Sunteți pe pagina 1din 11

ESCOLA SECUNDRIA COM 2 E 3 CICLOS ANSELMO DE ANDRADE Curso de Educao e Formao de Adultos (nvel secundrio)

FICHA DE TRABALHO N.6


rea: Sociedade, Tecnologia e Cincia NCLEO GERADOR 7: SABERES FUNDAMENTAIS Domnio de Referncia 1

VALIDAO

Actuar de modo eficaz em processos de integrao social dos elementos de uma dada sociedade, compreendendo o conceito de aco social (no sentido weberiano) como atribuio de sentido s prticas e caractersticas individuais. Actuar ao nvel da interveno da tecnologia na compreenso ou utilizao das estruturas elementares (por exemplo, o papel do proto na imagiologia por NMR, utilizaes correntes de anlises de DNA, etc.). Actuar no sentido de compreender a base cientfica de diferentes estruturas elementares (por exemplo, o ncleo atmico, o tomo, a molcula, o DNA, a clula, a unidade como princpio formador dos nmeros, os processos geradores de sequncias, etc.).

2008/2009

Nome: ______________________________________________ Turma: _____ N: _____ Domnio de Referncia 1


Data ___/___/___

Contexto Privado

O elemento

TEMPO PREVISTO PARA A ACTIVIDADE: 2 mdulos de 45 minutos.

No ser unicelular, a clula que o constitui desempenha, ela prpria, todas as funes necessrias vida do ser. Nos seres pluricelulares, as clulas semelhantes, isto , com forma, dimenso, estrutura e funo idnticas, esto associadas constituindo os tecidos. Os tecidos, por vezes, esto agrupados formando rgos. Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira Os rgos que trabalham com vista realizao de uma funo constituem um sistema.

O conjunto dos sistemas constitui um organismo.

Sistema Reprodutor
O desenvolvimento da sexualidade acontece durante toda a vida do indivduo e depende da pessoa, das suas caractersticas genticas, das interaces ambientais, condies scio-culturais, conhecendo diferentes etapas fisiolgicas: infncia, adolescncia, idade adulta e senilidade. Na adolescncia aparecem os caracteres sexuais secundrios e tornam-se mais evidentes os comportamentos sexuais, tanto a nvel biolgico como a nvel scio-afectivo.

Caracteres sexuais secundrios masculinos

Mudana na voz. Desenvolvimento corporal por aumento da massa muscular. Aumento do tamanho do pnis e dos testculos. Polues nocturnas. Aparecimento da acne. Aparecimento de plos nos rgos genitais, axilas, etc. Maior secreo da hormona testosterona

Caracteres sexuais secundrios femininos

Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira

Alargamento das ancas. Maior acumulao de gordura no tecido adiposo. Desenvolvimento dos seios e das ancas. Menstruao mensal. Aparecimento da acne. Aparecimento de plos nos rgos genitais, axilas, etc. Maior produo da hormona estrognio e progesterona.

As alteraes corporais so vivenciadas de forma diferente, de jovem para jovem. Podem aparecer sentimentos de vergonha, timidez, pudor e at ansiedade, nomeadamente em casa, junto dos pais e dos irmos, e na escola, junto dos colegas e das colegas. Por outro lado as hormonas que so responsveis por estas modificaes produzem um acentuado aumento do desejo sexual e das sensaes erticas. a partir desta fase que se vai desenvolver a resposta sexual adulta.

Sistema Reprodutor Feminino


Caractersticas dos rgos reprodutores femininos
Glndulas em forma de amndoa onde so formados os gmetas (vulos). Canais com 12 a 14 cm de comprimento, que se estendem desde cada um dos ovrios at parte superior do tero. Iniciam-se por uma poro em forma de funil pavilho que envolve parcialmente o ovrio. rgo musculoso e oco revestido por uma membrana mucosa chamada endomtrio. Divide-se em duas partes: a superior ou corpo, mais volumosa onde vo dar as trompas de Falpio; a inferior, mais estreita, chamada colo ou crvix que comunica com a vagina. Canal muscular que faz a comunicao do tero com o exterior. Constituda por dois pares de pregas cutneas - grandes lbios e pequenos lbios - que envolvem os orifcios vaginal e urinrio, bem como o clitris.

Gnadas

Ovrios

Trompas de Falpio

Vias Genitais

tero

Vagina

rgos exteriores

Vulva

(1) Preenche os espaos com os nomes correctos.

