Sunteți pe pagina 1din 28

Everardo Leito

COMPLEMENTO

Redao de Correspondncias Oficiais

Braslia

2010

2010 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra so reservados e protegidos pela Lei n 9.610, de 19/2/1998. Proibida a reproduo de qualquer parte deste material, sem autorizao prvia expressa por escrito do autor e da editora, por quaisquer meios empregados, sejam eletrnicos, mecnicos, videogrficos, fonogrficos, reprogrficos, microflmicos, fotogrficos, grficos ou outros. Essas proibies aplicam-se tambm editorao da obra, bem como s suas caractersticas grficas. Ttulo da obra: BB Banco do Brasil S.A. (Complemento) Escriturrio Nvel Mdio Atualizada at 4-2010 (A1-AB107) (De acordo com o Edital n 1, de 2010/002BB, de 27 abril de 2010 FCC) Redao de Correspondncias Oficiais Autor: Everardo Leito

DIRETORIA EXECUTIVA Norma Suely A. P. Pimentel DIREO DE PRODUO Maria Neves Superviso DE PRODUO Dinalva Fernandes Edio DE TEXTO Reina Terra Amaral Llian L. S. Alves Queiroz CAPA/Ilustrao Ralfe Braga

EDITORAO ELETRNICA Adenilton da Silva Cabral Antonio Gerardo Pereira Carlos Alessandro de Oliveira Faria Diogo Alves Luis Augusto Guimares Robson Alves Santos REVISO Carolina Cruz Jlio Csar M. Frana Ktia Ribeiro Llian Alves Marina Diniz Micheline Ferreira Priscila Almeida Raquel da Cruz

SEPN 509 Ed. Contag 3 andar CEP 70750-502 Braslia/DF SAC: 0800 600 4399 Tel.: (61) 3034 9576 Fax: (61) 3347 4399

www.vestcon.com.br

Banco do Brasil

SUMRIO
Redao de Correspondncias Oficiais
Redao de Correspondncias Oficiais. ......................................................... 5

5
Redao de Correspondncias Oficiais
REDAO OFICIAL A publicao do Manual de Redao da Presidncia da Repblica1, em 1991, representou um marco para a redao oficial nos concursos. que, com ele, passou a existir um conjunto de normas amplamente adotado para o emprego e o padro dos textos oficiais. Mesmo sendo obrigatrio apenas no Poder Executivo federal, observase que estados, municpios e mesmo outros poderes vm se espelhando no Manual para as prprias normas, oque faz dele um modelo cada vez mais adotado Brasil afora. Em 2002, publicouse uma segunda edio da obra, que pode ser encontrada no endereo eletrnico www.planalto.gov.br, verso que utilizamos como refe rncia. Definio Diz o Manual:
redao oficial

Everardo Leito

Nos concursos As questes de reda o oficial nos concursos avaliam o domnio do candidato sobre emprego e padro dos textos emi tidos por rgo pblico.
Situao especfica em que cada tipo de texto utilizado. Por exemplo, apergunta pode ser: De um ministro para o presi dente da Repblica, qual a mo dalidade de texto adequada?2 Forma. Por exemplo: Memo rando tem vocativo?3

a maneira pela qual o Poder Pblico redige atos normativos e comunicaes.

23 Quando no h meno especfica no edital a que contedo estaria includo como redao oficial, aprtica indica que a cobrana nas provas abrange as correspon dncias oficiais, modalidades utilizadas mais dissemina damente no Servio Pblico. Importante comentar que, mesmo nos casos em que o Manual citado no edital, costumam cair na prova per guntas sobre tipos de texto no includos no normativo. o caso, por exemplo, de requerimento e ata. Por essa razo, vamos enfocar, alm do que est no Manual, outros contedos que costumam ser cobrados em concursos. Princpios e atributos da redao oficial O art.37 da Constituio Federal estabelece: A administrao pblica direta, indireta ou fun dacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoa lidade, moralidade, publicidade e eficincia (...). Como todo ato da administrao pblica, ascorres pondncias e textos normativos esto subordinados aos princpios constitucionais. Ainda que todos se apliquem redao oficial, dois so mais especificamente relacio nados com ela: impessoalidade e publicidade. Sinteticamente, podemos dizer que o princpio constitucional da impessoalidade busca preservar os atos realizados pela administrao pblica de privilgio, favorecimento ou tratamento discriminatrio. J o princpio da publicidade defende a transparn cia: todos temos que poder acompanhar o que fazem os administradores pblicos. Os dois tm aplicao bvia escrita, como se pode acompanhar nos atributos ou caractersticas da redao oficial deles derivados: impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. Atributos ou caractersticas da redao oficial Impessoalidade Segundo o Manual, acaracterstica decorre: a) da ausncia de impresses individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um
2 3

A partir da definio, podese representar assim o processo de comunicao oficial:

Emissor Poder Pblico

Receptor Cidado Empresa particular Instituio particular Poder Pblico

Quer dizer, somente se classifica como redao oficial o texto emitido pelo Poder Pblico. Quando um rgo pblico escreve para cidado, empresa ou instituio particular ou ainda para outro rgo pblico, emite um texto enquadrado no gnero. J se a correspondncia escrita por uma empresa particular, no redao oficial, mesmo que trate de assunto oficial. Dentro do gnero, esto os atos normativos e as comuni c aes . Os dois assuntos apare cem em partes separadas do Manual : Parte I Ascomunicaes oficiais e Parte II Osatos nor mativos.
1

Textos que tratam de normas, como lei, medida provisria e decreto. Correspondncias, como ofcio e memorando.

Aqui mencionado, apartir deste ponto, abreviadamente como Manual. Ver Bibliografia.

Resposta: exposio de motivos. Resposta: no.

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

expediente assinado por Chefe de determinada Seo, sempre em nome do Servio Pblico que feita a comunicao. Obtmse, assim, uma dese jvel padronizao, que permite que comunicaes elaboradas em diferentes setores da Administrao guardem entre si certa uniformidade; b) da impessoalidade de quem recebe a comu nicao, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidado, sempre concebido como pblico, ou a outro rgo pblico. Nos dois ca sos, temos um destinatrio concebido de forma homognea e impessoal; c) do carter impessoal do prprio assunto tra tado: se o universo temtico das comunicaes oficiais se restringe a questes que dizem respeito ao interesse pblico, natural que no cabe qual quer tom particular ou pessoal.

Uso do padro culto de linguagem Este atributo traduzido nos dois mandamentos a seguir comentados. Obedincia gramtica formal O texto oficial no pode incorrer em erros contra a gramtica: ortografia, pontuao, concordncia, regncia, etc. Afrase a seguir, por exemplo, no adequada:

Em resposta ao Memorando 25-ZX de 29 de julho de 2009, informamos que...

Falta a vrgula depois de 25-ZX. Uma vez que o memorando vem identificado pelos dois elementos, n mero e data, osegundo deve vir intercalado:

Como se v, aimpessoalidade aplicase, em primeiro lugar, aquem escreve o texto, aosignatrio. Aquele que assina no o remetente, no o dono da correspondn cia o emissor na redao oficial sempre o Servio Pblico. O redator no pode, portanto, deixar que sua viso, seus interesses ou sua vontade se reflitam no texto. Da mesma maneira, aplicase ao destinatrio, que no pode tambm influenciar a maneira como o texto escrito. No pode haver discriminao nem favorecimento. Por fim, aplicase ao assunto. Independentemente da importncia ou relevncia social, por exemplo, todos os contedos devem merecer igual tratamento num texto oficial. Esta uma ilustrao de texto inadequado quanto ao atributo da impessoalidade:

Em resposta ao Memorando 25-ZX, de 29 de julho de 2009, informamos que...

Utilizao de vocabulrio simples As palavras e expresses utilizadas devem ser enten didas por todos os usurios da lngua. Para isso, h duas categorias de orientao: c) no utilizar (incluso proibida): gria, jargo tc nico, regionalismo, linguagem rebuscada, constru es prprias da literatura; d) evitar (incluso somente quando indispensvel): termo tcnico, neologismo e estrangeirismo. Exemplo de vocabulrio inadequado:

Defendo que o projeto seja implantado sem alteraes.

Infenso loquacidade, nada falou.

Quem escreve em nome do Servio Pblico no pode manifestar sua posio pessoal. Oprojeto deve ou no ser implantado sem alteraes, de acordo com critrios obje tivos e relacionados apenas ao interesse pblico? Essa a questo que interessa analisar no caso de nossa ilustrao. Mais apropriado, portanto, seria dizer:

A construo Infenso loquacidade de difcil entendimento, em razo das palavras pouco usuais, re buscadas. Possvel correo:

Clareza

Contrrio tagarelice, nada falou.

