Sunteți pe pagina 1din 3

Resumo de Sistemas Operacionais I

1 Histrico dos Sistemas Operacionais A evoluo do software dos computadores, especialmente os sistemas operacionais (SO), est relacionada ao desenvolvimento de equipamentos cada vez mais velozes, menores no tamanho e com custo cada vez menor, e necessidade de aproveitamento e controle desses recursos. Primeira Fase: Valvulados utilizados para clculos balsticos muito grandes e pesados, utilizado em universidades e tambm rgos militares. Segunda Fase: Transistor, mais rpidos e confiveis, memrias magnticas, menor tamanho maior armazenamento. Surgimento do Assembly, Execuo de programas batch (IBM 7094). Terceira Fase: CIs e Microprocessadores (IBM360, DEC PDP-8), evoluo dos processadores de E/S, possibilidade de compartilhamento de memria e da multiprogramao; Substituio das fitas por discos, possibilidade de alterar a ordem de submisso dos programas batch (spooling). Surgimento do SO UNIX (1969). Quarta Fase: Miniaturizao e barateamento, surgimento do PC e do SODOS, Sistemas multiusurios e multitarefa permitindo a execuo de tarefas concorrentes. Equipamentos com mltiplos processadores, processadores vetoriais e diversas tcnicas de paralelismo em diferentes nveis(multiprocessamento); Crescimento das redes de computadores, surgimento de SOs de rede. Quinta Fase:Grandes avanos de hardware (microeletrnica), software e telecomunicaes processadores e memrias cada vez menores e mais baratos;Processamento distribudo em sistemas operacionais;Novas interfaces homem/mquina linguagens naturais, sons e imagens;Sistemas multimdia, bancos de dados distribudos e inteligncia artificial. Sexta Fase:Crescimento de novas tecnologias;Novas arquiteturas paralelas;Maior avano em sistemas multimdia, bancos de dados distribudos, inteligncia artificial;Processadores e sistemas operacionais voltados a sistemas embarcados; 2 Conceitos Bsicos SO um conjunto de rotinas executado pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usurios. Sua funo gerenciar o compartilhamento de recursos como processadores, memrias e dispositivos de E/S. Sem o SO o usurio deveria conhecer profundamente o hardware, o que tornaria o trabalho lento e suscetvel a erros. Linguagem de mquina: Todo computador possui um conjunto de instrues que seu processador capaz de executar. Essas instrues so representadas por seqncias de bits, normalmente limitadas pelo nmero de bits do registrador principal da CPU. 3 Funes Bsicas do SO Facilidade de acesso aos recursos do sistema. Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida.

4 Tipos de Sistemas Operacionais SO podem ser classificados como: Monoprogramveis/Monotarefa Os primeiros sistemas operacionais eram voltados para a execuo de um nico programa. Desta forma qualquer outra aplicao deveria aguardar o trmino do programa corrente! Os sistemas monoprogramveis se caracterizam por permitir que o processador, a memria e os perifricos permaneam exclusivamente dedicados execuo de um nico programa. Multiprogramveis/Multitarefa
1

Neste tipo de sistema, os recursos computacionais so compartilhados entre os diversos usurios e aplicaes. Enquanto um programa espera por uma operao de leitura ou gravao em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo. Neste caso,podemos observar o compartilhamento de processador e de memria. Principal vantagem: a reduo do tempo de resposta das aplicaes processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicaes. Desvantagem: Apesar de mais eficientes que os monoprogramveis, so de implementao muito mais complexa e exigem mais recursos. Classificao quanto ao nmero de usurios: o Monousurios:H apenas um nico usurio interagindo com o sistema; existe a possibilidade da execuo de diversas tarefas ao mesmo tempo como a edio de um texto, uma impresso e o acesso Internet. o Multiusurios:So ambientes interativos que possibilitam diversos usurios conectarem-se ao sistema simultaneamente.

