Sunteți pe pagina 1din 78

1.

INTRODUO

1. INTRODUO

Historicamente podemos observar, que as pessoas que no se enquadram nos padres normais que a sociedade estabelece, tem sido de alguma forma esquecidos e marginalizadas por esta. As crianas e jovens com deficincia mental, por possurem caractersticas fsicas mentais que fogem deste padres pr estabelecidos so, ainda nos dias de hoje alvos de algum preconceito e marginalizao. (Brito & Cunha, 2004) No entanto cada vez mais frequente observar a preocupao por parte da sociedade pela sade e bem-estar assim como a reabilitao deste tipo de populaes. Derivado desta preocupao crescente, temos assistido nos ltimos anos ao surgimento de vrios estudos direccionados a populaes com deficincia mental, porm, estes so ainda escassos e na sua maioria voltados fundamentalmente para questes de ordem clnica. No querendo com isto retirar qualquer mrito a estes estudos, devemos referir, o efeito positivo que estes estudos tiveram na melhoria da qualidade de vida destas populaes. Tal como os indivduos ditos normais, esta populao apresenta diferenas quer ao nvel de capacidades e de comportamento que nunca podemos esquecer que existem. Quando trabalhamos com pessoas com deficincia necessrio ter em considerao a histria familiar da pessoa, o ambiente em que vive, a situao socio-econmica, capacidades e dificuldades e ainda as relaes sociais que estas apresentam. (Brito & Cunha, 2004). Uma das condies de deficincia mental mais comuns e objecto do nosso estudo, o Sindroma de Down. Segundo Campos (2005), desde o incio dos anos 70, foram realizados estudos importantes sobre o desenvolvimento das crianas e adultos com este Sndroma. Estes estudos surgem em consequncia do crescente interesse por esta populao, cativando assim muitas reas cientficas a debruarem-se sobre este tema. Uma das reas cientficas que tem desenvolvido vrios estudos em torno do Sindroma de Down a psicologia, dentro desta rea so diversos os domnios alvo de investigao, sendo um destes as autoprecepes, que ser o tema principal do nosso estudo.

difcil ainda hoje definir autopercepes de uma forma conceptual, porm todas as definies propostas por vrios autores, vo de encontro ideia de que as autopercepoes so um conjunto percepes que cada um tem acerca de si prprio. A importncia das autopercepoes na compreenso do comportamento e melhoria da qualidade de vida de populaes com deficincia mental, torna esta temtica de extrema importncia. Em torno das autopercepes so escassos os estudos at agora efectuados em populaes com Sindroma de Down, no nosso Pas, podemos referenciar apenas o estudo de Campos (2005). Utilizando como instrumento a Escala Pictrica da Competncia Percebida e Aceitao Social para Crianas com Paralisia Cerebral, adaptada para a realidade portuguesa por Corredeira (2001), baseada na escala desenvolvida por Vermeer & Veenhof (1997), que para a sua elaborao apoiaram-se na Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance in Young Children (Harter & Pike, 1984). O presente estudo utilizar o mesmo instrumento utilizado por Campos (2005), contudo focaremos a nossa ateno unicamente na dimenso da aceitao social, pertencente ao constructo multidimencional das autopercepes. Esta dimenso das autopercepes assume uma grande importncia em populaes com Sndroma de Down. Perceber esta temtica e conhecer o seu comportamento, poder trazer fortes benefcios para a sociabilizao e incluso desta populao. A dimenso da aceitao social composta por dois domnio: a aceitao parental e a aceitao dos pares, considerando que estes domnios so o conjunto de relaes sociais significativas das crianas e jovens. As crianas com deficincia mental, embora apresentem vrias dificuldades e um nvel de desenvolvimento lento relativamente s crianas ditas normais, elas podem atravs dos mecanismos de interaco com os pares, vir a adquirir competncias que lhes permitam evoluir nas suas aprendizagens e atingir uma certa autonomia. (Martinho, 2004), por sua vez os pais, pela gama de interaces e relaes que so desenvolvidas entre os membros familiares, assumem um papel crucial no desenvolvimento do indivduo. (Dessen & Lewis, 1998)

Posto isto devemos assumir esta pesquisa como um contributo no sentido de oferecer um nvel de vida melhor s populaes com Sindroma de down, procurando com ela aprofundar o conhecimento das autopercepes destes indivduos e delinear estratgias de avaliao e interveno que possibilitem o alcance de valores cada vez mais positivos daquilo que um grande indicador do bem estar psicolgico e preditor da conduta, as autopercepes.

O seguinte documento estar organizado em sete captulos, o primeiro ser a Introduo do estudo, que comportar a contextualizao do problema, os objectivos do estudo e a sua pertinncia. No segundo captulo procederemos Reviso de Literatura, este ser a anlise de estudos j realizados e ser o suporte terico do nosso estudo. A reviso de literatura ser composta por trs subcaptulos: Deficincia mental e Sndroma de Down, Benefcios da pratica desportiva e Autopercepes. O captulo trs ser dedicado Metodologia utilizada na concretizao deste estudo, nesta estaro contidas as explicitaes relativas amostra, aos instrumentos utilizados, aos procedimentos de aplicao do instrumento e por ultimo aos procedimentos de anlise e tratamento dos dados. O seguinte captulo ser dedicado Apresentao dos Resultados, e sua respectiva analise. No captulo cinco ser feita a Discusso dos Resultados obtidos no nosso estudo e o confronto destes com outros estudos. Para terminar iremos apresentar as nossas concluses e a lista de referncias bibliogrficas utilizadas, captulos seis e sete respectivamente. As ltimas pginas sero dedicadas aos anexos que consideramos pertinentes.

2. REVISO DE LITERATURA

2. REVISO DE LITERATURA

2.1. DEFICIENCIA MENTAL E SNDROMA DE DOWN


Neste subcaptulo da reviso de literatura ser definida deficincia mental, seguida da abordagem de uma das suas condies, a Sndroma de Down.

2.1.1. Deficincia mental


Segundo Albuquerque M., (s.d.), neste sculo, tm-se procurado elaborar critrios de definio claros para definir deficincia mental, porm, esta tarefa tem-se revelado particularmente difcil. A definio da deficincia mental permanece controversa, no obstante os progressos notveis nos conhecimentos tericos e nas prticas reabilitativas verificados nas ltimas dcadas. As dificuldades inerentes delimitao deste conceito traduzem a impossibilidade de incluir em definies unitrias todo o espectro da variabilidade inter individual. Assim, as definies da deficincia mental so geralmente formais, isto , procuram abstrair o que h de comum a objectos muito diferentes, dada a dificuldade em definir de forma precisa a diversidade que a constitui. Por outro lado, a evoluo histrica deste conceito demonstra que as suas definies foram consideravelmente influenciadas por exigncias sociais, culturais, polticas e administrativas. (Albuquerque, s.d.)

So essencialmente quatro as conceptualizaes da deficincia mental dominantes, como dfice comunicao; como dfice funcional e adaptativo; como dfice cognitivo; como dfice social.

Apesar das vrias definies, existem duas instituies consagradas na rea que definem deficincia mental como:

Segundo a AAMR (American Association on Mental Retardation):

Deficincia mental caracterizada por limitaes significativas de ordem funcional, intelectual e de comportamento adaptativo, expresso nas habilidades prticas, sociais e conceituais. As limitaes surgem antes dos dezoito anos de idade.

Segundo a APA (American Psychiatric Association):

Deficincia mental refere-se a limitaes significativas no funcionamento intelectual global, acompanhadas por limitaes no funcionamento adaptativo, em pelo menos duas das seguintes reas: comunicao, cuidados prprios, vida domstica, competncias sociais/interpessoais, uso de recursos comunitrios, autocontrolo, competncias acadmicas funcionais, trabalho, tempos livres, sade e segurana.

2.1.2. Sndroma de Down


De entre as vrias condies de deficincia mental existentes, consideraremos neste subcaptulo a Sndroma de Down. Esta a condio da deficincia metal que ser objecto do nosso estudo.

2.1.2.1 Definio Sndroma defenido por um conjunto de caractersticas que prejudicam de algum modo o desenvolvimento do indivduo. Down refere-se ao sobrenome do mdico que descreveu a sndroma em 1866 (Santiago et al, 1997). A Sndroma Down poder ser definida, por uma anomalia gentica causado pela presena de um cromossoma extra, que resulta na anomalia fsica e mental manifestada em vrios graus. Porm, existem outras definies que consideram a Sndroma de Down como um atraso do desenvolvimento, tanto nas funes motoras do corpo como das funes mentais (Frug, 2001)

10

Devem ser consideradas 3 classes distintas de Sndroma de Down. Todas elas representam anomalias cromossmicas: Trissomia 21 O cromossoma extra, em cerca de 95% dos casos origina-se pela existncia de um erro de disjuno dos cromossomas nas divises celulares responsveis pela formao dos gmetas (vulo e espermatozide). Esses erros levam formao de gmetas sem o cromossoma 21, e de outros com dois cromossomas 21. Se um gmeta do primeiro tipo participar na fertilizao, ser formado um zigoto com apenas um cromossoma 21. Se um gmeta com dois cromossomas 21 participar na fertilizao, o zigoto, portador de uma trissomia livre (trs cpias do cromossoma 21), pode desenvolver-se mas origina indivduo com a Sndroma de Down. Mosaicismo Um erro na disjuno cromossmica pode ocorrer, ainda, durante as primeiras divises celulares de um zigoto normal, levando formao de clulas com um cromossoma 21 ou trs cromossomas 21 (trissomia). Frequentemente as clulas com trs cromossomas 21 mantm-se no organismo, junto com as clulas com dois cromossomas 21, originando indivduos com mosaicismo e portadores da Sndroma de Down; enquanto as clulas comum cromossoma 21 so inviveis e no se desenvolvem. O mosicismo tem uma frequncia de ocorrncia de 1 a 3 %. Translocao Aproximadamente 3 a 4 % das pessoas com sndroma de Down, possuem uma translocao no equilibrada de apenas uma poro, ou mais frequentemente, de todo o cromossoma 21.Este mecanismo difere daquele que acontece na trissomia simples do 21.Ao contrrio da trissomia simples, que resultado de uma alterao cromossmica numrica, devido a uma no disjuno na formao dos gmetas (meiose), na

11

translocao alm de dois cromossomas 21 normais, existe um cromossoma 21 extra, resultante da unio com outro cromossoma. 2.1.2.2 Etiologia No foi exactamente esclarecida a causa da sndroma, no entanto, alguns factores so considerados de risco, devido a grande incidncia em que gestaes na presena destes vm apresentando alteraes genticas. Os factores de riscos podem ser classificados como endgenos e exgenos. Um dos principais factores de risco endgenos a idade da me, que em idade avanada apresentam ndices bem mais altos de risco, devido o facto de os seus vulos envelhecerem tornando-se mais propensos a alteraes (Silva, 2002).