O projeto deve ser implantado sem alteraes.

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

Observe: a) a primeira pessoa do plural (ns) utilizada nos expedientes oficiais; b) o uso da primeira pessoa do singular (eu) no carac teriza, por si s, um desrespeito impessoalidade. Veja a diferena entre estas frases:

Para que o texto possa ser considerado claro, tem que ser entendido: a) por todos os leitores: a redao deve permitir o entendimento pelo conjunto dos usurios da lngua; b) da mesma maneira: se todos entendem, mas o entendimento no nico, otexto no claro; c) imediatamente: a compreenso da mensagem no pode tomar muito tempo do leitor. O texto claro evita principalmente: a) ambiguidade ou anfibologia: no deve haver a possibilidade de duplo entendimento. Por exemplo, afrase

Avalio a proposta como brilhante. Solicito a compra de duas impressoras para o Setor.

Apenas a primeira infringe a norma da impessoalida de, por adotar tom subjetivo. J a segunda impessoal: o texto escrito em nome do setor, sem interferncia subjetiva do signatrio.

Quando me encontrei com voc e seu irmo, eu lhe entreguei a fotografia.

no clara. Entregou a fotografia a quem? O lhe tanto pode estar se referindo a voc, como a seu irmo. Exemplo de possvel correo:

Entreguei a voc a fotografia, quando o encontrei juntamente com seu irmo.

b) obscuridade: devese eliminar a complexidade, aredao difcil de acompanhar. Veja: Ao prefeito, fez questo o contibuinte de, sem demora, em resposta pronta ao que considerara, com razo, falta de respeito do atendente que o houvera destratado, entregar, em pblico, apesar da recusa inicial da autoridade, uma nota de protesto, redigida de prprio punho, em que, com vigor, exigia pu nio para o faltoso.

conciso, que tem a ver com a maneira de dizer, significa economia na quantidade de palavras. Mas ateno: recomendar conciso e objetividade no equivale a defender o laconismo, que a caracters tica de ser incompleto, com lacunas, truncado. Otexto lacnico elimina indevidamente o que essencial para o entendimento e tem, portanto, um defeito. No se deve cortar o que necessrio para o entendimento da mensagem. Confira alguns exemplos clssicos de falta de con ciso: Em vez de

Prefira

A frase tende a dar trabalho para ser entendida pelo leitor. Otamanho exagerado e a grande quantidade de intercalaes explicam essa maior dificuldade de compreenso. Agora veja um exemplo de pos svel correo: O contribuinte apresentou ao prefeito uma nota de protesto contra atendimen to desrespeitoso que havia recebido numa repartio municipal. Aentrega foi em pblico, apesar da recusa inicial da autoridade.

Venho, por meio desta, informar Informamos O objetivo deste convidar Convidamos Temos a enorme honra de comunicar Comunicamos Essas expresses, geralmente utilizadas na introduo das correspondncias, so dispensveis. No preciso anunciar o que vai ser feito basta fazer. Anexo presente o documento Anexa segue a cpia Anexo o documen to Anexa a cpia

Se anexo, presente e segue. Anexo j diz tudo isso. Em seu memorando datado de 8 Em seu memo de julho rando de 8 de julho O datado redundante. A reunio ocorrer no prximo dia A reunio ocorrer 5 de maio do corrente ano em 5 de maio Se o texto diz 5 de maio, no h dvida de que o prximo e do corrente ano. Caso contrrio, otexto informaria. Aproveitamos a oportunidade para

c) pedantismo: melhor no procurar impressionar o leitor com um texto rebuscado. Alm de, na maioria das vezes, soar falsa, aredao cheia de palavras difceis e expresses pouco usuais costuma des pertar a antipatia do leitor. Sem contar que no entendida. Veja um exemplo de texto pedante e, por isso, inadequado:

O pndego irrompeu pelo recinto fazendo alarido, no obstante sua per manncia ter sido assaz fugaz.

Exemplo de possvel correo:

O brincalho apareceu de repente gri tando no local, embora sua permann cia tenha sido muito rpida.

A expresso at poderia caber, se o texto fosse mudar de assunto. Mas mudar de assunto numa correspondncia inadequado: assuntos diferentes podem ter responsveis diferentes no destino e arquivo diferente na origem, oque levaria a aumento de custos administrativos com cpias e manipulao.
REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

Conciso O texto conciso aquele que economiza palavras: mximo de informaes com um mnimo de palavras. OManual explica o que deve ser feito para conseguir con ciso: cortar palavras inteis, redundncias, passagens que nada acrescentem ao que j foi dito. a qualidade do texto enxuto. A conciso muitas vezes confundida com objeti vidade. No entanto, objetivo o texto que vai direto ao ponto. Oque tem que ser dito dito sem rodeios. Significa economia na quantidade de informaes ou ideias. J a

Sem mais para o momento Colocamonos disposio para dirimir eventuais dvidas

Expresses dispensveis: se houvesse mais para o momento, estaria no texto; se houver alguma dvida, bvio que o autor dever estar disposio para dirimilas. Sem contar que dirimir palavra pouco usual e, portanto, inadequada. A soluo definitiva para o problema A soluo Se no definitiva, no soluo. E, se soluo, para o problema.

Formalidade

As comunicaes oficiais O captulo abrange os diversos tipos de correspondn cia ou expediente utilizados no Servio Pblico. Regras gerais Comeamos falando das regras que valem para todos os expedientes oficiais. Pronomes de tratamento O pronome de tratamento equivale a um pronome pessoal e utilizado em referncia ao interlocutor, como Vossa Excelncia e Vossa Senhoria (formas de cerimnia), mas tambm o senhor, a senhora, a senhorita e voc (menos formais). Vamos tratar aqui das formas de cerimnia, que so as utilizadas nas correspondncias. Este tipo de pronome uma marca de formalidade no tratamento com os interlocutores do Servio Pblico. Em vez dos usuais o senhor ou a senhora, oredator dos textos oficiais deve utilizar o pronome de tratamento adequado ao cargo a quem for dirigida a comunicao. Assim, inadequado escrever, porque no est de acordo com o nvel de formalidade exigido para uma correspondncia oficial:

Formalidade distncia de respeito em relao ao destinatrio do texto. Ocomportamento formal cerimo nioso, regido por regras. Assim deve agir quem escreve em nome do Servio Pblico. O Manual inclui na caracterstica: a) uso correto do pronome de tratamento: o pronome utilizado de acordo com o cargo do destinatrio. Veja exemplo de trecho inadequado de correspon dncia endereada a um governador:

Vossa Senhoria receber o equipamento no prximo ms.

Correo: Vossa Excelncia receber o equipa mento no prximo ms.

O erro que o pronome de tratamento para o go vernador Vossa Excelncia; b) polidez, civilidade: o texto deve ser educado, res peitoso. Otrecho a seguir no polido e, assim, no pode estar num texto oficial:

Convidamos o Senhor para uma reu nio (...).

O comportamento de Vossa Excelncia foi uma palhaada.

O correto , por exemplo: Convidamos Vossa Excelncia para uma reunio (...).

Palhaada um desaforo, oque inaceitvel nos textos do gnero. Prefervel:

O pronome de tratamento pode aparecer de duas formas, conforme a situao: Vossa Quando em referncia ao destinatrio da corres pondncia, quele com quem se fala. Exemplos: Vossa Excelncia, Vossa Senhoria, Vossa Emi nncia. Sua Quando em referncia a um terceiro, quele em quem se fala. Exemplos: Sua Excelncia, Sua Senhoria, Sua Eminncia. Embora as formas de tratamento iniciadas por Vossa sejam da segunda pessoa da comunicao ou do discurso, porque se referem ao receptor, aconcordncia verbal e pronominal com a terceira pessoa. Assim: O VERBO VAI PARA A TERCEIRA PESSOA: Vossa Excelncia informou. Vossa Senhoria conhece. O PRONOME POSSESSIVO VAI PARA A TERCEIRA PESSOA: Vossa Excelncia dar seu despacho. Vossa Senhoria manifestou sua posio.

O comportamento de Vossa Excelncia foi inadequado.

Uniformidade ou Padronizao Os textos oficiais seguem um padro. No cabe ao redator escolher como vai formatar suas mensagens. Amaneira como deve ser escrito o vocativo, por exemplo, no depende da vontade do usurio. Para ilustrar, podemos dizer que, numa correspondncia dirigida a um secretrio de prefeitura, inadequado o seguinte vocativo:

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

Exm Sr. Secretrio,

Correo: Senhor Secretrio,

Como se ver a seguir em As Comunicaes Oficiais, osecretrio deve receber o vocativo comum.

