Sunteți pe pagina 1din 9

PSICO

v. 37, n. 1, pp. 37-45, jan./abr. 2006

Enfrentamento e reabilitao de portadores de leso medular e seus cuidadores


Maria Elo Moreira da Silva Martins Pereira Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo
Universidade de Braslia (UNB)

RESUMO Considerando-se os interesses cientficos e assistenciais vinculados promoo da qualidade de vida de portadores de leso medular, desenvolveu-se uma investigao visando: a) descrever e analisar as estratgias de enfrentamento do participante de um programa de reabilitao e seu familiar cuidador; b) identificar a evoluo dessas estratgias ao longo da reabilitao; e c) compreender as contribuies e limites do programa institucional. Seis dades paciente-familiar foram avaliadas, antes do ingresso no programa e ao seu trmino, por intermdio da aplicao da Escala de Modos de Enfrentar Problemas e de entrevistas. Verificaram-se mudanas nas modalidades estratgicas empregadas entre a etapa de pr-reabilitao (religiosidade, pensamento positivo e busca de suporte social) e a etapa de ps-reabilitao (focalizao no problema, pensamento positivo e busca de suporte social). Discutem-se, ainda, os aspectos comunicacionais, a rede de apoio, o programa institucional e a atuao da equipe de reabilitao. Palavras-chave: Enfrentamento; reabilitao; leso medular; cuidador. ABSTRACT Coping and rehabilitation of people with spinal cord injury and their caretakers Considering the clinical and scientific interests linked to the promotion of quality of life of people with spinal cord injury, an investigation was developed aiming to: a) describe and analyse the coping strategies of participants of a rehabilitation program and his familiar caretaker; b) identify the evolution of theses strategies during the rehabilitation and; c) comprehend the contributions and limitations of the institutional program. Six dyads patient relative were evaluated, before the admission in the program and after its ending, through the application of Escala de Modos de Enfrentar Problemas and interviews. Changes in the strategic modalities used between the stage of pre-rehabilitation (religiousness, positive thoughts and seeking social support) and the stage of after-rehabilitation (problem-focused, positive thoughts and seeking social support) were verified. Further discussion about communication aspects, social support, the institutional program and the performance of the rehabilitation team were presented. Key words: Coping; rehabilitation; spinal cord injury; caretaker.

INTRODUO
A leso medular um evento traumtico gerador de grande imprevisibilidade, pois mudanas fsicas irreversveis bloqueiam a capacidade da pessoa em realizar suas necessidades primordiais. O traumatismo raquimedular uma agresso medula espinhal, que pode resultar em perda de movimentos voluntrios e/ou sensibilidade (ttil, dolorosa, profunda) ao nvel dos membros superiores e/ou inferiores e em alteraes no funcionamento dos sistemas urinrio, intestinal, respiratrio, circulatrio, sexual e reprodutivo (Staas Jr. et al., 1992; Stiens, Bergman e Formal,

1997). As leses traumticas compem 80% do total das leses medulares, sendo causadas, geralmente, por acidentes de trnsito, projtil de arma de fogo, armas brancas, quedas e acidentes de trabalho ou de prtica de esporte. Quanto s leses no-traumticas (20%), as causas mais freqentes so: tumorais, infecciosas, vasculares, degenerativas e malformaes (Lianza, Casalis, Greve e Eichberg, 2001). De acordo com as estimativas disponveis para a populao mundial, cerca de 20 a 40 indivduos, por milho, so portadores de leso medular, sendo que o segmento proporcionalmente mais atingido constitudo por jovens do sexo masculino e com menos anos de escolaridade formal (Meyers, 2001).