Figura 1. Grfico de frequncia da ocorrncia do Sindroma de Down para as diferentes idades maternas

Quanto aos factores exgenos Dessen & Silva (2002), apontam como possveis causas, a exposio a radiaes ionizantes e o uso de plulas anticoncepcionais, porm a segunda causa no foi ainda comprovada. 2.1.2.3. Perfil Os indivduos com Sndroma de Down tem como principais caractersticas fenotpicas, a braquicefalia, descrita por um dimetro fronto-occipital muito pequeno,

12

fissuras palpebrais com inclinao superior, pregas epicnticas, base nasal achatada e hipoplasia da regio mediana da face. Podemos observar tambm, que o pescoo curto, podendo estar presente apenas uma prega palmar; a pina pequena e displsica; a lngua protusa e hipotnica; h clinodactilia do 5 dedo das mos e uma distncia aumentada entre o 1 e os 2 dedos dos ps. Em geral, as crianas com Sindroma de Down apresentam hipotonia muscular (Silva & Dessen, 2002).

2.1.2.4. Problemas de sade associados sndroma de Down De acordo com a publicao do ministrio da sade Brasileiro, a criana com Sndroma de Down tem maior probabilidade de apresentar um comprometimento da sade em virtude de alteraes congnitas e predisposies caractersticas da sndroma. Este comprometimento pode afectar o corao, os pulmes, a coluna cervical, a produo de hormonas, a viso e a audio: Cardiopatias As cardiopatias congnitas esto presentes em aproximadamente 50 % dos casos. Ela deve ser detectada com urgncia, para que a criana possa ser encaminhada para a cirurgia cardaca em tempo expedito. Logo no nascimento, a criana deve passar por um minucioso exame cardiolgico, que inclui desde a ausculta dos batimentos cardacos, a constatao da possvel presena de sopro, o exame anatmico do trax, at a realizao de exames mais completos como o electrocardiograma e principalmente o eco cardiograma. Problemas mais comuns encontrados so: - Defeito do canal atrioventricular. - Comunicao interventricular. - Comunicao inter-atrial. - Tetralogia de Fallot.

13

A criana que possui uma cardiopatia congnita pode apresentar alguns sinais indicadores, como: baixo ganho de peso; desenvolvimento mais lento quando comparada s outras crianas com a mesma sndroma; malformaes torcicas; cianose de extremidades; cansao constante. Problemas Pulmonares A maioria das crianas com Sndroma de Down apresenta constantes resfriados e pneumonias de repetio. Isto se deve a uma predisposio imunolgica e prpria hipotonia da musculatura do trato respiratrio. O ideal trabalhar na preveno das doenas respiratrias. A natao pode ser aconselhada quando no h contra indicaes devido presena de otites ou cardiopatias. Instabilidade Atlanto-Axial Aproximadamente 10 a 20% das crianas ou jovens com Sndroma de Down apresentam a instabilidade atlanto-axial. Esta alterao consiste em um aumento do espao intervertebral entre a primeira e segunda vrtebra da coluna cervical. Ela causada por alteraes anatmicas (hipoplasia do processo odontide) e pela hipotonia msculo-ligamentar. A instabilidade pode levar a uma sub luxao, e esta pode causar leso medular ao nvel cervical, gerando comprometimento neurolgico (sensivo motor) ou at a morte, por parada respiratria ocasionada por leso do centro respiratrio medular. So contra indicados os movimentos bruscos do pescoo, que podem ocorrer em actividades como: mergulho, nado golfinho, cambalhotas, equitao.

14

Problemas endcrinos A disfuno mais comum da tiride nas pessoas com Sndroma de Down o hipotiroidismo. Ela ocorre em aproximadamente 10% das crianas e em 13 a 50 % dos adultos com a sndroma. A presena desta alterao pode ser a causa da obesidade, alm de prejudicar o desenvolvimento intelectual da criana. Problemas visuais comum a criana com Sndroma de Down apresentar problemas visuais. Cerca de 50% delas tm dificuldade na viso para longe, e 20% na viso para perto. Os problemas mais comuns so a miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, ambliopia, nistagmo ou catarata. Algumas crianas tm apresentado tambm obstruo dos canais lacrimais. Problemas auditivos Grande parte das crianas com Sndroma de Down (cerca de 60 a 80%) apresenta rebaixamento auditivo uni ou bilateral. Os deficits auditivos so leves ou moderados na maioria dos casos, e podem ter como causas: - Aumento de cera no canal do ouvido. - Acumule de secreo no ouvido mdio. - Frequentes infeces de ouvido, formato anormal dos ossculos no ouvido mdio. O rebaixamento auditivo tambm pode prejudicar o desenvolvimento global da criana.

15

Outros problemas associados Casos de distrbios emocionais, depresso, doena de Alzheimer, autismo e leucemia esto associados, ainda que alguns em baixos ndices, ao jovem ou ao adulto com Sndroma de Down. importante ter claro que quanto antes e melhor for atendida a criana com Sndroma de Down maiores hipteses ela ter de um bom desenvolvimento e integrao social. Vrios aspectos podem contribuir para um aumento do desenvolvimento da criana com sndroma de Down: A interveno precoce na aprendizagem, monitorizao de problemas comuns como a tiride, tratamento mdico sempre que relevante, um ambiente familiar estvel e, condutor prticas vocacionais, so alguns exemplos. Por um lado, o sndroma de Down salienta as limitaes genticas e no pouco que se pode fazer para as sobrepor, por outro, tambm saliente que a educao pode produzir excelentes resultados independentemente do incio. Assim, o empenho individual dos pais, professores e terapeutas com estas crianas pode produzir resultados positivos inesperados.

2.1.2.5. Desenvolvimento das crianas com Sndroma de Down A sequncia de desenvolvimento da criana com Sndroma de Down geralmente bastante semelhante de crianas sem a sndroma e as etapas e os grandes marcos so atingidos, embora em um ritmo mais lento.Esta demora para adquirir determinadas habilidades pode prejudicar as expectativas que a famlia e a sociedade tenham da pessoa com Sndroma de Down. Durante muito tempo estes indivduos foram privados de experincias fundamentais para o seu desenvolvimento porque no se acreditava que eram capazes. Todavia, actualmente j comprovado que crianas e jovens com Sndroma de Down podem alcanar estgios muito mais avanados de raciocnio e de desenvolvimento. (Ministrio da Sade Brasileiro, 1994)

16

Desenvolvimento Psicomotor Uma das caractersticas principais da Sndroma de Down, e que afecta directamente o desenvolvimento psicomotor, a hipotonia generalizada, presente desde o nascimento. Esta hipotonia origina-se no sistema nervoso central, e afecta toda a musculatura e a parte ligamentar da criana. Com o passar do tempo, a hipotonia tende a diminuir espontaneamente, mas ela permanecer presente por toda a vida, em graus diferentes. A criana que nasceu com Sndroma de Down vai controlar a cabea, rolar, sentar, arrastar, engatinhar, andar e correr, excepto se houver algum comprometimento alm da sndroma. A brincadeira deve estar presente em qualquer proposta de trabalho infantil, pois a partir dela que a criana explora e adquire conceitos, sempre aliados inicialmente movimentao do corpo. O trabalho psicomotor deve enfatizar os seguintes aspectos: - O equilbrio a coordenao de movimentos - A estruturao do esquema corporal - A orientao espacial - O ritmo - A sensibilidade - Os hbitos posturais - Os exerccios respiratrios Todos estes aspectos devem ser trabalhados dentro de actividades que sejam essencialmente interessantes para a criana. A utilizao da brincadeira e dos jogos com regras fundamental para que a criana tenha uma participao proveitosa e prazerosa no trabalho de estimulao, tendo consequentemente um melhor desempenho.

17

Desenvolvimento Cognitivo Embora a Sndroma de Down seja classificada como uma deficincia mental, no se pode nunca pr determinar qual ser o limite de desenvolvimento do indivduo. Historicamente, a pessoa com Sndroma de Down foi rotulada como deficiente mental severo, em decorrncia deste rtulo acabou por ser privada de oportunidades de desenvolvimento. A educao da pessoa com Sndroma de Down deve atender s suas necessidades especiais sem se desviar dos princpios bsicos da educao proposta s demais pessoas. A criana deve frequentar desde cedo a escola, e esta deve valorizar sobretudo os acertos da criana, trabalhando sobre suas potencialidades para vencer as dificuldades. A aprendizagem da pessoa com Sndroma de Down ocorre a um ritmo mais lento. A criana demora mais tempo para ler, escrever e fazer contas. No entanto, a maioria das pessoas com esta sndroma tem condies para ser alfabetizada e realizar operaes lgico-matemticas. A educao da pessoa com Sndroma de Down deve ocorrer preferencialmente em uma escola que leve em conta suas necessidades especiais. As crianas com deficincia tm o direito e podem beneficiar da oportunidade de frequentar desde cedo uma creche e uma escola comum, desde que estas estejam adequadamente preparadas para receb-las. O professor dever estar informado para respeitar o ritmo de desenvolvimento do aluno com deficincia, como, de resto, deve respeitar o ritmo de todos os seus alunos. preciso orientar a famlia da pessoa com deficincia, sobre quais os recursos educacionais de boa qualidade que esto disponveis em sua comunidade. Para realizar tal orientao, o profissional deve procurar conhecer melhor as opes de escola especial e escola comum de sua cidade e regio, para que o encaminhamento seja feito com segurana e traga benefcios ao desenvolvimento global da criana.

18

Desenvolvimento da Linguagem A linguagem representa um dos aspectos mais importantes a ser desenvolvido por qualquer criana, para que possa se relacionar com as demais pessoas e se integrar no seu meio social. Pessoas com maiores habilidades na linguagem podem comunicar melhor seus sentimentos, desejos e pensamentos. De maneira geral, a criana, o jovem e o adulto com Sndroma de Down possuem dificuldades variadas no desenvolvimento da linguagem Alem dos problemas de sade j referidos anteriormente existem alguns que esto directamente associados a um atraso na aquisio e desenvolvimento da linguagem de crianas com Sndroma de Down. Este atraso tem sido atribudo a caractersticas fsicas ou ambientais que influenciam negativamente o processo de desenvolvimento, tais como: - Problemas de acuidade e discriminao auditiva. - Frequentes doenas respiratrias. - Hipotonia da musculatura oro-facial. - Alterao no alinhamento dos dentes. - Palato ogival com tendncia fenda. - Lngua grande (macroglossia) ou cavidade oral pequena. - Problemas de maturao dos padres de mastigao, suco e deglutio. - Baixa expectativa em relao possibilidade de desenvolvimento da criana. - Dificuldades do adulto em determinar o nvel de compreenso da criana para adaptar sua fala de maneira a promover o desenvolvimento. - Pouca disponibilidade do adulto em ouvir a criana e em se esforar para compreend-la. - Dificuldade de sintetizao e problemas na estruturao sinttica. - Atraso geral no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. - Falta de actividades sociais que faam a criana utilizar a linguagem de forma significativa.