J a concordncia nominal depende do gnero do destinatrio da correspondncia: Vossa Excelncia est certo. (Gnero masculino) Vossa Excelncia est certa. (Gnero feminino) O emprego do pronome de tratamento ajustase ao destinatrio, como especificado nas tabelas a seguir. Vossa Excelncia a) Poder Executivo: Presidente da Repblica; Vi cePresidente da Repblica; Ministros de Estado (Nos termos do Decreto no 4.118, de 7 de fevereiro de 2002, art.28, pargrafo nico, so Ministros de Estado, alm dos titulares dos Ministrios: o Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica, oChefe do Gabinete de Segurana Institucional, o Chefe da SecretariaGeral da Presidncia da Repblica, oAdvogadoGeral da Unio e o Chefe da CorregedoriaGeral da Unio); Governadores e ViceGovernadores de Estado e do Distrito Federal; OficiaisGenerais das Foras Armadas; Embaixadores; SecretriosExecutivos de Minis trios e demais ocupantes de cargos de natureza especial; Secretrios de Estado dos Governos Estaduais; Prefeitos Municipais. b) Poder Legislativo: Deputados Federais e Sena dores; Ministros do Tribunal de Contas da Unio; Deputados Estaduais e Distritais; Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidentes das Cmaras Legislativas Municipais. c) Poder Judicirio: Ministros dos Tribunais Supe riores; Membros de Tribunais; Juzes; Auditores da Justia Militar. Outros pronomes de tratamento Reitor Vossa Magnificncia; Papa Vossa Santidade; Cardeal Vossa Eminncia ou Vossa Eminncia Re verendssima; Arcebispo e Bispo Vossa Excelncia Reverendssima; Monsenhor, Cnego e superiores religiosos Vossa Reverendssima ou Vossa Senhoria Reverendssima; sacerdotes, clrigos e demais religio sos: Vossa Reverncia. Vossa Senhoria Por excluso, as demais autoridades e particulares. Quer dizer, quem no estiver nas listagens de Vossa Excelncia ou Outros pronomes de tratamento acima, recebe Vossa Senhoria. Observe um exemplo de como utilizar as tabelas: a lista de cargos do Poder Legislativo que recebem o tra tamento Vossa Excelncia termina com Presidentes das Cmaras Legislativas Municipais. Assim, oPresidente da Cmara Vossa Excelncia, mas o Vereador, que no aparece na lista, Vossa Senhoria. Convm relembrar que estamos nos referindo ao tratamento dado nas correspon dncias emitidas pelo Poder Executivo federal. Vocativo O vocativo a expresso que utilizada para chamar a ateno do destinatrio da correspondncia ou invoclo. a parte do expediente que aparece imediatamente antes do corpo:

(...) Senhor Secretrio, Em resposta ao Memorando 456-XX, de 20 de julho de 2009, enviamos a cpia solicitada. (...)

9
Vocativo Corpo

Vocativos especiais Os chefes de poder federal recebem, no vocativo, aexpresso Excelentssimo Senhor seguida do cargo: Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica, Excelentssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal, Para esses trs cargos, todas as expresses devem vir sempre por extenso: Vossa Excelncia, Excelentssimo Senhor. Outros vocativos especiais:
reitor:

Magnfico Reitor, Santssimo Padre,

papa:

cardeal:

Eminentssimo Senhor Cardeal, ou Eminentssimo e Reverendssimo Senhor Cardeal,

Regra geral Para as autoridades no enquadradas nos casos ante riores e para os particulares, ovocativo formado pela expresso Senhor ou Senhora seguida do cargo ou do nome, conforme o caso. Alguns exemplos: Senhor Ministro, Senhora Governadora, Senhora Senadora, Senhor Secretrio, Senhor Juiz, Senhora Diretora, Senhor Coordenador, Senhora Fulana de Tal, Endereamento no envelope Para os cargos que recebem o tratamento de Vossa Excelncia, oendereamento assim: na primeira linha, aexpresso A Sua Excelncia o Senhor ou A Sua Excelncia a Senhora; na segunda linha, onome; na terceira linha, ocargo; a partir da quarta linha, oendereo completo.

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

10

Exemplos4:

Identificao do signatrio Identificase a pessoa que assina a correspondncia da seguinte maneira, logo abaixo da assinatura: na primeira linha, onome; na segunda linha, ocargo. Exemplos do Manual: (espao para assinatura) NOME Chefe da SecretariaGeral da Presidncia da Repblica (espao para assinatura) NOME Ministro de Estado da Justia Padro ofcio o conjunto de regras aplicveis a ofcio, aviso e memorando. Estrutura As partes comuns a esses trs tipos de correspon dncia so7: a) nmero: tipo da correspondncia + nmero + sigla do rgo remetente. Exemplos:
Mem. 123/2002-MF Aviso 123/2002-SG Of. 123/2002-MME

A Sua Excelncia o Senhor Fulano de Tal Ministro de Estado da Justia 70064-900 Braslia. DF

A Sua Excelncia o Senhor Fulano de Tal Juiz de Direito da 10a Vara Cvel Rua ABC, no 123 01010-000 So Paulo. SP 5 Como se pode verificar nos exemplos do Manual, no endereamento para senador ou deputado, ocargo vem antes do nome, j na segunda linha, como a seguir6: A Sua Excelncia o Senhor Senador Fulano de Tal Senado Federal 70165-900 Braslia. DF Para os que recebem o tratamento de Vossa Senhoria, subscritase o envelope assim: na primeira linha, a expresso Ao Senhor ou Senhora; na segunda linha, onome; na terceira linha, ocargo, quando for o caso; a seguir, oendereo completo. Este o exemplo do Manual: Ao Senhor Fulano de Tal Rua ABC, n123 12345-000 Curitiba. PR Doutor Doutor ttulo acadmico reservado a quem concluiu curso universitrio de doutorado. O Manual admite, porm, que seja utilizado tambm para bacharis, espe cialmente em Direito e Medicina, por fora do costume. Fechos So dois os fechos utilizados nas correspondncias oficiais:
REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

Observe como no h crase antes das formas de tratamento de ceri mnia5.

O ano, que aparece nesses exemplos, no citado na norma do Manual sobre a formao do nmero. Como no aparece em outros exemplos, podese entender que, para o Manual, no seria obrigatrio. Dessa forma, osexemplos poderiam ser reescritos da seguinte maneira:
Mem. 123-MF Aviso 123-SG Of. 123-MME

b) local e data: ms por extenso, alinhamento direita. Exemplo: Braslia, 15 de maro de 1991. Observe: o ponto depois da data obrigatrio. c) destinatrio: identificao do receptor. Aparece em ofcio, aviso e memorando, mas com formas distintas, como especificado em Ofcio, Aviso e Memorando. d) assunto: tema da correspondncia. Exemplo do Manual: Assunto: Produtividade do rgo em 2002. Observe: alinhado esquerda, oassunto vem em negrito. Como o ponto no utilizado em todos os exemplos do Manual, podese entender que no seria obrigatrio. O assunto genrico, esua incluso tem a finali dade de facilitar a distribuio da correspondncia no destino e o arquivamento na origem.
7

Respeitosamente, para superiores hierrquicos, includo o presi dente da Repblica. Atenciosamente, para os demais casos: mesma hierarquia, hie rarquia inferior ou para as situaes em que no h relao hierrquica entre destinatrio e signatrio.
4 5

Manual. Alis, as formas de tratamento que admitem o acento indicativo de crase so senhora e senhorita. Alguns gramticos registram tambm o acento antes de dona e madame. Manual.

