Sunteți pe pagina 1din 3

1) As normas que regulam a suspenso da exigibilidade do crdito tributrio so de reserva de lei complementar?

Qual o fundamento constitucional para o exerccio da competncia relativa a essa matria? As hipteses previstas no art. 151 do CTN so taxativas? Sim. A regulao das hipteses de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio matria reservada a lei complementar por expressa previso do art. 146, III, b da Constituio Federal. Por muito tempo discutiu-se se as normas gerais em matria tributria seriam ou no reserva de lei complementar, existindo assim duas correntes, sendo a primeira dicotmica que defendia a reserva de Lei Complementar somente para os conflitos de competncia em matria tributria e as limitaes constitucionais ao poder de tributar, j a segunda corrente, a tricotmica, defendia que alm das duas hipteses anteriores inclua-se tambm no rol de reserva de lei complementar as edio de normas gerais em matria tributria, qual tambm seria reserva de lei complementar. A questo s foi dirimida com a promulgao da atual Constituio Federal, a qual expressamente em seu art. 146, III, b, trouxe a edio de normas gerais em direito tributrio como matria reservada a lei complementar. As hiptese de suspenso do crdito tributrio so taxativamente previstas no art. 151 do Cdigo Tributrio Nacional, por ser uma norma de estrutura, sendo as demais, no caso em questo, subordinadas a esta, contudo, no estamos com isso querendo com isso sugerir a superioridade das Leis Complementares sobre a Lei Ordinrias, mas somente no caso em que aquelas ditarem normas de estrutura estas, as Leis Ordinrias, esto subordinadas. No tocante as hipteses previstas no art. 9, I, II e III da Lei de Execuo Fiscal e no art. 206, 2 do Cdigo Tributrio Nacional, no verificamos hipteses de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, mas sim hiptese que previnem a incidncia de juros e multas. 2) Em que acepo a expresso crdito tributrio foi utilizada no art. 151 do CTN? Essa expresso congrega tambm liames decorrentes da prtica de atos ilcitos (e.g. multa por desrespeito aos deveres instrumentais)? A expresso crdito tributrio foi ,utilizada no art. 151 do Cdigo Tributrio Nacional, de forma a garantir o direito de o Ente Tributante exigir o crdito decorrente da obrigao tributria, seja este decorrente do caput do art. 113 ou de seu 1, ambos do Cdigo Tributrio Nacional. As penalidades impostas pelo descumprimento de um dever instrumental, tambm convertem-se em crdito tributrio em favor do Ente Tributante, uma vez que mesmo que o contribuinte, enquadre-se em uma das hiptese de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, iseno ou at imunidade, tal fato no lhe desobriga de cumprir os deveres instrumentais decorrentes da obrigao principal caso tais deveres estejam previsto na legislao vigente.

