Sunteți pe pagina 1din 15

83

O movimento antimanicomial: movimento social de luta pela garantia e defesa dos direitos humanos
Ludmila Cerqueira Correia

Resumo. A construo do movimento antimanicomial e a sua luta pela garantia e defesa dos direitos humanos no Brasil. Reflete-se a atuao desse movimento social na busca da efetivao dos direitos humanos dos usurios dos servios de sade mental, na perspectiva da indivisibilidade dos direitos humanos. Palavras-chave: Reforma psiquitrica. Movimentos sociais. Doente mental.

1 Introduo
Dentre os diversos movimentos sociais existentes no Brasil, o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial tem se configurado como um forte ator social na luta pela garantia e defesa dos direitos humanos no Brasil, mais especificamente, dos direitos das pessoas com transtornos mentais. Este Movimento tem congregado trabalhadores da sade, profissionais das reas de cincias humanas e sociais, familiares e usurios dos servios de sade mental. Assim, so profissionais das diversas reas envolvidas no trabalho cotidiano dos hospitais psiquitricos: a Psicologia, a Psiquiatria, a Enfermagem, a Sade Pblica e o Servio Social. Ademais, profissionais das Cincias Sociais e do Direito tambm passaram a integrar a luta por um pas sem manicmios. Embora tenha como lema o fim dos manicmios, esse movimento social apresenta uma questo que se configura relevante para a atuao nesta esfera: a discusso acerca dos direitos humanos. Alm de atuar para a implementao de uma Reforma Psiquitrica no Brasil, os integrantes de tal movimento passam a discuti-la como uma forma de garantir os direitos humanos das pessoas com transtornos mentais. Vale salientar que esta discusso possvel tendo em vista que esse movimento social vem tratando tais pessoas como sujeitos de direitos, incluindo-os nessa luta pela garantia de direitos, suscitando questes essenciais para a criao e efetivao de novos direitos.
Aluna do Programa de ps-Graduao em Cincias Jurdicas da UFPB concentrao em Direitos Humanos.

rea de

83

84

Desse modo, o objetivo deste artigo propor uma reflexo a respeito da atuao do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na busca pela efetivao dos direitos humanos no Brasil, com nfase nos direitos humanos dos usurios dos servios de sade mental, na perspectiva da indivisibilidade desses direitos.

2 Antecedentes histricos
Nas dcadas de 1970-80 no Brasil, ao lado das lutas sindicais, surgiram novos movimentos sociais que lutavam contra as discriminaes ao negro, s mulheres, aos homossexuais e a outros grupos vulnerveis. Um desses movimentos foi o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, que se iniciou na dcada de 1970, a partir da discusso acerca das caractersticas da assistncia psiquitrica oferecida nos manicmios s pessoas com transtorno mental no Brasil. Importante ressaltar que, naquele momento, diversos setores da sociedade brasileira se mobilizavam em torno da redemocratizao do pas. O Manicmio se configura como uma instituio total1, e, desde a sua criao revelou-se como um espao de violncia e arbitrariedade sobre as pessoas que acolhia. A estrutura manicomial se apresenta como desumana e ineficiente por seus resultados desastrosos, constituindo-se um lugar de sofrimento e dor, onde os pacientes, sem direito defesa, so submetidos a maus tratos, privao de sua liberdade, de seu direito cidadania e participao social. vlido salientar que, durante a dcada de 1960, tal instituio passou a ser utilizada por grupos econmicos como instrumento de fabricao da loucura, interessados muito mais em fomentar a cronificao para manter uma clientela do que oferecer tratamento a esses pacientes. Isso ocorreu a partir do golpe militar de 1964, quando a assistncia sade foi caracterizada por uma poltica de privatizao macia. No campo da assistncia psiquitrica, fomentou-se o surgimento das clnicas de repouso, denominao dada aos hospitais psiquitricos de ento, alm de mtodos de busca e internamento de pessoas. Dessa forma, alguns segmentos da sociedade passaram a se manifestar sobre os efeitos nocivos das prticas manicomiais. E, mesmo atualmente, nas palavras de Marcus Vinicius de Oliveira (2001, p. 5), ao apresentar-se despido em sua crueldade violadora dos mais

1 GOFFMAN, Ervin. Manicmios, prises e conventos. 7 ed. So Paulo: Perspectiva, 2003.

84

85

comenzinhos dos direitos humanos, em relao ao hospital psiquitrico no pairam grandes dvidas acerca das suas funes e do seu funcionamento. O autor afirma, ainda, que
na sua identidade se constitui paralelamente, como elemento menor, uma sempre tnue justificao discursiva, sustentadora da sua suposta funo teraputica, que nunca foi capaz de se impor e reverter a sua verdadeira lgica e misso.

