Sunteți pe pagina 1din 16

As dez marcas de Jesus que devemos trazer em nosso corpo

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Desde agora, ningum me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. ( Gl 6.17)

Meus amados e queridos irmos em Cristo Jesus. A Paz do Senhor!

Os legalistas religiosos judeus que perseguiam o apstolo Paulo, gloriavam-se com a marca da circunciso, seus rituais e cerimnias religiosas; Paulo gloriava-se to somente na Cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, nas marcas de Jesus em sua vida.

A palavra grega para marcas stigmata, donde surge a nossa palavra estigma. Os homens da idade mdia acreditavam que essas marcas eram cicatrizes das mos, dos ps e do lado de Jesus, e atravs de uma profunda identificao de Paulo com Cristo elas haviam aparecido no corpo do apstolo. Entretanto, muito pouco provvel que as marcas de Jesus que Paulo levava fossem desse tipo.

No grego secular essa palavra relaciona-se com o verbo stizo, ferrar, marcar com um instrumento pontiagudo, e, quando se aplica a carne de homens e animais , ferretear, tatuar. Usava-se para a marcao de um escravo ou um criminoso. Creio com isso que Paulo no estava querendo dizer que tinha o seu corpo tatuado com um smbolo cristo, como a cruz, ou o nome de Jesus.

Em 2 Co 11.23-25 Paulo conta-nos dos sofrimentos enfrentados: aoites, apedrejamento, naufrgios, prises, etc. Os ferimentos que seus perseguidores lhe infligiram e as cicatrizes que ficaram estas eram as marcas de Jesus. possvel que, neste texto, ele estivesse afirmando que a perseguio e no a circunciso era a autntica tatuagem crist.

como judeu, ele tinha em seu corpo a marca que os judaizantes enfatizavam; mas tambm tinha outras marcas, provando que pertencia a Jesus Cristo, no ao povo Judeu. Ele no havia evitado a perseguio por causa da cruz de Cristo.

Pelo contrrio, carregava em seu corpo ferimentos que o marcavam como verdadeiro escravo, um devoto fiel de Jesus Cristo. Deste modo, o apstolo est pensando metaforicamente no distintivo de Jesus sobre ele,

o escravo do Senhor.

( Fp 3.3) Porque ns que somos a circunciso, ns que adoramos a Deus no Esprito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e no confiamos na carne.

Sua nfase est no num rito exterior e fsico como o da circunciso, mas nas evidncias internas que nos confirma como verdadeiros cristos.

Vivemos em um mundo cado, onde a falta de amor e compaixo so os principais motivos dessas marcas surgirem cada vez maiores dentro de ns, nos machucando, e de uma forma contundente, nos aproximando mais de Deus, apesar das marcas.

Quando o apstolo Paulo disse esta frase: Quanto ao mais, ningum me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus., acredito ele queria dizer que toda a glria vem da Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo est crucificado para ele, e ele para o mundo.

O que podemos acrescentar de bom desse mundo para as nossas vidas? Nada, somente marcas! Nesse mundo o que realmente conseguiremos so cicatrizes com marcas profundas.

Trago no meu corpo as marcas de Jesus. Que marcas so estas? Vejamos agora As dez marcas de Jesus que devemos trazer em nosso corpo

1 . AMOR.

a) Deus amor Ele nos ama com amor eterno. Aquele que se une ao Senhor um esprito com Ele. Estou unido com Ele, portanto, tenho a marca do amor gape (1 Jo 4.7-8; Jr 31.3; 1 Co 6.17).

b) Jesus a manifestao do amor de Deus a ns, portanto, devemos amlo sem medo de nos relacionarmos com Ele (Jo 3.16; 1 Jo 4.9,18; Rm 5.8).

c) O amor a grande marca de Jesus, e deve ser a maior marca de seus discpulos (Jo 15.12-13; 13.34-35; Mc 12.30, 31).

d) Tudo o que fazemos s tem valor se for motivado por amor a Deus e amor s pessoas, assim foi a vida de Paulo (1 Co 13.1-3).

e) As profecias desaparecero, as lnguas cessaro, o conhecimento passar; o amor jamais acabar (1 Co 13.8).

f) O amor maior do que a f e a esperana (1 Co 13.13). Ento, o amor deve ser a nossa maior marca como discpulos de Jesus.

g) O grande mandamento amarmos a Deus de todo o nosso corao, com toda a nossa alma, de todo o entendimento e com todas as foras, e amarmos o nosso prximo (Mc 12.30-31).

