Sunteți pe pagina 1din 14

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

Organizao Geral de Trabalhos Acadmicos


H recursos que voc pode utilizar para auxili-lo na organizao e compreenso do contedo de textos lidos. Nesta aula voc aprender a redigir um texto, a fazer resumos e chamentos de livros, artigos, textos e outros materiais, impressos ou na Internet, que voc tenha lido. Tambm aprender a redigir um relatrio de seus trabalhos, sejam eles experimentais ou no. O primeiro passo conhecer a organizao geral de um trabalho acadmico. De modo geral o trabalho compe-se de elementos pr-textuais, do texto propriamente dito, e de elementos ps-textuais, apresentados depois do texto escrito. Aqui na UNISUAM no nal do curso os alunos elaboram um trabalho acadmico que se estrutura dessa forma, o Trabalho de Concluso de Curso, ou TCC. Em alguns cursos o TCC pode ser um artigo cientco. Alguns desses elementos, de acordo com o tipo do trabalho, so opcionais ou mesmo desnecessrios. Veremos a seguir as especicaes desses elementos. Manual de TCC - Acesse o endereo abaixo e conhea as normas do TCC, apresentadas no manual de TCC da Unisuam. http//apl.unisuam.edu.br/sagaweb/aluno/arquivos/normasparatcc2008.pdf Artigo cientco - acesse os endereos i) Acesse os endereos abaixo e veja como se elabora um artigo cientco: http://www.bu.ufsc.br/design/ArtigoCientico.pdf Artigo cientco - Wikipdia, a enciclopdia livre http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Artigo_cientco ii) Voc tambm poder encontrar artigos selecionados em revistas eletrnicas da UNISUAM atravs dos seguintes endereos: http://www.unisuam.edu.br/semioses http://www.unisuam.edu.br/augustus

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

1 Elementos de apresentao (pr-textuais)


- Capa Capa o um componente pr-textual obrigatrio e deve conter os seguintes elementos de identicao: nome da Instituio; nome do autor; ttulo; subttulo (se houver); local da Instituio; ano de apresentao. - Folha de rosto A folha de rosto, de acordo com o tipo de trabalho, pode conter todos ou apenas alguns elementos de identicao, bem como apresentar o tipo de trabalho acadmico. - Folha de aprovao Deve constar o nome do autor; o ttulo do documento por extenso e subttulo (se houver); a natureza, o objetivo e o nome da Instituio a que submetido e a rea de concentrao; a data de aprovao; o nome, a titulao, a assinatura e a Instituio dos membros que constituem a Banca Examinadora. O orientador deve aparecer em primeiro lugar, por ser o presidente da Banca. A folha de aprovao obrigatria para os Trabalhos de Concluso de curso. - Dedicatrias e agradecimentos So opcionais e apresentados em folhas separadas. - Resumo a apresentao das linhas gerais de um artigo, obra ou documento e dos resultados alcanados. um pequeno resumo informativo que introduz, de forma concisa, um trabalho acadmico. Este resumo, embora seja lido antes do texto, s escrito depois do trabalho terminado, quando o autor ter claro o contedo global do texto escrito. A ABNT recomenda que no ultrapasse 500 palavras, no caso de relatrios e teses; 250, tratando-se de monograas e artigos, e de 100 palavras, no caso de notas e comunicaes breves, que o caso da maioria dos trabalhos acadmicos. - Ateno! Alguns trabalhos requerem, tambm, a sinopse em uma lngua estrangeira, comumente em ingls (abstract) ou mesmo em francs (rsume). - Sumrio Relaciona as principais divises, captulos e sees, subsees e outras partes do texto, na mesma ordem e na mesma forma grca em que aparecem no documento, indicando as respectivas pginas iniciais. A Norma da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, a NBR- 6022, sugere o sistema de numerao progressiva nas divises e subdivises do texto. O computador oferece um timo recurso para a elaborao automtica do sumrio. - Listas Relao de elementos contidos no trabalho (tabelas, grcos, fotos ou ilustraes, modelos de chas empregados em coleta de dados etc). Os itens devem vir numerados e remeter a cada elemento apresentado. As tabelas, grcos, lminas, fotograas, smbolos, abreviaturas etc so enumerados na ordem em que aparecem no texto, com indicao do nmero, ttulo e pgina. Em listas de ilustraes indica-se nmero da gura, legenda e pgina.

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

Listas de smbolos, abreviaturas e siglas seguem a recomendao da International Organization for Standardization (ISO), da ABNT e/ou de rgos normativos da rea e devero ser acompanhados dos respectivos signicados. A lista s ter sentido se contiver mais de cinco elementos a serem relacionados. recomendvel que para cada tipo de material sejam feitas listas separadas.

