Sunteți pe pagina 1din 2

TEXTOS DESCRITIVOS

A casa era grande, branca e antiga. Em sua frente havia um ptio quadrado. direita havia um laranjal onde noite e dia corria uma fonte. esquerda era o jardim de buxo, mido e sombrio, com suas camlias e seus bancos de azulejo. A meio da fachada que dava para o ptio havia uma escada de granito coberta de musgo. Em frente dessa escada, do outro lado do ptio, ficava o grande porto que dava para a estrada. A parte de trs da casa era virada ao poente e das suas janelas debruadas sobre pomares e campos via-se o rio que atravessa a vrzea verde e viam-se ao longe os montes azulados cujos cimos em certas tardes ficavam roxos. Nas vertentes cavadas em socalco crescia a vinha. direita, entre a vrzea e os montes, crescia a mata, a mata carregada de murmrios e perfumes e que os Outonos tornavam doirada. Sophia de Mello Breyner Andresen, O Jantar do Bispo

Calisto Eli, naquele tempo, orava por quarenta e quatro anos. No era desajeitado de sua pessoa. Tinha poucas carnes e compleio, como dizem, afidalgada. A sensvel e dissimtrica salincia do abdmen devia-se ao uso destemperado da carne de porcos e outros alimentos intumescentes. Ps e mos justificavam a raa que as geraes vieram adelgaando de carnes. Tinha o nariz algum tanto estragado das invases do rap e torceduras do leno de algodo vermelho. A dilatao das ventas e o escarlate das cartilagens no eram assim mesmo coisa de repulso. (Camilo Castelo Branco, A queda dum anjo)

TEXTO DISSERTATIVO
A posio social da mulher de hoje Ao contrrio de algumas teses predominantes at bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje j comeam a reconhecer a no existncia de distino alguma entre homens e mulheres. No h diferena de carter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas. Com efeito, o passar do tempo est a mostrar a participao ativa das mulheres em inmeras atividades. At nas reas antes exclusivamente masculinas, elas esto presentes, inclusive em posies de comando. Esto no comrcio, nas indstrias, predominam no magistrio e destacam-se nas artes. No tocante economia e poltica, a cada dia que passa, esto vencendo obstculos, preconceitos e ocupando mais espaos. Cabe ressaltar que essa participao no pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convm observar o progressivo crescimento da participao feminina em detrimento aos muitos anos em que no tinham espao na sociedade brasileira e mundial. Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos ainda perduram e emperram essa revoluo de costumes. A igualdade de oportunidades ainda no se efetivou por completo, sobretudo no mercado de trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da representatividade feminina, uma questo de tempo a conquista da real equiparao entre os seres humanos, sem distines de sexo.

S-ar putea să vă placă și