Sunteți pe pagina 1din 25

Druidismo Originalmente associado s tradies dos celtas - povo de origem indo-europia que habitava extensas reas da Europa prromana

-, o druidismo um caminho espiritual de natureza pag. O termo pago tem origem no vocbulo latino paganus, que era usado para designar algum que nasce no pagus (o campo, a Natureza). Em termos espirituais, portanto, pago aquele que acredita na sacralidade da Natureza e de todas as formas de vida. Exemplos de povos pagos da antigidade so os gregos, os egpcios, os sumrios, os germnicos e os persas - todos com diversas deidades em seus pantees associadas Natureza, com deuses e deusas que personificavam as grandes foras naturais do mundo em que vivemos.

Os druidas (os sacerdotes dos celtas), portanto, tambm eram pagos - como so pagos atualmente os povos indgenas da Amaznia, os maori da Nova Zelndia, os aborgenes da Austrlia, enfim, praticamente todos os povos cujas religies tenham como foco fundamental a sacralidade da vida e do planeta.

Praticamente tudo o que sabemos sobre os druidas histricos nos foi relatado por historiadores gregos e romanos que tiveram contato com os celtas nos sculos que antecederam a era crist. Polbio, Amiano Marcelino, Tito Lvio, Julio Cesar e Plnio o Velho (entre muitos outros) escreveram sobre os druidas, descrevendo-os como poderosos sacerdotes, sbios e juristas, mas tambm como inspirados poetas, msticos e conselheiros. Alm de terem sido os sacerdotes dos povos celtas, os druidas desempenhavam todas as funes acima citadas. Foi por isso que Julio Cesar afirmou em seus Comentrios que, para se tornar um druida, um jovem candidato deveria dedicar de doze a vinte anos de estudos, dada a enorme quantidade de informaes que um druida precisava absorver sobre diversas disciplinas.

Um druida deveria ser to versado nas leis de seu povo quanto hbil em contar os mitos e lendas que formaram aquele povo. Um druida deveria ser sbio o bastante para aconselhar os reis, como tambm deveria ser sensvel o bastante para praticar a cura, um elemento fundamental dos deveres dos druidas, como atesta uma das Trades da Gr-Bretanha, que diz: Trs deveres de um druida: - curar a si mesmo; - curar a comunidade; - curar a Terra. Pois se assim no fizer, no poder ser chamado de druida. (Trades da Ilha da Bretanha) Versos como estes eram usados pelos celtas para facilitar a memorizao de diversos nveis de conhecimento - da sabedoria do dia-a-dia s suas leis mais elevadas, das regras sociais mitologia mais profunda. Isto porque os celtas no usavam a escrita para transmitir seu conhecimento, valendo-se da tradio oral como meio de preservao de sua sabedoria. Obviamente, muito se perdeu com o passar dos sculos, mas a essncia do druidismo, seus conceitos fundamentais e suas crenas, permaneceram imutveis at os dias de hoje. O Druidismo Hoje Certamente as prticas do druidismo moderno so muito diferentes das dos druidas histricos, pois vivemos em outros tempos, com outras necessidades. Essa uma das vantagens de uma tradio oral. Ao contrrio de religies que tm como base textos sagrados imutveis, o druidismo no fica limitado a escrituras ou leis, mas sabe evoluir com o passar dos sculos, sendo sempre

algo novo, significativo e capaz de satisfazer os anseios de quem segue este caminho. No druidismo no h espao para o radicalismo, no h espao para interpretaes diferentes de um mesmo conceito (como acontece entre as diversas correntes crists e islmicas, por exemplo, em que cada uma tenta impr a sua verso, a sua interpretao dos textos sagrados). Os textos sagrados do druidismo so os mesmo h milhares de anos, mas eles evoluem, porque no foram escritos: os "textos" sagrados do druidismo so o passar das estaes do ano, so os ritmos da Natureza, as mars, as flores, as tempestades, as trilhas do Sol e da Lua atravs do firmamento. um texto "interativo", que no deve ser memorizado ou entendido, mas sim sentido no fundo de nossas almas.

Pois o segredo do druidismo a integrao das almas do druida com a Natureza, do druida com outra pessoa, do druida com o mundo em que vive, com seu trabalho, com seu alimento. Eis outro ponto chave do druidismo: o animismo, ou seja, a crena de que tudo tem alma (anima). Assim como outros caminhos pagos de cunho xamnico, o druidismo acredita que uma pessoa tem alma, bem como um co, uma rvore, uma pedra e at uma casa ou um prato de comida. Tudo energia e alma energia. Se tudo tem alma, tudo tem vida; e tudo que tem vida sagrado. O que sagrado deve ser respeitado e honrado. Ao interagir com o mundo de alma para alma, o druida estabelece uma conexo espiritual que permite o fluxo da awen. Awen Esta pequena palavra galesa usada no druidismo em sua lngua original por ser de difcil traduo. Outro motivo de mant-la sem traduzir devido sua sonoridade, normalmente entoada nos rituais na forma de um poderoso mantra. Seu significado inspirao que flui. Nas palavras de Phillip Shalcrass (lder da BDO) awen "aquela estranha sensao de formigamento que nos domina ao contemplarmos uma bela pea de arte, ao ouvirmos uma linda cano pela primeira vez, ao vermos o rosto da pessoa que amamos, enfim, a sensao de vida que nos arrebata ao permitirmos que nossas sensaes se manifestem atravs de nosso corpo. Esse fluxo de inspirao que jorra (outra definio para awen) no deve ficar represado, deve se transformar em ao. Um dos desafios para o druida moderno justamente esse: transformar inspirao em ao. Esse jorro pode brotar tambm de um momento de dio e indignao. Podemos produzir um lindo quadro ou uma bela poesia depois de sermos arrebatados pela viso de um estonteante pr-do-sol, da mesma forma que, ao vislumbrar um rio poludo, podemos nos encher de coragem para protestar e tomar alguma atitude que altere essa condio do rio.

Para um druida, o mundo todo fonte de inspirao, a vida em todas as suas formas e facetas poesia. Por isso, a tradio dos bardos - poetas e contadores de mitos e lendas - to importante no druidismo. Bardos, Ovates e Druidas Como tudo no universo celta era tripartido (3 mundos de cima, do meio e de baixo; 3 reinos terra, gua e ar; etc) tambm eram tripartidas as funes do druida. Embora no fossem uma hierarquia, essas trs funes eram aprendidas na ordem exibida no ttulo. Depois disso, o druida tinha como opo exercer uma delas em especial. Como resumiu Estrabo (1 sculo a.e.a): Os bardos so cantores e poetas; os ovates, filsofos naturais e divinos; os druidas, alm da filosofia natural aplicam tambm a filosofia moral. Os bardos: eram os druidas especializados na absoro e transmisso do conhecimento drudico, atravs dos mitos, lendas, poemas e canes que transmitiam a memria ancestral. Os bardos eram os zeladores da tradio e da memria da tribo.

Os ovates: palavra com a mesma origem do verbo portugus vaticinar (predizer, prenunciar, adivinhar). Eram os responsveis pela cura e pela previso de eventos futuros. Atravs de tcnicas divinatrias (divinar = conversar com o divino, com os deuses) como o ogham, por exemplo, os ovates eram capazes de antever eventos ou endncias futuras, orientando assim a comunidade. Eram xams por excelncia, que conversavam com os ancestrais para pedir bnos e conselhos, que conheciam os animais e os segredos das ervas e das rvores. Os druidas: esse nome significa aquele que tem a sabedoria do carvalho. Eles eram os sbios, os sacerdotes que conduziam os rituais, os conselheiros dos reis e os juristas das tribos. Seus templos eram as clareiras nos bosques sagrados (nemetons). Eram extremamente respeitados pelo povo e muitas vezes suas palavras tinham mais peso do que dos reis e rainhas. Portanto, a funo do bardo conhecer sua histria e suas lendas para transmiti-las aos demais. Sua matria-prima o passado, a experincia, a memria ancestral. J o ovate trabalha com o futuro, o potencial, o porvir. So duas facetas do mesmo conhecimento sagrado que permeia os mistrios do tempo e permite, com base na experincia do passado e das potencialidades do futuro, criar um presente melhor, que a funo do druida.

Com base nesses fundamentos primordiais, o druidismo moderno desenvolve diversos trabalhos voltados para o reequilbrio nas relaes entre os humanos e a Natureza. A funo do druida hoje transformar, interagir com o mundo para que ele seja um lugar mais equilibrado. O druidismo em ao Fica claro porque que praticamente todos os druidas modernos envolvem-se, de um modo ou de outro, com causas ecolgicas ou de bem-estar animal, ou ainda de vida alternativa, reciclagem de lixo, consumo responsvel e outras formas de resgatar a dignidade da vida de cada um de ns.

Na Inglaterra, militantes ecolgicos de organizaes como o Greenpeace e o WWF costumam agir em conjunto com os druidas de organizaes como a Druid Network e de ordens como a B.D.O. (British Druid Order) e a O.B.O.D. (Order of Bards, Ovates and Druids) em manifestaes e campanhas ambientais. Muitos so membros de ambas as instituies. No Brasil, com a chegada do druidismo, essa aproximao tambm ocorreu, pois se ns e todo o universo somos feitos de corpo, mente e alma, o universo ecolgico deve ser equilibrado atravs de campanhas informativas (mente), aes e manifestaes (corpo) e uma espiritualidade que devolva a sacralidade da Natureza (alma). a isso que o druidismo se dispe. Definies sobre Druidismo O druidismo a tradio espiritual nativa das Ilhas Britnicas. Desenvolvendo-se por milnios desde os primeiros povos estabelecidos ali aps a Era Glacial, era uma religio mgica pag e hoje ela , alm disso, uma religio baseada na relao sagrada entre o indivduo e os espritos da Natureza, a paisagem e os ancestrais. Sua tica baseada na honra respeito profundo pela vida em si, suas prticas so baseadas na busca de sabedoria por meio de uma relao inspirada de esprito para esprito, e na expresso da verdade atravs de uma vida vivida de forma plena e sagrada, com conscincia criativa. A awen a energia da inspirao divina, o fluxo do esprito, a essncia da vida em movimento. Ela o fino poder da relao sagrada, o poder que transborda atravs do corpo e da alma quando espritos se tocam, quando a vida reconhecida, quando a experincia de um momento compartilhada, quando a energia divina trocada. Awen o foco da profunda busca interna, aquilo que todos procuramos enquanto tropeamos pela vida, aquilo que nos traz sabedoria, clareza, liberdade, xtase, alegria

