Sunteți pe pagina 1din 17

Processo Seletivo 2010

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio


PROVA

CADERNO DE QUESTES

Voc est recebendo um CADERNO DE QUESTES e um CARTO RESPOSTA personalizado, com uma FOLHA DE REDAO. O CADERNO DE QUESTES consta de 16 (dezesseis) pginas, numeradas sequencialmente, contendo 25 (vinte e cinco) questes de mltipla escolha, sendo 10 (dez) de Lngua Portuguesa e 15 (quinze) de Matemtica, alm dos temas da Redao.

NO abra este CADERNO DE QUESTES antes de ser autorizado pelo Fiscal de Sala!

INSTRUES
1 2
Verifique se o tipo de CADERNO DE QUESTES (Prova A ou B) corresponde ao mesmo tipo indicado no seu CARTO RESPOSTA. Ao receber autorizao para abrir este CADERNO DE QUESTES, verifique se a impresso, a paginao e a numerao das questes esto corretas. Caso ocorra qualquer erro, notifique ao Fiscal de Sala.

3 Cada questo de mltipla escolha tem o valor de 4 (quatro) pontos e a Redao, o valor de 20 pontos, totalizando 120
(cento e vinte) pontos. Resolva, primeiramente, as questes que considerar mais fceis. Depois, retorne s questes em
que voc encontrou maior dificuldade.

Leia atentamente cada questo e escolha a alternativa que adequadamente responde a cada uma delas. Marque a resposta no CARTO RESPOSTA, cobrindo, fortemente com caneta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo:

As respostas s sero consideradas se marcadas no CARTO RESPOSTA, e a REDAO, se transcrita para a FOLHA DE REDAO, que no podero ser dobrados, amassados, rasurados ou manchados. Nada deve ser escrito ou registrado fora dos locais destinados s respostas. Em hiptese alguma haver a substituio do CARTO RESPOSTA e da FOLHA DE REDAO. Voc dispe de 3 (trs) horas para fazer esta prova. Voc s poder sair do local de realizao da prova decorridos 60 (sessenta) minutos do seu incio. Os 3 (trs) ltimos candidatos permanecero em sala at que todos concluam a prova ou que terminem o seu tempo de durao, devendo obrigatoriamente retirar-se juntos. Ao trmino da prova, entregue ao Fiscal de Sala o CARTO RESPOSTA com a FOLHA DE REDAO e o CADERNO DE QUESTES. Voc s poder levar o CADERNO DE QUESTES se sair do local de realizao da prova nos 30 minutos que antecedem o seu trmino. Siga a Agenda do Edital para acompanhar as demais etapas do Concurso.

6 7 8 9 10 11

www.ifrj.edu.br

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Texto I
No gnero textual denominado crnica, comum o autor mostrar sua viso pessoal sobre um acontecimento qualquer, servindo-se, geralmente, de uma linguagem coloquial. A partir da leitura da crnica abaixo, responda s questes 1, 2 e 3.

