Sunteți pe pagina 1din 18

Navegao Area

Navegaao aerea a maneira de conduzir um veculo voador de um lugar a outro em segurana, pode ser um balo, um dirigvel ou qualquer artefato prprio para voar. A Navegao area requer uma orientao constante, seja por conhecimento da regio ou no interior das nuvens usando o recurso da agulha magntica ou ainda, noite, usando como referencial as estrelas. Tendo em constante observaao e analise tudo que envolva o trajeto como o consumo de combustivel rotas e etc.1

Tipos de Navegao: -Navegao Visual, por Contato ou Praticagem: o vo visual, realizado sem o
auxlio de instrumentos e com base nas referncias do solo. O navegador desenha sua rota na carta, registrando pontos de destaque para serem sobrevoados. Esses pontos podem ser: rodovias, ferrovias, rios, lagos, pontes, etc.

-Navegao Estimada: processo que emprega bssola, relgio, relgio e


velocmetro, considerando-se a direo e a distncia voada a partir de um ponto de referncia conhecido.

-Navegao Rdio ou Radionavegao: ondas emitidas por estaes de rdio em


posio conhecida so captadas pelas aeronaves e registradas por seus instrumentos. Quando o piloto sintoniza a estao desejada, automaticamente ela passa atuar sobre a rdio-bssola orientando o vo.

-Navegao Eletrnica: toma por base equipamentos eletrnicos


computadorizados.

-Navegao Celestial: o navegador determina a posio geogrfica do avio


observando os ngulos formados entre duas ou mais estrelas. feita atravs de sextante, relgio, carta celeste e tabelas de navegao, quer permitem a realizao de clculos rpidos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Navega%C3%A7%C3%A3o_a%C3%A9rea

-Navegao por Satlite: sistema que se baseia em 24 satlites colocados em


rbita de 12.900 milhas nuticas, a partir de 1977. Utiliza os princpios da navegao celestial e eletrnica e o mais moderno sistema de uso. Emprega o GPS Global Positioning System que capta simultaneamente o sinal de 4 satlites diferentes e, por processo de triangulao, determina a posio exata da aeronave (latitude, longitude, altitude e hora). Alm da classificao acima, a navegao ainda pode ser classificada como:

-VFR (visual Flight Rules) - vo visual, devendo obedecer s seguintes regras:


Altitude mxima 14.500 ps (4.400m) e visibilidade maior ou igual a 5 km Distncia horizontal de 400 m e vertical de 300m de qualquer vetor meteorolgico. Somente vo diurno ou se noturno, prximo ao aerdromo ou em rota. Conhecimento da estrutura do espao areo e Cdigo Brasileiro do Ar.

-IFR (Instrument Flight Rules) vo por instrumentos. o nico que pode ser
realizado em vos a grandes altitudes ou em qualquer tipo de tempo tal como alta nebulosidade. Consiste na emisso de vrios sinais de rdio que auxiliam e orientam o vo.

Termos Empregados na Navegao: Aerdromo: rea de pouso e decolagem de aeronaves, sem infra-estrutura
para embarque e desembarque de passageiros e cargas. Aeroporto: rea de pouso e decolagem de aeronaves, com infra-estrutura para embarque e desembarque de passageiros e cargas. Alternativa: aerdromo especificado no plano de vo para onde a aeronave segue caso se torne desaconselhvel o pouso no aerdromo destino. Dependendo da distncia, poder ser o prprio aerdromo de partida. Heliponto: rea de pouso e decolagem especfica de helicpteros, sem estrutura especial para passageiros. Heliporto: rea de pouso e decolagem especfica de helicpteros, com estrutura especial para passageiros. Altura (): distncia vertical de um ponto na atmosfera at o solo. Altitude (): distncia vertical de um ponto na atmosfera at o nvel do mar.

