Sunteți pe pagina 1din 7

Barroco no Brasil

Caractersticas do movimento na literatura


Conhea os principais aspectos do movimento:
Marco inicial:

Publicao do poema pico "Prosopopeia", de Bento Teixeira, em 1601.


Marco final:

Publicao das "Obras Poticas", de Cludio Manuel da Costa e fundao da Arcdia Ultramarina, movimento potico-literrio que d incio ao Arcadismo, em 1768
Contexto histrico

O Barroco brasileiro ocorre tardiamente, entre os sculos 17 e 18. Segue os modelos ibricos e h grande influncia espanhola, pois o Barroco comeou em Portugal durante a Unio Ibrica. Sofre tambm forte influncia da Contra-Reforma, movimento com que a Igreja catlica buscou restaurar o poder poltico e social que perdeu durante o Renascimento.
Contexto Cultural

O Barroco fundamentalmente uma expresso do conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restaurao de uma religiosidade "medieval", entre a razo e a f, entre o material e o espiritual.
Caractersticas do estilo

1) A evaso ao conflito existencial enunciado no item anterior foi buscada atravs de uma valorizao exagerada da forma, que resultou numa literatura marcada pelo rebuscamento da linguagem, sobrecarregando o texto com figuras de estilo, como a metfora, a alegoria, a hiprbole e a anttese. 2) A arte identificada com a engenhosidade do artista que pode se dar no nvel da forma (cultismo) ou do contedo (conceptismo)
Principais autores

Na poesia, destaca-se Gregrio de Matos (1623-1696); na prosa, Padre Antonio Vieira (16081697)

Arcadismo no Brasil

Neoclassicismo na literatura mineira


Conhea os principais aspectos do movimento:
Marco inicial:

Publicao das "Obras Poticas", de Cludio Manuel da Costa e fundao da Arcdia Ultramarina, movimento potico-literrio que d incio ao Arcadismo, em 1768.
Marco final:

Publicao do livro de poemas Suspiros Poticos e Saudades, de Gonalves de Magalhes, em 1836.


Contexto histrico

O Arcadismo no Brasil desenvolveu-se concomitantemente ao chamadociclo do ouro, em Minas Gerais e teve em Vila Rica (atual Ouro Preto) seu principal centro de difuso. Alguns de seus integrantes estiveram ligados Inconfidncia Mineira, principal evento poltico do sculo 18 no Brasil.
Contexto Cultural

A riqueza gerada pela minerao criou tardiamente obras arquitetnicas, esculturas e pinturas no estilo barroco, como se pode ver ainda hoje nas cidades histricas mineiras. No mbito das ideias e da literatura, porm, j sopravam os ventos do iluminismo. O iluminismo, que valorizava a razo, significava uma ruptura com o barroco, marcadamente religioso. Nesse sentido, resgatava os ideais do classicismo, inaugurando umneoclassicismo, sob a inspirao da civilizao greco-romana.
Caractersticas do estilo

Entre as caractersticas que se destacam nas obras rcades brasileira, uma a valorizao da natureza - que reflete o primeiro desencanto da humanidade com a civilizao urbana. Elementos como os campos, rios, vales e flores tm presena constante nas obras desse perodo. Por esta razo, era comum aos poetas rcades, ficcionalmente, assumirem o papel de pastores da Arcdia - uma regio da Grcia antiga. Nos poemas, marcadamente lricos, expressavam o amor por suas pastoras. Finalmente, marcam o estilo dos autores rcades a simplicidade da vida buclica, versos simples, que propiciassem a integrao da poesia com a msica e se contrapusessem ao estilo rebuscado do barroco.
Principais autores

Cludio Manuel da Costa (1729-1789)

Toms Antnio Gonzaga (1744-1810)

Baslio da Gama (1741-1795)

Romantismo no Brasil

Caractersticas e autores
Marco inicial

Publicao de "Suspiros Poticos e Saudades", de Gonalves de Magalhes, em 1836.


Marco final

Publicao de "Memrias Pstumas de Brs Cubas", de Machado de Assis, em 1881, que inaugura o realismo.
Contexto histrico

A Independncia o principal fato poltico do sculo 19 e vai determinar os rumos polticos, econmicos e sociais do Brasil at a Proclamao da Repblica (1889). Merece destaque tambm o Segundo reinado, em que o pas conheceu um perodo de grande desenvolvimento em relao aos trs sculos anteriores. Apesar disso tudo, o Brasil continuou um pas fundamentalmente agrrio, cuja economia se baseava no latifndio, na monocultura e na mo de obra escrava.
Contexto cultural

Recm independente, o pas procura afirmar sua identidade, tentando desenvolver uma cultura prpria, baseada em suas razes indgenas ou sertanejas. No entanto, isso se faz a partir da reproduo dos modelos doromantismo europeu, o que reflete o carter intrinsecamente contraditrio do romatismo brasileiro.
Caractersticas de estilo

De maneira geral, predominam as mesmas caractersticas do romantismo europeu. Contudo, vale mencionar a busca de autores como Gonalves Diase Jos de Alencar de "abrasileirar" a lngua portuguesa. Tambm merecem destaque o Indianismo (que ganhou forma atravs da prosa romntica e dapoesia do Romantismo) e o regionalismo, expresses tipicamente

brasileiras do nacionalismo romntico. Com o Romantismo tem incio da prosa de fico brasileira.
Principais autores

Poesia Gonalves Dias lvares de Azevedo Castro Alves

Prosa Joaquim Manuel de Macedo Jos de Alencar Bernardo Guimares Manuel Antnio de Almeida

Exemplos de obras literrias: Barroco:


Gregrio de Matos
- Primeira Poesia lrica sacra - A culpa e o arrependimento - A D. NGELA

Padre Antnio Vieira


- Sermo de Santo Antnio aos Peixes - Sermo da Sexagsima - Sermo da Quinta Dominga da Quaresma - Sermo do Bom Ladro - Sermo do Mandato - Sermo do Esprito Santo - Sermo Pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal, contra as da Holanda - Sermo de Nossa Senhora do Rosrio

Arcadismo:
Claudio Manoel da Costa

- coletnea de poemas intitulada Obras (1768) - vila rica

Toms Antnio Gonzaga


- Marlia de Dirceu

Baslio da Gama
- O Uraguai - Santa Rita Duro - Caramuru

Romantismo:
Gonalves Dias
- Sextilhas de Frei Anto 1848 - Os Timbiras - Cano do Exlio

lvares de Azevedo
- Se Eu Morresse Amanh - Lembrana de Morrer

Castro Alves
- A Cachoeira de Paulo Afonso, 1876 - Navio Negreiro (1869)

Joaquim de Sousa Andrade


- Guesa errante

Joaquim Manuel de Macedo


- A Moreninha 1844 24 anos - O Moo Loiro 1845

Jos de Alencar
- Iracema - A Guerra dos Mascates

Bernardo Joaquim da Silva Guimares


- O Guarani (1857) - Cinco Minutos (1860) - O seminarista - O Garimpeiro

Manuel Antnio de Almeida


- Memrias de um Sargento de Milcias (1855); - Dois Amores (1861).

Barroco, arcadismo e romantismo

Trabalho realizado como requisito de obteno de nota avaliativa, na disciplina Literatura, no ano de 2012, na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos.

Orientao: Professora Dilma

Alunos:

ndice
Barroco----------------------------01 Arcadismo-----------------------01-02 Romantismo--------------------02-03 Exemplos de obras----------03-05

S-ar putea să vă placă și