Sunteți pe pagina 1din 4

O que Chanuk ou Festa das Luzes?

Escrito por Mrio Moreno Ter, 17 de Novembro de 2009 09:15

Mas porque esses hericos lutadores tiveram que reconsagrar o templo novamente? Vamos conhecer esta histria.

No vigsimo quinto dia de Kislev, 168 a.C. o Rei Antiochus da Sria, conquistador da Palestina, mandou colocar uma esttua de Jpiter no Templo de Jerusalm. Isso fez parte de seus esforos para impor populao judaica os costumes pagos gregos; o rei srio queria extirpar o modo de vida judaico e implantar no lugar dele o paganismo do modo de vida helenstico.

A violao da santidade do Templo foi somente um primeiro passo na sua campanha contra a religio judaica; ocorreram muitos outros. A observao do Shabat e das festas judaicas era proibida, sob pena de morte. Os judeus foram obrigados a oferecer sacrifcios nos altares gregos e comemorar seus festivais. Os rolos da Tor eram destrudos e seus detentores assassinados.

Mas Antiochus, na sua determinao em destruir o judasmo, no contava com a existncia de um pequeno grupo de homens valentes. Matatias, o Hasmoneu um velho sacerdote da vila de Modiin e seus cinco filhos, seguidos por outros fiis, fugiram para as montanhas onde deram incio a uma rebelio. Quando Matatias morreu, seu filho Yehud tornou-se lder dos revoltosos, que receberam o nome de Macabeus , das letras iniciais de seu grito de guerra: Mi kamocha Belim Adonai Quem entre os poderosos como Tu, D-us? (x 15:11). Outra interpretao que o nome Macabeu foi derivado da palavra hebraica makevet , que significa martelo , devido grande fora fsica de Yehud.

Apesar das condies inferiores dos Macabeus frente ao inimigo poderoso, eles conseguiram expulsar o exrcito srio da Terra Santa.

Quando os gregos entraram no Templo, profanaram todas as reservas de leo dali; e os hasmoneus aps a vitria sobre os gregos encontraram um nico cntaro pequeno de leo

1/4

O que Chanuk ou Festa das Luzes?


Escrito por Mrio Moreno Ter, 17 de Novembro de 2009 09:15

puro inviolado, ainda com o selo do Sumo Sacerdote. Normalmente, esta quantidade de leo seria suficiente para manter a menor acesa por apenas um dia; mas um milagre aconteceu, e o leo durou oito dias.

No dia 25 de Kislev do ano 165 a.C., exatamente trs anos aps a profanao do Templo por Antiochus, a menor voltou a brilhar.

A menor especial usada para comemorar o milagre de Chanuc chamada de "chanukia" . Ela possui oito braos, todos do mesmo nvel, correspondendo aos oito dias do feriado, alm de um brao elevado adicional para o shamash, a vela auxiliar com a qual acendemos as outras. costume se colocar a chanuki no peitoril da janela para que as pessoas de fora possam v-la, divulgando assim o milagre do leo. As velas so acesas aps o pr-do-sol, com exceo de Sexta-feira noite, quando elas so acesas antes das velas do Shabat.

Acende-se o shamash e o seguramos, enquanto cantamos a seguinte bno:

Baruch ata Adonai Eloheinu melech ha olam asher kidshanu bmitzvotav vtsivanu lhadlik ner shel Chanuc.

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenastes acender a vela de Chanuc.

Porque o Sevivon faz parte da festa de Chanuk?


O Sevivon um pio de quatro faces, em cada uma das quais se acha inscrita uma letra hebraica; nun, gimel, hei e shin. Estas letras formam as iniciais da frase Nes Gadol Hay Sham , que significa U m grande milagre aconteceu l . (Em Israel, a letra shin substituda pela letra pei, inicial da palavra p, aqui formando-se assim a frase Nes Gadol Hay P , Um grande milagre aconteceu aqui ).