Teto (): distncia vertical entre o solo e as nuvens que cobrem mais da
metade do cu. Sempre at 20 mil ps= 6 mil metros. NOTAM: boletim que indica alteraes nas instalaes e mtodos de operao dos servios de proteo ao vo. Nvel de Vo: altitude definida para vo. Nas cartas areas, o Nvel de Vo designado pelas letras FL (Flight Level) e de maneira simplificada, atravs do corte dos zeros finais. Ex: nvel de vo de 19.500 ps = FL 195. Rota: projeo na superfcie da Terra, da trajetria estabelecida pela aeronave. Rumo: direo da rota estabelecida expressa em graus (de 000 a 360), a partir do norte, no sentido do relgio. Autonomia: o tempo de vo mximo que uma aeronave tem, de acordo com o volume de combustvel abastecido e velocidade que voa. Normalmente esse clculo feito da seguinte maneira: Combustvel at o destino + Combustvel at aerdromo alternativo + 45 minutos de vo. Velocidade de Cruzeiro: velocidade na qual o consumo de combustvel o mais econmico possvel. Plano de Vo: dados de um vo planejado, enviados e autorizados pelos servios de controle de trfego areo. Mnimos Meteorolgicos de um Aerdromo: condies climticas mnimas, estabelecidas por autoridade competente, para que a aproximao, pouso e decolagem IFR possa acontecer (o aerdromo pode estar fechado para VFR, mas aberto para IFR). Competncias do Servio de Controle de Trfego Areo: -Prevenir abalroamentos areos. -Prevenir colises de aeronaves com obstculos nas reas prximas aos aerdromos. -Acelerar e manter ordenado o fluxo de trfego areo. Estrutura do Espao Areo Brasileiro O Espao Areo Brasileiro controlado pelo CINDACTA Centro Integrado de Defesa Area e de Controle de Trfego Areo, com sede em Braslia (CI), Curitiba (CII) e Recife (CIII) e est dividido de 3 formas distintas: 1. Quanto ao Nvel de Vo (altitude):

- Espao Areo Inferior: da superfcie at FL 245 (24.500 ps) - Espao Areo Superior: acima de FL 245 2. Quanto ao Servio Prestado: 2.1 Espao Areo Controlado: - Aerovias (CTA) - Zona de Controle Terminal (TMA) - Zona de Controle de Aerdromo (CTR) - Zona de Trfego de Aerdromo (ATZ) 2.2 Espao Areo no Controlado: reas fora das aerovias e proximidades dos aerdromos. So chamadas de Regies de Informao de Vo (FIR). 3. Espaos Areos Condicionados: - reas Proibidas (SBP) onde o vo proibido. Ex: espao areo sobre a Refinaria de Paulnia; - reas Perigosas (SBD) - onde o vo perigoso. Ex: espao areo sobre a Academia da Fora Area; - reas Restritas (SBR) onde o vo sujeito a restries. Ex: zonas de tiro real sobre a Academia Militar de Agulhas Negras; - reas Livres onde o vo livre.

Definindo o Espao Areo Brasileiro:

