Sunteți pe pagina 1din 10

PROJETO DE UM PROTTIPO SUSTENTVEL

117

PROJETO DE UM PROTTIPO SUSTENTVEL


Lvia Ferraz Damasceno
Arquitetura urbanista pela Unesp-Bauru, e-mail: iaia_ferraz@hotmail.com

Rosane Aparecida Gomes Battistelle


Docente do Departamento de Engenharia Civil e do Curso de Ps-graduao em Engenharia de Produo, Unesp-Bauru, e-mail: rosane@feb.unesp.br

Maria Fernanda Nbrega dos Santos


Arquiteta urbanista, mestranda em Engenharia de Produo na rea de Gesto Ambiental pela Unesp-Bauru. Bolsista do CNPq, e-mail: mfnsantos@yahoo.com.br

Francisco Antonio Rocco Lahr


Docente do Departamento de Engenharia de Estruturas e da Ps-graduao da Engenharia de Materiais, Interunidades, EESC-USP, So Carlos, e-mail: frocco@sc.usp.br

Resumo
A construo civil tem se destacado como rea promissora em relao busca da sustentabilidade, pois possibilita assimilar tanto tecnologias mais limpas quanto materiais mais sustentveis. Desse modo, algumas empresas esto destinando ateno especial a essa possibilidade, como as cooperativas de reciclagem de resduos plsticos, papel, borracha e alumnio, e arquitetos e engenheiros, com sua capacidade tcnica, vm aplicando materiais alternativos em seus projetos. As universidades tambm tm incentivado os conceitos de sustentabilidade junto comunidade universitria. Assim, o objetivo deste trabalho o desenvolvimento de um projeto para uma habitao ecolgica, na qual proposta a utilizao de materiais e tcnicas de construo sustentveis, desenvolvidos pelos discentes e docentes dos cursos de Arquitetura, Engenharia de Produo, Engenharia Civil e Desenho Industrial da Unesp, Bauru. O resultado apresentado na forma de pranchas arquitetnicas, com a descrio das tcnicas construtivas empregadas. Palavras-chave: arquitetura sustentvel, materiais de construo, chapas de partculas.

Introduo
Na atualidade, o aumento da populao, aliado ao processo crescente de urbanizao, tem evidenciado os problemas ambientais, como a crise energtica, os padres insustentveis de consumo da sociedade e os impactos da gerao e descarte dos resduos slidos. Paralelamente, observase que as questes ambientais so cada vez mais discutidas nos meios poltico, social e, principalmente, acadmico. Os ndices de poluio apresentam-se cada vez mais alarmantes nas cidades, tanto pelas contribuies atmosfricas da frota de carros, quanto pelo acmulo de resduos nas vias pblicas, terrenos baldios, rios e fundo de vales, que no so enviados para o correto descarte final. Ou, mesmo, pela produo desenfreada de materiais sintticos, como os produtos descartveis, que ao final de sua vida til so rejeitados na ntegra, contribuindo para o crescente aumento dos resduos.

Outro aspecto que colabora para esse panorama a explorao dos recursos naturais (como o petrleo e a gua potvel) sem o devido planejamento, que tambm traz como consequncia ambiental o incremento exponencial de resduos industriais. Segundo John (2000), no modelo adotado por nosso processo de industrializao, os resduos sempre so gerados na produo de bens de consumo, e ao final de sua vida til apresentam-se em quantidades superiores aos produtos desenvolvidos. Em relao ao setor da construo civil, GauzinMller (2002) comenta a margem muito significativa de participao desse empreendimento na degradao ambiental. De acordo com o pesquisador, a fase de construo e sua vida til consomem mais de 50% dos recursos naturais extrados e 40% de toda a energia produzida no planeta.

Minerva, 6(2): 117-125

118

DAMASCENO ET AL.