38 Do ponto de vista histrico, o interesse pela leso medular no recente. Papiros egpcios, escritos h 5000 anos, j revelavam o desafio teraputico imposto por esses casos (Yarkony, 1994). Vale lembrar que at a dcada de 1940, aqueles que adquiriam uma leso faleciam pouco tempo depois. Os que resistiam dificilmente reconquistavam sua integrao psicossocial ao longo dos dois a trs anos de sobrevida estimados naquela poca. medida que recursos teraputicos foram aprimorados e se tornaram mais acessveis, a mdia de sobrevivncia aumentou. Com isso, veteranos da Segunda Guerra Mundial incapacitados, mutilados e necessitando de ateno integral, passaram a lotar abrigos e hospitais. Nesse contexto, Ludwig Guttmann, na Gr-Bretanha, e Donald Munro e Ernest Bors, nos Estados Unidos, desenvolveram uma proposta de reabilitao, visando promover a qualidade de vida dos portadores de leso medular por meio de um sistema coordenado de cuidados, diminuindo as complicaes secundrias e provendo acompanhamento em instituies hospitalares, nas quais se considerava que deveriam permanecer pelo restante de suas vidas. Contudo, progressivamente, alguns pacientes comearam a ser re-inseridos na comunidade, desafiando o conceito de invlido vigente at os anos 1950. A partir de ento, houve um crescimento significativo de pesquisas visando a preveno de complicaes mdicas, o desenvolvimento de programas de reabilitao e o treinamento de profissionais (Trieschmann, 1976; Yarkony, 1994). No Brasil, destaca-se a experincia da Rede SARAH de hospitais dedicada aos cuidados em Ortopedia e Reabilitao das incapacidades fsicas e ao tratamento de deformidades, traumas, doenas e infeces do aparelho locomotor. Dados provenientes dessa instituio apontam que, no ano de 2003, foram atendidos 1.235 pacientes nas unidades de Belo Horizonte, Braslia, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e So Luiz. Essa populao foi composta, em sua maioria, por indivduos com ensino fundamental completo (57,2%), do sexo masculino (74%) e na faixa etria de 20 a 39 anos (56%). A leso medular traumtica apresentou incidncia de 69%, sendo as causas mais freqentes: acidente de trnsito (38,7%), projtil de arma de fogo (26,2%), quedas (16,8%) e mergulho em guas rasas (9,4%). Quanto ao grau de comprometimento fsico, 60,8% dos casos eram de paraplegia e 39,2% de tetraplegia. A mdia de tempo de internao dos portadores de paraplegia foi de quatro semanas e dos portadores de tetraplegia de oito semanas. Especificamente, o Programa de Reabilitao do Lesado Medular, destinado ao paciente e seu familiar/cuidador, inclui atividades voltadas para o desenvolvimento fsico e socioeducativo, planejadas em equipe e executadas
PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 1, pp. 37-45, jan./abr. 2006

Pereira, M. E. M. S. M. & Araujo, T. C. C. F.

pelos profissionais responsveis, tendo como meta principal preparar o indivduo para retornar a sua comunidade, viabilizando um modo de vida o mais independente possvel e com qualidade (Rede Sarah, 2000).

REABILITAO E ENFRENTAMENTO: CONCEITOS E EVOLUO


A viso contempornea de reabilitao fundamenta-se em quatro conceitos bsicos: a) interveno centrada no paciente; b) nfase no processo (interao, negociao, comunicao, educao e troca de informaes); c) atuao fundamentada em um modelo que integra aspectos de autocuidado, produtividade, recreao e socializao, resultantes dos componentes fsico, sociocultural, mental/emocional e filosfico/espiritual; d) responsabilizao do cliente na resoluo de problemas, estabelecimento de planos, incluindo at a orientao do meio social na execuo dos cuidados (Hammell, 1995). Em uma reviso dos ltimos quarenta anos, Stover (1994) constata a existncia de trs fases evolutivas nas propostas assistenciais: 1) fase de construo (dcadas de 1940, 1950 e 1960), em que se observa a necessidade da adoo de um conceito de reabilitao apoiado no trabalho em equipe; 2) fase do idealismo (dcadas de 1970 e 1980), caracterizada pela avaliao de conceitos e programas, cujos resultados tendiam a serem positivos; 3) fase do realismo prtico (final da dcada de 1980 e anos 1990), fruto das conquistas da fase anterior e das limitaes impostas pela economia mdica e sanitria. Nessa perspectiva, cabe salientar a noo de enfrentamento, fortemente articulada com cronicidade e submisso a procedimentos mdicos em razo das tarefas adaptativas impostas pelas enfermidades, tais como: lidar com as conseqncias fisiolgicas, por exemplo dor e restries de movimentos; lidar com o tratamento e ambiente hospitalar; manter equilbrio emocional e um senso de self, incluindo competncia e controle; manter relaes com famlia e amigos e ter prontido para futuras exigncias (Aldwin, 1994). De acordo com o Modelo de Estresse e Enfrentamento, proposto por Lazarus e Folkman, enfrentamento consiste em constantes mudanas cognitivas, comportamentais (e emocionais), esforos para administrar demandas externas e/ou internas particulares que so avaliadas como sobrecarregando ou excedendo os recursos da pessoa (Snyder e Dinoff, 1999, p. 141). Outros autores tambm elaboraram definies e sistemas de classificao, contudo existe consenso em se considerar que se trata de uma resposta destinada a diminuir os encargos fsicos, emocionais e psicolgicos relacionados a eventos estressantes do ciclo vital.

Enfrentamento e reabilitao de portadores ...