Aerovias: rotas de vo definidas e controladas, providas de auxlio navegao. Foram definidas com parmetros de distncia seguros para que no ocorram colises. Podem ser de mo nica ou mo dupla. Nelas, nenhuma aeronave pode seguir outra na mesma altitude a uma distncia inferior a 80 km ou voar num rumo paralelo com aproximao inferior a 18 km. Na vertical, devem manter ainda uma distncia mnima de 300 metros. Assim, cada aeronave tem sua volta um volume de segurana mvel, de 80 km de comprimento, 18 km de largura e 300 metros de altura. Em caso de acidente facilitam o trabalho das equipes de Busca e Salvamento. Centro de Controle de rea (ACC): rgo que auxilia o vo entre aerdromos controlando por radar as aeronaves nas aerovias e evitando os choques de vos em direo contrria. Ex: Cindacta I. Zona de Controle (CTA): rea sobre a qual o espao areo controlado. rea de Controle Terminal (TMA) rea situada na confluncia de duas aerovias ou imediaes de um aerdromo. Zona de Trfego de Aerdromo (ATZ): rea sob o controle especfico e direto da torre do aerdromo, destinada ao trfego de suas aeronaves. Circuito de Trfego de Aerdromo: conjunto de trajetrias especficas para pouso e decolagem em um aerdromo. Controle de Aproximao das aeronaves (APP): auxilia no pouso e decolagem. Quando vrias aeronaves se aproximam do aerdromo, o controle de aproximao orienta o vo em crculos e escalonamento vertical prximo cabeceira da pista. Em seguida, autoriza os pousos individualmente. Torre de Controle (TWR): controla o vo nas imediaes do aerdromo, manobras de pouso, decolagem e txi nas pistas. Regio de Informao de Vo (FIR): regies onde o espao areo no controlado. Invaso do Espao Areo Brasileiro: Se o vo de uma aeronave no identificada for detectado pelos radares do CINDACTA, o GDA Grupo de Defesa Area acionado e em poucos minutos aeronaves de caa e interceptao, decolam em busca do invasor. Aps a interceptao, a aeronave conduzida at um aerdromo militar onde fica detida at que preste os esclarecimentos necessrios.

Projeo Cnica de Lambert: Carta na qual o Globo Terrestre foi reproduzido num cone antes de ser passado para um plano (mapa). Esse artifcio permite um mnimo de distoro da realidade. A WAC editada com este tipo de projeo. Efeitos do Vento: 1. Neutro: o piloto no precisa corrigir o curso do avio. Vento calmo ( 6 Kt). 2. Favorvel: quando o vento sopra de COM VENTO CALMO (CONSUMO NORMAL) cauda, aumentando a velocidade e podendo ou no causar afastamento lateral. 3. Desfavorvel: quando o vento sopra na frente do avio (de proa), diminuindo a velocidade e podendo ou no causar afastamento lateral. COM VENTO DE CAUDA (MENOR CONSUMO) 4. Indiferente: quando o vento sopra exatamente de lado (travs), sem necessariamente afetar a velocidade, mas causando um pequeno ou grande afastamento lateral.

COM VENTO DE PROA (MAIOR CONSUMO) Velocidade do Vento no Pouso de Pequenas Aeronaves Se o vento estiver calmo, ou seja, com intensidade igual ou menor que 6 ns ( 6 Kt), o piloto poder pousar em qualquer cabeceira da pista. Se o vento estiver acima de 6 ns (> 6 Kt), o piloto dever pousar na cabeceira que estiver contra o vento. Se o vento incidente for de travs, ou seja, incidir lateralmente na aeronave (90 5), e tiver velocidade igual ou superior a 17 ns ( 17 Kt), o piloto no dever pousar.

Observar Importante: 1 kt (n) = 1,852 Km/h Deriva: PROA = ROTA PROA

ROTA

o desvio que a aeronave sofre devido fora do vento. Este desvio forma um ngulo entre a proa (para onde o nariz da aeronave est apontado) e a rota (para onde a aeronave voou). Para corrigir este desvio, o piloto tem que somar sua rota, o mesmo ngulo formado entre a proa e a rota, s que em sentido contrrio. SEM VENTO

VENTO

DERIVA

COM VENTO

Correo da Deriva em Funo A presena dos ventos durante um vo no pode ser ignorada. Da mesma forma que podem favorecer empurrando a aeronave, podem tambm prejudicar bastante se estiverem em sentido contrrio. Nesse caso a aeronave precisara aumentar a velocidade e consumir mais combustvel para cortar essa verdadeira barreira. Uma maneira simples e eficiente para calcular a influencia do vento no vo, e as correes necessrias o Diagrama Vetorial. Por exemplo:

Situao 1:
Velocidade do vento = zero Direo do vento = inexistente Rumo do vo = 90 (leste) Velocidade da aeronave = 200 km/h Distncia = 200 km V = 200 Km/h Origem Vento = zero Destino

- Nessa situao, o vento no interfere na aeronave e o tempo de vo ser de 1 hora.