Assim, a discusso acerca da violncia, dos aspectos da excluso, do cerceamento da liberdade, dos maus tratos, das prticas de tortura e de todas as ordens de abuso de poder nos manicmios brasileiros foi propulsora do Movimento Antimanicomial, que fez sua a causa da transformao da realidade da assistncia psiquitrica nacional. Nesse sentido, necessrio compreender aspectos que foram e ainda so determinantes na sua construo. A partir da dcada de 1970, iniciou-se no Brasil, primeiramente, atravs dos/as2 profissionais que atuavam na rea da assistncia psiquitrica, uma srie de questionamentos sobre o sistema psiquitrico. Tais questionamentos se transformaram numa articulao em rede que envolveu usurios/as do servio e seus familiares; setores da sociedade civil organizada e a sociedade em geral, se configurando como um verdadeiro movimento social. Nessa seara, cabe assinalar a organizao, na dcada de 70, do Movimento Nacional dos Trabalhadores de Sade Mental, formado por associaes profissionais. O Sindicato dos Psiclogos, o Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato dos Assistentes Sociais criam tal Movimento reivindicando melhores condies de trabalho nos manicmios, a ampliao do quadro de funcionrios e o aumento dos investimentos do setor pblico na rea da sade mental. J em 1986, paralelamente realizao da VIII Conferncia Nacional de Sade, aconteceu uma plenria nacional dos trabalhadores em sade mental, momento em que aquele Movimento Nacional, enfim, foi fundado. E, em julho de 1987, aps a realizao da I Conferncia Nacional de Sade Mental, um grupo de profissionais de vrios Estados brasileiros, decepcionado com o fracasso dos esforos realizados para transformar o modelo da assistncia sade mental oferecida no pas, investiu na realizao do II Congresso Nacional dos Trabalhadores de Sade Mental, como necessidade de construir um movimento social.

Esta terminologia (os/as) utilizada em todo o texto na perspectiva da igualdade de gnero, questo fundamental inserida na temtica dos Direitos Humanos, com o objetivo de dar visibilidade ao papel do gnero feminino como sujeito poltico.

85

86

neste evento, realizado em Bauru-SP, que nasce o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, com o lema Por uma sociedade sem Manicmios, que exigia que os hospcios fossem substitudos por outras formas de tratamento, capazes de garantir a dignidade e a liberdade dos usurios dos servios de sade mental, com base nos seus direitos. Ao denunciar as precrias condies de atendimento e as pssimas condies sanitrias encontradas nos manicmios, o Movimento Antimanicomial luta pela implementao de instituies abertas, que tenham no seu bojo o respeito aos direitos daqueles usurios. Os profissionais atuantes nessa rea propuseram o fechamento dessas estruturas e a divulgao de novos referenciais teraputicos. Sendo assim, percebe-se que o Movimento dos Trabalhadores de Sade Mental se desfaz, enquanto tal, para dar lugar ao Movimento da Luta Antimanicomial, configurando-se, ento, um movimento social.

3 Consolidao do movimento
Em 1993, aconteceu o I Encontro Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial, em Salvador - BA, que teve como lema: O Movimento Antimanicomial como movimento social. Esse evento marca a consolidao do Movimento, sendo reafirmados princpios bsicos da sua identidade: independncia do aparelho de Estado, compromisso de transformao social, luta por uma sociedade sem manicmios e carter no partidrio. Tambm foram promovidos debates acerca da formulao de diagnsticos sobre a situao de sofrimento da pessoa com transtorno mental, as possibilidades de novas prticas teraputicas e a especificao de seus direitos. Outros Encontros Nacionais foram realizados, tendo o ltimo deles ocorrido em outubro de 2005, fortalecendo, ainda mais, o Movimento, que tem como empreendimento fundamental a radical transformao das relaes entre loucura e sociedade, combatendo todas as formas de aprisionamento e excluso dos chamados loucos, para conquistar seu acesso justia e s polticas sociais. Ressalte-se que o Encontro Nacional a instncia deliberativa mxima do movimento, no qual, dentre outras questes, se definem suas propostas nas reas da assistncia, do direito, do trabalho e da cultura. O Movimento Antimanicomial, que enfatizou a necessidade de transformaes do modelo da assistncia sade mental oferecida no pas, conta com a participao de tcnicos, de usurios dos servios de sade mental e de familiares desses usurios, e organizou sua estrutura administrativa como frum nacional, congregando vrias entidades, como Organizaes NoGovernamentais e Conselhos de familiares de usurios.