de estar vivo, simplesmente estar, uma presena tranqila. fogo na mente, frenesi potico, desejo de respirar, propsito completo em perfeita serenidade. O smbolo da awen foi inventado pelo gnio e, ao mesmo tempo, charlato da histria do druidismo do sculo 19, Iolo Morganwg, como uma expresso do poder da awen, a essncia do druidismo. Mais comumente desenhado com 3 crculos com 3 linhas embaixo, ele pode ser entendido como o Sol em 3 pontos: dos equincios (o crculo do meio), do solstcio de inverno (crculo esquerda) e do solstcio de vero (crculo direita), e os 3 raios (linhas) so entendidos como os dons do Sol: os raios de luz, de calor, de inspirao, indicando um simbolismo de conhecimento, de guia, de sabedoria. Os crculos podem tambm ser entendidos como as 3 gotas de inspirao da lenda galesa de Cerridwen. Existem muitas formas de druidismo hoje e a expresso desse caminho to diversa quanto o nmero de indivduos que o praticam. Mas existem alguns princpios bastante amplos que sustentam os fios juntos em um lao comum, permitindo que as energias e as espiritualidades individuais se misturem e se associem para criar o que reconhecido por muitos como druidismo. Esses princpios falam sobre o respeito pelos outros e pelo meio ambiente, sobre autoconhecimento e sobre reverenciar nossos deuses, quem quer que sejam eles, sejam quais sejam os nomes pelo quais os conhecemos. Druidismo a conexo de esprito para esprito, com cada um de ns e com todos os seres vivos. Os druidas reverenciam a Natureza e as mudanas de ciclo do ano, suas celebraes refletem isso. Seja celebrando em grupos (conhecidos como groves ou nemetons) ou individualmente, eles iro honrar essa relao to mutvel por meio do ciclo do ano. Esse ciclo tambm conhecido como roda do ano consiste em 8 festivais: Samhain (31/10), solstcio de inverno, Imbolc (2/2), equincio de primavera, Beltane (1/5), solstcio de vero, Lammas/Lughnasadh (1/8) e equincio de outono. De todos eles, o solstcio de vero o mais conhecido pelo pblico em geral, por sua relao com as celebraes em Stonehenge. Entretanto, devido ao enorme nmero de pessoas que freqentam esse monumento ancestral na exata data do solstcio, vrios grupos drudicos optam por celebrar em outro dia, o mais prximo possvel da data. Alm disso, alguns grupos celebram as mudanas de ciclos da Lua tambm, com rituais de lua cheia e lua nova. Assim como celebram os ciclos das estaes, muitos druidas esto envolvidos com trabalho ambientalista e com a proteo de nosso planeta. Emma Restall Orr (traduo: Andra ire) Os Druidas histricos Filsofos. Poetas. Sacerdotes. Legisladores. Conselheiros. Historiadores. Magos. Estas so algumas das palavras usadas pelos escritores clssicos como Polbio, Plnio o Velho, Tito Lvio e Estrabo, que travaram contato com os druidas e as druidesas da Gr-Bretanha, da Glia (atual Frana) e da Irlanda. Florescendo nas sociedades celtas dos sculos que antecederam a era crist, os druidas so um fenmeno cultural exclusivamente celta, mas assemelham-se em suas funes aos xams da Sibria e de outras culturas, como a dos nativos americanos. Isto reforado pelos traos mais marcantes da espiritualidade dos druidas: uma profunda integrao com o meio ambiente; a percepo de que a Natureza viva e sagrada; o reconhecimento dos espritos de todas as coisas (animismo); e a crena de que esse esprito imortal. Muitos desses elementos so encontrados em tradies xamnicas ao redor do planeta, nas mais diferentes culturas pags. Como escreve Leslie Jones em Druid, Shaman, Priest, "se existiram xams na sociedade celta, estes eram os druidas."

A importncia dos druidas na sociedade celta era tal que deles dependiam as aes e decises dos reis e rainhas. Oriundos de diversas camadas sociais, jovens celtas de ambos os sexos eram enviados a diversos colgios drudicos o mais famoso deles na Ilha de Mn, atual Ilha de Anglesey - para serem instrudos pelos druidas mais experientes. Eram muitos anos de aprendizado, aps os quais os druidas deveriam ser capazes de costurar acordos de paz entre tribos celtas rivais, julgar disputas

pessoais e tribais, transmitir oralmente as lendas e a histria de seu povo e valer-se de suas habilidades poticas para enaltecer seus reis e heris. Sua autoridade era fruto de sua profunda sabedoria. Eram grandes conhecedores das propriedades curativas das plantas, zelavam pela preservao do meio ambiente e aconselhavam seus lderes em momentos de crise. Um desses momentos foi a invaso da Glia pelas legies romanas. Ciente do poder que os druidas exerciam na sociedade celta, o lder romano Jlio Csar, em sua luta para conquistar a Glia, sabia que qualquer conquista s seria definitiva se os druidas fossem eliminados. Ele promoveu ento violenta perseguio aos druidas, que culminou com o massacre de homens, mulheres e crianas na ilha de Mn, no litoral do Pas de Gales um centro de ensino drudico. Esse foi um duro golpe para o druidismo e para toda a cultura celta, agora quase totalmente submetida ao domnio imperialista de Roma.

somente na Irlanda e no norte do Pas de Gales territrios jamais conquistados pelas legies romanas que o druidismo permaneceu vivo. Graas aos textos oriundos dessas duas regies, podemos hoje contrapor as informaes contidas nos textos clssicos aos usos e costumes dos druidas preservados atravs de diversas lendas e contos mticos.

Desses textos, percebemos que o druidismo no s uma espiritualidade: uma filosofia de vida, que nos traz respostas pontuais a questes prementes do mundo moderno, como a igualdade entre os sexos (caracterstica marcante da sociedade celta) e o respeito e a reintegrao do ser humano com a Natureza. Quando o cristianismo chegou Irlanda, logo se fundiu ao druidismo que l ainda existia. O resultado foi o chamado Cristianismo Celta mais mstico, mais profundo e mais filosfico do que o cristianismo de Roma. Na Idade Mdia, contudo, o poder e a intolerncia dos papas no pde mais suportar as diferenas e a independncia do cristianismo irlands. Foi imposto ento, atravs da fora, o cristianismo ortodoxo romano, que sufocou quase que por completo a ancestral sabedoria dos druidas celtas. Contudo, as boas idias, aquelas que calam nossa alma, custam a morrer. Sculos depois, j na Idade Moderna, quando os estudos e as descobertas sobre os druidas e a cultura celta comearam a aflorar das novas tradues dos antigos manuscritos da Irlanda e do Pas de Gales, o druidismo ganhou uma nova oportunidade. no sculo XVIII, e a velha sabedoria drudica renasceu para uma nova era, num processo contnuo de amadurecimento e atualizao. Atravessando esse processo, o druidismo no desapareceu com a chegada de Roma est vivo, forte e pulsante, e hoje a alternativa espiritual de milhares de pessoas ao redor do globo inclusive no Brasil. Claudio Crow Quintino

O Renascimento do Druidismo Depois de enfrentar o imperialismo conquistador de Roma e a intolerncia da igreja, o druidismo adormeceu por sculos, vindo a despertar em 1717, quando o irlands John Toland, juntamente com o ingls John Aubrey, fundou a Druid Order. Esta a primeira de muitas ordens drudicas a surgir nessa poca. O tema atraiu tanto interesse que, dcadas mais tarde, nomes de peso da literatura inglesa, como William Blake e posteriormente W.B. Yeats contriburam de forma determinante para o ressurgimento do druidismo.

A princpio, ainda no sculo XVIII, as ordens drudicas nada mais eram do que variaes da Maonaria. Muitas dessas ordens nem possuam princpios drudicos. Como ocorria com diversas tradies manicas, era importante criar um pedigree que atestasse a antigidade da ordem em questo. Assim, surgiram interpretaes fantsticas das origens do druidismo. O prprio William Blake afirmava que os druidas descendiam de Abrao e que a Gr-Bretanha era a bblica Terra Prometida. Como se v, nesta fase o rigor histrico dava lugar a uma desesperada tentativa de se conciliar o cristianismo com uma pseudo-histria fantstica e com tradies ocultas. Em 1781, surge a Ancient Order of Druids (AOD), outra ordem que apostava na mesma

frmula cristianismo/druidismo/ ocultismo. Seu fundador, Henry Hurle, inspirou-se claramente na maonaria para desenvolver a AOD. Ela ainda existe e conta atualmente com cerca de 3000 membros na Gr-Bretanha.

Mas a principal personagem do renascimento drudico do sc. XVIII ainda estava por aparecer. Edward Williams era um gals apaixonado pela cultura celta e possuidor de um profundo senso patritico e fazia de tudo para dar ao povo gals uma identidade que contrastasse com a cultura imposta pelos ingleses. Tudo mesmo - at forjar textos e tradies na tentativa de provar uma autenticidade celta em suas criaes. Williams ganhou notoriedade quando, em 1792, realizou um ritual de inaugurao de sua Gorsedd (assemblia de druidas) em plena Londres. A partir dali, Williams seria mais conhecido por sua alcunha: Iolo Morganwg. Ele instilou nas diversas ordens drudicas de ento o desejo de resgatar as tradies originais dos druidas celtas, o que despertou interesse para as pesquisas arqueolgicas.

Os avanos das descobertas arqueolgicas e antropolgicas dos sculos XIX e XX trouxeram um novo flego a muitas dessas ordens que, amparadas nessas descobertas, conseguiram resgatar os elementos do druidismo histrico. graas a essa nova postura, mais sria e responsvel, que em 1964 surgiu a Order of Bards, Ovates and Druids (OBOD). Resgatando o druidismo celta e livrando-o de elementos estranhos (influncias hindus e crists), seu fundador, Ross Nichols, foi instrumental para a consolidao do druidismo moderno. Na dcada de 70, uma ordem irm, a British Druid Order (BDO), foi fundada por Phillip Shallcrass. No demorou para ele dividir a liderana da BDO com uma carismtica jovem druidesa chamada Emma Restall Orr, autora dos principais livros sobre druidismo da atualidade.

A ordem cresceu mundialmente, com druidas afiliados nos quatro cantos do mundo. Emma fazia freqentes viagens a diversos pases para dar palestras, cursos e iniciaes, e como o druidismo parecia crescer cada vez mais fora da Gr-Bretanha, ela decidiu, em maio de 2003, fortalecer o contato com outros pases e ampliar as atividades mundialmente. Para isso, ela criou a DruidNetwork, uma organizao para unir grupos e indivduos que sigam prticas drudicas a DruidNetwork no uma ordem ou grove.

Em 2002, a convite da editora Hi-Brasil e da Hera Mgica Cultural, Emma veio ao Brasil para apresentar seu trabalho em um workshop e uma srie de eventos. Pela primeira vez, o pblico brasileiro teve acesso direto a uma das principais lideranas do druidismo. Atualmente, o escritor Claudio Quintino, um dos representantes da DruidNetwork no Brasil, d continuidade a esse trabalho atravs de workshops, palestras, textos e artigos que apresentam o druidismo, suas caractersticas e sua profunda validade a mais e mais interessados.

Chegamos assim aos dias atuais. Atravs de mais de trs milnios de histria, a longa e sinuosa estrada do druidismo desemboca nossa frente. Uma estrada por vezes clara, por vezes no mais do que uma trilha, por vezes duplicada, por vezes impossvel de trilhar. Acima de tudo, porm, o druidismo atual uma tradio espiritual vlida, pois soube evoluir e se adaptar s necessidades de seu tempo. Como diz Jean Markale em Les Druides, "o que sobreviveu foram os princpios do druidismo, pois estes jamais poderiam desaparecer. E a partir deles surge a busca apaixonada do neo-druidismo. E como diz Emma Restall Orr em Ritual: o druidismo uma espiritualidade profundamente arraigada na terra, mas que se renova a cada novo amanhecer. uma tradio que honra nosso mundo, os mundos interno e externo, os espritos da terra, do mar e dos cus, os espritos de nossos ancestrais; uma filosofia que possui em sua essncia a explorao da relao sagrada, de esprito para esprito. A Espiritualidade Druidca

A prtica e a filosofia drudicas esto solidamente embasadas no respeito pela sacralidade deste planeta e de seus habitantes. O druidismo definitivamente uma espiritualidade verde, promovendo o cuidado com o meio ambiente atravs da responsabilidade pessoal, da conscientizao e do estabelecimento de uma relao de esprito para esprito.

