Sunteți pe pagina 1din 1

MATRIZ DO 5 TESTE DE FILOSOFIA 11ANO / Durao: 90 minutos / Ano lectivo: 2010/2011 2011 / Professora: Sara Raposo Contedos

1. A cincia. 1.1. A distino entre senso comum e conhecimento cientfico. 1.2. Os problemas da demarcao e do mtodo cientfico. 1.3. A perspectiva de Popper sobre a evoluo da cincia e a objectividade do conhecimento cientfico. 2.O problema filosfico do sentido da vida. 2.1. As perspectivas subjectivista e objectivista. 2.2. O sentido da vida e a questo da transitoriedade.

Objectivos
1. Caracterizar o conhecimento nhecimento vulgar (senso comum) e o conhecimento cientfico. 2. Identificar exemplos de conhecimentos do senso comum e cientficos. 3. Esclarecer porque motivo as crenas do senso comum possuem mais estabilidade do que as teorias cientficas. 4. Comparar, a partir da anlise de exemplos, as explicaes do senso comum e as explicaes cientficas. 5. Formular o problema da demarcao. 6. Conhecer dois critrios para justificar o carcter cientfico das teorias : a verificabilidade e falsificabilidade. itrios anlise de exemplos. 7. Aplicar estes dois critrios 8. Conhecer as principais objeces ao critrio de verificabilidade. 9. Explicar o critrio da demarcao demarcao, defendido por Popper a partir da anlise de casos concretos. concretos 10. Identificar proposies e teorias falsificveis e no falsificveis. 11. Conhecer a noo de corroborao. 12. Caracterizar a perspectiva indutivista do mtodo cientfico. 13. Caracterizar a perspectiva falsificacionista do mtodo cientfico. 14. Comparar as perspectivas do indutivi indutivismo smo e o falsificacionismo quanto ao mtodo cientfico. 15. Apresentar duas objeces perspectiva indutivista e duas objeces perspectiva falsificacionista do mtodo cientfico. 16. Descrever, segundo Popper Popper, a evoluo da cincia. 17. Esclarecer a posio de Popp Popper quanto objectividade do conhecimento cientfico e verdade. 18. Distinguir a abordagem filosfica da questo do sentido da vida da do senso comum. 19. Discutir se a reflexo sobre o sentido da vida tem alguma importncia na vida prtica. 20. Comparar as respostas s dadas pelas teorias subjectivistas e objectivistas ao problema filosfico do sentido da vida. 21. Dar exemplos concretos que ilustrem as respostas das por ambas as teorias. 22. Esclarecer em que consiste o paradoxo do hedonismo. 23. Relacionar a questo do sentido da vida com a transitoriedade. 24. Conhecer diferentes respostas ao problema de saber se a transitoriedade retira o sentido vida. 25. Defender, com os argumentos estudados nas aulas ou outros, uma posio pessoal em relao ao problema filosfico do sentido da vida.

Tipo de questes
- Escolha mltipla. - Itens Verdadeiros/falsos. - Identificao e anlise de exemplos.
- Anlise e interpretao textos.

- De resposta(s) curta(s). - De resposta extensa e orientada.


---------------------------Manual: - pgs. 171 175; 185 208; 295 303.

Posts do Blogue Dvida Metdica nas etiquetas: - Senso comum; - Cincia; - Filosofia da cincia; - Sentido da vida.

Bom Trabalho!

S-ar putea să vă placă și