Em contrapartida, segundo Cincotto (1988), esse mesmo setor est apto a empregar grande diversidade de materiais descartados durante as diferentes etapas de construo e uso, podendo, assim, incorporar vrios resduos (desde que viveis tecnologicamente) e oferecer uma alternativa para minimizar os danos ambientais. A motivao bsica deste trabalho est sintetizada na tentativa de englobar alguns trabalhos cientficos previamente desenvolvidos na Unesp de Bauru, nas reas de Resduos, Materiais de Construo e Sustentabilidade, a fim de apresentar uma aplicao conjunta desses materiais. Para tanto, foi elaborado um projeto de uma habitao diferenciada, para a qual proposto o uso de materiais e tcnicas de construo mais sustentveis, empregando diferentes materiais compostos de resduos, a fim de minimizar a utilizao de materiais impactantes e otimizar o uso de gua e energia. No entanto, importante salientar que esta pesquisa estritamente terica, no apresentando qualquer experimento, salvo os testes de caracterizao do solo na regio indicada para sua futura instalao, a fim de sugerir uma fundao mais adequada.

Funo: no interior da universidade este local poder ser utilizado para pequenas reunies de trabalho, biblioteca especfica de construes sustentveis ou uma rea de descanso para professores visitantes. Tambm poder servir como habitao para atender a trs pessoas.

importante ressaltar que foram realizados estudos de orientao solar para a correta implantao do prottipo, a fim de aproveitar eficientemente a iluminao natural e ofereceer qualidade trmica e salubridade aos ambientes propostos. Classificao do solo O estudo do solo, conforme Zimback (2003), tem por objetivo determinar as caractersticas do solo e classificlo, estabelecendo, assim, seu comportamento para diferentes aplicaes. Para este trabalho, foram colhidas amostras do solo na rea sugerida para a futura instalao do projeto. Aps as anlises, os resultados constataram que o solo possui 69% de areia, 23% de silte e 8% de argila. Desta forma, o solo do local est constitudo por uma areia fina argilosa residual de arenito, com caracterstica colapsvel (Ferreira, 1991), apropriado para a fabricao de adobes e de solo-cimento. Segundo pesquisas anteriores de Faria (2000) e Neves (2000), o melhor solo para a confeco dos tijolos de adobe aquele que apresenta um trao de cerca de 70% de areia e 30% de argila. Tipo de fundao A partir da anlise realizada com o solo local (considerando-se sua formao e propriedades) e tendo por base as experincias de construes realizadas no entorno e as caractersticas do projeto em questo, optouse pela fundao do tipo sapata corrida de solo-cimento com a insero de resduos de garrafas PET. O material foi testado por Carbonieri (2002) na pesquisa sobre reciclagem de garrafas PET em frma de fibras, para reforo de solos colapsveis. Foram utilizadas fibras de formato retangular com dimenses de 2,5 mm por 40 mm. Os resultaram demonstraram que a adio dessas fibras proporcionou acrscimo na resistncia do solo com aumento de sua ductilidade e queda em seu valor de ruptura. A autora constatou que a porcentagemlimite de fibras inseridas no solo deveria ser de 1% de PET, acrescidos 9% de cimento (Figura 2). Tijolos de adobe O adobe consiste numa tcnica milenar de preparo com terra crua, preferencialmente com solo arenoso, que deve ser umedecido e moldado juntamente com as fibras naturais (capim, palha, resduos de celulose, cinzas de madeira, esterco animal, etc.) ou artificiais (cal, resduos de garrafa PET, embalagens Tetra Pak, cimento, gesso, betume, etc.) em frmas, geralmente, de madeira. Essa mistura compactada a golpes e, logo em seguida, os

Objetivo
Visando contribuir com as metas do desenvolvimento sustentvel, o objetivo deste trabalho desenvolver um projeto de habitao ecolgica, na qual sero empregados materiais e tcnicas construtivas considerados de baixo impacto ambiental. Os resultados sero apresentados por meio de desenhos tcnicos e imagens de simulaes em 3D. Alm disso, busca-se demonstrar a viabilidade construtiva e econmica da edificao proposta.

