Sunteți pe pagina 1din 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

MANUAL DO ISS ONLINE

Contadores

ndice
1 - Regularizao Cadastral..................................................................................................................3 2 - Login...............................................................................................................................................5 3 - Acesso ao Sistema...........................................................................................................................6 4 - Carteira de Clientes.........................................................................................................................9 5 - Solicitao de AIDF......................................................................................................................10 6 - Escriturao de Notas Fiscais........................................................................................................11 7 - Emisso de Guia de ISS................................................................................................................12

Manual ISS Online - reviso 1.0 Autor - Augusto Rodrigues

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

2 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

1 - Regularizao Cadastral
Procedimento utilizado para a atualizao de cadastro das empresas ou para efetuar solicitao de um novo cadastro no sistema de empresas situadas no municpio ou fora dele. No canto superior direito da pgina inicial, clique em Regularizao Cadastral da Empresa (conforme imagem abaixo).

Imagem 1

Na janela que se abre, insira o CPF ou CNPJ referente instituio. A seguir, preencha os campos disponveis e clique no boto localizado na parte inferior direita da tela para Enviar Solicitao de Cadastro Prefeitura (ver imagem abaixo).

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

3 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

Imagem 2

Por fim, siga as instrues do sistema quanto a mensagem recebida por email para a confirmao da solicitao enviada e para finalizao deste procedimento, com o devido recebimento da inscrio cadastral e a senha de acesso ao sistema.

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

4 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

2 - Login
Procedimento utilizado para efetuar o acesso ao sistema. Para tanto, o usurio deve ter em mos o nmero de inscrio cadastral e a senha, que devero ser utilizados neste momento (como pode ser observado na imagem abaixo). Caso voc tenha esquecido a sua senha, acesse o link "Esqueci minha senha" e preencha os dados para receber a nova senha por email. Se seu email no estiver cadastrado na prefeitura ou voc tenha esquecido a inscrio municipal, ou caso alguma outra informao esteja incorreta e impossibilite o acesso ao sistema, acesse a "Regularizao Cadastral da Empresa" e atualize seus dados.

Imagem 3

Aps este procedimento, o acesso ao sistema ser realizado.

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

5 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

3 - Acesso ao Sistema
Aps efetuar o login, ocorrer o acesso s funcionalidades do sistema. Caso a empresa seja optante pelo Simples Nacional, ser aberta uma tela para a seleo de alquotas por faturamento, j se a empresa no optar por esse regime diferenciado, o acesso levar direto para a tela inicial do sistema.

Imagem 4 Nesta tela, existem 3 sees (como pode ser observado nas marcaes da imagem acima). Uma com informaes dos contribuintes (parte superior esquerda da tela - 1), outra com os menus (parte inferior esquerda - 2) e a terceira que abrange toda a parte direita da tela, onde so abertos os menus selecionados (3). Na seo de menus, existem vrias ferramentas para a utilizao das empresas cadastradas, que so elas:

* Avisos: Onde ficam os avisos da prefeitura aos contribuintes que utilizam o sistema. Na frente do menu ficar informado o nmero de avisos existentes, bastanto acessar o mesmo para visualiz-los;
utilizao do sistema ou sobre o imposto ISSQN;

* Fale Conosco: Local onde o usurio do sistema poder retirar dvidas quanto * Servios:
- Extrato: Extrato da empresa contribuinte;

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

6 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia - Crdito: Os crditos da empresa contribuinte; - Consultar Situao Cadastral: Consulta dos dados cadastrais da empresa; - Carteira de Clientes: Local para consultar a carteira de clientes do contador e adicionar ou remover autorizao para o contador efetuar a contabilidade de algum mobilirio; - Solicitao de AIDF: Tela para efetuar a solicitao de autorizao de impresso de documento fiscal (AIDF); - Informar NFs Extraviadas: Onde possvel informar o extravio de notas fiscais e solicitar sua inutilizao; - Obras: local onde podem ser cadastradas as obras efetuadas e vincul-las ao contribuinte; - Alterar Senha: Permite alterar a senha utilizada para logar no sistema; - Consultar Atividades e Alquotas: Consulta de atividades cadastradas e suas respectivas alquotas; - Solicitao de Certido Negativa de Dbitos: Permite a solicitao de certido que comprove a no existncia de dbitos vinculados ao contribuinte.

* Escriturao de Talonrios:
- Escriturao de NF de Servios Prestados Terceiros: Onde a empresa prestadora de servicos pode escriturar as notas fiscais emitidas em talonrio; - Escriturao de NF de Servios Tomados de Terceiros: Onde o tomador de servios pode escriturar as notas fiscais de servios tomados; - RPA de Servios Tomados: Escriturao de Recibo de Pagamento de Autnomos (RPA) de servios que foram tomados de outras pessoas.