A inveno do sculo
Para quem chegou agora, sei como difcil imaginar o mundo sem algumas maravilhas da tecnologia contempornea como o telefone celular, o MP3 ou o carro com o motor Total Flex. So novos habitantes de um planeta para os quais a secretria eletrnica j pea de museu, o aparelho de videocassete um trambolho embaixo da televiso e o walkman... para que serve mesmo um walkman? Mesmo esses novos scios do clube, aqueles que j nasceram com um desktop como parte da srie de utenslios domsticos, sabem que houve algumas geraes que chegaram maturidade sem a ajuda de nada parecido com um iPhone ou um forno de microondas. Era difcil viver, mas no impossvel. Essas traquitanas no faziam muita falta. Mas eu, que s vezes acho que cheguei aqui a tempo de assistir ao desembarque da famlia real portuguesa na Praa XV, devo confessar que ainda peguei o tempo em que no havia sido inventado um conforto que, este, sim, sempre fez muita falta. Desprezado, ignorado, e, no entanto, responsvel por uma radical transformao de nossos hbitos. Desde que apareceu, nossa vida mudou. Senhoras e senhores, peo justia para a grande inveno das ltimas dcadas: o porteiro eletrnico. Eu sei que voc pensava que o porteiro eletrnico era a maneira de Dom Pedro I avisar a Marquesa de Santos que estava chegando. Mas no. Ele novssimo. E vivamos todos, quer dizer, todos aqueles que moravam em edifcios sem acrescentar ao condomnio a despesa de um porteiro durante 24 horas por dia, longe da tecnologia moderna. Como que era? Para comear, todo mundo tinha uma chave de casa amarrada numa cordinha. Quando chegava uma visita, ela gritava l de baixo: Fulaaaaaaano!!! Era mais fcil ouvir para quem morava at o terceiro ou quarto andar. Para cima disso, o grito tornava-se apenas uma suspeita. Enfim, ouvido o grito, pegava-se a chave, ela era jogada pela janela e... para que que servia a cordinha? No me lembro. Mas era fundamental que a chave permanecesse amarrada. A partir do quinto andar, no tinha jeito. A visita tinha que telefonar para o morador (isso faz tanto tempo que tambm se usava orelho), dizer que estava na portaria, o morador tinha que descer para abrir a porta... Como se v, estou falando de um Rio da Era Pr-Histrica. O porteiro eletrnico veio nos libertar do sobe-edesce, agora se sabe, intil. At sua chegada acho que isso aconteceu l pelos idos dos anos 1970 ns s conhecamos a inveno por ela fazer parte dos filmes americanos. Apartamentos, geralmente no Village, de Nova York, sempre contaram com essa facilidade. Nunca entendi a demora para entrar no Brasil. Demorou tanto que a gente desconfiava de sua eficincia. por isso que, ainda hoje, tem gente que, depois de apertar o boto que libera a porta visita, ainda pergunta. Abriiiiu?
(XEXO, Artur. A inveno do sculo. Revista O Globo, Rio de Janeiro, ano 5, n. 262, p.60, 2 ago. 2009.)

10

15

20

25

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 1
Embora o texto I, aparentemente, se preste exaltao das maravilhas da tecnologia contempornea, uma leitura mais profunda permite que se enxergue certa dose de ironia nesse procedimento, pois (A) segundo o autor, somente fora do Brasil a tecnologia mostra-se realmente avanada. (B) o autor refere-se a equipamentos obsoletos (videocassete, walkman etc) com acentuado sarcasmo. (C) inventos considerados revolucionrios, como o telefone celular, seriam, na avaliao do autor, menos importantes que o porteiro eletrnico. (D) a nova gerao no seria, de acordo com o autor, suficientemente madura para um indivduo usar as tecnologias modernas de forma proveitosa. (E) as facilidades proporcionadas pelos novssimos utenslios libertaram-nos de esforos absolutamente inteis.

Questo 2
Para enfatizar a diferena de poca, o autor do texto I utiliza, em vrios trechos do texto, uma figura de linguagem chamada hiprbole, que a expresso de uma ideia de forma exagerada. Assinale a nica opo em que NO h uma hiprbole. (A) (B) (C) (D) (E) [...] Acho que isso aconteceu l pelos idos dos anos 1970 [...]. ( l. 24 ) [...] a secretria eletrnica j pea de museu [...]. (l. 3 ) [...] cheguei aqui a tempo de assistir ao desembarque da famlia real portuguesa na Praa XV [...]. (l. 8-9 ) [...] era a maneira de Dom Pedro I avisar a Marquesa de Santos que estava chegando. (l. 13-14 ) [...] estou falando de um Rio da Era Pr-Histrica. (l. 23 )

