Sunteți pe pagina 1din 2

(FCC/TRE-MG) A supresso da(s) vrgula(s) implicar alterao de sentido apenas do que est em: I.

A preocupao do autor com os jornalistas, cuja liberdade de expresso se encontra ameaada. II. Os jornalistas, que costumam cuidar de seus prprios interesses, no preservam sua independncia. III. O direito livre informao dos jornalistas e, tambm, da sociedade como um todo. (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.
A pontuao est inteiramente adequada na frase: (A) Ser preciso, talvez, redefinir a infncia j que as crianas de hoje, ao que tudo indica nada mais tm a ver com as de ontem. (B) Ser preciso, talvez redefinir a infncia: j que as crianas, de hoje, ao que tudo indica nada tm a ver, com as de ontem. (C) Ser preciso, talvez: redefinir a infncia, j que as crianas de hoje ao que tudo indica, nada tm a ver com as de ontem. (D) Ser preciso, talvez redefinir a infncia? j que as crianas de hoje ao que tudo indica, nada tm a ver com as de ontem. (E) Ser preciso, talvez, redefinir a infncia, j que as crianas de hoje, ao que tudo indica, nada tm a ver com as de ontem. Atente para as seguintes frases: I Toda vez que vou a um teatro interativo, fico aterrorizado. II No gosto muito de atores, que costumam ser extravagantes. III Fiquei na ltima fila, para evitar maiores ameaas. A supresso da vrgula altera o sentido somente do que est em: (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III Est plenamente adequada a pontuao da frase: (A) Entenda-se que para se considerar a existncia de uma etnia, no pode deixar de ocorrer uma autoidentificao, ou seja uma autoconscincia de grupo social. (B) Foram, de fato, inmeras as atrocidades perpetradas em nome de interesses polticos e econmicos, devidamente mascarados, alis, por razes de ordem racial. (C) De acordo com a antropologia moderna, os grupos tnicos, devem ser considerados a partir de critrios, que incluam aspectos culturais, e fatores histricos. (D) Mesmo as pequenas diferenas tnicas, podem acabar servindo de pretexto, para que alguns grupos se sobreponham aos outros movidos por razes polticas. (E) No h como separar, do conceito de etnia a noo de compartilhamento cultural, pela qual, diferentes grupos humanos, tomam conscincia de sua prpria identidade.

Est inteiramente correta a pontuao da seguinte frase: (A) realmente muito difcil, cumprir propsitos de Ano Novo, pois no h como de fato algum comear algo inteiramente do nada. (B) realmente muito difcil: cumprir propsitos de Ano Novo; pois no h como, de fato, algum comear algo inteiramente do nada. (C) , realmente, muito difcil cumprir propsitos de Ano Novo: pois no h como de fato, algum comear algo inteiramente do nada. (D) , realmente, muito difcil cumprir propsitos de Ano Novo, pois no h como, de fato, algum comear algo inteiramente do nada.

S-ar putea să vă placă și