19

2.1.2.6. Aspectos Sociais de indivduos com sndroma de Down Embora actualmente alguns aspectos da Sndroma de Down sejam mais conhecidos, e a pessoa trissmica tenha melhores hipteses de vida e desenvolvimento, uma das maiores barreiras para a incluso social destes indivduos continua a ser o preconceito. No entanto, embora o perfil da pessoa com Sndroma de Down fuja aos padres estabelecidos pela cultura actual que valoriza sobretudo os padres estticos e a produtividade, cada vez mais a sociedade est consciente de como importante valorizar a diversidade humana e de como fundamental oferecer igualdade de oportunidades para que as pessoas com deficincia exeram seu direito de conviver na sua comunidade. Cada vez mais, as escolas do ensino regular e as indstrias preparadas para receber pessoas com Sndroma de Down tm relatado experincias muito bem sucedidas de incluso benficas para todos os envolvidos. A participao de crianas, adolescentes, jovens e adultos com Sndroma de Down nas actividades de lazer encarada cada vez com mais naturalidade e pode-se perceber que j existe a preocupao em garantir que os programas voltados recreao incluam a pessoa com deficincia. (Ministrio da Sade Brasileiro, 1994) Independncia Hoje no se pode precisar que grau de autonomia a pessoa com Sndroma de Down pode atingir, mas acredita-se que seu potencial muito maior do que se considerava h alguns anos. Os programas educacionais actuais preocupam-se desde cedo com a independncia, a escolarizao e o futuro profissional do indivduo. A independncia objectivada neste tipo de programa engloba desde habilidades bsicas, como correr, vestir-se ou cuidar da higiene ntima at a utilizao funcional da leitura, do transporte, manuseamento do dinheiro e aprendizagens para tomar decises e fazer escolhas, bem como assumir a responsabilidade por elas. (Ministrio da Sade Brasileiro, 1994)
20

2.2. AUTOPERCEPES

Durante muitos anos as autopercepes e a autoestima tm sido consideradas indicadores do bem-estar psicolgico e mediadores da conduta. (Pastor & Balaguer 2001). Posto isto, torna-se pertinente estudar as autopercepes, dado que muitos investigadores tm reconhecido a influncia que as autopercepes exercem sobre o processo de desenvolvimento dos indivduos. Se considerarmos que a conceptualizao das autopercepes tem variado em funo do quadro de referncia dos autores, fcil concluir que a investigao terica, nesta rea se caracteriza por uma grande impreciso da terminologia e discordncia das definies. Alguns autores tm procurado uma definio de autopercepes clara e universalmente aceite. Desses autores podemos destacar os seguintes: Segundo Vaz Serra (1986) um constructo psicolgico que permite ter a noo da identidade da pessoa e da sua coerncia e consistncia. um constructo terico que: a) nos esclarece sobre a forma como um indivduo interage com os outros e lida com reas respeitantes s suas necessidades e motivaes; b) nos leva a perceber aspectos do autocontrolo, porque certas emoes surgem em determinados contextos ou porque que uma pessoa inibe ou desenvolve determinado comportamento e; c) nos permite compreender a continuidade e a coerncia do comportamento humano ao longo do tempo. Para Shavelson & Bolus (1982) um constructo hipottico, cujo contedo seria a percepo que um indivduo tem do seu Eu, percepo essa que se formaria por intermdio de interaces estabelecidas com os outros significativos, bem como atravs das atribuies do seu prprio comportamento. De acordo com Gecas (1982) as autopercepes referem-se ao conceito que o indivduo faz de si prprio como um ser fsico, social e espiritual ou moral.

21

Contudo, Byrne (1986) refere que apesar da literatura no revelar uma definio operacional clara, concisa e universalmente aceite, existe uma certa concordncia em torno da definio geral das autopercepes como sendo a percepo que o indivduo tem de si. Segundo Begley (1999), o termo autopercepes, retirado de um modelo avanado por Shavelson, Hubner, & Stanton (1976) e aceite por vrios autores (Harter & Pike, 1984; Marsh, 1989;Montgomery, 1994), define autopercepes como um constructo multidimensional. Este modelo apresenta uma estrutura hierrquica das autopercepes, constituda por autoconceitos especficos, organizados hierarquicamente, at a um auto conceito global. Ou seja, o modelo parte de um autoconceito global, bifurcando-se por sua vez em autoconceito acadmico e autoconceito no acadmico. Compreendendo este trs autoconceitos distintos: emocional, social e fsico. Consideraremos no nosso estudo as autopercepes como sendo o constructo mais global, estando o autoconceito contido dentro deste constructo, como o sistema multidimensional hierrquico, composto de estruturas fundamentais que se desdobram em categorias e subcategorias que caracterizam as suas mltiplas facetas (Costa, 2002).

Autopercepes

Autoconceito

Autoconceito Acadmico

Autoconceito Social

Autoconceito Emocional

Autoconceito Fsico

Ingls

Matemtica

Historia

Cincias

Pares

Famlia

Estados emocionais

Aparncia fsica

Habilidades fisicas

Figura 2. Estrutura do autoconceito (Shavelson, Hubner & Stanton, 1976)

22

Shavelson e colaboradores (1976) referem vrias caractersticas do modelo terico das autopercepes. Estes mencionam o autoconceito como sendo: Estvel no topo da hierarquia, diminuindo esta estabilidade medida que as suas facetas se tornam mais diferenciadas e mais especficas. (Shavelson & Bolus, 1982). Avaliativo e descritivo, permitindo que o indivduo se autoavalie, o que lhe possibilita a realizao de uma retrospectiva dos seus comportamentos face a uma determinada situao, averiguando quais so os mais adequados e da retirar informao que lhe seja til em novas situaes (Shavelson & Bolus, 1982). Organizado e estruturado, os indivduos ao receberem informao acerca de si prprios vo estabelecer categorias que se reflectem nas diferentes facetas, tornando o autoconceito multifacetado ou multidimensional. Hierrquico, as diferentes percepes que o indivduo tem de si prprio vo sendo orientadas a partir da base da hierarquia, onde se encontram as facetas mais diferenciadas, para o seu topo, onde se encontra o autoconceito geral. Diferencivel, isto , o autoconceito pode facilmente diferenciar-se em outras variveis, permitindo compar-las entre si, de forma a averiguar possveis relaes. Por ultimo, o aspecto desenvolvimentista do auto-conceito, segundo Oliveira & Albuquerque (s.d.), Marsh & Shavelson (1985) consideram que este se torna cada vez mais especfico e diferenciado, medida que a idade avana. Em suma o autoconceito possui mltiplas facetas, estvel, avaliativo, diferencivel, tem capacidade para se desenvolver e de se organizar hierarquicamente. Este entendido como a globalidade de percepes que cada indivduo tem acerca de si prprio. As percepes aparecem estruturadas em pirmide estando na base as percepes de comportamentos especficos, no meio dedues relativas ao autoconceito

23

e no topo a percepo global que o indivduo tem de si prprio, ou seja, as autopercepes.

De entre as dedues relativas do autoconceito, podemos encontrar o autoconceito social, mais especificamente a aceitao social, este ser o objecto do nosso estudo.

2.3.1 Aceitao social


No que se refere ao autoconceito social representado no quadro1, objectivo mais especfico do nosso estudo, este divide-se primeiramente em dois domnios diferenciados. Os dois domnios so, a autopercepo relativa famlia e autopercepo relativa aos seus pares. Consideraremos a autopercepo relativa famlia (aceitao parental) como a percepo que o indivduo tem do grau de aceitao por parte da famlia e autopercepo relacionada com os seus pares (aceitao dos pares) como a percepo que o indivduo tem, do grau de aceitao por parte dos seus pares, grau de popularidade e estatuto dentro do grupo de pares. A aceitao social o domnio das autopercepes em que este estudo se vai debruar, iremos considerar dois domnios da aceitao social, a aceitao por parte dos pares e a aceitao parental.

2. 3.1.1. Aceitao parental A famlia, espao educativo por excelncia, vulgarmente considerada o ncleo central de individualizao e socializao, no qual se vive uma circularidade permanente de emoes e afectos positivos e negativos entre todos os seus elementos (Costa, 2002). Esta constitui o primeiro universo de relaes sociais da criana, podendo proporcionarlhe um ambiente de crescimento e desenvolvimento positivo. A famlia o apoio, a

24

sustentao, a fonte de afecto e moral, de formao de valores, to necessrios para a formao humana de todas as pessoas. A importncia da famlia fica ainda maior nas famlias em que os filhos tm algum tipo de deficincia, como o caso da Sndroma de Down, pois essas crianas precisam de cuidados especiais indispensveis para o seu desenvolvimento. (Dessen & Lewis, 2001) A gama de interaces e relaes desenvolvidas entre os membros familiares mostra que o desenvolvimento do indivduo no pode ser isolado do desenvolvimento da famlia (Dessen & Lewis, 1998) As interaces estabelecidas no microssistema famlia so as que trazem implicaes mais significativas para o desenvolvimento da criana, embora outros sistemas sociais (escola, local de trabalho dos pais, etc.) tambm contribuam para o seu desenvolvimento (Dessen & Silva, 2002).

O nascimento de uma criana com deficincia mental pode provocar vrias reaces e sentimentos dentro da famlia, bem como mudar a estrutura familiar estabelecida antes de seu nascimento (Brito & Dessen, 1999). Segundo estes autores, esse momento traumtico, podendo causar uma forte desestruturao na estabilidade familiar. O momento inicial sentido como o mais difcil para a famlia a qual tem que buscar a sua reorganizao interna (Taveira, 1995). O impacto sentido pela famlia com a chegada de uma criana com algum tipo de deficincia intenso. A famlia passa, ento, por um longo processo de superao at chegar aceitao da sua criana com deficincia mental: do choque, da negao, da raiva, da revolta e da rejeio, dentre outros sentimentos, at a construo de um ambiente familiar mais preparado para incluir essa criana como um membro integrante da famlia. na relao com a famlia que a criana cresce, se desenvolve e aprende a relacionar se com o mundo que o cerca. Os pais no podem mudar a condio gentica de seus filhos, mas podem e devem proporcionar lhe tudo o que ela precisa, amor e um ambiente necessrio para desenvolver todo o seu potencial. (Baltazar & Porto, 2003)

Apesar de existirem poucos estudos sobre autopercepes no mbito da aceitao social estes referem que, os indivduos com Sndroma de Down se percepcionam de

25

forma positiva no que se refere aceitao parental. Em relao s autopercepes em relao aos pares, estes estudos referem valores inferiores mas igualmente positivos.

2.3.1.2. Aceitao dos pares Segundo Smith & Brownell (2001), o que acontece nos grupos de crianas e as suas relaes de amizade, afectado pelo desenvolvimento e funcionamento, provavelmente de todos os aspectos da vida destas, incluindo a vida familiar, a escolar e a de relao com a comunidade. Da mesma forma, estes aspectos afectam o funcionamento das crianas nos seus grupos de pares. Contudo a relao das crianas com os seus pares e amigos est associada com mltiplos aspectos do desenvolvimento e adaptao, inclusive no seu sucesso na escola. As relaes entre pares sofrem alteraes significativas com a idade dos indivduos, estas relaes servem propsitos diferentes nas diferentes idades. Um nmero importante de mudanas que ocorre com o grupo de pares relevantes do mundo social da criana durante os seus primeiros anos de escola. Estas mudanas provocam tanto novas exigncias como novas oportunidades para um crescimento social e emocional. Aquando da meia-idade da criana, mais de 30% da interaco social da criana envolve os seus pares (Smith & Brownell, 2001).