Desenvolvimento do Trabalho
Este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira se constituiu no levantamento dos materiais a serem aplicados na construo do projeto e na elaborao dos desenhos tcnicos, assim como das imagens de simulao do prottipo em 3D. A segunda etapa se constituiu no desenvolvimento do projeto do teto verde e do sistema de capitao e reaproveitamento de guas pluviais. Alguns detalhes de acabamento (como pergolados, maanetas e beirais) foram incorporados ao projeto. O projeto est apresentado na forma de desenhos tcnicos e imagens de simulaes do prottipo em 3D, desenvolvidos nos programas AutoCAD, Google SketchUp e 3D Studio MAX, tendo como ficha tcnica:
l l

l l

Destino: prottipo de uma habitao de um pavimento para trs pessoas. Localizao: Av. Edmundo C. Coube, Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, na rea situada atrs dos Laboratrios da Engenharia, Figura 1. Superfcie do lote: aproximadamente 238 m de rea disponvel. Superfcie a ser construda: 102 m de rea total e 53 m de rea interna.

Minerva, 6(2): 117-125

PROJETO DE UM PROTTIPO SUSTENTVEL

119

blocos so extrados, permanecendo um perodo na sombra e depois ao sol, para a secagem completa. Os materiais adicionados ao barro (estabilizadores) tm a funo de garantir homogeneidade mistura, melhorando sua resistncia ao impacto e diminuindo o aparecimento de fissuras e retrao durante a secagem. Neste projeto, ser utilizada a tcnica para confeccionar tijolos de adobe descrita no trabalho de Battistelle (2002), sendo misturado ao barro o resduo proveniente do processo de fabricao de celulose e papel, em diferentes porcentagens. Os compsitos originados dessa mistura apresentam maior liga e menor retrao, saindo com maior facilidade das frmas de madeira sem o esfarelamento de suas bordas. A quantidade de estabilizante inserido na mistura deve ser de no mximo 25%. Estruturas de bambu O bambu um dos materiais usados pelo homem desde a mais remota antiguidade, seja para construir sua casa, para se alimentar ou mesmo em artesanatos, produzindo objetos de uso domstico (de cestas a mveis), entre muitas outras aplicaes (Pereira & Beraldo, 2007). Como o campus da Unesp de Bauru possui uma plantao de diferentes espcies em seu campo experimental

agrcola, optou-se pelo bambu da espcie Dendrocalamus giganteus (Figura 3), conhecido como bambu-gigante, que ser utilizado no projeto:
l l l l

cobertura do projeto, como base para o teto jardim, beiral e forrao da platibanda; estrutura para sustentar a cobertura; delimitao da rea da casa (fechamento); calhas e estrutura de sustentao para o equipamento de tratamento das guas pluviais coletadas pelo teto jardim; construo de alguns detalhes como as maanetas, o pergolado e o gradil da varanda.

A cobertura (Figura 4) ser estruturada para receber um jardim, assim, os bambus devero ser colocados lado a lado e unidos com outros bambus cortados ao meio. A unio dever ser realizada com parafuso, para evitar o rompimento das peas. Essa laje de bambu ser parafusada nas vigas que se apoiam nos pilares locados nos cantos internos de cada cmodo. As vigas e os pilares tambm sero de bambu. Paralelamente, ser montado um beiral de aproximadamente 80 cm de projeo, que servir de proteo para as paredes de adobe.

Fundeb

Acesso

rea de implantao Lab. Eng. I Lab. Eng. II N Av. Edmundo Carrijo Coube

Figura 1 Localizao do prottipo no interior do campus da Unesp-Bauru. Fonte: Damasceno (2009).

Figura 2 Amostras das fibras utilizadas na moldagem dos corpos-de-prova, com fibras de PET. Fonte: Carbonieri (2002). Minerva, 6(2): 117-125

120

DAMASCENO ET AL.

Figura 3 Detalhe das moitas de bambu da espcie Dendrocalamus giganteus no campus da Unesp, Bauru. Fonte: Santos (2006).

Platibanda de chapas

Cobertura 1

Cobertura 2

Beiral de bambu

Pergolado de bambu

Cobertura 3

Figura 4 Vista superior da cobertura do prottipo. Fonte: Damasceno (2009).