- Emma Restall Orr, lder da Druid Network

Seguramente a mais importante liderana drudica da atualidade, Emma Restall Orr sintetiza na frase acima o objetivo do druidismo enquanto espiritualidade: conscientizar as pessoas da necessidade de se resgatar o respeito por nosso planeta e por todas as suas criaturas. Esse respeito s pode surgir do conhecimento da terra, de seus ciclos e estaes. Esse conhecimento uma das mais marcantes caractersticas da espiritualidade drudica, e manifesta-se de diversas formas: os druidas eram grandes conhecedores das propriedades medicinais e associaes mgicas de rvores, plantas e animais. Sua ligao com as rvores era tamanha que eles no construam templos, preferindo celebrar seus rituais em meio s rvores das florestas e bosques sagrados chamados de nemeton (literalmente, bosque sagrado). A prpria palavra druida significa aquele que tem a sabedoria do carvalho. Mas qual essa sabedoria?

a capacidade de compreender que existe uma poca para tudo: nascer, crescer, florescer, amadurecer, frutificar e morrer. Se observarmos uma rvore durante as estaes do ano, perceberemos que ela respeita esses ciclos ciclos que determinam a existncia de praticamente todas as criaturas. Tudo no mundo obedece a essa ciclicidade: o sol nasce no oriente, atinge seu znite ao meio-dia, comea sua descida rumo ao oeste onde se pe e desaparece durante a noite, para renascer no dia seguinte. A primavera traz o brotar de uma plantao natural; o vero traz o amadurecimento, o outono traz a colheita e o inverno marca o repouso da terra, para que uma nova safra germine na primavera seguinte. E a vida de todas as criaturas inclusive a dos humanos enquadra-se nessa ciclicidade: a primavera corresponde nossa infncia, o vero nossa juventude, o outono ao nosso amadurecimento e o inverno nossa morte para que em seguida possamos renascer, pois no h inverno que no seja seguido da primavera, nem noite que no traga um novo dia.

A espiritualidade dos druidas era to profunda que os prprios escritores gregos custavam a entender como os celtas, a quem eles consideravam brbaros, possuam crenas comparveis s dos seus grandes filsofos, como Pitgoras...

Para os celtas, o tempo se desenrolava no como uma linha, mas como uma espiral, numa longa e interminvel sucesso de ciclos, os quais, quando compreendidos, podiam ser altamente inspiradores. A compreenso desses processos ocorre atravs da inspirao que brota do contato estabelecido de esprito para esprito entre duas pessoas, entre uma pessoa e uma rvore, um rio, uma montanha, a Terra, uma deusa, um povo... A esse contato, a esse fluir de inspirao, d-se o nome de Awen palavra galesa que significa inspirao que flui entre espritos. A Awen est associada a diversas deidades celtas, entre estas a grande deusa Brighid, patrona das artes, da mulher e da poesia. A relao dos druidas com seus deuses era to ntima que cada tribo se dizia descendente de uma deidade. Brighid, por exemplo, era a deusa ancestral dos Brigantes, uma importante tribo celta, que emprestou seu nome moderna cidade portuguesa de Bragana (antes chamada de Brigantia). Como se v, os deuses celtas no so entidades distantes: so os prprios ancestrais, fontes de inspirao e compreenso do mundo em que se vive. Afinal, tudo o que somos hoje devemos, queiramos ou no, aos nossos ancestrais. E como os deuses celtas representam as foras da natureza, ento somos todos descendentes dos rios, lagos, mares, florestas... se essa mentalidade fosse compartilhada por mais pessoas, certamente hoje o mundo no estaria to devastado, to poludo, to maltratado... certamente viveramos em harmonia com nosso meio ambiente, pois seramos incapazes de sujar as guas de um rio - o corpo de um deus.

Fica claro, ento, que o druidismo no uma espiritualidade ultrapassada: pelo contrrio: ele busca no passado a inspirao para agirmos no presente visando a criao de um futuro melhor para a humanidade e para todo o planeta. Claudio Crow Quintino Druidismo Ontem e Hoje Originalmente associado s tradies dos celtas - povo de origem indo-europia que habitava extensas reas da Europa prromana -, o druidismo um caminho espiritual de natureza pag. O termo pago tem origem no vocbulo latino paganus, que era usado para designar algum que nasce no pagus (o campo, a Natureza). Em termos espirituais, pago aquele que acredita na sacralidade da Natureza e de todas as formas de vida. Exemplos de povos pagos da antigidade so os gregos, os egpcios, os sumrios, os germnicos e os persas - todos com diversas deidades em seus pantees associadas Natureza, com deuses e deusas que personificavam as grandes foras naturais do mundo em que vivemos. Os druidas (os sacerdotes dos celtas), portanto, tambm eram pagos - como so pagos atualmente os povos indgenas da Amaznia, os maori da Nova Zelndia, os aborgenes da Austrlia, enfim, praticamente todos os povos cujas religies tenham como foco fundamental a sacralidade da vida e do planeta. Praticamente tudo o que sabemos sobre os druidas histricos nos foi relatado por historiadores gregos e romanos que tiveram contato com os celtas nos sculos que antecederam a era crist. Polbio, Amiano Marcelino, Tito Lvio, Julio Cesar e Plnio o Velho (entre muitos outros) escreveram sobre os druidas, descrevendo-os como poderosos sacerdotes, sbios e juristas, mas tambm como inspirados poetas, msticos e conselheiros. Alm de terem sido os sacerdotes dos povos celtas, os druidas desempenhavam todas as funes acima citadas. Foi por isso que Julio Cesar afirmou em seus Comentrios que, para se tornar um druida, um jovem candidato deveria dedicar de doze a vinte anos de estudos, dada a enorme quantidade de informaes que um druida precisava absorver sobre diversas disciplinas. Um druida deveria ser to versado nas leis de seu povo quanto hbil em contar os mitos e lendas que formaram aquele povo. Um druida deveria ser sbio o bastante para aconselhar os reis, como tambm deveria ser sensvel o bastante para praticar a cura, um elemento fundamental dos deveres dos druidas, como atesta uma das Trades da Gr-Bretanha, que diz: Trs deveres de um druida: - curar a si mesmo; - curar a comunidade; - curar a Terra. Pois se assim no fizer, no poder ser chamado de druida. (Trades da Ilha da Bretanha) Versos como estes eram usados pelos celtas para facilitar a memorizao de diversos nveis de conhecimento - da sabedoria do dia-a-dia s suas leis mais elevadas, das regras sociais mitologia mais profunda. Isto porque os celtas no usavam a escrita para transmitir seu conhecimento, valendo-se da tradio oral como meio de preservao de sua sabedoria. Obviamente, muito se perdeu com o passar dos sculos, mas a essncia do druidismo, seus conceitos fundamentais e suas crenas, permaneceram imutveis at os dias de hoje. O Druidismo Hoje

Certamente as prticas do druidismo moderno so muito diferentes das dos druidas histricos, pois vivemos em outros tempos, com outras necessidades. Essa uma das vantagens de uma tradio oral. Ao contrrio de religies que tm como base textos sagrados imutveis, o druidismo no fica limitado a escrituras ou leis, mas sabe evoluir com o passar dos sculos, sendo sempre algo novo, significativo e capaz de satisfazer os anseios de quem segue este caminho. No druidismo no h espao para o radicalismo, no h espao para interpretaes diferentes de um mesmo conceito (como acontece entre as diversas correntes crists e islmicas, por exemplo, em que cada uma tenta impr a sua verso, a sua interpretao dos textos sagrados). Os textos sagrados do druidismo so os mesmo h milhares de anos, mas eles evoluem, porque no foram escritos: os "textos" sagrados do druidismo so o passar das estaes do ano, so os ritmos da Natureza, as mars, as flores, as tempestades, as trilhas do Sol e da Lua atravs do firmamento. um texto "interativo", que no deve ser memorizado ou entendido, mas sim sentido no fundo de nossas almas. Pois o segredo do druidismo a integrao das almas do druida com a Natureza, do druida com outra pessoa, do druida com o mundo em que vive, com seu trabalho, com seu alimento. Eis outro ponto chave do druidismo: o animismo, ou seja, a crena de que tudo tem alma (anima). Assim como outros caminhos pagos de cunho xamnico, o druidismo acredita que uma pessoa tem alma, bem como um co, uma rvore, uma pedra e at uma casa ou um prato de comida. Tudo energia e alma energia. Se tudo tem alma, tudo tem vida; e tudo que tem vida sagrado. O que sagrado deve ser respeitado e honrado. Ao interagir com o mundo de alma para alma, o druida estabelece uma conexo espiritual que permite o fluxo da awen. Awen Esta pequena palavra galesa usada no druidismo em sua lngua original por ser de difcil traduo. Outro motivo de mant-la sem traduzir devido sua sonoridade, normalmente entoada nos rituais na forma de um poderoso mantra. Seu significado inspirao que flui. Nas palavras de Phillip Shalcrass (lder da BDO) awen "aquela estranha sensao de formigamento que nos domina ao contemplarmos uma bela pea de arte, ao ouvirmos uma linda cano pela primeira vez, ao vermos o rosto da pessoa que amamos, enfim, a sensao de vida que nos arrebata ao permitirmos que nossas sensaes se manifestem atravs de nosso corpo. Esse fluxo de inspirao que jorra (outra definio para awen) no deve ficar represado, deve se transformar em ao. Um dos desafios para o druida moderno justamente esse: transformar inspirao em ao. Esse jorro pode brotar tambm de um momento de dio e indignao. Podemos produzir um lindo quadro ou uma bela poesia depois de sermos arrebatados pela viso de um estonteante pr-do-sol, da mesma forma que, ao vislumbrar um rio poludo, podemos nos encher de coragem para protestar e tomar alguma atitude que altere essa condio do rio. Para um druida, o mundo todo fonte de inspirao, a vida em todas as suas formas e facetas poesia. Por isso, a tradio dos bardos - poetas e contadores de mitos e lendas - to importante no druidismo. Bardos, Ovates e Druidas Como tudo no universo celta era tripartido (3 mundos de cima, do meio e de baixo; 3 reinos terra, gua e ar; etc) tambm eram tripartidas as funes do druida. Embora no fossem uma hierarquia, essas trs funes eram aprendidas na ordem exibida no ttulo. Depois disso, o druida tinha como opo exercer uma delas em especial. Como resumiu Estrabo (1 sculo a.e.a): Os bardos so cantores e poetas; os ovates, filsofos naturais e divinos; os druidas, alm da filosofia natural aplicam tambm a filosofia moral. Os bardos: eram os druidas especializados na absoro e transmisso do conhecimento drudico, atravs dos mitos, lendas, poemas e canes que transmitiam a memria ancestral. Os bardos eram os zeladores da tradio e da memria da tribo.