86

87

Importante assinalar que, ao longo dos seus quase vinte anos de existncia no Brasil, houve a formao de vrios ncleos nos Estados, os quais conseguiram mobilizar a aprovao de leis estaduais de Reforma Psiquitrica. Diferentemente de outros movimentos sociais, o Movimento Antimanicomial originou-se pela integrao dos profissionais que atuam nas instituies manicomiais. Tais profissionais, sensibilizados pela forma violenta de tratamento s pessoas com transtorno mental, passaram a encampar a luta pelo fim dos manicmios. Assim, no princpio, no foram os pacientes internados nos hospitais psiquitricos que passaram a reivindicar direitos, mas os profissionais que lidam com os mesmos cotidianamente. De acordo com Ana Marta Lobosque (2001, p. 24), esses usurios no tinham acesso a qualquer posse de si prprios, a qualquer construo coletiva; nenhum projeto de futuro, nenhum acesso deciso, nenhuma chance de tomar a palavra. como se tais pessoas, por no terem voz nem visibilidade, por sua impotncia e fragilidade, precisassem de um interlocutor, no caso, os profissionais da rea de sade mental. Assim, necessrio ressaltar que a luta antimanicomial, apesar de representar um grupo significativo (os usurios dos servios de sade mental), iniciada pelo Movimento de Trabalhadores em Sade Mental e no por aquele grupo. O Movimento Antimanicomial tem aspectos importantes quanto diversidade, complexidade e no homogeneidade, e, nesse sentido, um movimento que busca a pluralidade como uma de suas marcas. Ele era formado por trabalhadores em sade mental, e hoje envolve outros setores da sociedade, inclusive, os usurios e seus familiares. Nesse aspecto, Ana Marta Lobosque (2001, p. 24) registra a importncia da entrada efetiva dos usurios e familiares nesta luta:
Inicialmente silenciados por todo o aparato que lhes vedava o acesso lavra, foram pouco a pouco se tornando atores concretos e numerosos a princpio, pelo nico caminho que lhes era possvel, aquele do depoimento individual; mais adiante, pela construo de uma organizao coletiva, nas associaes e ncleos ligados ao movimento.

Ainda nessa seara, a autora (2001, p. 103) afirma que o Movimento Antimanicomial torna-se
um movimento social, ou seja, aberto a todos os interessados em repensar as formas e modos de presena da loucura na cidadania; aberto, muito particularmente, aos principais envolvidos, ou seja, aos prprios loucos. J no se trata de defender o usurio em seu nome, mas de convid-lo a uma postura ativa de militncia; no de lutar por ele,

87

88

para o seu bem, mas com ele, por uma sociedade diversa, enquanto um bem comum.

Conforme se pode observar, h o interesse em inserir nessa discusso os indivduos e a sociedade, e, com isso conseguir aliados e apresentar estratgias com outras reas, a exemplo do Direito, revisando os conceitos de incapacidade e imputabilidade. Em relao legislao, discutir leis de reforma psiquitrica em nvel nacional, estadual e local e, com isso, solicitar aos governos a inverso de prioridades, buscando a implantao de servios de sade mental. Isso demonstra a insero do Movimento Antimanicomial numa importante frente de luta: o terreno jurdico-legislativo. Ademais, o Movimento se mostra como ator social, fazendo parte da agenda do Estado no que tange rea de sade mental. Isso pode ser verificado pela participao e atuao dos seus integrantes nas conferncias de sade mental, no mbito local, regional e nacional, e a partir da implementao de medidas nessa rea sugeridas pelos mesmos. A aprovao da Lei n. 10.216/2001, que institui a Reforma Psiquitrica no Brasil, um exemplo disso. A luta antimanicomial se organiza e se expande a cada dia, apresentando um compromisso com sua organizao plural e solidria em mbito nacional. Alm disso, afirma os valores de justia, solidariedade, igualdade e liberdade, valores estes que perpassam toda a atuao do Movimento.