39 res de risco sugeridos so: desespero, abuso de lcool e drogas, apatia, perda de peso, raiva, comportamento destrutivo, histria psiquitrica, histria criminal, disfuno familiar e tentativa de suicdio anterior ou durante a hospitalizao. Os maiores indicadores so encontrados entre homens brancos e jovens com paraplegia. A taxa de suicdio diminui a cada ano e significativamente a partir do quinto ano aps a leso (Richards et al., 2000). Desordens de ansiedade no tm sido to estudadas como a depresso. Sua incidncia e prevalncia so incertas considerando-se a circunstncia traumtica freqentemente associada com o incio da leso (Richards et al., 2000). Acima de um ano aps a leso, nveis de ansiedade so mais altos para pessoas com leso medular do que para o grupo controle, sendo que com o passar do tempo, por exemplo dois anos mais tarde, os nveis ainda permanecem mais elevados (Hancock, Craig, Dickson, Chang e Martin, 1993). Tomando por base que a maior parte das leses medulares adquirida em situaes de trauma (como acidentes de carro em rodovias), possvel considerar o surgimento de um quadro de desordem de estresse pstramtico (PTSD) seguindo a leso medular. Sintomas de PTSD parecem ser mais altos em sobreviventes de eventos estressantes com leso do que em sobreviventes sem leso (North, 1999). A partir do uso da escala Ways of Coping de Folkman e Lazarus, Frank e Elliot (2000) identificaram que as estratgias de enfrentamento mais adotadas por indivduos com leso medular eram pensamento desiderativo e focalizao no problema e a estratgia menos usada era autoculpa. Outro estudo, em que se administrou essa mesma escala, verificou que portadores de leso h mais de quatro anos buscavam menos suporte emocional e instrumental do que indivduos com menos tempo de leso. No grupo de pacientes com seis semanas de leso predominaram estratgias de negao, uso de lcool e drogas, liberao de emoes e descompromisso comportamental (Kennedy, Lowe, Grey e Short, 1995). Considerando, portanto, os interesses cientficos e assistenciais vinculados problemtica do traumatismo raquimedular, foi realizada uma investigao com os seguintes objetivos: a) descrever, analisar e compreender as estratgias de enfrentamento desenvolvidas pelo paciente participante de um programa de reabilitao e seu familiar cuidador; b) identificar as estratgias de enfrentamento adotadas nas etapas de pr-reabilitao e ps-reabilitao e c) compreender as contribuies do programa institucional para as metas de enfrentamento e a reabilitao (Pereira, 2002; Pereira e Araujo, 2005).
PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 1, pp. 37-45, jan./abr. 2006

Por conseqncia, estratgias de enfrentamento so aquelas respostas que efetivamente reduzem uma carga no desejvel. Assim sendo, uma pessoa utilizaria dois nveis de avaliao na seleo das suas respostas de enfrentamento. Na avaliao primria, o indivduo analisa se a situao potencialmente ameaadora, inviabilizando uma meta ou apresentando um desafio. Quando o evento percebido como prejudicial ou ameaador, inicia a avaliao secundria, na qual os recursos disponveis so examinados, englobando a percepo de uma variedade de alternativas para contornar o dano ou obter recompensas. Dependendo da avaliao, o indivduo escolhe entre estratgias focalizadas no problema ou na emoo (Snyder e Dinoff, 1999). Embora cada pessoa responda de acordo com sua personalidade e sua experincia singulares, existem aspectos comuns queles que se confrontam com a leso medular nos primeiros anos aps a instalao do quadro. Perda de controle e sentimentos de desamparo podem ser observados durante a hospitalizao, assim como relatos obtidos em vrias pesquisas sugerem que mais de 50% dos indivduos estavam conscientes de suas paralisias desde o incio da leso, em razo da incapacidade de se mover, perda da sensibilidade e distoro da imagem corporal. Constatam-se, ainda, alteraes psquicas e comportamentais: revolta, choro, desespero, resistncia dependncia, insegurana, medo de rejeio, culpa, depresso, distrbios do sono, falta de apetite, agressividade, idias de suicdio e regresso (Anjos, 1991; Staas Jr. et al., 1992). Por outro lado, estudos mais recentes informam que apenas 25% dos portadores experienciam nveis de ansiedade superiores aos seus controles e, do total de lesados medulares, apenas 27% dos casos apresentam depresso (North, 1999). Pesquisas realizadas com critrios diagnsticos confiveis tm indicado uma prevalncia de 10 a 30% de episdios depressivos (Hammel, 1995). Kemp e Krause (1999) identificaram que a depresso estava relacionada mais significativamente com o uso da estratgia de evitao/fuga considerada, pelos pesquisadores, como menos adaptativa. J o enfrentamento positivo (focalizao no problema) no apresentou relao com a depresso. Um dos resultados da depresso que mais preocupa o suicdio, que pode se expressar sob a forma de uma ao manifesta, autonegligncia ou recusa em receber cuidados indispensveis (Richards, Kemp e Pierce, 2000). O suicdio corresponde entre cinco e 10% das causas de morte entre lesados medulares (DeVivo, Kartus, Stover, Rutt e Fine, 1989), sendo que a taxa de suicdio para a populao em geral inferior a 1%. Os fato-

40

Pereira, M. E. M. S. M. & Araujo, T. C. C. F.

