Sunteți pe pagina 1din 11

Nome do candidato

TTULO DO PROJETO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de PsGraduao em Comunicao da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a seleo de ingresso ao Curso de Mestrado. Linha de Pesquisa:

Santa Maria, RS

1. DADOS DE IDENTIFICAO DO PROJETO 1.1 Instituio Universidade Federal de Santa Maria Centro de Cincias Sociais e Humanas Programa de Ps-Graduao em Comunicao UFSM - Prdio 21 Campus Universitrio Jos Mariano da Rocha Filho Santa Maria RS Brasil - CEP: 97.105.900 Telefone/fax: (55) 3220-8579 www.ufsm.br/poscom 1.2 Ttulo do Projeto 1.3. Linha de Pesquisa: 1.4. Candidato (a) Nome Endereo Telefone e-mail 1.5. Resumo (problema, objetivos e metodologia em 5 linhas). 1.6. Palavras-chave Ligadas ao tema e que permitam indexar o trabalho em grupos de pesquisa da instituio, nacionais e internacionais ver Diretrio de grupos de pesquisa na Plataforma Lattes do CNPq (www.cnpq.br), e artigos cientficos apresentados na COMPS (www.cmpos.org/biblioteca) e INTERCOM (http://www.portalintercom.org.br/.).

2.TEMA

A escolha do tema dever ser feita com a observncia de critrios objetivos e precisos, considerando como fatores mais importantes a originalidade do assunto, sua insero no campo de estudos da comunicao miditica e na linha de pesquisa em que o candidato pretende ingressar.

3.DELIMITAO DO TEMA

Significa reduzir a extenso da pesquisa, tornar o assunto o mais vivel possvel, colocando-se limites, situando-o dentro do tempo e espao. Temas extensos no possibilitam anlise mais profunda ou demandam muito tempo. O candidato deve considerar o tempo mximo para a concluso do mestrado (dois anos ou 24 meses).

4. PROBLEMA DE PESQUISA

Formular o problema consiste em dizer, de maneira clara e compreensvel, qual a dificuldade que o projeto pretende enfrentar, delimitando o seu campo de abrangncia e apresentando suas caractersticas. O problema o foco central da pesquisa a ser realizada. Pode ser redigido em forma de uma pergunta ou perguntas, que envolvam as dificuldades tericas e/ou prticas para as quais o pesquisador deve propor respostas provisrias (hipteses). Antes de formul-lo ou descrev-lo necessrio fazer uma reviso

bibliogrfica sobre o tema escolhido. Ele construdo a partir da problematizao de proposio de autores ou de dados de pesquisas j realizadas. Essa

problematizao d sustentao s questes que norteiam a pesquisa, que funcionam como um eixo que sustenta a investigao. A cientificidade da construo do projeto est na articulao das questes norteadoras da pesquisa com um problema terico, ou seja, no estabelecimento de um dilogo com os autores que podem nos ajudar na caminhada. Aqui est o que Maria Immacolata Vassalo de Lopes (2001) chama de ruptura epistemolgica, quer dizer, a capacidade do autor da pesquisa em recortar e refletir sobre um novo ngulo o tema escolhido, o que inclui desde o aspecto terico sobre um determinado assunto at as etapas de uma metodologia.

5 JUSTIFICATIVA

A construo de uma justificativa vai alm de uma atitude retrica de convencimento sobre a pesquisa. Deve explicitar especialmente a importncia da pesquisa para o campo da comunicao, para a rea de concentrao do Programa (Comunicao Miditica) e para a linha de pesquisa escolhida pelo proponente do projeto (Mdia e Estratgias Comunicacionais ou Mdia e Identidades

Contemporneas). A justificativa de carter pessoal devendo o aluno destacar a importncia e os motivos da escolha do tema e a relevncia social e cientfica da pesquisa e dever ser feita em linguagem simples e clara, sem a utilizao de citaes. Nesta etapa so justificadas a escolha do tema, a importncia da pesquisa e as possveis contribuies para o campo de pesquisa em estudo. O pesquisador pode ainda, demonstrar que tem condies fsicas, materiais e intelectuais para a realizao do projeto dentro do tempo previsto.

6 - OBJETIVOS

Os objetivos so as metas que o pesquisador pretende constatar, verificar, analisar para esclarecer o problema de pesquisa Os objetivos pretendem sempre examinar o objeto dentro de determinados parmetros.

Os objetivos podem ser de duas ordens: geral e especficos.

Objetivo geral: busca definir uma meta para todo o trabalho. Est ligado formulao do problema e proposio das hipteses. Traduz o que a pesquisa procura alcanar.

Objetivos especficos: explicitam as operaes processuais que, articuladas, permitem alcanar o objetivo geral. Esto ligados diretamente estrutura, ao atendimento de questes mais particulares da pesquisa. Os objetivos especficos podem ser estabelecidos a partir de cada captulo do sumrio provisrio. Desenvolver, verificar, analisar, investigar, descrever, comparar, identificar, so verbos utilizados na elaborao dos objetivos.