2 . HUMILDADE.

a) Jesus o nosso grande modelo de humildade. Ele foi o nico que pde dizer: Eu sou humilde de corao (Mt 11.29; Fp 2.5-8).

b) Humildade uma deciso da vontade, devemos tomar a deciso de vivermos com humildade ... a si mesmo se humilhou... (Fp 2.8; Lc 18.14).

c) A humildade precede a honra (Pv 15.33).

d) Bem-aventurados os humildes, deles o reino dos cus (Mt 5.3).

e) Humildade a outra grande marca do Senhor Jesus Cristo, Ele demonstrou humildade em todos os momentos, inclusive lavando os ps dos apstolos (Jo 13.1-15).

f) Jesus foi humilde, Paulo foi humilde, vemos ento que a humildade deve ser uma grande marca dos discpulos de Jesus Deus resiste aos soberbos, porm, da graa aos humildes (Tg 4.6).

3 . OBEDINCIA.

a) Jesus foi obediente ao Pai em tudo (Fp 2.5-8).

b) Jesus desceu do cu no para fazer a sua prpria vontade, mas a vontade do Pai que o enviou (Jo 6.38).

c) Jesus foi completamente obediente e submisso vontade do Pai (Jo 5.19; 8.28-29).

d) Jesus foi obediente at a morte e morte na Cruz para nos salvar (Lc 22.39-42; Fp 2.8).

e) A obedincia foi uma das marcas do Senhor Jesus, do apstolo Paulo e deve ser a nossa marca como discpulos.

4 . ORAO.

a) Jesus viveu intensamente em orao, Ele s comeou o seu ministrio aps 40 dias de jejum e orao (Mt 4.1-11).

b) Ele orou aps o seu batismo e o cu se abriu. Orou e multiplicou os pes e peixes. Orou e ressuscitou a Lzaro (Lc 3.21-22; Mt 14.13-21; Jo 11.4144).

c) Antes de escolher os seus apstolos, Jesus passou a noite toda orando a Deus ( Lc 6.12-16).

d) Jesus teve uma vida de muita orao, Ele comeou o seu ministrio orando, orou no exerccio do seu ministrio, e encerrou o seu ministrio orando (Jo 17.1-26; Mt 26.39-46; Lc 23.34-46).

e) A orao foi uma grande marca da vida do Senhor Jesus; foi uma marca

na vida do apstolo Paulo, e deve ser a grande marca de nossa vida, devemos orar sempre (Lc 18.1; Ef 6.18; 1 Ts 5.17).

5 . EVANGELIZAO.

a) O ministrio de Jesus foi direcionado para a evangelizao. Ele percorria todas as cidades e povoados, ensinando, pregando o evangelho e curando as pessoas (Mt 4.23; 9.35).

b) Ele nos mandou ir pelas ruas e becos da cidade, pelos caminhos e valados, forar todos a entrar para que a casa do Senhor fique cheia (Lc 14.22-23).

c) Jesus nos deu a grande comisso de fazer discpulos de todas as naes, e ensin-los a obedecer todas as coisas que Ele nos ensinou... (Mt 28.18-20).

d) O poder do Esprito Santo para sermos testemunhas de Jesus em Marlia, So Paulo, Brasil e em todas as naes (At 1.8).

e) A misso que Jesus comeou agora a nossa misso, ento, devemos ir em seu nome e ganharmos muitas almas para Deus. Evangelizao deve ser tambm a nossa marca (Jo 20.21).