Alunos com dificuldades de aprendizagem, parecem ter menos actividade social com os seus pares, justificando-se isto, pela menor capacidade de interaco social. Contudo alunos com dificuldades de aprendizagem podero no estar cientes do seu baixo nvel de aceitao social (Beagley, 1999). No caso do Sndroma de Down, o baixo nvel de aceitao social, pode ser devido s dificuldades de linguagem e comunicao associada ao Sndroma, parece porem que o nvel de aceitao social nestas crianas consegue ser maior do que naquelas que tm dificuldades de aprendizagem devido a outras causas. (Sabsay & Kernan, 1993). O esteretipo do menino contente e feliz associado ao Sindroma de Down, poder ter um efeito positivo na sua aceitao social. Como resultado deste esteretipo, alunos com o

26

Sndroma de Down podero ser diferentes de outros alunos com dificuldades de aprendizagem no s pela capacidade de interaco social, como tambm na sua prpria percepo social. Segundo Beagley, (1999), para explicar o efeito da escola, nas autopercepes, investigadores (e.g., Raviv & Stone, 1991; Szivos-Bach, 1993) apoiaram-se na Teoria de Comparao Social de Festinger. Segundo esta teoria, espera-se que as pessoas se sintam melhores consigo prprias, se estas percepcionarem, as suas capacidades como superiores s de outros, ou seja, estas tero uma baixa autoestima caso as autopercepes que obtm relativas s suas capacidades forem inferiores s de outros. (Beagley, 1999) um facto que a colocao numa escola especial pode aumentar as autopercepes de alunos com Sndroma de Down, uma vez que estes se encontram dentro de um grupo mais homogneo, que possibilita comparaes mais positivas. Pelo contrrio, a colocao em escolas do ensino regular, oferecer um grupo de referncia mais competente o que poder diminuir a autopercepo de crianas com Sndroma de Down. Porem o resultado de alguns estudos contrariam claramente a teoria de Festinger (1954), um exemplo dessa contradio o estudo realizado por Beagley (1999), este autor comparou as autopercepes de crianas com sindroma de down provenientes de diferentes tipos de escolas, concludo que o tipo de estabelecimento de ensino pouco influa nas autopercepes, obtendo mesmo resultados mais positivos de das autopercepes de jovens com sindroma de Down em escolas do ensino regular.

27

2.3. BENEFCIOS DA PRTICA DE ACTIVIDADE FSICA


O homem um animal e todos os animais tm padres de vida para os quais a Natureza os fez. Quando se afastam desses comportamentos entram em sofrimento, afastam-se da sade, da qualidade de vida e do seu equilbrio com a mesma Natureza. Os benefcios de se ser fisicamente activo so numerosos e variam desde, uma reduo do risco de certas doenas e condies at melhoria da sade mental. Como resultado de grandes campanhas mediticas de sensibilizao para os benefcios da prtica desportiva, nasceu, cresceu e sedimentou-se o conceito que essa pratica de um valor em si mesmo, inquestionvel (Barata, s.d.)

Benefcio da actividade fsica regular

Doenas cardiovasculares: Melhora a presso arterial Previne as doenas das artrias coronrias Melhora o colesterol e outras culturas do sangue Doenas metablicas : Fundamental no controle do peso Fundamental na preveno da diabetes No sistema locomotor: Evita a osteoporose Msculos ficam mais fortes Correco da postura Previne e melhora dores crnicas das costas Sistema imunitrio: Melhora a capacidade de lutar contra as infeces Reduz a probabilidade do aparecimento de cancros

28

Ao nvel psicolgico: Melhora da autoestima e auto confiana Combate e evita a ansiedade Diminui o stress Previne e ajuda a tratar as depresses Melhora certas capacidades intelectuais Promove a socializao Pode auxiliar na luta contra a droga No desenvolvimento infantil: Importante no crescimento bio-psico-social Aumenta o reportrio psicomotor Melhora o rendimento escolar Na qualidade de vida: Aumenta a capacidade funcional para as tarefas da vida diria Gerador da sensao de bem-estar

2.3.1. Prtica desportiva para a pessoa com deficincia


A definio de actividade fsica e desportiva em indivduos com deficincia tem tido conotaes diferentes ao longo dos tempos. Comeando por lhe ser atribuda inicialmente um carcter eminentemente teraputico, hoje em dia ela desenvolve-se em duas vertentes distintas. A primeira encara a prtica desportiva numa perspectiva de recreao e lazer e uma segunda numa perspectiva competitiva, associando-a s questes do desporto de alto rendimento e da maximizao da performance individual (Ferreira, 1997).

29

Direito prtica desportiva da pessoa com deficincia A Constituio da Republica Portuguesa de 1976, consagra no seu Artigo 79, o direito cultura fsica e ao desporto a todos, aspecto este reforado pelo Artigo 1 da Lei n. 30/2004, de 21 de Julho - Lei de Bases do Desporto que assume o desporto como factor indispensvel na formao da pessoa humana e no desenvolvimento da sociedade, no deixando de se ocupar especialmente da prtica desportiva do cidado portador de deficincia, como visvel nas determinaes constantes nos artigos 5., 26., 32., 70. e 82.. Do mesmo modo, a Lei n. 38/2004, de 18 de Agosto Lei de Bases da Preveno e da Reabilitao e Integrao das Pessoas com Deficincia faz referncia ao valor da prtica desportiva para os cidados portadores de deficincia, nomeadamente no que se refere ao desporto e recreao como medida para a habilitao e reabilitao (artigo 25). Alm disso, estabelece que cabe ao Estado adoptar medidas especficas necessrias para assegurar o acesso da pessoa com deficincia prtica do desporto e fruio dos tempos livres (artigo 38), incluindo o acesso prtica do desporto de alta competio (artigo 39). Neste enquadramento, a organizao da prtica desportiva revela-se um instrumento privilegiado de interveno com pessoas com deficincia. O universo do desporto subdivide-se em vrias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, teraputica e competitiva, todas elas aplicveis s populaes especiais, e tambm todas elas promotoras de integrao social. O desporto tem o mrito de dar visibilidade s capacidades dos indivduos, e no s suas dificuldades, pois ningum pratica uma actividade desportiva e recreativa em que no tenha oportunidade de colocar em evidencia as suas capacidades. (IDP, 2006)

30

Benefcios do desporto e da actividade fsica relativamente pessoa com deficincia.

So vrios os estudos que apontam para a melhoria da condio fsica e da sade em indivduos portadores de deficincia mental, que realizam actividade fsica. A actividade fsica de intensidade moderada produz alteraes positivas na sade (Brito & Cunha, 2004). Segundo o Instituto do Desporto de Portugal, a organizao da prtica desportiva revela-se um instrumento privilegiado de interveno com pessoas com deficincia. O universo do desporto subdivide-se em vrias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, teraputica e competitiva, todas elas aplicveis s populaes especiais, e tambm todas elas promotoras de integrao social. Algumas das grandes vantagens da prtica desportiva relativamente pessoa com deficincia, alem de todas as referenciadas para indivduos ditos normais, so: o desenvolvimento da condio fsica, aumento da fora, da resistncia, da velocidade, da flexibilidade; ao nvel psicomotor, melhoria no controlo postural, na coordenao motora, no equilbrio, no conhecimento do corpo e das suas reais potencialidades quer psicomotoras, quer fsicas. A estimulao de centros nervosos e de estruturas anatmicas lesadas, que poder acelerar o processo teraputico. Assim como, potenciar o desenvolvimento cognitivo, o aumento do autoconceito, o aumento da comunicao, a preveno de estados depressivos e de ansiedade, a reduo da irritabilidade e a agressividade e potenciar a integrao social e a qualidade de vida, produo de uma sensao de bem-estar e equilbrio e ajudar no desenvolvimento intelectual, sobretudo nas idades mais tenras.

Segundo Tavares (2004), estudos apresentados por Fox numa conferncia realizada na Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, mostram que actividade fsica poder ser importante na preveno e tratamento de distrbios psicolgicos como a depresso ou doenas do foro neurolgico, como a doena de Alzheimer. Estes benefcios da actividade fsica so mais um exemplo e, revestem-se de grande importncia, quando reconhecida a forte associao destas doenas a indivduos com sndroma de Down.

31

De acordo com o Instituto do Desporto de Portugal os benefcios do desporto e da actividade fsica relativamente pessoa com deficincia, apresentam-se tambm ao nvel social, nomeadamente:

-Atravs do esclarecimento do pblico acerca da situao particular dos grupos de deficincia, acerca das suas experincias, comportamento, actuao e das suas reais capacidades. - Despertando um maior interesse da comunidade cientfica para o estudo das deficincias, sobretudo no que diz respeito s reas cientficas que estudam o comportamento. A partir da a interveno com esta populao ter uma mais valia no que diz respeito qualidade desta. - Permitindo construir uma melhor camaradagem entre deficientes e no deficientes e promovendo a integrao social da pessoa com deficincia atravs da realizao de provas com pessoas com deficincia em eventos para pessoas sem deficincia. - Os desportistas com deficincia funcionam como modelo de superao dos prprios limites para outros elementos com deficincia, permitindo a estes possam encontrar solues para as suas prprias barreiras integrao e participao na sociedade.

32

3. METODOLOGIA

33

3. METODOLOGIA
Neste captulo pretendemos caracterizar o presente estudo, salientando os procedimentos de seleco da amostra, a sua caracterizao, identificar os instrumentos

34

de recolha de dados, referir os procedimentos de utilizao dos instrumentos e indicar os procedimentos de anlise e tratamento dos dados.

3.1. CARACTERIZAO DO ESTUDO


O mtodo de investigao quantitativo, tem como principal finalidade descrever variveis e examinar algumas relaes entre elas, tendo por base a definio de Fortin (1999) de que esta abordagem um processo sistemtico de colheita de dados observveis e quantificveis, baseando-se na observao de acontecimentos e de fenmenos que existem independentemente do investigador. Este ser o mtodo utilizado no nosso estudo. Dentro da abordagem quantitativa o estudo de carcter descritivo, comparativo e correlacional, uma vez que pretende fornecer uma descrio dos dados relativos s variveis em estudo e as relaes existentes entre elas e pretende examinar a associao de uma varivel com outras variveis. Pretende, tambm, comparar os dados de dois grupos relativamente s autopercepes.

3.2. PROCEDIMENTOS DE SELECO DA AMOSTRA

A amostra a investigar est dividida em dois grupos, nomeadamente alunos com Sndroma de Down e crianas ditas normais, do espao geogrfico regio Centro, sendo os dois grupos constitudos por alunos que frequentem o ensino regular. O grupo de indivduos com Sndroma de Down pertence ao escalo etrio dos 4-20 anos de idade e o grupo de indivduos ditos normais pertence ao escalo etrio 4-5 anos de idade. O grupo de alunos com Sndroma de Down foi localizado a partir das informaes recolhidas pelos Centros de Apoio Educativo da regio Centro atravs do envio de cartas a dezoito Coordenadores de Centros de Apoio Educativo, sendo que, apenas obtivemos seis respostas.

