Sunteți pe pagina 1din 22

S E T E F A

Seminrio Teolgico Pr. Dr. Eliseu Feitosa de Alencar


Ficha tcnica CORPO ADMINISTRATIVO Presidente - Pr. Valdemar de Jesus Silva Vice Presidente - Pr. Sebastio Arajo da Silva Diretor administrativo - Pr. Valter Jos Gimenes da Silva

Conselho fiscal: Pr. Francisco da Silva Valentim Pr. Marivalter Hermgenes Pr. Elias Quirino Souza dos Santos Reviso Teolgica: Pr. Moiss Madeira da Silva Pr. Raimundo de Souza Mendes Pr. Marivalter Hermogenes Pr. Ademar Ferreira Junior Pr. Josaf Feitosa da Silva Suplentes: Pr. Hlio Lopes Pr. Pedro Madureira Capa: Pr. Valter Jos G. da Silva/Nilton G. de Freitas Matria: Cedida pelo Seminrio Teolgico Paulo Leivas Macalo, com a devida autorizao de seu Presidente Bispo Manuel Ferreira. Reviso Textual: Dr Maria Vilma Coqueiro da Silva Diagramao: Pr. Valter Jos G. da Silva

Todos os direitos de publicao reservados ao SETEFA

Igreja Evanglica Assemblia de Deus do Ministrio de Madureira Estrada da Usina, 1219 B. Avirio / Rio Branco - AC. Cep. 69905-170 Fone (68) 3223 6055 8119-2202
2

Apresentao Deus tem feito despontar nos ltimos tempos, obreiros voluntrios, que se levantam no poder do Esprito Santo e realizam trabalhos excelentes! Precisamos acompanh-los bem de perto, e fomentar ainda mais o fogo dessas fascas, trazendo para dentro do braseiro do Ministrio, e apoi-los como homens de Deus. O Pastor Valter Jos, juntamente com a equipe de Reviso Teolgica e outros companheiros, tm sido algumas dessas fascas, pois os mesmos, tm feito muitos esforos pessoais para levantar a bandeira do ensino em nosso Estado, na confeco de dezoito matrias, para nosso prprio seminrio: (SETEFA) Seminrio Teolgico Pr. Dr. Eliseu Feitosa de Alencar, seminrio este, que rgo vinculado Igreja Assemblia de Deus do Ministrio de Madureira no Estado do Acre. Dessa forma, sei que estas matrias serviro para o bem de todos obreiros e obreiras que querem ampliar seus conhecimentos bblicos. Que Deus ilumine a todos quantos se aprofundam nas riquezas que a Palavra de Deus nos oferece.

Pastor Valdemar de Jesus Silva


Membro do Conselho Deliberativo - Betel Presidente da CONEMAD-AC Presidente da IEAD-AC Presidente do SETEFA

Introduo A Escritura afirma que quem adquire sabedoria e conhecimento bem aventurado, porque isto melhor que pedras preciosas. O conhecimento d ao homem caminhos e veredas de paz. Nada neste mundo pode se comparar alegria de conhecer a Deus e estudando a sua Palavra que alcanamos isso. Entretanto, se acreditarmos na veracidade das Escrituras Sagradas, ela nos ensinar o melhor. O grande objetivo de nossas vidas no pode ser outro, seno a busca de conhecimento do Senhor. Embasados nessa verdade que o SETEFA oportuniza, a todos interessados, lies que perpetuaram na mente de seus alunos. Porm, o desejo e o interesse no bastam, pois um curso do nvel que propomos realizar exige disciplina, tendo em vista que a leitura, muitas vezes difcil e rdua. Para facilitar o alcance de seus objetivos, siga nossas instrues. 1 Procure um lugar isolado, livre de interferncia de pessoas ou barulho, lugar que tenha iluminao. 2 Adquira um material de apoio, como: dicionrios, concordncias bblicas e acima de tudo tenha a Bblia, as mais diversas verses possveis. 3 Se desligue de tudo que tire sua ateno. 4 Estipule um horrio de estudo para todos os dias. 5 Grife as partes do livro nas quais voc porventura se sinta embaraado, ou que lhe chame a ateno (se por acaso no consiga entender certos assuntos da Matria, pea auxilio de seu professor, caso no se sinta satisfeito, escreva para nossa central). 6 Tenha em mente o propsito firme em aprender, no crie polmica, j que essa no a nossa meta. Procure extrair o maximo desse material. 7 Conte sempre com a ajuda do Esprito Santo de Deus. Ele o melhor instrutor.
3

1 - Teologia Pastoral Teologia Pastoral, a cincia da obra pastoral. A matria trata da edificao da Igreja. 2 - A Igreja O propsito divino para com o povo de Israel era de us-lo para demonstrar ao mundo sua infinita bondade e amor, e por intermdio deste povo encher a terra de sua glria (Nm 14. 21). Israel falhou e, portanto, Deus visitou os gentios para tomar deles um povo para seu nome (At. 15.14). o resultado o ministrio da Igreja (Mt. 16. 13 -18 / Ef. 3. 3 - 6). O Novo Testamento apresenta a Igreja em trs figuras importantes: A Igreja como um edifcio - Da mesma forma como quando se constri um edifcio necessrio todo cuidado para que algo no seja feito errado, assim tambm na edificao da Igreja preciso sabedoria e cuidado. O apstolo Paulo disse: "veja cada um como edifica..." (1Co 3. 9 - 11). Analise as seguintes referncias: Mt. 16. 18 / Ef. 2. 20 - 22 / 1Pe. 2. 4. A Igreja como uma noiva - A noiva, no dia do casamento, no se apresenta de qualquer maneira ao noivo. Ela procura ataviar-se da maneira mais bela e melhor possvel. Veste-se com esmero. Quando Jesus Cristo vier buscar sua Igreja, quer encontr-la pura, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante. O pastor tem, pois, grande responsabilidade de preparar a noiva para as Bodas do Cordeiro (Ef. 5. 26 - 32 / 2Co. 11. 2 / Ap. 19. 7 - 8). A Igreja como um corpo (Rm. 12. 4 - 5) - Sendo a Igreja o corpo de Cristo, Ele permanece misticamente no mundo (Mt. 28. 20) a sua obra de pregar o Evangelho com os sinais que o acompanham no est terminada, mas continua durante a presente dispensao da graa (At. 1. 1 / Mc. 16. 20). O livro de Atos dos apstolos a continuao do Ministrio de Cristo exaltado destra de Deus, operando por intermdio da sua Igreja e seu ministrio. Cristo anunciou seu propsito: "edificarei a minha Igreja". O apstolo Paulo declarou que Jesus amou a Igreja e se entregou por ela. O apstolo tambm relatou como trabalhar e afirmou que sofria por amor Igreja (Cl. 1. 24). No h melhor alvo que esse indicado no Novo Testamento. Portanto, o propsito de Deus que a Igreja continue conforme o modelo apresentado no Novo Testamento. 3 - O Ministrio do Novo Testamento O Novo Testamento apresenta um ministrio ungido com o Esprito Santo e qualificado com os dons espirituais. preciso conhecer os princpios do Novo Testamento e segu-los, em vez de ater-se somente letra (2Co. 3. 6). Examine 1Co. 9. 19 - 22. Em Efsios 4. 8 - 11 o apstolo Paulo disse: "...Ele deu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas,e outros para pastores e mestres" . Assim o Novo Testamento define os cinco ministrios principais da igreja. Vejamos cada um deles:

3. 1 - Apstolos A palavra apstolo significa enviado, mensageiro (Hb. 3. 1). Os sinais dos apstolos (2Co 12.12); experincia e encontro verdadeiro com Jesus (At. 1. 22), uma chamada de Cristo (At. 13. 2), uma revelao especial de Cristo (1Co. 11. 23 / Gl. 1. 11 - 13). A obra dos apstolos: colocar o fundamento (1Co. 3. 10 / Ef. 2. 20 / Ap. 21. 14), ser possuidor de muitos dons, estabelecer Igrejas (At. 14. 21 - 23 / Fl. 1. 1), possuir capacidade para presidir (1Co. 12. 28). Existem apstolos atualmente? No sentido dos doze apstolos, no (Ap. 21. 14 / 1Co 9. 1 / At. 1.22). Ainda que o apostolo Paulo no tenha andado com Jesus aqui na terra, teve seu encontro com ele de uma maneira especial (At. 9. 5). Uma revelao igual no de se esperar agora, seu encontro com Jesus no caminho de Damasco tipifica o encontro do povo de Israel com o seu Messias (1Co. 15. 8 - 9). No sentido geral, sim, existem apstolos hoje. Havia outros apstolos alm dos doze (At. 14. 14 / Gl. 1. 19): Barnab e Tiago, irmo de Jesus. Deus deu o ministrio Apostlico Igreja (1Co. 12. 28 / Ef. 4. 11); as obras dos apstolos (1Co. 9. 1 - 2). Lutero, Knox Fox, Wesley, Carey, Hudson Taylor, Ccero Canuto de Lima, Paulo Leivas Macalo, Bispo Manuel Ferreira, Eliseu Feitosa de Alencar e outros grandes homens, fundadores de grandes trabalhos do evangelho, podem ser considerados apstolos. 3. 2 - Profeta Existe no pouca confuso acerca do profeta. Alguns acham que profetizar o mesmo que pregar, outros pensam que profetizar revelar acontecimentos futuros. Profetizar falar impulsionado por uma inspirao especial (1Co. 14. 30). falar inspirado pelo Esprito de Deus. preciso distinguir entre o dom de profecia e o ministrio do profeta (Ef 4.11; 1Co. 12. 10). O dom de profecia distribudo de um modo geral para toda Igreja. "todos podereis profetizar..." (1Co. 14. 31). O ministrio de profeta para alguns a quem Deus chama de modo especial (Ef. 4. 11). O profeta do Novo Testamento diferente do profeta do Antigo Testamento, em que a Palavra de Deus vem para ele, e no saindo dele (1Co. 14. 36). Os profetas do Antigo Testamento receberam a Palavra de Deus por inspirao, e os profetas do Novo Testamento explicam a Palavra de Deus pela inspirao. 3. 3 - Evangelista O mensageiro de boas novas (Ef. 4. 11 / 2Tm. 4. 5). O ministrio de evangelista: Despertar o povo para a conscincia do pecado, apelando poderosamente s emoes. Pregar salvao em Jesus (At. 8. 4 - 8 / 32 35 / 1Co 9. 16). O alvo do evangelista: converso (At. 8. 4 - 8 e 32 - 38). O evangelista necessita do auxlio dos outros ministrios, como apstolos, pastores ou mestres (At. 8. 14 26).

3. 4 - Pastor O exemplo perfeito de Jesus (Jo. 10. 1 - 18 / Sl. 23). As Igrejas do Novo Testamento tiveram ancios ou presbteros (no grego: "episkopos", bispos) designados ou consagrados para cuidar e apascentar a Igreja (At. 20. 17 - 28). Estes foram eleitos (no grego: designados por imposio de mos) pelos apstolos (Tt. 1. 5). As qualificaes destes presbteros (1Tm. 3. 1 - 7 / Tt. 1. 7 - 9 / Jo. 21. 15 - 17). Um destes presbteros foi escolhido e reconhecido como pastor (1Tm 5.17). Os presbteros "que cumprem o bem, etc"., no original : "que presidem ou governam" (Ap. 2. 1 / Hb. 13. 7 - 17 - 24 / Ef. 4. 11 / Rm. 12. 8). O trabalho do pastor (Sl. 23. 1 - 3 / 1Pe. 5. 1 - 4): o Senhor, que Sumo Pastor (1Pe. 5. 4), apresenta seu rebanho por intermdio dos seus pastores. Apascentar (Sl. 23. 2); Refrescar (Sl. 23. 2). Aconselhar (Sl. 23. 3); Disciplinar (Sl. 23. 3). Tosquiar. Exemplos de pastores: Tiago (At. 11. 22 - 26), Paulo (1Co. 4. 14 - 15), Samuel (1Sm. 12. 23). 3. 5 - Mestre Presbteros com dom de ensino (Rm. 12. 7 / 1Co. 12. 28 / Ef. 4. 11 / 1Tm. 3. 2). O ministrio do mestre ajudar (At. 18. 27; 1Co. 3. 8), edificar (1Co 3. 6 - 10), alimentar (1Pe. 5. 2 e 2. 1 - 2 / 1Co. 3. 1 - 2), iluminar (Sl. 119. 105 / 2Pe. 1. 19), um ensino lgico e sistemtico, mas inspirado (Jo. 7. 38). Os mestres devem guardar-se do perigo do orgulho e da soberba, reconhecendo o que Deus tem revelado a outros (Ef. 3. 18 / 1Co. 13. 9 / At. 18. 24 26). 3. 6 - Outros Ministrios do Novo Testamento Auxiliares (1Co. 12. 28 / Rm. 12. 6 - 8) - Priscila e quila (Rm. 16. 3). Diconos (At. 6. 1 -6 / 1Tm. 3. 8 - 13). 4 - O Ministro Evanglico A vocao do pastor mais elevada do que qualquer outra, como comerciante, mdico, engenheiro, etc., em virtude dos valores eternos com os quais ele trata. Ele trabalha com a alma das pessoas, e sua obra determinar a eternidade de muitas delas. Os dois aspectos da chamada:

Chamada Universal - H um sentido em que todos os crentes so chamados para pregar o evangelho. Em 1 Corntios 12. 13 somos lembrados de que por um Esprito, todos fomos batizados em um corpo, tendo todos provado do mesmo Esprito. Sabemos muito bem que a vida e natureza de Jesus Cristo, O cabea da Igreja, se caracteriza pelas almas perdidas e por um intenso esprito de evangelismo (Lc. 19. 10). Se o Senhor Jesus como cabea da Igreja derramou sua vida pelos perdidos e continuamente busca salv-los, obviamente o corpo que participa da mesma vida e natureza do cabea visar a salvao dos perdidos (1Co. 12. 13 / Mt. 28. 19 - 20). Chamada Especfica - Diramos que, em certo sentido, todos os crentes so chamados para pregar o evangelho. Todavia, existe, para alguns, uma chamada especfica para pregar. Certas pessoas tm sido escolhidas para servir de modo definido e marcante, como propagadores da f. So aqueles que Deus deseja que dediquem tempo integral ao trabalho do evangelho (Rm. 10. 15 / Jo. 1. 35 - 51 / Mt. 4. 19 / 1Co. 9. 16). Atividades de Apoio O que voc entende por chamada ministerial? Explique. 5 - A Preparao do Ministro 5. 1 - O Novo Nascimento - a primeira condio para que algum seja pregador. Ningum pode falar de alguma coisa que ainda no tenha experimentado. Jesus disse a Nicodemos: "Se algum no nascer de novo, no pode ver o Reino de Deus" (Jo.3.3). O homem natural jamais compreender as coisas de Deus, pelo que absolutamente necessrio que ao homem seja concedida a mente de Cristo, a qual confere entendimento espiritual (1Co. 2. 14 - 16). O Senhor se aborrece com o indivduo desobediente (Sl 50. 16 - 17). 5. 2 - O Batismo no Esprito Santo - Subseqente experincia do Novo Nascimento existe, para cada crente, o batismo no Esprito Santo (At. 2. 38 - 39). Ora, se fica provado que h o batismo no Esprito Santo para todos os crentes, e como experincia prtica dos primeiros cristos, como bno adicional, ningum poderia assumir a posio de lder, mestre e exemplo para os santos, a menos que j tenha recebido o batismo do Esprito. Os apstolos foram ordenados a no dar um nico passo na execuo da divina comisso dada pelo Senhor, enquanto no tivessem o revestimento espiritual necessrio, a saber, o batismo no Esprito Santo (Lc. 24. 47 49 / At. 1. 5 - 8). 5. 3 - A Escola da Experincia - No devemos pensar que o batismo no Esprito Santo seja sinal de perfeio espiritual. Aps esta experincia necessrio que se desenvolva uma vida de ntima comunho com Deus, como Abrao (Gn. 17. 1). O ministro, para cumprir com eficcia seu ministrio, deve passar pela transformao de carter e aprofundamento, nas experincias da vida ntima com Deus. O ministro deve conhecer aquilo que ir ensinar. Faz parte da tarefa do pastor conduzir seu povo pela mo, a fim de gui-lo atravs das experincias, quando tomado de perplexidade e confuso. Mas o ministro estar totalmente despreparado para esta funo, a menos que tenha passado por experincias semelhantes. preciso que indivduo seja modo no moinho, a fim de que seja feito po para os outros. O andar na f, por exemplo, algo que ningum pode compreender, a menos que aprenda fazer pessoalmente.