- Se houver um vento de direo contrria (oeste), com velocidade igual velocidade do vo (200 km/h), a aeronave no teria fora para sair do lugar. Para que isso acontecesse, precisaria aumentar a velocidade de vo. Por exemplo: Para v aeronave = 400 km/h, o tempo de vo seria de 1 hora. Para v aeronave = 250 km/h, o tempo de vo seria de 4 horas.

Situao 2:
Velocidade do vento = 100 km/h Direo do vento = 180 sul Rumo do vo = 90 (leste) Velocidade da aeronave = 300 km/h Distncia = 300 km Mtodo do Diagrama Vetorial: Consiste em traar vetores (setas) paralelos aos j existentes. A deriva (direo sem correo) obtida ligando-se os extremos da figura formada. A partir da determinao da deriva, obtm-se a correo necessria da velocidade e rumo para que a aeronave chegue ao destino mesmo com a influencia do vento. Vento 100 km/h V = 300 Km/h

Conceitos Bsicos de Trabalho com Bssola:

Carta: representao em escala plana, dos acidentes naturais e artificiais


existentes na superfcie da Terra. Convenes Cartogrficas: smbolos e cores padronizados, empregados nas cartas para indicar as construes e acidentes existentes no terreno. Curvas de Nvel: representao do relevo (terceira dimenso) na carta. Junto a seu traado, existe um numero (cota) que o da altitude (em metros) da mesma. Escala: a relao existente entre as dimenses representadas na carta e seus valores reais no terreno. Pode ser numrica ou linear. Norte Verdadeiro (NV): onde se encontra os meridianos terrestres. Norte Magntico (NM): o norte indicado pela agulha da bssola. mais empregado porque determinado diretamente, por simples leitura da bssola. Norte Quadrcula (NQ): indicado pelas verticais das quadrculas das cartas. Declinao Magntica: o ngulo entre o norte magntico (NM) e o norte verdadeiro (NV). Sofre alteraes anuais e por isso necessita ser sempre corrigido. Azimute ou Rumo: ngulo formado entre o objetivo (rumo desejado) e o norte magntico da bssola, no sentido horrio (de 000 a 359). Contra-Azimute: direo oposta a do azimute, ou seja, o azimute acrescido de 180. Bssola: instrumento formado por uma caixa e agulha que aponta sempre para o norte magntico (NM). Sua funo auxiliar na orientao sobre o terreno. Seus valores so expressos em graus e devem ser lidos no sentido horrio. Graus, Minutos e Segundos: relao de equivalncia 1 = 60 e 1 = 60. Sistema de Coordenadas Esfricas: Latitude A latitude a distncia ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distncia mede-se em graus, podendo variar entre 0 e 90 para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa est latitude de 38 4N, o

Rio de Janeiro latitude de 22 55S e Macau latitude de 22 27N. Longitude A longitude a distncia ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distncia mede-se em graus, podendo variar entre 0 e 180 para Este ou para Oeste. Por exemplo, Lisboa est longitude de 9 8W, o Rio de Janeiro longitude de 34 53W e Macau longitude de 113 56E.

Cartas Aeronuticas: so produzidas e distribudas pelo Ministrio da Aeronutica. Classificam-se de acordo com o fim a que se destinam. Subdividemse em: - Carta de Planejamento de Vo: destina-se a determinao de rotas internacionais e organizao de amplos sistemas de transporte areo. - Carta de Longo Alcance: destina-se a navegao celestial e por instrumento. - Carta Aeronutica Mundial (WAC): destina-se a navegao visual. Abrange reas de terra e gua indicado meios auxiliares e perigosos para a navegao.- Carta de Aproximao: destina-se navegao visual sobre reas congestionadas. Fornece detalhes relativos direo da aproximao desejada. - Carta de Objetivo: contm informaes esquemticas que permitem localizar com exatido um objetivo especfico numa rea geral.