35

Aps indicao dos Coordenadores dos Apoios Educativos foram enviadas cartas a todas as escolas indicadas pelos, solicitando-se autorizao do conselho executivo para se aplicar a escala. As cartas continham, em anexo, as autorizaes da Direco Regional da Educao do Centro e um pedido de autorizao aos encarregados de educao, de forma a garantir o anonimato e a confidencialidade das informaes. As cartas foram enviadas em Dezembro de 2005, e as trs respostas recebidas, chegaram em Fevereiro de 2006. Devido escassez de tempo, as escolas foram contactadas novamente, por via telefone. Destas escolas, apenas duas autorizaram a aplicao da escala. O nmero de alunos participantes com Sndroma de Down a frequentar o ensino regular ficou reduzido a oito indivduos. Sendo assim, o critrio definido para o tipo de instituio escolar foi alterado, podendo parte da amostra frequentar o ensino institucionalizado. O grupo de alunos ditos normais foi localizado segundo o critrio definido para a idade e segundo o espao geogrfica. Foram enviadas cartas (com a autorizao da DREC em anexo) aos infantrios, solicitando a autorizao para a aplicao da escala.

3.3. CARACTERIZAO DA AMOSTRA


A amostra do presente estudo consiste em 56 indivduos (25 rapazes e 31 raparigas). Dentro da amostra total encontram-se dois grupos 30 alunos ditos normais (15 rapazes e 15 raparigas) e 26 alunos com Sndroma de Down (10 rapazes e 16 raparigas).

No quadro 1 observam-se as mdias de idades da amostra e o seu desvio-padro.


Quadro 1 Mdia de idades e desvio-padro da amostra N Mdia Desvio padro (sd)

36

Indivduos com SD Indivduos ditos normais Amostra total

26 30 56

14,92 4,40 9,29

1,90 0,50 5,46

As idades dos indivduos ditos normais esto compreendidas entre os 4-5 anos enquanto que as idades dos indivduos com Sndroma de Down situam-se entre os 12-17 anos. De salientar que todos os sujeitos apresentam uma idade mental superior a 4 anos de idade e inferior a 7 anos. Da totalidade da amostra apenas 5 inquiridos no praticam qualquer tipo de actividade fsica. Estes pertencem todos ao grupo de indivduos com Sndroma de Down. Dos 51 praticantes de actividade fsica, 46 praticam com uma frequncia de duas vezes por semana, 2 praticam trs vezes por semana e trs indivduos praticam quatro vezes por semana. De salientar que todos as crianas ditas normais tm uma frequncia de prtica de duas vezes por semana. Desta forma, contrariamente ao que era pretendido inicialmente, no sero comparados os dados relativos prtica desportiva, uma vez que o nmero de indivduos que constituem o grupo de no praticantes muito reduzido. Contrariamente aos critrios de seleco definidos inicialmente, nem todas os alunos com Sndroma de Down do presente estudo, frequentam o ensino regular. Foram obtidas apenas, oito autorizaes para a aplicao da escala a alunos com Sndroma de Down a frequentar o ensino regular. Desta forma, foram contactadas instituies da Associao Pais e Amigos do Cidado Deficiente Mental (APPACDM). Sendo assim, da totalidade da amostra, dezoito alunos encontram-se

institucionalizadas em diferentes delegaes da APPACDM e trinta e oito encontram-se a frequentar o ensino regular da regio Centro.

3.4. INSTRUMENTO DE AVALIAO


Para a recolha de dados no presente estudo, utilizamos a Escala Pictrica da Competncia Percebida e Aceitao Social para Crianas com Paralisia Cerebral,
37

adaptada para a realidade portuguesa por Corredeira (2001), baseada na escala desenvolvida por Vermeer & Veenhof (1997), que para a sua elaborao apoiaram-se na Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance in Young Children (Harter & Pike, 1984). A escala para a paralisia cerebral contm imagens de crianas em cadeiras de rodas, estas foram retiradas, uma vez que nenhum dos inqueridos era no ambulatrio. No entanto, nenhum item foi excludo, uma vez que as imagens retiradas eram uma variante da escala. A escolha desta escala repousa no s no facto de esta j ter sido utilizada por Corredeira (2001), em populaes em condio de deficincia, onde foram confirmadas as sua propriedades psicomtricas, mas tambm pela possibilidade de se poder fazer comparaes com estudos que utilizaram a escala de Harter & Pike (1984) em crianas e jovens com Sndrome de Down (e.g. Begley, 1999; Cuskelly & Jong, 1996).

3.4.1. Escala Pictrica da Competncia Percebida e Aceitao Social para Crianas


Esta escala foi desenvolvida com o propsito de avaliar as autopercepes ao nvel da competncia fsica, da competncia acadmica e da aceitao social de crianas com idades entre os 4 e os 7 anos (Harter & Pike, 1984). Este instrumento composto por quarenta itens organizados segundo quatro subescalas (10 itens cada), que pretendem medir a percepo em diferentes domnios: Competncia acadmica, Competncia fsica, Aceitao de pares e Aceitao parental. No entanto, a totalidade dos itens concentra-se em dois factores: Competncia Percebida e Aceitao Social. A separao das quatro subescalas foi feita, porque, segundo os autores, estas fornecem informaes teis sobre cada criana individualmente. A escala foi desenvolvida para avaliar as autopercepes de crianas, apresentando, por isso, um formato pictrico. Este tipo de formato permite reduzir as limitaes verbais das crianas e aumentar os seus nveis de ateno para as tarefas apresentadas na escala.

38

Desta forma, cada item consiste em duas imagens colocadas uma ao lado da outra. Estas exibem crianas envolvidas em actividades com diferentes nveis de competncia ou de aceitao social. As imagens so acompanhadas por uma descrio verbal, feita pelo investigador, que tem como objectivo ajudar compreenso de cada item. A criana tem que apontar para a imagem com que se identifica mais, e posteriormente, indicar se essa criana muito ou pouco parecida com ela. Em cada uma das subescalas existe um contrabalano das crianas mais ou menos competentes/aceites, onde metade das imagens mostra a criana mais competente/aceite do lado direito e a outra metade do lado esquerdo. Este formato tem como objectivo reduzir a tendncia que a criana tem, em dar respostas socialmente desejveis. Foi construda uma verso para rapazes e outra para raparigas, para que haja uma maior identificao da criana com a representao pictrica que lhe apresentada. Cada item pontuado segundo uma escala de quatro pontos, onde o quarto representa o grau mais elevado de competncia percebida ou aceitao. A mdia das pontuaes para cada subescala, determina um perfil de competncia percebida e de aceitao social.

Figura 3 Na figura est representado o exemplo de um dos itens da escala pictrica.

3.5. PROCEDIMENTOS DE APLICAO DO INSTRUMENTO

39

Os investigadores apresentaram-se s educadoras/professoras dos alunos em causa e explicaram o objectivo do presente estudo, em que consistia a escala e como se procederia a sua aplicao. Por sua vez, as educadoras, apresentaram os investigadores aos alunos, explicando que pretendiam descobrir o que as crianas e os jovens pensam e sentem sobre si prprios relativamente escola, educao fsica e desporto, aos seus amigos e sua famlia e que para tal precisavam da sua ajuda. Antes da aplicao da escala, os investigadores certificaram-se de que os alunos queriam participar no estudo, informaram-nos de que poderiam desistir em qualquer momento e de que ningum, excepo da investigadora, saberia as respostas dadas por eles. O local da entrevista foi sempre escolhido pelas educadoras/professoras, para que estas seleccionassem um local que permitisse trabalhar isoladamente com o aluno e que fosse, tambm, do seu agrado. No fim do encontro os investigadores agradeceram ao aluno pela sua participao e s educadoras/professoras pela sua colaborao. Para a aplicao da escala os investigadores estiveram em contacto directo com todos os indivduos da amostra, informando-os do objectivo do estudo e de que no existiam respostas certas e erradas. A explicao foi dada com base no seguinte exemplo: Com qual das seguintes crianas que s mais parecido(a); s muito ou pouco parecido com esta criana. A escala foi aplicada entre Maro e Abril de 2006. Cada sesso teve uma durao mdia de quinze minutos. Uma das variveis em estudo a prtica de actividade fsica. Os dados relativos a esta varivel foram colhidos na mesma altura que as autorizaes dos encarregados de educao, os quais tinham que preencher uma ficha de caracterizao do seu educando.

Os procedimentos estandardizados para aplicao da escala, passam por duas fases: primeiro a criana escolhe uma de duas imagens com crianas em actividade, relacionadas com as suas auto-descries. A ateno da criana fica, assim, retida em duas figuras que representam os pontos extremos de um continuum (negativo e positivo). O investigador l os depoimentos, aponta para as figuras correspondentes e incentiva a criana para apontar para a imagem que mais parecida com ela, ou seja, que melhor

40

reflecte a sua auto-descrio. Aps a criana se identificar com uma das imagens apresentadas, o investigador pergunta-lhe se ela muito parecida com a criana da imagem ou se s um pouco parecida. A criana distingue o grau de concordncia do seu depoimento, apontando para um dos crculos, de tamanhos diferentes, os quais indicam a diferena entre os dois conceitos.

3.6. PROCEDIMENTOS DE ANLISE E TRATAMENTO DOS DADOS


Segundo Burns (1997), para analisar os dados deve-se obedecer s seguintes etapas: preparao dos dados para anlise; descrio das caractersticas da amostra; anlise descritiva dos dados; anlise inferencial orientada pelas hipteses, questes ou objectivos. Desta forma, foram criadas bases de dados (uma com os dados da amostra total e outra s com os dados dos indivduos praticantes de actividade fsica) na verso 13.0 do programa SPSS ( Statistical Package for the Social Sciences ), para introduzir os dados segundo um sistema de codificao pr-estabelecido, de forma a identificar cada varivel. Para o tratamento dos dados tambm foi utilizado o programa Excel for Windows 2003. Para descrever as caractersticas da amostra utilizou-se a estatstica descritiva, com frequncias absolutas e relativas, medidas de tendncia central e de disperso relevantes para a amostra em estudo. A anlise incide sobre as seguintes variveis: idade, condio (com ou sem Sndroma de Down), gnero, prtica desportiva e frequncia de prtica desportiva. Todo o procedimento estatstico foi informtico. De acordo com o tipo de variveis em estudo, a amostra em estudo e o tipo de objectivos e questes do estudo seleccionaram-se os testes da estatstica inferencial no paramtrica. Para a anlise comparativa entre as variveis em estudo, utilizou-se o teste de Mann-Whitney, de forma a verificarmos se existem diferenas estatisticamente

41

significativas. Por fim, para avaliar as relaes entre as variveis, utilizou-se a correlao de Spearman.

42

4. APRESENTAO DOS RESULTADOS

43

44

4. APRESENTAAO DOS RESULTADOS


Neste captulo iremos apresentar os resultados obtidos atravs do instrumento de medida utilizado. Comearemos por apresentar os resultados relativos amostra total, seguidamente apresentaremos os resultados referentes condio dos indivduos e finalmente apresentaremos os dados relativos ao gnero. A anlise ser, descritiva e correlacional de forma a averiguar a relao entre variveis e comparativa.

4.1. AMOSTRA TOTAL


Neste quadro so apresentados os valores da mdia e desvio padro (medidas de tendncia central) das variveis dependentes no presente estudo.
Quadro 2 Valores da mdia e desvio padro das variveis dependentes na amostra total Mdia Aceitao dos Pares Aceitao Parental Aceitao Social 2,95 2,71 2,83 Desvio Padro (sd) 0,48 0,33 0,3

Podemos verificar no quadro 2 que os valores obtidos ao nvel da aceitao social so francamente positivos para ambos os domnios. Porm o domnio da aceitao dos pares aquele onde a nossa os indivduos se pontuam com valores mais altos.