Chapas de partculas As chapas de partculas so chapas compostas de aglomerados oriundos de diferentes materiais, que podem ser rejeitos ou no das indstrias, da construo civil e at mesmo da natureza (fibras e cascas). Esses materiais tambm podem estar misturados a outros produtos. Podese mencionar alguns exemplos de resduos que so utilizados para a produo dessas chapas, como os das embalagens Tetra Pak, garrafas PET, fibras de vidro, bagao da canade-acar, bambu, dentre outros. Essas chapas so destinadas a diferentes aplicaes na construo civil, sendo utilizadas como vedaes, forros, divisrias e para a produo de mobilirio. As chapas baseiam-se em materiais cujas caractersticas so semelhantes a alguns j utilizados, como o compensado e o MDF (Medium Density Fiberboard) ou a chapa de fibras de madeira de mdia densidade, conforme apresentado por Lahr (2008). Dois tipos diferentes de chapas desenvolvidas na Unesp sero utilizados neste trabalho:

As chapas estudadas por Miyazato (2007), compostas por resduos de celulose, provenientes da Indstria Votorantin Celulose e Papel, adicionadas ao refugo das embalagens cartonadas do tipo Tetra Pak (polietileno e alumnio). As chapas desenvolvidas por Santos (2006), compostas por resduos de celulose, adicionadas s fibras das folhas caulinares do bambu triturado da espcie Dendrocalamus giganteus, como mostra a Figura 5.

Estas chapas sero utilizadas para a produo dos seguintes itens:


l

l l l

mdulos pr-moldados para a cobertura, espcie de caixotes que estaro apoiados na base de bambu e que recebero o jardim da cobertura; portas divisrias dos ambientes, todas de correr; janelas e esquadrias que seguram o vidro e o pano externo, para barrar a luz incidente; proteo da platibanda, que funcionar como uma forrao para a mesma.

Minerva, 6(2): 117-125

PROJETO DE UM PROTTIPO SUSTENTVEL

121

Teto jardim O teto jardim, tambm conhecido como telhado verde, tem por princpio a construo de um jardim sobre a superfcie de uma cobertura (laje), seja ela de uma construo residencial, comercial ou industrial. Esta tcnica bastante antiga, embora no seja muito disseminada, podendo ser encontrada tanto em pases de frio intenso (Europa, Estados Unidos e Canad) quanto em locais onde o calor predomina (Amrica Central). O principal objetivo do teto jardim (Figura 6), neste projeto, o de testar uma nova tcnica de sustentao da vegetao, pois ser utilizada uma combinao de materiais: chapas de partculas fabricadas a partir da reciclagem das embalagens de Tetra Pak e celulose, tendo um papel de base sobre os bambus (mdulos prelaborados). O telhado proposto composto por barras de bambu, lona plstica, bandejas elaboradas com as chapas, uma camada de pedrisco mdio para drenagem e, sob estes, aproximadamente 20 cm de terra. Para a vegetao, importante que a espcie no cresa demasiadamente, possua razes curtas e se comporte bem exposio direta do sol e chuva (Figura 7). As barras de bambu devero ser colocadas lado a lado e unidas com parafuso, para evitar o rompimento das peas. Essa laje de bambu ser parafusada nas vigas tambm de bambu. Paralelamente, ser montado um beiral de aproximadamente 80 cm de projeo. Sobre a laje sero usadas as bandejas de chapas (Tetra Pak e celulose). Com relao ao sistema de captao de gua a ser instalado neste projeto, deve-se optar pelo mesmo modelo proposto por Vecchia et al. (2006), sendo que os coletores sero modificados, ou seja, tambm devero ser utilizadas barras de bambus (Figura 8), alm de um tanque de armazenamento. A concepo do espao A idia inicial da diviso dos espaos teve o propsito de tornar o projeto menos rgido, sem uma funo obrigatria. Assim, poder ser utilizado no s como

