Sunteți pe pagina 1din 39

Sistema Cardiorrespiratrio

Anatomia, fisiologia e perturbaes

Alexandra Preto - 2012

SISTEMA CIRCULATRIO SANGUNEO


O sistema circulatrio sanguneo constitudo por:

o fludo circulante o sangue;


o rgo propulsor o corao;

os vasos sanguneos, que asseguram a distribuio do sangue


a todas as partes do corpo.

Sangue
Fludo, de cor vermelha, constitudo por uma parte lquida o plasma sanguneo e por clulas ou seus fragmentos elementos figurados do sangue.

Estes ltimos incluem: os glbulos vermelhos, hemcias ou eritrcitos; os glbulos leuccitos; brancos ou

as plaquetas ou trombcitos.

Figura 1. Constituintes do sangue: (A) glbulos vermelhos, (B) plaquetas, (C) glbulos brancos e (D) plasma.

Figura 2. Constituintes do sangue e respetivas propores.

Constituintes

Caractersticas

Funes
Transporte dos elementos figurados do sangue, de nutrientes, de produtos de excreo e de hormonas; tem um papel regulador na distribuio do calor por todo o corpo e na coagulao do sangue (devido a protenas, como o fibrinognio).

Plasma sanguneo

constitudo por gua, sais minerais, substncias orgnicas (glcidos, lpidos, vitaminas e protenas) e hormonas. Clulas em forma de disco bicncavo, que no possuem ncleo (eliminado no decurso da sua formao). Apresentam cor vermelha devido presena de hemoglobina (protena)

Eritrcitos

Transporte de gases: oxignio e algum dixido de carbono.

Constituintes

Caractersticas Pequenos corpsculos, anucleados, provenientes da fragmentao de clulas especializadas. Clulas incolores, com forma irregular e cujo ncleo apresenta formas diversificadas. Alguns apresentam a capacidade de emitir pseudpodes (prolongamentos citoplasmticos) e de envolver e digerir partculas estranhas - fagocitose. Tm tambm a capacidade de mudar de forma, o que lhes permite abandonar os capilares sanguneos diapedese.

Funes

Plaquetas

Coagulao do sangue.

Leuccitos

Defesa do organismo.

Vasos sanguneos
No ser humano, o sangue circula em vasos sanguneos de vrios tipos, com constituio e dimetros diferentes, a saber:

Artrias;
Arterolas; Capilares; Vnulas; Veias.
Figura 3. Vasos sanguneos.

Artrias
Vasos que transportam o sangue proveniente do corao. Tm paredes espessas e elsticas para aguentar a presso do sangue quando bombeado. Ramificam-se em vasos de menor dimetro as arterolas. Por conveno so representadas a vermelho por transportarem sangue rico em oxignio sangue arterial. A artria pulmonar uma exceo porque transporta sangue proveniente do corao para os pulmes pobre em oxignio.

Figura 4. Artrias (vasos sanguneos representados a vermelho).

Capilares
Vasos de menor calibre. As suas paredes, constitudas por uma nica camada de clulas, so permeveis o que permite a troca de vrias substncias (oxignio, dixido de carbono, nutrientes, entre outros) com as clulas. Estabelecem a ligao entre as arterolas e as vnulas.
Figura 5. Troca de substncias com as clulas.

Veias
Vasos responsveis pelo transporte de sangue para o corao. Tm paredes menos espessas e elsticas do que as artrias. Resultam da unio de vasos de menor dimetro as vnulas. As veias de maior dimetro, tm vlvulas venosas para impedir que o sangue retroceda. Por conveno so representadas a azul por transportarem sangue pobre em oxignio sangue venoso.
Figura 6. Veias (vasos sanguneos representados a azul).

A veia pulmonar uma exceo porque transporta sangue arterial dos pulmes para o corao.

Corao
rgo muscular responsvel por bombear o sangue a todas as partes do corpo. Encontra-se situado na cavidade torcica, entre os pulmes, ligeiramente deslocado para a esquerda.

Figura 7. Localizao e morfologia externa do corao.