MTODO Participantes
Foram estudadas seis dades (paciente-familiar) acompanhadas pelo programa de reabilitao para portadores de leso medular na Unidade de Braslia, da Rede Sarah de Hospitais. No grupo de pacientes, participaram cinco sujeitos do sexo masculino e um do sexo feminino entre 19 e 42 anos de idade. Trs no concluram o ensino fundamental, dois possuam curso superior incompleto e um tinha curso superior completo. Dois pacientes informaram que eram estudantes de curso superior, um estava desempregado, um era operador de mquinas, um deles trabalhava como agricultor e o outro estava empregado em uma serraria. Trs eram solteiros, dois casados com filhos e um tinha relao marital estvel. Cinco eram tetraplgicos e um paraplgico. A etiologia da leso foi projtil de arma de fogo (N = 1); queda de altura (N = 1), mergulho em guas rasas (N = 1); queda de objeto (rvore) (N = 1); queda em esporte (N = 1) e acidente automobilstico (N = 1). O tempo decorrido desde a leso foi de cinco meses a um ano (N = 3), um ano a dois anos (N = 2) e mais de dois anos (N = 1). O perodo de internao foi de cinco semanas (N = 5) e seis semanas (N = 1). Os critrios de excluso do referido grupo foram: histria psiquitrica, analfabetismo ou escolaridade inferior segunda srie do ensino fundamental. O grupo de familiares foi composto por trs mes, duas esposas e uma companheira entre 23 e 41 anos de idade. Trs eram profissionais autnomas, uma estava desempregada e trs eram do lar. Trs haviam concludo o ensino mdio e trs no concluram o ensino fundamental.

Pensamento positivo (exemplo: Eu acho que estou em melhor situao do que outras pessoas); Busca de suporte social (exemplo: Converso com algum que possa fazer alguma coisa para resolver o meu problema). Foram aplicados, tambm, quatro roteiros de entrevista semi-estruturada, destinados ao paciente em pr-reabilitao e em ps-reabilitao e ao familiar em pr-reabilitao e em ps-reabilitao. As entrevistas da etapa de pr-reabilitao questionavam os seguintes tpicos: estgio do ciclo vital do paciente, composio e organizao familiar, comunicao, rede de apoio, enfrentamento, rotinas e informaes complementares (histria da leso medular, atendimentos mdico-hospitalares e internaes anteriores, histria familiar anterior, situao vivenciada imediatamente anterior leso e escolha do acompanhante). Na etapa de ps-reabilitao, as questes abrangiam: comunicao, rede de apoio, organizao, enfrentamento, expectativa, rotina/perspectiva de futuro e avaliao das atividades do programa de reabilitao e treino familiar.

Procedimentos de coleta e anlise dos dados


Previamente realizao de qualquer atividade especfica de reabilitao, um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Resoluo 196/96 do CNS/ MS) foi apresentado aos participantes. Pacientes tetraplgicos, com impedimento de movimentos para assinatura do documento, gravaram a autorizao em udio. Entrevista, seguida de escala, foi realizada individualmente, na semana de admisso e na semana de alta hospitalar. Alm do depoimento dos participantes, a identificao das categorias relativas s modalidades de enfrentamento tambm foi efetivada com base nas categorias organizadas pela Escala de Modos de Enfrentar Problemas. Cabe explicar que foram obtidos os escores individuais finais e parciais em cada subescala, sendo que para a presente investigao, em que o tamanho da amostra reduzido para um tratamento estatstico dos dados, estabeleceu-se como critrio de estratgias mais utilizadas aquelas que apresentassem escores iguais ou superiores a trs. Realizou-se, ainda, uma anlise comparativa dos dados das entrevistas e da Escala.