4 A luta pela Reforma Psiquitrica: novos direitos para o doente mental


Ao observar a Reforma Psiquitrica implementada na Itlia, verifica-se que o estatuto jurdico em relao ao doente mental, durante o processo de mudanas decorrentes da implementao da mencionada Reforma, passou de internado coagido a voluntrio, depois hspede, sendo-lhe garantidos todos os direitos civis e sociais, incluindo o direito ao tratamento. E, ainda, restou abolido o estatuto da periculosidade social da pessoa com transtornos mentais, base de todas as legislaes anteriores. Conforme afirma Maria Fernanda Niccio (2001, p. 5), Trieste hoje no apenas a ausncia do manicmio, mas a produo de uma nova realidade. No Brasil, o Movimento Antimanicomial passou a discutir as bases de uma Reforma Psiquitrica inspirando-se naquela ocorrida na Itlia, em 1978. Na dcada de 80, tal Movimento, conforme j colocado, se organizou e encampou a luta pelo fim dos manicmios. Esse movimento passou a reivindicar uma profunda mudana no modelo assistencial psiquitrico, envolvendo as cincias, as tcnicas e a prpria cultura vigente em relao ao louco e loucura.

88

89

A Reforma Psiquitrica vem tentando substituir o hospital psiquitrico por uma rede de servios diversificados, regionalizados e hierarquizados, orientada no exclusivamente para uma mera supresso de sintomas, e sim para a efetiva recontextualizao e reabilitao psicossocial da pessoa com um transtorno mental. Assim, apresenta como princpios: a centralidade da proteo dos direitos humanos e de cidadania das pessoas com transtornos mentais; a necessidade de construir redes de servios que substituam os hospitais psiquitricos; e a pactuao de aes por parte dos diferentes atores sociais, a fim de melhorar o estado de sade mental da populao. Nesse percurso, o governo brasileiro vem formulando a Poltica Nacional de Sade Mental, tendo iniciado uma nova perspectiva no ordenamento jurdico do pas no que tange pessoa com transtornos mentais, com a sano presidencial Lei n 10.216, em 06 de abril de 2001, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas com transtornos mentais e sobre a reformulao do modelo assistencial em sade mental. Institui-se, assim, a Reforma Psiquitrica no Brasil. Cabe ressaltar, aqui, que a mobilizao dos integrantes do Movimento Antimanicomial foi crucial para a formulao e aprovao da Lei n 10.216/2001. Isso confirma que h uma emergncia de novos sujeitos, novos atores, que, cada vez mais, ganham visibilidade no cenrio pblico institudo, demandando o reconhecimento de suas aes como legtimas no exerccio da cidadania, bem como o reconhecimento das condies sociais de sua existncia como circunstncias injustas do cotidiano. Fruto da emergncia desses novos sujeitos o processo de instituio de novos direitos. Esses novos sujeitos coletivos podem ser reveladores de uma nova fonte de produo jurdica. E a forma de ao desses sujeitos acaba redefinindo, sob os liames de um pluralismo poltico e jurdico comunitrio, um espao que minimiza a institucionalizao e exige uma participao constante do corpo social, quer seja na tomada de decises, quer seja na concretizao das execues. o Direito acontecendo de acordo com as transformaes sociais. Nesse sentido, importa destacar que o reconhecimento dos diversos direitos das pessoas acometidas de transtornos mentais produto de uma ao concreta, e coloca em questo, efetivamente, o campo jurdico, da cidadania, das relaes sociais e do trabalho e dos complexos mecanismos de excluso social. De acordo com a lei italiana, conforme j colocado acima, a pessoa com transtorno mental cidad plena para todos os efeitos, com seus respectivos direitos sociais e civis. Isso decorre de um processo construdo na prtica social, que, no Brasil, est em andamento. Importante assinalar, na atuao do Movimento Antimanicomial, que a luta que se desenvolve contra uma instituio manicomial ou um