Figura 8. Morfologia interna do corao.

O sangue circula das aurculas para os ventrculos atravs de um orifcio que contm uma vlvula auriculoventricular cuja funo impedir o refluxo de sangue para as aurculas. A vlvula do lado direito Figura 9. Vlvula tricspide (A) e bicspide (B). chama-se tricspide (com trs pregas membranosas) e a do lado esquerdo bicspide ou mitral (com duas pregas membranosas ). Os ventrculos esto separados pelo septo interventricular que impede a mistura de sangue dos dois ventrculos. Entre os ventrculos e as artrias localizam-se as vlvulas sigmoides ou semilunares que impedem o retorno de sangue ao corao.

O miocrdio o tecido muscular cardaco cujo fornecimento de sangue assegurado pelas artrias coronrias. As contraes do miocrdio permitem que o sangue seja bombeado para todas as partes do corpo. Apresenta diferentes espessuras nos ventrculos e nas aurculas, a saber: Nas aurculas, a espessura do miocrdio inferior dos ventrculos, o que lhe confere uma menor capacidade de contrao. A espessura do miocrdio no ventrculo esquerdo superior do direito, o que lhe confere maior capacidade de contrao.

Estas diferenas esto relacionadas com a distncia a ser percorrida pelo sangue que impulsionado.

Ciclo cardaco
DISTOLE GERAL Perodo em que todo o corao se encontra relaxado. O sangue enche as aurculas e, parcialmente, os ventrculos.

SSTOLE AURICULAR O miocrdio das aurculas contrai e expulsa o resto do sangue para os ventrculos.

Vlvulas semilunares Encontram-se fechadas.

Vlvulas auriculoventriculares Encontram-se abertas para que o sangue passe totalmente para os ventrculos., fechandose depois, impedindo o seu retrocesso. SSTOLE VENTRICULAR O miocrdio dos ventrculos contrai. O sangue expulso do corao, entrando nas artrias. Vlvulas semilunares Encontram-se abertas, permitindo a sada do sangue para fora do corao. Vlvulas auriculoventriculares Encontram-se fechadas, impedindo que o sangue retroceda para as aurculas.

Vlvulas semilunares Encontram-se fechadas.

Vlvulas auriculoventriculares Encontram-se abertas permitindo a passagem do sangue para os ventrculos.

Figura 10. Ciclo cardaco.

Durante o ciclo cardaco o corao produz dois rudos caractersticos que podem ser ouvidos por auscultao com um estetoscpio, a saber: O 1. corresponde ao encerramento das vlvulas auriculoventriculares e marca o incio da sstole ventricular; O 2. produzido pelo fecho das vlvulas semilunares e marca o incio da distole geral.

Figura 11. Estetoscpio.

Presso sangunea
Os ventrculos ao contrarem-se bombeiam o sangue, com grande presso, para os vasos sanguneos. presso ou fora exercida pelo sangue sobre os vasos sanguneos d-se o nome de presso sangunea. Quando essa presso se faz sentir nas paredes das artrias designa-se presso arterial. Esta mede-se atravs de um aparelho designado Figura 12. Esfigmomanmetro. por esfigmomanmetro. Na parede das artrias, esta presso atinge o valor mximo - presso arterial mxima (sistlica) quando ocorre a sstole ventricular e o valor mnimo - presso arterial mnima (diastlica) - quando o corao relaxa (distole geral).

Figura 13. Variao da presso sangunea.

Figura 14. Veia.

Nos capilares sanguneos a presso baixa e o sangue circula lentamente para permitir as trocas de substncias. Para alm disso, a baixa presso sangunea nas veias podia impossibilitar o regresso do sangue ao corao. Contudo tal situao no ocorre devido s vlvulas venosas e contrao dos msculos prximos.

Circulao Sistmica
A circulao sistmica ou grande circulao responsvel pela irrigao sangunea a todo o organismo, exceo dos pulmes.

Ventrculo esquerdo

Artria aorta

Outras artrias e arterolas

Capilares ao nvel dos tecidos/rgos

Aurcula direita

Veias cavas

Vnulas e veias

Figura 15. Circulao sistmica.