Decifrando uma WAC (Carta Aeronutica Mundial):

1.

Escala: a relao entre o tamanho real do terreno e sua representao na


carta. Existe um macete para determinar a escala, que consistem em cortar os dois ltimos zeros direita para se obter uma relao centmetro (carta) metro (tamanho real).

Ex: escala de 1:1000.000, tem uma relao de 1cm para 10.000 metros ou passando para quilmetros, 1cm para 10 km.
2.

Milha Nutica (NM): a unidade de medida mais empregada em navegao


area. Foi criada dividindo-se um crculo mximo da Terra (Linha do Equador ou qualquer Meridiano) em 21.600 partes iguais. Cada uma destas partes equivalente a 1NM. Se o crculo todo tem 360 e se cada 1 equivalente a 60 (minutos), ento o crculo todo tambm tem 21.600 (minutos). Logo, 1NM = 1 = 1,852 km.

3.

Quadrculas: so subdivises da carta, de 1 por 1 ou, convertendo para


quilmetros, 1 = 60 = 60 x 1,852 km = 111,12 km. Logo, cada quadrcula tem aproximadamente 111 por 111 km.

4.

Outras Distncias: bastante simples determinar outras distncias, basta


selecionar os 2 pontos desejados, ligar um ao outro e medir com uma rgua ou compasso. Em seguida, transfere-se esta medida para um meridiano (linha vertical) qualquer da carta, onde se obtm a distncia em minutos ou milhas nuticas. Multiplicando-se esse valor por 1,852 obtemos ento distncia em quilmetros. Obs.: a transferncia da medida no pode ocorrer sobre as latitudes porque se excetuando a Linha do Equador, os demais crculos tm tamanhos diferentes.

Ex: distncia entre o Aerdromo Guarulhos e Campo Fontenelle (embora pudesse ser qualquer um), temos 99 ou 99 NM que equivalem a 183,35 km.
5.

Elevaes: so as altitudes dos acidentes geogrficos ou localidades da


carta. Nas WAC, geralmente so apresentados em ps. Cada quadrcula apresenta no centro, o valor da Elevao Mxima representado em MILHARES (algarismos grandes) e CENTENAS (algarismos pequenos) de PS acima do Nvel do Mar. Ex: 36 = 3600 ps ou, convertendo para metros, se 1000 ps equivalem a aproximadamente 300 metros, ento 3600 ps 1200 metros.

6.

Linhas Isognicas: so linhas tracejadas que descrevem pontos de mesma


declinao magntica. Variam de ano para ano e, por esse motivo, devem ser corrigidas sempre que for traada uma nova rota de vo.

Ex: uma aeronave decolar do Aerdromo Guarulhos (So Paulo) para o Campo de Fontenelle (Pirassununga). Seu rumo verdadeiro seria de 331. Porm, durante o vo, cruzar a isognica 17W de uma carta editada em 1980 e que apresenta uma variao anual de 8W. A correo feita da seguinte forma:
a. Diferena entre o ano do vo e ano de edio da carta: 1998 1980 = 18 anos. b. Produto do tempo pela variao anual: 18 x 8 = 144. c. Adequao do resultado obtido: se 60 = 1, ento 144 = 2 24.

d. Incorporao do resultado obtido linha isognica sobrevoada: 17W + 2 24W. Obs.: todos os valores W (oeste) so somados e todos os valores E (leste) so subtrados. e. Incorporao da correo ao rumo verdadeiro: 331 + 19 24W = 350 24. Portanto decolando de Guarulhos em 1998, s ser possvel chegar ao Campo Fontenelle se voarmos com a bssola do avio apontada para 350 24.

7.