5. 4 - Consagrao - Essas experincias pessoais, que devem envolver a vida do futuro pastor tambm incluem consagrao que atingem a prpria alma. Sem uma consagrao total, ningum est apto a servir a Deus eficazmente. Todas as reas de nossa vida precisam ficar sob o controle de Deus. Ele chamar a nossa ateno quando perceber que algo pode nos separar dEle, mesmo que seja algo lcito, mas que Ele deseja que abramos mo (Mt. 10. 37 / Lc. 14. 26 - 27). Abrao foi levado a sacrificar o prprio filho amado sobre quem estava a promessa de Deus. Deus pode exigir que renunciemos algumas coisas boas e legtimas da vida, coisas que poderamos conservar e desfrutar. 5. 5 - Perodo de Treinamento - Deus procurou um homem para liderar espiritual e administrativamente, o povo de Israel. Ao escolher Moiss, Deus no apenas escolheu um homem preparado em toda a cincia egpcia, mas tambm um homem que esperou em Deus durante longo perodo de humilhao no deserto, at que, estando amadurecido, Deus o chamou (At. 7. 22 / 7. 29 - 30). O lder chamado Moiss passou pela escola da experincia durante quarenta longos anos. O apstolo Paulo no foi produto do acaso. Foi antes, fruto de uma preparao deliberada de Deus. Aps sua converso no caminho de Damasco, foi para o deserto da Arbia, onde permaneceu trs anos, e depois voltou a Damasco. Teve um breve contato com os apstolos e a Igreja em Jerusalm, mas em seguida retirou-se novamente para Tarso, sua cidade natal, a fim de esperar, em Deus, amadurecer na sua experincia pessoal. O Deus que faz amadurecer frgeis plantas em poucas semanas e gigantescas rvores em longos anos, preferiu preparar essa "poderosa rvore" do cristianismo, mediante longo e cuidadoso perodo de crescimento e desenvolvimento. 5. 6 - A Preparao Intelectual - Embora o apstolo Paulo no confiasse na sabedoria humana (1Co. 2. 13 - 17 / 2Co. 2. 1 - 4), possua bom preparo intelectual (At. 22. 3), e aconselhava Timteo a estudar e a se preparar intelectualmente (2Tm. 2. 15 / 3. 14 - 15 / 1Tm. 4. 13). Jesus, embora no fosse preparado nos colgios dos fariseus, era bem instrudo. Havia uma lei judaica, segundo a qual todos os filhos homens deveriam estudar numa escola pelo menos at os doze anos, e deviam tambm aprender uma profisso. Os discpulos do prova de um preparo espiritual, embora elementar, nas suas pregaes e epstolas. Moiss, Daniel e Paulo eram bem preparados nas cincias de seus dias (At. 7. 22 / Dn. 1. 17). O pregador precisa conhecer bem a gramtica para no cometer erros que venham comprometer o conceito que o povo faz do ministro do evangelho. Alm disso, ele precisa ler bons livros (1Tm. 4. 13). Ele deve conhecer um pouco de histria, cincia, geografia, etc.. Todos esses conhecimentos lhes fornecero meios para ilustrar as verdades divinas, tornando-as compreensveis ao povo que o escuta. Alm disso, necessrio que o ministro do evangelho estude sistematicamente as Escrituras, como por exemplo: as doutrinas fundamentais, as dispensaes, a geografia bblica, a hermenutica, a homiltica, a exegese e a histria da Igreja. O pregador deve ser apto para ensinar (2Tm. 2. 2), sempre pronto a dar uma resposta queles que pedirem a razo da f que h em ns (1Pe. 3. 15). ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ===================================================== 6 - A Posio do Ministro em relao a Deus um homem de Deus (2Rs. 4. 7 / 1Tm. 6. 11 / 2Co. 5. 20).
8

cooperador de Deus (1Co. 3. 9) - cooperar significa trabalhar junto com Deus em sua obra. despenseiro ou administrador (1Co. 4. 1 / Mt. 13. 52 / Lc. 16. 1 - 8). Sacerdote (1Pe. 2. 9). Guarda ou atalaia (Ez. 3. 17). =========================================== ???????????????????????????????????????? 7 - A Posio do Ministro em relao Igreja Servo (Mt. 23. 10 - 12 / Jo. 13. 13 - 17 / 1Co. 9. 19) - o servo desempenha as tarefas normais numa casa de famlia, e est sempre disposio de seus membros. Despenseiro da Verdade (Ml. 2. 4 - 7 / At. 20. 27 - 28) - dever do ministro alimentar a Igreja com a Verdade, para que as ovelhas no desejem comer alimentos errados. Ancio ou pai (1Pe. 5. 1) - Deve haver o terno amor de pai para com os filhos. O pastor como um pai amoroso no seio da famlia, que a Igreja. Caractersticas do pai: Ele protege a famlia. Ele dispensa carinho a famlia. Ele sempre quer estar perto da Famlia. Ele supre as necessidades da famlia.

Mestre (1Co. 12. 28) - o ensino se faz atravs das explicaes pacientes, detalhadas e corretas das verdades de Deus, de modo compreensvel ao povo. Exemplo (1Tm. 4. 12 / 2Tm. 2. 6) - uma posio muito delicada a de ser exemplo ou modelo. O ministro no deve apenas pregar ao povo como se deve viver, mas demonstrar o que prega com sua prpria vida. 8 - A Posio do Ministro em relao ao Mundo. Luz (Mt. 5. 13 - 15 / Fl. 2. 15) - o pastor deve ser como um farol, mostrando o porto aos perdidos. Embaixador (2Co. 5. 20) - nossa cidadania celestial, mas somos mantidos neste mundo com um propsito definido: representar o governo celestial e transmitir suas mensagens ao pas onde atualmente vivemos. 9 - O Carter do Ministro Boa reputao o que o povo espera de ns. Carter o que verdadeiramente devemos ter. Estevo era um homem de bom carter, cheio do Esprito, de graa, de poder, de sabedoria e de coragem (At. 6. 3 - 10 / 7. 1). 9. 1 - Qualidades Naturais: Sinceridade - Espinha dorsal do carter (Js. 24. 14 / 1Co. 5. 8). Sem essa qualidade o ministro estar falido.
9

