Sunteți pe pagina 1din 4

MEIO AMBIENTE E DIREITO AMBIENTAL NOES CONCEITO CLASSIFICAO

CONSTITUIO FEDERAL - Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

1 MEIO AMBIENTE - CLASSIFICAO: A NATURAL = consiste nos recursos naturais: interaes com a atmosfera, gua, ar, solo, subsolo, fauna, flora (Lei 6.938/81). B ARTIFICIAL = construdo pela ao humana, transformando os espaos naturais em espaos urbanos. (Art. 21, XX; 182 e segs. e 225 CF). C CULTURAL = so os bens da natureza material e imaterial, os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. o patrimnio cultural nacional, incluindo as relaes culturais, tursticas, arqueolgicas, paisagsticas e naturais. Art. 215 e 216 CF. D - DO TRABALHO = protege o homem em seu local de trabalho mediante observncia s normas de segurana. (Art. 7, XXII; 200, VII e VIII, CF). 2 - NOMENCLATURA DA DISCIPLINA - Ecologia. O termo Ecologia surgiu por volta de 1866, e foi evocado pelo bilogo alemo Ernest Haechel, que cunhou este termo para identificar o objeto de estudo da ento recm criada disciplina Ecologia: as relaes entre as espcies e o seu ambiente orgnico e inorgnico. Da sua etimologia grega: Eco deriva de oikos que significa casa, e logia denomina cincia, conhecimento. Assim, Ecologia pode ser considerada como a Cincia da Casa, ou seja, o estudo das estruturas e do funcionamento da natureza. Contudo, como nos alertam Antnio Lago e Jos Augusto Pdua, hoje em dia a ecologia no cabe mais em sua estreita origem etimolgica, passando a

caracterizar tambm, um movimento social com clara expresso poltica. (In O que Ecologia?. 10 ed. So Paulo: Brasiliense, 1991, pgina 08) Na verdade seu campo de estudo difundiu-se por entre as demais reas do conhecimento cientfico, o que passou a caracteriz-lo como uma disciplina multidisciplinar. Apesar de sua origem estritamente cientfica, como vimos, a Ecologia ganhou contornos de ideologia e de filosofia poltica, principalmente por ser um dos maiores contrapontos do modelo de sociedade industrial capitalista que vemos na atualidade. 2.1 DIREITO ECOLGICO Prof Srgio Ferraz (1972) e Prof Diogo de Figueiredo Moreira (1975). 2.2 DIREITO AMBIENTAL - Conceito: 1 - Conjunto de princpios, institutos, e normas sistematizadas para disciplinar o comportamento humano, objetivando proteger o meio ambiente, ( BOFF, Leonardo. Saber Cuidar, tica do humano compaixo pela Terra. 7edio; Petrpolis: Vozes, 1999). 2 O conjunto de normas e princpios editados objetivando a manuteno de um perfeito equilbrio nas relaes do homem com o meio ambiente. (FERNANDES NETO,Tycho Brahe. Direito Ambiental.)

3 - O DIREITO (AMBIENTAL) AO MEIO AMBIENTE um direito humano de terceira gerao, est includo nos ditos direitos dos povos ou direito da solidariedade. Classificao dos direitos: 3.1 1 gerao so os direitos individuais. direitos civis e polticos, compreendem as liberdades clssicas realam o princpio da LIBERDADE. Inspirados nas Declaraes dos Direitos do Homem e na Constituio Americana. 3.2 2 gerao so direitos de titularidade coletiva. direitos econmicos, sociais e culturais. Identificam-se com as liberdades positivas, reais ou

concretas e acentuam o princpio da IGUALDADE. Inspirados na Constituio Mexicana de 1917 e na Constituio Alem Weimar de 1919 ; 3.3 3 gerao - titularidade coletiva. Consagram o princpio da FRATERNIDADE. Englobam o direito ao meio ambiente equilibrado, uma saudvel qualidade de vida, progresso, paz, autodeterminao dos povos e outros direitos difusos. 3.4 4 gerao caracterizada pela pesquisa biolgica e cientfica (manipulao de clulas-tronco, clonagem), pela defesa do patrimnio gentico, pelo avano tecnolgico, pelo direito democracia, informao e ao pluralismo.

3.5 5 gerao internet. Defendida por uma corrente muito pequena.

4 CONTEXTO DE SURGIMENTO DO DIREITO AMBIENTAL NO BRASIL O Direito Ambiental brasileiro sofreu forte influncia dos estatutos de regulao jurdica de Portugal, em decorrncia de nossa colonizao. Criminalizao das condutas Responsabilidade ambiental por danos causados por malcia Responsabilidade objetiva

5 DIREITO - Conceito o conjunto de regras de conduta coativamente impostas pelo Estado. - Direito Pblico e Direito Privado O Direito dividido em 2 grandes ramos (pblico e privado). O Direito Pblico se subdivide em interno e externo. - Direito Pblico Interno Regula os interesses estatais e sociais, e s via reflexa, cuida de interesses individuais. O Direito Pblico Interno composto pelo Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Tributrio, Direito Penal, Direito Processual Civil e Penal, Direito do Trabalho, Direito Eleitoral e Direito Municipal. - Direito Pblico Externo Regula as relaes entre Estados Soberanos e as atividades individuais no plano internacional.

- Direito Privado Tutela interesses predominantemente individuais. Bipartese em Direito Civil e Direito Comercial (Empresarial).

FUNDAMENTOS

IDEOLGICOS/FILOSFICOS

DO

DIREITO

AMBIENTAL BRASILEIRO

- ANTROPOCENTRISMO Etimologia. Fundamentos (Bblia Sagrada. Gnesis. Cap. 2, vs. 28). Significado. - ECOCENTRISMO Etimologia. Fundamentos. Significado.

7 - FONTES LEGAIS CF art. 225 Cdigo Florestal Lei n6.938/81 LPNMA e Leis esparsas Tratados, Convenes etc.

S-ar putea să vă placă și