Sunteți pe pagina 1din 12

Mondovino

Terroir Versus Globalizao

Instituto Politcnico de Tomar Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de turismo Cultural

JOO PEDRO TOMS SIMES

NDICE

Introduo ......................................................................................... 2 Parte I ................................................................................................ 3 Terroir ....................................................................................... 3 Ultimao da Individualidade.................................................... 4 Marketing Imperialista .............................................................. 5 Parte II ............................................................................................... 6 Mondovino................................................................................ 6 Bibliografia ...............................................................................11

Mondovino

INTRODUO

O artigo que se segue, tem como principal misso tornar pblico, algumas consideraes indispensveis sobre o mundo do vinho. Mantendo uma independncia imutvel, a nossa abordagem centralizar-se- no documentrio Mondovino, realizado por Jonathan Nossiter, em 2004. Entre outros, esto demonstrados os alicerces da globalizao do vinho, bem como todo o monoplio regional, familiar e empresarial por detrs da produo de bons vinhos. Implcito ao tema, est o Terroir. Essa qualidade intrnseca da natureza, que como veremos est a sofrer alteraes radicais. Este trabalho, foi elaborado no mbito da disciplina de Gastronomia e Enologia, sob coordenao de Doutor Antnio Queirs.

Mondovino

PARTE I

TERROIR

Amor, Prazer, Identidade e Tradio, so as primeiras referncias atribudas a Terroir. Qualidades essas, que na opinio dos dois maiores consultores de vinho do mundo (Parker e Rolland), no qualificam um bom vinho. Comecemos ento por abordar o conceito de Terroir. A palavra Solo, at h alguns anos, chegaria para classificar esta palavra, na medida em que se referia ao pequeno sabor caracterstico da terra, presente no vinho que ai teria sido produzido. Devido ao desenvolvimento desta industria, o seu significado expandiu-se. Actualmente, o conceito de Terroir, representa figurativamente, no s o solo, mas todo o conjunto que o envolve, sejam eles o clima, a chuva, o sol e a drenagem. Ser portanto, qualquer condio fsica, que contribua para dar a cada uva, e por sua vez a cada vinho, uma caracterstica particular do stio ou da vinha, onde foi criado. Na pea Mondovino, verificamos que no so apenas condies fsicas que definem Terroir, mas sim a unio destas, ao sentimento humano. Do produtor e/ou das pessoas que tratam e criam as Vinhas. Por isso, entenda-se que no se conseguir transmitir atravs de textos, toda a complexidade da seu definio, o trabalho do Homem, a cultura do Vinho, que arte, cincia e tcnica. Podemos ento afirmar, que se entende por Terroir, a unio entre tradio, cultura, condicionantes fsicas e sentimento humano que esto presentes na elaborao de um determinado Vinho.

Mondovino

CONSUMAO DA INDIVIDUALIDADE

Assente a definio de Terroir, importa por outro lado, caracterizar as principais personagens que poderemos designar de anti-Terroir. So duas personalidades que consideramos, em certa medida, notveis. Imperadores do mundo Vitivincola, deram um outro significado ao Tratado de Tordesilhas. Apesar de nenhum ser espanhol ou portugus, dividiram o mundo em dois, como se de um regresso ao sc. XV se tratasse. So eles Robert Parker e Michel Rolland. Poderemos apurar desde logo, o narcisismo de Rolland, ao assumir o seu papel e estatuto no mundo do vinho, bem como na recusa de explicar o que a 1micro-oxigenao quando lhe perguntam. Ele assume que nem os proprietrios da vinha precisam, ou o devem saber, pois seno (em palavras suas) ficaria sem emprego. Ele manda, e o proprietrio faz. Na opinio de Rolland, no o Terroir que define um bom vinho, e muito menos as opinies diferentes da dele. A estas outras concepes de bom vinho, ele chama diversidade de ideias, e explica por sua vez, que devido a essa diversidade, que existem maus vinhos. Se apenas preponderasse a sua opinio, os vinhos eram todos bons. Mas, ser bem assim? Testemunhamos a restrio da importncia que uma determinada caracterstica impe num produto. Assistimos assim, ao que chamamos de: Ultimao da Individualidade , que por outras palavras pode ser entendida como massificao, ou mesmo generalizao, neste caso do vinho. Esta individualidade acaba, quando todos os objectos so iguais, quando no existam sinais de diferenciao entre eles, bons ou maus, mas pontos que os diferenciem uns dos outros. Imaginando que o Terroir se rende ao consumismo geral, e perde o seu humilde interesse. Qual seria o melhor vinho de todos? A resposta simples, nenhum! Muito menos seria necessrio existirem vrias marcas. Se a receita de um bom vinho for idntica, ento mesmo que o vinho seja criado em vrias partes do mundo, e por pessoas diferentes, o produto final ser anlogo.