Os ovates - palavra com a mesma origem do verbo portugus vaticinar (predizer, prenunciar, adivinhar). Eram os responsveis pela cura e pela previso de eventos futuros. Atravs de tcnicas divinatrias (divinar = conversar com o divino, com os deuses) como o ogham, por exemplo, os ovates eram capazes de antever eventos ou endncias futuras, orientando assim a comunidade. Eram xams por excelncia, que conversavam com os ancestrais para pedir bnos e conselhos, que conheciam os animais e os segredos das ervas e das rvores. Os druidas esse nome significa aquele que tem a sabedoria do carvalho. Eles eram os sbios, os sacerdotes que conduziam os rituais, os conselheiros dos reis e os juristas das tribos. Seus templos eram as clareiras nos bosques sagrados (nemetons). Eram extremamente respeitados pelo povo e muitas vezes suas palavras tinham mais peso do que dos reis e rainhas. Portanto, a funo do bardo conhecer sua histria e suas lendas para transmiti-las aos demais. Sua matria-prima o passado, a experincia, a memria ancestral. J o ovate trabalha com o futuro, o potencial, o porvir. So duas facetas do mesmo conhecimento sagrado que permeia os mistrios do tempo e permite, com base na experincia do passado e das potencialidades do futuro, criar um presente melhor, que a funo do druida. Com base nesses fundamentos primordiais, o druidismo moderno desenvolve diversos trabalhos voltados para o reequilbrio nas relaes entre os humanos e a Natureza. A funo do druida hoje transformar, interagir com o mundo para que ele seja um lugar mais equilibrado. O druidismo em ao Fica claro porque que praticamente todos os druidas modernos envolvem-se, de um modo ou de outro, com causas ecolgicas ou de bem-estar animal, ou ainda de vida alternativa, reciclagem de lixo, consumo responsvel e outras formas de resgatar a dignidade da vida de cada um de ns. Na Inglaterra, militantes ecolgicos de organizaes como o Greenpeace e o WWF costumam agir em conjunto com os druidas de organizaes como a Druid Network e de ordens como a B.D.O. (British Druid Order) e a O.B.O.D. (Order of Bards, Ovates and Druids) em manifestaes e campanhas ambientais. Muitos so membros de ambas as instituies. No Brasil, com a chegada do druidismo, essa aproximao tambm ocorreu, pois se ns e todo o universo somos feitos de corpo, mente e alma, o universo ecolgico deve ser equilibrado atravs de campanhas informativas (mente), aes e manifestaes (corpo) e uma espiritualidade que devolva a sacralidade da Natureza (alma). a isso que o druidismo se dispe. Claudio Crow Quintino Desmistificando Celtas e Druidas O objetivo deste artigo relacionar e esclarecer algumas afirmaes infundadas que tm sido difundidas erroneamente sobre os celtas e os druidas. Com o crescente interesse que essa cultura vem despertando nos dias de hoje, vemos inmeros livros sobre neo-paganismo, como tambm artigos em revistas e sites na internet, citando os celtas e os druidas. Os autores de alguns desses livros e artigos certamente no tiveram adequada assessoria ou simplesmente buscaram fontes no confiveis sobre do assunto, pois muitas das informaes so erros srios sobre os celtas, que acabaram por perpetuar idias absurdas. Alguns mitos modernos que surgiram a respeito dos celtas se devem publicao do livro de fantasia As Brumas de Avalon (de Marion Zimmer Bradley), romance genial e envolvente, mas que poucas verdades traz sobre os celtas, tendo a autora optado por romancear as informaes e usado de bastante licena potica, o que desejvel em um romance de fico. No serve, no entanto, como base para estudos sobre os celtas e sua religio, o druidismo.

Todas as informaes aqui contidas (como em todo o resto deste site), vale lembrar, so fruto de pesquisas em fontes primrias, acadmicas e arqueolgicas. No buscamos informaes na literatura esotrica, mas na Histria, e nos registros que os celtas nos deixaram atravs de suas lendas e mitos. A seguir, relaciono os principais pontos de dvidas e erros: Mito 1: Os druidas no eram celtas: dissociar os celtas dos druidas o mesmo que dissociar os pajs dos ndios nativos de nossas terras. Ou, grosso modo, dissociar os padres do catolicismo. Os druidas eram a classe sacerdotal da sociedade celta, eram professores, mdicos, juzes, advinhos e conselheiros dos reis e rainhas. Sabemos que nem todas as tribos celtas possuam um druida ou seguiam o druidismo como religio, mas certamente as tribos da maioria do mundo celta me refiro aqui Glia, Gr-Bretanha e Irlanda tinham um druida como conselheiro, mdico, juiz e sacerdote e, como religio, professavam o druidismo. Hoje em dia, no entanto, os modernos druidas no possuem necessariamente etnia celta, da mesma forma que no necessrio ser hebreu para seguir o judasmo ou cristianismo, e nem hindu para seguir o budismo. Mito 2: Os druidas construram Stonehenge: o famoso megaltico data de 2000 ac, portanto, foi construdo muito tempo antes dos celtas chegarem s Ilhas Britnicas: isso s ocorreu por volta de 700 ac. Essa informao recente em termos histricos, pois at antes da datao por caborno 14, atribua-se aos druidas a construo desse crculo de pedras. No entanto, no existe a menor chance dele ser um monumento druida, ainda que podemos deduzir que os druidas realizavam cerimnias em Stonehenge ao descobrirem seu alinhamento com o nascer do sol no solstcio de inverno. Mito 3: Alan Kardec era um druida: esse um equvoco muito comum que freqentemente associa o kardecismo ao druidismo. No existe, porm, nenhuma relao entre essas duas correntes religiosas. Ao criar o espiritismo, Denizard Hypolyte Leon Rivail (nome verdadeiro de Alan Kardec) decidiu adotar o nome Alan Kardec para permanecer no anonimato, uma vez que ele era um conhecido professor/filsofo. Um dos espritos que estaria passando as informaes sobre a doutrina a Denizard, teria lhe aconselhado a usar esse pseudnimo, pois Alan Kardec teria sido uma de suas reencarnaes como um sacerdote druida, na Glia pr-romana. Portanto, Denizard/Alan Kardec nunca foi um druida moderno, mas em uma de suas encarnaes poderia ter sido um druida clssico. Vale sempre lembrar aqui que os celtas no eram reencarnacionistas como o so os kardecistas. Para os celtas, a alma era imortal e podia (ou no) viver muitas vidas. Imperava o livre-arbtrio, mas no havia carma, recompensas ou punies como no moderno kardecismo. O livre-arbtrio possibilitava alma celta a opo de ir viver no Outro Mundo ao lado de seus ancestrais e seus deuses para sempre, ou voltar ao nosso mundo, no para cumprir alguma tarefa, ou pagar algumam dvida, mas para viver algo que ainda no havia sido vivido, para experimentar, conhecer, vivenciar, enfim. Para os celtas, era a ordem natural das coisas e nenhum deus ou deusa interferia nisso. A vontade da alma era o que regia o que lhe acontecia depois da morte. Voltar a habitar um corpo no era uma necessidade (e nem uma obrigao para evoluir no havia o conceito de evoluo espiritual para eles), mas sim, uma opo. Mito 4: Os celtas eram matriarcais e cultuavam uma deusa nica: esse tambm um erro muito comum e muito observado em livros sobre wicca, a religio criada por Gerald Gardner. Gardner, membro a AOD (Ancient Order of Druids), criou a Wicca baseado em informaes apresentadas a ele por seu amigo Ross Nichols (criador da OBOD ordem drudica muito ativa at os dias de hoje) e tambm baseado em elementos da maonaria, bruxaria tradicional e nos trabalhos de Margareth Murray sobre a suposta religio paleoltica que dominava toda a europa e tinha como principal divindade uma Deusa-Me. Essa mistura toda resultou numa religio interessante e atraente para nossos dias, mas tambm gerou muita confuso, pois insinua que os celtas adoravam uma Deusa-Me (idia utilizada no romance As Brumas de Avalon), o que nunca foi verdade. Os celtas eram politestas, isto , tinham inmeros deuses e deusas em seu panteo, com a peculiaridade de que nenhum deles e nenhuma delas era um deus-pai ou uma deusa-me absolutos, como acontece entre os gregos, por exemplo, onde Zeus era o deus dos deuses e Hera a deusa das deusas. Os deuses celtas eram tribais e associados ao lar, ao cl, ao local a paisagem.

No havia uma Deusa-Me no panteo de nenhuma tribo celta. Alis, as deusas celtas desempenhavam em sua maioria o papel de guerreiras ou esposas indomveis e/ou independentes, que no se submetiam aos maridos, tinham seus amantes e levavam sua vida em liberdade. A Deusa-Me da wicca a Natureza personificada, no panteo celta nenhuma deusa representava a Natureza como um todo, mas aspectos isolados dela e da paisagem a ela atribuda. A sociedade celta no era matriarcal, isso seria absolutamente invivel para uma sociedade guerreira como a deles. Quando muito, podemos dizer que eram matrilineares, isto , os filhos recebiam o sobrenome da me em vez do sobrenome do pai. Mas nem todas as tribos adotavam esse processo. Mito 5: Somente as mulheres celtas exerciam o sacerdcio: informao provavelmente interpretada do romance citado As Brumas de Avalon, onde as personagens que seguem a assim chamada Antiga Religio (relacionada aos celtas, mas equivocada a religio dos celtas era o druidismo) eram sacerdotisas da Grande Deusa. Embora Marion tenha citado os druidas e o Merlin como sacerdotes da Deusa nica, ela d total nfase s sacerdotisas, o que levou alguns a entenderem que o povo celta dava exclusividade de sacerdcio s mulheres. Sabemos, no entanto, que a classe sacerdotal dos celtas era composta por druidas e druidesas, embora alguns autores tambm digam que eram apenas os homens que podiam exercer essa funo autores estes equivocados, mas certamente influenciados pelo mesodruidismo (ver texto sobre o tema), que era machista/patriarcal como a sociedade da poca em que existiu, sculos 18 e 19. So todos unnimes, porm, em negar que somente as mulheres celtas exerciam o sacerdcio. E nenhum deles, nem druidas, nem druidesas, eram sacerdotes da Grande Deusa. Eles eram sacerdotes de seu povo. Mito 6: Os druidas eram monotestas: outro erro absurdo que provavelmente se origina nos equvocos difundidos pelo mesodruidismo. Se houve ou h algum druida monotesta, certamente ele nasceu depois do sculo 19 e esteve ou est professando a religio de forma equivocada, influenciado pelo poder do cristianismo. Os druidas clssicos pr-cristos eram politestas e, como todo sacerdote pago, veneravam os espritos da Natureza, deuses tribais, deuses da paisagem e os ancestrais. O druidismo moderno, ou neo-druidismo, igualmente politesta, pois se baseia nas crenas dos druidas clssicos e no nos druidas do renascimento do sculo 19. Mito 7: Os druidas vieram da Atlntida: no. Mesmo que Atlntica existisse, os druidas no teriam vindo de l. Embora na mitologia celta existam inmeras lendas sobre ilhas mticas, os druidas nunca so originrios dessas ilhas. Entre essas inmeras ilhas, inclusive, no h nenhuma que tenha uma semelhana sequer com Atlntida. As ilhas dos mitos celtas so lugares para onde os heris se dirigem sob o encantamento de algum ser mgico ou ento em alguma misso em busca das terras imortais. Os celtas nunca vm das ilhas, mas vo para elas. Essas ilhas so associadas ao Outro Mundo, terra da juventude eterna, terra dos ancestrais, ao local para onde as almas vo depois da morte, onde vivero uma vida perfeita e imortal ao lado dos antepassados e dos deuses. O druidismo surgiu quando os celtas chegaram nas ilhas britnicas e l travaram contato com a espiritualidade dos povos neolticos que habitavam a regio. Essa mistura da espiritualidade celta com a desses povos originou a religio dos celtas que conhecemos como druidismo, e esta migrou de volta ao continente, levando o druidismo para a Glia. Alguns autores chamam a religio dos neolticos de proto-druida, mas a Atlntida est certamente fora de questo. certo que o surgimento do druidismo uma mescla da espiritualidade celta (de origem indoeuropia) com a dos povos do oeste

