Sunteți pe pagina 1din 2

Cultura: o conjunto de manifestaes artsticas, sociais, lingusticas e comportamentais de um povo ou civilizao, como exemplo de atividades podemos citar: msica,

, teatro, rituais religiosos, danas, arquitetura, lngua falada e escrita, mitos, hbitos alimentares, invenes, pensamentos entre outros. Sentido sociolgico da palavra cultura no o mesmo da linguagem do senso comum, na linguagem sociolgica tudo o que resulta da criao humana. "Um todo complexo que abarca conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade; no decorre da herana biolgica do homem, mas de capacidades por ele desenvolvidas atravs do convvio social". Nenhuma cultura pode ser compreendida pela "lgica" da outra pois cada cultura possu sua prpria "lgica" no existe culturas superiores ou inferiores apenas diferentes. A cultura tem como funo evidente satisfazer necessidades humanas, quando faz instrumentos de caa necessidade de alimento, quando faz casaco necessidade de proteger-se do frio. Mas tambm com as formas estabelecidas como corretas na cultura da sua sociedade para satisfaz-las, pois toda cultura inevitavelmente normativa, ela estabelece limites a essa satisfao. A cultura tambm cria necessidades para o homem, por exemplo: o vesturio, a funo principal no proteger do clima, tem funo moral, esttica, simblica. J o Indivduo um conceito para definir um sujeito singular. a unidade que compe um grupo. Ou seja, aquilo que indivisvel. Pessoa considerada isoladamente, em relao a uma coletividade. A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanas tnicas, culturais, polticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas, tambm existem as sociedades animais. Est implcito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupao mtuo sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade muitas vezes usado como sinnimo para o coletivo de cidados de um pas, governados por instituies nacionais que lidam com o bem-estar cvico. Apesar das suas caractersticas comportamentais especificas, o homem no nasce social, porm somente adquire as caractersticas comportamentais conhecidas como

tipicamente humana atravs da socializao: transmisso e assimilao de padres de comportamento, normas, valores, crena, bem como desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicao simblica.

Depois da Segunda Guerra Mundial e do extermnio de milhes de indivduos pertencentes a povos que pretensos representantes de valores culturais superiores definiram como sub-humanos, a antropologia cultural promoveu a abertura das mentalidades, a compreenso e o respeito pelas normas (valores das outras culturas Mensagens fundamentais: Em todas as culturas encontramos valores positivos e valores negativos; Se certas normas e prticas nos parecem absurdas devemos procurar o seu sentido integrando-as na totalidade cultural sem a qual so incompreensveis, O conhecimento metdico e descomplexado de culturas diferentes da nossa permite-nos compreender o que h de arbitrrio nalguns dos nossos costumes, torna legtimo optar, por exemplo, por orientaes religiosas que no aquelas em que fomos educados, questionar determinados valores vigentes, propor novos critrios de valorao das relaes sociais, com a natureza, etc.

De acordo com defesa da diversidade cultural no existiriam valores universais ou normas de comportamentos vlidos independentemente do tempo e do espao. As valoraes so relativas a um determinado contexto cultural, pelo que julgar as prticas de uma certa sociedade, no existindo escala de valores universalmente aceite, seria avali-los em funo dos valores que vigoram na nossa cultura.

S-ar putea să vă placă și