Sistemas Batch Os sistemas batch foram os primeiros tipos de sistemas operacionais multiprogramveis a serem implementados na dcada de 1960. Os programas, tambm chamados de jobs, eram submetidos para execuo atravs de cartes perfurado se armazenados em disco ou fita, onde aguardavam para serem processados. Sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) Permitem que diversos programas sejam executados a partir da diviso do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). Caso a fatia de tempo no seja suficiente para a concluso do programa, esse interrompido pelo sistema operacional e substitudo por outro, enquanto fica aguardando por uma nova fatia de tempo. Sistemas de tempo real (real-time) So implementados de forma semelhante dos sistemas de tempo compartilhado. A diferena o tempo de resposta exigido no processamento das aplicaes. Tempos de resposta devem estar dentro de limites rgidos, que devem ser obedecidos, quando bem projetados, podem ser bastante eficientes, caso contrrio poder ocorrer problemas irreparveis. Nestes sistemas no existe a ideia de fatia de tempo. Um programa utiliza o processador o tempo que for necessrio ou at que aparea outro mais prioritrio. Sistemas com Mltiplos Processadores Os sistemas com mltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais CPUs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem desse tipo de sistema permitir que vrios programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador. Sistemas fortemente acoplados (tightlycoupled) Existem vrios processadores compartilhando uma nica memria fsica (shared memory) e dispositivos de entrada/sada, sendo gerenciados por apenas um sistema operacional. Em funo destas caractersticas, os sistemas fortemente acoplados tambm so conhecidos como multiprocessadores. Sistemas fracamente acoplados (loouselycoupled)
2

Caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados atravs de linhas de comunicao. Cada sistema funciona de forma independente, possuindo seuprprio sistema operacional e gerenciando seus prpriosrecursos. Podemos dividir os sistemas fracamente acoplados em sistemas operacionais de rede e sistemas distribudos.

5 Conceitos de Hardware e Software Um sistema computacional um conjunto de circuitos eletrnicos interligados, formado por processadores, memrias, registradores, barramentos, monitores de vdeo, discos magnticos, alm de outros dispositivos fsicos. Todos manipulam dados na forma digital, o que proporciona uma maneira confivel de representao e transmisso de dados. Os componentes de um sistema computacional so agrupados em 3 subsistemas bsicos, as unidades funcionais: processador ou unidade central de processamento, memria principal e dispositivos de entrada/sada. Estes subsistemas esto presentes em qualquer tipo de computador digital, independente da arquitetura ou fabricante. Processador ou UCP (Unidade central de processamento) Gerencia todo o sistema computacional controlando as operaes realizadas por cada unidade funcional. A principal funo do processador controlar e executar instrues presentes na memria principal, atravs de operaes bsicas como somar, subtrair, comparar e movimentar dados. Memria Principal o local onde so armazenados instrues e dados. A memria composta por unidades de acesso chamadas clulas, sendo que cada composta por um determinado nmero de bits. O bit a unidade bsica de memria, podendo assumir o valor lgico 0 ou 1. Atualmente, a grande maioria dos computadores utiliza o byte (8 bits) como tamanho de clula. Podemos concluir, ento, que a memria formada por um conjunto de clulas, onde cada clula possui um determinado nmero de bits. Memria Cach uma memria voltil de alta velocidade, porm com pequena capacidade de armazenamento. O tempo de acesso a um dado nela contido muito menor do que se estes dados estivessem na memria principal. O propsito do uso minimizar a disparidade existente entre a velocidade com que o processador executa instrues e a velocidade com que dados so acessados na memria principal. Apesar de ser uma memria de acesso rpido, a capacidade de armazenamento das memrias cache limitada em funo do seu alto custo. Memria Secundaria um meio permanente, isto , no voltil de armazenamento de programas e dados. O acesso memria secundaria lento, se comparado com o acesso a memria principal, porm seu custo baixo e sua capacidade de armazenamento bem superior. Dispositivos de Entrada/Sada So utilizados para permitir a comunicao entre o sistema computacional e o mundo externo. Barramento ou Bus: um meio fsico de comunicao entre as unidades funcionais de um sistema computacional. Atravs de condutores, informaes como dados, endereos e sinais de controle trafegam entre processadores, memrias e dispositivos de E/S.

S-ar putea să vă placă și