Sunteți pe pagina 1din 6

1

ESTADO DE SO PAULO 28 DE JANEIRO DE 2012 COM DILMA, GOVERNO FICOU MAIS TCNICO, DIZ PRESIDENTE DO ITA SETUBAL MOSTRA OTIMISMO COM BRASIL E FALA DE POSSIBILIDADE DE COMPRA NOS EUA Fernando Dantas e Daniela Milanese, enviado especiais de O Estado de S.Paulo (28 de janeiro de 2012 | 23h 08) DAVOS - Roberto Setubal, principal executivo do Ita, maior banco privado brasileiro, gosta de tudo o que tem visto do governo da Dilma Rousseff, e considera que a maior vantagem da gesto da presidente a de "tornar o governo mais tcnico e despolitizar as reas que exigem discusso mais tcnica". Participando pela primeira vez do Frum Econmico Mundial, em Davos, Setubal ficou surpreso com o assdio do qual est sendo alvo por parte de investidores e empresrios interessados no Brasil - em busca de informaes sobre o Pas e sobre como o Ita pode ajudar a viabilizar aqueles interesses. Os participantes do Frum Mundial tm em Setubal um interlocutor que vai lhes transmitir uma viso fundamentalmente positiva do Pas e do governo da presidente Dilma Rousseff. Otimista, ele acha que os juros cairo para um dgito, e considera que o Banco Central teve razo em comear a cortar a Selic, a taxa bsica, em agosto, deciso extremamente criticada pelo mercado financeiro. Para Setubal, o atual governo est privilegiando a poltica de aperto fiscal para combater a inflao, rompendo com a tradio brasileira de usar mais a poltica monetria. Segundo Setubal, as ambies de internacionalizao do Ita passam longe da Europa. Alm do foco no mercado brasileiro, em franca expanso, o maior banco privado brasileiro est interessado em crescer na Amrica Latina e realizar aquisio nos Estados Unidos. Setubal observou que ele, Luiz Carlos Trabuco Cappi, principal executivo do Bradesco, e Andr Esteves, frente do grupo BTG Pactual, esto pela primeira vez participando do Frum de Davos. Enquanto o governo restringiu sua participao, com a ausncia dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, o setor financeiro privado veio com toda a fora a Davos, com a presena de trs de

suas maiores estrelas. A seguir, os principais trechos da entrevista. A recapitalizao dos bancos europeus, em meio crise, pode gerar oportunidades para o Ita? No estamos olhando a Europa para compra. O desenvolvimento do banco no para a Europa, muito mais para Amrica Latina e talvez Estados Unidos, mas no Europa, nem sia ou Oriente Mdio.

H possibilidades de negcios nos Estados Unidos? Os Estados Unidos esto em situao melhor do que a Europa, a economia se estabilizou, est voltando a crescer. Eles tm uma moeda de reserva importante, sempre interessante. uma possibilidade. No estamos imaginando que isso v mudar o perfil do banco, nada muito significativo. Ns compramos a unidade no Chile do HSBC, que pequena. Focamos mais na Amrica Latina e pretendemos adquirir outras unidades. Mas no queremos estar em todos os pases da Amrica Latina. Imaginamos estar nos pases do MERCOSUL, possivelmente Mxico e Colmbia, que so pases mais importantes, e no Peru, eventualmente.

A fragilidade do setor financeiro europeu pode afetar o Brasil? Acho que o Brasil ser pouco afetado diretamente. Pode ser mais afetado indiretamente pela reduo do crescimento do mundo. A Europa uma parte importante do PIB global e a reduo do crescimento acaba afetando vrios pases, os EUA, a China. De certa forma o Brasil, nesse contexto, acaba tendo uma reduo do seu PIB. A conexo financeira do Brasil com a Europa relativamente pequena. Em termo de linhas que os bancos europeus oferecem ao Brasil, especialmente de comrcio exterior, onde tm participao relevante, sentimos uma reduo no ano passado, mas j voltou. A mudana da poltica de liquidez do Banco Central Europeu teve um efeito claro nas linhas de comrcio.

Olhando para o mundo aqui de Davos, qual o maior risco que o Sr. v?

A maior preocupao de todos hoje a Europa. At porque, na melhor hiptese, vamos ter um crescimento muito baixo da Europa por muitos anos. Isso afetar o crescimento da economia mundial e, de certa forma, do Brasil. Mas nada dramtico. O Brasil uma economia muito mais movida pelo seu mercado interno. Como nossa economia est em boa situao, as contas pblicas esto equilibradas, no h percepo de deteriorao, ento o Brasil continuar crescendo em torno de 4%. Pode ser que tenha de fazer algum ajuste momentneo em razo de algum evento externo, mas a tendncia continuar crescendo 4% por muitos anos.

E como deve ficar o crdito? O crdito no Brasil deve continuar subindo acima do PIB. Se somarmos a inflao mais o PIB, estamos falando em algo entre 8% e 10% e o crdito deve continuar crescendo um pouco acima disso. Ns j crescemos 20% ao ano por muitos anos. Daqui para a frente, vai ser um pouco menos. Acho plausvel um aumento da ordem de 15% ao ano para as condies brasileiras neste momento. Uma rea que vai puxar o avano ainda a imobiliria, que tem um potencial muito grande. Como est esse setor no Ita? Crescemos bastante. Somos o banco privado lder nesse mercado, a rea que mais cresce no banco: 60% no ano passado e cerca de 40% neste ano. Ainda representa uma parte pequena do nosso balano, em torno de 5% dos emprstimos. Isso pode mais do que dobrar em dois ou trs anos. O Pas tem condio hoje de ter uma taxa de juros de um dgito? Acho que tem. O Brasil fez enormes progressos nesses ltimos 20 anos. Nos anos 90, a taxa real de juros chegou a mais de 20%, o que um negcio inacreditvel. De l para c, com todos os ajustes que foram feitos, a estabilizao da economia, ajustes fiscais, a taxa de juro real foi se reduzindo. Estamos em torno de uma taxa de juro real de 4% a 5%. Se a gente olhar os ltimos dez anos, ela se reduziu um pouco menos de 1% ao ano. Mas acho que continuar se reduzindo, nesse ritmo, e, portanto, a tendncia que o Brasil fique com uma taxa de juros de um dgito. Eventualmente, pode no curto prazo subir um pouquinho acima disso.