Instrumentos
Foi utilizada a Escala Modos de Enfrentar Problemas The Ways of Coping Checklist Revised (Vitaliano, Russo, Carr, Maiuro e Becker, 1985), derivada do Modelo Transacional de Estresse de Lazarus, adaptada para a populao brasileira por Gimenes e Queiroz (1997) e recentemente validada no Brasil por Seidl (2001). Esse instrumento categoriza as seguintes estratgias de enfrentamento: Focalizao no problema (Exemplo: Encontro diferentes solues para o meu problema); Religiosidade (exemplo: Pratico mais a religio desde que tenho esse problema); Pensamento fantasioso/desiderativo (exemplo: Eu sonho ou imagino um tempo ou lugar melhor do que aquele em que estou); Culpabilizao dos outros (exemplo: Demonstro raiva para as pessoas ou coisas que causaram o problema); Autoculpa (exemplo: Eu me sinto mal por no ter podido evitar o problema); Esquiva (exemplo: Durmo mais do que o habitual);
PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 1, pp. 37-45, jan./abr. 2006

RESULTADOS E DISCUSSO Escala Modos de Enfrentar Problemas


As estratgias utilizadas com maior freqncia pelos pacientes nas etapas de pr-reabilitao e ps-reabilitao foram: Religiosidade, Pensamento desiderativo/fantasioso, Pensamento positivo, Focalizao no problema e Busca de suporte social. A estratgia Cul-

Enfrentamento e reabilitao de portadores ...

41 revela que familiares adotaram estratgias semelhantes s dos pacientes nas duas etapas. Porm, ocorreram mudanas individuais quanto sua utilizao. Somente a dade Paciente 5/Familiar 5 utilizou estratgias idnticas. Discreta diferena pode ser notada nas outras dades com a manuteno de pelo menos trs estratgias igualmente utilizadas nas fases de pr e ps-reabilitao. Poucos sujeitos utilizaram estratgias consideradas, de modo geral, como menos adaptativas tais como: Esquiva, Autoculpa e Culpabilizao dos outros (vide Figuras 3 e 4).

pabilizao dos outros no foi empregada. Foi possvel constatar que os pacientes alteraram as estratgias de enfrentamento utilizadas entre os momentos de pr e ps-reabilitao. As Figuras 1 e 2 ilustram os dados individuais e permitem uma comparao entre participantes. As estratgias empregadas com maior freqncia pelos familiares em pr-reabilitao e ps-reabilitao foram: Religiosidade, Pensamento desiderativo/ fantasioso, Pensamento positivo, Focalizao no problema e Busca de suporte social. A anlise das dades

PR-REABILITAO (PACIENTES)
SCORES

6 5 4 3 2 1 0 FP PP AC ES CO PD BS RE

PRE Paciente 1 1 PRE Paciente 2 2 PRE Paciente 3 3 PRE Paciente 4 4 PRE Paciente 5 5 PRE Paciente 6 6

FIGURA 1 Estratgias de enfrentamento utilizadas por cada paciente em pr-reabilitao. FP (Focalizao no problema), PP (Pensamento positivo), AC (Autoculpa), ES (Esquiva), CO (Culpabilizao dos outros), PD (Pensamento desiderativo/fantasioso), BS (Busca de suporte social), RE (Religiosidade).

PS-REABILITAO (PACIENTES)
SCORES

6 5 4 3 2 1 0 FP PP AC ES CO PD BS RE

Paciente 1 POS 1 Paciente 2 POS 2 Paciente 3 POS 3 Paciente 4 POS 4 Paciente 5 POS 5 Paciente 6 POS

FIGURA 2 Estratgias de enfrentamento utilizadas por cada paciente em ps-reabilitao. FP (Focalizao no problema), PP (Pensamento positivo), AC (Autoculpa), ES (Esquiva), CO (Culpabilizao dos outros), PD (Pensamento desiderativo/fantasioso), BS (Busca de suporte social), RE (Religiosidade).
PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 1, pp. 37-45, jan./abr. 2006

42
PR-REABILITAO (FAMILIARES)
SCORES

Pereira, M. E. M. S. M. & Araujo, T. C. C. F.

6 5 4 3 2 1 0 FP PP AC ES CO PD BS RE

Paciente 1 PRE 1 Paciente 2 PRE 2 Paciente 3 PRE 3 Paciente 4 PRE 4 Paciente 5 PRE 5 Paciente 6 PRE 6

FIGURA 3 Estratgias de enfrentamento utilizadas por cada familiar em pr-reabilitao. FP (Focalizao no problema), PP (Pensamento positivo), AC (Autoculpa), ES (Esquiva), CO (Culpabilizao dos outros), PD (Pensamento desiderativo/fantasioso), BS (Busca de suporte social), RE (Religiosidade).