Os exemplos so do Manual.

e) texto: corpo da correspondncia. Aorganizao do texto depende do gnero do expediente, se informativo ou argumentativo. Para classificar quanto ao gnero, necessrio identificar o tipo do objetivo da correspondncia. Objetivo a razo de ser da correspondncia, aquilo para o que ela escrita. Por exemplo, oobjetivo pode ser convidar para uma reunio, fazer uma solicitao, responder a um expediente, propor alguma coisa. Dizemos, ento, que a correspondncia argumen tativa quando o objetivo do tipo que exige defesa, fundamentao (solicitao ou proposta, por exem plo). Nos demais casos (convite, envio de documento, comunicao), dizemos que informativa. Correspondncia argumentativa Estrutura: Introduo: apresentao do objetivo. Lembra o Manual que deve ser evitado o uso de expresses como:

J quando o encaminhamento por iniciativa do remetente, deve comear dizendo qual a razo do envio. Exemplo: Encaminho, para pronunciamento, oOfcio 859AD, de 29 de maio de 2009, do Departamento Geral de Administrao, que trata da requisio do servidor Fulano de Tal. f) fecho; g) assinatura; h) identificao do signatrio. Diagramao A diagramao dos expedientes do padro ofcio deve obedecer s seguintes orientaes9: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citaes, e10 nas notas de rodap; b) para smbolos no existentes na fonte Times New Roman poderse utilizar as fontes Symbol e Wingdings; c) obrigatrio constar a partir da segunda pgina o nmero da pgina; d) os ofcios, memorandos e anexos destes po dero ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, asmargens esquerda e direita tero as distncias invertidas nas pginas pares (margem espelho); e) o incio de cada pargrafo do texto deve ter 2,5 cm de distncia da margem esquerda; f) o campo destinado margem lateral esquerda ter, no mnimo, 3,0 cm de largura; g) o campo destinado margem lateral direita ter 1,5 cm; h) deve ser utilizado espaamento simples entre as linhas e de 6 pontos aps cada pargrafo, ou, se o editor de texto utilizado no comportar tal recurso, de uma linha em branco; i) no deve haver abuso no uso de negrito, itlico, sublinhado, letras maisculas, sombreado, som bra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatao que afete a elegncia e a sobriedade do documento; j) a impresso dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impresso colorida deve ser usada apenas para grficos e ilustraes; k) todos os tipos de documentos do Padro Ofcio devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm; l) deve ser utilizado, preferencialmente, oforma to de arquivo Rich Text nos documentos de texto; m) dentro do possvel, todos os documentos ela borados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos anlogos; n) para facilitar a localizao, osnomes dos ar quivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + nmero do documento + palavraschaves do contedo Ex.: Of. 123 relatrio produtividade ano 2002
9

11

Tenho a honra de... Tenho o prazer de... Cumpreme informar que...

Devese ir direto ao objetivo, como no exemplo:

Informamos que...

Desenvolvimento: fundamentao, defesa do ob jetivo. Cada argumento em seu prprio pargrafo. Concluso: reafirmao do objetivo. Numerao de pargrafos: A correspondncia argumentativa tem todos os pargrafos numerados, da introduo at a con cluso, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou ttulos e subttulos8. Correspondncia informativa Estrutura: Introduo: apresentao do objetivo. a nica parte estrutural obrigatria na correspondncia informativa. Desenvolvimento: aparece apenas quando existe a necessidade de acrescentar algum comentrio. Lembra o Manual que, no caso de encaminhamento de documento ou cpia em razo de solicitao do destinatrio, devese iniciar a resposta pela refern cia correspondncia que est sendo respondida. Exemplo: Em resposta ao Mem. 182-DA, de 1 de junho de 2009, encaminho cpia do Ofcio 859-AD, de 29 de maio de 2009, do Departamento Geral de Administrao, que trata da requisio do servidor Fulano de Tal.
8

Manual.

Manual.

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

12
Ofcio
COMUNICAO EXTERNA

de motivos e mensagem (ver itens Avulso, Exposio de motivos e Mensagem). Forma Adota o padro ofcio, com a particularidade de que o nico dos trs textos que traz identificao completa do destinatrio, com nome, cargo e endereo.

Definio a modalidade de texto oficial utilizada para comuni cao externa. Quer dizer, o expediente que sai do rgo de onde emitido, excetuados os casos de aviso, exposio Exemplo10:

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

10

Manual.

1,5cm

13

Aviso

MINISTRO PARA MINISTRO

Definio a modalidade de texto oficial utilizada por ministros de Estado para comunicao com outro ministro. Forma Adota o padro ofcio, com a particularidade de que traz o destinatrio identificado por nome e cargo.

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

14

Exemplo11:

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

Memorando

COMUNICAO INTERNA

Definio a modalidade de texto oficial utilizada para comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo. Em oposio ao ofcio, portanto, podemos dizer que utilizado para comunicao interna.

11

Manual.

1,5cm

Forma Adota o padro ofcio, com duas diferenas especficas em relao a ofcio e aviso: a) traz o destinatrio identificado apenas pelo cargo: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administrao Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurdicos b) no tem vocativo.

15

Tramitao O Manual destaca a agilidade como a principal caracterstica do memorando. Por isso, recomenda que o tratamento dado pelo receptor seja o menos burocrtico possvel, devendo o documento ser considerado ele prprio um processo simplificado. Quer dizer, osdespachos, osencaminhamentos, devem ficar registrados no papel do memorando, sem necessidade de ir anexando novos documentos a cada trmite. Exemplo12:

1,5cm

12

Manual.

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

16

Outras comunicaes oficiais Tratamos aqui das modalidades que no so abrangi das pelo padro ofcio. Exposio de motivos
MINISTRO PARA PRESIDENTE

Repblica ou o vicepresidente da Repblica. Quando assinada por mais de um ministro, chamase interminis terial. Forma Adota parcialmente o padro ofcio, com a particula ridade de que no traz destinatrio nem assunto. Quando argumentativa, alm de o corpo do texto ser organizado normalmente em introduo, desenvolvimento e concluso (ver Estrutura e), ainda deve ser acompanhada de for mulrio anexo, com o resumo do raciocnio que embasa a proposta encaminhada ao Presidente da Repblica.

Definio a modalidade de texto oficial utilizada para comu nicao entre um ministro de Estado e o presidente da Exemplo13:

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

13

Manual.

1,5cm

Modelo do anexo :
14

17
, de de de 200 .

Anexo Exposio de Motivos do (indicar nome do Ministrio ou rgo equivalente) no 1. Sntese do problema ou da situao que reclama providncias

2. Solues e providncias contidas no ato normativo ou na medida proposta

3. Alternativas existentes s medidas propostas Mencionar: se h outro projeto do Executivo sobre a matria; se h projetos sobre a matria no Legislativo; outras possibilidades de resoluo do problema. 4. Custos Mencionar: se a despesa decorrente da medida est prevista na lei oramentria anual; se no, quais as alternativas para custe-la; se o caso de solicitar-se abertura de crdito extraordinrio, especial ou suplementar; valor a ser despendido em moeda corrente. 5. Razes que justificam a urgncia (a ser preenchido somente se o ato proposto for medida provisria ou projeto de lei que deva tramitar em regime de urgncia) Mencionar: se o problema configura calamidade pblica; por que indispensvel a vigncia imediata; se se trata de problema cuja causa ou agravamento no tenham sido previstos; se se trata de desenvolvimento extraordinrio de situao j prevista. 6. Impacto sobre o meio ambiente (sempre que o ato ou medida proposta possa vir a t-lo)

7. Alteraes propostas Texto atual 8. Sntese do parecer do rgo jurdico Com base em avaliao do ato normativo ou da medida proposta.

Texto proposto

Mensagem

ENTRE CHEFES DE PODER


REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

Definio a modalidade de texto oficial utilizada para comunicao entre os chefes de Poder. Forma So estas as partes do documento: a) Nmero do expediente, primeira linha, alinhamento esquerda, formado pela expresso Mensagem seguida do nmero. b) Vocativo: a expresso Excelentssimo Senhor seguida do cargo. c) Texto. d) Local e data, alinhamento direita. e) Assinatura, sem identificao do signatrio.
14

Manual.

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

18

15

Manual.

Exemplo15:

1,5cm

Mensagens urgentes O Manual apresenta trs modalidades de envio de mensagens urgentes no Servio Pblico: telegrama, fax e correio eletrnico. Telegrama
URGNCIA E CONCISO

Forma No tem estrutura definida.

19

Fax (facsmile)

ENVIO ANTECIPADO

Definio o meio de transmisso de mensagens urgentes que utiliza o telgrafo ou o telex. Tecnologicamente ultrapassada, tambm a forma mais cara dentre as modalidades oficiais para mensagens urgentes. Por isso, s deve ser utilizada se no for possvel o uso de correio eletrnico ou fax. Assim mesmo, deve ser dada uma ateno especial conciso: o texto precisa ser o mais enxuto possvel.