2 Caractersticas Textuais
O texto a parte do documento que apresenta e desenvolve o contedo. Geralmente consiste em introduo, desenvolvimento e concluso. Deve-se estar atento norma culta da lngua e, no caso de palavras ou expresses estrangeiras, o destaque vem entre aspas ou em itlico (nunca as duas formas de destaque na mesma palavra ou expresses). Introduo a parte inicial do texto, em que se expe o tema como um todo. Inclui informaes necessrias apresentao do assunto ao leitor. A introduo deve esclarecer os objetivos e a relevncia do trabalho.

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

Desenvolvimento Corresponde ao corpo do trabalho. a parte principal do texto em que, como o nome indica, se desenvolve o assunto. O tema pesquisado tratado com maior profundidade do que na introduo. Constitui o desdobramento do tema, nos quais se procura explanar, analisar e demonstrar o assunto tratado. - Reviso de Literatura Uma reviso da literatura faz-se necessria para o embasamento terico que auxilie a anlise e discusso do problema investigado. A reviso de literatura estimula o raciocnio indutivo, j que o aluno precisa pensar em como utilizar a informao encontrada. O levantamento das fontes bibliogrcas pertinentes demonstra que o aluno pesquisou o que autores pensam sobre o tema e o que existe de mais atual o estado da arte sobre o assunto, e servir de suporte para a realizao do trabalho. O levantamento bibliogrco possibilita ao aluno conhecer autores de reconhecido mrito que se destacaram na rea, assim como pesquisas e teorias recentes. A reviso da literatura, que no deve se restringir somente a livros, mas, tambm, a artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, dissertaes e teses, tem incio com o levantamento bibliogrco de obras publicadas at a feitura da monograa. A organizao deste captulo feita por ideias e no por autores. Sendo necessrio, pode ser subdividido em sees. Dada a especicidade de cada pesquisa, a apresentao deste item no pode ser rgida. No caso de estudos de campo, descritivos ou experimentais, o desenvolvimento apresenta como uma das divises a descrio do mtodo e material utilizado. - Metodologia de Estudo O mtodo que foi utilizado para a realizao do estudo deve ser descrito em detalhes. Tratando-se de trabalho experimental devem ser descritos os instrumentos utilizados, indicar quando o estudo foi realizado, qual foi a populao-alvo e a descrio dos passos seguidos. - Apresentao dos Resultados Em caso de aplicao de instrumentos como questionrios, entrevistas etc, os resultados obtidos precisam ser descritos e interpretados. Tratando-se de estudos bibliogrcos ou documentais, so sucientes a reviso de literatura e a metodologia. Concluso ou Consideraes Finais Devem ser enunciadas claramente e cobrir os objetivos que se desejava alcanar, bem como os caminhos percorridos para alcan-los, sua relevncia, utilidade e o porqu desta relevncia. O aluno deve explicitar sua opinio sobre os pontos positivos e negativos do trabalho. A viso geral apresentada na introduo deve ser retomada de maneira que faa sentido mesmo para quem no leu todo o trabalho. Deve apresentar as respostas obtidas com o estudo. Trata-se de um comentrio crtico e criterioso das ideias desenvolvidas no texto e pode conter sugestes e recomendaes decorrentes da anlise realizada.

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

3 Elementos Ps-Textuais
Referncias Apresentadas em seo prpria ao nal do trabalho, seguem as normatizaes da ABNT. Independentemente de j haverem sido citadas em notas de rodap, as referncias completas devem vir indicadas novamente, apresentadas em ordem alfabtica Anexos e Apndices Anexos e apndices so partes extensivas ao texto, destacadas deste para evitar descontinuidade na sequncia lgica das sees ou captulos, com a nalidade de complementar a argumentao principal, documentar, esclarecer, provar ou conrmar ideias expressas no texto, relevantes ou necessrias sua maior compreenso. O anexo um documento que pode ou no ser do autor do estudo, que serve de fundamentao, comprovao ou ilustrao do estudo ou de suas partes. J o apndice um documento autnomo, do prprio autor, que visa complementar a argumentao principal desenvolvida no trabalho; o apndice pode elucidar o trabalho, mas no indispensvel. comum no serem feitas distines entre anexos e apndices, sendo considerados indistintamente como anexos.