PS-REABILITAO (FAMILIARES)
6 5 4 3 2 1 0 FP PP AC ES CO PD BS RE

POS Paciente 1 1 POS Paciente 2 2 POS Paciente 3 3 POS Paciente 4 4 POS Paciente 5 5 POS Paciente 6 6

FIGURA 4 Estratgias de enfrentamento utilizadas por cada familiar em ps-reabilitao. FP (Focalizao no problema), PP (Pensamento positivo), AC (Autoculpa), ES (Esquiva), CO (Culpabilizao dos outros), PD (Pensamento desiderativo/fantasioso), BS (Busca de suporte social), RE (Religiosidade).

Entrevistas
Entre os pacientes, mudanas de natureza qualitativa foram verificadas, ao se comparar as etapas de pr e ps-reabilitao: Paciente 2, Paciente 4 e Paciente 5 alteraram duas estratgias de um total de trs utilizadas na etapa pr-reabilitao (vide Tabela 1). A comparao das estratgias utilizadas pelos familiares entre as etapas de pr e ps-reabilitao indica mudanas qualitativas (vide Tabela 2). As dades pacienteacompanhante adotaram modalidades semelhantes nas duas etapas: Religiosidade, Busca de suporte social, Pensamento positivo e Esquiva. Em contrapartida, na ps-reabilitao, as estratgias mais empregadas foPSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 1, pp. 37-45, jan./abr. 2006

ram: Busca de suporte social, Focalizao no problema e Pensamento positivo. importante salientar que Religiosidade foi apresentada como a estratgia mais freqentemente utilizada apenas pelo grupo dos familiares. Alm das estratgias propriamente ditas, investigaram-se outros parmetros relacionados com o enfrentamento de pacientes e familiares durante as entrevistas: a) Comunicao familiar: na etapa anterior a leso, as trocas entre paciente e familiar e/ou rede de apoio envolviam apenas oito objetivos vinculados preferencialmente a assuntos rotinei-

Enfrentamento e reabilitao de portadores ...

43 de reabilitao auxilia o desencadeamento de mudanas nos hbitos de vida, favorecendo perspectivas mais gratificantes, viabilizando a obteno de conhecimentos e controle sobre a situao e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. d) Equipe de reabilitao: a clareza das informaes e o repasse consistente das orientaes possibilitam uma reorganizao do cotidiano no somente do portador da leso medular, mas tambm dos integrantes da sua rede sociofamiliar. Ressalta-se a atuao do profissional de Psicologia, tendo em vista sua formao e treinamento como facilitador da comunicao individual e grupal. De acordo com os dados obtidos, o atendimento dade deve ser privilegiado em intervenes psicolgicas, visando a ampliao e o aprimoramento da comunicao entre paciente e familiar/cuidador. Todavia, as tarefas de facilitao da comunicao no so exclusivas do psiclogo do servio, devendo ser sustentadas por todos os membros da equipe. Para tanto, necessrio assegurar treinamento contnuo em habilidades de comunicao para estes profissionais de sade.

ros. Na ps-reabilitao, evidenciou-se incremento da interao e diversificao dos objetivos com o surgimento de novas funes, apesar da baixa incidncia de aspectos emocionais. b) Rede de apoio: na etapa anterior leso medular, era formada por membros da famlia nuclear, parentes e amigos/vizinhos. Na etapa posterior leso, identificou-se sua ampliao com a incluso de membros da famlia extensa e da comunidade (por exemplo, pessoas com cargos polticos e religiosos). Tal expanso proporcionou melhores condies de bem-estar fsico e emocional, promovendo a mobilizao de estratgias de enfrentamento facilitadoras da adaptao. c) Programa de reabilitao: segundo a anlise dos relatos obtidos, as informaes repassadas so fundamentais para que o participante compreenda o que se passa com seu organismo (ou de seu familiar) e tenha meios para definir um novo estilo de vida com a incorporao dos cuidados em seu cotidiano. A participao do familiar reconhecida como essencial, independentemente do grau de comprometimento fsico do paciente. A experincia no programa

TABELA 1 Estratgias de enfrentamento nas etapas de pr e ps-reabilitao (pacientes)


Paciente 1 Pr Ps BSS FP FP Paciente 2 Pr Ps BSS FP PP Esq PDF CO PDF PDF Rel Rel Rel Rel Rel PP Paciente 3 Pr Ps BSS FP AC PP Esq PP PP PP Paciente 4 Pr BSS FP Ps Paciente 5 Pr BSS Ps BSS FP Paciente 6 Pr BSS Ps BSS FP

TABELA 2 Estratgias de enfrentamento pr e ps-reabilitao (familiares)


Familiar 1 Pr BSS FP AC PP Esq PDF Rel CO
PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 1, pp. 37-45, jan./abr. 2006

Familiar 2 Pr Ps FP

Familiar 3 Pr Ps FP

Familiar 4 Pr BSS Ps BSS AC

Familiar 5 Pr BSS Ps BSS FP

Familiar 6 Pr BSS Ps BSS

Ps BSS FP

PP Esq

PP

PP

PP

PP PDF

PP

Rel

Rel

Rel

Rel

Rel

44

Pereira, M. E. M. S. M. & Araujo, T. C. C. F.