Definio o meio de transmisso para mensagens urgentes e para antecipao do envio de documentos, quando no for possvel utilizar correio eletrnico, modalidade pela qual vem sendo gradativamente substituda. Forma e arquivamento No tem estrutura definida: o documento enviado mantm sua forma. O fax recebido deve ser arquivado em cpia, para preservar o texto de deteriorao. O fax tem geralmente uma folha de rosto:

[rgo Expedidor] [setor do rgo expedidor] [endereo do rgo expedidor] Destinatrio:________________________________________________________________________________ N do fax de destino:___________________________________________________ Data:_______/_____/____ Remetente: _________________________________________________________________________________ Tel. p/ contato:_______________________ Fax/correio eletrnico:___________________________________ N de pginas: esta +_____________________________________N do documento:_____________________ Observaes:________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ Correio eletrnico (email)

MEIO URGENTE PREFERENCIAL

Circular

VRIOS DESTINATRIOS

Definio Comunicao via internet o meio de transmisso preferencial para mensagens urgentes no Servio Pblico. Forma Flexvel por natureza, no tem estrutura definida. Mesmo assim, alinguagem utilizada deve seguir o padro das comunicaes oficiais. Quando no for possvel utilizar o recurso automtico de confirmao de leitura, devese pedir essa confirmao no texto do correio. Como determina a lei, deve haver certificao digital quando houver a necessidade de valor documental para o correio eletrnico. Outros textos administrativos As questes de redao oficial nas provas de concursos costumam incluir textos administrativos que no se encon tram no Manual. Entre eles, aparece o requerimento, que nem se enquadra na definio de redao oficial (ver Definio, p.100), j que no pode originarse num rgo pblico. Trataremos dos que mais comumente caem em con cursos. Como no h norma oficial para tais documentos, as orientaes so baseadas no consenso observado na prtica.

Definio Correspondncia remetida ao mesmo tempo a vrios destinatrios. Exemplos: memorando circular, enviado a vrios destinatrios internos; ofcio circular, enviado a vrios destinatrios externos. Em oposio circular, acorrespondncia endereada para um s destinatrio denominase singular. Forma Adota a forma do documento original. Exemplo: se memorando, forma de memorando; se ofcio, forma de ofcio.

Ata

RELATO DE REUNIO

Definio Documento que faz o relato circunstanciado de uma reunio. Traz cada registro com as particularidades necessrias para caracterizlo. No se trata de detalhar exaustiva

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

20

mente o que ocorre na reunio, mas de anotar o que seja suficiente para entender as decises e os comunicados registrados. Forma Tem as seguintes partes: a) Ttulo, primeira linha, com a identificao da reunio. Exemplo: Ata da reunio de tal data; Ata da reunio ordinria de tal data; Ata da reu nio N tal. b) Corpo: texto, dividido em: Introduo: caracterizao da reunio quem esteve reunido, onde, quando, para tratar de qual assunto. Desenvolvimento: relato propriamente dito da reunio. Costuma comear com alguma obser vao relativa a qurum. Exemplos: Constatada a presena do nmero regimental de associados; Constatada a presena de tantos por cento dos associados; Constatada a presena de tantos associados; etc. Fecho: frmula que encerra o relato. Exemplo: Nada mais havendo a tratar, oSenhor Presidente deu por encerrada a sesso, da qual eu, Fulano de Tal, lavrei a presente ata, que vai assinada por mim e pelos demais presentes. Observe: no corpo, datas, valores, nmeros e percentuais so escritos por extenso. c) Local e data, centralizados. Esta data referese no ao dia da reunio (que j aparece na introduo), mas ao da assinatura ou aprovao da ata. d) Assinaturas dos participantes, uma ao lada da outra ou uma abaixo da outra. Em qualquer caso, devese inutilizar com um trao eventual espao em branco.

Exemplo:
1. Ttulo 2. Introduo 3. Desenvolvimento 4. Fecho

ATA DA REUNIO... Aos seis dias de abril de dois mil e nove, s quinze horas, na sala da Diretoria, reuniu-se a Assembleia ... para deliberar acerca de ... Constatada a presena de nmero regimental de associados, o Sr. Presidente deu por aberta a sesso. Inicialmente, foi dada a pala vra ao Sr. ..., que ... Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente declarou encerrada a sesso, da qual eu, ..., Secretrio, lavrei a presente ata, que vai assinada por mim e pelos presentes.----------------------------Braslia, 6 de abril de 2009. Fulano de Tal Beltrano das Anzis Pereira Sicrana Etc.

5. Local e data / assinaturas

Requerimento

PEDIDO PESSOAL

Definio Solicitao de providncia relacionada a direito pessoal. texto argumentativo, que fundamenta o pedido (tese) pela apresentao do dispositivo da norma em que se baseia (argumento). Forma Tem as seguintes partes: a) Ttulo: centralizado. Exemplo: REQUERIMENTO b) Vocativo/Destinatrio: geralmente um dos dois. Exemplos: Senhor Chefe do Departamento Tal, (vocativo) ou Ao Sr. Chefe do Departamento Tal (destinatrio) c) Corpo: texto dividido em: Identificao: caracterizao do requerente ci vil (nome, nacionalidade, estado civil, ocupao, identidade, CPF, endereo) ou funcional (nome, matrcula, funo, localizao). Solicitao: pedido relacionado a direito pessoal. Enquadramento: citao do dispositivo de norma que d origem ao direito reclamado. d) Fecho: pode aparecer em diversas formas: tradicional: Nestes Termos Pede Deferimento Observao: embora arcaico, o fecho ainda utilizado. Note que o correto Nestes (nestes termos equivale a nos termos deste documento), da mesma maneira que se diz este ofcio, este memorando. outras formas: Atenciosamente, Respeitosamente,

Medidas de segurana Como um documento, a ata obedece a algumas medidas de segurana: o corpo tem apenas um pargrafo, com a elimina o de espaos em branco; no pode haver rasuras. Eventuais erros so corri gidos de duas maneiras: digo, para erros identificados no momento em que cometidos:
REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

O projeto ser coordenado pelo Senhor Secret rio, digo, Tesoureiro; em tempo, para erros identificados posterior mente: Onde se l O projeto ser coordenado pelo Senhor Secretrio, leiase: O projeto ser co ordenado pelo Senhor Tesoureiro. --------------- no caso de atas escritas mo, oslivros onde so registradas trazem pginas numeradas e rubricadas por quem assina o termo de abertura do livro.

e) Assinatura, no seguida da identificao do sig natrio, que j aparece no corpo. Exemplo: 1. Ttulo 2. Vocativo / Destinatrio 3. Campo - Identificao - solicitao - enquadramento 4. Fecho 5. Local e data 6. Assinatura Declaraes So os documentos que contm afirmao baseada em conhecimento pessoal, tcnico ou funcional do signatrio. O gnero de texto inclui os seguintes tipos principais: declarao, atestado e certido. Declarao no correspondncia. Por isso, no tem destinatrio. Seus elementos so: a) Interessado: sobre quem se faz a afirmao. b) Afirmao: o que se diz sobre o interessado. c) Declarante: aquele que faz a afirmao. Embora o nome das diversas declaraes seja adota do de maneira mais ou menos arbitrria, no se costuma utilizar o ttulo declarao para documentos emitidos no Servio Pblico.
AFIRMAO PARTICULAR

baseado em conhecimento tcnico (particular) ou funcio nal (oficial) do signatrio. Exemplos: ATESTO que Fulano de Tal necessita de sete dias de repouso (...). (Base: conhecimento tcnico; emisso: particular) ATESTO que Fulano de Tal exerce a funo tal, neste Departamento, desde 10 de julho de 2009. (Base: conhecimento funcional; emisso: oficial) Devem ser evitados incios como ATESTO para os devidos fins, porque so pouco concisos. A afirmao deve ser direta: ATESTO que.

21

REQUERIMENTO Sr. Diretor da ..., F ULANA DE TAL, brasileira, solteira , comerciria, CI, CPF, resi dente na ..., nesta cidade, requer ..., com base no disposto no art. 1 do... N. TERMOS P. DEFERIMENTO Braslia, 6 de abril de 2009. Fulana de Tal

Certido

DOCUMENTO ARQUIVADO

Definio Documento emitido no Servio Pblico, traz afir mao sobre o contedo de documento arquivado sob a responsabilidade do signatrio. Exemplos: CERTIFICO que, sob os nmeros e na data acima, foi registrado o nascimento de Fulana de Tal, do sexo feminino, nascida aos tantos dias do ms tal do ano tal, s tantas horas, no Hospital Tal, filha de Sicrano de Tal e de Beltrana de Tal. (...) (Base: conhecimento funcional; emisso: oficial) CERTIFICO que, sfolhas tais do processo tal, encontrase o despacho a seguir transcrito: (...). (Base: conhecimento funcional; emisso: oficial)

Certificado Declarao

HABILITAO

Definio Documento emitido por particular, traz afirmao sobre situao ou fato baseada em conhecimento pessoal do signatrio. Exemplo: DECLARO que conheo Fulano de Tal h cinco anos e nada sei que o desabone. (Base: conhecimento pessoal; emisso: particular) Este tipo de declarao no oficial e abordada aqui apenas com o objetivo de caracterizar melhor, por diferenciao, osdemais documentos. Em situao seme lhante (afirmao sobre situao ou fato) e para atender distino tcnica que h entre os diversos tipos de declara o, orgo pblico emite um atestado (ver Atestado)16.
SITUAO OU FATO

Definio a declarao sobre a habilitao de algum ou de um estabelecimento, produto ou servio em relao ao cumprimento de uma exigncia. Exemplos de certificado: emitido em nome de uma pessoa pela concluso de curso ou participao em evento de treinamento; emitido em nome de uma empresa pelo cumpri mento de exigncias de qualidade. Exemplos de contedo: CERTIFICO que Fulano de Tal participou do Curso X, com 120 horas de durao, realizado na Instituio Tal, em Braslia (DF), no perodo de tanto a tanto. Forma da declarao A declarao tem as seguintes partes: a) Ttulo, primeira linha e geralmente centraliza do, com a identificao do tipo da declarao: DECLARAO, ATESTADO, CERTIDO ou CERTIFICADO. b) Corpo: texto com a afirmao sobre o interessado. c) Local e data: geralmente centralizados. d) Assinatura: geralmente centralizada. e) Identificao do signatrio: geralmente centrali zada; traz nome numa linha e cargo na outra.