Questo 3
Marque a opo em que a correspondncia entre o conectivo sublinhado e o valor semntico por ele expresso NO est correta. (A) Demorou tanto que a gente desconfiava da sua eficincia. (l. 26-27) consequncia (B) Desde que apareceu, nossa vida mudou. (l. 11) tempo (C) Desprezado, ignorado, e, no entanto, responsvel por uma radical transformao de nossos hbitos. (l. 10-11) oposio (D) Quando chegava uma visita, ela gritava l de baixo [...]. (l. 17) tempo (E) Como se v, estou falando de um Rio da Era Pr-histrica. (l. 23) causa

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Texto II
A entrevista a seguir, publicada em uma reportagem do jornal O Globo, mostra a opinio do governador Srgio Cabral sobre os avanos tecnolgicos. Com base nela, responda s questes 4 e 5 desta prova.

Eu me senti nu sem o celular


O governador Srgio Cabral viaja pelo mundo mas, graas ao BlackBerry, no se afasta do Rio. Por e-mail, resolve 95% das tarefas. Quando est na cidade, porm, prefere o olho no olho: O GLOBO: O senhor um governador high tech? CABRAL: Eu me considero um gestor pblico que utiliza ferramentas tecnolgicas para melhorar o desempenho frente do governo. Realmente, o BlackBerry se tornou, para mim, um instrumento indispensvel. Outro dia eu sa sem ele e me senti nu. O GLOBO: O senhor consegue controlar tudo pela internet? CABRAL: Claro que no d para controlar tudo. Primeiro que a relao pessoal fundamental. Na hora em que ns temos que afinar a viola, sem dvida, em uma mesa, com todos juntos. O GLOBO: Em viagens, o senhor controla tudo on-line? CABRAL: Claro, controlo tudo on-line, passo a passo. A, a internet se torna um instrumento vital. O telefone indispensvel quando preciso aprofundar assuntos. Mas 95% das coisas eu resolvo pelo BlackBerry durante essas viagens. O GL OBO: Em que horrio mais incomum o senhor enviou um e-mail de trabalho? Era realmente imprescindvel? CABRAL: Eu diria que, em alguns momentos raros da madrugada, o assunto era imprescindvel. Em outros, no. Mas j deixo l para a pessoa verificar ao acordar, o mais brevemente. O GLOBO: Em algum momento foi salvo pela internet? CABRAL: Ah, isso todo dia. Em vrias escalas. O GLOBO: Como seria governar sem estes recursos? CABRAL: Realmente impressionante como a gente incorpora esses instrumentos e no consegue se imaginar sem eles. O GLOBO: O senhor participa de redes sociais? CABRAL: Uso muito pouco o MSN, no participo do Orkut nem do Facebook. O GLOBO: Dos projetos implantados, qual considera essencial para o cidado? CABRAL: No caso do nosso cliente pensionista, avanamos muito. Inauguramos algumas agncias de atendimento ao cidado e vamos inaugurar outras, at o fim do ano, na Tijuca, no Centro e em outros bairros.
(MEROLA, Ediane. Estado investe 569 milhes em tecnologia. O Globo, Rio de Janeiro, 16 ago. 2009. p.26.)

Vocabulrio: BlackBerry celular que funciona como computador. Facebook nome de um site de relacionamento social.

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 4
Quase todas as perguntas dirigidas ao governador Srgio Cabral abordam hbitos pessoais. A que mais destoa dessa tnica a ltima, que trata de projetos do governo, e no de sua rotina pessoal. Na resposta do governador, a mudana gramatical que evidencia essa alterao no foco da entrevista (A) o fato de ela ser coerente e coesa, ao contrrio das respostas anteriores. (B) o uso de palavras formadas por derivao sufixal (como pensionista e atendimento), inexistentes nas outras respostas. (C) o emprego de perodos compostos no lugar dos perodos simples, frequentes nas respostas anteriores. (D) o uso da primeira pessoa do plural, em vez da primeira do singular, predominante nas respostas anteriores. (E) a ocorrncia macia de preposies (de, a, at, em), que aparecem pouco nas outras respostas.