(4) ___________

(2) ___________

Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira

(8) _________

(3) ___________ (1) ___________

(5) ___________ (7) ___________ (6) ___________

Sistema Reprodutor Masculino


Caractersticas dos rgos reprodutores masculinos
Glndulas ovides situadas fora da cavidade abdominal, envolvidas por uma bolsa cutnea escroto. onde so produzidos os gmetas (espermatozides). Tubo em espiral situado na parte superior de cada testculo. Canal que vai do epiddimo, entrando na cavidade abdominal, at uretra. Canal comum aos sistemas urinrio e reprodutor. Percorre interiormente o pnis at ao exterior. rgo cilndrico cuja parte terminal mais alargada constituindo a glande. Esta revestida por uma prega cutnea chamada prepcio Bolsa cutnea que envolve os testculos. So responsveis pela produo de secrees (lquido seminal e prosttico) que juntamente com os espermatozides vo constituir o smen ou esperma que ejaculado pela uretra.

Gnadas

Testculos

Epiddimo

Vias Genitais

Canal deferente Uretra

rgos exteriores Glndulas anexas

Pnis Escroto Vescula seminal Prstata

(2) Preenche os espaos com os nomes correctos.

(1) ___________ (2) ___________ (3) ___________


Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira

(4) ___________ (5) ___________ (6) ___________ (7) ___________ (8) ___________ (9) ___________

Sistema Reprodutor
Doenas Sexualmente Transmissveis
As doenas sexualmente transmissveis (DST), actualmente, so um problema sanitrio de primeiro plano, j que, apesar de na maioria dos casos existir cura, todos os anos aumenta o nmero de pessoas que padecem destas doenas devido mudana de hbitos sexuais dos jovens e ao aparecimento da SIDA. Alm disso, em muitos casos a falta de informao faz com que se desconheam os sintomas, que se mantm ocultos, o que contribui para a sua transmisso.

DOENA

AGENTE

SINTOMAS

TRANSMISSO

PROGNSTICO
H: esterilidade. M: inflamao da plvis, esterilidade e possvel cegueira do recm nascido.

Gonorreia

Neisseria gonorrhoeae (bactria)

Inflamao do colo do tero, Contacto sexual, transtornos roupa interior, menstruais, uretrite toalhas. no homem, secreo amarelada. Inicialmente lceras genitais que no Contacto sexual, via curam. placentria. Posteriormente leses na pele e mucosas. Leses vesiculares nos rgos genitais externos.

Sfilis

Treponema pallidum (bactria)

Leses no sistema circulatrio e nervoso. Malformao ou morte do recmnascido. Pode contagiar o feto. Aumenta o risco de cancro do colo do tero. Produz graves problemas no fgado. Pode causar a morte. Transmite-se ao feto. Infeces generalizadas e morte. Sem consequncias se desparasitar a pele e desinfectar a roupa em gua fervente.

Herpes genital Hepatite B

Vrus hominis (vrus)

Contacto sexual.

Vrios tipos de vrus

Leses hepticas, hepatite, cirrose.

Sangue, esperma, secreo vaginal, via placenta, leite materno, saliva. Sangue, esperma, secreo vaginal, via placenta, leite materno. Falta de higiene, lenis, toalhas, contacto sexual.

SIDA
Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira

VIH (vrus)

Anemia, febre, perda de peso, alteraes imunitrias. Leses na pele, picadelas na zona pbica.

Pediculose pbica (chatos)


(3)

Phtirius pubis (artrpode)

Indique quais so, na sua opinio, alguns dos cuidados a ter de modo a no contrair nenhuma doena

sexualmente transmissvel. _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

Sistema sseo
A sustentao do corpo est a cargo do sistema sseo (esqueleto), que tambm fornece, em certos casos, proteco aos rgos internos e ponto de apoio para a fixao dos msculos. O endoesqueleto um tipo bsico de esqueleto e consiste em inmeras peas cartilaginosas e sseas articuladas. Essas peas formam um sistema de alavancas que se movem sob a aco dos msculos.

O esqueleto sseo, alm de sustentao corporal, apresenta as seguintes funes: Reservas de sais minerais, principalmente de clcio e fsforo, que so fundamentais para o funcionamento das clulas e devem estar presentes no sangue. Quando o nvel de clcio diminui no sangue, sais de clcio so mobilizados dos ossos para suprir a deficincia. Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula constituda principalmente por clulas adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva. No interior de alguns ossos (como o crnio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeas dos ossos do brao e coxa), h cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula ssea vermelha, onde so produzidas as clulas do sangue: hemcias, leuccitos e plaquetas.

Diferenas entre os ossos do esqueleto masculino e feminino

Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira

(4) Preenche os espaos com os nomes correctos

(1) ___________ (2) (2)___________ __________ (3) (3)Esterno ___________ ((4) Articulao do ombro (5) Escpula (8) mero (9) ___________ (14) lio (15) Carpo (16) Metacarpo (17) Falanges (18) ___________ (19) __________ (6) ___________ (6) (7) __________ (10) Sacro (11) _________ (12) Ulna (13) Anca (20) ___________ (21) squio (22) ___________ (23) ___________
Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira

(24) Fbula (25) Tarso (26) Metatarso (27) ___________

Sistema Digestivo
O aparelho digestivo o sistema que, nos humanos, responsvel por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessrios s diferentes funes do organismo, como crescimento, energia para reproduo, locomoo, etc. composto por um conjunto de rgos que tm por funo a realizao da digesto.

