Sunteți pe pagina 1din 3

Medalhes de Wall Street e da blogosfera assumem pela primeira vez que a crise nos EUA est no fim Uma

profuso de dados sustenta o otimismo no incio do novo governo Obama. Prev-se expanso acima dos 2%/2,5% dos ltimos anos. A expectativa de 3% 22/1/2013 - 03:04 - Antonio Machado Um cenrio de esperana antecedeu o incio do segundo mandato do presidente Barack Obama nesta segunda-feira, com nomes destacados do mercado financeiro e da blogosfera assumindo sem rodeios, pela primeira vez, que a longa crise iniciada nos EUA em meados de 2007 caminha para o fim. Uma profuso de dados sustenta o prognstico. O desabrochar do otimismo prenuncia tempo melhor em escala global, sobretudo para a China, ainda muito dependente da economia dos EUA; o Japo, que mergulhou na recesso em 2012 e tende a no sair dela antes de 2015; e a Europa do Euro, cuja crise se arrasta e ameaa, agora, arruinar a Itlia. Para o Brasil, pode ser o alento para a expanso econmica ganhar impulso e tirar a economia do marasmo. Os que anteveem o fim da crise vo do economista-chefe do Goldman Sachs, um dos cones de Wall Street, Jan Hatzius, ao seu contrrio entre os formadores de opinio, Bill McBride, o criador do blog de informaes financeiras Calculated Risk, celebrizado por avisar com antecedncia o crash das hipotecas subprime e ajudar os devedores a responsabilizar os bancos nos processos de despejo movidos no curso da desalavancagem, ou desendividamento, das famlias que vem desde ento, retardando o ritmo da recuperao econmica nos EUA. Eles fazem companhia a Joe LaVorgna, diretor-gerente e economista-chefe do Deutsche Bank Securities, nos EUA, e a Mohamed El-Erian, o executivo principal do PIMCO, maior gestor de fundos de ttulos de dvida do mundo. El-Erian chamava de nova normalidade a economia regida pelo crescimento pfio, desemprego alto e juros ultrabaixos. o tal da new normal que deve estar no fim, como El -Erian disse na semana passada ao canal de TV CNBC, conforme relatos da revista digital Business Insider. Esse cenrio acena para um crescimento econmico maior nos EUA e, por tabela, no mundo, dada a abertura da economia americana s importaes, sobretudo de bens manufaturados. A sada dos EUA da crise implica maior atividade de negcios, isto , maior crescimento e mais emprego em geral, mas tambm aumento de juros antes que a inflao inexistente mostre a cara, ambos gerando impactos diversos no Brasil. O primeiro ajuda a destravar o

PIB. O segundo afeta a conexo entre reduo da Selic e cmbio depreciado num momento em que a inflao engraa com taxas ao redor de 6%. PIB acima da tendncia A economista Aneta Markowska, do Banco Socit Gnrale, acha que a virada prevista por El-Erian pode acontecer este semestre. Talvez j esteja acontecendo. Em nota enviada aos clientes na sexta-feira, intitulada Preparando-se para o fim da nova normalidade, Aneta diz, com base nos ndices recentes, que, depois do resultado muito fraco no ltimo trimestre de 2012, o PIB do primeiro trimestre de 2013 tende a vir acima da tendncia. E isso apesar do aumento de impostos e do corte de gastos negociados por Obama com o Congresso para evitar o tal abismo fiscal, alternativa ao ajuste automtico e muito mais doloroso previsto pela legislao atual. Construo volta vida A mudana de rota do dficit fiscal e do endividamento pblico dos EUA deve subtrair 1,5 ponto de percentagem da taxa de crescimento do PIB em 2013, segundo McBride, do Calculated Risk, ou 2 pontos de percentagem, nas simulaes da Merrill Lynch. Mas os ajustes em curso, diz McBride, foram suficientemente amplos para frustrar a recuperao mais forte da economia. Um total de 780 mil imveis residenciais, por exemplo, comeou a ser construdo em 2012. um nvel 28,1% acima do de 2011, mas, ainda, o quarto menor desde que o Censo dos EUA passou a monitorar o setor em 1959. A mdia anual de novas construes foi de 1,5 milho entre 1959 a 2000, perodo anterior especulao desregrada da rea imobiliria e, assim, considerado o patamar normal. Esse o vis diz McBride. No ritmo de bons ventos Com a regularizao do setor imobilirio, o fim do desemprego nos governos regionais (que passou do pico de 262 mil em 2010 para 26 mil em 2012), a reduo do dficit fiscal (que chegou a 10% do PIB em 2008 e tende a 3% at 2015), o desemprego atual de 7,8% (depois de roar 10% da populao ativa) e o servio da dvida em relao renda disponvel tendo retornado aos nveis do incio dos anos 1980 graas aos juros baixos, McBride diz que no faltam bons ventos. E os ventos ruins so, em sua maioria, diz ele, residuais.

Aonde tal tendncia levar os EUA, associada ao ajuste fiscal? No a uma recuperao rpida como nos ciclos passados, diz Hatzius, do Goldman Sachs, mas claramente melhor, afirma, que os 2% a 2,5% de crescimento d os ltimos anos. A expectativa de 3%. Para os EUA, muito, equivalendo a algo como o nosso PIB crescer de 6% a 7%. Desafios para o Brasil Os EUA voltando ao padro das quatro dcadas anteriores fase da bonana movida a dvida, alm de renda estagnada, que durou de 2000 a 2007, podem tirar o mundo da crise, se outras grandes economias, sobretudo a China, voltarem a crescer sem gerar novos desajustes. Um deles vir em consequncia: a alta dos juros. No foi por menos o aviso do Federal Reserve de que o laxismo monetrio, chamado de quantitativa easing, poder no chegar a 2014. Isso dever implicar ao Banco Central do Brasil tambm menor frouxido monetria, alm de maior disciplina fiscal ambas relaxadas com vistas a inflar o crescimento. E consolidar um regime de juros no to oneroso do que sempre foi historicamente. A gesto cambial ser o grande desafio. O fluxo de entrada de divisas no pas j sugere reduo, que tende a diminuir quanto maior a percepo das oportunidades nos EUA. E em emergentes do segundo time, como Indonsia e Mxico, todos eles com desempenho melhor que o dos BRIC.

S-ar putea să vă placă și