Questo 5
NO se pode afirmar, com relao ao texto II, que (A) mesmo distante fisicamente do Rio de Janeiro, o governador Srgio Cabral no se considera ausente do estado, pois, atravs da internet, pode resolver a maior parte de seus assuntos. (B) para o governador Srgio Cabral, impossvel administrar um estado sem o auxlio de ferramentas tecnolgicas como o seu BlackBerry. (C) segundo o governador Srgio Cabral, o uso da internet no substitui a relao pessoal, principalmente em situaes de conflito. (D) apesar de pouco utilizar redes sociais da internet, o governador Srgio Cabral demonstra conhecer alguns desses canais. (E) a internet a ferramenta mais utilizada pelo governador Srgio Cabral quando est em viagem.

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Texto III Era digital dos poemas


Antes de ser poeta tinha todo um ritual. A folha branca sendo invadida pela tinta Em rabiscos na margem do papel Era o primeiro passo de um grande poema.
5

Hoje entre uma conversa no msn E uma bisbilhotice no orkut, digito palavras prontas De sinnimos facilmente consultados num site Verificadas pelo editor automtico. Hoje meus poemas so de versos brancos e livres No pela busca de liberdade de expresso, Mas talvez por no saber compor um soneto Ignorando as redondilhas... pobres rfs. rfs no s da forma e rima, mas de sentimentos e valores So tantas imagens bombardeadas em minha mente Valores que chegam prontos da Wikipdia Graduados pelo Google, tudo em segundos Segundos em que esqueo o calor do abrao O gosto d'gua fresquinha que corre da fonte Minutos que perco e em que nem sinto Me informando de tudo sem saber absolutamente nada. Preciso das florezinhas rabiscadas na margem, Dos erros e dos papis amassados Para me convencer de que os poemas so meus, No de um perfil de um blog que no possa tocar.
(NOGUEIRA, Cynthia. In: <http://www.sitedepoesias.com.br/poesias/20684.> Acesso em: 19 ago. 2009.)

10

15

20

Questo 6
Segundo a viso expressa no texto III, a influncia da internet no fazer potico (A) benfica, porque tanto a poesia quanto a internet se complementam ambas trabalham com a palavra e com o sentimento. (B) imprescindvel, porque a internet amplia os horizontes poticos. (C) irrelevante, porque o que importa, na existncia humana, o contato com a natureza. (D) prejudicial, porque a internet automatiza e empobrece a linguagem. (E) nula, porque internet e poesia so rivais, disputando a condio de mais livre, mais rpida e mais informativa.

Questo 7
No texto III, h uma oposio entre fazer um poema antes e hoje. Assinale o item em que as duas expresses dizem respeito, respectivamente, a esses dois momentos. (A) palavras prontas (verso 6) / versos brancos e livres (verso 9) (B) soneto (verso 11) / calor do abrao (verso 17) (C) ritual (verso 1) / forma e rima (verso 13) (D) conversa no msn (verso 5) / florezinhas rabiscadas na margem (verso 21) (E) redondilhas (verso 12) / perfil de um blog (verso 24)
5

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 8
As palavras sublinhadas, nos trechos abaixo, funcionam como pronomes relativos, cada qual retomando um termo anterior, EXCETO em (A) (B) (C) (D) (E) Para me convencer de que os poemas so meus (verso 23) Valores que chegam prontos da Wikipdia (verso 15) Segundos em que esqueo o calor do abrao (verso 17) O gosto d'gua fresquinha que corre da fonte (verso 18) Minutos que perco [...] (verso 19)

Texto IV

TEXT O

III

10

15

(In: <http://multimeioseduc.blogspot.com/2009/06/beneficios-da-tecnologia.html.> Acesso em: 17 ago. 2009.)

