Sunteți pe pagina 1din 7

IMPLATAO SUSTENTVEL DO SISTEMA DARK HOUSE NA AVICULTURA: Otimizao do processo respeitando o meio ambiente.

Referencial terico Introduo AVICULTURA: Posicionando-se sobre um contexto histrico mundial, a respeito da avicultura, ou popularmente conhecida criao de galinhas, pode-se dizer que esta pratica iniciou-se no sculo XIX, perodo este, ainda em que a carne do frango e seus ovos no eram apreciados. J no Brasil o frango foi introduzido pelos portugueses no sculo XX. E evidente que nesta poca no se tinha nenhum processo a ser seguido para a criao das aves, sendo assim ficavam soltas nos quintais e se alimentavam com restos de comida caseira, insetos, e tudo mais que encontrassem pela frente. S ento na dcada de 30 iniciase um certo progresso no processo de criao de galinhas, onde surgiram grandes incentivadores e estudiosos sobre a criao de aves, dentre eles de suma importncia destacar um em especial, Oswaldo Siqueira, citado em meados de 1940 por jornais da poca, como referncia no assunto, uma vez que escreveu amplamente sobre o mesmo, e traduziu uma cartilha de criao de aves conhecida como cartinha Avcola.. O fato importante a se levantar de que esse desenvolvimento, continua at os dias de hoje, e no que se diz respeito a cenrio mundial e nacional temse alguns dados irrelevantes que dizem que: o Brasil o terceiro maior produtor de frangos de corte do mundo (atrs dos EUA e China), o maior exportador de carne de frango, em 2009 ultrapassou os EUA, stimo maior produtor de ovos (STOLF, 2012). Em outras palavras podemos dizer que somos sim uma potencia dentro da avicultura, e a partir dessa informao se entende a real necessidade de sempre estar buscando por inovaes tecnolgicas e mtodos que possam otimizar a produo avcola.

INOVAO TECNOLGICA A Inovao Tecnolgica definida particularmente por inmeros autores, entretanto de forma bastante semelhante. Deste modo podemos notar que ela

consiste basicamente na insero de um novo processo ou produto ou na melhoria do(s) j existente(s). Segundo Rocha e Dufloth (2009) Inovao Tecnolgica definida como um conjunto de aes sistemticas e coordenadas, referentes gerao e aplicao do conhecimento tecnolgico voltado para a produo de novos produtos e para a introduo de novos processos produtivos pelas organizaes. Para Stock, Greis e Fischer (2002), inovao tecnolgica a incorporao de tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos ou processos. Ainda, os mesmos autores salientam que a inovao da organizao no depende, necessariamente, do tamanho da mesma. Os resultados advindos da implementao da inovao, dependem mais dos esforos empregados do que da capacidade e poder econmico da organizao. A adoo incessante de medidas inovativas pode gerar o que descrito por Stock, Greis e Fischer (2002) como inovao dinmica, que consiste na aplicao de uma srie de medidas de inovao tecnolgica ao longo do tempo, resultando na atualizao constante. Os benefcios decorrentes da gerao de inovao podem afetar positivamente a gesto organizacional no mbito do conhecimento organizacional, por meio de aes que resultem em desenvolvimento de produtos e a gerao de royalties em caso de obteno de patente (CALLIGARIS E TORKOMIAN, 2003); no mbito financeiro, visto que a mudana no processo pode e muito provavelmente resultar em ganho econmico; no aspecto ambiental, no que se refere a alteraes no processo ou na cadeia produtiva que alcancem a diminuio de impactos ambientais. Com a aplicao de ferramentas que faam uso dos princpios de inovao tecnolgica na diminuio de impactos causados pelos processos de produo, caminha-se rumo a um incipiente perfil de desenvolvimentos sustentvel.

MTODOS DE CRIAO NA AVICULTURA Existem algumas formas que dizem respeito criao e abate de aves no mercado atual. Abaixo esto de forma resumida os diferenciais de cada sistema de produo:
Sistema Industrial/Convencional: o sistema utilizado em granjas de explorao comercial, de linhagens comerciais geneticamente selecionadas para alta taxa de crescimento e excelente eficincia alimentar, criados em sistemas intensivos segundo as normas sanitrias vigentes. Sistema Caipira/Colonial: o sistema de produo de aves de corte coloniais/caipira de explorao comercial extensiva e/ou semiextensiva. Sistema Alternativo: o sistema de produo de aves de corte de explorao intensiva, sem restrio de linhagem, criado sem o uso de antibiticos, anticoccidianos, promotores de crescimento, quimioterpicos e ingredientes de origem animal na dieta. (AVAL- Associao Brasileira de avicultura alternativa, Disponvel em <http://www.aval.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17:si stemas-de-criacao-de-aves&catid=2:noticias&Itemid=4>. Acesso em 15 de maro de 2013).

