Sunteți pe pagina 1din 2

Centro Universitrio de Sade, Cincias Humanas e Tecnolgicas do PiauUNINOVAFAPI Curso: Biomedicina 5 bloco Disciplina: Saneamento e meio ambiente Professora:

Adriana Saraiva Aluna: Lorena Gonalves Ribeiro

Resenha do filme HOME: nosso planeta, nossa casa!

O filme inicia-se falando sobre a formao da terra h 4 bilhes de anos a partir de partculas de poeira csmica. Fala tambm sobre a origem de bactrias que foram responsveis pela alterao da atmosfera com a transformao de CO2 em O2, sendo liberado na atmosfera podendo assim, gerar outras formas de vida na Terra. Fala do surgimento do homem h apenas 2 mil anos, mas j foi capaz de alterar a face da Terra e que apesar da sua vulnerabilidade, apoderou-se de todos os habitats e conquistou fatias do territrio como nenhuma outra espcie. Em seguida relata a importncia de todas as espcies para manter o equilbrio e todos os ciclos de vida na natureza sendo que muitas espcies nativas j foram extintas. Da o homem d origem as primeiras cidades o que permitiu que eles se defendessem com mais facilidade e que os tornaram civilizados. Sabiam o limite da sua fora fsica e passaram a domesticar animais pouco depois desenvolveram ento a agricultura, que foi a primeira grande revoluo, h menos de 10 mil anos, ela que acabava com a incerteza das caas trazendo tranquilidade a humanidade, j que sua maior preocupao com a alimentao. Depois de depender da fora braal por tanto tempo a humanidade encontrou uma forma de explorar as energias submersas da terra, como o leo, o gs, o carvo e o mineral, o que levou a uma rpida mudana no Planeta, assim aconteceu uma revoluo industrial. Com a ajuda do ouro negro um pas de agricultura passou a um pas de indstrias agrcolas, a mquina substituiu o homem, 1 litro de petrleo gera tanta energia quanto 100 pares de mos em 1 hora. Sabemos que quanto mais um pas cresce mais os seus habitantes consomem e que cada vez mais nossa agricultura torna-se dependente do petrleo e que o fim do petrleo barato est chegando mais nos recusamos a acreditar Em 50 anos, no espao de uma s vida a Terra mudou mais radicalmente do que em todas as geraes humanas, cada vez mais depressa nos ltimos 60 anos a populao da terra quase triplicou e mais de 2 bilhes de pessoas foram viver na cidade. Quanto mais o mundo cresce, maior o consumo de energia e essa energia no est a ser renovada. Como a gua,

que est a ficar escassa com o passar dos tempos, e antes de 2025 a falta de gua poder afetar 2 bilhes de pessoas e segundo os cientistas a ndia o pas que mais vai sofrer com a falta de gua nos prximos sculos. As florestas so os pilares do balano climtico de que dependemos, e em 40 anos a maior floresta tropical do mundo foi reduzida em 20%, a floresta amaznica. Todas as nossas atividades so responsveis pela libertao de grandes quantidades de carbono, mudando o balano climtico do planeta. Fazendo surgir um aquecimento global, que est a afetar cada vez mais o nosso Planeta. Depois de mostrar toda essa realidade ruim e que muitos custam a acreditar, acham que sensacionalismo, ao final o filme mostra exemplos de bairros e condomnios amigos do meio ambiente, ou seja, ecologicamente corretos; cidades abastecidas com energia solar, elicas, cobras do mar que so cabazes de transformar a energia das ondas em energia eltrica. Enfim, solues dos problemas ecolgicos a partir de fontes de energias renovveis que o ser humano com toda sua capacidade pode em breve mudar o rumo do nosso planeta.

REFERNCIA HOME Nosso Planeta, Nossa Casa. 2009. Frana. Direo: Yann ArthusBertrand. Produo: Denis Carot e Luc Besson. Gnero: Documentrio. Durao: 90 minutos. Baseado no livro The Earth from Above, de Yann Arthus-Bertrand.

S-ar putea să vă placă și