6 .Converso

Esta a primeira marca que o crente dever evidenciar, seja ele que crente for. Quer seja pobre ou rico, bem formado ou analfabeto, ou tenha ele ou no responsabilidade na igreja.

Converso no apenas a crena e aceitao da f no Senhor Jesus, mas implica numa mudana na sua vida e no seu pensamento.

Tambm no importa se somos muito religiosos e acreditamos em Deus.

Todos ns conhecemos bem a histria de Nicodemos. Apesar de ser homem muito religioso e pertencer mais alta corte dos religiosos em Israel, Jesus teve de lhe dizer: Tens de nascer de novo.

Muitos so simplesmente religiosos como Nicodemos, mas no tem uma experincia pessoal com Jesus, no o recebendo ainda no corao podendo dizer: Ele me salvou! Agora lhe perteno e quando morrer irei estar com Ele eternamente

Se algum diz que crente em Jesus e no tem esta marca, que uma f firme de que Jesus o salvou ao morrer na cruz do calvrio, e de que isso transformou a sua vida, tendo passado a ser uma nova criatura, ento esse tal ainda no um filho de Deus.

7 . Consagrao

Esta outra das marcas que demonstra que pertencemos ao Senhor, a consagrao.

No A.T. quando algo era consagrado ao Senhor, significava que isso pertencia ao Senhor e s podia ser usado em Seu benefcio.

A igreja tem vindo a perder o impacto no mundo devido aos crentes serem cada vez menos consagrados.

A igreja primitiva teve aquele grande impacto que ns lemos no livro de Actos dos Apstolos, porque aqueles crentes eram consagrados ao Senhor.

Se ns hoje fazemos o que os outros tambm fazem, e vamos aos mesmos lugares onde eles vo, eles no conseguem ver em ns alguma marca de Jesus que nos distinga deles e por isso no nos levam a srio, nem as palavra que possamos dizer.

Aquilo que tem maior fora e influncia nos descrentes para que venham a crer em Jesus, no o que dissermos, mas mais o que fazemos.

Gandhi, o mais famoso lder que existiu na ndia certa vez disse: Eu seria cristo hoje, se no fosse o pssimo exemplo dos cristos de ontem

A ndia um dos pases mais populosos do mundo, onde a maioria est mergulhada na mais profunda das trevas e idolatria. O que seria se no tempo de Gandhi ele tivesse encontrado cristos verdadeiramente

consagrados?

Certamente que a ndia hoje seria muito diferente.

O mundo pode mudar para melhor se cada um de ns for mais consagrado ao Senhor.

8. Perseverana

cada vez mais difcil encontrar nos crentes a marca da perseverana.

Muitos fogem de um compromisso srio com Deus.

Eles vo igreja, mas se tiverem ou sobrar tempo para isso. Quando no existir outra coisa para fazer ou outro lugar aonde ir.

Hoje se falta igreja pelas mais simples das razes. No existe uma verdadeira perseverana.

Sem esta marca o nosso testemunho no ser eficaz, e isto uma prtica que no agrada a Deus.

Numa certa igreja havia um jovem crente que era completamente surdo, mas ele ia a todos os cultos.

Certo dia algum lhe perguntou descabidamente, porque vens a todos os cultos se no ouves uma sequer palavra?

O jovem respondeu muito bem e claramente: verdade, no ouo uma palavra nem uma s nota musical, mas venho aqui para mostrar a todos de que lado eu estou. Que estou do lado de Jesus e no do lado do diabo.

Quando ns ficamos em casa (no sendo por motivos de fora maior) ficamos de que lado? muito importante virmos igreja, ainda que por vezes possamos pensar que no valeu ou vai valer muito a pena.

Uma coisa estamos a fazer. Mostrar perseverana, ajudar outros que l estaro e mostrando ao mundo de que lado ns estamos.

9 . A MARCA DA CONVERSO.