Atestado

Definio Documento emitido por particular ou representante do Servio Pblico; traz afirmao sobre situao ou fato
16

Apesar dessa distino tcnica, alguns rgos pblicos utilizam o nome de declarao.

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

22

Exemplo:
DECLARAO/ATESTATO/CERTIDO/ CERTIFICADO DECLARO/ATESTO/CERTIFICO que...

1. Ttulo

b) Anlise: incio do contedo argumentativo, traz o confronto entre o dado da realidade e a norma aplicvel tratase de verificar se o que ocorre ou ocorreu est de acordo com a lei, oregulamento, oregimento, ooramento, aportaria etc. Exemplo18: Segundo a Norma 2007/312, de 7 de maio de 2007, acontratao de funcionrios para o Insti tuto s pode darse por meio de concurso pblico. Aoignorar essa determinao, oCoordenador da Comisso de Recrutamento e Seleo agiu de forma irregular e tornou anulvel a contratao dos funcionrios admitidos em 10 de setembro de 2009. c) Concluso: segunda parte argumentativa, traz ava liao da situao (normal ou anormal, regular ou irregular) e sugesto de providncias. Exemplo19: Assim, aequipe entende que a situao quan to contratao de pessoal no Instituto irregular e prope as seguintes providncias: a) determinar que sejam anulados os contratos dos funcionrios admitidos sem concurso em 10 de setembro de 2009, processo RH-2009/203; b) multar o responsvel, com fundamento no art.5 da Norma 2001/15, de 6 de janeiro de 2001, em R$ 3.500,00. Forma O relatrio pode adotar a forma de um memorando comum (ver Memorando). Pode tambm aparecer em forma especfica, por exemplo: a) Ttulo; b) Vocativo; c) Corpo; d) Local e data; e) Assinatura; f) Identificao do(s) signatrio(s). O corpo ou texto propriamente dito vem organizado em: a) Introduo: geralmente contm identificao do trabalho quem fez esse trabalho, quando, onde, determinao (quem ou que documento determinou a misso), objetivo e abrangncia (foco) e meto dologia adotada na misso. Exemplo20: 1. Atendendo a determinao do Memorando 115-YY, de 23 de maro de 2009, aequipe for mada pelos auditores Pedro Branco e Eunice Azul esteve no Instituto Alfa, no perodo de 10 a 31 de julho de 2009, para apurar denncia de irregularidade na contratao de pessoal durante o primeiro semestre de 2009. 2. A equipe analisou todos os documentos de con tratao do perodo de abrangncia da misso, alm de ter entrevistado os responsveis pela rea de recursos humanos do Instituto.
18 19

2. Corpo

3. Local e data 4. Assinatura 5. Identificao do signatrio

Braslia, 6 de abril de 2009.

Fulana de Tal NOME Cargo

Relatrio

POSIO SOBRE SITUAO

Definio texto administrativo escrito para prestar conta de trabalho realizado. O relatrio subsidia deciso a ser tomada pelo desti natrio. Por isso, sempre conclusivo: apresenta sugesto de caminho a ser tomado pelo superior, aquem dirigido, apartir do exame direto da situao feito pelo autor. O relatrio no simples relato do ocorrido ou pre senciado (narrao). Deve trazer a posio do signatrio sobre a situao examinada, oque significa dizer que um texto argumentativo. Tipos No mbito administrativo, pode ser de: a) Funo: escrito em razo de funo desempenha da. Exemplo: documento mensal emitido pelo responsvel por rgo regional, para dar conta do ali ocorrido no perodo. b) Misso: escrito em razo de trabalho especfico atribudo a pessoa ou equipe, aser realizado du rante perodo de tempo definido. Composio O relatrio serve para apoiar a deciso do superior sobre o assunto. Por essa razo, inclui necessariamente trs tipos de contedo: a) Registro: parte expositiva; traz os dados da rea lidade obtidos por observao direta da situao, exame de documento ou entrevista. Exemplo17: O processo RH-2009/203 trata da contrata o de trs funcionrios para a Secretaria de Infor mtica do Instituto. No dossi, esto os relatrios de entrevista com os candidatos, ocurrculo de cada um deles e um parecer propondo o apro veitamento de Alberto Xis, Aline Z e Augusta Erre, aprovado pelo Coordenador da Comisso de Recrutamento e Seleo, Deocrcio Eme, em 10 de setembro de 2009.
17

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

Adaptado de Argumentao e Relatrio.

20

Adaptado de Argumentao e Relatrio. Adaptado de Argumentao e Relatrio. Adaptado de Argumentao e Relatrio.

b) Desenvolvimento: pode vir organizado de duas maneiras: Estrutura tradicional: primeiro so apresentados todos os registros, num nico bloco de texto, edepois toda a anlise, tambm num nico bloco. Estrutura de revezamento: cada registro se guido da correspondente anlise. H, neste caso, alternncia entre exposio e argumentao21. Ver exemplos de pargrafos de registro e anlise no subttulo
Composio.

Este um exemplo de estrutura para o parecer: PARECER ...

23

Processo 456/2009-SAV. Contrato de ma nuteno para impressoras. Sr. Chefe do Departamento ..., I Relatrio 1. -----------------------------------------------------------------------------------------. 2. -----------------------------------------------------------------------------------------. II Parecer 3. -----------------------------------------------------------------------------------------. 4. -----------------------------------------------------------------------------------------. III Concluso 5. -----------------------------------------------------------------------------------------. Braslia, 7 de agosto de 2009. Assinatura NOME Cargo Exerccios De acordo com as normas da redao oficial, julgue os itens seguintes. 1. No me parece correta a soluo proposta por Vossa Senhoria frase inadequada para um texto oficial por no estar de acordo com o atributo da formalidade. 2. O trecho A soluo implica em treinar os atendentes para utilizar o novo sistema vai contra o atributo de uso do padro culto de linguagem. 3. Vocativo correto em memorando dirigido a um chefe de setor: Senhor Chefe de Setor seguido de vrgula. 4. O tratamento devido para um reitor de universidade Magnfico Reitor. 5. plausvel que, aocontrrio do que se acredita, at por desconhecimento, asoluo mais apropriada no seja a defendida no projeto inadequado primeiro pargrafo de ofcio de resposta. 6. O trecho seguinte poderia ser adequadamente parte de um relatrio: O servidor informou equipe que o Setor nunca fez conferncia do estoque.

c) Concluso: fecho do relatrio. Ver subttulo Composio.

Parecer

POSIO NUM PROCESSO

Definio Texto administrativo que defende posio, principal mente tcnica, sobre alguma proposta, de forma a subsidiar o destinatrio na tomada de deciso. O parecer apresenta sugesto ao destinatrio, com base em anlise feita do ponto de vista especfico da rea de atuao do autor. Por exemplo, um parecer jurdico faz a anlise da proposta em estudo do ponto de vista jurdico. Parecer x relatrio Os dois documentos tm natureza similar: a) so conclusivos: so escritos para ajudar o destinat rio a decidir e, por isso, trazem sempre uma sugesto; b) so argumentativos: defendem uma posio, apre sentada na concluso; c) tm composio idntica: exposio, anlise e con cluso e, portanto, estrutura igualmente idntica (ver Declaraes). O que distingue os dois documentos o objeto: en quanto o relatrio traz posio sobre uma situao que examinada diretamente, oparecer traz posio sobre um processo ou proposta. Forma O parecer pode ser organizado da mesma maneira que o relatrio (ver Declaraes), mas pode assumir uma subdiviso diferente, por exemplo: a) Ttulo: identificao do documento. Exemplo: PARECER .... b) Ementa: resumo do teor do documento. c) Relatrio: parte expositiva do parecer. Ocontedo informativo (registros sobre o processo) aparece muitas vezes com este subttulo. d) Parecer: incio da parte argumentativa do parecer, apresenta a anlise (confronto entre os dados do processo analisado e a norma correspondente). e) Concluso: posio sobre o assunto. f) Local e data: geralmente centralizados. g) Assinatura: geralmente centralizada. h) Identificao do signatrio: nome e cargo, geral mente centralizados.
21

Argumentao e Relatrio.

