Sunteți pe pagina 1din 16

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS SEGURANA DA INFORMAO

BIOS UEFI

OURINHOS 2012

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS SEGURANA DA INFORMAO

ALLISON JUNIOR DE OLIVEIRA DENILSON LOPES DA PALMA JOO PAULO DE PAULA MIRA RODRIGO CESAR TEIXEIRA

BIOS UEFI

BIOS UEFI, apresentado a Fatec Ourinhos, como exigncia parcial aprovao na Disciplina Diagnstico e Solues de Problemas de Tecnologias da Informao. Professor: Esp. Carlos Alberto Pereira dos Santos

OURINHOS

2012

SUMRIO

1. INTRODUO......................................................................................................................3 2. O BIOS E SUAS LIMITAES............................................................................................4 3. BIOS UEFI: O NOVO PADRO...........................................................................................5 4. COMO SER O NOVO PROCESSO DE INICIALIZAO?.............................................6 5. AMBIENTE DE DRIVERS....................................................................................................8 6. COMPATIBILIDADE.............................................................................................................9 7. VANTAGENS DO BIOS UEFI............................................................................................10 8. O MERCADO DO UEFI......................................................................................................11 9. CONSIDERAES FINAIS................................................................................................12 REFERNCIAS........................................................................................................................13

1. INTRODUO

Uma iniciativa tomada pela Intel em 2003 e depois conduzida por um consrcio que envolve gigantes do hardware como HP, AMD, Intel entre outras, est colocando um fim no velho e retrgrado BIOS (Sistema Bsico de Entrada/Sada) e iniciando a era do UEFI (Unified Extensible Firmware Interface, ou algo como Interface de Firmware Unificada e Extensvel), uma tecnologia que oferece mais funcionalidade e flexibilidade, independncia total da plataforma e possibilidade de executar aplicaes sem ter que iniciar o sistema operacional. J estava mais do que na hora de reformular o processo de carregamento dos recursos de hardware e software dos computadores pessoais, pois, embora tenha recebido algumas melhorias ao longo dos anos o BIOS j chegou a seu limite de desenvolvimento h tempos, dificultando em partes a criao de novos padres de hardware, velocidade do sistema, entre outros fatores. O trabalho destina-se ao desenvolvimento do tema BIOS UEFI e para isso ser feito uma exposio geral assunto e, para tal, a abordagem usada ser a mais intuitiva possvel. Como veremos ao desenrolar dos captulos seguintes, com a vinda do novo padro, o processo de boot atual, que o mesmo h mais de 26 anos, est com seus dias contados.

2. O BIOS E SUAS LIMITAES

H quase trs dcadas atrs, o BIOS foi projetado para dar suporte bsico ao hardware e inicializar os sistemas operacionais nos computadores. Entretanto, ao longo dos anos as tecnologias dos componentes que compem um sistema de computador evoluram muito ao contrrio do defasado BIOS que apenas recebeu algumas modificaes pontuais no muito relevantes. O que o manteve no mercado at os dias de hoje a sua importante e at pouco tempo insubstituvel funo: passar instrues ao processador de como ele dever trabalhar com os dispositivos essenciais para o boot do sistema operacional. Porm o BIOS se tornou um exemplo de desproporcionalidade no aperfeioamento dos computadores e entre os seus fatores limitantes esto: Possui interface de 16 bits; Possui espao de endereamento muito pequeno, apenas 1024KB; Suporte a um nmero limitado de componentes inicializveis, pois foi criado numa poca em que o nmero de perifricos onboard era muito inferior se comparado ao que temos hoje. Risco de inutilizar a placame durante uma atualizao do firmware devido a vrios fatores como uma queda de energia ou uso arquivos corrompidos. Dificuldade de programao devido linguagem utilizada para tal ser de baixo nvel e, por no ser modular, todo o cdigo dever ser reescrito em uma atualizao de recursos ou correo de erros. Estas limitaes levaram ao desenvolvimento de uma nova arquitetura para substituir o BIOS. A nova gerao, chamado de UEFI ( Unified Extensible Firmware Interface), alm de superar as barreiras impostas pelo BIOS oferece algumas outras vantagens o que torna muito atraente sua adoo pelos fabricantes.