Tcnica utilizada que substitui o amadurecimento do vinho.

Mondovino

MARKETING IMPERIALISTA

No s a poltica, a moda, a gastronomia, entre outros, se converteram ao imperialismo do marketing. Existe uma enorme tendncia capitalista, em uniformizar bens, que um dia foram tradicionalistas. O conceito este: se diferentes culturas gostam, ento industrializa-se. O mesmo se passa com o vinho, tal conjuntura retratada (e bem) na pea Mondovino. Aim Guibert, um interveniente de Mondovino, adianta que o vinho est morto: Le vin

est mort .
Ele explica que durante milnios o vinho ter sido uma relao religiosa entre o Homem e a natureza, especialmente na zona do mediterrneo. No contendo qualquer substncia que no fosse o Sol e o clima (elementos naturais). Os vinhos que fizeram o Homem sonhar e a prpria imagem do vinho que trazia consigo a juventude, representam agora 1% dos vinhos do mundo. Um representante dessa percentagem, era o Bordeaux, que se transformou e agora apenas respeita o dinheiro. Para compreender um pouco melhor o que quis dizer Monsieur Guibert, apresentamos a tabela seguinte onde est ilustrado as principais conceitos que determinam a elaborao de um bom vinho, analisado nas duas principais vertentes.

Terroir
Satisfao pessoal Amor, comunho com a natureza Para fazer vinho preciso ser Poeta Condicionantes variveis no processo Cultivo de um sistema de certificado de zona de origem Cada vinha difere consoante a rea de produo

Globalizao
Lucros Micro-oxigenao Laboratrios e anlises Processos Sistematizados Cultivo da marca Uniformizao do produto

Hubert de Montille, um outro interveniente do filme, diz que o vinho sofreu desde sempre vrias modificaes. Nem sempre boas, mas eram modificaes naturais, que acompanhavam a evoluo do tempo, das Descobertas. H medida que o Homem descobria novos territrios, com caractersticas diferentes do que reconhecera at ento, tendia em ensaiar novas percepes do vinho e de outros produtos. No se utilizavam laboratrios, nem qumicos. Os vinhos industrializados, ou criados para produes em srie, so vinhos que iludem. O seu sabor superficial. Pois alm de no possurem um ptimo sabor (so aceitveis), a sua pior caracterstica, a curta durao no palato.

Mondovino

PARTE II

MONDOVINO

Uma vez que Terroir se une ao sentimento humano e tradio, um dos processos mais conflituosos na manuteno desta filosofia na produo do vinho, a guerra geracional. A absoro da sociedade em geral pela ideologia empresarial, cria desarmonias entre famlias, onde os mais velhos (geralmente) no aceitam a submisso perante o lucro fcil, nem se rendem produo em srie. Enquanto que os mais novos, ensinados e crescidos numa sociedade capitalista, so mais facilmente influenciados pela iluso das vantagens (principalmente) monetrias que esse tipo de produo parece garantir. Na pea Mondovino, assiste-se a vrias famlias, tornando fcil, a comparao do resultado da ideologia que a maioria da sociedade abraa. Apuramos que as famlias americanas, entregam-se uniformizao do vinho sem qualquer preocupao. Nem com a identidade do vinho, nem com a herana dos seus antepassados. Esta situao, perceptvel tanto nos mais novos, como nos mais velhos. Apenas o respeito pelo lucro. Acontea o que acontecer. Nem que o preo seja perder, ou abdicar do seu prprio Terroir.