Atravs da anlise do quadro 3, verifica-se que os valores de aceitao dos pares so superiores aos verificados para a aceitao parental.

45

Quadro 3 No seguinte quadro apresentamos os valores das correlaes das variveis em estudo para a amostra total (N=56). Correlao de Spearman Condio Gnero Aceitao dos Pares Aceitao Parental Condio 1,00 Gnero -,12 1,00 Aceitao dos Pares -,44(**) ,02 1,00 Aceitao Parental ,02 -,002 -,06 1,00

** Correlao significativa para p 0,01 * Correlao significativa para p 0,05

A anlise do quadro 3 revela a existncia de uma relao entre as variveis condio e a aceitao dos pares, para um nvel de significncia de 0,01.

4.2. CONDIO INDIVDUOS COM SNDROMA DE DOWN VS INDIVDUOS DITOS NORMAIS


No quadro 4 so apresentados os valores da mdia e desvio padro (medidas de tendncia central) das variveis dependentes no presente estudo.
Quadro 4 Valores da mdia e desvio padro das variveis dependentes nos indivduos com Sindroma de Down e nos indivduos ditos normais. Condio Indivduos com Sindroma de Down Aceitao dos Pares Indivduos ditos normais Indivduos com Sindroma de Down Aceitao Parental Indivduos ditos normais Indivduos com Sindroma de Down Aceitao Social Indivduos ditos normais Mdia 2,72 3,16 2,68 2,73 2,70 2,94 Desvio Padro (sd) 0,54 0,31 0,34 0,33 0,34 0,20

46

Ao analisarmos o quadro 4 verificamos que ao nvel da aceitao social, os indivduos ditos normais, apresentam valores de autopercepo superiores aos indivduos com Sindroma de Down. Esta supremacia verificada tanto para a aceitao parental como para a aceitao dos pares. Neste quadro so mostrados os valores de estatstica inferencial, referentes ao teste de Mann-Whitney.
Quadro 5 Valores do teste de Mann-Whitney para indivduos do gnero feminino e gnero masculino em cada uma das condies. Teste de Mann-Whitney Condio Domnio Aceitao dos Pares Indivduos ditos normais Aceitao Parental Aceitao dos Pares Indivduos com Sndroma de Down Aceitao Parental Z -,17 -,63 -,61 -,45 p ,87 ,53 ,54 ,65

Da anlise do quadro 5 podemos concluir que no existem diferenas estatisticamente significativas entre a forma como se percepcionam em ambos os domnios da aceitao social, os indivduos do gnero feminino e gnero masculino de ambas as condies.

47

4.3. GNERO
Nos quadros 6,7 e 8 so apresentados os valores da mdia e desvio padro (medidas de tendncia central) das variveis dependentes relativamente ao gnero.
Quadro 6 Valores da mdia e desvio padro das variveis dependentes, relativamente ao gnero masculino e ao gnero feminino. Gnero Masculino Aceitao dos Pares Feminino Masculino Aceitao Parental Feminino Masculino Aceitao Social Feminino Mdia 2,94 2,96 2,72 2,69 2,83 2,83 Desvio Padro (sd) 0,5 0,48 0,32 0,35 0,29 0,33

Neste quadro podemos observar que as autopercepes ao nvel da aceitao social para ambos os gneros so muito semelhantes ou mesmo iguais para ambos os gneros. Devemos destacar a superioridade dos valores no domnio da aceitao de pares em ambos os gneros.
Quadro 7 Valores da mdia e desvio padro das variveis dependentes, relativamente a indivduos com e sem Sindroma de Down do gnero masculino. Condio Indivduos com Sindroma de Down Aceitao dos Pares Indivduos ditos normais Indivduos com Sindroma de Down Aceitao Parental Indivduos ditos normais Indivduos com Sindroma de Down Aceitao Social Indivduos ditos normais Mdia 2,64 3,15 2,74 2,71 2,69 2,93 Desvio Padro (sd) 0,60 0,30 0,24 0,36 0,34 0,16

48

Analisando o quadro 7 podemos verificar que ao nvel da aceitao parental, os valores da media so prximos para ambas as condies dos indivduos, notvel neste domnio o facto de os indivduos com Sindroma de Down se percepcionarem de forma mais positiva. Quanto aceitao dos pares existe diferena entre os valores de mdia dos indivduos com Sindroma de Down e dos indivduos ditos normais, com valores de superiores para os segundos.

Quadro 8 Valores da mdia e desvio padro das variveis dependentes, relativamente a indivduos com e sem Sindroma de Down do gnero feminino. Condio Indivduos com Sindroma de Down Aceitao dos Pares Indivduos ditos normais Indivduos com Sindroma de Down Aceitao Parental Indivduos ditos normais Indivduos com Sindroma de Down Aceitao Social Indivduos ditos normais Mdia 2,76 3,17 2,64 2,74 2,70 2,95 Desvio Padro (sd) 0,51 0,33 0,40 0,30 0,36 0,24

Analisando o quadro 8 podemos verificar que ao nvel da aceitao parental, os valores da media so prximos para ambas as condies dos indivduos. O mesmo no podemos dizer sobre as diferenas existentes para a variavel da aceitao dos pares, onde existe diferena entre os indivduos com Sindroma de Down e os indivduos ditos normais, com valores de media superiores para os segundos.

No quadro 9 so apresentados os valores de estatstica inferencial, referentes ao teste de Mann-Whitney para ambos os gneros.

49

Quadro 9 Valores do teste de Mann-whithney para indivduos com Sndroma de Down e indivduos ditos normais de ambos os gneros. Teste de Mann-Whitney Gnero Domnio Aceitao dos Pares Masculino Aceitao Parental Aceitao dos Pares Feminino Aceitao Parental Z -2,06 -, 64 -2,51 -, 86 p 0,04 0,52 0,012 0,39

Da anlise do quadro 9 podemos concluir que existem diferenas estatisticamente significativas, entre a forma como se percepcionam os indivduos com Sndroma de Down e indivduos ditos normais do gnero masculino relativamente aos seus pares (p 0,05). Tambm no domnio da aceitao dos pares, existem no gnero feminino diferenas estatisticamente significativas entre indivduos com Sndroma de Down e indivduos ditos normais (p 0,05).

50

5. DISCUSSO DOS RESULTADOS

51

52

5. DISCUSSO DOS RESULTADOS


Este estudo teve como objectivo averiguar as autopercepes de indivduos com Sndroma de Down nos dois domnios da subescala de aceitao social, a aceitao parental e aceitao dos pares. Pretendeu-se saber se existiam diferenas nas autopercepes, entre os meninos do pr-escolar, ditos normais e os meninos com Sndroma de Down, assim como, de que forma estas percepes sofriam alteraes com as diferenas de gnero e, que factores poderiam estar na base das varias diferenas. Quanto aos valores da aceitao social em indivduos ditos normais, eram esperados resultados positivos, para ambos os domnios da aceitao social. O resultado obtido no nosso estudo foi francamente positivo, indo ao encontro noutros estudos realizados utilizando o mesmo instrumento, tal como podemos observar no quadro 10. No mesmo quadro, podemos observar, que os valores mdios positivos so verificados para ambos os domnios da aceitao social. Quando comparamos os resultados por ns obtidos, com os valores normativos de referncia de Harter & Pike (1981) verificamos que estes, so ao nvel da aceitao social idnticos, porm, existem diferenas considerveis dentro de cada domnio. Para o domnio da aceitao dos pares, a populao do nosso estudo apresenta um valor superior que o verificado nos estudos de Harter & Pike (1981), verificando-se o contrario para o domnio da aceitao parental, onde o nosso estudo refere valores inferiores aos do estudo de referencia.
Quadro 10 Valores da mdia e desvio padro do domnio da aceitao social da Escala Pictrica, referentes aos indivduos ditos normais

Aceitao dos pares Media Presente estudo Estudo de Cuskelly & Jon (1996) Harter & Pike (1984) 3,16 3.2 2,9 sd 0,31 0,56 0,56

Aceitao parental Media 2,73 3.2 3,0 sd 0,33 0,61 0,59

Aceitao social Media 2,94 3.2 2,95

53

Apenas como informao adicional, podemos ver tambm no quadro 10, os valores do estudo realizado por Cuskelly & Jon (1996), este estudo apresenta valores de autopercepes ao nvel da aceitao social ainda mais positivos que os dois estudos referidos anteriormente. Pensamos que sobre estas diferenas de resultados, no fcil concluir nada em absoluto. As diferenas culturais e sociais em que cada uma das amostras se insere, uma vez que os indivduos em estudo pertencem a diferentes pases (E.U.A., Austrlia e Portugal), podero ser suficiente para que existam diferenas entre os resultados obtidos nos diferentes estudos. O sistema funcional familiar e escolar destes pases comporta diferenas que eventualmente podero estar na base destas discrepncias observadas. O domnio onde se obtm diferenas mais claras a aceitao parental, esta diferena pode ser explicada pelos nveis de desenvolvimento que os trs pases apresentam. O nvel cultural e socio-econmico poder ser preponderante nas desigualdades encontradas no domnio da aceitao parental. Quanto s diferenas entre gneros dos indivduos ditos normais, devemos referir que apesar de os valores apresentados no serem significativos, o gnero feminino apresenta valores mdios superiores.

Tal como o resultado obtido pelos vrios autores que realizaram estudos, utilizando o mesmo instrumento em indivduos com sindroma de Down, o resultado do nosso estudo refere tambm que estes indivduos se percebem de forma positiva. Atravs do quadro 11 podemos ver descritos os valores obtidos em estudos semelhantes realizados por diferentes investigadores.

