Sunteți pe pagina 1din 5

Primeira avaliao com consulta

lgebra linear Engenharia Eltrica UFG 2012/2 Aluno: Andr Campos Rodovalho 064896
1. Descreva uma condio para que o produto A.B exista. Gere exemplos. Para que o produto A.B exista, sendo A e B matrizes; o nmero de colunas de A deve ser igual ao nmero de linhas de B, sendo a matriz resultado formada com o nmero de linhas igual ao nmero de linhas de A e o nmero de colunas, igual ao nmero de colunas de B. Exemplos:

2. D exemplos quando existe e quando no existe o produto A.B. Gere exemplos. O produto A.B no existe caso haja incompatibilidade entre o nmero de colunas de A e o nmero de linhas de B. Exemplos:

Nmero colunas de A = 3, nmero de linhas de B = 2 Nmero colunas de A = 2, nmero de linhas de B = 3

3. Suponha que a terceira coluna da matriz B seja a soma das primeiras duas colunas. O que se pode dizer sobre a terceira coluna da matriz A.B? Por qu? gere exemplos. A matriz resultado A.B, ter a terceira coluna formada pela soma das duas primeiras colunas, assim como a matriz B. Isso devido prpria lgica da multiplicao, o resultado

proporcional ao multiplicando em razo do multiplicador, observe em especial o exemplo da matriz-vetor vezes a matriz-nmero. Exeplos:

4. Suponha que a segunda coluna de B s tenha zeros. O que se pode dizer sobre a segunda coluna de AB? Gere exemplos. Neste caso a segunda coluna de A.B tambm ser de zeros. A justificativa tambm a lgica da multiplicao. Exemplos:

5. Suponha que a ltima coluna de AB seja todas de zeros mas B no tenha nenhuma coluna de zeros. O que se pode dizer sobre as colunas de A? Gere exemplos. No muito, apenas que a combinao numrica ideal, nos elementos de A com certos

elementos na matriz B, geram a coluna de zeros como resultado. Porm uma coluna de zeros em A por si s no gera uma coluna de zeros na matriz resultado. Exemplos:

6. Se uma matriz A 3 x 5 e o produto A.B 3 x 7 Qual a dimenso da matriz B? Gere exemplos. Esta matriz tem de ser 5 x 7; afinal o nmero de colunas de A deve ser o nmero de linhas de B, e o nmero de colunas da matriz resultado originado do nmero de colunas de B. Exemplos:

7. Quantas linhas B precisa ter para que o produto B.A seja uma matriz 2 x 6? Gere exemplos. B precisaria ter 2 linhas para que o produto B.A seja da ordem de 2 x 6. claro, A precisa ter 6 colunas para esta configurao. Exemplos:

J 2 x n . K n x 6 = L2 x 6

, n , n> 0

8. verdade que A.B = B.A? Gere exemplos. No, a operao multiplicao de matrizes no comutativa. Exemplos:

9. verdade que Det(A+B)=Det(A)+Det(B)? Gere exemplos. No, afinal o resultado de A + B gera uma matriz totalmente diferente. Exemplos:

10. verdade que Det(A.B)=Det(A).Det(B)? Gere exemplos. Sim, podemos utilizar isto como artifcio para simplicar contas inclusive... Exemplos:

Escreva uma matriz aleatria 3 x 3, com elementos inteiros entre -5 e 5. Compare o Determinante de A: 11. com o determinante da transposta de A. 12. com o determinante de -A.

13. com o determinante de 2A.

14. com o determinante de 10A.

15. Repita o exerccio com outras matrizes aleatrias 3 x 3 e estabelea, caso exista, um padro (conjectura) das relaes entre estes determinantes.

1. Det (A) = Det(At)


2. Det (-A) = (-1) . Det(A) 3. Det (2A) = 23 . Det (A) 4. Det (10A) = 103 . Det (A) 16. Sua conjectura continua valendo mara matrizes 4 x 4? e para 5 x 5?. Descreva sua concluso. Para matrizes 4 x 4, Para matrizes 5 x 5, Det (2A) = 24 . Det (A) Det (2A) = 25 . Det (A) ; ; Det (10A) = 104 . Det (A) Det (10A) = 105 . Det (A)

Sim, porm de maneira mais genrica podemos escrever: Para uma matriz quadrada M qualquer,

1. Det (M) = Det(Mt) 2. Det (-M) = (-1) . Det(M) 3. Det (P . M) = Pn . Det (M),

P , n , n > 0 , onde n a ordem da matriz.

S-ar putea să vă placă și