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

24

7. O trecho seguinte poderia ser adequadamente parte de uma ata: A proposta foi aprovada com dez votos favo rveis e trs contrrios.

17. Ministro prope ao presidente da Repblica a edio de medida provisria. (Aviso) 18. Analista encaminha ao superior prestao de contas de misso realizada. (Relatrio) Com base nas normas da redao oficial, julgue os itens seguintes. 19. O tratamento adequado para um Almirante Vossa Senhoria. 20. Ofcio, aviso e memorando so modalidades de texto parcialmente distintos quanto forma. Cespe/Detran/Df/Auxiliar de Trnsito/2009 Texto para os itens de 21 a 32. Considere a hiptese de que o documento a seguir tenha sido redigido para ser encaminhado ao diretor de segu rana no trnsito do DETRAN/DF. Memorando n 3/NUCET Em 5 de fevereiro de 2009. Ao D.D. Diretor de Segurana no Trnsito do DETRAN/DF Assunto: ............................................... Tem ocorrido, em anos anteriores, excessos de motoristas quanto perigosa mistura bebida + direo, nos dias de folia carnavalesca, onde a ingesto de bebidas alcolicas se eleva, em nome da descontrao e da alegria prprios dos brasileiros. 2. Nessa poca, desaparecem as diferenas entre pobre e rico, jovem e velho, mulheres e homens, etodos se lanam folia, como se o mundo fosse acabar amanh. 3. Por causa disso, solicito Vossa Senhoria a presena do Grupo de Teatro do DETRAN na Praa do DI, reduto dos folies mais intempes tivos, onde se verificam muitas ocorrncias de trnsito irresponsvel, no intuito de intensificar as atividades educativas em Taguatinga, neste ano. 4. Certo de contar com vossa ateno, j de monstrada em preitos anteriores, colocome disposio para o que for de seu desejo. Atenciosamente, FSFilho Chefe do Ncleo de Campanhas Educativas de Trnsito Com base no texto apresentado e no que estabelece o Manual de Redao da Presidncia da Repblica acerca da comunicao oficial, julgue os itens a seguir. 21. No indicada a forma de memorando para transmitir mensagens de solicitao, como a contida no texto apresentado; a modalidade correta de expediente oficial, nesse caso, seria o requerimento, uma vez que o signatrio do texto solicita algo que o destinatrio pode ou no conceder ou deferir.

8. O trecho seguinte poderia ser adequadamente parte de um memorando: A principal dificuldade tcnica. No temos equipamento adequado para fazer o processa mento. 9. O expediente informativo pode conter desenvolvi mento e concluso, embora essas partes no sejam obrigatrias. 10. Quando houver a necessidade de que a correspon dncia tenha valor documental, no se pode utilizar o correio eletrnico. 11. O ministro escreveu uma exposio de motivos ao presidente da Repblica propondo o envio de men sagem ao Congresso Nacional. Asduas modalidades de texto sublinhadas esto corretamente empregadas. 12. A exposio de motivos obedece, na forma, aopadro ofcio. 13. Assunto: Oramento. Encaminhamos proposta para o oramento do prximo perodo (...) Respeitosamente, FULANO Diretor Desconsideradas as normas sobre margens e espa amentos, o trecho acima poderia ser considerado como sendo parte adequada de um ofcio ou de um memorando. Dessa forma, entendemos que o contrato no deva ser firmado. Braslia, 14 de setembro de 2009. FULANO Assessor Jurdico O trecho parte de um parecer.
REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

14.

15. Julgue os itens. a) A linguagem do correio eletrnico menos formal que a do ofcio, em razo da flexibilidade carac terstica daquele meio. b) A primeira linha de identificao do destinatrio, num ofcio, pode ser adequadamente preenchida com a expresso A Sua Senhoria a Senhora. c) O vocativo para um senador Senhor Senador,. Julgue os itens a seguir quanto identificao da moda lidade de texto adequada situao. 16. Presidente da Repblica envia a subordinados men sagem de final de ano. (Mensagem)

22. Por ser expedido por um chefe de ncleo a um di retor cargos situados em nveis hierarquicamente diferentes , otexto em questo deve ser substitudo pela modalidade ofcio, mesmo se tratando de comu nicao interna. 23. Est correto o emprego do tratamento Vossa Se nhoria, no terceiro pargrafo do documento em questo, mas incorreto o uso do pronome possessivo de segunda pessoa do plural no quarto pargrafo: vossa ateno. 24. A designao do destinatrio foi expressa de acordo com o estabelecido nas normas de comunicao oficial acerca do memorando. 25. O destinatrio do memorando apresentado ocupa cargo hierarquicamente superior (diretor) ao do emissor (chefe de ncleo). Em vista disso, ofecho correto para esse documento deveria ser: Respeitosamente. Com relao correo gramatical e adequao da lin guagem do texto apresentado s necessidades da redao oficial, julgue os itens seguintes. 26. Por tratarse de expediente oficial, no cabem, no memorando, comentrios e impresses pessoais, como os que se verificam no segundo pargrafo do texto em apreo. 27. Considerandose conciso e uniformizao dois dos princpios que regem a comunicao oficial , oquarto pargrafo inteiramente suprimvel, sem que haja prejuzo para o entendimento, pelo desti natrio, do que solicita o emissor no memorando. 28. Considerandose as duas ocorrncias do advrbio onde, primeiro e terceiro pargrafos do documento, apenas na primeira respeitamse as normas do padro escrito formal da lngua portuguesa para o emprego desse advrbio. 29. Considerandose as normas gramaticais do padro escrito da lngua portuguesa, constitui erro o em prego do acento indicativo de crase antes de Vossa Senhoria, no terceiro pargrafo. 30. Alterandose a ordem dos enunciados do terceiro pargrafo, uma forma estruturalmente correta de reescrever o incio do pargrafo : No intuito de intensificar as atividades educativas em Taguatinga, neste ano, solicito.... 31. No quarto pargrafo do documento em questo, empregase erroneamente preitos em vez do seu parnimo pleitos. No que se refere correo gramatical e adequao da redao oficial, julgue os prximos itens. 32. Expediente que seja emitido em qualquer repartio do DETRAN/DF e se destine ao diretorgeral desse rgo dever apresentar, no texto, o tratamento Vossa Excelncia. 33. Em ofcio encaminhado pelo diretorgeral do DETRAN/DF a ministro de Estado, oemprego do vocativo Senhor Ministro, considerado correto, de acordo com as normas estabelecidas para a reda o oficial. 34. Em expediente que se origine em qualquer diretoria do DETRAN/DF e se dirija a uma deputada, estaro corretos o emprego do vocativo Senhora Deputada, e o tratamento Vossa Excelncia.

35. Utilizado para o envio antecipado de documentos, ofax pode ser arquivado tal como recebido, desde que substitudo pelo documento original no prazo de 3 meses. 36. A troca de mensagens por correio eletrnico adquire valor documental, em rgos do Poder Executivo, apartir do momento em que o destinatrio confirma o recebimento da mensagem. 37. Nas reparties pblicas, esto aptos a fornecer atestados os ocupantes de cargo de diretoria ou os de nvel superior a esse, sob pena de invalidade do documento. 38. Por tratarse de forma de comunicao dispendiosa, aconciso regra fundamental na redao oficial do telegrama. Cespe/Detran/Df/Analista de Trnsito/2009 Texto para os itens de 39 a 47. Considere que Juarez Alencar Cabral, candidato ao car go de Analista de Trnsito do DETRAN/DF, desejando dedicarse integralmente ao estudo dos contedos que seriam exigidos nas provas do respectivo concurso, te nha redigido, em tom gracioso, aseguinte carta para sua noiva. BSB, 8/3/2009. Excelentssima Senhorita: 1. O abaixoassinado, aluno compulsivo de cursos preparatrios para concursos pblicos, dotado da esperana frrea de se tornar breve mente um eminente funcionrio pblico, vem, mui respeitosamente, por meio desta informar a Vossa Senhoria que se inscreveu para o provi mento de vaga no cargo de Analista de Trnsito do DETRAN/DF, e, por esse relevante motivo, suspende por tempo indeterminado o noivado que mantm com a Excelentssima Senhorita, para se dedicar integralmente ao estudo das matrias constantes do respectivo edital. 2. Aproveito o ensejo para manifestarlhe tam bm, outrossim, ainteno de retomar, to logo seja aprovado, minhas funes de noivo junto a Vossa Excelentssima, haja visto o grande amor que te devoto. 3. Reitero protestos de estima e considerao. _______J_._A_._C_a__b_r_a_l_______ JUAREZ ALENCAR CABRAL Com relao carta apresentada na situao hipottica acima e com base no que dispe o Manual de Redao da Presidncia da Repblica acerca de comunicaes oficiais, julgue os itens de 39 a 44. 39. A forma de identificao do signatrio da carta coincide com a recomendada para as comunicaes oficiais, que deve conter os seguintes elementos: a assinatura do remetente, a linha contnua para se apor a assinatura, onome da autoridade que expede a comunicao grafado em maisculas e o alinhamento centralizado.

