Sunteți pe pagina 1din 3

03/04/13

A Web 2.0 vai s compras

Pases
B US CA A V A N A D A

O I BOPE

SOLUES

CON H ECI MEN TO

N OT CI AS

COMPRA ON LI N E
PUBLICIDADE

RELACI ON AMEN TO

Tw eet

Share

TEXTO:

A Web 2.0 vai s compras


14/05/2009

Artigo publicado pelo executivo Marcelo Coutinho, diretor de anlise de mercado do IBOPE, no site IDG, no dia 12 de maio Cresce o impacto da Internet sobre os processos de formao de opinio e deciso de compra. o que mostra a anlise de duas pesquisas do IBOPE Inteligncia, a primeira realizada em janeiro deste ano, com usurios assduos (heavy users) de tecnologia e internet na Campus Party, e a segunda divulgada recentemente, com jovens consumidores de material esportivo das classes ABC, realizada em parceria com a Troiano Consultoria de Marca. O fato de recomendaes de outros consumidores em sites de lojas, blogs e comunidades j superar a propaganda tradicional em rdio, TV e jornal para os heavy users brasileiros no me surpreende. A mesma tendncia j era verificada nos Estados Unidos e na Europa faz algum tempo. Os principais estudos sobre credibilidade realizados naqueles pases mostram que quanto mais intensa a utilizao de um meio (independente de qual ele seja), maior seu peso na formao de opinies. Parcela dos heavy users que consideram muito importante a f onte de inf ormao antes da compra de um produto ou servio online ou of f -line (mltiplas respostas):

COMPRA ONLINE
Audincia de Internet
Tenha acesso a uma fonte rica de dados sobre os perfis dos internautas, obtidos por meio de painis de medio de audincia na web.

Cursos e treinamentos
Turmas abertas do IBOPE Educao para profissionais interessados em aprimorar suas competncias em diversas reas do conhecimento e atuar de forma mais objetiva frente aos desafios do dia-a-dia.

Uma anlise comparativa das pesquisas de utilizao da Internet realizadas pelo Comit Gestor mostra que o uso da rede no Brasil crescente, o que explica parcialmente o aumento da sua relevncia no processo de deciso de compra. Alm disso, seu uso cada vez mais vinculado a troca de informaes e no somente o consumo passivo de contedo. Dados da Nielsen Online mostram que sites de vdeo, buscas e comunidades so responsveis por uma parcela crescente do tempo gasto na Web, sendo que o Brasil apresenta taxas proporcionalmente mais elevadas de utilizao destes ltimos.

www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/A Web 2.0 vai s compras.aspx

1/3

03/04/13

A Web 2.0 vai s compras

A web pega carona nos processos tradicionais de sociabilidade e desenvolvimento de confiana, antes baseados exclusivamente na mdia de massa (quando um falava para milhares) ou na interao face-a-face (quando um fala para um), ocupando uma posio intermediria entre esses dois extremos. Isso significa que a propaganda de massa morreu? Longe disso. Conforme mostram diversos estudos do Grupo de Dinmicas Coletivas da Universidade de Colmbia, os mecanismos tradicionais de credibilidade (propaganda em meios massivos, testemunhais de celebridades, etc.) ainda possuem um papel importante. Outro estudo, da Universidade da Califrnia, mostra que a credibilidade da informao encontrada na web depende da exposio a outros tipos de informao, inclusive jornais impressos. Mas o fato que os meios tradicionais no so mais os nicos atores de peso no processo de formao de imagem de marca e inteno de compra. Se antes era custoso para os consumidores encontrarem uma segunda, ou terceira opinio sobre um produto que eles desejavam comprar, este custo hoje o click no mouse. A propaganda tradicional no tem como competir com isto. Seu papel ser muito mais o de criar um cenrio favorvel para que determinadas correntes de opinio se formem ao redor de um produto (ou contedo). claro que estes processos no valem para o conjunto da populao, principalmente entre aquelas camadas acima de 35 anos ou que pertencem s classes D/E, que ainda esto em um processo inicial de contato com o mundo digital. Mas a pesq uisa do IBOPE Inteligncia/Troiano realizada com jovens das classes ABC mostra como estes novos processos de construo de credibilidade para marcas e produtos j se enraizaram por aqui. Ou seja, no apenas entre os heavy users, mas entre os usurios jovens em geral que a Web 2.0 ganha peso na hora da compra. Segundo os jovens entrevistados, as fontes de informao mais importantes na deciso de compra so os sites de fabricantes de produtos (66% das preferncias), opinies de consumidores boca-a-boca (61%), em sites de lojas (58%) e redes sociais (45%). A propaganda na TV foi apontada como importante para 39% dos entrevistados. Em ltima instncia, uma marca informao sobre uma empresa, produto ou servio. E a informao a moeda das redes sociais. No mdio prazo, no preciso ser um gnio da matemtica para perceber que se uma marca no fornece valor para os consumidores neste espao, vai ter de pagar cada vez mais caro para conseguir influenciar a deciso de compra atravs de outros meios.

COMENTRIOS
AT E N O: Os comentrios publicados nesta seo so de responsabilidade integral de seus autores e no representam a opinio do IBOPE. Lembramos que no so permitidas mensagens com propagandas ou contedos ofensivos e desrespeitosos. Ainda no foram adicionados comentrios para esta pgina. Seja o primeiro a comentar.

TAGS
Grupo IBOPE

NOTCIAS RELACIONADAS
IBOPE Inteligncia entra no mercado de marketing de relacionamento
25/mar/2013

Empresa se associa com especialista nesse mercado e cria nova unidade de negcios

IBOPE compensa as suas emisses de carbono


18/dez/2012

Projeto Girar - Sade e Sustentabilidade desenvolvido no Complexo do Alemo no Rio de Janeiro

SOLUES RELACIONADAS
No foram encontrados itens para Produtos Relacionados desta pgina.

www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/A Web 2.0 vai s compras.aspx

2/3

03/04/13

A Web 2.0 vai s compras

O I BOPE
Quem somos Unidades de negcios Investimento social Executivos O que fazemos Como fazemos Auditoria e qualidade Onde Estamos Nossos Valores Integridade corporativa Canal aberto Sustentabilidade Parcerias e associaes

SOLUES
Ambiental Anlises Consumo dos meios Geonegcios Mercado Monitoramento dos meios Opinio pblica e poltica Educao Single source

CON H ECI MEN TO


Pesquisas de opinio e mercado Pesquisas eleitorais Pesquisas de mdia Audincia de rdio Audincia de TV RJ Audincia de TV SP Investimento publicitrio Leitura de jornal Ranking de agncias Artigos e papers Infogrficos Leitura de pesquisas eleitorais Descubra com o IBOPE Glossrio Hotsites Vdeos

N EWSLETTER E-Mail

N OT CI AS
ltimas Notcias

RELACI ON AMEN TO
Entrevistados Dvidas frequentes

COMPRA ON LI N E
Cursos e Treinamentos Relatrios de internet Oramento de Pesquisa Minhas Compras

Fale Conosco Relacionamento acadmico Imprensa Releases Organograma Fact sheet Poltica de divulgao

2005-2012. Todos os direitos reservados.

Poltica de Privacidade

www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/A Web 2.0 vai s compras.aspx

3/3

S-ar putea să vă placă și