2/4

O que Chanuk ou Festa das Luzes?


Escrito por Mrio Moreno Ter, 17 de Novembro de 2009 09:15

Os Rabinos observaram um fato interessante com relao s quatro letras hebraicas usadas na dispora: o valor numrico destas letras d um total de 358 (num = 50, gimel = 3, hei = 5 e shin = 300), que o mesmo valor total das letras da palavra Mashiach Messias (mem = 40, shin = 300, yod = 10 e chet = 8).

De acordo com a tradio, o uso do pio em Chanuc remonta poca anterior revolta macabia. Os srios, no esforo de eliminar o judasmo, proibiram reunies de estudo da Tor; os infratores seriam punidos com a pena de morte. Para poderem continuar os estudos da Tora, os judeus resolveram fingir que essas reunies eram de mero lazer. Assim sendo, cada vez que um fiscal srio se aproximava, eles se punham a girar o pio.

O sentido espiritual
A luz da chanuki faz com que reflitamos sobre o significado contemporneo de chanuc. A essncia desta festa est na nossa dedicao a causa do Senhor e na rededicao da nossa vida diante do altar do Senhor, santa, sem mcula e pura.

Devemos aprender com os nossos irmos Macabeus a no nos calarmos ainda que tenhamos que pagar com a nossa prpria vida. No devemos aceitar passivamente que o templo do Senhor (fsico e espiritual) seja profanado. Temos que nos levantar e lutar com as nossas armas espirituais que so poderosas em Ieshua o Messias. No podemos mais conviver com o mundo entrando na igreja e nas nossas vidas. No existe ningum capaz de impedir o agir do Esprito o Santo, quando lutamos pela causa do Senhor. Mas essa luta tem que estar de acordo com a afirmao do Profeta Zacarias: No pelo poder, nem pela fora, mas sim pelo meu Esprito, diz o Senhor Todo Poderoso (Zc 4:6).

Temos que tomar uma posio diante do D-us Todo-Poderoso, de entrarmos no templo, arrancarmos todo o lixo que foi jogado l dentro e reconsagrarmos a D-us novamente.

Que possamos estar revoltosos, como os Macabeus ficaram ao verem o templo de D-us ser profanados com outros deuses.

3/4

O que Chanuk ou Festa das Luzes?


Escrito por Mrio Moreno Ter, 17 de Novembro de 2009 09:15

Ns temos o provedor do leo. O LEO NO ACABOU! Ele est disponvel para que possamos manter acessa a lmpada do Senhor continuamente. O dono do leo que ficar encarregado de fazer os milagres, ns somos somente os vasos que armazenam o leo.

No devemos nos esconder nem assimilarmos o padro do mundo, mas devemos transforma-lo com a renovao da nossa mente, no usando armas carnais, mas sim armas espirituais, que so poderosas para estabelecer a vontade de D-us para neste tempo do fim.

O nosso convite para voc nesta festa de chanuk, que voc reflita sobre a tua prpria vida. Um grande milagre ocorreu no templo, pois um leo que duraria somente um dia, rendeu oito dias. A chama do Esprito Santo ainda continua acesa no seu corao, ela no se apagou, ainda que ela no esteja brilhando como devia. D-us pode neste tempo fazer milagre em tua vida. Se voc precisa de mais leo, o nico que pode lhe conceder o Esprito de D-us e se voc clamar com certeza Ele te ouvir.

Ns somos o templo onde habita o Espirito de D-us, por isso cabe a ns sermos os atalaiais do Senhor nesse tempo do fim. A tarefa de estabelecer o reino de D-us na terra foi dada a ns, filhos do Senhor. Que possamos lutar a favor do Senhor, pois Ele pelejar por ns e termos o nosso grito de guerra:

MI KAMOCHA BELIM ADONAI QUEM ENTRE OS PODEROSOS COMO TU, D-US? (x 15:11)

4/4

S-ar putea să vă placă și