Fgado Estmago

Vescula biliar

Intestino Grosso

Intestino delgado

Tracto gastrointestinal superior Boca: onde ocorre o processo de mastigao que juntamente com a salivao, secreo das glndulas salivares (gua, muco e enzima), degradam o amido, aco da ptialina (que inicia o processo de digesto dos hidratos de carbono presente no alimento), em maltose. Faringe: auxilia no processo de deglutio (acto de engolir). Esfago: canal de passagem onde o bolo alimentar empurrado por meio de contraces musculares (movimentos peristlticos) at o estmago. Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira Estmago: comea o processo de quimificao, onde actua a pepsina, enzima que transforma (quebra) as protenas em peptdeos (cadeias menores de aminocidos). O estmago um rgo em formato de bolsa com o pH em torno de 2 (muito cido). Ele pode ficar horas a misturar o bolo alimentar no seu interior com a secreo gstrica (gua, muco, cido clordrico e enzimas). O bolo alimentar torna-se mais lquido e cido passando a chamar-se quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.

Tracto gastrointestinal inferior Intestino delgado: nas suas paredes so produzidas enzimas como a peptidase (digesto de protenas), a maltase (digere a maltose), a lactase (digere a lactose) e a sacarase (digere a sacarose). A superfcie interna, ou mucosa, dessa regio, apresenta, alm de inmeros dobras maiores, milhes de pequenas dobras, chamadas vilosidades que aumentam a superfcie de absoro

intestinal. O intestino delgado tambm absorve a gua ingerida e as vitaminas. O intestino delgado divide-se em: duodeno, jejuno e leo. o Duodeno: dividido em quatro partes com forma de C, no duodeno que o suco pancretico (que neutraliza a acidez do quimo e faz a digesto de protenas, dos hidratos e das gorduras) e a secreo biliar agem atacando o quimo e transformando-o em quilo. o Jejuno: comea a absoro dos nutrientes. Faz a continuao ao duodeno, recebendo este nome porque sempre que aberto se apresenta vazio. o leo: o ltimo segmento do intestino delgado que faz a continuao ao jejuno. Recebe este nome por relao com osso ilaco. Intestino grosso: dividido em 4 partes: ceco (cecum), clon, apndice e o recto. o local de absoro de gua, tanto a ingerida quanto a das secrees digestivas. As glndulas da mucosa do intestino grosso segregam muco, que lubrifica as fezes, facilitando o seu trnsito e a sua posterior eliminao pelo nus. Fortssimas ondas peristlticas, denominadas ondas de massa, ocorrem eventualmente e so capazes de mover o bolo fecal, que se solidifica cada vez mais, em direco s pores finais do tubo digestivo. Apndice: uma pequena extenso tubular terminada em fundo cego. Ceco: a poro inicial do intestino grosso, segmento de maior calibre, que se comunica com o leo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma vlvula localizada na juno do leo com o ceco vlvula ileocecal. Clon: a regio intermediria, um segmento que se prolonga do ceco at o nus. Sigmide Recto: a parte final do tubo digestivo e termina-se no canal anal. Ele possui geralmente 3 pregas em seu interior. nus: Controla a sada das fezes, localizado na extremidade do intestino grosso

Glndulas anexas Ao tubo digestivo esto associadas glndulas que produzem sucos digestivos ricos em enzimas e Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira outras substncias que ajudam a dissolver os alimentos. O fgado intervm, ainda que no produza qualquer suco digestivo mas, sim, a blis que funciona como emulsionante (ajuda a quebrar a gordura em gotas de pequena dimenso, de forma a facilitar a absoro, ou seja, a digesto). As glndulas/rgos/estruturas anexas so: Glndulas salivares Glndulas gstricas (na parede interna do estmago) Glndulas intestinais (na parede interna do intestino delgado) Pncreas Fgado

(5) Preenche os espaos com os nomes correctos

(1) _____________________
Partida Submandibular Sublingual

(2) ______________
Cavidade Oral

(3) ______________ (4) ______________

(5) ______________ (8) ____________ (9) Vescula biliar (10) ____________ (11) Ducto biliar comum (6) Ducto pancretico (7) ______________

(12) ____________
Clon transverso Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira Clon ascendente Clon descendente

(14) ____________ (15) ____________

(13) ____________

(16) ____________

(17) ____________

(6)

Escolha um dos sistemas apresentados nesta ficha e faa um resumo da informao com os contedos

facultados e/ou com outros que considere pertinentes. No se esquea de incluir um esboo do sistema e dos rgos que o constitui. Apresente o resumo da informao em forma de esquema.

Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira

BOM TRABALHO!

S-ar putea să vă placă și