europeu. Os celtas vieram do corao da europa, onde hoje a Hungria, Rep. Tcheca, Sua. Os povos neolticos construtores de estruturas megalticas do oeste europeu j estavam por l havia algum tempo quando da chegada das primeiras levas de tribos celtas. Do contato entre esses povos surge o druidismo clssico. Andra ire Nemeton Tabebuya As Deidades do Druidismo O druidismo uma religia politesta e seus deuses e deusas no possuem hierarquias ou conceitos de dominncia como se encontra na mitologia grega, por exemplo. Tampouco possuem um nico atributo, como "o deus da guerra" ou "a deusa do amor". Os deuses dos diversos pantees celtas (praticamente cada tribo possua um panteo prprio) tm mltiplas faces, atributos e caractersticas. Nenhum deles totalmente bom ou mau, mas desempenham diversos papis. No so apenas bons ou apenas maus, mas possuem tanto potencial para o bem como para o mal. No h a dicotomia de que estamos acostumados, mas sim o equilbrio de foras negativas com positivas. Os deuses podem ser ao mesmo tempo benevolentes e cruis: assim como uma chuva que cai sobre a Terra pode ser uma beno quando os campos esto ressequidos ou ento uma desgraa quando causa enchentes e destruio. Como curiosidade, vale observar que muitas deidades associadas guerra/batalha so femininas, enquanto que muitas deidades da fertilidade so masculinas. Os deuses dos druidas so definidos de 3 maneiras:

So os ancestrais do povo, divinizados ao morrer; So espritos da Natureza e fenmenos meteorolgicos (rios, colinas, relmpagos, chuvas, etc) So seres poderosos que possuem corpo fsico (deuses literalmente)

Os druidas no adoram os deuses, procuram desenvolver com eles um relacionamento pessoal baseado em honra, amizade, reconhecimento e laos de hospitalidade, mesmo porque alguns deuses so os ancestrais, ou seja, nossa famlia. Assim era com os celta em tempos antigos, assim continua hoje entre os druidistas e druidas modernos. O ensinamento antigo a respeito do Renascimento As almas humanas so pr-existentes gerao de seus corpos fsicos; podem ter mltiplas vidas terrenas (de acordo com sua percepo e necessidade); no h julgamento moral externo (mas a deciso da conscincia individual inescapvel); as condies do renascimento so determinadas por afinidades, necessidades e convenincia da alma que vai renascer; os deuses podem tomar corpos humanos (no se trata de possesso, mas de nascer em forma humana) ou projetar suas qualidades em seres humanos. Depois de deixar este mundo, a alma faz uma viagem. Atravessa diversas etapas, recapitulando experincias, fazendo reflexes, abandonando aquilo que lhe pesa, observando o melhor e aprendendo a desej-lo. Isso demanda um certo tempo. Ao atingir o fim da jornada, a alma encontra o lugar do repouso perfeito, de acordo com os seus desejos. Se estiver pronta para abandonar toda inquietao, pode desfrutar para sempre desse estado de beatitude. Porm, se ainda sentir saudades, pode tomar o barco de volta e retornar. (essa uma aluso s remaes, viagens ao oeste atravs do mar, que iam dar na ilha dos imortais e ancestrais, entre outras). Como vemos nos mitos celtas, se ao retornar o viajante tocar a terra, ir transformar-se em p. Esse um ensinamento simblico: significa que a alma no deve deixar-se enredar pelas sensaes terrenas, o que provocaria o desejo e a conseqente criao de um novo corpo material (o p) o que no mau por si mesmo, mas pode ser um desvio da

inteno inicial. Se perceber que no h mais nada a fazer (nenhuma experincia que ainda no tenha sido provada), resta virar a direo do barco e procurar outro destino. Talvez, quem sabe, ensinar a outros a arte de navegar (como por exemplo, os ancestrais que se tornam guardies do lar e da famla, inspirando, protegendo e ensinando os que ainda esto na jornada da vida). Assim, as possibilidades de "mudana de estado" para o ser humano, de acordo com o ensinamento drudico, so: - renascimento num outro mundo mais perfeito do que este e onde j habitam os Ancestrais do defunto e tambm os Deuses, sem a ocorrncia de nenhum tipo de julgamento divino; - renascimento numa forma humana, para certos indivduos (aqueles que assim desejarem). Tudo uma questo de livre-arbtrio. Uma vez que tenhamos eliminado a reencarnao compulsria, a nica razo para que uma alma retorne a este mundo o exerccio do seu livre-arbtrio, por motivos que ela bem conhece. A "Viagem de Bran Mac Febal" e a "Viagem de Maeldun" mostram isso. Nos dois casos, grupos de homens escolhidos atravessam o oceano para chegar a um lugar de perfeio, o qual acabam abandonando unicamente por sua prpria vontade. Eles no so expulsos, no so coagidos a partir de forma alguma. Eles o fazem porque assim desejam, porque no esto ainda prontos para habitar no estado de absoluta tranqilidade que encontraram. Quando a sua inquietao chega ao mximo, eles entram no barco e vm dar s praias deste mundo. Eles no precisariam fazer isso. Mas fazem assim mesmo. Porque sentem uma necessidade ntima. Essa a diferena entre o renascimento cltico e, digamos, o esprita: na primeira no h uma nfase na necessidade de fazer reparaes. O importante a vontade de voltar para realizar outras coisas, provar a prpria fora, passar por novas experincias, aprender mais. A alma impulsionada frente pelo desejo. Sem este, haveria apenas uma eternidade aptica e vazia no Outro Mundo. Seria algo como a noo que vulgarmente se tem do Cu cristo: voc um pessoa boa, morre, sua alma vai para o Cu e voc passa o resto da eternidade vestindo uma camisola e tocando harpa com os anjos. Alm disso, consideremos a alternncia que se apresenta em todos os aspectos da compreenso cltica do tempo: meio ano de escurido (de Samhain a Beltane), meio ano de luz (o inverso), cada ms com uma metade escura e outra luminosa, cada noite com seu dia... A mente celta no concebia a idia de uma ida sem volta. Vemos bem isso nas ovelhas do conto de Peredur ab Efrawc (do "Mabinogion"): Ele estava cavalgando e chegou s margens de um rio e havia do outro lado uma rvore. Uma das metades da rvore era verdejante da copa raiz, mas a outra estava em chamas da raiz copa. E havia dois rebanhos de ovelhas, o branco (na margem de c) e o negro (na margem de l). Sempre que uma das ovelhas negras balia, uma das brancas atravessava o rio e saa preta na outra margem. Sempre que uma das ovelhas brancas balia, uma das negras atravessava o rio e saa branca na outra margem. A est o intercmbio das almas entre os mundos. possvel ser mais claro? No, porque a Igreja Catlica teria queimado o livro. por Druida Bellovesos Obs. A alma do mundo contm todas as almas. Quando uma alma morre aqui, ela nasce no Outro Mundo. Quando uma alma nasce aqui, porque morreu no Outro Mundo, a lei do equilbrio que vemos exemplificada nos mitos celtas.

Obs 2. A afinidade a grande motivao da alma ao renascer. Por isso, a maioria das almas humanas voltariam como humanas, mas isso no uma regra (no h regra, apenas livre-arbtrio). Embora na mitologia e ensinamentos celtas no sejam citados renascimentos de humanos em forma de animais, se h afinidade, nada impede disso ocorrer. O druidismo no especista, muito menos nas questes da alma

Ps Morte no Druidismo Umas das perguntas que mais ouo ao informar que minha religio o druidismo "para vocs, o que acontece depois da morte?". Me parece que a maioria das pessoas tm uma religio somente para "melhorar a sua morte", ou para ter garantias de consolo e perdo pelos seus erros. No druidismo, no isso que nos motiva. Nossa religio no serve para essas coisas, ao contrrio, serve para "melhorar nossas vidas", para nos fazer perceber que somos responsveis pelos nossos atos e, portanto, nosso destino. Em nossa crena no h um deus 100% bom para nos perdoar eternamente, o que pode induzir o indivduo a errar eternamente, afinal, sempre ter o perdo. Se erramos, receberemos as conseqncias desse erro. Em nossa crena no existe um deus 100% mau para nos induzir ao mal, ao erro. Somos os nicos responsveis pelo que nos acontece, tanto as coisas ruins, como as coisas boas. Estamos sujeitos somente lei da ao e reao, e esta lei opera no aqui e no agora, no depois de nossa morte. No somos marionetes dos deuses ou espritos ruins. Nossos deuses so nossos ancestrais falecidos, so os espritos da Natureza, e tambm so seres poderosos e puramente espirituais, e com qualquer uma dessas deidades no existe a relao de dominncia, apenas de respeito e honra. Nossos deuses so seres com os quais podemos contar quando precisamos de proteo, mas se agirmos desonrosamente (conosco mesmos ou com os outros seres nossos irmos), eles no hesitaro em nos dar as costas e deixar que soframos as conseqncias de nossos atos. Sobre a pergunta sobre o que acontece depois da morte, costumo responder baseada no que os celtas e seus druidas acreditavam: Para os celtas, a alma era imortal e podia (ou no) viver muitas vidas. Imperava o livre-arbtrio, e no haviam recompensas ou punies como nas religies modernas. No entanto, havia o efeito da conscincia de cada um, baseada na vida com Honra. O livre-arbtrio possibilitava alma celta a opo de ir viver no Outro Mundo ao lado de seus ancestrais e seus deuses para sempre, ou voltar ao nosso mundo, no para cumprir alguma tarefa, ou pagar alguma dvida, mas para viver algo que ainda no havia sido vivido, para experimentar mais um pouco da vida material (que no era negativa e nem inferior espiritual, apenas diferente). A alma, no druidismo, no impulsionada pela necessidade de evoluir ou de pagar pecados, impulsionada simplesmente pelo desejo. Para os celtas, voltar a habitar um corpo no era uma necessidade (e nem uma obrigao para evoluir no havia o conceito de evoluo espiritual para eles), mas sim, uma opo, e as condies (onde, quando e como) eram determinadas por afinidades e necessidades de cada alma. Importante ressaltar que as almas humanas no eram vistas como superiores s almas dos animais e plantas. Em alguns momentos, as almas humanas eram vistas at mesmo inferiores. Assim ainda visto e aceito pelos druidas modernos. No druidismo no existe o especismo (preconceito entre espcies) e os animais e vegetais so vistos como nossos irmos e jamais servos ou inferiores numa hierarquia. Para ns, druidas, no existe hierarquia entre as formas de vida, nem agora, nem depois da morte. "A morte nada mais do que um local onde as almas se detm apenas o suficiente para serem curadas com fumaas purificantes, abanadas pelas asas brancas dos ventos sagrados, at se tornarem mais brancas do que os cisnes das lendas, mais brancas do que as gaivotas das ondas, (...). a morte no esquecimento: uma jornada pela purificao, pela cura e pela transformao. Ns encontraremos novamente os nossos entes amados. Essa a lei da existncia". (BDO / Carmina Gadellica) (para saber mais, consulte o tpico "O ensinamento antigo a respeito do renascimento")

Andra ire Nemeton Tabebuya Druidismo e Kardecismo "Os celtas entendiam suas prprias vidas e mesmo o Universo como guiados pelo simples movimento interno. Desse modo, no acreditavam na dualidade entre bem e mal, no havia lugares como o inferno e nem uma justia que se administraria depois da morte." (Claudio Crow Quintino) Existe uma afirmao equivocada que freqentemente associa o kardecismo ao druidismo: a de que Alan Kardec era um druida. No existe, porm, nenhuma relao entre essas duas correntes religiosas. Ao criar o espiritismo, Denizard Hypolyte Leon Rivail (nome verdadeiro de Alan Kardec) decidiu adotar o nome Alan Kardec para permanecer no anonimato, uma vez que ele era um conhecido professor/filsofo. Um dos espritos que estaria passando as informaes sobre a doutrina a Denizard, teria lhe aconselhado a usar esse pseudnimo, pois Alan Kardec teria sido uma de suas reencarnaes como um sacerdote druida, na Glia pr-romana. Portanto, Denizard/Alan Kardec nunca foi um druida em seu tempo, mas apenas afirmava ter sido um druida clssico em uma de suas encarnaes.