89

90

manicomialismo. Mais propriamente falando, contra uma lgica interna instituio que tende sua prpria auto-reproduo, anulando os atores enquanto sujeitos de transformao. Assim, como bem sublinha Franco Rotelli (1988, p. 66, apud NICCIO, 1989, p. 100), o trabalho teraputico que deve ser desenvolvido um trabalho de desinstitucionalizao, voltado a reconstruir as pessoas como atores sociais, a impedir seu sufocamento sob o rtulo, o comportamento, a identidade estereotipada e introjetada que a mscara que se sobrepe ao doente. De acordo com esta questo, percebe-se que no basta a instituio de uma lei e a implementao de um novo modelo assistencial. A Reforma um processo social complexo e contraditrio, no qual se produzem inovaes nas caractersticas e nas formas de participao dos atores, nos contedos e modo de conflitos. Antes de tudo, a Reforma um derivado do processo de desinstitucionalizao. Neste percurso, a Reforma no um objetivo finalmente atingido, no corresponde ao cumprimento da desinstitucionalizao. Ela se configura como um processo complexo que suscita conflitos, crises e transformaes dentro da rede mais ampla das estruturas institucionais (inclusive aquelas relativas a poderes e competncias). Por exemplo, a eliminao da internao psiquitrica suscita problemas e requer mudanas na organizao sanitria, na Justia, nos modos de administrao dos recursos pblicos. Da a nfase que deve ser dada aos sujeitos envolvidos nesse processo, os usurios dos servios de sade mental, seus familiares e os profissionais dessa rea. Esse grupo se configura como ator de transformao social, como propulsor de mudanas a nvel local, de transformaes nas instituies, na sociedade. Um dos idealizadores da Reforma italiana, Franco Basaglia (1975, p. 16, apud NICCIO, 1989, p. 99), afirmava que
o mal obscuro da Psiquiatria est em ter separado um objeto fictcio, a doena, da existncia complexa e concreta do paciente e do corpo social; sobre esta separao artificial se construiu um conjunto de aparatos legislativos, cientficos, administrativos, de cdigos de referncia cultural, de relaes de poder, todos referidos doena.

Desse modo, o dito paciente no considerado sujeito de direitos, mas, mero objeto a ser manipulado nas instituies manicomiais. E isso influencia nas possibilidades de atuao desse sujeito nas lutas por mudanas na sua realidade. Ainda de acordo com Basaglia (1985, p. 107),
Analisando a situao do paciente internado num hospital psiquitrico [...] podemos afirmar desde j que ele , antes de mais nada, um homem

90

91

sem direitos, submetido ao poder da instituio, merc, portanto, dos delegados da sociedade (os mdicos) que o afastou e excluiu.

Neste sentido, pode-se afirmar que a partir da percepo do doente mental como pessoa diferente e sujeito de direitos, que no s a Psiquiatria, mas, principalmente, o Direito passa a compreender que somente com o respeito s diferenas e com o reconhecimento desse sujeito poder existir uma convivncia na diversidade. Ademais, foi a partir da organizao dos usurios dos servios de sade mental junto aos profissionais dessa rea que a luta antimanicomial tomou uma dimenso diferenciada, inserindo justamente as pessoas destinatrias das mudanas a serem implementadas, de acordo com a sua vivncia cotidiana, demonstrando, assim, que o direito ocorre enquanto prtica social, como conseqncia desta. Assim que mudanas importantes ocorreram e vm ocorrendo no campo da sade mental no Brasil, e fruto das transformaes decorrentes das lutas sociais, garantindo, assim, novos direitos s pessoas com transtornos mentais. Ressalte-se que, nesse caso, o Direito atende s necessidades prementes da sociedade, ao reconhecer o novo, substituindo as prticas de excluso, at ento, existentes. Corroborando com esse entendimento, vale destacar as palavras de Ricasens Siches (1986, p. 226): o Direito, por um lado, pretende ser estvel, mas por outro lado no pode permanecer invarivel, mas, pelo contrrio, deve ir mudando ao compasso das novas circunstncias e necessidades sociais. Por conta dessas transformaes que os novos direitos das pessoas com transtornos mentais passam a ser implementados, sem olvidar que determinadas mudanas vm ocorrendo, independentemente de estarem previstas em instrumentos legais. Como afirma Eugen Ehrlich (1986),
O ponto de partida para a constituio e o desenvolvimento do Direito vivo comunitrio no se prende nem legislao, nem cincia do Direito e tampouco deciso judicial, mas s condies reais da vida cotidiana, cuja real eficcia apia-se na ao de grupos associativos e organizaes comunitrias.