Fatores que influenciam o processo convencional/industrial Propondo um foco sobre o sistema convencional, pois o mesmo o que visa industrializao, pode se perceber atravs de estudos que a criao atravs deste mtodo, sofre interferncias de uma srie de fatores ligados tanto a tipo de alimentao, raa do animal entre outros mas principalmente a fatores ligados a ambincia do local, e no que diz respeito a este ponto especifico, Pereira (2011), diz que o mesmo pode ser classificado de vrias formas como por exemplo, trmico, areo, fsico, ou quanto luminosidade, porem todos estes fatores levam a crer que ao se adaptar um ambiente de conforto para as aves, pode se obter uma otimizao no desempenho de criao das mesmas. No entanto entre os fatores citados, caracterizam-se como de maior importncia a temperatura do local e iluminao do local, Salgado et al (2010), aps estudo chegam concluso sobre alguns aspectos de temperatura, estimando atravs de experimentos mximos e mnimos, de temperatura condicionada para o bem estar das aves, visando melhoria de desempenho e minimizando assim perdas, no caso taxa de mortalidade dos frangos, uma vez que esta, diretamente ligada ao conforto trmico. Porem neste ponto no se pode esquecer que este estudo foi realizado apenas atravs de observaes, sobre o nico aspecto: temperatura, ou seja sem levar em conta qualquer outro aspecto q possa ser relevante no processo como por exemplo a idade do animal. J no que diz respeito luminosidade do local Bona (2010), analisando o sistema convencional, cita a importncia de se verificar a m distribuio em fotoperodos longos, caso que estudos da EMBRAPA, j verificaram que causam nas aves, baixa taxa de converso alimentar entre outros resultados negativos. Tipificao do Sistema convencional/Industrial Produtivo

Com a introduo de novas tecnologias nos avirios, foi imposta ento uma padronizao de definio dos sistemas pela Embrapa Sunos e Aves, uma vez que era necessrio ter uma montagem de custos para cada estado brasileiro, adaptando se as condies climticas e fatores que podem influenciam esse processo, Abreu & Abreu (2010) dizem que esta classificao levou em conta tambm manejo ou a densidade adotados no setor produtivo. A classificao mais tpica e mais comumente encontrada no Brasil esta:
Sistema Convencional: possui comedouro tubular, bebedouro pendular e sem forro. No possui sistema de controle artificial da temperatura. O condicionamento trmico natural. Cortina de rfia amarela, azul ou branca. Sistema Semiclimatizado: possui comedouro tubular ou automtico, bebedouro pendular ou nipple e ventiladores em presso positiva. Pode ou no ter forro. Cortina de rfia amarela, azul ou branca. Sistema Climatizado: o controle das condies trmicas ambientais maior que os anteriores. Possui comedouro automtico, bebedouro nipple e ventiladores em presso positiva ou exaustores em presso negativa. Sistema de resfriamento pode ser por nebulizao ou pad cooling. Pode ter ou no forro ou defletores e gerador de energia, dependendo da densidade populacional de aves. Cortina de rfia amarela, azul, branca ou reflexiva. (ABREU & ABREU, 2011).

Como visto atravs da classificao anterior, mesmo sendo convencional, semiclimatizado ou Climatizado, ainda sim todos os sistemas sofrem influencia do meio externo seja por meio de condies do dia, uma vez que mesmo a rafia sendo branca, amarela ou azul, todas dependem de luz natural durante o dia, e sofrem efeito da radiao pois tambm no conseguem refletir toda carga recebida no decorrer de um dia, o que segundo Abreu & Abreu (2011), tambm exerce uma influencia negativa sobre o desempenho das aves com relao a converso de taxa alimentar. De maneira geral como j foi dito, necessrio estar em constante aperfeioamento e evoluo nesse processo, pois somente assim, possvel ser competitivo no mercado atual, por meio deste preceito, realizaram-se testes, e verificou-se que o meio mais adequado a criao de aves no que diz respeito a auto desempenho, e tambm controle sobre aspectos que possam interferir, seria um ambiente isolado onde pode-se controlar todos os aspectos influenciadores.