7. EMBASAMENTO TERICO

O embasamento terico constitudo por trs etapas: consulta bibliogrfica preliminar (reviso bibliogrfica), marco terico (teoria de base) e definio de conceitos. Deve formar um texto logicamente coerente dentro do qual o trabalho do pesquisador se fundamenta. A consulta bibliogrfica preliminar serve para dar ao pesquisador a certeza da existncia de material disponvel e acessvel que permitiro atingir os objetivos especficos estabelecidos. Possibilita uma viso geral e atual da temtica a ser trabalhada, selecionando os itens que constituiro a estrutura provisria dos captulos da monografia. Situar o trabalho de pesquisa em um marco terico fundamental para a manuteno do raciocnio lgico e coerente ao longo de todo o trabalho de pesquisa. Alm disso, permite a localizao dos pesquisadores e grupos que trabalham com o tema e a situao da pesquisa no campo terico dos estudos em comunicao. A construo de um conjunto articulado de conceitos e de proposies, que possam dar sustentao compreenso do problema de pesquisa, a essncia do embasamento terico. formado pelo estudo, apropriao e/ou confronto dos referenciais tericos utilizados, os quais so articulados de forma a dar sustentao ao problema de pesquisa. o momento de ultrapassar o nvel de resenha ou fichamento dos autores e de fazer uma reflexo sobre os conceitos mobilizados pela pesquisa. Torna-se necessrio esclarecer qual a compreenso que podemos ter sobre o problema de pesquisa utilizando esses conceito, atravs de que ngulos ou aspectos.

8 .METODOLOGIA

Mencionar as opes metodolgicas, referentes aos mtodos e tcnicas, que sero utilizados na construo do raciocnio lgico que acompanhar o desenvolvimento da estrutura provisria do projeto de pesquisa. O mtodo o caminho para se chegar a um fim. Descrever como ser formado o corpus de pesquisa e como ser analisado Explicar as razes das escolhas e sua fundamentao. As opes metodolgicas referentes ao corpus da pesquisa ou amostra devem ser construdas e justificadas com base no problema de pesquisa. Deve-se esclarecer como ser feita a construo de categorias de descrio/anlise e as tcnicas que permitiro capturar os dados a serem estudados. Pode-se avanar na construo de roteiros, pautas ou instrumentos.

9 CRONOGRAMA Todas as atividades incluindo a defesa da dissertao de mestrado devem ser cumpridas no prazo mximo de 24 meses.

ATIVIDADES

2013 2014

2015
Maro

Cumprimento

de

crditos por meio

de X

disciplinas e atividades complementares Reviso do Projeto de Pesquisa Qualificao do Projeto Publicao em peridicos cientficos Redao Final Abertura do processo de defesa (60 dias antes da data de defesa) Finalizao da dissertao e entrega para avaliao da banca (30 dias de X X X X X X X

antecedncia) Defesa da dissertao a partir de maro de 2014 (prazo mnimo -12 meses) at maro de 2015 (prazo mximo - 24 meses) X X (prazo mximo)
Primeira semana de maro de 2015 o ltimo prazo para defender a dissertao de mestrado (24 meses).

10. BIBLIOGRAFIA

Deve ser registrado todo o material que possibilitou um conhecimento prvio sobre o tema e sua delimitao. Relao de todas as obras consultadas em ordem alfabtica conforme determina ABNT. (autor, obra, edio, local, editora, ano de publicao) BRAGA, J. L. LOPES, M. I. V. de; MARTINO, L.C. (Org.) Pesquisa emprica em Comunicao. So Paulo: Paulus, 2010. BAUER, Martin W. e GASKEL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prtico. Petrpolis: Vozes, 2002. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. So Paulo: Perspectiva, 1988. FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Mtodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. JOHNSON, Telma. Pesquisa social mediada por computador: questes, metodologias e tcnicas qualitativas. Rio de Janeiro: E-papers, 2010. LAGO, Cludia e BENETTI, Mrcia. Metodologia de pesquisa em Jornalismo LOPES, Maria Immacolata Vassalo. Pesquisa em comunicao. Formulao de um modelo metodolgico. So Paulo: Loyola, 2001. LOPES, Maria Immacolata Vassalo. (Org.) Epistemologia da Comunicao. So Paulo: Loyola, 2007. MALDONADO, Alberto Efendy et al. Metodologias de Pesquisa Comunicao: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006. em

SANTAELLA, Lucia. Comunicao e pesquisa. Projetos para mestrado e doutorado. So Paulo: Hacker, 2001.

11. SUMRIO PROVISRIO DA DISSERTAO Indicar aqui os captulos e suas subdivises INTRODUO

CAPTULO I 1.1 1.2 1.3 CAPTULO II 2.1 2.2 2.3 CAPTULO III 2.1 2.2 2.3

CONSIDERAES FINAIS

BIBLIOGRAFIA

S-ar putea să vă placă și