Mas a tendncia que venha a estar abaixo de 10%. Mas tambm importante que a inflao esteja controlada e, digamos, em nveis baixos.

O Sr. se preocupa com a inflao? Quando voc vai a uma inflao, por exemplo, de 6,5%, como no ano passado, passando por picos de 7,5%, difcil ter uma taxa de juros de um dgito. Mas, se mantiver a inflao abaixo de 5%, acho perfeitamente factvel manter a taxa de juros em um dgito.

Como o Sr. avalia a recente poltica do Banco Central? Alis, os economistas do Ita tiveram uma viso menos negativa do que a mdia do mercado. Iniciamos o ano passado com uma presso inflacionria muito alta. O Banco Central fez o que tinha de fazer, que subir os juros. Foram subindo at perceberem que a economia estava desacelerando rapidamente. Acho que os dados que possuem so mais completos do que qualquer banco de dados de qualquer instituio, de qualquer departamento econmico, em razo de uma excelente capacidade de anlise que o Banco Central tem. Ele percebeu antes que todo mundo. Por isso, mudou a poltica. O Ita j avalia h muito tempo que a taxa de juros iria para a casa de 9%, 9,5%. O importante no deixar a inflao subir. E o Banco Central est atento a isso, sou confiante em que faro o necessrio.

Mas o Ita projeta uma inflao este ano acima da meta. , projeta em torno de 5%, ou um pouco mais. Mas importante tambm que se olhe o que est sendo feito na rea fiscal. Acho que em 2011 o Brasil teve uma poltica fiscal conservadora, que ajudou muito a reduzir os juros. Em se mantendo essa poltica fiscal, como tudo indica que vai acontecer, sem dvida um fator importante para a reduo da taxa de juros no Brasil. No passado, nossa histria de controle de inflao foi muito mais em cima da poltica monetria do que poltica fiscal. Este governo mostra inteno de ter colaborao maior da poltica fiscal para a reduo dos juros, o que importante para chegarmos a um dgito.

Por falar nisso, o que o Sr. acha do governo Dilma?

Gosto de tudo o que tenho visto. Na poltica econmica, como mencionei, essa colaborao maior da poltica fiscal. Acho que muito bem-vinda. O difcil nisso que a poltica monetria faz um efeito mais rpido do que a poltica fiscal. A poltica fiscal exige persistncia maior, pacincia maior. E precisa de dois, trs anos, para ir trazendo resultados mais consistentes. Ento importante perseverar nesse caminho.

E a sua opinio sobre a "faxina" do governo Dilma? No vou entrar nesse mbito porque no saberia avaliar exatamente. Mas o que vejo na presidente uma inteno de tornar o governo mais tcnico, com presena cada vez maior de tcnicos em reas importantes. Ela est tentando despolitizar reas que exigem naturalmente uma discusso mais tcnica. Por exemplo, a rea de meio ambiente, que j foi muito politizada no Brasil. Hoje, a ministra (Izabella Teixeira) tem uma caracterstica tcnica, fez carreira dentro do Ministrio. Isso bom, as coisas no tm de ser politizadas, tm de ter solues tcnicas. Esse caminho importante para o Brasil, e a tendncia de tornar o governo mais tcnico deve ter o apoio de todos.

Quais so os grandes problemas a serem atacados no Brasil? Hoje, posso dizer com segurana que o Brasil consolidou a estabilizao da economia. Est institucionalizada no Brasil a inteno de manter isso, no mais uma preocupao. Olhando frente, duas reas que vejo como fundamentais so a infraestrutura, no curto prazo, e a educao, no longo. Na infraestrutura, o Brasil est evoluindo, e telecomunicaes e energia esto bem. Mas preciso investir mais em infraestrutura e criar condies para isso.

Como? O Brasil est defasado em alguns setores, como portos e aeroportos e estradas. Acho que existem duas formas de criar condies para o investimento. Na parte regulatria, o governo vem mexendo no marco, como no caso dos aeroportos. Mas, na rea macroeconmica, a outra parte da equao, preciso criar condies de termos juros de longo prazo mais baixos no Brasil. A reduo dos juros para um

dgito ajuda muito porque, quando os juros so muito elevados no curto prazo, o juro de longo prazo tem de ser ainda mais elevado, pelos riscos envolvidos, o que torna invivel o financiamento de longo prazo.

A situao dos bancos europeus de fato muito ruim? Est muito ligada situao dos pases. Se voc admitir que os pases pagaro suas dvidas, os bancos europeus no tm grandes problemas. A situao seria facilmente administrvel. Em poucos anos eles se ajustariam. O problema que, medida que os pases nos quais eles esto inseridos tm grandes problemas nas suas dvidas e h at dvidas em relao capacidade de pagarem, isso acaba contaminando os bancos. Enquanto no se resolver bem a situao dos pases, enquanto no houver uma viso clara sobre a capacidade desses pases de pagarem suas dvidas, os bancos sero afetados. Eles estaro sempre sob suspeita enquanto os pases estiverem sob suspeita.

S-ar putea să vă placă și