Coragem - O pastor ser pressionado, enfrentar oposio e lutas. Se lhe faltar coragem ser vencido (Gl. 2. 14 / 1Tm. 5. 20 / At. 26. 27). Exemplos de coragem: Elias, Moiss, Joo Batista, Paulo e Jesus. Diligncia - No deve haver no ministro o menor sinal de preguia, e cada parcela de sua energia deve ser dedicada sua tarefa (Rm. 12. 8 - 11 / Pv. 22. 29 / Ef. 5. 16). Prudncia - Um corao totalmente simples pode colocar-se em situaes delicadas, por falta de sabedoria, e at chegar a ser falsamente acusado. Prudncia a conformidade com as leis da conduta apropriada em todas ocasies (1Ts. 5. 22 / Rm. 14. 16 / 1Co. 9. 22 / Pv. 2. 1 - 11). Cortesia - O toque gentil e o sorriso, bem como o refinado culto de um cavalheiro cristo deve sempre caracterizar o homem de Deus (1Pe. 3. 8 / Rm. 2. 10). Honestidade - a coerncia de palavras e aes (1Tm. 6. 6 - 10 / Fl. 4. 19 / 1Tm. 3. 2 7 / Pv. 22. 7). Pontualidade - J se disse que chegar tarde a um encontro marcado equivale a mentir ou roubar o tempo de outra pessoa. A pontualidade , sem dvida, uma virtude. Asseio - necessrio observar a pureza da mente e da linguagem, tanto quanto a higiene corporal. 9. 2 - Qualidades Espirituais: Amor - a primeira de todas as qualificaes. O amor tem dois sentidos: vertical, isto , amor para com Deus; horizontal, isto , amor para com os outros (Mc. 12. 28 - 31 / Gl. 5. 14 - 22). F - Desde o comeo at o fim da vida crist, a f a chave capaz de abrir os tesouros de Deus. O ministro precisa ter f, para tambm inspirar f aos seus ouvintes (Hb. 11. 1 - 40). Santidade - Como pode uma pessoa pregar a santidade e levar outras pessoas santidade, se ela mesma no tiver uma vida santa? (Is. 52. 11 / Hb. 12. 14 / 1Pe. 1. 14 16). Humildade - Humildade no quer dizer complexo de inferioridade. Humildade no querer parecer mais do que se , no se "inchar" quando elevado alguma posio, e no se sentir magoado ou ofendido, quando perder alguma posio (Fl. 2. 35 / Jo. 13. 1 - 17). Mansido - Um esprito irritado e antagnico no faz parte da vida de um ministro. Um temperamento controlado pelo Esprito Santo, que evita contendas, sim, imprescindvel ao homem de Deus (2Tm. 2. 24 / Ef. 4. 15 Mt. 5. 5 - 9).
10

Pacincia - As obras importantes no se realizam em pouco tempo (Tg. 5. 7). Pacincia para suportar os mais fracos, para ensinar os mais novos , para esperar a semente da Palavra germinar e crescer (Hb. 10. 36 / Gl. 4. 19). Contentamento - Estar sempre alegre, na fartura ou na necessidade, sem reclamaes, queixumes ou maledicncias, eis o retrato de um verdadeiro servo de Deus (Fl. 4. 4 / 1Tm. 6. 6). 10 - Comportamento do Ministro 10. 1 - Em casa: Ter uma esposa dedicada de grande proveito. Temos necessidades de orientao Divina na escolha da companheira para toda a vida. Joo Wesley foi um exemplo notrio dos obstculos que um homem ter que enfrentar se cometer o erro na escolha da esposa (Pv. 18. 22 / Lc. 10. 1 / Ec. 4. 1 - 12). Uma relao conjugal de paz e amor essencial para a espiritualidade e o progresso. da vontade de Deus que o pastor e sua esposa se conduzam no lar como padro para os crentes (Tt. 2. 7). A Igreja certamente notar como a famlia do pastor se porta e far comentrios a respeito (Ef. 5. 25 - 33 / 1Co. 7. 1 - 5). O sucesso do marido obreiro depende, em grande parte, do bom comportamento de sua esposa. Ela pode, verdadeiramente, fazer ou desfazer o trabalho do marido, pois est to prxima dele, que tem condies de influenci-lo do modo mais decisivo (1Tm. 3. 11 / 1Pe. 4. 15). Governar bem a famlia necessrio para o sucesso na obra pastoral. Ver os exemplos de Eli e Abrao (1Tm. 3. 4 / 1Sm. 3. 13 / Gn. 18. 17 - 19 / Ef. 6. 4). Regras certas na famlia: Cultos domsticos - Infelizmente, uma raridade. Pontualidade nos horrios - Estipular horas de dormir, de acordar, de trabalho, de lazer, de estudo, etc. Higiene - Uma carreira de vitrias na vida de um pastor, depende de uma srie de fatores, e a higiene pessoal e higiene no lar fazem parte desse conjunto. 10. 2 - Entre o Povo: Na rua, como embaixador ou representante de Cristo (2Co. 5. 20 / Fl. 4. 5), visitando os crentes e incrdulos, com prudncia (Cl. 4. 5 - 8). A visitao de suma importncia para o crescimento da Igreja. Deve-se visitar especialmente os enfermos, os que se ausentam dos cultos, e tambm os desinteressados. Preferivelmente, visitar os lares em companhia da esposa. A gentileza, o tato e as boas maneiras devem estar presentes na vida do ministro no, seu relacionamento com qualquer pessoa. 10. 3 - No Plpito: Aparncia - Roupas simples e limpas. Estar barbeado. As roupas em ordem, a gravata colocada corretamente, a camisa devidamente abotoada, os sapatos limpos e engraxados. Os cabelos penteados.
11

A posio do corpo - No se deve sentar escarrapachando-se na cadeira, nem balanar as pernas. Ao levantar-se para pregar, deve faz-lo com serenidade, deliberao e respeito. No convm se escorar no plpito. Os gestos - De conformidade com as palavras. No devem ser exagerados. Evitar imitaes de outros pregadores. Quando estiver pregando no se deve manusear nervosamente qualquer objeto na mo, ou abotoar e desabotoar o palet, olhar a todo momento para o relgio. Estas coisas tiram a ateno do auditrio, que deixa de ser abenoado pelo sermo. A voz - Que as palavras soem em voz alta e suficientemente clara para serem entendidas por todos, mas ao mesmo tempo natural, sem serem articuladas foradamente. Deve-se evitar a tonalidade artificial, de falsa uno e efeitos estudados. Deve-se evitar a gritaria sem sentido - S para impressionar. Evite-se tambm um tom baixo demais e montono. Fazer pausas nas horas certas. Controlar o volume e tom da voz de acordo com o ambiente. O pastor deve cuidar bem de sua voz, conserv-la, pois uma ferramenta indispensvel para o seu trabalho. Hbitos maus a evitar - Nada de dizer que no est preparado para sua tarefa ou incapaz. Isso diminui a expectativa em relao sua imagem. Se Deus te chamou para tarefa da pregao, certamente Ele te capacitou para o trabalho. Procurar usar a lngua portuguesa o mais correto possvel. Evitar as grias ou brincadeiras desnecessrias.