54

Quadro 11 Valores da mdia e desvio padro do domnio da aceitao social, da Escala Pictrica, referentes aos indivduos com Sindroma de Down

Aceitao dos pares Media Presente estudo Estudo de Cuskelly & Jon (1996) Estudo de Begley (1999) Estudo de Campos (2005) 2,72 3,3 sd 0,34 0,43

Aceitao parental Media 2,68 3,9 sd 0,34 0,61

Aceitao social Media 2,70 3,25 3,47 2,85

Neste estudo no foram apresentados estes dados. 2,84 0,49 2,85 0,34

No quadro no so observveis os valores dos dois domnios que compe a subescala da aceitao social no estudo de Begley (1999), uma vez que estes no foram divulgados no mesmo, assim como, do estudo realizado por Cuskelly & Jon (1996) esto apenas representados os valores relativos amostra referente ao escalo etrio que mais se aproxima daquele por ns estudado para assim podemos obter uma comparao mais efectiva com o nosso estudo. Apesar de no serem referidos separadamente os valores dos dois domnios da aceitao social no estudo de Begley (1999), podemos constatar o valor total da mdia para a aceitao social claramente superior aos restantes estudos. O estudo de Cuskelly & Jon (1996) apresenta tambm valores fracamente positivos, sendo os dois estudos efectuados no nosso pas, os que obtm valores mais baixos. Ainda que igualmente positivos, estes apresentam diferenas no significativas em ambos os domnios da subescala de aceitao social. Os resultados obtidos seriam de alguma forma previsveis. Segundo Campos (2005) ambos os estudos realizados anteriormente em Portugal utilizando a mesma escala e, com populaes com deficincia, apesar das condies das deficincias serem distintas, apresentavam valores mdios das subescalas, inferiores aos estudos realizados no estrangeiro. Quanto s diferenas observadas entre os dois domnios da aceitao social, era de certa forma esperado que na aceitao dos pares se obtivesse valores mdios superiores aos observados para a aceitao parental, uma vez que nos estudos de Campos (2005) e Cuskelly & Jon (1996) isto se verificava. Porm devamos salvaguardar um aspecto que

55

poderia influir nesta diferena, o tipo de estabelecimento de ensino frequentados pelos indivduos da amostra em cada um dos estudos era distinto. No estudo de Campos (2005) e de Cuskelly & Jon (1996), a amostra composta por indivduos provenientes exclusivamente de instituies de ensino especial, j a amostra do presente estudo formada por indivduos provenientes no s de instituies do ensino especial mas tambm do ensino regular, com uma percentagem 31% de indivduos do segundo. Segundo Campos (2005), uma superproteco dos pais nas idades mais tenras dos indivduos, poder proporcionar-lhes uma sensao de que so mais queridos e mais aceites pelos pais. Considerando que os indivduos provenientes do ensino regular so provavelmente mais competentes, e tal como refere Begley (1999), os pais tendem a exigir mais dos filhos quando reconhecem essa competncia superior. Devamos por isso observar uma menor superproteco parental e, a consequente diminuio do valor da mdia para aceitao parental. Isto foi verificado copiosamente quando comparamos com os resultados do nosso estudo. Segundo a teoria de Festinger, (1954), j referida no captulo de reviso de literatura, seria de esperar tendo em conta que a nossa amostra inclui indivduos do ensino especial mas tambm indivduos do ensino regular, que relativamente aceitao dos Pares os valores mdios do nosso estudo fossem inferiores aos estudos com amostras exclusivamente de indivduos do ensino especial. Se tivermos em conta a possvel influncia dos 31% de indivduos do ensino regular contidos na nossa amostra, podemos assinalar que o grupo de referncia na escola poder ser a causa de um reduo do valor de mdia no domnio da aceitao dos pares, relativamente aos restantes estudos. Outros factores podem ser associados ao valor mais baixo observado para o domnio da aceitao dos pares do nosso estudo, sendo que estes factores provm todos eles da diferente procedncia das amostras. Segundo Smith & Brownell (2001), a relao das crianas com os seus pares e amigos est associada com mltiplos aspectos do desenvolvimento e adaptao, inclusive no seu sucesso na escola, este sucesso poder no ser conseguido facilmente em escolas do ensino regular. Glenn & Cunnigham, (2000) referem que a linguagem pode ser uma barreira para o desenvolvimento de relaes com os pares, esta representa um dos aspectos mais importantes a ser desenvolvido por qualquer criana, para que se possa relacionar com as demais pessoas

56

e integrar-se no seu meio social. Begley (1999) no seu estudo faz tambm referencia aos estabelecimentos de ensino de frequncia dos indivduos. Porm a autora refere que o tipo estabelecimento de ensino nada tem a ver com o valores mais ou menos positivos percepcionados pelos indivduos, relatando mesmo que no seu estudo, obtivera resultados mais positivos daqueles que frequentavam o ensino regular. Contudo devemos proferir alguns factores que podem ser determinantes nas concluses retiradas por Begley (1999), em primeiro lugar a amostra referente ao ensino regular que esta apresentava era apenas de 19%, segundo, de uma amostra de 64 indivduos apenas 13 pertenciam ao ensino regular, 30 pertenciam a escolas para alunos com dificuldades de aprendizagem moderadas e os restantes 21 pertenciam mesmo a escolas para alunos com dificuldades severas de aprendizagem, por ultimo as idades que a sua amostra compreendia, eram diferentes das que so apresentadas no nosso estudo, estas situavamse entre os 8-16 anos de idades, o que pressupe uma mdia de idades inferior que ns apresentamos e igualmente inferior aos restantes estudos. Se tivermos em conta a mdia de idades das amostras (Indivduos com Sindroma de Down) nos estudos de Campos (2005), de Cuskelly & Jon (1996) e o presente estudo, constatamos que, quanto maior a mdia de idades das diferentes amostras (14,92; 14,7 e 14,2 respectivamente), menores so os valores obtidos para a aceitao social. Begley (1999) no seu estudo, acrescenta que esperado que as autopercepes se tornem menos positivas com o incremento da idade, a autora, citando Raviv & Stone (1991), justifica este facto com as experincias negativas que os indivduos vo tendo ao longo dos anos e, com o desenvolvimento da capacidade de comparao social, que segundo Harter (1981) reduzido ou inexistente nas idades mais precoces, mas que progressivamente desenvolvido a partir dos 7-8 anos de idade (mental).

Relativamente s diferenas entre gneros, no seria de esperar com grande claridade nenhum resultado. Se por um lado estudos de vrios autores referem que os rapazes com Sndroma de Down obtm valores mdios de autopercepes superiores nos vrios domnios da escala, outros h que referem precisamente o contrario. Os valores obtidos no nosso estudo mostram uma ligeira superioridade do gnero feminino relativamente ao masculino na subscala da aceitao social, sendo que o

57

resultado no significativo. Esta supremacia verifica-se igualmente no estudo realizado por Begley (1999), esta refere que o facto de as raparigas terem maiores nveis de autopercepo social, pode ser reflexo das actividades verbais serem um domnio deste gnero. Porm, Campos (2005) apresenta resultados contrrios no seu estudo. Quanto aos resultados em cada um dos domnios, verificamos que para a aceitao parental os valores da mdia obtidos no nosso estudo so maiores para o gnero masculino, isto vai de encontro aos valores encontrados por Campos (2005). A autora, tendo em conta a relao inversa observada no seu estudo, entre subescala de competncia e a aceitao parental, refere que os rapazes ao percepcionarem-se mais competentes, porque realmente so mais capazes, e assim sendo, os pais destes no se apresentam to protectores, proteco esta, que devia ser um factor atenuativo dos valores de mdia positivos no domnio da aceitao parental. J relativamente ao domnio da aceitao dos pares, no nosso estudo no gnero feminino que se verificam valores mdios mais altos, contrariando assim resultado obtido por Cuskelly & Jon (1996) e apoiado pelos resultados de Campos (2005).

Quando comparamos os resultados obtidos por ambas as condies dos diferentes gneros, constatamos que relativamente aceitao dos pares, as diferenas entre os alunos com Sndroma de Down e alunos do pr-escolar ditos normais, so estatisticamente significativas para ambos os gneros. Contudo devemos referir que os resultados obtidos pelos indivduos com Sndroma de Down no domnio da aceitao dos pares do presente estudo, so claramente mais baixos que os obtidos nos estudos feitos anteriormente, enquanto que os indivduos ditos normais da nossa amostra, obtiveram valores superiores maioria desses estudo. Assim, os valores significativos que obtivemos devem ser vistos com alguma prudncia, porm estes resultados conduzem-nos a concluir que realmente os indivduos com Sndroma de Down sentem de alguma forma uma menor aceitao por parte dos pares. J no domnio da aceitao parental, curiosamente as diferenas so muito menores e ocorre mesmo, uma supremacia do resultado dos alunos gnero masculino com Sndroma de Down. Devemos olhar para este facto com alguma prudncia, porem a superproteco parental j acima invocada, poder ser o factor determinante nestes

58

resultados. Os indivduos com Sindroma de Down supostamente devero ter pais mais protectores e presentes, tendo em conta as suas debilidades.

As diferenas existentes nos vrios estudos, sugerem que os indivduos com Sindroma de Down de ambos os gneros se comportam de forma diferente dos indivduos ditos normais. Sendo difcil sem o auxlio de outras variveis prever esse comportamento. Begley (1999) no seu estudo citando Marsh (1989), afirma que de acordo com os esteretipos normalmente observados nos diferentes gneros espera-se que existam diferenas nas tarefas que permitam experincias mais positivas para homens e mulheres, culturalmente mais adequadas aos mesmos. Perante os resultados ambguos apresentados nos vrios estudos, difcil determinar factores que suportem esses mesmos resultados. Contudo pensamos que pelo comportamento variavel que a amostra apresenta, o gnero dever ser um factor determinante das autopercepes. Para um melhor entendimento de toda esta temtica e para melhor compreender os indivduos com Sindroma de Down, verifica-se a necessidade de efectuar mais estudos, que contemplem amostras de maior dimenso e com maior nmero de variveis. Esta ser a melhor forma de poder oferecer a esta populao, uma vida melhor, integrada de forma mais positiva nas sociedades modernas.

59

60

6. CONCLUSES

61

62

6. CONCLUSES
Neste captulo relataremos as principais concluses do nosso trabalho e deixaremos algumas sugestes, para futuras investigaes no mbito das autopercepes com indivduos com Sndroma de Down. Tendo em conta os resultados do nosso estudo, existem algumas concluses que seguidamente apresentaremos: - A nossa amostra (Total) se percepciona de forma positiva para ambos os domnios da subescala da aceitao social, isto vai de encontro aos vrios estudos efectuados. Porem, existe uma pontuao mdia inferior da nossa amostra, relativamente a outros estudos. Perante os valores inferiores obtidos pela nossa amostra e na amostra de Campos (2005), ambos estudos efectuados em territrio Nacional, parece-nos importante ter em conta em futuros estudo alguns factores culturais e sociais que diferenciam os vrios Pases. - Os alunos do pr-escolar ditos normais obtiveram resultados mais positivos que os alunos com Sndroma de Down, em ambos os domnios da aceitao social - O domnio da aceitao dos pares apresenta valores mais positivos que o domnio da aceitao parental em ambas as condies. Apesar disso pensamos que deve ser salvaguardado, que pela idade mental dos indivduos, estes podero confundir a realidade com aquilo que estes desejavam que fosse. Pois, salvo raras excepes, Pais todos tm, porem amigos, muitos haver, que desejariam t-los. A concluso acima descrita, mais que uma concluso, uma deixa para futuras investigaes. Tanto a idade como o estabelecimento de ensino parecem nos dois factores de grande importncia e claramente objectos pertinentes de estudo.

63

Quanto ao gnero: - Conclumos que os indivduos com Sindroma de Down de ambos os gneros, apresentam valores diferentes de autopercepo social, dos valores obtidos em indivduos ditos normais. Relativamente aceitao dos pares, as diferenas entre os alunos com Sndroma de Down e alunos do pr-escolar ditos normais, so estatisticamente significativas para gnero masculino e o mesmo para o gnero feminino. Sendo os alunos de pr-escolar aqueles que obtm valores mais positivos. - Conclumos que, os alunos com Sindroma de Down do gnero feminino, obtm valores superiores no domnio da aceitao dos pares, j no domnio da aceitao parental so os alunos do gnero masculino aqueles que melhores resultados apresentam.
- Nos

alunos do pr-escolar o gnero feminino aquele que melhores resultados

obtm em ambos os domnios. J comprovado que crianas e jovens com Sndroma de Down podem alcanar estgios muito mais avanados de raciocnio e de desenvolvimento do que aqueles que eram imaginados h alguns anos atrs, no entanto, no se pode predeterminar neste momento qual ser o limite de desenvolvimento do indivduo com Sindroma de Down, porem devemos tentar procurar oferecer esse limite a esta populao que tanto merece.