Questo 9
Tomando como base o texto IV, escreva V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O efeito cmico do texto deve-se ao contraste entre as vantagens proporcionadas pelos aparelhos da tecnologia moderna e a pequena capacidade de armazenamento de informaes pelos donos dos aparelhos. ( ) O termo mequetrefes utilizado para intensificar a noo de que o crebro da personagem apresenta pouca capacidade. ( ) Assim como a crnica, a charge um gnero textual no qual o artista, a partir da retratao do cotidiano, pode, com humor, fazer crticas a determinados aspectos da sociedade. Agora, assinale a sequncia correta das respostas acima. (A) (B) (C) (D) (E) F, V, F. V, F, V. V, V, V. F, F, F. F, V, V.
6

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 10
O trecho do texto III que melhor sintetiza a ideia principal do texto IV (A) (B) (C) (D) (E) De sinnimos facilmente consultados num site (verso 7) So tantas imagens bombardeadas em minha mente (verso 14) Valores que chegam prontos da Wikipdia (verso 15) Graduados pelo Google, tudo em segundos (verso 16) Me informando de tudo sem saber absolutamente nada. (verso 20)

REDAO
A leitura dos textos que compem esta prova revela opinies algumas vezes divergentes acerca dos aparatos tecnolgicos existentes nos dias atuais. Artur Xexo, autor do texto I, acredita que no impossvel viver sem eles, pois, afinal, Essas traquitanas no faziam muita falta. Em contrapartida, Srgio Cabral confessa, em entrevista ao jornal O Globo (texto II), que v, nas ferramentas tecnolgicas modernas, instrumentos indispensveis a sua existncia, chegando ao ponto de se sentir nu sem eles. Com base no seu conhecimento de mundo, redija uma carta argumentativa de 15 a 25 linhas visando a convencer as seguintes pessoas: Artur Xexo de que a tecnologia fundamental para a vida nos tempos modernos. OU Srgio Cabral de que a tecnologia pode ser dispensada sem que se perca qualidade de vida. No se esquea de seguir as instrues abaixo: Escreva um texto argumentativo com 15 a 25 linhas. Lembre-se de que o modo argumentativo requer a elaborao de uma sequncia de ideias em pargrafos,
15

com argumentos claros. Siga o padro de carta. Redija em prosa. NO elabore um poema. Use a norma culta da lngua portuguesa. NO identifique sua prova; assine a carta como um (uma) jovem brasileiro(a). Faa letra legvel.

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 11
A criptografia pode ser definida como a arte ou a cincia de escrever mensagens em cdigos, de forma que somente pessoas autorizadas possam decifr-las.O grande desafio de um processo criptogrfico, portanto, est em ocultar eficientemente a metodologia usada em sua descoberta. Preocupado em manter o segredo de uma frmula qumica industrial, um grupo de cientistas criptografou a senha de acesso ao arquivo que contm sua composio. Para que o acesso seja permitido, necessrio digitar uma senha numrica que corresponde soma dos algarismos 6 5 dos fatores primos de 5 + 5 - 30. O nmero que corresponde senha (A) (B) (C) (D) (E) 34 23 21 20 19

Questo 12
Nanmetro (nm) uma unidade de medida que corresponde bilionsima parte do metro. Para que se tenha uma ideia do tamanho de um nanmetro, os tomos tm dimenses de aproximadamente 0,1 a 0,4 nm. J um vrus pode ter de 10 a 100 nm. Imagine se pudssemos aumentar o nanmetro at o tamanho de uma bola de futebol. Usando a mesma proporo, se aumentssemos uma bolinha de gude, ela ficaria maior que a Lua. Ou seja, fazer a relao entre um nanmetro e uma bolinha de gude seria o mesmo que comparar uma bola de futebol com a Lua.