Estratgias de enfrentamento identificadas pelos dois instrumentos


A anlise comparativa dos dois instrumentos mostra que as estratgias Religiosidade, Pensamento positivo e Busca de suporte social foram as modalidades mais utilizadas pelas duas categorias de participantes na etapa de pr-reabilitao. J no momento de psreabilitao, Focalizao no problema, Pensamento positivo e Busca de suporte social foram mais acionadas pelos dois grupos. interessante comentar que diante de situaes de grande estresse, a Religiosidade, em nossa cultura, bastante estimulada no intuito de proporcionar conforto, adaptao e minimizar o desgaste decorrente de uma situao julgada como ameaadora. O uso mais limitado da Religiosidade na etapa de ps-reabilitao pode ser compreendido como conseqncia da participao no programa de reabilitao, que fornece suportes de natureza instrumental, social e emocional, e se revela no uso mais freqente da estratgia Focalizao no problema. Verifica-se maior diferenciao entre as estratgias na pr-reabilitao, ao passo que, na ps-reabilitao, as modalidades adotadas por pacientes e familiares tendem a se assemelhar.

levaram o sujeito a modificar suas estratgias de enfrentamento. Os dados gerados permitiram apenas a identificao das modalidades predominantes em determinado momento. Portanto, a opo pela utilizao da escala, em associao com as entrevistas, proporcionou resultados mais abrangentes e completos. A escala forneceu informaes quanto natureza e freqncia das estratgias empregadas e, em contrapartida, as entrevistas ofereceram dados sobre o processo de enfrentamento. Reuniram-se, assim, indicadores quanto multiplicidade de variveis envolvidas no processo de enfrentamento em casos de traumatismo raquimedular. Recomenda-se o desenvolvimento de estudos prospectivos visando identificar a estabilidade das modalidades de enfrentamento aps a alta hospitalar. Desta maneira, seria possvel verificar a manuteno das aquisies alcanadas durante a participao no programa, tanto em relao ao enfrentamento da condio de lesado medular, como tambm em relao aos demais aspectos aqui levantados: organizao familiar, comunicao e rede de apoio no contexto da reabilitao.

REFERNCIAS CONSIDERAES FINAIS


Em consonncia com o Modelo de Lazarus e Folkman, constatou-se a utilizao de mais de uma modalidade de enfrentamento. Ou seja, tanto estratgias comportamentais como cognitivas so adotadas, o que denota a disponibilidade de diferentes recursos por parte dos indivduos, sendo o enfrentamento a expresso de um conjunto de modalidades que promovem a adaptao em um processo contnuo e diversificado. Uma vez mais, essencial lembrar as investigaes que evidenciam as vantagens do enfrentamento focalizado para lidar com problemas relacionados com a sade. Nesse sentido, a limitao do uso da Religiosidade pelo paciente, na etapa de ps-reabilitao, torna-se compreensvel luz dos benefcios adquiridos com a participao intensiva no programa de reabilitao. Tendo em vista a relevncia da constatao, sugere-se a realizao de um maior nmero de estudos sobre o enfrentamento religioso em sade. Com relao aos instrumentos utilizados, fundamental comentar que a escolha da escala mostrou-se pertinente. O tempo necessrio para sua aplicao foi satisfatrio. A maioria dos participantes no teve dificuldades de compreenso e raramente foram solicitados mais esclarecimentos. Todavia, cabe enfatizar que a escala no identifica o processo ou os fatores que
PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 1, pp. 37-45, jan./abr. 2006