As duas religies no tm nada em comum. A comear, uma crist (kardecismo) e a outra pag (druidismo). No druidismo no h a comunicao com espritos como no kardecismo (onde a comunicao feita atravs da mediunidade), e o druida no se baseia nos ensinamentos de cristo, entre outras coisas que detalharemos adiante. Existe uma diferena bastante importante e que torna as duas crenas praticamente incompatveis: druidas no acreditam que o renascimento esteja baseado em prmios e castigos, e essa toda a base da crena kardecista: se voc faz algo ruim, cria um karma e deve voltar para resolver esse karma, se faz algo bom, sobe um degrau na evoluo. No druidismo, nenhuma lei de karma opera no renascimento, no h evoluo da alma, e apenas e to somente a lei do livre arbtrio, isto , voltar ou no depende apenas da vontade e no das aes cometidas em vida. O local onde o esprito vai voltar depende apenas da afinidade dele com outros espritos e com os lugares. Para os druidas e druidistas, o renascimento ocorre de forma natural como o nascer do Sol no dia seguinte aps sua "morte" ao anoitecer.

O druida no se comunica com os espritos do Outro Mundo como os kardecistas fazem. outro tipo de comunicao, outra concepo de esprito, outra concepo de "Outro Mundo". Os espritos no druidismo no so apenas os mortos, como no kardecismo. Os espritos no druidismo so tudo que nos rodeiam e permeia. So os espritos de seres visveis e invisveis, vivos ou mortos, espritos das rvores de um bosque ou das plantas da casa, como tambm seres espirituais, entidades, elementais (espritos dos ventos, da chuva, do ar, etc), deidades e, claro, tambm os espritos daqueles que se foram, nossos ancestrais.

A forma como o druida se comunica com os espritos atravs do estado alterado de conscincia, ou transe xamnico, ou xtase. Nenhum esprito, deidade ou entidade "toma" o corpo do druida, ele no perde a conscincia, apenas mergulha num transe consciente. Nos tempos pr-cristos, esse mtodo inclua vrias tcnicas diferentes (mascar carne crua, ingerir ervas psicoativas, etc) com a finalidade de estimular uma viagem espiritual ou um sonho inspirado, o que possibilitva o druida de responder alguma questo, ou profetizar. Hoje em dia, as tcnicas mais utilizadas para esse fim so a meditao, a dana (especialmente a circular), exerccios de respirao e visualizao, uso de sons repetitivos como tambores, maracs, etc.

A comunicao do druida com o Outro Mundo no tem a mesma finalidade dos kardecistas e nunca, jamais, usado o mtodo da mediunidade, onde o esprito desencarnado influencia o mdium e atravs dele se comunica seja escrevendo, falando, pintando. Da mesma forma, no h incorporao no druidismo, que um mtodo usado na umbanda, onde o mdium perde totalmente o controle do corpo e da conscincia, que assumido pela entidade incorporada. Quando um druida est em estado alterado de conscincia, normalmente ele guiado ou inspirado por uma deidade ou animal totmico, e no pelo esprito de um morto.

A comunicao com o Outro Mundo feita pelos druidas busca a inspirao para a cura, seja em nvel mental, espiritual ou fsico. Essa cura, entenda-se bem, no sentido mais amplo da palavra, no vamos tambm confundir com aquela outra prtica kardecista de curar doenas ao se "receber" um esprito. Falo aqui da cura xamnica, da cura plena que exemplifica-se bem atravs dos 3 deveres do druida: curar a si mesmo, curar a comunidade, curar o mundo. No se trata de "acabar com doenas", mas de cuidar, restabelecer, tornar melhor.

Para resumir, uso as palavras da druidesa Bandruir (Ordem Drunemeton, RJ):

"Diferentemente da Umbanda e do Espiritismo, no Druidismo, o druida no busca nem se oferece para trabalhar como expresso de espritos desencarnados. Quando acontece de o esprito de um morto falar ou aparecer em vises ou sonhos, o Druida escuta, compreende e transmite a mensagem (se for dirigida a terceiros). Mas essa no uma atribuio principal de um druida (portanto, no freqente como na Umbanda ou no Espiritismo), e nessa interao com o esprito de um morto, o druida em nenhum momento perde sua individualidade, conscincia, autocontrole ou qualquer um de seus sentidos." Andra ire Nemeton Tabebuya Wicca e Druidismo Diferenas e Semelhanas "O druidismo uma religio politesta, isto , honramos diversos deuses e deusas. No existe o conceito de deidade nica, mas temos a Natureza como sagrada e me de toda a vida, embora ela no seja uma deidade especfica, ela a fonte de toda a vida, de onde tudo veio e para onde tudo vai, inclusive os deuses e deusas." Para melhor traar as diferenas e semelhanas da wicca e do druidismo, vamos examinar alguns detalhes de ambas as religies: Origens da Wicca: A wicca surge nos anos 1950, fruto do gnio criativo de Gerald Gardner e com algum elemento celta no por herana, mas por referncia. Essa influncia celta da wicca se deve em grande parte amizade entre Gardner e Ross Nichols (criador da O.B.O.D.) poca em que ambos eram membros da A.O.D. (Ancient Order of Druids) na Inglaterra. A origem da wicca essa, fcil de traar porque recente. Origens do Druidismo: Depois de muita influncia de ordens semi-manicas da Inglaterra nos scs. XVIII e XIX, o druidismo de ento era uma mescla

de entidades filantrpicas, sociedades secretas e clubes de cavalheiros. Num dado ponto, ao final do sc. XIX, existiam centenas de ordens que se entitulavam 'drudicas' sem ter nenhum contedo propriamente 'drudico'. Na dcada de 1960, Ross Nichols ser o responsvel pela grande mudana ao deixar a A.O.D. e fundar a Order of Bards Ovates and Druids (O.B.O.D.), dando muito mais nfase aos aspectos mgicos e celtas. Naquela poca, as muitas descobertas arqueolgicas, antropolgicas e etnogrficas das crenas e prticas dos antigos celtas permitiram resgatar muitos elementos originais da espiritualidade celta a tantos sculos perdidos. At aqui, o que ambas tm em comum? Elementos celtas e o fato de terem sido estruturadas no sculo XX, alm de serem fruto de um intercmbio entre dois amigos 'ocultistas'. At aqui, o que ambas tm de diferente? A nfase na magia cerimonial da wicca e a nfase no resgate da espiritualidade celta do druidismo. Crenas e prticas da Wicca: Gardner apresenta a wicca como "o resgate da religio celta que havia sobrevivido oculta no interior da Inglaterra, transmitida oralmente por famlias de bruxos". Para criar esse "mito", Gardner mescla diversos ingredientes: 1. os cunning-folk, bruxos tradicionais do interior da Inglaterra que transmitiam seus conhecimentos de forma fechada e fazendo magia "positiva"; 2. os rituais sazonais celtas (apresentados a Gardner justamente por Ross Nichols nos anos da A.O.D.); 3. as teorias (j descartadas) de Margaret Murray que afirmavam que por toda a Europa existira antes do cristianismo um culto unificado e centralizado na figura de uma Deusa da Natureza e de seu complemento masculino; 4. a nfase nos aspectos mgicos desse suposto "culto fertilidade", envolvendo diversos elementos de magia sexual simblica ou no - possivelmente herana do contato entre Gardner e Aleister Crowley. 5. A parte ritualstica da wicca tambm tem grande influncia da maonaria e da magia cerimonial. Desses elementos, tiramos a base das crenas Wiccanas: 1. a herediariedade e o peso da iniciao; 2. a Roda do Ano; 3. o mito de uma Deusa nica e seu Consorte; 4. o Grande Rito e os festivais de fertilidade; 5. o crculo ritual, o formalismo, os instrumentos mgicos e as graduaes. Crenas e prticas do Druidismo: Ainda que alguns grupos e ordens drudicos afirmem possuir uma herana direta dos druidas celtas de 2.000 anos atrs, o fato que o druidismo atual tambm ele uma mescla de diversos elementos: 1. as crenas originais celtas (600 a.c. - 500 d.c.) resgatadas atravs dos estudos dos scs. XIX e XX; 2. as influncias do cristianismo celta que se desenvolve nas ilhas da Gr-Bretanha e da Irlanda antes da imposio do cristianismo de Roma (500 d.c. - 1000 d.c.); 3. as crenas pags dos normandos aps a invaso das ilhas pelos vikings (800 d.c. - 1000 d.c.); 4. o cristianismo mstico e a maonaria que moldam o Renascimento Drudico do sc. XVIII; 5. o ocultismo do final do sc. XIX; 6. o Reconstrucionismo Celta do final do sc. XX;