Mondovino

J no sul de Frana, mais propriamente em Bordus, o caso muda de figura. A imagem da famlia tem uma representao forte, e esta, pode at mesmo ser considerada de Terroir. por isso que a entrega dos seus produtos globalizao, isto , a adeso ao capitalismo, quando feita, realiza-se de uma maneira, ou mais controversa, ou mais lenta. Nota-se nas geraes mais velhas, a preocupao com a perda do seu legado. Os seus descendentes, sendo mais novos, podero ser monopolizados pela industria mundial, e portanto a sua herana, perder-se- com o tempo. Esta, a principal preocupao dos mais velhos. Mas, ao observarmos estas caractersticas nas famlias americanas e europeias, compreendemos que uma questo antropolgica. possvel identificar a tendncia europesta, em preservar a sua histria. Ao contrrio da cultura americana, muito mais recente, e onde se nota uma ligao muito forte ao capitalismo, enquanto que na Europa, talvez por se encontrar mais perto do bero do socialismo, de notar uma maior preocupao com o patrimnio e a sua histria. As grandes famlias produtoras de vinho, como os Mondavi, uma vez que recorreram importao mundial, e s tcnicas laboratoriais, para garantirem maior e melhor produo de vinho, utilizam uma tcnica petulante de modo a competir com vinhos detentores de Terroir. Esta tcnica divide-se inicialmente em duas estratgias. Ou compram uma vinha conhecida pelo seu Terroir, ou constroem uma infra-estrutura num local de Terroir, de modo a que a sua marca esteja sempre associada ao Terroir. De seguida contratam enlogos, neste caso Rolland, que utilizando as mesmas tcnicas laboratoriais e empresariais. Este introduz o seu estilo, e acaba por construir uma nova marca, que alegam possui Terroir, na medida em que a zona onde foi feita uma zona Terroir. Criam assim, iluso para o consumidor, pois devido s tcnicas utilizadas, fosse aquele vinho produzido no Canad, ou em Bordus, o resultado final teria sido semelhante, uma vez que a metodologia aplicada a mesma. Conclumos ento que ao comprar um terreno e criar uma infra-estrutura, a marca apenas compra Terroir. Ao adquirir uma vinha, eles transformam um vinho identitrio, num vinho uniforme. Perdendo assim o estatuto de um vinho com tradio. Representado no filme Mondovino, est caracterizada a primeira estratgia acima mencionada, a tentativa de aquisio de um terreno em Aniane, pela famlia Mondavi. Eles tentaram comprar um terreno numa zona Terroir. Mas, no conseguiram convencer a maioria dos 2.400 habitantes da aldeia de Aniane. Divididos e indecisos, uns achavam que seria bom, outros no. Xavier de Eizaguirre, director de Marketing de uma companhia de vinhos Bourdeaux, comprada por Mondavi, afirma que vivemos hoje num mercado mundial, e portanto o vinho tem de se adaptar ao gosto que se desenvolveu progressivamente no mundo.

Mondovino

A dvida est em saber se o vinho que se desenvolveu progressivamente ao gosto das pessoas, ou se por sua vez, no tero sido as pessoas a conformar o seu gosto aos vinhos que lhes do?

As pessoas gostam daquilo que lhes dizem para gostar (Eberts; 2007)
atravs desta cultura imperialista dos tempos actuais, e falamos no sc. XXI, que nos aproximamos mais das primeiras civilizaes, quando deveria ser ao contrrio. Vejamos, tal como nos primeiros sculos antes de Cristo, os romanos tentavam impor a sua cultura, religio e Leis. No nos parecendo um condio natural da vida, mas sim do Homem. Os produtores mundiais de vinho, ao utilizarem a mesma metodologia, vo produzir vinhos uniformes, com poucas diferenas entre eles. E se no existirem opes, as pessoas no tero outra hiptese que consumir o que lhes apresentado. Neal Rosenthal, um distribuidor de vinhos, garante que fundamental existir Terroir. isso que nos difere das mquinas. Apesar deste empresrio contribuir em certa medida para o desaparecimento da identidade dos vinhos, atravs da profisso que exerce, ele no deixa de acreditar na importncia da presena do Terroir nos vinhos, uma vez que fundamental, para exprimir toda a alegria da vida. Rolland responde a isto dizendo que os vinhos em que ele intervm, possuem todos Terroir. Este no ser o solo, nem o clima, nem a paisagem... o Terroir presente nestes vinhos, o prprio estilo de Rolland. Isto , enquanto que durante milnios, vrias famlias utilizaram, procuraram e criaram tcnicas para produzir vinho, enquanto que o Homem esperou milhares de anos para que o solo possusse as caractersticas naturais que actualmente apresenta, facultando assim ao vinho o Terroir, o senhor Rolland resumiu tudo isto com um pequeno laboratrio, asseverando que criou Terroir. Ser possvel criar Terroir num laboratrio? Michel Rolland, d a entender que a resposta a esta afirmao positiva. Ele argumenta que se assim no fosse, no existia homem por detrs da criao do vinho. Seno Michel Rolland no existia. Podemos apurar que o sabor da vinha presente nos vinhos de Rolland, mesmo o sabor da micro-oxigenao. Estaremos ento perante uma nova definio de Terroir? Cremos que no, apesar da percepo contrria de Roland. Em relao a Robert Parker, este o crtico de vinhos mais influente do mundo. A sua autoridade de tal maneira desmedida, que escrevendo apenas uma frase, Parker pode arruinar ou aumentar as vendas de um vinho. As suas revises ou sugestes, alm de afectarem directamente o objecto da sua crtica, intervm em toda a indstria, afectando assim