11 - O Ideal do Ministro A vida mais abundante o alvo ideal do ministro. A compreenso do seu ministrio e o seu objetivo so de muita importncia a ele. Ele no s busca a verdade para conhec-la, mas para us-la de modo prtico, para produzir vida espiritual. A Bblia tem passado pelo fogo do cristianismo racionalista, mas nada sofreu com isso. O pregador no precisa defender a Bblia, mas us-la para produzir resultados na vida dos que ouvem. A Bblia se defende a si mesma. No h trabalho mais sublime que o de ministro. Estes so os homens que Deus conta nessa terra. So os profetas para esta gerao, entretanto a responsabilidade imensa. Porm, Deus nunca decepcionou aqueles que nEle confiam e pregam a Palavra com intrepidez. 12 - A Organizao da Igreja Uma das figuras que o Novo Testamento usa para a Igreja o corpo. Ora uma das caractersticas principais de um corpo a organizao. Isso em vista da posio, funo e capacidade dos diferentes membros. Se essa diversidade no for organizada, resultar em confuso. O propsito da organizao trplice. Em primeiro lugar, a Igreja precisa moldar-se natureza de Deus. Ele um Deus de ordem. Sua criao funciona com preciso, com cada coisa no seu devido lugar. No princpio do livro de Gneses, lemos a histria de um Deus organizando o caos primitivo. Como poderia a Igreja, que o corpo de Cristo, ser desorganizada?

12

Em segundo lugar, a organizao visa a eficincia. H muito trabalho a fazer e o tempo pouco. Se no houver uma perfeita coordenao na Igreja, perder-se-a muito tempo fazendo pouco trabalho. Em terceiro lugar, a organizao evita a m distribuio de atividades, assegura o controle, sem ocorrer injustia no seio da Igreja.

13 - Os Membros da Igreja 13. 1 - Caracterstica Principal A regenerao a condio fundamental para que algum faa parte da Igreja. Ela uma associao de pessoas nascidas de novo (1Co. 3. 11 / Jo. 3. 3 / Mt. 18. 3). 13. 2 - Responsabilidade dos Membros Primeira, o servio, somos salvos para servir. Cada crente torna-se um servo de Cristo, trabalhando em prol do evangelho. Na Igreja no h lugar para preguiosos (Lc. 19. 1 - 26 / At. 1. 7 - 8). Segunda, dar bom testemunho. O crente no pode manchar a imagem e a reputao da Igreja com m conduta. Ele a Igreja. A sua vida ser entendida como a vida da Igreja. Por isso devemos ter um viver irrepreensvel para que o nome da Igreja no seja escandalizado (Tt. 2. 1 -15). 13. 3 - Rol de Membros O simples fato de se conseguir uma aglomerao de pessoas para prestar culto, no significa que esteja edificando uma Igreja. O primeiro passo com vistas a tornar uma Igreja local um organismo vivo reconhecer um certo nmero de membros e fazer um arrolamento. Isso far com que os crentes sintam-se pertencentes a uma famlia. Facilita a disciplina e o trabalho do pastor (At. 5. 1 - 14 / 1. 15 / 2. 41 / 4. 4). Atividades de Apoio Faa uma pesquisa e descubra quantos membros tem em sua congregao. Descreva o que voc pode fazer para multiplicar esse nmero. 14 - O Governo da Igreja 1 Cristo, o Supremo Rei - A Igreja no pertence a nenhum homem. Ela pertence a Cristo, o cabea da Igreja. Qualquer deciso que esta quiser tomar, ter que, para isso, buscar primeiro a vontade do Senhor em orao (Jo. 15. 5 / Ef. 5. 23 - 24). 2 O Pastor - Representante legal de Cristo, na Igreja. o "anjo da Igreja" (Ap. 2. 1). A ele compete orientar e apascentar o rebanho, segundo a vontade de Cristo. 3 O Presbtero - s vezes chamados de pastores (Ef. 4. 11 / At. 20. 28 / 1Tm. 3). Esses auxiliam o pastor, na Igreja sede, e tambm dirigindo congregaes.

13

4 Os Diconos - Enquanto a funo dos presbteros de carter espiritual, a dos diconos tem um aspecto mais material (At. 6. 1 - 6 / 1Tm. 3. 8 - 13). 15 - Departamentos da Igreja 15. 1 - Escola Bblica Dominical Entre todos os departamentos sobressai este, pela sua importncia. A EBD (Escola Bblica Dominical) cuida do ensino sistemtico para os membros. Deve ela ter a maior ateno do pastor da Igreja. fundamental para edificao dos crentes. 15. 2 - Unio de Crianas Quem ganha uma pessoa adulta, ganha uma alma, quem ganha uma criana para Cristo, ganha uma alma e uma vida inteira para o servio do Mestre. "Deixa vir a mim os pequeninos". As crianas no podem entender os cultos para adultos. Ela ainda no tem base suficiente para escutar e compreender uma mensagem do culto. necessrio, pois, realizar-se cultos, especialmente para elas. 15. 3 - Unio de Mocidade O pastor sbio incentiva os jovens a se desenvolverem nas atividades da Igreja. Aos jovens deve ser dado o privilgio de escolherem uma diretoria do trabalho da mocidade, de acordo com a orientao do pastor. Os jovens sentem uma necessidade natural de associao, e se a Igreja no conceder essa oportunidade, iro buscar essa associao l fora, no mundo. 15. 4 - Unio de Senhoras As irms tm importante funo no trabalho da Igreja. Pois delas que partem a fora para o crculo de orao (sustentculo da Igreja). So elas que promovem as visitas aos enfermos, ajudam os necessitados, atravs da assistncia social da Igreja, etc. Entretanto, se houver na Igreja uma Unio de Senhoras, o seu esforo ser coordenado e canalizado para o bem do corpo de Cristo. 15. 5 - Departamento Musical No se pode imaginar uma Igreja, ou um culto sem msica. "Quem est alegre, cante". A Igreja precisa ter um coral, um conjunto de instrumentos musicais, etc. Enfim todos os crentes ao cantarem, a msica sacra, eleva e edifica os que a ouvem. 15. 6 - Outros Departamentos Podem ser criados, de acordo com as necessidades e possibilidades da Igreja. 16 - Administrao da Igreja 16. 1 - Diretoria Deve ser escolhido um vice-presidente, para que, se por qualquer motivo o pastor precisar ausentar-se, este possa ser substitudo. O pastor sempre o presidente da Igreja, quando esta for a sede de um campo. Alm disso, necessrio que haja um secretrio, tesoureiro e outros elementos capazes e de bom testemunho. 16. 2 - As Finanas da Igreja Esta uma questo muito sria. O inimigo pode valer-se deste ponto para lanar calnias sobre o pastor. O tesoureiro, devidamente eleito, deve receber as ofertas e dzimos da Igreja,
14