residncia, mas tambm para qualquer outro tipo de uso que seja conveniente (biblioteca ou sala de reunies). O ordenamento do espao obedece ao seguinte aspecto: a entrada se faz pela varanda frontal, ou seja, pela face sul (Figura 9). A partir da varanda se acessa a copa, que faz a conexo da cozinha com a sala. Ela tambm funciona como varanda, pois est numa rea externa a casa. Apesar de externa, porm, essa rea coberta por um pergolado revestido com chapas de policarbonato e vegetao. A varanda tambm poder ser fechada por um sistema de parede-porta, constitudo pelas chapas de Tetra Pak e celulose que esto fixadas de maneira a poderem correr de um lado a outro, funcionando como portas corredias (Figura 10). A cozinha, localizada do lado direito da copa (do ponto de vista da entrada da casa), separada desta tambm pelo sistema de parede-porta, que, quando aberta, permite a integrao de ambos os ambientes. Do lado esquerdo da copa est o setor sala/quarto/ banheiro. A separao, neste caso, se faz por uma parede de adobe que contm uma porta de correr simples, para acesso ao ambiente, e um pano de vidro que integra visualmente a sala e a copa. Essa estrutura se faz necessria para o caso de a copa ficar aberta. Neste bloco sala/quarto/ banheiro tambm est presente o sistema parede-porta, porm, somente entre o quarto e a sala. Ou seja, quando necessrio, ser possvel integrar essas reas correndose as chapas para detrs da parede do banheiro, transformando a sala e o quarto num nico ambiente. O esquema de distribuio dos cmodos pode ser melhor visualizado na Figura 11, que contempla o layout interno da residncia. Resumidamente, no projeto sero utilizados os seguintes materiais e tcnicas construtivas:
z

Fundao: sapata corrida feita de solo-cimento com adio de fibras de garrafa PET, opo empregada para reduzir a quantidade de cimento e reciclar o plstico, j que ambos so produtos que carregam altos valores de energia incorporada, alm de serem muito poluentes.

Figura 5 Diferentes chapas de partculas com rejeitos agroindustriais. Fonte: Santos (2006).

Minerva, 6(2): 117-125

122

DAMASCENO ET AL.

l l

l l

Estrutura: todas as paredes externas sero de adobe. A terra dever ser retirada no prprio local (poder ser a terra que sobrar da escavao das fundaes e do prprio nivelamento do terreno), j o estabilizante ser obtido com as fibras presentes no resduo de celulose e papel. Divises internas: confeccionadas com chapas de partculas. Piso: a base ser em solo-cimento com adio de garrafa PET, que depois de seca receber uma aplicao de impermeabilizante acrlico transparente como revestimento, de forma a facilitar a visualizao do resduo na mistura. Janelas e portas: tambm produzidas com chapas (celulose e bambu). Teto: a estrutura do teto ser toda projetada em bambu. Sobre ele sero dispostas chapas (celulose com Tetra

l l

Pak) que serviro de apoio para o teto jardim; o beiral para proteger o adobe tambm ser constitudo de bambu; a platibanda ser forrada com a chapa, tambm para proteger a parede de adobe da ao das intempries. Captao de guas pluviais: sistema adaptado com canos de bambu. Detalhes: as maanetas, gradis e pergolados sero confeccionados com bambu.

Custo da edificao Uma estimativa do custo da mo-de-obra e dos valores dos materiais necessrios para realizar a construo do projeto proposto perfaz um total de aproximadamente R$ 21.000,00 (Tabela 1). Nesse montante no esto consideradas as etapas de limpeza do terreno, servio de terraplenagem, bem como colocao das peas sanitrias.

Figura 6 Esquema de implantao do teto jardim, ou telhado verde. Fonte: Damasceno (2009).

Calha captao gua da chuva

Cobertura do beiral com Legenda: chapa de policarbonato Camada terra

Camada seixos Camada lona Chapa partculas Camada bambu


Pilar de bambu que sustenta a cobertura Todas as unies entre os bambus e a viga so feitas com parafuso Bambu de d = 15 cm que atua como viga de apoio para os bambus menores i = 3%

Figura 7 Detalhe do teto jardim e do beiral. Fonte: Damasceno (2009).

Minerva, 6(2): 117-125

PROJETO DE UM PROTTIPO SUSTENTVEL

123

Canos coletores em bambu

Encaixe do tipo boca de peixe

Amostradores em bambu

Figura 8 Proposta de calha e amostradores de bambu para a captao das guas da chuva. Fonte: Damasceno (2009).

Figura 9 Perspectiva da entrada e fachada principal da residncia. Fonte: Damasceno (2009).

Figura 10 Perspectiva da varanda e rea de servio da residncia. Fonte: Damasceno (2009).

Minerva, 6(2): 117-125

124

DAMASCENO ET AL.