Mondovino

no s vendas, bem como postos de trabalho, tendo impacto directo na economia, e na indstria vitivincola. "Quando as notas que Parker concede a um vinho caem, o beijo da morte para muitas vincolas" (Osbourne, 2005) Foi o que aconteceu famlia Mondavi. Depois de Parker escrever uma crtica menos positiva, as vendas estavam a descer de tal maneira, que estes, sabendo que Rolland amigo de Parker, contrataram-no, na esperana que a conjuntura se alterasse. Assim aconteceu. Alain Chatelet, Director do departamento das finanas, no sector do vinho, diz-nos que Rolland incitou muita gente a cometer actos fraudulentos em Frana. O ministrio das finanas conhece pessoas que fizeram alteraes ilcitas nos vinhos, por quererem concorrer na entrada do guia (de vinhos) de Parker. Essas pessoas necessitavam que os seus vinhos fossem mais concentrados e cor profunda, para entrar no guia, e isso no correspondia sua produo. Rolland criou nos seus laboratrios, mtodos que permitiam os vinhos adquirirem estas caractersticas, adulterando assim, o seu contedo. Devido a isso, mesmo em locais que no seria necessrio realizar qualquer tipo de alterao, eles foram obrigados a faz-lo, pois seno corriam o risco de ver a sua classificao cair na lista de Parker, e com isso, j referimos um pouco mais acima, o que aconteceria. A maquilhagem do vinho, o prximo ponto que Mondovino nos transmite. A tcnica utilizada pelos grandes produtores, de maneira a esconder a falta de Terroir, a utilizao de carvalho novo nas barricas. Estes produtores, ao utilizar o carvalho novo, no pretendem apenas alterar o sabor do vinho, como criar uma imagem mais saudosista de adega. Apresentando nas suas caves as barricas todas alinhadas, e limpas, querem compensar a falta de Terroir, com a criando a iluso do tradicional. Neal Rosenthal, mais uma vez intervm dizendo que esta prtica, retira toda a alma ao vinho. Mais do que maquilhagem como uma cirurgia plstica, mas pior, uma vez que este tipo de cirurgia apenas afecta o exterior, deixando o interior intacto. A utilizao do carvalho novo retira todo o esprito ao vinho. Os americanos, com as suas estratgias de marketing bastante desenvolvidas, tentaram convencer alguns produtores franceses nos anos 60/70, que o importante no vinho, era o sabor da madeira, da baunilha. J nessa altura era Parker quem atribua classificaes aos vinhos. O facto de dar notas, baseadas no sabor do carvalho, diz-nos que ele atribua essas notas, segundo o seu gosto pessoal, mas no s. Ele como bom patriota que , seguia tambm os interesses da industria vitivincola americana, mais propriamente a californiana, que ainda no tinham descoberto o Terroir. na zona da Toscnia que o filme Mondovino tem o seu trmino. tambm aqui que ele nos apresenta de uma forma ptima, todo o resultado da globalizao do vinho. O ponto ltimo, incutido no processo da elaborao do vinho, a sua comercializao.
9

Mondovino

mesmo no interior de uma pequena mercearia, que encontramos o efeito final, gerado por todas estas tcnicas e mtodos modernos, aplicados pelos grandes indstrias. Massimo Vinci, proprietrio deste espao comercial, garante-nos que apenas existem vinhos globais, todos iguais. Um nico produto mundial. Ele adianta ainda que a produo do vinho igual em todas as regies do globo. Os vinhos so demasiado manipulados pelo Homem, portanto no existem diferenas entre eles. Os melhores vinhos do mundo, apresentam ainda caractersticas, que Massimo diz no ser possvel encontrar em nenhum vinho sem a Mo do Homem. A diferena encontrada entre eles, muitas vezes tudo menos o seu contedo, como por exemplo a publicidade, o marketing, a propaganda, etc.. O desfecho de todo este monoplio, poder ser traduzido na histria de Ornellaia. Um vinho que ter sido comprado pelos Mondavi, e que tinha um valor comercial de 35. Nesse mesmo ano, ter sido eleito o melhor vinho do mundo, e o seu preo, situa-se nos 450. Afinal, o preo do produto tem de sustentar toda a panplia de operaes que causa a ausncia de Terroir.

10

BIBLIOGRAFIA:

EBERTS, Roger, (2006) Roger Ebert's Movie Yearbook 2007, Missouri, Andrews McMeel
Publishing, p. 466

LOUTHERBACK, Ron, (2006) Explore new terroir-tory, Orange Coast, Maro, p. 202

11

S-ar putea să vă placă și