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

Pode-se incluir como anexos: ilustraes, descries, modelos de formulrios e impressos, leis, decretos etc., devendo ser identicados por meio de letras maisculas consecutivas e seus respectivos ttulos. Notas As notas de rodap podem ser utilizadas para indicar a fonte de onde foi tirada uma citao, inserir no trabalho consideraes complementares teis ao aprofundamento do tema, apresentar a verso original ou a traduo de alguma citao, denir conceitos e termos utilizados. Vm indicadas no texto por algarismos arbicos, com numerao consecutiva, escritas um pouco acima da linha e em tipo menor do que o utilizado no texto. Notas referentes ao texto podem ser localizadas no rodap ou no nal de cada captulo. Evite o uso de referncias nas notas de rodap. Usea-as as mesmas somente para explicaes complementares ao texto. As notas de rodap so localizadas na margem inferior da mesma pgina onde ocorre a chamada numrica recebida no texto. As indicaes bibliogrcas existentes nestas notas seguem, com pequenas alteraes, basicamente a mesma orientao das normas utilizadas para referncias em geral, devendose estar atento s citaes repetidas. Modernos editores de texto dispem de comando prprio para abrir espaos apropriados a essas notas, ao nal de cada pgina, j as separando automaticamente do texto por um trao contnuo e imprimindo-as em caracteres menores.

4 Apresentao grca
Antes de identicar os elementos que compem um trabalho acadmico, voc vai conhecer algumas caractersticas da apresentao grca. O autor do trabalho acadmico responsvel pela observao dos padres e normas relativos apresentao grca. Recomendam-se as seguintes diretrizes: O papel branco, formato A-4 (padro internacional) de dimenso 21x29 cm o indicado pela ABNT para trabalhos de teor didtico-cientco, devendo ser utilizado apenas um lado e com a tinta preta. Recomenda-se a utilizao de fontes: Times New Roman ou Arial nos tamanhos 12 para o texto e tamanho 10 para as citaes longas e notas de rodap. As margens superior e esquerda so de 3 cm, e as direita e inferior so de 2 cm. Os pargrafos so de 2 cm a partir da esquerda. Em todo o corpo do texto usa-se espao duplo. Para os ttulos e subttulos pode-se optar por um <enter> antes de cada novo ttulo ou subttulo. A capa, apesar de obrigatria, no recebe numerao. Os elementos pr-textuais, a partir da folha de rosto at o sumrio, inclusive, recebem numerao em algarismos romanos (letras minsculas), no meio da pgina, a 1cm da margem inferior. A partir do incio do texto (introduo ou outro ttulo que a substitua), a numerao distinta da primeira e feita em algarismo arbico, a partir do nmero 1, e colocada ao alto, a 2 cm da margens superior e direita. No se numeram as pginas nas quais se iniciam captulos (ttulos com numerao inteira: 1. INTRODUO. Cada captulo deve ser iniciado em nova pgina, qualquer que seja o espao ocupado pelo texto na pgina anterior. Tal procedimento no se justica no caso dos subtpicos. A organizao do texto em captulos, sees ou subsees deve obedecer a uma ordem lgica, dando ao leitor uma ideia global da forma de abordagem do assunto.

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

A numerao das partes de um trabalho pode seguir um dos dois sistemas usuais: o progressivo ou decimal e o alfanumrico. No primeiro sistema, utilizam-se apenas numerais arbicos e, no segundo, conjugam-se numerais romanos e letras. Opta-se pelo sistema decimal progressivo por ser considerado de mais fcil utilizao, sugerindo-se a limitao mxima de trs subdivises. Ao elaborar o roteiro ou sumrio do trabalho, necessrio que o autor esteja atento para o uso de subdivises, porque somente se justica a subdiviso se a estrutura do trabalho comportar pelo menos dois subtpicos. Para digitao, a ABNT recomenda: nmero inteiro para os ttulos primrios, escritos em letras maisculas, sublinhado ou negritado; primeira subdiviso ou primeiro subttulo apenas iniciado com letra maiscula e sublinhado ou negritado; segunda subdiviso: o ttulo iniciado com letra maiscula, sem ser sublinhado; terceira subdiviso: o ttulo tem incio com letra maiscula e, se necessria alguma subdiviso a partir do terceiro subttulo, recomenda-se a utilizao de letra minscula, por tratar-se, geralmente, de simples enumerao. Exemplo: 2. TTULO EM VERSAL, NEGRITADO OU SUBLINHADO 2.1. Subttulo negritado ou sublinhado iniciado por letra maiscula 2.2. Idem 2.2.1. Subttulo iniciado por letra maiscula 2.2.2. Idem 2.2.2.1. subttulo iniciado por letra minscula 2.2.2.2. idem