Figura 11 Esquema do layout interno da edificao com mobilirio. Fonte: Damasceno (2009). Tabela 1 Levantamento dos materiais e custos da edificao proposta. Fonte: Damasceno (2009).

Especificao dos materiais propostos


3

Quant

Unid kg

Preo unid 0,43

Total 397,32

Fundao sapata corrida com 7,4 m de volume feita de solo-cimento e fibras 924 de garrafa PET, sendo utilizado 9% de cimento (nico material a ser comprado). A densidade do cimento de 1400 kg/m3 Contrapiso com 8,16 m3 de solo-cimento com fibras de garrafa PET. 9% de 1036 cimento equivale a 0,74 m3 do material. Sendo d = 1400 kg/m3, sero necessrios 1036 kg de cimento Paredes estruturais de adobe com resduos de celulose e papel 116,05 Divises internas, portas e janelas (folha macia) de chapa-de-partculas com 35 resduos de Tetra Pak e celulose, considerando -se uma sobra para batentes e possveis perdas (total de 28,57 m2 arredondados para 35 m2) Esquadrias de chapa-de-partculas com resduos de Tetra Pak e celulose (7 unid.) Chapas de partculas para segurar o vidro e para o acabamento dos trilhos 20 Vidro 12 Cobertura verde Bambu 300 Mdulos pr-elaborados de chapa de partcula de Tetra Pak 41 Pedrisco 2,3 Lona plstica 85 Terra (substrato) 5,7 Vegetao grama amendoim 30 Cobertura de chapas de partculas de Tetra Pak para platibanda 35 Revestimento com azulejo esmaltado liso no banheiro e na cozinha, com 58,5 100% de revestimento 2 Revestimento do piso (102 m ) com impermeabilizante acrlico transparente 2 (Vedacil Aqua, da Vedacit), sendo que 1 litro rende 8 m2 por demo (sero aplicados aprox. 2 demos); cada balde contm 18 litros Mo-de-obra para a edificao geral com base em entrevista com pedreiros 52,46 Kit de captao da gua da chuva proveniente do telhado verde (valor 1 aproximado) Total parcial Instalao eltrica: corresponde a 5% do total da obra 0,05 Instalao hidrulica: corresponde a 5% do total da obra 0,05 Detalhes como parafusos, colas, venenos para proteo do bambu, rejuntes: 0,1 10% do valor total da obra Total aproximado

kg m2 m2

0,43 8,82

445,48 308,7

m2 m2 m2 2 m m2 m2 m2 m2 m2 baldes m
2

8,82 30 8,82 66 1,5 70 4 8,82 14 89 200 2500 17145,52 17145,52 17145,52

176,4 360 361,62 151,8 127,5 399 120 308,7 819 178 10492 2500 17145,52 857,276 857,276 1714,552 20574,624

Minerva, 6(2): 117-125

PROJETO DE UM PROTTIPO SUSTENTVEL

125

Consideraes Finais
Este trabalho prope o desenvolvimento de um projeto de habitao ecolgica com aplicao de materiais alternativos que, quando no so inteiramente naturais (bambu, adobe ou a prpria a cobertura), so constitudos por produtos reciclados, como as chapas e o solo-cimento com garrafas PET. Obviamente, no foi possvel realizar um projeto com 100% de materiais no impactantes, pois quando se trata da construo civil sempre ser empregado um material tido como no sustentvel, como, por exemplo, o uso do cimento como aglomerante, que neste projeto foi utilizado em pequena quantidade para produzir o solocimento, ou mesmo a resina uria-formaldedo, o adesivo mais empregado para a produo das chapas. importante salientar que a aplicao de uma resina transparente na base de solo-cimento com resduos de garrafa PET foi proposta com o objetivo no somente de proteger o pavimento, mas tambm de deixar vista o piso para ser avaliado, posteriormente, no ambiente universitrio em uso. Outra mudana realizada foi o emprego de dois tipos de chapas. Internamente foi aplicada a chapa desenvolvida por Santos (2006), com resduos de bambu e celulose. Externamente, porm, ser usado o material desenvolvido por Miyazato (2007), que apresenta timas caractersticas impermeabilizantes, uma vez que as embalagens Tetra Pak possuem o plstico e o alumnio como componentes de seus produtos, o que fornece melhor desempenho e durabilidade diante dos agentes climticos. Como enfatizado anteriormente, este um trabalho exclusivamente terico, feito com base em levantamentos bibliogrficos, experincias profissionais de projetos de pesquisas j realizados na Unesp de Bauru e um pouco de imaginao. A prxima etapa ser a construo desse prottipo no interior da universidade, que servir de grande laboratrio prtico para alunos e professores, que podero desenvolver novas pesquisas no que diz respeito ao teto jardim, construo com terra, uso do solo-cimento, captao de gua da chuva, entre outros.

