Sunteți pe pagina 1din 2

Diferena entre dados e informao Quando escrevemos um texto, um dos cuidados que devemos ter o de no repetir vrias vezes

s a mesma palavra, a fim de no tornar o texto repetitivo. Por isso, neste sentido, interessante usar sinnimos, que so palavras diferentes, mas que tem significado igual ou semelhante. Contudo, devemos ter cuidado para no usar palavras com significados diferentes como sinnimos. Como o caso das palavras dado e informao. Apesar de terem significado parecido, tais palavras expressam condies diferentes e no podem ser confundidas, principalmente em algumas reas do conhecimento, como, por exemplo, em Administrao de Empresas e Marketing. Dados De maneira geral, o contedo quantificvel e que por si s no transmite nenhuma mensagem que possibilite o entendimento sobre determinada situao. Os dados podem ser considerados a unidade bsica da informao. Sem dados, no temos informaes, pois estas so criadas a partir daqueles. Exemplo: No relatrio de vendas de uma empresa, foi obtido o dado de que ela realizou um total de vendas no perodo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). O que isso significa? Nada! Isso s um dado, ele no diz que a empresa obteve lucro com esse montante de vendas ou no, no diz se o objetivo foi atingido ou no etc. Informao o resultado do processamento dos dados. Ou seja, os dados foram analisados e interpretados sob determinada tica, e a partir dessa anlise se torna possvel qualificar esses dados. Em diversas profisses, vrios processos so descritos como o a ser seguir: Entrada (dados) >> Processamento (anlise dos dados) >> Sada (informao). Exemplo: Usando a situao do exemplo anterior, vamos transformar os dados sobre as vendas da empresa em informao. Imaginemos que e meta de vendas da empresa fosse de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), e com esse total de vendas ela poderia pagar suas contas, funcionrios etc. Fazendo o processamento dos dados, obtemos a informao de que a empresa no obteve o volume de vendas necessrio manuteno de suas atividades. Resumindo Dado a base para a informao. Ele no capaz de descrever uma situao por completo. Ele pode ser quantificado, mas no qualificado. J a informao tem contedo entendvel, capaz de expressar uma situao.

Conceito de Sistemas de Informao O conceito de Sistemas de Informao (SI) deriva do conceito de sistema como atividade humana, o qual pode envolver, ou no, a utilizao de computadores. O SI funciona, portanto, como suporte s aes e decises humanas e depende do contexto em que esto inseridos. Assim, um SI pode ser definido como um conjunto de elementos, relacionados entre si, atuando num determinado ambiente com o fim de alcanar objetivos comuns e, com capacidade de autocontrole. O conjunto de elementos tem que ser analisado como um todo, podendo os SI serem fechados ou abertos. Considerando que atualmente as organizaes utilizam tecnologias para suportar a sua atividade sistmica, podemos considerar os SI como uma combinao de procedimentos, informao, pessoas e SI/TI, organizadas para o alcance de objetivos de uma organizao. Estes devem ser vistos dentro do contexto sistmico, como conjuntos de subsistemas relacionados entre si, que possibilitam o acesso e a gesto da informao, suportados pelos SI/TI e pelos sistemas de comunicao. Os SI podem ser agrupados em SI estratgicos e SI competitivos: SI estratgicos so aqueles que diretamente suportam a criao e implementao do plano estratgico da organizao. Nomeadamente, SI que contribuem para o processo de gesto e de tomada de deciso. SI competitivos so aqueles que diretamente suportam a execuo da estratgia, atravs da melhoria da relao custo/valor e da organizao no seu ambiente competitivo. Nomeadamente, no aumento da competitividade atravs do uso de TI para a reduo de custos, ou atravs do aumento de valor dos produtos/servios.

Conceito de Tecnologias de Informao A expresso Tecnologias de Informao (TI) pode ser definida como o conjunto de produtos ou servios, conjunto de recursos, hardware/software (conjunto de equipamentos e aplicaes: hardware, sistemas software, comunicaes, ferramentas, inteligncia artificial, sistemas para escritrio, sistemas de apoio a desenho e produo, sistemas de apoio a executivos, etc) que permitem a recolha, armazenamento, transferncia e utilizao de dados. O aumento da capacidade e velocidade de processamento de TI proporcionou uma plataforma para aplicaes mais complexas nas reas da gesto de bases de dados, processamento distribudo de informao, sistemas inteligentes e comunicao via electrnica. Consequentemente, as TI proporcionam novas definies de processos pela eliminao de limitaes de tempo, localizao, ou estruturas organizacionais ou fornecendo novas bases para a diferenciao. Isto s pode, no entanto, ser alcanado quando os processos e as TI esto cuidadosamente alinhados com os objetivos globais da organizao, desenvolvidos ou suportados por uma equipa de trabalho interfuncional. A importncia das TI, seu alinhamento e impacto nos sistemas organizacionais atuais fulcral para o posicionamento estratgico das organizaes, o que se justifica pelas vantagens que a sua utilizao possibilita s organizaes, nomeadamente, a obteno de vantagens competitivas, melhoria da produtividade e desempenho organizacional, desenvolvimento de novos negcios e novas formas de gerir e organizar. De uma forma resumida, as TI constituem o suporte fsico que serve de suporte aos sistemas lgicos - os Sistemas Informticos, devendo ser vistas em conjunto, designados por SI/TI.

S-ar putea să vă placă și