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

Estudo monogrco A partir de agora, pretendemos auxiliar voc a construir seu projeto de trabalho de concluso de curso. Isto , vamos colocar em prtica tudo o que voc estudou nas aulas anteriores.Para incio de conversa, gostaria de perguntar : O que uma monograa?Pois bem, a monograa, como o nome j diz, o trabalho no qual se discute um ponto particular, um assunto bem delimitado, de uma problemtica qualquer. Por isso, importante que voc tenha em mente o assunto da pesquisa que deseja realizar. O projeto que vamos iniciar agora ser desenvolvido daqui at o nal do curso, orientado por um professor escolhido por voc e pelo tutor da disciplina Orientao Monogrca. Podemos comear? A partir de agora, voc ir percorrer o caminho que leva elaborao do projeto de pesquisa seguindo a orientao atravs do passo a passo. Lembre-se de que todas as atividades devem ser feitas e enviadas para o seu orientador. Ao nal, basta detalhar melhor cada etapa para que o seu projeto esteja pronto e voc possa comear sua pesquisa. Dicas importantes! 1) Escreva tudo que lhe vier cabea. No se preocupe, por enquanto, em escrever certo. Deixe sua cabea criar com liberdade. 2) Procure deixar bem claro de quem so as idias que voc est discutindo. Use expresses como: segundo Fulano, na opinio de Beltrano, a meu ver, entre outras. 3) Escreva o mximo que voc puder. Cada tema deve ser desenvolvido ao mximo. Envie seus textos para o tutor, deixe que ele participe da elaborao do seu projeto desde o incio. Etapas de elaborao do projeto de monograa: as bases do projeto. Escolha do tema. Pense bem, a respeito de que assunto voc quer desenvolver seu estudo? Antes de responder, considere as facilidades e diculdades que cada tema pode lhe proporcionar. Considere, tambm, se h no seu curso um professor com o qual voc empatize, que possa ser seu orientador. Se voc tem um assunto que seja do seu interesse, que tenha relevncia acadmica, que possa ser estudado com facilidade, sobre o qual voc j domine algum conhecimento e que possa ser orientado por um dos seus professores, seu tema j foi escolhido? E o seu orientador, quem vai ser? Pense, escolha e depois conta para ns!

Lembre! O mais importante, porm, que haja de fato uma identidade entre voc e sua pesquisa. Ela deve lhe proporcionar satisfao antes de servir como requisito para concluso do curso. Ela deve agradar a voc antes de agradar o orientador. E, o mais importante, ela deve servir como ponto de partida para sua carreira. Sua monograa deve ser elaborada para enriquecer seu currculo.
10

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

Continuando... Pois bem, aps muitas trocas e escolhas do assunto de seu interesse, certamente voc j pode perceber que o conhecimento cientco ser elaborado atravs do mtodo cientco e de estudos sistemticos e aprofundados, isto , produzido a partir de uma temtica ampla onde voc dever situar seu problema do nosso estudo. Tudo entendido at aqui? Delimitao do objeto Antes de iniciarmos a discusso sobre a delimitao do objeto, vale lembrar que preciso no confundir o tema com o objeto. O objeto uma delimitao precisa do tema, um aspecto especco. O objeto, como voc j deve saber, um recorte bem denido, do tema que voc escolheu. Mas este recorte no deve ser feito aleatoriamente. Tambm, no aconselhvel voc tentar trabalhar com recortes aparentemente dados, reais. E quanto mais preciso o recorte, quanto maior o domnio da teoria bsica, mais claro se torna o objeto e mais fcil se torna o estudo e a sistematizao dos resultados. - recorte O recorte deve interagir com a metodologia, pois o universo a ser pesquisado assim como as ferramentas destinadas para tanto devem adequar-se ao seu preparo, aos seus recursos, capacidade ou interesse dos informantes, portanto verique ser factvel sua idia antes de propor-se investigar o ethos ou as representaes da cpula ministerial voltadas para a educao nos ltimos 20 anos. Denio do objetivo geral O objetivo geral expe de uma maneira direta e teoricamente fundamentada o que se pretende de fato estudar, e at onde se quer chegar com a pesquisa. Os objetivos devem ser apresentados no innitivo e sempre de modo armativo. Por exemplo, podemos indicar como objetivo geral a seguinte meta: - Demonstrar como a reexividade torna factvel o desenvolvimento terico da pedagogia a partir da e na atividade prtica da docncia. Quais os objetivos especcos? Os objetivos especcos podem ser estabelecidos de uma maneira que sirva de roteiro para as etapas do processo de pesquisa. Inicie pela conceituao dos termos que explicitam a sua reviso terica. Descreva o universo a ser pesquisado e, ento, apresente suas questes. Por exemplo: - Esclarecer o que vem a ser reexividade em sala de aula;