Nesse caso, a experincia do Movimento Antimanicomial vem contribuindo para a criao e efetivao de novos direitos para as pessoas com transtornos mentais. Ademais, cabe assinalar que tal Movimento marca um novo tempo de luta no s no campo da sade mental brasileira, mas, tambm, dos direitos humanos.

91

92

5 No campo dos direitos humanos


Os direitos humanos esto consagrados na Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 e na Constituio Federal brasileira de 1988, no seu artigo 5. De acordo com Flvia Piovesan (2004, p. 44), a referida Declarao demarca a concepo inovadora de que os direitos humanos so universais. E acrescenta que tal Declarao consagra que os direitos humanos compem uma unidade indivisvel, interdependente e inter-relacionada, na qual os direitos civis e polticos ho de ser conjugados com os direitos econmicos, sociais e culturais. Nesse sentido, diversos direitos humanos das pessoas com transtornos mentais autoras de delitos, previstos em ambos os instrumentos, vm sendo cotidianamente violados por aqueles que tm o dever legal de garanti-los e proteg-los. Embora seja ainda recente a parceria da luta antimanicomial com outros segmentos ligados defesa dos direitos humanos, o Movimento Antimanicomial corresponde a um movimento em prol da efetivao dos direitos humanos transgredidos nos manicmios, tendo como um dos seus objetivos denunciar o tratamento desumano dado aos pacientes dos hospitais psiquitricos. Alm disso, essa preocupao com a temtica dos Direitos Humanos pode ser percebida ao verificar os temas adotados pelos Encontros Nacionais de Luta Antimanicomial ao longo desses anos (Cidadania e Excluso; Por uma sociedade sem excluses). A luta antimanicomial tem uma importante trajetria de enfrentamento s violncias impostas s pessoas com transtorno mental, na qual se constata que mortes, maus tratos, humilhaes, ainda fazem parte do cotidiano de inmeros hospitais psiquitricos brasileiros como evidenciam as vistorias feitas, seja por iniciativa do poder pblico ou da sociedade civil. Cabe salientar o papel da sociedade civil, que, nesta esfera, fundamental, bem como o das organizaes que vm se constituindo na luta pela efetivao dos direitos humanos no Brasil. O referido movimento social se deu a partir do engajamento poltico de entidades da sociedade civil que denunciavam os horrores dos manicmios e exigiam das autoridades medidas contra os abusos cometidos em tais instituies. Por isso, a luta pela extino do hospital psiquitrico e sua substituio por um modelo de assistncia substitutivo, pautado pelo respeito liberdade e diferena, sendo estes,

92

93

princpios de direitos humanos e princpios orientadores desenvolvimento da ateno em sade mental nas Amricas3. Segundo Ana Marta Lobosque (2001, p. 107),

para

O movimento antimanicomial uma instncia de militncia poltica, inscrita em um processo mais amplo de transformaes sociais, cujo front consiste no combate s formas de excluso que tomam a loucura por objeto. (grifo da autora)

O Movimento Antimanicomial, nessa linha, tem contribudo para o fortalecimento das lutas pela promoo, garantia e defesa de direitos, e, produzido condies para a participao dos seus integrantes nos processos decisrios acerca de tais direitos. Nesse sentido, luta pela conquista de uma cidadania plena, emancipada. Uma cidadania que se alcana com competncia tanto para tematizar a impropriedade das formas de excluso da pessoa com transtorno mental, quanto para decidir sobre questes que afetam a sua vida. Assim, defende a criao e o aprimoramento das legislaes que assegurem s pessoas com transtorno mental a plena condio de sujeitos de direitos. Ao reconhecer a titularidade de direitos da pessoa com transtorno mental, o Movimento Antimanicomial traz tona um aspecto importante: a visibilidade desse ator social, que, ainda hoje, tratado como objeto a ser manipulado nas instituies nosocomiais. Da a necessidade de lutar por uma vida digna, livre e independente para essas pessoas, com o respeito s suas escolhas e o incentivo s suas produes, assegurando sua presena e atuao no espao social. Nesse caso, o prprio reconhecimento do paciente como sujeito e igual faz parte dos princpios que norteiam os direitos humanos. A partir de tal reconhecimento, percebe-se uma nova postura dos profissionais que atendem esses usurios dos servios de sade mental. Uma outra caracterstica importante: busca assegurar direitos que garantam a possibilidade de expresso e de diferenciao desses sujeitos. A assistncia deve ser voltada para o indivduo, respeitando as peculiaridades, desejos e expectativas prprias. Assim, na perspectiva desses princpios, esse grupo social encontra o caminho da garantia dos direitos humanos. Ademais, o Movimento defende o acesso ao trabalho, ao lazer, sade, educao, cultura, que constituem direitos legtimos e inalienveis de todas as pessoas. E, nesse aspecto, verifica-se que o Movimento consegue articular tais direitos, ao, por exemplo, alm de propor medidas teraputicas alternativas para a sade mental, garantindo aos pacientes o seu direito sade, sugerir
3