* Emisso de Guia de ISS:


- Imposto sem Guia Gerada: Aqui possvel visualizar todo o imposto devido que ainda no tem guia gerada para o pagamento; - Emisso de Guia Avulsa: Permite o recolhimento do imposto do ms que ainda no teve lanamentos de notas fiscais; - Guias Geradas: Aqui possvel imprimir as guias para pagamento e reagendar os vencimentos. Tambm possvel visualizar todo o histrico de pagamento de guias;
SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1 Desenvolvido por: embras.net

7 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia - Encerrar Competncias Com ou Sem Movimento: Encerrar o ms escolhido com declarao dos movimentos realizados ou encerrar informando que no houve movimento.

resumo mensal de servios tomados e das inconsistncias nos lanamentos realizados (Na frente do menu de inconsistncia ser apresentado o nmero de inconsistncias existentes, bastanto acessar este menu para visualiz-las).

* Relatrios: Consulta e impresso dos livros fiscais mensais e anuais, do

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

8 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

4 - Carteira de Clientes
Procedimento que permite efetuar consultas na carteira de clientes do contador e adicionar ou remover autorizao para o contador efetuar a contabilidade de algum mobilirio; No menu Servios, acesse a opo Carteira de Clientes. Na parte superior da tela existe um filtro que permite efetuar pesquisas pelo documento ou razo social dos mobilirios. Esta pesquisa pode proceder com os clientes do contador ou com todos os mobilirios cadastrados no sistema (como pode ser observado na imagem abaixo).

Imagem 5

O cone em frente aos nomes de alguns mobilirios indicam que o mesmo j est vinculado algum contabilista. Para efetuar o vinculo de algum mobilirio ao contador ou para retirar este vinculo, basta utilizar, respectivamente, os botes Adicionar Autorizao ou Remover Autorizao, localizados na parte inferior da tela. A ao de vincular algum mobilirio com o contador depende da autorizao da prefeitura.

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

9 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

5 - Solicitao de AIDF
Procedimento utilizado para solicitar Autorizao de Impresso de Documentos Fiscais (AIDF). No menu Servios, acesse a opo Solicitao de AIDF. Nesta tela possvel proceder com as solicitaes de AIDFs desejadas atravs dos botes posicionados na parte inferior da tela. Tambm possvel prorrogar ou remover uma solicitao (ver imagem abaixo). Para solicitao de AIDF, a empresa solicitante s pode selecionar a grfica que a prefeitura autorizou realizar a impresso de documento fiscal.

Imagem 6

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

10 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

6 - Escriturao de Notas Fiscais


Procedimento utilizado para proceder com a escriturao de Notas Fiscais. Ao acessar o menu Escriturao de Talonrios, aparecero 3 opes: - Escriturao de NF de Servios Prestados Terceiros (imagem 7): Onde o prestador de servios pode escriturar as notas fiscais de servios prestados a outras pessoas; - Escriturao de NF de Servios Tomados de Terceiros: Onde o tomador de servios pode escriturar as notas fiscais de servios tomados; - RPA de Servios Tomados: Escriturao de Recibo de Pagamento de Autnomos (RPA) de servios que foram tomados de outras pessoas.

Imagem 7

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

11 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

7 - Emisso de Guia de ISS


Procedimento que permite a gerao de guias / boletos de impostos devidos. Neste menu existem alguma telas: - Imposto sem Guia Gerada: Aqui possvel visualizar todo o imposto devido que ainda no tem guia gerada para o pagamento; - Emisso de Guia Avulsa: Permite o recolhimento do imposto do ms que ainda no teve lanamentos de notas fiscais (vide imagem 8); - Guias Geradas: Aqui possvel imprimir as guias para pagamento e reagendar os vencimentos. Tambm possvel visualizar todo o histrico de pagamento de guias; - Encerrar Competncias Com ou Sem Movimento: Encerrar o ms escolhido com declarao dos movimentos realizados ou encerrar informando que no houve movimento (vide imagem 9). Basta filtrar a competncia desejada no campo da parte superior da tela, escolher o quadro que representa o ms filtrado e clicar no boto existente para a ao desejada.

Imagem 8

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

12 / 13

Empresa Brasileira de Tecnologia

Imagem 9

SIAP.net ISS Online - v.1.7.43.1

Desenvolvido por: embras.net

13 / 13

S-ar putea să vă placă și