SISTEMA DARK HOUSE

Gallo (2009), em seu estudo sobre o sistema, verifica que apesar de ser uma nova concepo para o Brasil, este sistema j considerado uma garantia de ganhos h alguns anos sendo tratado como tecnologia de ponta, principalmente nos EUA. O sistema Dark House, funciona com luminosidade, temperatura, umidade e entre outros fatores que influenciam o processo de forma controlada, ou seja um sistema totalmente isolado do ambiente externo,

permitindo assim uma maior densidade de aves por metro quadrado e consequentemente uma melhor taxa de converso alimentar ou seja maior taxa de peso adquirido diariamente, o que por sua vez traz um melhor desempenho no que diz respeito a zootecnia, e maior retorno financeiro a empresa e ao produtor.(GALLO, 2009). Estudos revelam que para se obter maior desempenho, as aves devem principalmente nas ultimas semanas, estejam sobre temperaturas mais amenas, sendo assim, como o sistema isolado, funcionando como uma estufa, no se pode esquecer dos ventiladores, nebulizadores ou exaustores para a questo de ventilao e umidificao do ambiente, e isto deve ser verificado principalmente para pocas do ano em que o calor natural mais elevado. No caso de uso dos exaustores importante enfatizar o motivo de sua utilizao, uma vez que a mesma de enorme importncia para o processo, na execuo de ventilao negativa ou tambm conhecida como tnel de ventilao, sendo instalados numa extremidade do avirio com a abertura para entrada de ar na extremidade oposta, com a inteno de promover uma ventilao uniforme nos diferentes pontos do local (SILVA; NS, 2004).

REFERENCIAS ....

ROCHA, Elisa Maria Pinto da; DUFLOTH, Elisa Maria. Anlise comparativa regional de indicadores de inovao tecnolgica empresarial: contribuio a partir dos dados da pesquisa industrial de inovao tecnolgica. Perspectivas em Cincia da Informao, v. 14, n. 1, p. 192-208, jan/abr, 2009 STOCK, Gregory N.; GREIS, Noel P.; FISCHER, William A.. Firm size and dynamic technological innovation. Technovation, 22 , 2002, p. 537-549. CALLIGARIS, Aline Bellintani; TORKOMIAN, Ana Lcia Vitale. Benefcios do desenvolvimento de projetos de inovao tecnolgica. Revista Produo, v. 13, n. 2, 2003. PEREIRA, D. F. Ambincia em frangos de corte. In: Conferncia APINCO 2011 de Cincia e Tecnologia Avcolas, Santos-SP. Anais... Campinas-SP: Fundao APINCO de Cincia de Tecnologia Avcolas-FACTA, 2011, p. 113122. SALGADO, D. D; PEREIRA, D. F. ; VALE, M. M. ; ZEVOLLI, B. R. ;. Estimating mortality in laying hens as the environmental temperature increases. Revista Brasileira de Cincia Avcola / Brazilian Journal of Poultry Science, v. 12, p. 265-271, 2010.

ABREU, P.G. Desafios da pesquisa frente aos novos sistemas de produo. Avicultura Industrial, edio 1189, n.5, ano 97,p.20-29, 2010.

ABREU, V.M.N. Zootecnia de Preciso: desmistificando o tema.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUO ANIMAL SUSTENTVEL, 1., ANISUS, 1., 2010, Chapec. Anais...Chapec: UDESC, [2010].Palestra. ABREU, V.M.N.; ABREU, P.G.. Os desafios da ambincia sobre os sistemas de aves no Brasil, R. Bras. Zootec., v.40, p.1-14, 2011. GALLO, B. B. Dark house: manejo x desempenho frente ao sistema tradicional. 2009. Disponvel em: <http:// pt.engormix.com/MAavicultura/administracao/artigos/dark-house-manejo-desempenho-t147/124p0.htm>. Acesso em: 17 maro 2013.

SILVA, A.; NS, I. A. Equipamentos para aquecimento e refrigerao. In: MENDES, A. A.; NS, I. A.; MACARI, M. Produo de frangos de corte. 2004. p. 85-96.

S-ar putea să vă placă și