Declarao de Caracas, 1990 - Documento que marca as reformas na ateno sade mental nas Amricas.

93

94

meios para superar as dificuldades de moradia e de manuteno daqueles que deixam os hospitais psiquitricos, mediante Lar Abrigado ou Penso Protegida. E, ainda, o trabalho, dentro de um modelo de reabilitao do paciente. Essa articulao demonstra sua clara percepo de que os direitos humanos compem uma unidade indivisvel, interdependente e inter-relacionada, capaz de conjugar o catlogo de direitos civis e polticos ao catlogo de direitos sociais, econmicos e culturais (PIOVESAN, 2004, p. 65). Assim, de acordo com a pauta dos direitos que defende4, o Movimento tem melhores condies de promover uma contestao da viso restrita acerca do significado dos direitos humanos existente na sociedade. Este expediente apresenta uma questo importante: a participao da sociedade civil para a efetivao desses direitos, de forma ativa, no acompanhamento e apurao de denncias de violao de direitos humanos que afetam as pessoas com transtorno mental. Um exemplo dessa atuao a construo da Coletnea de relatos de mortes de internos em Hospitais Psiquitricos no Brasil, organizada, em 2001, por Marcus Vinicius de Oliveira, e publicada pelo Conselho Federal de Psicologia, com o ttulo A Instituio Sinistra - Mortes Violentas em Hospitais Psiquitricos no Brasil. Ao apresentar tal coletnea, o organizador (OLIVEIRA, 2001, p. 9) afirma que
as situaes aqui recolhidas resultaram dos esforos de interveno e denncia dos Ncleos deste movimento, em atuaes polticas concretas em defesa dos direitos humanos. E em quase todos eles, as apuraes e responsabilizaes obtidas, apesar de insatisfatrias, resultaram da militncia e da vigilncia desse movimento junto s autoridades responsveis.

Outra questo preponderante est no fato de o Movimento no apenas identificar os problemas relativos a essa pauta, mas tambm as tentativas de encontrar solues e planejar aes para a insero da pessoa com transtorno mental na sociedade. Por isso que na rea da assistncia a essas pessoas, busca-se a constituio de servios de sade mental que ofeream um tratamento digno, pautado pelo respeito liberdade e busca do consentimento dos seus usurios, constituindo uma rede de atendimento com diferentes nveis de complexidade, que possibilite a extino progressiva e irreversvel dos hospitais psiquitricos. Por fim, vlido acrescentar que a mobilizao dos integrantes do Movimento Antimanicomial para a formulao e aprovao da Lei n
4

Carta de princpios da Rede Nacional Interncleos da Luta Antimanicomial.

94

95

10.216/2001, j citada acima, constitui um marco na luta antimanicomial e dos direitos humanos, ao inserir diversos princpios da Reforma Psiquitrica para o atendimento dos usurios dos servios de sade mental, e ao garantir direitos econmicos, sociais, culturais, civis e polticos a estas pessoas.

