Sunteți pe pagina 1din 30

Conceito: conjunto de princpios e normas jurdicas que organiza e regula a sociedade internacional.

Distino : enquanto o DI Pblico cuida das relaes entre da sociedade internacional o DI Privado se refere quelas relaes jurdicas privadas em que dois ou mais ordenamentos jurdicos esto de alguma forma conectados. Ex. qual ordenamento jurdico vai solucionar o conflito de leis envolvendo a situao jurdica do estrangeiro.

Hobbes e Spinoza : corrente negadora do Direito Internacional Pblico. O egosmo dos Estados em satisfazerem os seus prprios interesses, fulmina a coercitividade das normas, o que supostamente retiraria o carter jurdico do DI Pblico.

A corrente afirmadora do DI Pblico se divide em duas: voluntaristas e objetivistas.

Para os voluntaristas, a obrigatoriedade do DI decorre da vontade do Estado em se submeter, voluntariamente, ao seu conjunto de princpios e normas jurdicas.

Os objetivistas, dentre os quais se destacam H. Kelsen e Dionsio Anzilioti, entendem que a obrigatoriedade do DI baseada em razes objetivas que se encontram acima da vontade dos Estados, afastando assim, o elemento subjetivo. Eles fundamentam a obrigatoriedade do DI no Direito Natural.

Ambas as correntes so passveis de crticas. A voluntarista possui um argumento fraco, pois segundo ela, no havendo vontade, no haveria obrigatoriedade. A objetivista possui mais consistncia, pois o descumprimento de uma norma por um Estado, pode provocar sanes e a perda da confiana da sociedade internacional. No se pode esperar que o DI funcione nos moldes do Direito Interno.

Quando ocorre o conflito entre uma norma de direito interno e outra de direito internacional, como deve se proceder ? Ambos direitos so ordens jurdicas distintas ou so aspectos do mesmo Direito ? Qual direito deve prevalecer se so duas ordens diferentes ?

Duas correntes oferecem argumentos e propostas de solues para este tipo de conflito, so elas: a teoria monista e a teoria dualista.

Teoria Dualista: Heinrich Trippel. Para ele, o sistema jurdico dividido em duas ordens diferentes e independentes, de modo que no podem se chocar. Assim, a validade de uma norma de Direito Interno no est condicionada validade da norma de Direito Internacional e a norma de Direito Internacional para ser para ter eficcia no plano interno preciso convert-la em norma de Direito Interno.

Teoria Monista (Hans Kelsen) Unidade jurdica. Monismo com primazia do Direito Interno (monismo nacionalista) e monismo com primazia do Direito Internacional. O Brasil adepto do monismo com primazia do Direito Interno. Muito embora, no RE 466.343-1, o Min. Gilmar Mendes j acena para uma mudana de entendimento.

Jus

so normas cogentes e imperativas do Direito Internacional Pblico. Segundo o art.53 da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969 : aquela norma imperativa de Direito Internacional geral, aceita e reconhecida pela sociedade internacional em sua totalidade, como uma norma cuja derrogao proibida e s pode sofrer modificao por meio de outra norma da mesma natureza.

Cogens

Traos Caractersticos da Jus Cogens segundo Jorge Miranda: O jus cogens faz parte do Direito Internacional Geral; Pressupe aceitao e reconhecimento; Deve ser aceito e reconhecido pela sociedade internacional no seu conjunto, no se admitindo jus cogens regional; Possui fora jurdica superior aos demais preceitos de Direito Internacional;

Tem eficcia erga omnes; A sua violao implica a invalidade da norma contrria e a responsabilidade internacional. evolutivo e passvel de aditamentos; Ex.: princpios da proibio do uso da fora, pacta sunt servanda, da boa-f, da igualdade soberana, da no ingerncia nos assuntos internos, da igualdade e da dignidade da pessoa humana, da proibio do racismo e da escravatura, entre outros.

Soft Law:

est muito presente no Direito Internacional Ambiental e est relacionado com verbos de carter programtico, tais como esforar, favorecer, implementar, promover, etc. A princpio, seu descumprimento no acarreta maiores prejuzos ao seu destinatrio, por se tratar mais de incitaes comportamentais que verdadeira obrigao jurdica.