Circulao Pulmonar
A circulao pulmonar ou pequena circulao responsvel pela reoxigenao do sangue e pela irrigao dos pulmes.
Figura 16. Circulao pulmonar. Outras artrias e arterolas

Ventrculo direito

Artria pulmonar

Capilares ao nvel dos alvolos pulmonares

Aurcula esquerda

Veias pulmonares

Vnulas e veias

Algumas perturbaes do sistema circulatrio


Aterosclerose; Hipertenso arterial; Angina de peito; Enfarte do miocrdio; Acidente vascular cerebral (AVC).

D
Figura 17. A aterosclerose; B angina de peito; C - enfarte do miocrdio; D AVC. Nota: A causa mais frequente da angina de peito e do enfarte do miocrdio a aterosclerose tal como se encontra representado em B e C.

Atitudes promotoras de sade cardiovascular


No fumar; Controlar o peso; Fazer uma alimentao pobre em gorduras e em sal; Se tem diabetes, controlar o nvel de acar no sangue; Vigiar regularmente a tenso arterial; Praticar exerccio fsico moderado com regularidade; Consultar periodicamente o mdico.
Figura 18. Atitudes promotoras de sade.

SISTEMA CIRCULATRIO LINFTICO


O sistema circulatrio linftico constitudo por: o fludo a linfa;

os vasos linfticos;
os gnglios linfticos; Amgdalas, bao, entre outros.

Todos os rgos linfoides recebem clulas a partir


do timo e da medula ssea. (Consultar p. 107 do manual escolar)
Figura 19. Alguns constituintes do sistema linftico.

O sistema circulatrio linftico tem vrias funes, das quais se destacam:

Interveno na defesa do organismo, pois os microrganismos, algumas


clulas cancerosas e outros corpos estranhos so filtrados nos gnglios linfticos. Por outro lado, os glbulos brancos presentes na linfa conseguem eliminar substncias estranhas por fagocitose. Absoro, ao nvel do intestino delgado, e transporte de lpidos, vitaminas lipossolveis e outras substncias at ao sangue; Equilbrio hdrico, atravs da drenagem do excesso de linfa intersticial presente nos tecidos.

Linfa
A linfa um fludo, de cor levemente esbranquiada, constitudo por plasma e glbulos brancos provenientes dos capilares sanguneos. A linfa pode ser classificada em: Linfa intersticial lquido que se encontra nos espaos intersticiais (existentes entre as clulas). Linfa circulante lquido que circula no interior dos vasos linfticos. Tem origem na linfa intersticial que drenada para os capilares linfticos.

Figura 20. Linfa.

Os capilares linfticos renem-se e formam vasos linfticos de maiores dimenses que se ligam s veias perto do corao (veias subclvias), devolvendo assim os constituintes da linfa circulao sangunea.

Figura 21. Retorno da linfa corrente sangunea.

SISTEMA RESPIRATRIO
O sistema respiratrio tem como funes a troca e o transporte de oxignio do meio externo para o meio interno - corrente sangunea - e a eliminao de dixido de carbono da corrente sangunea para o meio externo.
Figura 22. Relao entre os sistemas circulatrio e respiratrio.

O sistema respiratrio constitudo por: Pulmes, onde se realizam as trocas gasosas; Vias respiratrias, que estabelecem a comunicao entre os pulmes e o exterior. Nelas o ar inspirado aquecido, filtrado e humedecido.
As vias respiratrias so: As fossas nasais; A faringe; A laringe; A traqueia; Os brnquios e Os bronquolos.

O ar pode entrar nas vias respiratrias pelo nariz ou pela boca, embora o nariz seja o rgo fisiologicamente adaptado a esta funo, uma vez que permite o aquecimento do ar e a sua purificao. Segue o seu trajeto pela faringe e pela laringe. Esta ltima abre num tubo, a traqueia, que por sua vez se ramifica em dois brnquios entrando, cada um deles, num pulmo.

Figura 23. Sistema respiratrio.