6 Consideraes finais
De acordo com a sua trajetria, o Movimento Antimanicomial passou a se constituir um forte ator social na luta pela promoo, garantia e defesa dos direitos humanos no Brasil. Tal Movimento relaciona alguns pontos que norteiam o debate sobre a importante ao da luta antimanicomial na rea da defesa dos direitos humanos, quais sejam: avaliar e avanar na relao com as instncias pblicas de defesa dos direitos humanos, como o Ministrio Pblico, as Comisses e Coordenadorias de Direitos Humanos e outras; propor estratgias para buscar parcerias na sociedade civil; zelar para que as denncias se efetuem de forma responsvel, com o devido cuidado em seu acompanhamento. Sendo assim, busca a implementao de polticas sociais que visem no o mero assistencialismo, mas o acesso da populao brasileira em geral, e das pessoas com transtorno mental em particular, condio efetiva de cidados. Apresenta, assim, reivindicaes relativas a polticas pblicas efetivas, justas e abrangentes. Um exemplo disso a construo da Rede Nacional de Trabalhos Substitutivos aos Hospitais Psiquitricos. Quando os integrantes desse Movimento se mobilizaram pela aprovao da Lei n 10.216/2001, que, instituiu a Reforma Psiquitrica no Brasil, essa busca pela garantia dos direitos humanos dos usurios dos servios de sade mental ficou muita clara. Ainda mais porque priorizou o envolvimento da comunidade, que foi de extrema importncia para a quebra dos preconceitos e para a superao da cultura manicomial, baseada na excluso, na violncia e no isolamento. Nesse caso, trouxe tona um aspecto importante: a visibilidade desse ator social, a pessoa com transtornos mentais. Enfim, ao perseguir o ideal da garantia dos direitos humanos s pessoas com transtornos mentais, articulando todos os direitos e atores nessa luta cotidiana, o Movimento Antimanicomial demonstra que, enquanto movimento social, busca a indivisibilidade desses direitos e o envolvimento de todos os sujeitos para a sua efetivao. Enfim, um movimento social que luta pela transformao real da situao de excluso e de violao dos direitos humanos deste grupo.

7 Referncias

95

96

AMARANTE, Paulo. Asilos, alienados, alienistas: uma pequena histria da psiquiatria no Brasil. In: Psiquiatria Social e Reforma Psiquitrica. 1 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. BASAGLIA, Franco. A instituio negada. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985. BENVENUTO, Jayme. Os direitos humanos econmicos, sociais e culturais. Recife: Renovar, 2001. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. BRASIL. Lei n 10.216 de 06 de abril de 2001. BUENO, Austregsilo Carrano. Canto dos malditos. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. CAMINO, Lencio. O papel das cincias humanas e dos movimentos sociais na construo dos direitos humanos. In: Direitos Humanos: histria, teoria e prtica. Joo Pessoa: Universitria, 2005. COMPARATO, Fbio Konder. A afirmao histrica dos direitos humanos. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. COSTA, Augusto Csar de Farias. Direito, Sade Mental e Reforma Psiquitrica. In: Direito Sanitrio e Sade Pblica. Braslia: Ministrio da Sade, 2003. COSTA, Jurandir Freire. Os interstcios da lei. In: Sade Mental e Cidadania. 2. ed. So Paulo: Mandacaru, 1990. EHRLICH, Eugen. Fundamentos da sociologia do direito. Braslia: UNB, 1986. GOFFMAN, Ervin. Manicmios, prises e conventos. 7. ed. So Paulo: Perspectiva, 2003. LOBOSQUE, Ana Marta. A luta antimanicomial: construo de um lugar. Revista da Sade: uma publicao do Conselho Nacional de Sade ano II, n. 2, Braslia: 2001. ______. Experincias da loucura. Rio de Janeiro: Garamond, 2001. MINISTRIO DA SADE. Seminrio Nacional sobre o Direito Sade Mental Regulamentao e Aplicao da Lei n. 10.216/01. Braslia: Comisso de Direitos Humanos da Cmara dos Deputados/Ministrio da Justia/Ministrio Pbico

96

97

Federal/Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justia/Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS), 2001. MOURA NETO, Francisco Drumond Marcondes de. Bases para uma reforma psiquitrica. In Sade Mental e Cidadania. 2. ed. So Paulo: Mandacaru, 1990. NICCIO, Maria Fernanda. Da instituio negada instituio inventada. In: SadeLoucura. Nmero 1. 2. ed. So Paulo: Hucitec, 2001. PIOVESAN, Flvia (et all). A proteo internacional dos Direitos Humanos Econmicos, Sociais e Culturais. Direitos Humanos Econmicos, Sociais e Culturais. In: Jayme Benvenuto Lima Jr. (Org.) Recife: Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento, 2004. SICHES, Luis Ricasens. Tratado General de Filosofia del Derecho. 9. ed. Mxico: Porrua, 1986. SILVA, Marcus Vinicius de Oliveira (org.). A instituio sinistra: mortes violentas em hospitais psiquitricos no Brasil. Braslia: Conselho Federal de Psicologia, 2001.

97

S-ar putea să vă placă și