anot-los cuidadosamente, bem como as sadas para as despesas, e manter em dia o livro contbil. Deve haver, na Igreja, uma comisso de contas para fiscalizar o movimento financeiro, de modo que ningum possa murmurar sobre o destino do dinheiro que recolhido. O pastor, ou dirigente da Igreja deve ter em mente uma meta, com relao s entradas de dzimos e ofertas. O dinheiro recolhido, depois que pago os dbitos mensais, tais como: contas de gua, luz, telefone, salrio pastoral, etc., deve ser aplicado em algo, para que melhore ainda mais o bom andamento da Igreja. Deve se aplicar em: construo, reformas, novos templos, imveis, na evangelizao, etc. 16. 3 - Disciplina Quanto aos membros que se desviam ou deixam de viver segundo os padres bblicos, merecem uma ateno particular. O pastor, junto com o presbtero, deve estudar cada caso cuidadosamente, procurando entrar em contato com a pessoa que est andando de maneira errada, falar-lhe com amor sobre sua situao e convid-la ao arrependimento. Se a pessoa no esboar melhora espiritual, necessrio que seja disciplinada, com a aprovao do ministrio (Mt. 18. 15 - 17 / Gl. 6. 1). 17 - Trs Fundamentos de uma Igreja Forte: Propagao - Capacidade e iniciativa para propagar a obra. Governo Prprio - Cada Igreja deve ter seu prprio administrador (pastor, dirigente, presidente). Esse deve exercer uma liderana coesa, de modo que faa a mesma se desenvolver. Sustento Prprio - Capacidade financeira para manter a obra e ampli-la. O governo prprio vital, com reflexo em todos os setores da vida da Igreja. Portanto, devemos lanar esse fundamento desde o seu comeo. Examinaremos, primeiramente o governo prprio na esfera da Igreja local. Parece-nos intil instituir uma organizao regional da obra antes que haja Igrejas locais organizadas. No primeiro sculo do cristianismo, as Igrejas locais foram organizadas, desde a sua fundao (At. 6. 1 - 6), mas somente mais tarde surgiram organizaes capazes de unir essas Igrejas. Portanto, a organizao de Igrejas individuais o primeiro passo e o fundamento para o governo geral da Igreja. Devemos ter cuidado para no depreciarmos as Igrejas locais, as quais representam uma verdadeira fora na obra evanglica. medida que houver Igrejas locais ativas e bem organizadas, teremos uma obra forte, por outro lado, se no incorporarmos devidamente o novo convertido, ainda que haja um bom nmero de crentes, jamais haver Igreja slida. O governo levantado nas Igrejas locais ajuda os crentes a reconhecerem suas responsabilidades. Quando as pessoas aceitam a Cristo, despertam uma nova relao com Deus. Quando se constituem em Igrejas, os convertidos despertam para um novo convvio com os crentes, membros e companheiros do corpo de Cristo. Este reconhecimento de responsabilidade gera, como resultado, unidade e zelo para a obra, atitudes indispensveis para se alcanar um esprito de sacrifcio por parte da congregao. O esprito de colaborao e sacrifcio igualmente essencial para o sustento da obra. Que passo daremos, ento, para estabelecer uma Igreja local?
15

18 - A Base da Comunho na Igreja Local Para se formar uma Igreja, preciso que haja comunho e cooperao como fundamento, isto , acordo entre os membros quanto s doutrinas, propsitos e mtodos que se utilizaro para alcanar suas finalidades. O profeta pergunta:"Andaro dois juntos, se no estiverem de acordo?" (Am. 3. 3). impossvel que os crentes andem juntos, unidos no entendimento e propsito sem terem algum conserto ou acordo entre si. H aqueles grupos que desprezam e no querem estatutos e regimentos internos, no arrolam os membros, tm sua maneira prpria de trabalhar, dispensando normas escritas. Eles sabem quem tem autoridade na Igreja e quais suas regras gerais de procedimentos. Outros dizem que a Bblia seu regulamento e o Esprito Santo seu guia. Bem, todos ns desejamos isso. preciso porm saber como interpretar a Bblia e discernir se somos, verdadeiramente, guiados pelo Esprito Santo e no por caprichos e idias errneas. H muitos que afirmam que a Bblia seu guia, porm, os seus ensinamentos e prticas no demonstram. Seria uma confuso desastrosa se segussemos cada pensamento e crena de pessoas que professam o cristianismo, sem adotarem uma norma pela qual pudssemos julgar a pureza da doutrina, ou da prtica. Ao formarem uma Igreja, os convertidos devem ser instrudos na Palavra de Deus e na vida crist de maneira a poderem chegar a um senso comum e declarar com certeza: "Isto o que cremos, o que somos e pregamos". Deve haver um acordo completo quanto s doutrinas fundamentais. O apstolo Paulo exortou os corntios: "Que digais todos uma mesma coisa, e no haja entre vs dissenses, antes sejais unidos em um mesmo sentido e em um mesmo parecer" (1Co. 1. 10). Os crentes tm que chegar num acordo com respeito doutrina para que todos falem uma mesma coisa, e devem ter uma concepo uniforme quanto ao que constitui a conduta crist, para que todos sejam unidos em um mesmo sentido, e em um mesmo parecer. Os crentes devem, necessariamente, ter o mesmo parecer com respeito doutrina da salvao, do pecado, do castigo futuro, da segunda volta de Cristo, no sustento da Igreja e vrias doutrinas fundamentais. Tem que ser unidos em um mesmo parecer com o respeito atividade crist, quanto aos vcios do lcool e do fumo, como tambm quanto s diverses populares como baile, jogos, etc, para que a Igreja possa manter seu testemunho limpo perante o mundo. Deve haver paralelamente um entendimento com o respeito s exigncias da lei civil quanto ao matrimnio, capaz de influenciar a admisso de membros novos. Do mesmo modo deve haver entendimento sobre a maneira de tratar com os membros que caem pecado, que desonram o nome de Cristo, e da Igreja. Jesus Cristo disse aos seus discpulos: "Ide ensinai todas a naes... Ensinando-as..." (Mt. 28. 19-20). Vemos, pois, que o princpio da edificao e da organizao de uma Igreja deve ter por base o ensinamento bblico. 19 - Os Membros A seleo dos membros fundadores de uma Igreja e a adio subseqente de novos membros algo que merece uma vigilncia esmerada e a orao fervorosa da parte do evangelista, do pastor e tambm de toda Igreja. Quando um evangelista est lutando para estabelecer uma Igreja, muito natural que deseje toda a ajuda possvel. Muitas vezes, h pessoas na vizinhana que j ouviram o evangelho em outro lugar, ou tambm pequenos grupos de membros de outras Igrejas evanglicas, que por motivos diversos no estejam contentes com sua prpria Igreja e desejam congregar-se ali, em um novo esforo.
16

Motivado pelo desejo legtimo de conseguir toda ajuda possvel para sua nova Igreja, o obreiro pode ser tentado a aceitar imediatamente o auxlio desses crentes, sem prvio exame do carter deles. Em regra geral, agir assim semear o fracasso na Igreja. Essa prtica no somente compromete a tica crist quando ao modo de receber desgostosos de outras denominaes, como tambm pe em dvida a prudncia do obreiro que lana em bases duvidosas o fundamento da Obra. prefervel que o obreiro tome tempo para cavar bem e edificar sobre a Rocha. Certamente requerer mais tempo; porm, o ministro ter gozo em ver a obra firme e resistente s intempries. Sem enfatizar as diferenas entre denominaes evanglicas ou excluir da comunho crist o verdadeiro filho de Deus, mister reconhecer a necessidade de um acordo comum entre os membros de uma Igreja quanto doutrina e aos ideais propostos, para se trabalhar em unanimidade e harmonia. Crentes procedentes de outros grupos devem ser examinados cuidadosamente a fim de descobrir se eles defendem doutrinas erradas. Admitir como membros indivduos com idias errneas com respeito s doutrinas fundamentais da Bblia, dar como resultado o enfraquecimento da estrutura espiritual da Igreja. Deve haver por exemplo, um entendimento bem definido acerca do sustento da Igreja, pois possvel que no se sintam responsveis quanto aos dzimos, e achem que outros devem levar a carga financeira da obra. Possivelmente faltem a esses crentes imaturos idias claras e maduras com respeito s normas de santidade que a Igreja deve manter. Se tais crentes so recebidos como membros ativos da nova congregao, certamente o pastor ter um conflito mais tarde, quando comear a ensinar aos novos convertidos as normas e doutrinas bblicas. A, o pastor se encontrar em apuros, quando os membros por ele recebidos, apressadamente principiarem a solapar o trabalho e a opor-se aos seus ensinamentos. Como crente de maior experincia, o membro contrariado pode exercer influncia negativa sobre os novos convertidos. Se lhes disser, por exemplo, que no necessrio dar dzimo, o membro pode desfazer o trabalho do pastor nesse particular. Tambm no ver a necessidade de disciplinar um membro desviado, que nunca foi doutrinado com respeito a esse aspecto da vida crist. Assim, sem ser intolerante ou mesquinho, necessrio que o pastor selecione com cuidado as pedras do fundamento da futura Igreja. Deve instruir novos membros nas verdades essenciais para o desenvolvimento da Igreja, e somente os que esto devidamente doutrinados podero ser admitidos como membros. Claro que pode haver uma certa tolerncia quanto s opinies sobre pontos no fundamentais, porm, quando se trata de doutrinas e prticas bsicas da Igreja, no podemos deixar de exigir acordo completo. Quando uma Igreja est sendo organizada, os convertidos podem ser examinados pelo pastor, em cooperao com dois ou trs membros mais espirituais e fiis. Depois de organizar a Igreja e eleger seus dirigentes, o dever de examinar os novos convertidos cabe ao pastor, junto com a aprovao da Igreja. Havendo chegado a um acordo quanto doutrina, os mtodos de trabalho e os objetivos da Igreja, esta, composta dos membros, cujos nomes aparecem no rol, comear a exercer a sua autonomia. A Igreja autnoma em sua esfera local, e pode resolver seus problemas, desde que no prejudique os direitos e prerrogativas de uma co-irm, ou contrarie princpios aprovados por convenes regionais ou nacional. O pastor elege suas prprias autoridades, as quais, assim eleitas, so responsveis primeiramente perante Deus e tambm perante a congregao.
17