Nesse aspecto, o que une a wicca e o druidismo? A ligao com a natureza; a viso dessa natureza como sagrada e como fonte de tudo; a percepo de que as energias da Natureza esto por trs de todos os processos da vida; o uso de crculos como espao sagrado; o trabalho com os 4 Elementos como base mgica. Nesse aspecto, o que diferencia wicca e druidismo? A principal diferena : o druidismo enfatiza a importncia da historicidade e da relevncia de suas crenas e prticas para os dias modernos, enquanto a wicca no atribui a mesma importncia s origens histricas, preferindo enfatizar as origens "msticas". Alm disso, enquanto a wicca tem como palavra-chave a "Vontade" (um princpio comum tambm a Thelema de Crowley), o druidismo tem como pedra de toque a "Inspirao". Essa diferena responsvel pelo abismo que separa as prticas mgicas dos dois caminhos, pois determina o modo como o praticante de um e de outro se relaciona com os elementos, a Natureza, as foras, as Deidades, etc. Enquanto o wiccano por princpio tenta "controlar" e "dominar" os elementos, o druida tenta "compreender" e inspirar-se" pelos processos da Natureza. Isto posto, podemos dizer que, apesar da origem comum, a wicca e o druidismo possuem naturezas bastante diferentes em suas crenas, prticas e abordagens, mas isso uma simplificao, uma padronizao de raciocnio que no corresponde ao todo das duas tradies. Atualmente, mais e mais druidas recorrem a prticas mgicas mais "wiccanas", ao mesmo tempo em que wiccanos buscam aprimorar os aspectos filosficos da wicca atravs dos ensinamentos "drudicos". aqui que temos o ponto de convergncia entre um caminho e o outro: no restam dvidas que existe uma tendncia de ambos se aproximarem, no s pelos pontos em comum, mas tambm porque as diferneas entre um e outro complementam, sim, aspectos carentes e/ou diferentes um do outro. Isto no implica necessariamente na perda da identidade de um ou de outro - desde que haja seriedade e responsabilidade nesse processo. Sabe-se que, atualmente, mais do que nunca, h um dilogo muito saudvel entre alguns dos principais grupos drudicos e wiccanos na Inglaterra. Respeitando-se a identidade e as diferenas, podemos enfatizar os pontos em comum e agir em conjunto - e este o segredo de um bom casamento, de uma boa sociedade, de uma boa amizade! Afinal, uma vez que ambos so caminhos neo-pagos, ou seja, tanto a wicca quanto o druidismo buscam a reinsero do ser humano num contexto de totalidade com o mundo em que vivemos, nada mais justo que ambos unirem-se em torno dos pontos em comum. J participei de diversos eventos "ecumnicos" (prefiro o termo supra-religiosos) e digo que, se possvel que beneditinos, umbandistas, zen-budistas, shintostas, espritas e neo-pagos possam dialogar e trabalhar em conjunto, ento por que a wicca e o druidismo no poderiam? Claudio Quintino (Crow) Resumo: De semelhana podemos citar o uso do crculo mgico, o resgate das tradies celtas, a sacralidade da Natureza, a celebrao da roda do ano e o fato de ambas as tradies serem pags e animistas, isto , acreditam que tudo tm alma, humanos, animais, plantas, colinas, rios, etc.

De diferenas: a wicca duotesta, tem a deusa e o deus como principais divindades, embora cada tradio d um nome diferente a eles. O druidismo politesta, trabalha com o panteo celta principalmente (mas no exclusivamente). A wicca trabalha mais com magia cerimonial, o druidismo com magia natural e inspirao (a awen, "esprito que flui", a inspirao que flui entre os seres). O druidismo era a religio dos celtas pr-cristos e agora est adaptado para os dias de hoje. A wicca uma religio nova, da dcada de 1950.

Relaes com o Outro Mundo (mundo espiritual) Atravs de seu treinamento mgico, o druida penetra mltiplas realidades. Essas outras realidades ou mundos no apresentam o mesmo padro de espao-tempo que observamos em nossa realidade. Atravs do ritual, o druida atravessa as brumas ou nvoas que separam os mundos. Ao faz-lo, ele se encontra numa rea de transio ou passagem que o levar at um tempo ou lugar distante. O galico irlands, alm de registrar vrios termos que designam o Outro Mundo, tambm possui palavras que descrevem o que se passa quando a alma ainda ligada a um veculo fsico para l se dirige, termos esses que no encontram um correspondente perfeito em nossa lngua ou mesmo na dos seus vizinhos britnicos. Coincidncia ou no, esses vocbulos comeam com o som /i/. Ora, na escrita ogmica, o /i/ iodhadh, o teixo, que representa a morte, ou seja a passagem entre este mundo e o Outro. As figuras mitolgicas que lhe esto associadas so Calte, Oisn e Tuan Mac Cairell. Calte e Oisn, guerreiros fenianos e poetas, foram para o Outro Mundo ainda vivos e l permaneceram por sculos, retornando Irlanda somente depois da cristianizao e conta a lenda que foram ambos ouvidos pelo evangelizador So Patrcio. Tuan um druida primordial, o nico sobre vivente de uma peste que dizimou a raa de Partholon, o primeiro povo a invadir a Irlanda. Durante muitos sculos, ele viveu sob vrias formas. O "Lebor Gabala Erenn" ("Livro das Conquistas da Irlanda") diz: "Aqui esto suas formas, 300 anos sob a forma de homem; 300 sob a forma de boi selvagem; 200 sob a forma de javali; 300 sob a forma de pssaro; 100 sob a forma de salmo. Um pescador o pegou com seu anzol e o levou rainha, mulher de Muiredach Muinderg. Ele foi consumido e ela concebeu Tuan". Tuan foi testemunha de toda a histria da Irlanda, que ele recordou e narrou a So Columba no sc. VI da Era Crist. Assim a letra /i/ envolve poesia, viagens ao Outro Mundo, metamorfose e morte. Feita essa digresso, passemos a outro ponto. H mil e quatrocentos anos, quando Guaire era o rei supremo da Irlanda, ele desafiou seu ollamh (chefe dos filidh, os poetas sagrados), Senchan Torpeist, a recitar o melhor de todos os poemas picos irlandeses, o "Tain Bo Cuailgne". Senchan teve de admitir, envergonhado, que sabia somente uns poucos fragmentos do conto e que no conhecia ningum que pudesse recitar mais do que ele mesmo. Assim, perguntou qual de seus alunos estaria disposto a tentar recuperar a histria. Seu prprio filho, Muirgen, ofereceu-se, junto com um jovem bardo chamado Eimena. Viajaram por todo o pas em busca da saga perdida. Uma noite, eles estavam acampados junto a um lago em Connaught, onde havia um menir. Escute o relato: "Vermelho e solene brilhava o amanhecer: Muirgen, de onde descansava, observou esculpidas ao longo da borda do menir letras ogmicas traadas. Disse: ' como um monumento funerrio e estas linhas sombrias encerram o nome de algum valente guerreiro, pudesse eu ao menos decifr-las corretamente!' Com o indicador traando letra aps letra, sussurrando suavemente o som de cada uma e logo entrelaando som com som, os sinais desse modo tomaram uma forma compreensvel e, maravilhado, presa da felicidade e do medo, Muirgen leu claramente: 'Fergus mac Roich jaz aqui'." Ora, Fergus mac Roich era um dos principais protagonistas dos acontecimentos compilados no "Tain" e foi tambm seu suposto autor. Depois de descobrir sua pedra ogmica, Muirgen pde evocar o esprito de Fergus e este lhe contou a histria inteira do "Tain", a qual Muirgen levou de volta a seu pai. Um jovem fili, aprendiz da poesia sagrada, capaz de chamar do alm-tmulo um esprito e com este aprender um poema pico inteiro. Se os antigos celtas no estranhavam que um estudante pouco graduado fizesse isso, provvel que esperassem bem mais de um druida experimentado. E que os celtas buscavam a comunicao com os espritos do Outro Mundo fica tambm atestado pelo historiador grego Nicandro de Colfon (sc. II d. C.), citado pelo cristo Tertuliano em seu "De Anima" (57, 10). A passagem diz: "Em razo das vises nos sonhos diz-se com freqncia que os mortos verdadeiramente vivem".

Os celtas passavam a noite perto das sepulturas de seus homens ilustres, ou seja, perto das sepulturas de personagens famosos (guerreiros, soberanos, sacerdotes, poetas, videntes ou outros) dormindo ou velando, espera de uma viso ou de um sonho proftico enviado pelo esprito da pessoa ali sepultada. Alis, uma prtica adotada pelos cristos, com suas preces e viglias junto aos restos mortais dos santos ("relquias") guardados nas catedrais. Portanto, a linguagem, a literatura irlandesa e o testemunho de autores no clticos da Antiguidade confirmam os seguintes pontos: 1) sim, existe um Outro Mundo distinto deste que os homens habitam; 2) sim, esse Outro Mundo pode ser acessado pelos humanos; 3) sim, os seguidores do druidismo e o povo comum buscavam comunicar-se com as entidades desse Outro Mundo. Devo esclarecer que, ao mencionar "comunicao com os espritos do Outro Mundo", no estou me referindo a nada como, digamos, uma sesso esprita, conquanto seja esse um mtodo vlido. Refiro-me antes aos rituais prprios de Samhain e Beltane, s invocaes aos ancestrais que so feitas antes de cada rito, s prticas oraculares, s oraes, ao sonho, s vises, ao transe e ao poder da Awen, que abre a mente e coloca-nos em contato direto com o Outro Mundo. E, ao mencionar "Outro Mundo", no cometo o medieval erro cristo de localiz-lo fisicamente neste ou naquele lugar. O Outro Mundo a matriz do mundo fsico, a raiz de todas as coisas, assim como os Ancestrais so nossas razes. O Outro Mundo envolve e permeia o mundo fsico, molda-o e o mantm da forma como . Qual a relao entre o Outro Mundo e o mundo material? A mesma relao que h entre o rosto e seu reflexo no espelho. A lagoa reflete o cu diurno e suas nuvens, o cu noturno e suas estrelas. Se no h vento, o reflexo ntido, lmpido. Se o vento sopra, alternando seu hlito de um lado para outro, a gua se agita e o reflexo torna-se distorcido e quase irreconhecvel. Quando for possvel controlar o vento, veremos o reflexo perfeito. Ou, ao menos, o mais perfeito reflexo possvel. Benos de Iluminao, Bellovessos As Oito Cerimnias Anuais Drudicas No corao da prtica espiritual drudica reside a celebrao de 8 momentos especiais do ano (datas sagradas): os Soltcios e Equincios e os Quatro Festivais Celtas. Diferentemente de outras prticas pags, o Druidismo carrega em seus ritos algumas idias e sentimentos especficos. importante ento entendermos os valores e propostas que preenchem as seguintes funes, quando o rito realizado com boa inteno : 1. Ajuda a mudar o nvel de conscincia e cria uma condio particular onde podemos encontrar fonte de sabedoria e fora. 2. Ajuda-nos a ficarmos conscientes de nossa natureza sagrada no tempo e espao em que vivemos, nos dando a oportunidade de adquirirmos conhecimentos e celebrarmos plenamente cada momento de nossas vidas e do mundo que nos cerca. 3. Cria um tempo e espao que se torna 'especial', de onde podemos irradiar foras que beneficiam a ns e aos outros, como por exemplo energias de cura.