Faringe

Fossas nasais Duas cavidades que comunicam com o exterior atravs dos orifcios nasais, revestidos internamente por clulas secretoras de muco e por clulas ciliadas. Laringe

Canal comum aos sistemas digestivo e respiratrio que, neste ltimo, estabelece a comunicao entre as fossas nasais, a cavidade bocal e a laringe.
Brnquios

Traqueia

Pulmo

Diafragma

Figura 24. Constituio do sistema respiratrio.

Msculo responsvel pela compresso e distenso dos pulmes e que permite a inspirao e a expirao. Separa a cavidade abdominal da torcica.

Laringe

Canal que estabelece a comunicao entre a faringe e a traqueia. Possui entrada a epiglote (que impede a passagem de alimentos para dentro da laringe) e, no seu interior, as cordas vocais.

Traqueia Estrutura tubular constituda por anis cartilagneos incompletos na parte posterior (zona de contacto com o esfago), e por msculos. O interior deste rgo formado por uma mucosa formada por clulas secretoras de muco e por clulas com clios que conduzem o ar at aos pulmes.

Brnquios Canais formados por anis cartilagneos e internamente por uma mucosa com clulas secretoras e ciliadas. Resultam da diviso da traqueia.

Bronquolos Tubos finos que apresentam dilataes na extremidade sacos alveolares e possuem um revestimento interno semelhante ao dos brnquios.

Figura 25. Algumas vias respiratrias.

Pulmes rgos com um aspeto esponjoso localizados na caixa torcica, sob proteo do esterno, vrtebras e coluna vertebral. Esto envolvidos por uma dupla membrana denominada pleura. Contm inmeros alvolos pulmonares. Os alvolos pulmonares so pequenas bolsas recobertas por capilares sanguneos. Apresentam paredes formadas por uma nica camada de clulas.

Figura 26. Alvolos pulmonares.

Ventilao pulmonar
A ventilao pulmonar corresponde renovao de ar nos pulmes e assegurada por movimentos respiratrios que resultam: Na entrada de ar nos pulmes inspirao; Na sada de ar dos pulmes expirao.

alternncia dos movimentos de inspirao e expirao dse o nome de ciclo respiratrio.

Inspirao
O diafragma contrai-se e baixa, o esterno projetado; as costelas movem-se para fora e para cima. Aumenta o volume da caixa torcica. Os pulmes dilatam e aumentam de volume. A presso dentro dos pulmes diminui, ficando menor que a presso atmosfrica. O ar atmosfrico entra para os pulmes atravs das vias respiratrias.

Figura 27. Inspirao.

Expirao
O diafragma, o esterno e as costelas regressam sua posio inicial. Diminui o volume da caixa torcica. Os pulmes diminuem de volume. A presso dentro dos pulmes aumenta, ficando maior que a presso atmosfrica. O ar sai dos pulmes para o exterior atravs das vias respiratrias.

Figura 28. Expirao.

Hematose pulmonar

Figura 29. Relao entre os sistemas circulatrio e respiratrio.

As trocas gasosas entre os alvolos pulmonares e os capilares sanguneos designam-se por hematose pulmonar. Durante a hematose, o oxignio atravessa a parede dos alvolos e dos capilares sanguneos e combina-se com a hemoglobina das hemcias. Ao mesmo tempo o dixido de carbono transportado pelo sangue faz o percurso inverso, misturando-se com o ar alveolar. O processo que possibilita a deslocao de gases dos locais onde a sua presso elevada para os locais onde a sua presso baixa designa-se de difuso.

Algumas perturbaes do sistema respiratrio


Asma; Pneumonia; Cancro do pulmo.
A
B

Figura 30. A asma; B pneumonia.

Atitudes promotoras de sade respiratria


No fumar; Cobrir a boca e o nariz, sempre que se espirre ou tussa; Evitar lugar densamente frequentados, as multides e os lugares pouco ventilados; Manter boas condies ambientais e um adequado sistema de ventilao nos espaos interiores. Praticar exerccio fsico moderado com regularidade; Consultar periodicamente o mdico.

FIM.

S-ar putea să vă placă și