Devemos considerar agora algumas dificuldades limitativas do presente estudo, dificuldades que na sua maioria se relacionam com a recolha de dados. A amostra inicialmente pretendida, era de alunos apenas do ensino regular de ambas as condies, porem as cartas enviadas s escolas, os vrios contactos via telefone com estas e mesmo apresentando-nos pessoalmente nas mesmas, no foi suficiente para conseguir mais que oito alunos com Sndroma de Down a frequentar o ensino regular. Fruto da incompreenso das escolas, ou mesmo dos encarregados de educao dos potenciais alunos para a constituio da amostra, obrigou a que recorreremos a alunos do ensino especial, alterando assim o objectivo inicial.
64

Outro dos objectivos iniciais que foi posteriormente alterado foi, o de efectuar uma comparao entre praticantes e no praticantes de actividade fsica regular. Esta alterao deveu-se ao facto de, no total da amostra conseguida apenas cinco dos alunos com Sndroma de Down no eram praticantes de actividade fsica regular. Motivo que nos deve deixar muito contentes, tendo em conta os benefcios da prtica de actividade fsica, anteriormente descritos no captulo de Reviso de literatura, mas que limitou o nosso estudo.

65

66

7. BILIOGRAFIA

67

68

7. BILIOGRAFIA

Albuquerque, M. (s.d) A criana com deficincia mental ligeira. In http://www.snripd.pt/document/Livro017.pdf

Andrea E, Brown, (1999). Social Competence in Peer-Accepted Children with Learning Disabilities. Department of Educational and Counselling Psychology yUniversity of Montreal.

Balaguer,I. & Pasto,Y. (2001) Relaciones entre autoconcepto, deporte y competicin deportiva en los adolescentes valencianos. Unidad de Investigacin de Psicologa del Deporte- Facultad de Psicologa. Universitat de Valncia

Baltazar, M. & Porto, T. (2003). Analises das percepes e consequncia na relao pais e portadores de Sindroma de Down. Graduao de Psicologia da UNIFIL Centro Universitrio Filadlfia

Barata, T. (s.d.). Actividade fsica e sade, Grupo de Interveno da FPC para o sedentarismo. AF.Fundao de Cardiologia Portuguesa, in http://cardiologia.browser.pt/PrimeiraPagina.aspx?ID_Conteudo=51

Begley, A. (1999). The self-perceptions of pupils with Down Syndrome in relation to their academic competence, physical competence and social acceptance. Internacional Journal of Disability, Development and Education. 46: 515-529.

69

Byrne, B. (1996). Academic self-concept: its structure, measurement and relation to academic achievement. In: J. Willy & Sons (Eds.), Handbook of self-concept Development social and clinical considerations. New York. 287-311.

Campos, M. (2005). Autopercepes em crianas e jovens com Sndroma de Down Estudo da competncia percebida e da aceitao social. Tese de mestrado em Cincias do Desporto, na rea da Actividade Fsica Adaptada. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica Universidade do Porto, Porto.

Costa, P.(2002). Escala de Autoconceito no Trabalho: Construo e Validao. Psicologia: Teoria e Pesquisa Jan-Abr 2002, Vol. 18

Cunha, C. & Brito, J. (2004). Programas de animao desportiva em adultos portadores de deficincia mental. Aspectos metodolgicos e operacionais. II Congresso Internacional da Montanha Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Cunningham, C. & Glenn, S. (2004). Self-awareness in young adults with Down Syndrome: I. Awareness of Down Syndrome and disability. International Journal of Disability, Development and Education. 51: 335-381.

Cuskelly, M. & Jong, I. (1996). Self-concept in Children with Down syndrome. Down Syndrome Research and Practice. 4: 59-64.

Dessen, M. & Silva, N. (2002). Sndrome de Down: etiologia, caracterizao e impacto na famlia. Interaco em Psicologia 2002, 6 (2), p. 166 167-176

70

Dessen, M.A. & Silva, N. (1999) Questes de famlia e desenvolvimento e a prtica de pesquisa. Psicologia e Reflexo Critica, vol.16, no.3

Glenn, S. & Cunningham, C. (2001). Evaluation of self by young people with Down Syndrome. International Journal of Disability, Development and Education. 48: 163-177.

FAMERP PROJIS Projecto Internet & Sade . 2004: in

http://www.infomedgrp1.famerp.br/

Fernandes, D., Bartholomeu D.& Rueda, F. (2005). Auto concepto y rasgos de personalidad: Un estudio correlacional. Psicologia Escolar e Educacional, Volume 9 Nmero 1 15-25

Fortin, M. (1999). O processo de investigao da concepo realizao. Traduzido por Ndia Salgueiro. Lusocincia. Lisboa.

Instituto do Desporto de Portugal (2006) DESPORTO ADAPTADO in http://www.idesporto.pt/CONTENT/2/2_4/2_4.aspx

Harter, S. & Pike, R. (1984). The pictorial scale of perceived competence and social acceptance for young children. Child Development. 55: 1969-1982.

71

Martinho, C.(2004). Interaces sociais entre crianas com deficincia mental Benefcios cognitivos e aprendizagem. Anlise Psicolgica (2004), 1 (XXII): 225-233

Silva, R.(2002) A educao especial da criana com Sindroma de Down. Rio de Janeiro, Monografia apresentada Universidade Veiga de Almeida, in http://www.infomedgrp1.famerp.br/default.asp?id=1&mnu=1

Silva, N. & Dessen, M. (2002). Deficincia Mental e Famlia, Implicaes para o Desenvolvimento da Criana. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 17 n. 2, pp. 133-141

Tavares, P. (2004), Actividade Fsica e Sade. Rua Larga Revista da Reitoria da Universidade de Coimbra, volume 12

Kernan, H. & Sabsay, S. (1991) Linguistic and cognitive ability of adults with Down syndrome and mental retardation of unknown etiology. Department of Psychiatry and Biobehavioral Sciences, University of California, Los Angeles, USA

72

ANEXOS

73

74

1. Anexo

Novembro de 2005 Exmo Sr. ou Sra Presidente do Conselho Executivo, O meu nome Maria Joo Carvalheiro Campos. Lecciono a disciplina de Ensino Integrado, na Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica da Universidade de Coimbra e sou professora de Educao Fsica no Agrupamento de Escolas Marqus de Pombal. Venho por este meio pedir a V. Exa. que se digne autorizar a passagem de um questionrio sobre autopercepes a alunos com Sndroma de Down. Com este estudo, indito no nosso Pas, pretende-se avaliar o modo como estes jovens (dos 4 aos 20 anos de idade) se percepcionam ao nvel da competncia e da aceitao social. Junto anexamos a autorizao da Direco Regional da Educao do Centro. De forma a proteger o anonimato das famlias e dos alunos em questo, as autorizaes dos encarregados de educao sero entregues e recebidas pelo Conselho Executivo, pelo que anexamos as referidas autorizaes. Este trabalho ser orientado por mim e coadjuvado pelos alunos finalistas da Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica da Universidade de Coimbra: Vitoria Pam de Bruges e Eduardo de Almeida Gonalves.

Agradeo desde j a ateno dispensada,

Com os melhores cumprimentos,

_____________________ (Maria Joo Campos) Contactos:

______________________ (Vitria Pam de Bruges)

_______________________ (Eduardo de Almeida Gonalves)

75

2. Anexo

Ficha de Caracterizao dos Alunos

Dados do aluno: Data de nascimento do participante __________________________________________ Tipo de ensino em que se integra (regular ou especial) __________________________ Pratica algum desporto fora da escola? _______________________________________ Se sim, qual? ____________ Quantas vezes por semana? ________________________

Dados dos pais: Data de nascimento do pai ______________ Data de nascimento da me____________ Profisso do pai______________________ Profisso da me_____________________ Habilitaes literrias do pai____________ Habilitaes literrias da me ___________ Estado civil dos pais: Casados____ Solteiros_____ Divorciados______ Outros_______ N de pessoas que constitui o agregado familiar ________________________________

76

3. Anexo Coimbra, 28 de Outubro de 2005 Assunto: Pedido de autorizao para aplicao de questionrio

Ex.m Sr. Encarregado de Educao O meu nome Maria Joo Carvalheiro Campos. Lecciono a disciplina de Ensino Integrado, na Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica da Universidade de Coimbra e sou professora de Educao Fsica no Agrupamento de Escolas Marqus de Pombal. Venho por este meio pedir a V. Exa. que se digne autorizar a passagem de um questionrio sobre autopercepes ao seu educando. Este trabalho ser orientado por mim e coadjuvado pelos alunos finalistas da Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica da Universidade de Coimbra: Vitoria Pam de Bruges e Eduardo de Almeida Gonalves. O questionrio procura ajudar a compreender como que os indivduos com Sindroma de Down se percebem a si mesmos relativamente a diferentes domnios da sua vida. A partir da aplicao do referido questionrio a crianas com Sindroma de Down pretendemos perceber no s as variveis que mais parecem interferir no modo como eles se percebem mas tambm as implicaes da decorrentes. A participao nos questionrios , naturalmente, voluntria e annima, no lhes sendo portanto solicitada, em local nenhum, a indicao do nome. Para alm disso, todas as suas respostas so estritamente confidenciais: ningum ter acesso a elas, exceptuando os investigadores responsveis. Comprometemo-nos desde j a aplicar os questionrios, apenas depois de autorizada, e, caso entenda necessrio, prestando os esclarecimentos que pretender, espero a sua melhor disponibilidade sobre o assunto, com a brevidade que lhe for possvel. Com os melhores cumprimentos, Maria Joo Carvalheiro Campos Eduardo Jorge Nunes de Almeida Gonalves Vitria do Canto de Meneses Paim de Bruges (Por favor; preencher e devolver) Sim, autorizo a participao do meu educando

Assinatura do Encarregado de Educao

77

4. Anexo

Novembro de 2005

Exmo Sr. ou Sra. Presidente do Conselho Executivo,

Venho por este meio pedir a V. Exa. que se digne autorizar a passagem de um questionrio sobre autopercepes a alunos com Sndroma de Down, para a realizao de um trabalho de investigao indito no nosso pas. Junto anexamos a autorizao da Direco Regional da Educao do Centro. De forma a proteger o anonimato das famlias e dos alunos em questo, as autorizaes dos encarregados de educao sero entregues e recebidas pelo Conselho Executivo, pelo que anexamos as referidas autorizaes.

Este trabalho, ser orientado pela professora Maria Joo Campos e coadjuvado pelos alunos finalistas da Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica da Universidade de Coimbra: Vitoria Pam de Bruges e Eduardo de Almeida Gonalves.

Agradeo desde j a ateno dispensada,

Com os melhores cumprimentos,

_____________________ (Maria Joo Campos)

______________________ (Vitria Pam de Bruges)

_______________________ (Eduardo de Almeida Gonalves)

78

S-ar putea să vă placă și