25

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

26

40. O fecho que consta na carta empregado durante muito tempo em expedientes oficiais de variada natureza permitido, atualmente, somente em mensagens cujo signatrio seja servidor que se dirija a ocupante de cargo imediatamente superior. 41. A variedade de tratamento verificada na carta, tanto no emprego de pronomes pessoais quanto no de prono mes de tratamento, no deve ocorrer em documentos oficiais, pois compromete a modalidade de linguagem que deve ser empregada em redao oficial. 42. A carta, apesar de escrita em tom jocoso, segue a norma de numerao que deve ser aplicada aos pa rgrafos contidos no texto do padro ofcio, princpio que tem o objetivo de facilitar a aluso a qualquer informao do documento. 43. Caso se tratasse de ofcio expedido em repartio pblica, acarta teria de sofrer vrias alteraes. Uma delas a necessidade de fazer constar, margem esquerda superior, otipo e o nmero do expediente, seguidos da sigla do rgo que o expede. 44. A indicao de local e data da carta est em con formidade com as normas do padro ofcio expostas no Manual de Redao da Presidncia da Repblica. Em relao a expresses e palavras empregadas na carta, julgue os itens seguintes. 45. No segundo pargrafo, seria adequado substituir haja visto por qualquer uma das seguintes expres ses: dado, tendo em vista, haja vista. 46. No segundo pargrafo, oadvrbio outrossim, fre quente em expedientes oficiais, est empregado de forma redundante por estar antecedido do advrbio tambm. 47. A expresso vem (...) por meio desta, utilizada no primeiro pargrafo, apesar de ser considerada redundante em comunicaes oficiais, tem seu emprego recomendado quando se quer assegurar o entendimento correto do texto. Cespe/Detran-Df/Analista de Trnsito/2009 com adaptaes Julgue os itens de 48 a 51 quanto ao emprego da norma escrita formal em comunicaes oficiais. 48. Ambas as construes sero tidas como corretas, se figurarem em um expediente oficial: 1. Esses so os recursos de que o Estado dispe. 2. O Governo insiste que a negociao importante. 49. Foram empregadas com correo semntica todas as palavras sublinhadas nos seguintes perodos: Optouse por uma dissenso lenta e gradual ao se reintroduzir o pas ao Estado de Direito. Tratar o pblico com distino obrigao de todo atendente de repartio pblica. Adiscusso do projeto de lei tornouse acirrada quando afloraram as distenses nas hostes oposicionistas. 50. Na elaborao de texto oficial, como norma geral, deve ser evitada a repetio de palavras, buscandose sinnimo ou termo mais preciso para substituir a palavra repetida. No entanto, se a substituio comprometer a inteligibilidade e a coeso do texto, recomendase manter a repetio. 51. Esto corretamente empregados os parnimos des tacados em negrito no seguinte perodo: A adminis trao de um medicamento raramente prescrito no Brasil acabou de ser proscrita nos EUA.

A respeito da redao de expediente, julgue os prximos itens. 52. Em ofcio dirigido a uma senadora e cujo signat rio seja um diretor de um rgo pblico, devero ser empregados o vocativo Senhora Senadora, e o pronome de tratamento Vossa Excelncia, devendo estar flexionados no feminino os adjetivos que se refiram destinatria, como se verifica no seguinte enunciado: Vossa Excelncia ficar sa tisfeita ao saber que foi indicada para presidir a sesso. 53. O envio de documentos, quando urgente, pode ser antecipado por fax ou por correio eletrnico, sendo recomendados o preenchimento de formulrio apro priado (folha de rosto), no caso do fax, ea certificao digital, no caso do email. 54. No caso de relatrio que requeira providncias a serem tomadas, um dos fechos recomendados o se guinte: Esperando que o relatrio expresse fielmente os fatos, pede deferimento. Considere que um servidor do DETRAN/DF tenha redigi do um documento oficial para convidar um embaixador a proferir palestra no rgo e que o trecho a seguir componha tal documento. Memo n6/DIR Em 8 de maro de 2009. Excelentssimo Senhor MARK JERTRUTZ, Convido Vossa Excelncia para proferir palestra na sede do DETRAN/DF sobre as me didas tomadas em vosso pas para melhorar as condies de trnsito nas grandes cidades. Considerando essa situao hipottica, julgue os prximos itens. 55. Foi adequada a escolha da forma memorando, visto que o convite, geralmente, constitui uma comunica o curta. 56. Atende s normas de elaborao do memorando o emprego do vocativo com o nome do embaixador. 57. Atende prescrio gramatical o emprego do prono me possessivo vosso no corpo do texto, dado que o tratamento empregado foi Vossa Excelncia. Cesgranrio/Epe/Assistente Administrativo Jr./2009 58. No quadro abaixo, indique a forma de tratamento e sua respectiva abreviatura, no singular, que esto incorretamente relacionadas ao ttulo.
TTULO FORMA DE TRATAMENTO Vossa Magnificncia Vossa Majestade Vossa Eminncia ABREVIATURA (singular) V.Ex V. Mag V.M V.Em

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

a) b) c) d) e)

Altas autoridades Vossa Excelncia Reitores de Universidades Prncipes, duques Cardeais Sacerdotes

Vossa Reverendssima V.Revma

Cespe/Mma/Agente Administrativo/2009 Julgue o item, acerca de redao oficial e correo gra matical. 59. Na orao Segue anexa a nota editorial, foi atendida regra de concordncia nominal, visto que o adjetivo anexa est no feminino para concordar com a ex presso no feminino a nota editorial, que exerce a funo de sujeito da orao. Cespe/Tst/Analista/2008 O mundo do trabalho tem mudado numa velocidade vertiginosa e, se os empregos diminuem, isso no quer dizer que o trabalho tambm. S que ele est mudando de cara. Como tambm est mudando o perfil de quem acaba de sair da universidade, da mesma forma que as exigncias da sociedade e por que no? do mercado, cada vez mais globalizado e competitivo. 60. A interpretao coerente das ideias do texto permite associar ele tanto com trabalho quanto com mundo do trabalho. Ambiguidades assim devem ser evitadas na redao de textos oficiais. Gabarito 1. E 2. C 3. E 4. E 5. C 6. C 7. C 8. C 9. E 10. E 11. C 12. E 13. E 14. C 15. E, E, C 16. E 17. E 18. C 19. E 20. C REFERNCIAS BRASIL. Presidncia da Repblica. Manual de Redao da Presidncia da Repblica / Gilmar Ferreira Mendes e Nestor Jos Forster Jnior. 2. ed. rev. eatual.Braslia: Presidncia da Repblica, 2002. www.planalto.gov.br LEITO, Everardo. Argumentao e Relatrio. Braslia: Texto, 1998. 21. E 22. E 23. C 24. E 25. C 26. C 27. C 28. E 29. C 30. C 31. C 32. E 33. C 34. C 35. E 36. E 37. E 38. C 39. E 40. E 41. C 42. E 43. C 44. E 45. C 46. C 47. E 48. E 49. E 50. C 51. C 52. C 53. C 54. E 55. E 56. E 57. E 58. C 59. C 60. C

27

REDAO DE CORRESPONDNCIAS OFICIAIS

Formato 15 x 21cm Mancha 16,5 x 22,6cm Papel Offset Gramatura 70 gr/m2 Nmero de pginas 28 Impresso e acabamento

SEPN 509 Ed. Contag 3 andar CEP 70750-502 Braslia/DF SAC: 0800 600 4399 Tel.: (61) 3034 9576 Fax: (61) 3347 4399 www.vestcon.com.br

S-ar putea să vă placă și