Anjos, L. D. dos. (1991). Atendimento psicolgico ao paciente lesado medular no Hospital de Medicina do Aparelho Locomotor. [Monografia no publicada], Hospital SARAH/ BSB, Braslia. Aldwin, C. M. (1994). Stress, coping and development: an integrative perspective. London: Guilford Press. DeVivo, M. J., Black, K. J., Richards, J. S. & Stover, S. L. (1991). Suicide following spinal cord injury. Paraplegia, 29, 9, 620627. Frank, R. G. & Elliot, T. R. (Eds.) (19??). Handbook of rehabilitation psychology. Washington: American Psychology Association. Gimenes, M. G. G. & Queiroz, E. (1997). As diferentes fases de enfrentamento durante o primeiro ano aps a mastectomia. In M. G. G. Gimenes & M. F. Fvero (Ed.). A mulher e o cncer (pp. 173-195). So Paulo: Editorial Psy. Hammell, K. W. (1995). Spinal cord injury rehabilitation. London: Chapman & Hall. Hancock, K. M., Craig, A. R., Dickson, H. G., Chang, E. & Martin, J. (1993). Anxiety and depression over the first year of spinal cord injury: a longitudinal study. Paraplegia, 31, 6, 349-357. Kemp, B. J. & Krause, S. (1999). Depression and life satisfaction among people aging with post-polio and spinal cord injury. Disability and Rehabilitation, 21, 241-249. Kennedy, P., Lowe, R. Grey, N. & Short, E. (1995). Traumatic spinal cord injury and psychological impact: a cross-sectional analysis of coping strategies. British Journal of Clinical Psychology, 34, 627-639. Lianza, S., Casalis, M. E., Greve, J. M. D. & Eichberg, R. (2001). A leso medular. In S. Lianza (Ed.). Medicina de reabilitao (pp. 299-322). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Enfrentamento e reabilitao de portadores ...

45
Stiens, S. A., Bergman, S. B. & Formal, C. S. (1997). Spinal cord injury rehabilitation. 4. Individual experience, personal adaptation and social perspectives. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 78, 65-72. Stover, S. L. (1994). Review of forty years of rehabilitation issues in spinal cord injury. Journal of Spinal Cord Medicine, 18, 3, 175-182. Trieschmann, R. B. (1988). Spinal cord injuries: Psychological, social and vocational rehabilitation. Scottsdale, Arizona: Demos. Vitaliano, P. P., Russo, J., Carr, J. E., Maiuro, R. D. & Becker, J. (1985). The ways of coping checklist revision and psychometric properties. Multivariate Behavioral Research, 20, 3-26. Yarkony, G. M. (1994). Spinal cord injury-medical management and rehabilitation. Gaithersburg, Maryland: Aspen.
Recebido em: 30/09/2004. Aceito em: 04/05/2006. Autoras: Maria Elo Moreira da Silva Martins Pereira Psicloga da Rede SARAH de Hospitais. Mestre em Psicologia pela Universidade de Braslia. Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Arajo Doutora pela Universit de Paris X-Nanterre. Professora Adjunta na Universidade de Braslia. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico. Endereo para correspondncia: MARIA ELO MOREIRA DA SILVA MARTINS PEREIRA SHIS QL 4 Conjunto 3 Casa 2 CEP 71610-235, Braslia, DF, Brasil E-mail: eloa@bsb.sarah.br ou araujotc@unb.br

Meyers, A. R. (2001). The epidemiology of traumatic spinal cord injury in the United States. In S. Nesathurai (Ed.). The rehabilitation of people with spinal cord injury (pp. 9-13). Boston: Boston Medical Center. North, N. T. (1999). The psychological effects of spinal cord injury: a review. Spinal Cord, 37, 671-679. Pereira, M. E. M. S. M. (2002). Aspectos psicolgicos da reabilitao em traumatismo raquimedular: modalidades de enfrentamento do paciente e seu familiar/acompanhante. [Dissertao de Mestrado], Universidade de Braslia. Pereira, M. E. M. S. M. & Araujo, T. C. C. F. (2005). Estratgias de enfrentamento na reabilitao do traumatismo raquimedular. Arquivos de Neuropsiquiatria, 63, 502-507. Rede Sarah. (2000). Perfil epidemiolgico. Centro Nacional de Controle de Qualidade: Rede SARAH de Hospitais. Richards, J. S., Kemp, D. G. & Pierce, C. A. (2000). Spinal cord injury. In R. G. Frank & T. R. Elliot (Eds.). Handbook of rehabilitation psychology (pp. 11-27). Washington: American Psychology Association. Staas Jr., W. E., Formal, C. S., Gershkoff, A. M., Freda, M., Hirschwald, J. F., Miller, G. T., Forrest, L. & Burkhard, B. A. (1992). Reabilitao do paciente com traumatismo raquimedular. In DeLisa, J. A. (Ed.). Medicina de reabilitao. Princpios e prtica (pp. 735-763). So Paulo: Manole. Seidl, E. M. F. (2001). Pessoas que vivem com HIV/aids: configurando relaes entre enfrentamento, suporte social e qualidade de vida. [Tese de Doutorado], Universidade de Braslia, Braslia.

PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 1, pp. 37-45, jan./abr. 2006

S-ar putea să vă placă și