J vimos que o pastor indica quem deve receber funes. Agora veremos a relao que deve existir entre pastor, presbteros, diconos e membros. O pastor de uma Igreja ocupa um cargo importante, quase sempre difcil, no qual posto por Deus como responsvel pelo rebanho (1Pe. 5. 1 - 4). Mas o pastor tambm ministro para servir a Igreja. Certamente chamado por Deus e indicado por uma Conveno. O pastor o lder espiritual da Igreja e responsvel pelo bem-estar desta (Hb. 13. 17). A ele cabe tambm, presidir a diretoria e o presbitrio, os quais no devem considerar-se no direito de agir independentemente do pastor, nem, sem o conhecimento deste, jamais podem reunir-se secretamente para tratar de negcios da Igreja. Todavia, a autoridade do pastor tem certas limitaes. Por isso o apstolo Pedro admoesta os pastores que no devem considerar-se "como tendo domnio sobre a herana de Deus". Ele um ministro, servo da Igreja e exemplo para os crentes. Embora a Igreja eleja subordinada a ele, o pastor no deve defraudar a congregao, passando por cima dos membros sem lhes dar a devida considerao. O pastor no deve aceitar ou excluir membros sem motivos justos. Em outras palavras, ele no deve agir com esprito de ditador na direo da Igreja, e sim, estabelecer relaes harmoniosas e de cooperao com os membros do corpo de Cristo. Cabe a ele tomar a iniciativa de manter o clima de harmonia e de paz geral. Deve convocar semanalmente ou mensalmente a diretoria e o ministrio da Igreja para tratarem assuntos administrativos, e deve manter a ordem estabelecida nas deliberaes. Com isso no queremos dizer que ele no deve agir se necessrio, pelo contrrio, como lder da Igreja, ele deve tomar as decises importantes, claro que com a orientao do Esprito Santo. H assuntos que, quase sempre, requerem ateno, como, por exemplo, entrevistar os candidatos ao batismo, disciplinar membros, examinar os deveres financeiros da Igreja, e outros. Ainda que tudo parea seguir normalmente, o pastor no deve deixar de reunir o ministrio da Igreja. Muitas vezes os membros sabem de dificuldades que ele prprio desconhece. O pastor deve dar oportunidade aos obreiros da Igreja para que apresentem seus relatrios. Ainda que no haja qualquer assunto de gravidade a ser discutido, mesmo assim, os obreiros devem se reunir para orar. No h nada melhor para estabelecer a unidade entre os oficiais da Igreja e seu pastor de que reunirem-se para testemunharem e orar juntos, visando o progresso da obra. Feliz o pastor que aprende bem esta lio e sabe trabalhar em harmonia com todo ministrio. Quanto s indicaes, provvel que ele precise de certa direo e conselho. O presidente da reunio deve explicar Igreja as qualidades bblicas para o dicono (1Tm. 3. 8 13 / At. 6. 1 - 6). bem provvel, que a Igreja ainda imatura, poder s vezes, escolher algum por motivos falsos, como simpatia pessoal, antes de faz-lo por qualificaes espirituais. Portanto, aconselhvel que haja uma comisso encarregada de apresentar candidatos, a qual o presidente pode explicar mais claramente as qualificaes necessrias ao posto, e fazer perguntas para saber acerca dos candidatos apontados. Portanto, sugere-se que a Igreja eleja uma comisso encarregada de propor os candidatos eleio. Tambm, proveitoso que o presidente, juntamente com a comisso nomeada, explique a cada candidato os predicados exigidos, para que cada um possa retirar seu nome, caso no se sinta capaz de cumpri-lo. A comisso que preparar os candidatos deve ser criteriosa e permanente.
18

importante, que os nomes dos candidatos a alguma funo ministerial, venha a comisso, indicado pelo seu dirigente ou supervisor. 20 - Disciplina dos Membros O alto privilgio da autonomia leva consigo certas responsabilidades srias. A Igreja local que procura governar-se segundo o modelo do Novo Testamento faz-se automaticamente responsvel em manter a ordem e a norma bblica. Sem dvida, um dos aspectos difceis do governo prprio a disciplina dos membros. A Bblia contm exortaes com respeito ao assunto (Mt. 18. 15 / Gl. 6. 1 / Rm. 16. 17 / 1Co. 5. 12). Quando se tem conhecimento que um dos membros tem ferido o bom testemunho da Igreja por atos indignos, cabe ao pastor e ao presbitrio investigar e tomar uma deciso, em nome da Igreja. muito natural no desejar encarar uma pessoa faltosa, pois nunca sabemos qual ser a sua reao. Ocorre ainda que os membros da congregao podem ser influenciados negativamente. Por causa deste risco, muitos pastores se refugiam na orao, certos de que ser melhor confiar em Deus do que tratar do assunto. Acham melhor manifestar um esprito amvel do que agir com dureza com aquele que pecou. Claro que a orao importante, e muito necessria quando temos que tratar desses assuntos, porm a orao por si s no solucionar o problema que requer deciso e ao. Paulo orava em tais casos, mas fazia mais que isso. Orava e agia (1Co. 5). No devemos ter outro sentimento seno o amor para com aqueles que no cumprem a vontade de Deus. Quando um pai corrige um filho, no mostra a falta de amor, antes, a correo a prova de seu amor. Assim, na Igreja no seria uma manifestao de zelo para com Deus nem para com a pessoa, deix-la arruinar o bom nome da Igreja e sua prpria vida espiritual, sem palavra de admoestao ou de correo mais sria, conforme o caso. O pastor no digno de sua alta vocao se deixa de cumprir um dever somente para ser agradvel. Se passarmos por cima dessas coisas, o testemunho do evangelho sofrer dano. Os incrdulos no crero se, apesar de nossa pregao e nosso testemunho de santidade, fecharmos os olhos ao pecado e em nada sermos diferentes deles. Portanto, por amor Igreja, alma dos crentes faltosos e por amor aos no convertidos que nos observam, que devemos cumprir nossa solene responsabilidade. Faamo-lo, porm, em orao e amor. Sejamos misericordiosos para que alcancemos misericrdia. Entretanto, quanto os interesses do reino de Deus o exigirem, no vacilemos. Quando correr a notcia de que um membro da Igreja tem cado em pecado, o pastor deve falar primeiramente com o acusado, e se no puder esclarecer o assunto, reunir o presbitrio e proceder uma investigao (Mt. 18. 15 -17). O acusado deve ser chamado para uma reunio. Se negar a culpa, ser-lhe- dada a oportunidade de provar sua inocncia, e no ser tido por culpado, at que se encontre a evidencia da culpa. Uma vez provada a culpa, o presbitrio tratar com ele, segundo a gravidade do caso. Em faltas de menores conseqncias, se o acusado mostrar esprito humilde e arrependido, deve ser perdoado e aconselhado. Provavelmente em tais casos, no haver necessidade de disciplina mais sria. Se a falta foi tal, que causou censura do mundo ao testemunho da Igreja, como no caso de embriaguez ou imoralidade, ento o culpado deve ser aconselhado, e se demonstrar arrependimento sincero, deve ser perdoado, porm ao mesmo tempo o presbitrio deve impor-lhe um perodo de disciplina durante o qual o culpado dar provas de sinceridade, de arrependimento e se restabelecer na confiana dos irmos. Para alcanar o efeito devido, a deciso do pastor deve ser anunciada para que a Igreja o saiba e ore por ele, ajudando-o a voltar a vida espiritual. Ao mesmo tempo, isso o far reconhecer a gravidade da falta. Em tudo isto, mister que se manifeste o esprito de amor e de
19