4. A ritualstica cria uma nova maneira de nos expressarmos profundamente entre ns mesmos e entre outras realidades, seres e foras. Isso pode acontecer se praticarmos os ritos em grupos, sozinhos ou mesmo com amigos praticando ao redor do mundo, criando uma interconectividade. Durante um ritual, nosso espao sagrado torna-se um microcosmo do Universo. As vezes ns dizemos a ns mesmos que no temos tempo para rituais, mesmo que alguns rituais drudicos possam durar no mximo uma hora, incluindo a preparao. Se voc no se sente vontade para praticar rituais, tente somente uma visualizao, que muitas vezes pode ser mais efetiva do que o trabalho fisico. Talvez alguns de ns j tenhamos experienciado rituais - talvez atravs da pratica da Wicca ou outros caminhos. Nos rituais drudicos voc encontrar muitas similaridades, e tambm diferenas, ento talvez a melhor maneira de se aproximar dos rituais drudicos seja com uma mente de 'Iniciante'. Cada componente do cerimonial drudico tem uma proposta e um significado ( veja neste site em "Passo a Passo do Ritual Drudico). Ou seja, sempre tem um incio, meio e fim: a abertura, o rito e o fechamento. A abertura e encerramento dos ritos sero sempre os mesmos. O rito pertinente a cada festival em particular. Quando relizar um rito, tenha em mente que criatividade e bem-estar so de grande importncia neste momento. Portanto, adaptaes podem e DEVEM ser feitas. Por exemplo, um script de ritual em local aberto pode facilmente ser modificado para ser realizado dentro de casa (afinal ningum vai querer acender uma fogueira no meio da sala de casa, uma vela basta). Crianas e pessoas de outras crenas so perfeitamente bem-vindas nos ritos abertos. Apenas os pais que optarem por levar as crianas devem estar cientes de que devero cuidar delas e isso pode significar que no conseguiro se concentrar no rito de forma profunda. J quem de outra religio, certamente encontrar na cerimnia drudica mais semelhanas do que discrepncias em relao s cerimnias de sua religio. Isso porque o rito drudico , antes de tudo, uma celebrao vida e inspirao, elementos que podem ser encontrados em praticamente todas sas cerimnias religiosas. Os oito festivais: Os quatro Albans (Solstcios e Equincios) marcam eventos astronmicos, ento magicalmente importante que voc realize a cerimnia o mais prximo possvel do exato momento. Porm, muitos grupos realizam o rito no dia conveniente mais prximo da data, principalmente se a inteno no mgica, mas apenas de celebrao. Os quatro Festivais do Fogo (que esto a meio caminho entre os Solstcios e Equincios), referem-se s festividades celtas, relacionadas uma ou mais deidades e tambm a um momento particular do ano relacionado estao e ao calendrio agricultural celta. O momento a se realizar esses ritos muito mais `solto' e o mesmo pode ser celebrado vrias vezes. Algumas pessoas costumam realizar uma cerimnia solitria no dia exato e em outra dia dividir uma cerimnia com seu Grove/Nemeton (grupo drudico) ou Grupo Semente (grupo de estudos drudicos). Alguns celebram ritos fechados entre os sacerdotes do Grove e depois ritos abertos com o Grupo Semente e convidados. Os nomes dos Albans vm do Irlands, onde Alban significa `Luz de'. Ento temos: Alban Arthan - Luz do Urso (inverno); Alban Eilir - Luz da Regenerao/Primavera; Alban Hefin - Luz do Vero; Alban Elfed - Luz do Outono. Os nomes dos Festivais do Fogo vm do galico e sua grafia pode variar: Oilmec ou Imbolc; Beltane ou Belteinne; Samhain ou Samhuinn e Lughnasadh.

Como o Druidismo agora praticado no mundo todo, recomendado que as cerimnias sejam adaptadas para sua localidade e Hemisfrio. Lembre-se que os festivais so tambm eventos artsticos e sociais. Aproveite a oportunidade para criar uma atmosfera que contenha msica, poesia e dana. (adaptado do livro "The Book of Druidry - Ross Nichols", traduo de Aline Marins) A Roda Mista Neste texto vou abordar um tema que gera muitas dvidas, mas que tambm ajuda muitos druidistas (1) e druidas aqui do Hemisfrio Sul: a Roda Mista, que uma forma bastante coerente de celebrar a Roda do Ano aqui abaixo do equador. Cada vez mais pagos brasileiros fazem a opo de seguir a Roda Mista, pois ela elimina alguns problemas de algumas pessoas que queriam inverter a Roda para no celebrar o solstcio de vero em pleno inverno, mas no conseguia inverter a egrgora de Samhain, por exemplo. A Roda Mista, consiste em celebrar os festivais celtas (Samhain, Beltane, Lughnasadh e Imbolc) pelas datas originais do Hemisfrio Norte, e celebrar os soltcios (vero e inverno) e equincios (outono e primavera) pelas datas do Hemisfrio Sul (invertendo, assim, em relao ao que celebrado no Norte).

Na Roda Mista, a chegada das estaes podem ser celebradas normalmente na data que a estao se apresenta aqui e ao mesmo tempo no se perde a egrgora e a energia das datas dos festivais celtas. Como exemplo bem tpico, podemos citar o dia de finados, cristianizao de Samhain, quando os ancestrais falecidos so honrados e tambm quando temos a famossa festa de halloween, que ocorre na mesma data e Samhain com roupagem moderna. Muitos sentem dificuldade em chamar a energia de Beltane em comeo de novembro, quando temos a energia de Samhain to forte devido ao feriado de finados. O mesmo ocorre em maio: a dificuldade de celebrar Samhain numa poca de casamentos, no ms das noivas. Falando um pouco da minha experincia pessoal (pois a forma como encaramos a roda do ano bastante pessoal), a Roda Mista foi a nica forma com que eu consegui realmente me inserir na roda do ano e vivenci-la plenamente. Quando comecei meu caminho pago, eu rodava pelo Sul, para manter a coerncia dos solstcios e equincios, mas logo me vi com um problema: eu simplesmente no conseguia celebrar Beltane no dia de finados, indo ao cemitrio com minha famlia levar oferendas aos meus ancestrais e com a chuva caindo l fora (sempre chove em finados...). Achei bem mais fcil celebrar Samhain nessa data em vez de quebrar esse costume que eu tenho desde criana e que todos ao meu redor tambm praticam. Desde ento eu no inverto mais os festivais celtas, pois todos eles continuam na forma de outras festas em suas datas originais. Finados e dia de todos os santos Samhain (honra aos mortos e divindades - o que so os santos seno a prova do politesmo ter continuado?). Maio ms das noivas, tema de Beltane, que nos fala do amor sensual, da fertilidade. Imbolc, festa de Brighid, deusa da trplice chama, est viva na forma da festa da candelria, tambm com a temttica do fogo. Vejam outro exemplo de como se pode trabalhar no Hemisfrio Sul sem inverter os temas originados no Hemisfrio Norte: a astrologia. O zodaco todo orientado pelo Hemisfrio Norte e aqui no Hemisfrio Sul ele no invertido e os signos continuam fazendo sentido para ns. Podemos observar detalhes interessantes: escorpio, signo do ms de outubro/novembro (Samhain), regido por pluto, que o grego hades, senhor do submundo, o mundo dos mortos (o Outro Mundo, tema de Samhain). Touro, signo do ms de abril/maio (Beltane), regido por vnus, que a grega afrodite, deusa do amor e seduo (temas de Beltane). J os solstcos e equincios necessrio que se faa a inverso em relao ao Hemisfrio Norte, para que as estaes sejam celebradas com coerncia, pois no solstcio de inverno faz frio, no solstcio de vero faz calor, no equincio de primavera as rvores explodem em cores e no equincio de outono, suas folhas morrem. Celebrar as estaes pelo Hemisfrio Norte (isto , celebrar o solstvio de vero em nosso inverno, por exemplo), nos impede de vivenciar plenamente a Natureza ao nosso redor.

Resumindo, ao seguir a Roda Mista, celebro os solstcios e equincios pelo Sul e me concetro na paisagem externa, isto , o que est acontecendo fora de mim, na paisagem ao meu redor. Ao celebrar os festivais celtas pelo Norte, me concentro na honra aos deuses relacionados s datas (Imbolc, Brighit; Lughnasadh, Lugh e sua me Tailtiu; Beltane, Belenos; Samhain, Morrigan e Dagda) e nos temas celebrados pelos celtas nessas datas (Samhain, honra aos ancestrais; Beltane, honra fertilidade, etc). Andra ire /I\ andrea.eire@druidismo.com.br (1) druidista aquele que segue o druidismo, sem no entanto seguir o caminho do sacerdcio para se tornar druida. Druidista o praticante do druidismo, enquanto que druida o sacerdote do druidismo. O significado da palavra druidista vem do sufixo "ista" = aquele que tem uma crena, aquele que pratica uma crena (vemos o mesmo fenmeno nas palavras budista e hindusta, os que praticam budismo e hinduismo sem serem, no entanto, monjes). Tradies celtas e histrias sobre bruxas se mesclam no Halloween Essa comemorao difundida pelos Estados Unidos teve origem nas celebraes pags dos celtas. Eles eram um povo pago, isto , que viviam em harmonia com o pagus (campo, natureza). Pago vem do latim "paganus", que significa "do campo", em oposio ao "urbanus", da cidade. A origem do Halloween remete s tradies desse povo que habitou a Glia e as ilhas da Gr-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. A histria, logo, est bastante distante das abboras ou da famosa frase Travessuras ou Gostosuras, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemorao. Em sua origem, o Halloween no tinha relao com bruxas. Era um festival do calendrio celta da Irlanda, o festival de Samhain, que ia de 30 de outubro a 2 de novembro e marcava o fim do vero (samhain significa literalmente "fim do vero" na lngua celta). O fim do vero era o ano-novo dos celtas, uma data sagrada e, nesse perodo, o vu entre nosso mundo e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) fica mais tnue. Por isso, o Samhain era comemorado por volta do dia 1. de novembro, com alegria e homenagens aos que j partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses tambm eram seus ancestrais, os primeiros de toda rvore genealgica. Com a cristianizao, essa celebrao se dividiu em duas: o Dia de Finados e o Dia de Todos os Santos. O primeiro, comemorado no dia 2, surgiu para homenagear os ancestrais, os mortos. O Dia de Todos os Santos surgiu das homenagens aos deuses do Samhain. As entidades pags viraram santos catlicos. Foi o que aconteceu com a deusa Brighid, que virou Santa Brgida. Entre o pr-do-sol do dia 31 de outubro e 1. de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em ingls) que deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening - Hallowe'en - Halloween. A relao da data com as bruxas comeou na Idade Mdia, na Inquisio, quando a Igreja condenava curandeiras e pagos. Todos eram designados bruxos. Essa distoro se perpetuou e o Halloween, levado aos Estados Unidos pelos irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no sculo 19, ficou conhecido como Dia das Bruxas. Atualmente, alm das prticas de pedir doces e de se fantasiar que se popularizaram inclusive no Brasil, podemos encontrar pessoas que celebram moda celta, como os praticantes do druidismo (o druida era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (bruxaria moderna), tambm aqui mesmo no Brasil. Um ritual simples para a noite de 31/10 o de acender uma vela numa janela de casa, em homenagem a seus ancestrais, para que eles te inspirem e protejam.

Muitos grupos se renem e meditam em volta de fogueiras para honrar seus mortos e seus deuses, com oferendas como frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, msica e dana. Uma boa bebida para essa poca o leite quente com mel, servido com pedaos de ma e polvilhado com canela. Pode-se acrescentar o chocolate, que na poca dos celtas no existia, mas que hoje muito bem vindo! Andra ire

Livros sobre Druidismo Sobre o estudo do druidismo e dos druidas, recomendamos: - Os Druidas, de Ward Rutherford - Princpios do Druidismo, de Emma Restall-Orr - Ritual, de Emma Restall-Orr - Elementos da Tradio Druida, de Philip Carr-Gomm - Anam Cara, de John O'Donahue A Prtica Drudica As prticas drudicas modernas parecem estar to cheias de mistrios quanto as prticas dos druidas ancestrais. Muita gente confunde os druidas modernos com esotricos e praticantes de espiritualidades da assim chamada Nova Era. Muita gente acha que os druidas modernos praticam rituais secretos e esclusivamente masculinos, ou ainda que honram um deus nico solar.

Nada disso verdadeiro. Os druidas modernos professam, basicamente, uma religio politesta e animista, com prticas de magia natural (magia onde se usam basicamente os 4 elementos, o poder das ervas e o aconselhamento com os deuses e e ancestrais, tal como no xamanismo) e rituais voltados celebrao da Natureza.

Aqui, procuramos descrever as principais prticas modernas, de forma aberta e desmistificada www.druidismo.com.br

S-ar putea să vă placă și