Informaes Aeronuticas: so os smbolos, espalhados por toda a da carta


que contm informaes sobre as particularidades do terreno. Seguem abaixo, alguns exemplos:

PRINCIPAIS AERDROMOS
Civil ou Militar Militar

OUTROS AERDROMOS
Civil ou Militar Militar

DETALHAMENTO SOBRE AERDROMOS VIRACOPOS 2169 L H 32


Cota em ps, acima do Nvel do Mar Iluminao Mnima Um trao (-) inserido quando no h L ou H Comprimento da maior pista em centenas de metros

Pista Pavimentada

FAROL AERONUTICO OU MARTMO

OBSTCULOS VERTICAIS

ELEVAO DO TOPO DO OBSTACULO ACIMA DO NVEL DO MAR ALTURA DO OBSTCULO ACIMA DO TERRENO

GRUPO DE OBSTCULOS LINHAS DE ALTA TENSO ESPAOS AREOS DE USO ESPECIAL: PROIBIDO PERIGOSO RESTRITO

WAC (Carta Aeronutica Mundial):

Radar: equipamento que permite tripulao identifica e determinar a distncia de qualquer obstculo que exista sua frente; como por exemplo, outros avies, torres, montanhas, tempestades, etc. Seu princpio de funcionamento consiste na emisso de ondas. Quando existe um obstculo, essas ondas refletem e acusam a existncia do mesmo na tela de monitoramento do radar. Princpios de Funcionamento do Radar: Os avies equipados com radar podem detectar tempestades e alterar sua rota a fim de evitar as turbulentas e perigosas reas de instabilidade. Essas alteraes normalmente so temporrias e podem ocorrer de 2 formas diferentes, conforme as figuras abaixo: - Na altitude:

- No rumo:

Hora zulu Como a hora no a mesma em todos os lugares do mundo, cada pas tinha uma hora e nenhum deles usava uma hora padro que servisse de orientao. Foi necessrio um Conferncia Meridiana Internacional, reunida para tratar dos fusos horrios. Depois de muita discordncia, foi Inglaterra a escolhida para que ficasse com o meridiano "zero", chamado de "Greenwich", localizado s margens do rio Tmisa, onde era a sede do Real Colgio Naval Ingls. Aps o primeiro meridiano, a deciso dos participantes da conferncia foi de traar no mapa os 24 demais meridianos. O mundo esto, ficou dividido em 24 partes, sendo cada uma dessas partes uma zona de tempo ou fuso horrio. Cada fuso horrio tem 15 graus de longitude que so linhas imaginarias que passam de um plo a outro. O meridiano internacional ou fuso zero, mais conhecido como meridiano de "Greenwich". Criou-se a hora GMT, ou seja, a hora de "Greenwich Mean Time". De posse da hora zero, ficou convencionado que toda hora que estivesse esquerda do meridiano (oeste) seria menos, e a que estivesse direita (leste) seria mais. Como as transmisses internacionais tem origem em vrios pontos do mundo, isto determina que a maior parte da radiodifuso em ondas curtas seja feita de acordo com o horrio padro internacional, o GMT ou UTC (Universal Coordinated Time), e tambm conhecido como hora "Zulu" no setor aeronutica Nomenclatura Pistas so nomeadas pela direo de suas cabeceiras, em relao direo em relao ao polo norte magntico em que elas apontam, em graus, arredondado para o mais prximo mltiplo de 10, e letras, direita do nmero: L (left - esquerda), C (central) e R (right - direita), quando o aeroporto possui pistas paralelas (e, neste caso, as letras servindo para a identificao das pistas paralelas, uma vez que a numerao de suas cabeceiras so a mesma). Note que, por serem exatamente opostas entre si (180), o nmero de dada cabeceira pode ser encontrada pela adio ou subtrao de 18. Por exemplo, dado duas pistas paralelas 22L/4R e 22R/4L, 22 indica que estas cabeceiras possuem um ngulo de 215 a 225 graus em relao a ao polo norte magntico, tendo como grau 0/360 o sul e 180 o norte, e 4 (35 a 45 graus) indica a cabeceira oposta. Como so duas pistas paralelas, as letras identificam as pistas.

S-ar putea să vă placă și