Artigo 38 do Estatuto do Tribunal Internacional de Justia considera como fontes do Direito Internacional (atos dos quais emanam a norma jurdica): As convenes internacionais gerais ou especficas que estabeleam regras expressamente reconhecidas pelos Estados litigantes; (fonte primria)

O costume internacional, como prova de uma prtica geral aceita; (fonte primria) Os princpios gerais do Direito, reconhecidos pelas naes civilizadas; (fonte primria) As decises judiciais e a doutrina dos publicistas mais qualificados como meio auxiliar; A equidade (es aecquo et bono); O elenco do art. 38 no taxativo.

Segundo a Conveno de Viena sobre os Direitos dos Tratados de 1969, Tratado um acordo internacional concludo por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, quer esteja consignado num instrumento nico, quer em dois ou mais instrumentos conexos, e qualquer que seja a sua denominao particular.

Fonte mais importante de DI, devido sua multiplicidade e participao democrtica dos Estado em sua elaborao.
Desde 1986, permite-se igualmente s organizaes internacionais a celebrao de tratados com outras organizaes internacionais e tambm com outros Estados.

Conjunto de atos e normas no escritas que, admitidas por considervel perodo de tempo e observadas pelos Estados em suas relaes mtuas, denotam integrar o Direito.
At o incio do sculo XX foi o costume a principal fonte de DI.

Elementos verificados no costume: i. material ou objetivo repetio reiterada e geralmente aceita dos atos, em face de situaes semelhantes. ii. Psicolgico ou subjetivo convico da validade e da obrigatoriedade daquela prtica geral.

Duas comisses subordinadas Assembleia Geral das Naes Unidas so responsveis pelo codificao do DI com base nos costumes. So elas: Comisso de Direito Internacional, que tem sede em NY e foi criada em 1947 e a Comisso das Naes Unidas para o Direito do Comrcio Internacional (Uncitral), criada em 1966 e com sede em Viena.

So aqueles positivados em grande parte dos ordenamentos jurdicos internos dos Estados, no precisando ser positivados em sua totalidade.
Ex.: pacta sunt servanda, o princpio da boa f, princpio da resoluo pacfica de conflitos, o princpio da responsabilidade por atos ilcitos, proteo da pessoa humana, entre outros.

Com a positivao do DI, a tendncia a diminuio da dependncia em relao aos princpios.

Fontes acessrias do DI. Jurisprudncia repetidas decises dos Tribunais Internacionais sobre a mesma matria. Equidade permite ao julgador decidir com base na sua ideia de Justia para suprir lacunas no Direito Internacional.

Manifestao de vontade inequvoca do Estado capaz de produzir efeitos jurdicos na esfera internacional. Ex.: legislao interna em que cada Estado determina, no limite da sua jurisdio, a extenso do seu mar territorial ou da zona econmica exclusiva ou ainda liberao das suas guas interiores para navegao de navios estrangeiros.

So atos unilaterais internos que repercutem na ordem jurdica internacional.

Outros exemplos de atos unilaterais:


Protesto ato pelo qual o Estado considera ilegtima determinada pretenso.

Reconhecimento ato pelo qual o Estado considera legtima determinada situao. Promessa ato pelo qual o Estado se compromete a adotar certa atitude no futuro. Notificao ato pelo qual o Estado leva ao conhecimento de outro sujeito de DI um ato com objetivo de produzir efeitos jurdicos.

Ato unilateral com fora obrigatria, que produz efeitos na esfera internacional, obrigando os Estados membros e que exprime a vontade da organizao. Exemplos: decises do Conselho de Segurana da ONU sobre a manuteno da paz e da segurana internacional; resolues da Assembleia Geral das Naes Unidas, os padres internacionais da aviao civil estabelecido pela Organizao de Aviao Civil Internacional.

Consiste esse movimento em substituir, gradualmente, normas de DI consuetudinrio por textos escritos sob a forma de Convenes Internacionais. Criao da ONU como marco histrico. Art. 13 da Carta das Naes Unidas.

Mais segurana nas relaes internacionais. Conveno sobre a Representao dos Estados em Organizaes Internacionais Universais (1975); Conveno sobre a Sucesso dos Estados quanto a Tratados (1978); Conveno sobre a Sucesso dos Estados quanto a Bens, Arquivos e Dvidas (1983).

S-ar putea să vă placă și