Com base nessas informaes, calcule o nmero de vezes necessrio para ampliar o dimetro de um dispositivo eletrnico que corresponde a 0,25nm (nanmetro) para que sua visualizao corresponda a 1 cm. Assinale, dentre as opes abaixo, a que informa corretamente esse nmero de vezes. (A) 0,25 milhes de vezes (B) 2,5 milhes de vezes (C) 4 milhes de vezes (D) 25 milhes de vezes (E) 40 milhes de vezes

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 13
Na figura abaixo, P o ponto mdio do lado DE do hexgono regular ABCDEF.
A B

A razo entre as reas do quadriltero BCDP e do hexgono (A) 3/7 (B) 2/5 (C) 1/4 (D) 1/3 (E) 1/2

Questo 14
Sendo M = x + y + 2x + 2y + 2xy e considerando que x= 2 - y, assinale a opo que apresenta o valor numrico de M: (A) 8 (B) 10 (C) 12 (D) 14 (E) 16

Questo 15
Numa Feira de Cincias realizada no IFRJ, no Campus Nilpolis, foi necessria a compra de um computador que, com um desconto de 12%, custou R$ 2.200,00. Porm, se o desconto fosse de 24%, o preo do computador seria de (A) (B) (C) (D) (E) R$ 1.100,00. R$ 1.672,00. R$ 1.900,00. R$ 1.936,00. R$ 2.068,00.

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 16

Questo % de acerto

30% 10% 60% 80% 40%

Lembre-se: a mdia de um conjunto de n valores (x1, x2,...,xn) corresponde razo entre a soma desses n valores e o total de valores. Marque, dentre os valores abaixo, a mdia das notas obtidas no teste. (A) 4,0 (B) 4,2 (C) 4,4 (D) 4,5 (E) 4,6

Questo 17
Uma empresa de suco de laranja resolveu produzir duas embalagens para comercializao: uma na forma de um paraleleppedo retngulo (embalagem 1) e outra na forma de um cilindro circular reto (embalagem 2) cujas medidas esto indicadas abaixo:

20cm

10cm 20cm

10cm 15,7cm

Sobre essas embalagens, correto afirmar que (A) na embalagem 1 cabe mais suco de laranja que na embalagem 2. (B) na embalagem 1 cabe menos suco de laranja que na embalagem 2. (C) tanto na embalagem 1 quanto na embalagem 2 cabe a mesma quantidade de suco de laranja. (D) tanto na embalagem 1 quanto na embalagem 2 cabem menos de 3,1 litros de suco de laranja. (E) tanto na embalagem 1 quanto na embalagem 2 cabem mais de 3,2 litros de suco de laranja.

10

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 18
Rafael conhecido por propor para seus amigos desafios que envolvam a matemtica. Certo dia, ao encontrar com seu amigo Victor, props o seguinte desafio: Eu tenho 80 quadrilteros, todos eles possuem pares de lados paralelos. Desses 80 quadrilteros, 50 possuem os quatro ngulos retos e 60 deles possuem os quatros lados iguais. Sabendo que s possuo quadrilteros com os quatro ngulos retos ou com os quatro lados iguais, quantos desses quadrilteros tm as diagonais perpendiculares e congruentes? Victor conseguiu resolver corretamente o problema. Qual das respostas abaixo encontrou? (A) (B) (C) (D) (E) 10 20 30 40 nenhum

Questo 19

1 1 Considere a expresso 0,999... + 5 3 . Efetuando as operaes indicadas, obteremos o valor igual a 3 1 5 15 (A) 1

(B) 2 (C) 9/10 (D) 15/9 (E) 19/10

Questo 20
A figura abaixo mostra o quadrado ABCD decomposto em dois quadrados (Q1 e Q2) e dois retngulos (R1 e R2).

Sabendo que as diagonais dos quadrados Q1 e Q2 medem, nessa ordem, 4 e 2, e que o ponto P o vrtice comum aos quadrados Q1 e Q2, marque, dentre as alternativas abaixo, a que expressa o valor do cosseno do ngulo formado pela diagonal AP e o maior lado do retngulo R1
(A) 1 (B) 2 1 (C) 2 (D) (E) 5 5 2 5 5
11

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 21
Os nmeros metlicos so assim chamados por levarem nomes de um metal (o mais conhecido , sem dvida, o 1+ 5 nmero de ouro = ). Outro exemplo de nmero metlico o nmero de prata, que pode ser obtido 2 resolvendo-se a equao x 2x 1 = 0, com x > 0. Sobre o nmero de prata, correto afirmar que (A) um nmero racional tal que 0 < x < 0,5. (B) um nmero irracional tal que 0 < x < 0,5. (C) um nmero racional tal que 2,0 < x < 2,5. (D) um nmero irracional tal que 2,0 < x < 2,5. (E) um nmero no real, pois o discriminante (delta) um nmero cuja raiz no exata.

