e reativa. Determinada atravs das leituras de um Ampermetro e de voltmetro ( kVA ) Circuitos Monofsicos: Paparente = U . i Circuitos Trifsicos: Paparente = U . i . 3 Fator de Potncia ( cos ): Determinado pela relao entre potncia ativa e potncia aparente: cos = Pativa / Paparente

Pativa

Paparente

Preativa
Fig.2- Fator de potncia

Rendimento do motor eltrico: Rendimento = Ptil / Pativa Roteiro de clculo para o relatrio de bombas:

12

1) medidas eltricas:

U = Tenso eltrica i = Corrente eltrica Pativa = Potncia medida com o watmetro


2) Clculo da Potncia Aparente:

Paparente = U. i . 3
3) Clculo do Fator de Patncia:

Cos = Pativa / Paparente


4) Determinao do Rendimento do motor eltrico utilizando-se o fator de potncia (Utilizaremos a seguinte aproximao, conforme Grfico tpico da Fig. 1) : Rendimento eltrico numericamente igual ao fator de potncia.

Cos = Pativa / Paparente


= Potncia medida com o watmetro / U. i . 3

5) Determinao da Potncia til:

Ptil = Rendimento eltrico x Pativa


6) Determinao do Rendimento da Bomba:

x Pativa

= Rendimento da bomba = W/ Ptil

Onde W a potncia fornecida ao fluido pela bomba ( W = Q H)

= Rendimento da bomba = Q H / Ptil

13

S-ar putea să vă placă și