3. BIOS UEFI: O NOVO PADRO

Desenvolvido inicialmente pela Intel com o apoio da Microsoft nos anos 90 juntamente com as plataformas para processadores Itanium, o EFI (Interface de Firmware Estendida como foi denominado a princpio) veio com a inteno de futuramente substituir o BIOS e suas limitaes, alm de oferecer outras funcionalidades. Em 2005, a Intel deixou o desenvolvimento do EFI na sua verso 1.10 a cargo do Unified EFI Forum, um consrcio que engloba muitas das maiores fabricantes de hardware do mundo, incluindo a prpria Intel, criado a fim de modernizar o processo de boot. O consrcio gerencia atualmente a especificao, renomeada para UEFI (Interface de Firmware Unificada e Extensvel), que est na sua verso 2.3.1. A primeira das vrias vantagens do BIOS UEFI que o mesmo constitudo de mdulos em linguagem C, permitindo alterao de partes do cdigo sem alterar sua estrutura, o que facilita atualizaes e a correo dos erros existentes. Alm disso, ele pode ser carregado por meio de qualquer recurso de memria no voltil e levar todos os drivers necessrios para sua operao, se tornando assim independente de qualquer sistema operacional. Para os consumidores a grande vantagem que o novo sistema poder acelerar o processo de inicializao da mquina, reduzindo para poucos segundos (ou at menos de um segundo) o tempo entre o apertar do boto ligar at o carregamento do sistema operacional. Alm disso, uma srie de novos recursos como suporte a extenses e um shell bsico acompanham o UEFI.

4. COMO SER O NOVO PROCESSO DE INICIALIZAO?

No processo tradicional o arranque do sistema feito por um programa escrito em Assembler e armazenado na memria CMOS ( Complementary Metal Oxide Semicondutor) da mquina por meio de um firmware. Este programa chamado de BIOS (Sistema Bsico de Entrada/Sada) e tem a funo de informar ao processador como trabalhar com os dispositivos essenciais para o boot do sistema como teclado, portas, unidades de armazenamento, entre outros. Ao pressionar o boto ligar no gabinete, o BIOS faz um rastreamento verificando todos os dispositivos de hardware conectados ao PC e se estes esto funcionando. Tal processo chamado de POST ( Power-On Self Test). Aps a verificao os dados coletados ficam armazenados evitando assim um desperdcio de tempo em uma futura inicializao. Em seguida o BIOS faz uma leitura no primeiro setor (denominado Master Boot Record) dos dispositivos de armazenamento em busca de um sistema operacional instalado. Encontrado o sistema operacional o BIOS passa ento a ele o controle da mquina. Na inicializao por UEFI, ao ligar a mquina executado o processo de pr-inicializao EFI (PEI), que inicia a CPU, o chipset e o firmware UEFI onde so carregados os drivers (ver captulo 5) independentemente do sistema operacional (tornando assim o boot e funcionamento do sistema mais rpido). Logo depois o gerenciador de boot UEFI iniciado a partir de uma partio do tipo FAT32. A partir da, o UEFI pode iniciar qualquer aplicao previamente configurada automaticamente (como o shell UEFI ou o boot de um sistema operacional) ou pode-se usar a sua interface de configurao que inteiramente grfica e com suporte ao uso do mouse. Em 2009 durante a Intel Developer Forum, o maior evento mundial voltado desenvolvedores de tecnologia, a empresa Phoenix Technologies fez uma demonstrao do boot de um notebook Lenovo ThinkPad com firmware UEFI. Em menos de um segundo aps apertar o boto para ligar, quase que imediatamente a luz do armazenamento comeou a piscar, carregando o SO, num processo que demorou apenas 13 segundos at o aparecimento da tela desktop do Windows 7.

Um vdeo da demonstrao da Phoenix pode ser visto no site Engadget.

5. AMBIENTE DE DRIVERS

O UEFI fornece protocolos especficos de comunicao entre os drivers (que so especficos para a arquitetura) e os dispositivos a fim de facilitar a troca de dados entre eles. Alm disso, seu ambiente de drivers, chamado EFI Byte Code (EBC), independente do processador, o que permite ao sistema UEFI iniciar e operar os dispositivos (com exceo a funes especficas do hardware que necessitam de driver adicional e compatvel ao sistema operacional que ir oper-lo, como as placas de vdeo high-end).

6. COMPATIBILIDADE

A transio da BIOS para UEFI deve acontecer naturalmente em relao aos perifricos, visto que a nova arquitetura est apta a funcionar com os dispositivos que usamos atualmente. No que diz respeito aos recursos de software, existem algumas limitaes. A nova arquitetura projetada para funcionarem com sistemas 32 e 64 bits, porm os fabricantes no oferecem suporte para o booting em mquinas 32 bits e como consequncia sistemas operacionais mais velhos como Windows XP e a verso 32 bits do Vista no sero atualizados (oficialmente) para funcionarem com o boot UEFI. No caso do Linux, basta uma atualizao do kernel para usufruir da tecnologia. Alguns fabricantes (poucos) disponibilizam um firmware UEFI que d suporte ao boot tradicional por BIOS atravs de um Compatibility Support Module (CSM) ou traduzindo a grosso modo: Mdulo de Suporte para Compatibilidade.