11

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

- Conhecer as diculdades de se aplicar em sala de aula os conhecimentos tericos aprendidos pelo professor; - Analisar as impresses dos professores sobre essas diculdades; - Apresentar as vantagens e as limitaes de uma didtica reexiva para a prtica docente. Vamos agora tratar sobre a Fundamentao terica. Fundamentao Terica Agora a hora de apresentar de maneira mais profunda os conceitos que vo servir de base terica para seu estudo. Procure, tambm, denir uma bibliograa inicial, que ser ampliada durante o processo de pesquisa. Voc pode optar por escolher um nico autor, que seja considerado um especialista no enfoque que voc deseja dar ao tema escolhido. Ou pode procurar dois ou trs ou at mais autores que abordem este tema a partir do enfoque em questo. No esquea nunca que melhor reduzir o estudo para ganhar profundidade, do que apresentar uma panormica supercial de um universo amplo. Metodologia Utilize a Metodologia adequada! A metodologia a forma como voc pretende atingir os objetivos propostos anteriormente. Ela o caminho que voc vai percorrer da pergunta feita para o tema at a resposta encontrada. Partindo da observao do esquema da pesquisa, podemos ainda dizer que a metodologia o conjunto de procedimentos escolhidos para se responder questo levantada com o problema de estudo. Cada problema ter uma metodologia especca, adequada sua natureza e s disponibilidades do pesquisador e da pesquisa. O mtodo escolhido deve ser objetivo e estar relacionado teoria que deu origem ao

12

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

problema que se est investigando. A metodologia deve ser um sistema de tcnicas de coleta de dados relacionadas entre si atravs da teoria e dos limites do objeto. A metodologia ainda congrega etapas e instrumentos de maneira coerente e sistmica. Alm desta coerncia interna, ela deve estar adequada aos objetivos do estudo e aos pressupostos tericos. Agora vamos organizar melhor tudo que foi discutido nessa stima aula. Responda cada uma das perguntas abaixo, tentando sistematizar melhor o processo de elaborao do seu projeto de pesquisa. Atividade Final 1 - De que tipo ser sua pesquisa? Por qu?

Bibliogrca Descritiva Experimental

2 - Qual o tipo de abordagem que voc ir desenvolver?

Positiva Quantitativa Qualitativa Quanti-qualitativa

3 - Destaque as etapas de sua pesquisa. 4 - Descreva cada uma dessas etapas. 5 - Destaque os instrumentos de coleta de dados que sero utilizados. No esquea de justicar estas escolhas luz da teoria bsica e dos objetivos do estudo. 6 - Analise os dados. Como voc pretende analisar os dados coletados? Escolha uma teoria para sua anlise. Os Parmetros da anlise Vale ressaltar que antes da anlise, o pesquisador deve apresentar detalhadamente os dados por ele coletados. Estes dados devem ser analisados luz da teoria escolhida. Saiba que a anlise apresenta o caminho percorrido at a resposta obtida e explica de que maneira os dados encontrados levaram o pesquisador as suas concluses. A anlise, na verdade, uma discusso dos dados e do problema luz da teoria que fundamentou o estudo e a delimitao do objeto.

13

Organizao geral de trabalhos acadmicos - Mdulo 3

Metodologia do Trabalho Acadmico

1 O PROBLEMA

2 - ANALISA / - DEBATE / - LEVANTA DADOS / - ESTUDA - COMPARA OPINIES E TEORIAS

3 - SOLUO - RESPOSTA

BIBLIGRFICA TEMA DE LIMITAO ESTUDO DE TEXTO

DESCRITIVA - QUALITATIVA: - ETNOGRAFIA; - ESTUDO DE CASO; - OBSERVAO PARTICIPANTE; - PESQUISA AO - QUANTITATIVA - QUALI/QUANTITATIVA

EXPERIMENTAL EXPERIMENTO

MONOGRAFIA TESE ARTIGOS

ESQUEMA: REPRESENTAO CRIATIVA MEIOS RESUMO: FIEL, CLARO SNTESE: FIEL, OBJETIVA

QUESTIONRIO FECHADO - ENTREVISTA ABERTA - QUANTITATIVA GRFICOS/ PERCENTUAIS - OBSERVAO PARTICIPANTE - AO REALIZA TAREFA

EXPERIMENTO SIMULA COMPARA

CARACTERSTICAS ABNT MODSTIA EXATIDO IMPESSOALIDADE PARTES: INTRODUO DISCUSSO CONCLUSO REFERNCIAS

14

S-ar putea să vă placă și