Referncias Bibliogrficas
BATTISTELLE, R. A. G. Anlise da viabilidade tcnica do resduo da indstria de celulose e papel em tijolos de adobe. 2002. Tese (Doutorado) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade So Paulo, So Carlos. CARBONIERI, A. M. O. Reciclagem de garrafas PET em frma de fibras para reforo de solos. 2002. Trabalho (Graduao) Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Bauru. CINCOTTO, M. A.. Utilizao de subprodutos e resduos na indstria da construo civil. In: INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS DO ESTADO DE SO PAULO. Tecnologia de edificaes. 1. ed. So Paulo: Construtora Lix da Cunha S.A/ PINI/ IPT, Diviso de Edificaes, 1988. p. 71-74. (Coletnea de Trabalhos).

DAMASCENO, L. F. Arquitetura ecolgica: proposta de uma aplicao de materiais sustentveis. 2009. 130 f. Relatrio (Projeto de Iniciao Cientfica, Fapesp n 07/57361-4) Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Bauru. FARIA, O. B. Utilizao alternativa de macrfitas aquticas: um estudo de caso na represa de Salto Grande (Americana-SP). 2000. Projeto (Pesquisa para o Exame de Qualificao de Doutorado) Centro de Recursos Hdricos e Engenharia Ambiental, Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade So Paulo, So Carlos. FERREIRA, C. V. Caracterizao geotcnica do solo residual de arenito da cidade de Bauru-SP . 1991. Dissertao (Mestrado) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade So Paulo, So Carlos. GAUZIN-MULLER, D. Arquitectura ecolgica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002. JOHN, V. M. Reciclagem de resduos na construo civil contribuio metodologia de pesquisa e desenvolvimento. 2000. 102 f. Tese (Livre-docncia) Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo. LAHR, F. A. R. Produtos derivados da madeira. Snteses dos trabalhos desenvolvidos no Laboratrio de Madeiras e de Estruturas de Madeira, SET-EESC-USP, no mbito do Programa Interunidades Cincia e Engenharia de Materiais. So Carlos: EESC, 2008. MIYAZATO, T. Placas para forro habitacional compostas de resduos com embalagens cartonadas: uma alternativa construo civil. 2007. Relatrio (Projeto de Iniciao Cientfica) Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Bauru. NEVES, C. M. M. A terra como material de construo, ensaios de campo e de laboratrio. In: JORNADA IBEROAMERICANA DE DISEO Y CONSTRUCCIN DE VIVIENDA POPULAR CONSIDERANDO CONDICIONES SSMICAS, 1., 2000, Guatemala. Resumo Guatemala: Rede Habiterra, 2000. PEREIRA, M. A. R.; BERALDO, A. L. Bambu de corpo e alma. Bauru: Canal 6, 2007. SANTOS, M. F. N. Arquitetura sustentvel: utilizao de resduos industriais e fibras vegetais na construo civil. 2006. Relatrio (Projeto de Iniciao Cientfica) Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Bauru. VECCHIA, F. A. S.; ARANTES, D.; LIMA, M. P. Avaliao do comportamento trmico de coberturas verdes leves (CVLs) aplicada aos climas tropicais. So Carlos: EESC, USP. Disponvel em: <http://www.shs.eesc.usp.br/pessoal/ docentes/pesquisas/14/tetoverde/index.html> Acesso em: 17 set. 2008. ZIMBACK, C. R. L. Levantamento de solos. Grupo de Estudos e Pesquisas Agrrias Georreferenciadas (GEPAG), Faculdade de Cincias Agronmicas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Botucatu, 2003.
Minerva, 6(2): 117-125

S-ar putea să vă placă și