10

7. VANTAGENS DO BIOS UEFI

Alm da economia de tempo na inicializao da maquina, outras vantagens so relevantes aos consumidores. A interface do novo BIOS totalmente grfica e com menus didticos, o que a deixa cheia de estilo e fcil de interagir principalmente pelo seu suporte ao mouse, permitindo que at os mais leigos se arrisquem a manuse-la sem medo. O usurio ainda pode navegar na internet, acessar emails, fazer varredura de antivrus, atualizar o firmware, tudo por meio de aplicativos sem precisar iniciar o sistema operacional. O UEFI promete ainda que em breve ser possvel utilizar-se de mais funcionalidades com uma melhor aparncia e maior flexibilidade, como a utilizao de vrias ferramentas baseadas na web. Aquele problema com discos rgidos com mais de 2.2 TB devido a limitao do BIOS tradicional no existe com o BIOS UEFI. Eles sero perfeitamente reconhecidos e utilizveis sem a necessidade de dividi-los em duas parties. Os fabricantes podero adicionar funcionalidades exclusivas por meio de extenses e do shell bsico suportado pelo BIOS UEFI. Os novos sistemas operacionais sero desenvolvidos pensando na nova arquitetura que, assim, poder ter maior integrao com o SO. Um bom exemplo o Windows 8.

11

8. O MERCADO DO UEFI

Desde 2006, uma das empresas mais respeitadas do planeta tem colocado prova o novo sistema de booting: a Apple. Isso mostra todo o valor do UEFI. Outras grandes empresas vem implementando ou j lanaram produtos com a tecnologia como, por exemplo: Asus, MSI, Lenovo, Dell, Hewlett Packard. Segundo a Intel um nmero cada vez maior de plataformas ser equipado com UEFI, ao invs de uma BIOS convencional, o que nos leva a crer que o novo sistema ir substituir gradualmente o BIOS tradicional, pois nem todos os fabricantes de hardware adotaram o novo padro ainda, o que provavelmente no demorar a acontecer.

12

9. CONSIDERAES FINAIS

Vrias deficincias do BIOS tradicional foram notadas ao longo de sua existncia, mas agora uma nova e moderna tecnologia vem crescendo no mercado prometendo ultrapassar as barreiras atuais. Com uma simples atualizao da BIOS UEFI, o usurio talvez nem precise acessar as configuraes do setup para que a placame reconhea um novo dispositivo, mas caso isso seja necessrio no ser uma tarefa difcil mesmo para quem leigo no assunto. Com um desempenho invejvel, uma interface mais elegante e intuitiva e muitas outras funcionalidades, o UEFI no deixa duvidas quanto a seu potencial e se ser um grande aliado aos novos sistemas o que ajudar a conduzir os PCs para uma nova era da computao, mesmo estando na era ps-PC.

13

REFERNCIAS

ARCHLINUX. Unified Extensible Firmware Interface . Disponvel em: < https://wiki.archlinux.org/index.php? title=Unified_Extensible_Firmware_Interface&oldid=221446&printable=yes>. Acesso em: 15 setembro, 2012. DAQUINO, Fernando. UEFI: tecnologia pretende matar a BIOS e ligar o computador em 5 segundos. Disponvel em: <http://www.tecmundo.com.br/uefi/5753-uefitecnologia-pretende-matar-a-bios-e-ligar-o-computador-em-5-segundos.htm>. Acesso em: 15 setembro, 2012. KHOTARI, Rajiv. A Verdadeira Importncia do BIOS UEFI . Disponvel em: < http://www.clubedohardware.com.br/artigos/A-Verdadeira-Importancia-do-BIOSUEFI/2368>. Acesso em: 13 setembro, 2012. MARTINS, Elaine. BIOS UEFI: porque esta arquitetura importante para o mundo da computao. Disponvel em: <http://www.tecmundo.com.br/placa-mae/14397bios-uefi-por-que-esta-arquitetura-e-importante-para-o-mundo-da-computacao.htm>. Acesso em: 18 setembro, 2012. MONQUEIRO, Julio Cesar Bessa. UEFI. Disponvel <http://www.hardware.com.br/termos/uefi>. Acesso em: 11 Setembro, 2012. em:

MONQUEIRO, Julio Cesar Bessa. UEFI da Phoenix carrega o sistema em menos de um segundo. Disponvel em: < http://www.hardware.com.br/noticias/200909/4ABD1430.html>. Acesso em: 11 Setembro, 2012. SCHMID, Patrick.; ROSS, Achim. Say Goodbye To Your BIOS: Hello, UEFI!. Disponvel em: <http://www.tomshardware.com/reviews/intel-uefifirmware,2486.html>. Acesso em: 13 setembro, 2012.

S-ar putea să vă placă și