Sunteți pe pagina 1din 2

A SOCIEDADE E A EVOLUO TECNLOIGICA

Para se chegar ao nvel da tecnologia que temos hoje em dia, foram precisos centenas de tipos diferentes de projetos serem moldados e construdos ao longo do seu surpreendente ciclo evolutivo. Muitos desses foram esquecidos, porm, ainda podemos lembrar daqueles que foram passos significativos que o homem caminhou na evoluo para as mquinas atuais. E hoje em dia, vivemos cercados de mquinas. Existem mquinas para transportar, para escrever, para grampear, para comunicar, para manter a temperatura, para fazer outras mquinas e para uma infinidade de atividades. Todas criadas, idealizadas e dominadas pelo homem, auxiliando-o em seu cotidiano. Porm, hoje em dia ainda estamos passando pela fase aprimoramento. Seja, em relao ao tamanho, a forma ou sua capacidade de armazenamento e processamento. Quando olhamos para trs, no temos dvidas em afirmar que a quantificao da diferena entre nossas mquinas atuais e as do passado imensa. O processo de evoluo avanou lenta nas suas primeiras dcadas, pois ainda estvamos em nvel de descobrimento. Novas formas de construo, de energia, de manipulao de materiais, novas formas de pensamento, de processamento, tudo isso culmina na nessa sociedade atual que foi idealizado por mais de sculos. certo afirmar que a histria da humanidade j passou por vrias fases. Trs delas mudaram completamente a estrutura e o modo de vida da sociedade. Por isso, ganharam o apelido de ondas, dado por Alvin Tofler. A segunda onda reconhecida como Revoluo Industrial, precedida pela primeira denominada de Revoluo Agropecuria, surgindo nesse perodo as mquinas que mudariam toda a sociedade e sua construo, que no requeriam e que tambm no dependiam mais exclusivamente da fora bruta do homem. Nessa segunda onda, surgiu a produo industrial, a produo de larga escala. O que leva a sociedade ento, para a terceira e mais importante onda, a onda da Era da Informao. Em 1975, Wersig escreveu: "Atualmente, transmitir o conhecimento para aqueles que dele necessitam uma responsabilidade social, e essa responsabilidade social parece ser o verdadeiro fundamento da cincia." Ligado a isso, temos assim o surgimento da informtica, que nasceu da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros, exaustivos, repetitivos em geral, clculos e gerenciamento.

Hoje em dia, mais de um tero da populao tem ou j tem alguma forma de acesso a tecnologia e pode assim por exemplo entender o conceito do que possa ser um Hardware, por exemplo. Pois quando mostrasse que Hardware um termo universal que refere-se a um artefato fsico tecnolgico. O termo artefato pode ser usado, pois desde muito antes a prpria produo ou modelagem do objeto eram feitas manualmente pelo ofcio humano. Podemos ento classificar como o Hardware de um computador, o conjunto de elementos fsicos (tecnolgicos), que compreende os dispositivos ou componentes que compe um computador como o monitor, teclado, discos de memria, mouse, placas, chips, etc. Informalmente podemos ento dizer que hardware tudo aquilo que pode ser tocado e manuseado. Diferentemente do Software, que existe como um conceito formado de smbolos e cdigos. Mais da metade pode chegar a reconhecer do que se trata devido a grande carga de conhecimento prvio adquirido por diversas formas. E mesmo a palavra Informtica, pode ser lida como a juno de (INFORmao autoMTICA), e que conceitualmente a cincia que estuda o tratamento automtico e racional da informao.

REFRNCIS BIBIOGRFICAS WERSIG, G., NEVELlNG, U. The phenomena of interest to information science. Information Scientist, v.9, p. 127-140, 1975. WHITE, S. (2004) A Brief History of Computing - Mechanical Computing Devices Disponvel em: <http://trillian.randomstuff.org.uk/~stephen/history/timelineMECH.html> Acessado em 11/12/2012 s 19:15. WHITE, S. (2004) Hardware History <http://trillian.randomstuff.org.uk/~stephen//history/#hardware> 11/12/2012 s 20:55. Overview Acessado em: em

S-ar putea să vă placă și