As Escrituras nos ensinam no somente que a regenerao essencial em todo converso, mas tambm que toda regenerao invariavelmente acompanhada pela converso responsvel e inteligente da alma a regenerao uma obra divina, uma obra que transforma o corao do homem, por meio da soberana vontade de Deus; enquanto a

converso a atitude de uma pessoa em voltar-se para Deus, tendo uma nova inclinao outorgada ao seu corao.

A converso o lado humano da mudana espiritual que se opera no homem, a qual, vista do lado divino, ns chamamos de regenerao.

Nela h dois elementos. O primeiro deles negativo e chamado de arrependimento, constitudo de tristeza que sente o pecador pelo seu estado de misria e da resoluo de abandonar o pecado.

O segundo positivo, chamado de f, que a resoluo do pecador de voltar-se para Cristo. Portanto a converso envolve f e arrependimento. Certo estudioso afirmou que a converso tanto um evento como um processo.

Significa a atuao do Esprito Santo sobre ns, por meio do qual somos movidos a responder a Jesus mediante a f.

Inclui tambm a obra contnua do Esprito Santo dentro de ns, purificando-nos e remodelando a imagem de Cristo.

A prova de que a nova vida realmente comeou precisa ser buscada na conduta diria da pessoa. Paulo exorta-nos Desenvolvei a vossa salvao. Temos ns apresentado em nosso viver a marca da

converso? H evidncias claras da graa de Deus operada em ns?

10. A MARCA DO SOFRIMENTO.

a dor e o sofrimento so resultantes da hostilidade do mundo aos crentes e assim, seriam algo normal; alguma coisa que os crentes devem esperar acontecer em suas vidas.

Ainda que no gostemos de admitir, algo que deve ser dito: o sofrimento faz parte da prpria natureza da nossa vida com Cristo aqui neste mundo.

O Senhor mesmo declarou isto: No mundo tereis aflies; e referiu-se ao discipulado como lanar mo no arado, tomar a cruz, negar a si mesmo. No devemos nos desanimar se nosso cristianismo no popular e se poucos concordam conosco. Estreita a porta, e apertado o caminho e so poucos os que acertam por ela (Mt 7.14).

Paulo enfrentou grandes tribulaes, como j mencionamos, e ele comissionou Timteo aos crentes de Tessalnica dizendo: ... a fim de que ningum se inquiete com estas tribulaes. Porque vs mesmos sabeis que estamos designados para isto.

A Bblia afirma que estamos crucificados com Cristo, o que nos identifica com o seu sofrimento e sua morte, ou como diz o apstolo Pedro somos co-participantes dos sofrimentos de Cristo. Contudo, do mesmo modo que com Ele sofremos, tambm com Ele seremos consolados. Se com Ele (Cristo) sofremos, tambm com Ele seremos glorificados (Rm 8.17).

Paulo nos lembra que estas aflies sos leves e temporrias em comparao com a glria eterna vindoura. Houve um missionrio que resolveu colocar sua vida no altar de Deus. Trabalhou entre os ndios da Amrica do Norte.

Seu nome: David Brainard. Ele calculou o preo de seguir a Cristo e deliberadamente fez uma escolha significava separar-se do mundo civilizado, com suas vantagens, e associar-se dureza, ao trabalho e, possivelmente, a uma morte prematura. Morreu aos 29 anos devido a sua fragilidade fsica e aos rigores do campo missionrio, ele contraiu tuberculose.

Certo bigrafo escreveu: Ele foi como uma vela que na medida em que se consumia, transmitia luz queles que estavam em trevas (Testemunho extrado da Revista F para Hoje).

Senhor Jesus, somos teus ps andando em todos os lugares; somos tuas mos curando e abenoando; somos teus olhos a procura dos aflitos; somos tua boca proclamando o reino de Deus.

Como discpulos de Jesus, devemos ter em ns as marcas de nosso Senhor e Mestre, e assim, glorificarmos a Deus o nosso Pai, ento podemos afirmar como Paulo: Trago no meu corpo as marcas de Jesus.

Que o Senhor nos ajude a manter estas dez marcas em nossas vidas espirituais para a glria do nome do Senhor Jesus, amm!

S-ar putea să vă placă și