3) No art. 151 do CTN, que significa o termo exigibilidade? Quando surge essa exigibilidade? E, qual o efeito da suspenso da exigibilidade? Impede (i) lanamento, (ii) a inscrio em dvida ativa, (iii) a execuo fiscal, (iv) todos esses atos? Nos termos do art. 151 do Cdigo Tributrio Nacional, exigibilidade significa a o direito do credor (Ente Tributante) exigir postulao o adimplemento da obrigao tributria, caso essa no venha a ser satisfeita pelo sujeito passivo. Assim o direito ao crdito tributrio nasce aps o regular processo de lanamento, convertendo assim o que antes era obrigao tributria em crdito tributrio, estando assim o mesmo definitivamente constitudo e caso no seja satisfeito pago no tempo hbil para nasce para p sujeito ativo o direito de exigi-lo, requerendo para tanto a interveno do Poder Judicirio. Aps a devida constituio do crdito tributrio, sendo esse a partir do momento em que a obrigao no satisfeita paga exigvel, ou seja, pode o credor do crdito tributrio cobr-lo, contudo pode o devedor sujeito passivo insurgir-se contra a cobrana ou at mesmo contra o prprio ato de lanamento, postulando assim seu direito, atravs da edio de norma individual e concreta que satisfaa alguma das hipteses do art. 151 do Cdigo Tributrio Nacional, ter o crdito sua exigibilidade suspensa, no permitindo assim que o Ente Tributante realize qualquer ato de cobrana enquanto perdurar a medida suspensiva. As causas do suspenso da exigibilidade do crdito tributrio no atingem a constituio do crdito, ou seja, no impedem que o sujeito passivo realize o processo de lanamento, pois o crdito somente pode ser exigido caso ele exista, o que somente ocorre aps o regular processo de lanamento. O ato de inscrio em dvida ativa tambm no afetado pela suspenso do crdito tributrio pois a constituio do ttulo executivo que sustentar eventual execuo fiscal. J a execuo fiscal ficar impedida de ser proposta caso ainda no tenha sido, ou se estiver em curso deve ser suspensa, pois as causas de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio tem condo de evitar medidas que voltadas a cobrana do crdito. 4) Sobre o depsito judicial efetuado nos autos de uma ao declaratria proposta antes da constituio do crdito tributrio, pergunta-se: (i) trata-se de faculdade do contribuinte? H distino entre o depsito judicial para fins do art. 151, II do CTN e a prestao de cauo em dinheiro? O levantamento do depsito judicial pelo contribuinte vincula-se ao xito (com trnsito em julgado) da ao ou o juiz pode a qualquer tempo autorizar o levantamento do depsito? O depsito judicial efetuado nos autos da ao declaratria uma faculdade dada ao contribuinte que tem por finalidade alm de suspender a exigibilidade do crdito tributrio, evitar a atualizao monetria e a incidncia de juros e multa.

O depsito judicial e a cauo em dinheiro distinguem-se no tocante a suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, pois somente o depsito judicial tem o condo de suspend-la, conduto ambos so espcies de garantia. Os tribunais tm entendido que o levantamento d depsito judicial s possvel aps o transito em julgado da ao, no sendo possvel realiz-lo antes de tal ocorrncia, contudo h uma divergncia minoritria na doutrina que afirma se possvel o levantamento a qualquer momento em razo do princpio da igualdade. Entendo que o levantamento do depsito no possvel pois com causa suspensiva da exigibilidade do crdito condio para que a mesma continue suspensa, evitando assim a propositura de eventual execuo fiscal ou determinando a suspenso desta caso estejea em curso. 5) H incidncia de multa e juros moratrios em relao ao perodo em que o crdito tributrio esteve com sua exigibilidade suspensa, por fora de liminar concedida em mandado de segurana, posteriormente cassada por ocasio da sentena? E se a liminar foi concedida depois de vencido o prazo para o pagamento do tributo? No h incidncia de juros moratrios e multa durante o perodo em que o credito tributrio teve sua exigibilidade suspensa por fora de concesso de liminar em mandado de segurana, mesmo que posteriormente essa venha a ser caada. Pois sendo a liminar uma norma individual e concreta que passa a integrar o ordenamento jurdico desde o momento em que proferida, este ingressa no ordenamento jurdico passando a integra-lo e produzindo plenamente seus efeitos, desde que se conecte com o disposto no art. 151 do Cdigo Tributrio Nacional. Caso posteriormente esta liminar venha a caada, ou seja, retirada do mundo jurdico, deve ser feita por meio de outro medida judicial que tambm norma individual e concreta que vem a revog-la, produzindo assim seus efeito. Diante disso os efeitos da revogao da liminar no operam ex tunc e sim ex nunc, assim em virtude do princpio da segurana jurdica os fatos s alcanam o acontecimento futuros, voltando o crdito a ser exigvel. De tal feita como afirmamos acima sendo as decises judiciais uma norma individual e concreta, agindo com efeito ex nunc, os juros moratrios e a multa imposta incidiro at o momento da concesso da medida, e aps esta esto suspensos at que outra a venha revogar, passando novamente e incidir juros moratrios e multas desde ento.

S-ar putea să vă placă și