misericrdia. O objetivo da disciplina no castigar, mas antes restaurar a vida espiritual. Deus o Juiz de todos, porm, o pastor responsvel em vigiar os membros da Igreja e o testemunho que do (1Co. 5. 12 - 13). Os pastores e oficiais da Igreja devem ser homens ntegros, caracterizados pela misericrdia, coragem e justia. Devem ser imparciais, sem favoritismo, mas sem tolerncia com o pecado. A importncia da disciplina para o crescimento e estabilidade da Igreja de valor inestimvel. Deus honrar a Igreja que honra a sua Palavra. Atividades de Apoio Para que serve a disciplina? Justifique.

21 - Deciso Final s vezes surgem circunstncias nas quais o pastor e os membros da Igreja no podem chegar a um acordo completamente. O pastor e a diretoria no chegam a um acordo sobre a melhor maneira de resolv-las. H ocasies em que boa parte dos membros no concorda com o pastor ou com o presbitrio. aconselhvel evitar um passo precipitado e no insistir em adotar uma deciso quando os nimos esto agitados. O melhor a fazer adiar a deciso, dando lugar a paz e a calmaria. H pastores que muitas vezes insistem em seu prprio ponto de vista, dividindo a congregao, causando srias dificuldades que poderiam ser evitadas com um pouco de pacincia. Se o pastor percebe que no tem apoio dos membros da diretoria ou do presbitrio em determinado assunto, e mesmo que espere um tempo para trat-lo com pacincia o presbitrio no chega a uma concluso, e se ele considera o caso como importante e necessrio para o bem estar geral, seu nico recurso apelar para a Igreja. A deciso final em assuntos locais se tomar com a Igreja reunida. Ainda nesta parte o pastor tem a grande responsabilidade de ensinar a Igreja a conduzir-se de modo que tudo seja feito sob a direo do Esprito Santo, conforme a Palavra de Deus. Portanto, quando houver um desacordo que no possa ser resolvido pela ao do presbitrio, o pastor deve levar o assunto Igreja, em reunio convocada para esse fim, e a questo ser discutida e colocada em votao. A deciso da maioria ser decisiva nos assuntos locais.

Coordenao Geral

20

Pr. Valter Jos G. da Silva

Bacharel em Teologia Pela Faculdade FAIFA. Bacharel em Teologia Pelo Seminrio Maior de Ensino Teolgico do Pantanal (IBA). Autor dos Livros: Teologia da Liderana Crist Teologia do Jejum e da Orao Discipulado Homiltica, (SETEFA) Manual de Mensagens O que so Mensagens Subliminares Filho de Pastor.
Questionrio de Teologia Pastoral Nome_______________________________________ Professor_____________________ Data / / Coloque ( V ), se a frase for Verdadeira e ( F ), se a frase for falsa. 1 - ( ) Teologia Pastoral, a cincia da obra pastoral. A matria trata da modificao da Igreja. 2 - ( ) Quando Jesus Cristo vier buscar sua Igreja, quer encontr-la pura, sem macula, nem ruga, nem coisa semelhante. 3 - ( ) A palavra apstolo significa enviado, mensageiro. 4 - ( ) Profetizar falar impulsionado por uma inspirao especial. falar inspirado pelo Esprito de Deus. 5 - ( ) O profeta do Novo Testamento diferente do profeta do Antigo Testamento. 6 - ( ) O batismo no Esprito Santo sinal de perfeio espiritual. 7 - ( ) Sem uma consagrao total, ningum est apto a servir a Deus eficazmente. 8 - ( ) O apstolo Paulo possua bom preparo intelectual. 9 - ( ) Estevo no era um homem de bom carter. 10 - ( ) O toque gentil e o sorriso, bem como o refinado culto de um cavalheiro cristo deve sempre caracterizar o homem de Deus. Marque x na alternativa Certa. 11 Quais as qualidades espirituais do Ministro: 1 - ( ) Amor, f, santidade, humildade, mansido, pacincia e contentamento. 2 - ( ) Amor, f, santidade, humildade, mansido, pacincia e avareza. 3 - ( ) As opes 1 e 2 esto certas. 4 - ( ) Nenhuma das alternativas. 12 O batismo com Esprito Santo para todos os crentes? 1- ( ) No 3- ( ) Talvez 2- ( ) Sim 4- ( ) Nenhuma alternativa 13 Quanto aos membros que se desviam: 1 - ( ) Devemos esquec-los, pois, a obra no pode parar. 2 - ( ) Devemos orient-los a filiar-se em outra Igreja. 3 - ( ) Merecem uma ateno especial. 4 - ( ) Nenhuma alternativa. 14 Os fundamentos essenciais de uma Igreja forte so: 1 - ( ) Propagao 3 - ( ) Sustento Prprio 2 - ( ) Governo Prprio 4 - ( ) Todas as alternativas. 15 O Novo Testamento apresenta a Igreja em trs figuras importantes: 1 - ( ) A porta, O sol e um edifcio. 2 - ( ) Uma noiva, uma esposa, e a porta. 3 - ( ) Um edifcio, uma noiva, e um corpo.

21

4-(

) Todas as alternativas esto corretas.

16 Qual a primeira condio para que algum seja pregador? 1 - ( ) Ler toda a Bblia 2 - ( ) Novo Nascimento 3 - ( ) Filiar-se a uma Conveno 4 - ( ) Todas as alternativas esto corretas. 17 Para o pastor, ter uma esposa dedicada de grande proveito? 1 - ( ) Sim 2 - ( ) Talvez 3 - ( ) No 4 - ( ) Nenhuma alternativa. 18 Segundo a lio, o pastor como Lder espiritual da Igreja deve ser: 1 - ( ) Doutrinador e severo pois ele a conduzir aos Cus. 2 - ( ) Responsvel pelo seu crescimento, pois se isso no acontecer ele ser tirado da direo. 3 - ( ) Responsvel pelo bem-estar desta. 4 - ( ) Todas as alternativas esto corretas. 19 Em faltas de menor conseqncia, se o acusado demonstrar esprito de humildade e de arrependimento, deve ser: 1 - ( ) Excomungado e excludo. 2 - ( ) Perdoado e disciplinado. 3 - ( ) Afastado e reintegrado. 4 - ( ) Perdoado e aconselhado. 20 - Qual o nome da Matria que voc acabou de estudar. 1 - ( ) Teologia Sistemtica Pastoral. 2 - ( ) Teologia e a Prtica Ministerial. 3 - ( ) Teologia da Liderana Ministerial. 4 - ( ) Nenhuma alternativa.

22

S-ar putea să vă placă și