Questo 22
As figuras a seguir so as trs primeiras de uma sequncia de 20 figuras, determinadas por certo padro.

Em uma determinada figura da sequncia, o nmero de quadradinhos pintados exceder em 25 o nmero de quadradinhos no pintados. Nesse caso, estamos falando da figura de nmero (A) 6 (B) 7 (C) 8 (D) 9 (E) 10

12

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 23
Fernanda est de p, penteando-se em frente ao seu espelho fixado em uma porta de armrio que pode girar. Num dado momento, um vento faz o espelho girar. Fernanda, que tambm professora de matemtica, percebeu que sua imagem se movimentou e imaginou o seguinte problema para desafiar seus alunos: Eu me encontrava distante meio metro do espelho, antes de ele ter girado, com minha imagem centralizada. O espelho girou 15, afastando-se de mim. Minha imagem se deslocou, descrevendo um caminho. Sabendo-se que o meu espelho retangular, de dimenses 1m x 1,7m e que ocupa toda a porta do armrio, determine a natureza do caminho descrito pela imagem e o seu comprimento em metros. A figura a seguir um esquema que descreve a situao envolvida no desafio proposto.

Assinale, dentre as opes abaixo, a resposta para o problema proposto por Fernanda. (A) um segmento de reta de comprimento

1 6
2 12 2 6

(B) um arco de circunferncia de comprimento (C) um arco de circunferncia de comprimento (D) um segmento de reta de comprimento (E) um segmento de reta de comprimento
3 6
2 12

13

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

Questo 24
Os dados abaixo correspondem montagem de computadores feita por um grupo de alunos do IFRJ, onde, no eixo das ordenadas, est representado o nmero de computadores montados e, no eixo das abscissas, o tempo gasto (em horas).

Assumindo que esse grfico um arco de parbola, assinale, dentre os valores abaixo, a quantidade de computadores montados em 3 horas. (A) (B) (C) (D) (E) 6 7 8 9 10

Questo 25
O IFRJ promoveu recentemente um simpsio sobre Polticas, Gesto e Financiamento dos Institutos Federais, realizado no Campus Maracan, cujo objetivo era capacitar seus servidores. Considere as seguintes informaes sobre os servidores que participaram do encontro: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. I) II) III) IV) V) (A) (B) (C) (D) (E) Eram, no total, 150 servidores. 30% deles trabalham nos campi PARACAMBI e NILPOLIS. 30% trabalham nos campi MARACAN e NILPOLIS. 6% trabalham somente nos campi MARACAN e PARACAMBI. 10% trabalham somente no campus NILPOLIS. 20% trabalharam somente no campus PARACAMBI. 20% trabalham nos trs campi. O nmero de servidores que trabalham em somente um dos campi superior a 80. O nmero de servidores que trabalham no campus MARACAN superior a 95. O nmero de servidores que trabalham somente nos campi de NILPOLIS e PARACAMBI inferior a 20. O nmero de servidores que no trabalham no campus de NILPOLIS superior a 70. O nmero de servidores que trabalham em pelo menos dois campi inferior a 60. uma duas trs quatro cinco (todas)
14

Com base nessas informaes, analise as seguintes afirmaes

Quantas afirmaes acima esto corretas?

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

RASCUNHO

15

IFRJ Processo Seletivo 2010 Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Integrada ao Ensino Mdio

RASCUNHO

16

S-ar putea să vă placă și